Sie sind auf Seite 1von 8

UNIDADE 10 PROVAS

1-

Disserte:

ampla

defesa

no

interrogatrio

por

videoconferncia.
A anlise do uso da videoconferncia no interrogatrio do acusado no mbito do processo penal repercute grandes discusses no sistema jurdico, sendo defendida por alguns doutrinadores. A lei 11.900 da Videoconferncia entrou em vigor em 09 de Janeiro de 2009, incluindo no nosso ordenamento jurdico a possibilidade de se realizar a videoconferncia como meio para realizao do interrogatrio na esfera criminal. A videoconferncia uma medida de exceo em que o juiz e demais sujeitos processuais permanecem nas dependncias do frum enquanto o acusado permanece no estabelecimento prisional, ou seja, um sistema que permite a discusso entre os sujeitos processuais situados em locais diversos, sendo que uns podem ver e ouvir os outros como se estivessem todos no mesmo local. Todavia, apesar da rede de transmisso interligar diretamente o estabelecimento prisional e o Judicirio, o interrogatrio por videoconferncias traz grandes discusses acerca da sua constitucionalidade, por ferir os princpios do contraditrio e da ampla defesa, haja vista que no h o contato pessoal entre o acusado de os demais sujeitos do processo. Desta forma mister pensar na inconstitucionalidade deste sistema sob o crivo da ausncia da ampla defesa de todo acusado em processo penal, todavia no se pode olvidar que o interrogatrio via on line carrega consigo uma garantia constitucional importante, que a celeridade do trmite processual. As hipteses para a realizao do interrogatrio via videoconferncias so taxativas, e consistem em prevenir risco segurana pblica, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organizao criminosa ou de que, por outra razo, possa fugir durante o deslocamento; viabilizar a participao do ru no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juzo, por enfermidade ou outra circunstncia pessoal; impedir a influncia do ru no nimo de testemunha ou da vtima, desde que no seja possvel colher o depoimento destas por videoconferncia, nos termos do artigo 217 deste Cdigo; responder gravssima questo de ordem pblica., uma vez que estabelece que a mera presena do ru pode causar humilhao, temor ou srio constrangimento testemunha ou ao ofendido, seno este motivo suficiente para que o juiz retire o ru, mas desde que haja um prejuzo verdade do depoimento.

O STF em julgamento realizado em 2007 pela Segunda Turma reconheceu a inconstitucionalidade do instituto, primeiro por no ser taxativo, segundo por ferir o principio do devido processo legal que conseqentemente ferem a ampla defesa, a igualdade e a publicidade, deciso esta de extrema idoneidade.

2-

Disserte: O princpio da proporcionalidade aplicado busca da

verdade real e a prova ilcita.


Cumpre analisar as questes referentes Proporcionalidade, sua aplicabilidade na persecuo penal, no que concerne especificadamente problemtica da utilizao das provas ilcitas em matria criminal. Pela Teoria ou Principio da Proporcionalidade as normas constitucionais articulam-se em um sistema, havendo a necessidade de harmonia entre elas. De tal sorte no se faz possvel a ocorrncia de conflitos insolveis entre valores constitucionais. Assim o principio da proporcionalidade invocado para solucionar esses conflitos, sopesando os valores para saber qual dever preponderar em determinado caso concreto. Sempre ser possvel, portanto, o sacrifcio de um direito ou garantia constitucional em prol de outro direito ou garantia constitucional, quando houver preponderncia desse ltimo. Dessa forma, tem-se como objetivo, analisar a defesa da possibilidade de obter-se prova por meio ilcito, desde que, para beneficiar o acusado, baseando-se na Constituio, especificadamente em seu art. 5, pois em seu elenco, esto contidos, vrios direitos e garantias a serem observados antes da aplicao direita de qualquer norma indicativa de sano. No se pode olvidar que, h sobreposio de algumas garantias sobre outras, levandose sempre em considerao o bem jurdico tutelado e protegido pela Carta Magna. A Teoria da Proporcionalidade est relacionada harmonia que deve existir entre os princpios constitucionais, as normas e a sua aplicabilidade no caso concreto. Onde, mesmo os princpios, podem estar apoiados em outros princpios, de modo a haver uma interdependncia. Valendo-se, portanto, a teoria da proporcionalidade para solucionar e equilibrar suas disparidades.

3-

Disserte: A busca da verdade real e o sistema acusatrio

cedio que nosso ordenamento jurdico adotou o to aclamado sistema acusatrio, o qual tem como caracterstica fundamental a separao das funes de acusar, defender e

julgar, com a atribuio destes a agentes distintos. Corolrio disso a no possibilidade de um desses agentes usurpar a funo inerente ao outro. Nota-se, no entanto, que tal conjunto de princpios vem sendo, data venia, desvirtuado por determinados doutrinadores e julgadores no sentido de lhe emprestar intensidade tal que acaba transformando o processo em um mero jogo, onde, se uma das partes deixa de aproveitar bem seu manual de instrues, a outra parte se torna vitoriosa, cabendo ao juiz to-somente declarar tal fato, pouco importando se o faz com dvida quanto ao acerto de tal resultado e, principalmente, se a sociedade no est sendo agraciada com uma eficaz prestao jurisdicional. Ocorre que se, ante os elementos dos autos j produzidos pelas partes, o magistrado est com dvidas quanto "verdade" ento alcanada, e entende que a produo de determinada prova poder fazer com que se desvenda a verdade mais real possvel, pode e deve, em observncia ao princpio da eficincia e do acesso justia (arts. 37, caput, e 5, XXXV, ambos da CF/88), determinar tal produo de prova. Note-se que quando assim se procede no se sabe qual ser o resultado do ato determinado, no se podendo dizer que tal atividade exercida em favor ou desfavor de alguma das partes. Trata-se de atividade exercida pelo condutor do processo, com imparcialidade, para to-somente esclarecer os fatos, podendo a prova produzida ser, claro, favorvel a qualquer uma das partes. A conseqncia da no observncia do nus processual se far sentir quando houver dvida do julgador quanto procedncia da acusao apresentada em desfavor do ru, e, aps o cotejo das provas dos autos, chegar-se concluso de que no h prova a ser produzida para o esclarecimento dos fatos, ou seja, no h como se atingir uma verdade mais prxima da real, situao que impor a absolvio do acusado, Neste contexto, dever do juiz criminal, em caso de dvida originada pelas provas j constantes dos autos, determinar, de ofcio, a produo da prova que entender adequada ao esclarecimento dos fatos deduzidos em Juzo no caso concreto, no constituindo tal iniciativa desrespeito ao sistema acusatrio, mas sim aplicao deste em consonncia com os princpios da eficincia e do acesso justia.

UNIDADE 11 - ATOS PROCESSUAIS 1-Fale sobre o procedimento a ser adotado quando o ru se oculta para no receber a citao. Justifique legalmente. E quando ele se recusa a receber a citao.
Nesse sentido, caso o ru se oculte para no ser citado bem como se recusa a recebla, este, antes da reforma trazida pela lei, seria citado por via edital, na qual, uma modalidade de citao ficta prevista no CPP. Com a reforma trazida pela lei n. 11.719/08, a citao por edital passou a ter uma nica hiptese: quando o ru no for encontrado. O artigo 363 do mesmo dispositivo ganhou nova redao, eliminando o leque de possibilidades de realizao da citao por edital. No tocante citao por edital, portanto, a reforma no trouxe muitas novidades. Quando o acusado no for encontrado o processo ficar suspenso e o prazo para a defesa apresentar resposta comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo. Oriundo do Processo Civil, num lampejo de unificao do Direito Pblico com o Direito Privado, o legislador entendeu por bem penalizar o ru que se oculta para no ser citado com uma modalidade de citao que, mesmo no se encontrando o acusado, considerao citado prosseguindo-se, e isso o mais grave, com a ao penal sua revelia.

2-

Fale sobre os efeitos da revelia no processo Penal.


Nesse caso, os efeitos da revelia so: o ru deixar de ser comunicado dos atos

processuais posteriores, mas, no se presumem verdadeiros os fatos alegados contra ele, ou seja, no poder ser considerado culpado porque foi declarado revel, uma vez que a nica hiptese em que o ru no poder ser julgado a revelia, no processo penal, daquele submetido ao tribunal do jri em se tratando de crimes inafianveis. Nesse sentido, mesmo sendo revel, em qualquer fase do processo, o ru poder retornar o seu curso comparecer participar do contraditrio.

3-

Fale sobre as conseqncias advindas ao acusado no caso de

citao por edital.

Nesse caso, se por ventura o ru citado por edital no comparecer e nem constituir advogado restaro quatro conseqncias, sendo duas de natureza necessria e duas de natureza eventuais. As de carter necessrio, ocorrer a suspenso do processo e do curso do prazo prescricional ao passo que as de natureza eventual, ocorrer a produo de provas urgentes e a decretao da priso preventiva do acusado, se for o caso. Trata-se de norma mista, cujo contedo processual evidente. Tambm, em relao prescrio, ressalta-se o aspecto material, que deveria estar no art. 116 do CP, mas que, em face da carncia de rigor tcnico da lei, consta do CPP. Com o advento da Lei n. 9.251/96, o artigo 363 sofreu significante alterao em sua redao. Agora, caso o ru, citado por edital, no comparea em juzo nem constitua defensor, no ter seu direito de defesa viciado, posto que, ocorrendo isto, o processo ser suspenso. Nota-se, assim, que trilhou o legislador ptrio no sentido de garantir o direito defesa do ru, sem, todavia, olvidar-se da persecuo criminal pelo Estado, porquanto, alm da suspenso do processo, o atual dispositivo prev a suspenso da prescrio. Segundo entendimento dominante a suspenso tanto do processo quanto do curso prescricional no devem retroagir, pois o segundo conseqncia lgica do primeiro. Paulo Rangel em sua doutrina em direito processual penal endossa esse entendimento ao afirmar que: "A norma do art. 366 do CPP, sendo de natureza processual e material e tendo como objetivo evitar impunidade, bem como que o ru seja condenado sem que tenha conhecimento da imputao que lhe foi feita, no pode cindida. Ou seja, ter aplicao isolada apenas na parte que suspende o processo, no tendo quanto parte que suspende o curso do prazo prescricional. O dispositivo claro: suspenso do processo e do curso do prazo prescricional. A expresso e aditiva. No permite aplicao isolada do dispositivo legal".

UNIDADE 12 - PRAZOS PROCESSUAIS 1Explique como se d a contagem do prazo processual penal.

Todos os prazos correro em cartrio e sero contnuos e peremptrios, no se interrompendo por frias, domingos e feriados, conforme artigo 798, caput do CPP.

Nesse sentido, no se computa o dia do comeo da contagem, porm, inclu-se o do vencimento, uma vez que caso tal termine em domingo ou feriado, considera-se prorrogado at o prximo dia til imediato, conforme artigo 798, 1 3 do CPP. Por fim, a contagem dos prazos processuais penais dar-se , salvo os casos expressos em lei: da intimao, da audincia ou sesso em que for proferida a deciso, conforme artigo 798, 5 do CPP.

2-

Explique como deve ser a contagem de prazo que envolve

direito processual e material, justificando.


Nesse caso, quando envolve prazos processuais e materiais, como, por exemplo, em uma representao, a contagem ser feita sempre aquela que beneficiar o ru, ou seja, utilizaremos o prazo material, uma vez que prejudica a vtima, porm, favorece o ru.

3-

Aponte a peculiaridade do processo penal no que tange

contagem de prazo da intimao ou citao por precatria.


Nesse caso, quando ocorre a intimao ou citao por precatria, a contagem dos prazos comeam a correr da juntada aos autos no juzo deprecante da Carta Precatria cumprida, uma vez que faz a aplicao analgica ao artigo 241, IV, Cdigo de Processo Civil. De acordo com o entendimento da doutrina, essa a regra geral, na qual, a posio majoritria do STF e STJ, na qual, tal interpretao vai de encontro com a smula 710, STF, para os casos dos prazos recursais.

UNIDADE 13 - ATOS JUDICIAIS

1-

Fale sobre a sentena absolutria imprpria.

A sentena absolutria imprpria, aquela em que materializa quando se impe ao ru um medida de segurana, por ter reconhecido a pratica da infrao penal , no acolhendo, entretanto a pretenso punitiva.

2-

Explique o Princpio da Livre Convencimento Motivado.

Significa que o juiz no mais fica preso ao formalismo da lei, antigo sistema da verdade legal, sendo que vai embasar suas decises com base nas provas existentes nos autos, levando em conta sua livre convico pessoal motivada. comeo que a anlise levada a efeito pelo Juiz atende ao princpio do livre convencimento motivado, pelo qual, a partir do caso concreto que lhe foi posto, e aps a apresentao de provas e argumentos dispostos pelas partes, tem ele liberdade para decidir acerca de seu contedo de forma que considerar mais adequada conforme seu convencimento e dentro dos limites impostos pela lei e pela Constituio, e dando motivao sua deciso (fundamentao). Neste sentido CINTRA, GRINOVER e DINAMARCO: "O Brasil tambm adota o princpio da persuaso racional: o juiz no desvinculado da prova e dos elementos existentes nos autos (quod non est in actis non est in mundo), mas a sua apreciao no depende de critrios legais determinados a priori. O juiz s decide com base nos elementos existentes no processo, mas os avalia segundo critrios crticos e racionais O principio do livre convencimento motivado do juiz pode tambm ser uma forma de defesa do jurista em casos de provas ilcitas, um exemplo comum a interceptao das comunicaes telefnicas, onde o juiz usar a lei 9296/96 como regulamentadora deste tipo de prova, no artigo 1 da lei 9296/96 diz "A interceptao de comunicaes telefnicas, de qualquer natureza, para prova em investigao criminal e em instruo processual penal, observar o disposto nesta Lei e depender de ordem do juiz competente da ao principal, sob segredo de justia.", quando o juiz que esta usando o livre convencimento motivado da vara civil ele usar as provas como emprestada respeitando a lei 9296/96.

3- Diferencie a emendatio libelli da mutatio libelli


A emendatio libelli ocorre quando o juiz verifica que a definio jurdica dada ao fato na denncia ou na queixa est errada, fazendo, ento, a correo em sua sentena, julgando o ru conforme a definio jurdica correta, dado que a capitulao feita pelo autor da ao penal no vincula o juiz. Ocorre a emendatio libelli, por exemplo, quando a denncia descreve fatos que se subsumem ao tipo qualificado de furto mediante fraude e, no entanto, o classifica como estelionato.

A Lei n 11.719/2008 no trouxe alteraes substanciais no instituto. Em verdade, com a nova redao apenas se explicitou uma regra que decorria da prpria natureza do instituto, qual seja, a de que o juiz, ao proceder emendatio, no deve modificar a descrio do fato contida na pea inaugural. Diferentemente da emendatio, a mutatio libelli sofreu substanciais alteraes com a promulgao da Lei n 11.719/2008. Faremos uma brevssima explicao sobre a configurao do instituto para logo em seguida tratar pontualmente cada uma das alteraes. No raras vezes, durante a instruo processual penal, acontece de serem produzidas provas que demonstram que os fatos efetivamente ocorridos no foram exatamente aqueles descritos na petio inicial. Nesse caso, diferentemente do que ocorre na emendatio libelli, no pode o juiz, simplesmente, proferir sentena adequando-a aos fatos provados, uma vez que tal conduta conflitaria com o princpio da demanda e com o princpio da correlao entre denncia e sentena. Nesse caso, o autor da ao penal dever aditar a petio inicial para adequ-la aos fatos que ficaram comprovados na instruo processual. A esse aditamento que se d o nome de mutatio libelli.

UNIDADE 14 - PROCEDIMENTO COMUM 1- Faa uma anlise crtico-jurdica, segundo os princpios constitucionais penais, sobre a mudana no momento do interrogatrio do acusado no procedimento comum, conforme determinao da Lei 11.719 de 2008. 2- Aponte a diferena entre a transao penal e a suspenso condicional do processo. 3- Disserte sobre a possibilidade de ser proposta transao penal nas aes penais privadas. 4- Indique a diferena entre a resposta acusao dos ritos ordinrio e sumrio com a defesa preliminar do rito sumarssimo.

Das könnte Ihnen auch gefallen