Sie sind auf Seite 1von 39

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PS-GRADUAO LATU SENSU

ANLISE ECONMICO-FINANCEIRA DE EMPRESAS

Aluno: Marcelo Souza da Silva Orientador: Professor Luiz Cludio Lopes Alves D. Sc.

Rio de Janeiro 2008

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PS-GRADUAO LATU SENSU

ANLISE ECONMICO-FINANCEIRA DE EMPRESAS

OBJETIVOS: Esta monografia pr-requisito para formao em ps-graduao em Finanas e Gesto Corporativa da Universidade Candido Mendes, Instituto a Vez do Mestre elaborada pelo aluno Marcelo Souza da Silva.

AGRADECIMENTOS

A Deus pela nossa existncia, a meus pais pela minha criao, a minha esposa pelo apoio, ao colega Marcelo Costa, pois me incentivou a entrar no curso, aos colegas de turma e aos professores, em especial Ana Cludia pois suas aulas me ajudaram a escolher o assunto da Monografia.

DEDICATRIA

Dedico a meus filhos Vtor e Vernica, pois s crianas pertence o reino dos cus.

RESUMO
Muitas empresas no Brasil, hoje, fecham suas portas por razes econmico-financeiras. Os motivos do encerramento das atividades so diversos, mas todos convergem para a mesma concluso: os empresrios desconhecem a sade financeira da empresa. Apesar de a legislao brasileira permitir a no-divulgao de algumas demonstraes contbeis, para micro e pequenas empresas, o que se tem observado o total desconhecimento por parte do empresariado das informaes que as demonstraes traduzem. Alguns at se preocupam com a emisso desses documentos com informaes fidedignas; mas mesmo esses, em sua maioria, no so capazes de interpretar os dados da contabilidade. Uma empresa pode, por exemplo, dar sinais de estar com o endividamento oneroso muito elevado, o que ocorre geralmente quando os scios no possuem reservas para suprir eventuais prejuzos. Este endividamento pode se dar por conta do aumento das vendas. importante que a empresa possua capital de giro para suprir esse aumento, sem recorrer a bancos por meio de emprstimos com altas taxas de juros. A contabilidade influencia inclusive o relacionamento com agentes do macro-ambiente. Os bancos possuem funcionrios com bastante expertise para analisar os dados contbeis, e resolver sobre assistncia creditcia. O governo controla por meio do demonstrativo de resultado o correto pagamento de imposto. Os acionistas tomam deciso de investimento por meio do impacto da divulgao do Resultado. Conclumos, assim, que as decises devem sempre considerar a situao financeira da empresa e quais conseqncias que essas decises podem trazer ao patrimnio da empresa.

METODOLOGIA
O presente trabalho acadmico tem por fonte bsica consulta bibliogrfica. As experincias trocadas com os professores em sala de aula tambm apoiaro o contedo apresentado, principalmente no que tange aos exemplos que foram empregados pertinentes ao assunto. Algumas experincias vividas por empresrios serviram como objeto de pesquisa, ainda que no citadas diretamente, mas que permearam o campo da observao prtica do comportamento das empresas, no que diz respeito ao campo da Contabilidade Gerencial. A proposta da Monografia aproximar pessoas que no observam aplicaes prticas de frmulas como a diviso do ativo pelo passivo como forma de mensurao de capital de giro e tantas outras que sinalizam a respeito da sade financeira da empresa, que muitas vezes vai mal. E continua-se gastando ineficientemente e ineficazmente, sem perceber os efeitos nocivos que isto traz.

SUMRIO

INTRODUO.....................................................................................................9 CAPTULO I - ANLISE FINANCEIRA............................................................ 12 1.1 - NDICES DE LIQUIDEZ...............................................................13 1.1.1 - Liquidez Geral................................................................13 1.1.2 - Liquidez Corrente...........................................................14 1.1.3 - Liquidez Seca.................................................................14 1.1.4 - Liquidez Imediata...........................................................15 1.1.5 - Capital de Giro (Capital circulante lquido).....................15 1.2 - CICLO DE CAPITAL DE GIRO.......................................................16 1.2.1 - Prazo mdio de estoque....................................................16 1.2.2 - Prazo mdio de recebimento das vendas.........................17 1.2.3 - Ciclo operacional...............................................................17 1.2.4 - Prazo mdio de pagamento das compras.........................18 1.2.5 - Ciclo Financeiro.................................................................18 1.2.6 - Necessidade ou disponibilidade de capital de giro............19 1.3 - ESTRUTURA DE CAPITAL............................................................19 1.3.1 - Composio de endividamento.........................................20 1.3.2 - Grau de endividamento.................................................... 20 1.3.3 - Garantia do Capital Prprio...............................................20 1.3.4 - Garantia ao Capital de Terceiros.......................................21 1.3.5 - Cobertura de Juros............................................................21 1.3.6 - Grau de alavancagem.......................................................21 1.3.7 - Imobilizao do Patrimnio Lquido...................................22

CAPTULO II - ANLISE ECONMICA............................................................23 2.1 - RENTABILIDADE.........................................................................24 2.1.1 - Taxa de retorno sobre investimentos (ROI)......................25 2.1.2 - Taxa de retorno sobre o Patrimnio Lquido.....................26 2.1.3 - Taxa de retorno do Ativo...................................................26 2.2 LUCRATIVIDADE...........................................................................26 2.2.1 - Margem de Lucro sobre as vendas...................................27 2.2.2 - Margem Bruta....................................................................27 2.2.3 - Margem Lquida.................................................................27 2.2.4 - Lucro por Ao..................................................................28 2.2.5 - Giro do Ativo......................................................................28 2.2.6 Valor patrimonial da ao.................................................29 CONCLUSO....................................................................................................30 REFERNCIAS.................................................................................................32 ANEXOS............................................................................................................33

NDICE...............................................................................................................37

INTRODUO
Quem de ns ao se deparar com certos conceitos matemticos nunca se perguntou: - isso serve pra qu? As escritas contbeis, como o Balano Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exerccio servem para registrar fatos e atos relacionados aos acontecimentos financeiros da empresa. Legal, e da? Quando se diz que as informaes desses demonstrativos permitem fazer um diagnstico na hora de uma concesso de crdito, na tomada de deciso de investimento, na hora da abertura de capital, entre outros; fica um pouco mais aceitvel e compreensvel. Como responder s seguintes perguntas: possvel perceber se a poltica de preos da empresa est eficiente? Se os custos fixos esto sendo pagos? Se a empresa est comprando mal? Se o endividamento da empresa est crescendo por meio de capital oneroso? A idia que atravs da anlise dos demonstrativos contbeis ns possamos observar indcios de boa ou m gesto. Se no, de que outra forma ser possvel fazer uma anlise de investimento? Como comprar aes de uma empresa que no sabemos nem se consegue arcar com suas dvidas? Um profissional da Administrao moderna que no detm

conhecimentos mnimos dos relatos contbeis da empresa, simplesmente ignorando os nmeros da empresa, corre srio risco de ver a empresa falir sem se dar conta do que aconteceu para a empresa se encontrar naquela situao.

10 por esse motivo que um Administrador deve saber aplicar os conceitos da Contabilidade na sua prtica diria, procurando aperfeioar os mecanismos de controle para que se tenha um retrato fiel da capacidade do negcio e de como esto sendo geridos os ativos da empresa e o tamanho do resultado que ela proporciona. Esse trabalho tem por objetivo discutir situaes relacionadas aos Demonstrativos Contbeis, com a preocupao de identificar possibilidades de deficincias na situao financeira das empresas. No sero fornecidas frmulas que forneam respostas universais, mas informaes que precisam ser investigadas pelo analista quando constatar alguma das situaes exemplificadas nesta monografia.

Casos recentes envolvendo empresas como a Parmalat e a Enron so bons exemplos que a aparncia no tudo. importante sempre uma viso crtica e enxergar o que est por detrs dos nmeros e dos fatos geradores: as pessoas e seus atos. Com relao obteno dos demonstrativos, a Lei das S.A. obriga que as empresas consideradas como mdias e grandes a elaborarem e divulgarem as demonstraes como o Balano e o Demonstrativo de Resultado. J as empresas de pequeno porte esto dispensadas de elaborao, mas seria importante que o fizessem. Pois segundo Ching (2003), a funo fundamental da contabilidade fornecer informao til para a tomada de decises econmicas. Preliminarmente, importante entender a diferena entre situao financeira e econmica. Quando uma empresa possui capacidade de gerar recursos para pagar suas obrigaes, nos prazos avenados, estamos cuidando da anlise financeira da empresa. Ento, a situao financeira a boa, regular ou ruim gesto do fluxo de caixa, ou o processo de entrada e sada de dinheiro do ativo da empresa. conhecida como clculo da

11 capacidade financeira. J a anlise econmica observa o patrimnio, ou seja, a capacidade de enriquecimento da empresa. Ento, a situao econmica verifica os bens da empresa, seu capital, os recursos que financiam a atividade. Cuida de verificar se a empresa est gerando lucro ou tendo prejuzo. A anlise financeira e a econmica so feitas pelo meio de aplicao de frmulas, que devem ser calculadas observando-se no mnimo dois perodos contbeis. Devem-se considerar aquelas que efetivamente tragam alguma resposta para o aspecto que est sendo observado. Alm disso, se os ndices e indicadores encontrados servirem apenas como uma colcha de retalhos, a anlise ficar prejudicada, pois no se encontrar nenhuma concluso que seja vlida para responder ao fenmeno que est sendo estudado. Antes de partir para a prtica, cabe relembrar que existem diversas outras variveis que a empresa no deve descuidar como a sua poltica de obteno de recursos, a capacidade de produo, gesto de materiais de produo, ou de bens de patrimnio, etc. O empresrio deve ter sobre sua empresa uma viso holstica: no dissociar as partes do todo. A anlise da empresa deve ser feita de forma a se observar todos os aspectos de cunho financeiro, econmico, social, poltico e outros que assim se fizerem necessrios.

12

CAPTULO I
Anlise Financeira

Atravs dessa anlise sero observados aspectos relacionados principalmente ao Balano Patrimonial. possvel dizer se a empresa est saudvel e se ter condio de se manter, sem a necessidade de interveno dos scios, seja por meio de injeo de capital prprio, trazendo novos scios ou se endividando. Existe um processo anterior anlise chamado de reclassificao das contas que um grupamento de contas visando a dar maior exatido anlise. Este processo no ser verificado em nossa anlise, mas deve ser realizado previamente quando as contas descritas nos ndices no estiverem claramente descrita nas demonstraes financeiras da empresa analisada. Esta anlise composta de dois momentos: num primeiro momento ser observado se a empresa possui capacidade de pagamento. atravs dos ndices de liquidez e pela anlise do ciclo operacional e financeiro que se pode ter uma resposta a esta questo. A maioria das empresas concede prazo de pagamento a seus clientes e negocia junto aos seus fornecedores pelas mercadorias compradas, o que d subsdios para essa anlise, pois geralmente esses prazos no coincidem, o que gera um dficit ou supervit. H a necessidade de realocao do capital para socorrer os pagamentos da empresa em caso de dficit.

13 Posteriormente, sero analisadas a composio do capital e a participao de capital de terceiros no capital da empresa. por meio desses ndices que instituies financeiras avaliam se a empresa encontra-se endividada no mercado, principalmente pelo endividamento oneroso, que prejudicial quando em excesso, pelo aspecto do pagamento de juros. 1.1 - ndices de Liquidez

Representa a capacidade de a empresa transformar seus bens e direitos em moeda, representadas pelo Ativo, para quitar suas dvidas representadas pelo Passivo. Avaliar a liquidez determinar a capacidade da empresa de pagar suas dvidas de curto prazo. O saldo destas contas varia muito rapidamente, o que implica em menos preciso nas projees futuras. Em empresas saudveis o valor obtido costuma ser > 1. So utilizados basicamente os trs descritos abaixo:

1.1.1 - Liquidez Geral Representa a razo entre os direitos que a empresa possui (ativos de curto e longo prazo) e as obrigaes de curto e longo prazo com terceiros, ou seja, exceto o capital prprio. Quanto maior for esse ndice melhor, pois representa que a empresa possui uma proporo maior de ativos no permanentes em relao ao seu passivo, ou seja, possui capacidade de honrar seus compromissos, em especial os de curto prazo. Se o resultado for menor que um, significa que a empresa possui mais valores no passivo do que no ativo no permanente e, conforme Ching (pg 106), insuficincia de fundos para pagamento das obrigaes. Teoricamente, essa empresa encontra-se em dificuldades financeiras, pois no possui recursos suficientes para cobrir o seu endividamento. O ideal nesse caso um ingresso de capital prprio ou a venda de bens da empresa,

14 aumentando o ativo circulante e no aumentando o passivo oneroso ou capital de terceiros. FRMULA: AC + RLP PC + ELP 1.1.2 - Liquidez corrente Considera apenas o circulante. o ndice encontrado pela diviso do ativo circulante pelo passivo circulante. importante quando se faz uma anlise de curto prazo (at 360 dias). Da mesma forma que a liquidez geral, quanto maior, melhor. Neste caso, alm das solues apresentadas na liquidez geral, um alongamento do perfil da dvida pela contrao de dvidas de maior prazo de pagamento pode ser uma soluo. Este ndice no deve ser analisado isoladamente. No levada em considerao a cronologia com que os pagamentos e recebimentos so efetuados. Geralmente o ndice acima de 1 considerado bom, j que indica que a empresa possui um ativo circulante maior que o passivo circulante, portanto consegue pagar suas dvidas de curto prazo. Ocorre que esse ativo pode estar mascarado por um estoque encalhado. Sem vender seus estoques a empresa no vai reunir dinheiro para pagar as dvidas.

Frmula:

AC PC

1.1.3 - Liquidez seca Nesta modalidade de clculo da liquidez estaremos verificando o peso dos estoques no ativo circulante. Na frmula estaremos subtraindo os estoques do ativo total. Comparando-se com o resultado do item anterior d pra se ter uma noo de quanto o ativo circulante est carregado pelos estoques, os quais a empresa pode estar encontrando dificuldade em vender, o que

15 discutiremos no item ciclo de capital de giro, especialmente no clculo do giro do estoque e do prazo mdio de estoques. Exemplificando: se o ndice de liquidez seca for 0,75, a empresa dispe de R$ 0,75 de recursos para pagar cada real de dvida sem depender de seus estoques. Ou seja, depende exclusivamente da venda de parte de suas vendas, sem o qual no poder honrar com seus compromissos de pagamentos junto aos fornecedores. FRMULA: AC Estoques PC 1.1.4 Liquidez imediata Este ndice pouco utilizado, medindo a relao entre quanto a empresa possui de dinheiro para pagar dvidas de curto prazo. importante que a empresa construa reservas financeiras, para socorro em situaes imprevistas, preferencialmente recursos aplicados de forma a no desvalorizar o recurso. Em muitos casos a empresa compra muito estoque e fica sem recursos para efetuar pagamentos de curto prazo, gerando restries ao crdito. Atravs da anlise da liquidez imediata possvel observar se foi feita reserva financeira para os pagamentos imediatos. 1.1.5 Capital de Giro (Capital circulante lquido) O capital de giro ou circulante lquido representado pelos recursos de curto prazo disponveis para financiamento das atividades da empresa. medido pela diferena entre o ativo e o passivo circulantes. Quando a empresa possui um Ativo Circulante maior que o Passivo Circulante, tem disponibilidade de capital de giro. Se o Ativo Circulante for menor, significa que a empresa tem necessidade de capital de giro.

16 Pode ser medido tambm pela diferena entre o ciclo operacional e o prazo de pagamento das compras. Quando o ciclo menor, significa que a empresa ainda vai levar alguns dias para pagar pela mercadoria comprada, podendo utilizar-se desse recurso pelos dias que restarem. Se por outro lado o prazo do ciclo operacional maior, significa que a empresa ainda no recebeu e ter que pagar pelas compras, necessitando utilizar o recurso de outra fonte que no a venda. Cabe observar que, na lgica, empresas com capital de giro positivo no tm necessidade de capital de giro. Admite-se a possibilidade de estarem aumentando seus ativos, o que em teoria poderia ser feito com o capital de giro prprio da atividade da empresa. 1.2 - Ciclo de Capital de Giro

Estaremos estabelecendo para a empresa os prazos mdios de estoque, de compra e de venda. O ciclo de capital de giro o espao de tempo entre o fim do ciclo operacional, ou seja, desde a compra da matria-prima at a data do seu pagamento e o ciclo financeiro, que o intervalo de tempo entre a entrega da mercadoria e o recebimento por esta venda. O ideal seria no existir esse ciclo, pois assim as empresas no necessitariam recorrer a recursos de terceiros, mas j que quase impossvel coincidir o ciclo operacional e o financeiro, importante que a empresa disponha de fontes saudveis de financiamento. Por exemplo: escolas costumam receber adiantado e efetuam o pagamento das despesas posteriormente. Desconsiderando uma possvel inadimplncia, se a receita de R$ 50 mil e as despesas montam R$ 40 mil, o excedente pode ser aplicado (reserva). Por que recorrer a emprstimos?

17 1.2.1 - Prazo mdio de estoque (ou de renovao de estoque )

a razo entre o estoque multiplicado por 360 dias (ano comercial) e o custo das mercadorias vendidas. Indica, em mdia, quantos dias a empresa leva para vender o seu estoque. (Marion, pg 470). uma importante medida para se detectar estoques inchados, ou seja, difceis de ser vendido e que por vezes mascaram o valor total do ativo. Se a empresa possui R$ 500 mil de estoque e o C.M.V. de R$ 2 milhes, tem-se 360 x 500 mil / 2 milhes = 90 dias. Ento, a empresa leva, em mdia 90 dias para vender o seu estoque. 1.2.2 Prazo mdio de recebimento das vendas

a razo entre a conta Clientes ou duplicatas a receber (do Ativo Patrimonial) e o total das vendas ou ROB (receita operacional bruta). Indica, em mdia, quantos dias a empresa espera para receber suas vendas. (Marion, pg 470). Se a empresa possui R$ 200 mil para receber em duplicatas e vendeu no ano o total de R$ 4 milhes, ento o P.M.V. de 18 dias. Ento, a empresa espera 18 dias em mdia para receber por suas vendas. Uma observao importante que ocorrem recebimentos vista, e, portanto, o prazo mdio considera esses recebimentos em D+0 para estabelecimento do prazo mdio. Quanto maior o valor do recebimento vista, melhor, pois facilitar o fluxo de pagamentos das compras.

1.2.3 - Ciclo Operacional

18 Corresponde ao tempo decorrido entre a compra de matria-prima e o seu respectivo pagamento. Ento, o ciclo operacional dado pela soma do prazo mdio de vendas e a renovao dos estoques. O favorvel para a empresa que a soma do prazo mdio de estoque com o prazo mdio de recebimento das vendas seja inferior ou igual ao prazo mdio de compras, o que torna o ciclo financeiro favorvel, sem necessidade de complementao por meio de capital de giro. Um cuidado que se deve ter observar se esse prazo mdio de estoque corresponde a realidade do ramo empresarial onde a empresa est inserida. Por exemplo, uma empresa do ramo de comrcio varejista de roupas deve possuir um prazo de estoque no inferior a 30 dias e superior a 90, pois caso contrrio, pode estar queimando o estoque a preo de custo ou com prejuzo, ou estar com a produo encalhada, o que de certa forma trar prejuzo, visto que a cada poca do ano as roupas so diferentes.

1.2.4 - Prazo mdio de pagamento das compras Tambm utilizam a multiplicao por 360, neste caso utilizando a razo da conta Fornecedores (do passivo) pelo montante de compras. Neste caso, se o valor da conta Fornecedor for de R$ 1 milho e o total das compras foi de R$ 2,5 milhes, o P.M.C. de 144 dias. Ou seja, a empresa dispe, em mdia, de 144 dias de prazo para efetuar o pagamento das suas compras.

1.2.5 - Ciclo Financeiro

Correspondente ao prazo decorrente desde a compra da matria-prima at o recebimento pela venda da mercadoria. Indica, tambm, o prazo que a

19 empresa precisar de financiamento complementar, ou seja, de capital de giro para financiar esse descaso de prazo entre compra e venda de mercadoria. Se por exemplo os estoques levam 30 dias para serem vendidos e a empresa recebe em um prazo mdio de 45 dias (vende para 30 e 60 dias), possuindo de prazo para pagamento das compras 60 dias em mdia, isto significa que o ciclo de capital de giro ou financeiro de 15 dias (30 + 45 60). 1.2.6 - Necessidade ou disponibilidade de capital de giro

o valor que a empresa precisa ou o que dispe para suprir seus pagamentos no prazo acordado, visto que os recebimentos podero ocorrer em momento posterior ao pagamento das compras, ou ento o prazo de estoque muito alto. Neste momento, imprescindvel um controle efetivo do fluxo de caixa, pois as informaes desses demonstrativos so usadas para: avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira e o fluxo tambm ajuda a prever futuros fluxos de caixa. (Hong Yun Ching, pg 78). Esse valor encontrado pela diferena entre o valor dos recebimentos e dos custos e o prazo o do ciclo financeiro, portanto calculado como prazo mdio, mas pode variar de acordo com os vencimentos dos ttulos.

1.3 Estrutura de Capital

por meio desses indicadores que medido o nvel de endividamento da empresa. O Ativo pode ser financiado por Capitais de Terceiros e por Capitais Prprios. Segundo Marion (pg 464) em poca inflacionria apetitoso trabalhar mais com Capital de Terceiros que com Capital Prprio, desde que seja composto principalmente por exigveis no onerosos, isto , sem encargos financeiros explcitos para a empresa.

20 Por outro lado, uma participao exagerada de capital de terceiros no total do Passivo da empresa torna a empresa vulnervel a qualquer problema do macroambiente econmico, que no controlvel pela empresa.

1.3.1 Composio de endividamento

a razo entre o Passivo Circulante e o Exigvel Total. Compara percentualmente o endividamento de curto prazo e o de longo prazo. Forma de anlise de endividamento que representa a parcela que vence em curto prazo, no endividamento total. Frmula : [(PC / (PC + PELP)] x 100.

Se a parcela de curto prazo for representativa no endividamento total, significa que a empresa deve reunir recursos imediatamente para liquid-los. Ocorre que este perfil de endividamento no saudvel para a vida financeira da empresa. 1.3.2 Grau de endividamento (ou participao do Capital de Terceiros) a razo entre o Capital de Terceiros (Passivo Circulante + Exigvel a Longo Prazo) e o Ativo Total. Outra forma de medir o endividamento dividir o somatrio do Capital de Terceiros pelo Patrimnio Lquido. Quanto menor for esse ndice, melhor a condio da empresa. Se o ndice for menor que 50 %, significa dizer que a maior parte do ativo est sendo financiada por Capitais Prprios. Acima desse percentual a predominncia de Capital de Terceiros. 1.3.3 Garantia do Capital Prprio

21 a razo entre o patrimnio lquido da empresa e o exigvel total (PC + ELP). Se, por exemplo, a razo entre o P.L. e o exigvel for de 1 para 1, significa que a empresa possui R$ 1,00 de Capital Prprio de garantia para cada R$ 1,00 de Capital de Terceiros. Portanto, o ideal que esse ndice seja igual ou superior a 1, pois indica que o Patrimnio prprio maior que as dvidas.

1.3.4 Garantia ao Capital de Terceiros Corresponde a quanto a empresa possui de capital prprio (Patrimnio Lquido) para pagar pelo Capital de Terceiros (Passivo Circulante + Exigvel a Longo Prazo). Se a empresa possui um Patrimnio Lquido de R$ 12 mil, um Passivo Circulante de R$ 9 mil e Realizvel a Longo Prazo de R$ 13 mil, isso corresponde a um ndice de 0,54, ou seja, no h garantia de que a empresa v pagar todas as suas dvidas. 1.3.5 Cobertura de Juros representada pelo lucro antes do Imposto de Renda divido pelos juros. Mede a capacidade de pagamento dos juros devidos pelos financiamentos onerosos da empresa. Se a empresa contrai emprstimos bancrios de tal forma que os lucros gerados pela empresa no so suficientes para honr-los, leva a um prejuzo no perodo, tendo a empresa que recorrer a suas reservas de capital prprio.

Frmula:

LAIR J

22 1.3.6 Grau de alavancagem

Forma de anlise de endividamento que representa outro modo de observar a dependncia de recursos de terceiros. Do ponto de vista estritamente financeiro, quanto maior esse ndice menor a liberdade de decises financeiras da empresa ou maior a dependncia a esses terceiros. Se esse quociente, durante vrios anos, for consistente e acentuadamente maior que um, denotaria uma dependncia exagerada de recursos de terceiros. Existem dois perigos em se utilizar em alto grau de recursos de terceiros: altos pagamentos de juros e dificuldade de administrao de fluxo de caixa. Um ndice muito grande pode indicar o risco de insolvncia. Por outro lado, a alavancagem total pode ser importante quando as margens de lucro so pequenas e existe a necessidade de aumentar a lucratividade dos acionistas. Os bancos usam a liquidez e a relativa estabilidade dos fluxos de caixa dos servios financeiros para permitir um uso mais amplo da dvida. Frmula : [(PC + PELP) / (PL)] x 100.

1.3.7 Imobilizao do Patrimnio Lquido

a razo entre o Ativo Permanente e o Patrimnio Lquido. Determina quanto do investimento prprio dos scios foi em Ativos Permanentes. Esses recursos teoricamente so mais difceis de serem convertidos em dinheiro. Frmula: AP PL

23

CAPTULO II
Anlise Econmica

Para que servem as Demonstraes Financeiras? Qual a situao econmico-financeira da empresa? No suficiente ter uma boa viso das Demonstraes Financeiras sem, pelo menos, ter uma rpida idia de anlise destas demonstraes. Assim, decidimos concluir este trabalho fornecendo ao seu usurio um comentrio bastante objetivo e resumido sobre a Anlise das Demonstraes Financeiras ou, o que mais comum, Anlise de Balanos. Embora a expresso mais adequada seja Anlise das Demonstraes Financeiras, uma vez que todas as demonstraes so alvo de anlise, constatamos que a denominao Anlise de Balanos mais utilizada para intitular este tpico. Na verdade no s Balano Patrimonial que ser analisado, no sendo, portanto, a expresso Anlise de Balanos tecnicamente perfeita. Anlise das Demonstraes Financeiras to antiga quanto a prpria Contabilidade. Se nos reportarmos para o incio da Contabilidade em sua forma predatria, encontraremos os primeiros inventrios de rebanhos, poca em que

24 a principal atividade econmica era o pastoreio, e a preocupao do homem com a variao de sua riqueza. A anlise da variao da riqueza realizada entre a comparao de dois inventrios em momentos distintos nos leva a um primeiro sintoma de que a anlise to antiga quanto a prpria Contabilidade possvel. E por exigir apenas o Balano para Anlise que se introduz a expresso Anlise de Balanos, que dura at os dias de hoje. Com o tempo comeou a exigir outras demonstraes para anlise e para concesso de crdito, como a Demonstrao do Resultado do Exerccio; porm, a expresso Anlise de balanos j tradicionalmente utilizada. Como um forte argumento para consolidao da denominada Anlise de Balanos, salientamos que a Demonstrao do Resultado do Exerccio foi conhecida como Balano Financeiro. A Anlise das Demonstraes Financeiras desenvolve-se ainda mais com o surgimento dos Bancos Governamentais bastante interessados na situao econmico-financeira das empresas tomadoras de financiamentos. A abertura do Capital por parte das empresas (Corporation-S.A.), possibilitando a participao de pequenos ou grandes investidores como acionistas, leva-os escolha de empresas mais bem sucedidas, tornando-se a Anlise das Demonstraes Financeiras um instrumento de grande importncia e utilidade para aquelas decises. As operaes a prazo de compra e venda de mercadorias entre empresas, os prprios gerentes (embora com vises diferentes dos outros interessados) na avaliao da deficincia administrativa e na preocupao do desempenho dos seus concorrentes, os funcionrios na expectativa de identificarem melhor a situao econmico-financeira, vm consolidar a necessidade imperiosa da Anlise das Demonstraes Financeiras.

25 No calculo da rentabilidade deve-se considerar: a coerncia necessria do lucro utilizado no clculo com o denominador. Por exemplo: lucro operacional/ ativo operacional ou lucro lquido/ ativo total. O ativo e o patrimnio lquido a ser utilizado so o mdio, visto que ocorre variao do valor inicial para o final.

2.1 Rentabilidade

Os indicadores econmicos esto voltados para a gerao de resultados e tero seus indicadores extrados da Demonstrao de Resultados do Exerccio. Esses ndices tm fundamental importncia, pois sua anlise estar voltada para a habilidade em gerar riqueza, seu potencial de vendas, como esto sendo geridas as despesas, a gerao de resultado, quanto est voltando para o acionista que investiu na empresa.

Empresas grandes costumam ser escolhidas pela capacidade de pagar dividendos, ou seja, uma participao pelos seus Resultados. Como o acionista tomar sua deciso se no souber como aquela empresa est economicamente? Se ela rentvel, e capaz de dar-lhe o retorno esperado? atravs dos ndices de Rentabilidade que se espera conseguir algumas respostas para essas perguntas. 2.1.1 Taxa de retorno sobre investimentos (ROI) expresso pela razo entre o lucro lquido da empresa e o valor total do Ativo Patrimonial. Essa indiretamente uma medida de investimento seja do capital dos scios como de terceiros, pois o dinheiro ingresso na empresa geralmente revertido no ativo, seja por um depsito bancrio, compra de mercadorias ou de um bem.

26 Se, por exemplo, a taxa de retorno de uma empresa for de 0,1 ou 10 %, isto significa dizer que um investidor leva 10 anos para obter de volta o valor investido na empresa. Frmula: LL AT

2.1.2 Taxa de retorno sobre o Patrimnio Lquido representada pela razo entre o Lucro Lquido e o Patrimnio Lquido. Esse ndice a medida do investimento dos scios na empresa. Se o lucro lquido fosse de R$ 100 mil e o P.L., de R$ 500 mil, ento a taxa de retorno seria de 20 %. Ou seja, para cada R$ 1,00 investido pelos scios ou acionistas, h um ganho de R$ 0,20. Significa, tambm, que a empresa leva em mdia 5 anos para recuperar seus investimentos. 2.1.3 Taxa de retorno do Ativo Esse ndice mede quanto de lucro gerado por cada R$ 1,00 investido em ativos. Esse ndice importante medida de quanto est voltando para o capital da empresa do valor que investido, seja por meio de depsito no banco, compra de mercadorias, compra de maquinrio ou um imvel. 2.2 Lucratividade

Cada ramo de atividade possui caractersticas especiais no tocante a lucratividade. No caso de empresas que trabalham com produtos intensivos, de

27 pouca diferenciao, as margens de lucro costumam ser pequenas, mas a quantidade vendida alta, o que gera um montante total alto. Por outro lado, produtos com alto grau de diferenciao, na maior parte das vezes individualizados, possuem altas margens de lucro, mas as quantidades vendidas so mnimas, se comparadas aos produtos intensivos. Isso ocorre geralmente quando o produto feito sob encomenda e o cliente escolhe as caractersticas do produto, como cor e tamanho. A lucratividade importante medida de investimento. Um acionista, ao comprar aes de determinada empresa, est preocupado em saber: se a empresa capaz de retornar o seu investimento e em quanto tempo esse retorno ocorre. 2.2.1 Margem de Lucro sobre as vendas

a relao entre o Lucro Bruto e as vendas lquidas. Por exemplo: Uma empresa que vende R$ 1 milho e tem uma margem de lucro de 10 %, tem um lucro de R$ 100 mil. Enquanto uma empresa que vende R$ 100 mil e tem como lucro R$ 10 mil, possui a mesma margem de lucro. 2.2.2 Margem Bruta

representado por vendas menos custo da mercadoria vendida dividido por vendas. a porcentagem de R$ 1,00 em vendas que restou aps pagar o custo dos produtos. Um cuidado que se deve ter observar se os custos dos produtos vendidos esto corretamente alocados ou se por descuido foram lanadas

28 como despesa. Caso isso acontea, vai parecer que a margem bruta alta, quando na verdade no .

2.2.3 Margem Lquida a razo entre o lucro lquido e o total das vendas. uma medida percentual que estabelece quanto das vendas sobrou aps serem pagas todas as despesas. Geralmente a que expressa melhor quanto a empresa dispe aps o pagamento de suas responsabilidades, pois utiliza o lucro lquido, j deduzidos impostos e todas as despesas. Se, por exemplo, o lucro da empresa for de R$ 100 mil e o total das vendas R$ 1 milho, a margem lquida de 10 %. Frmula: LL Vendas 2.2.4 Lucro por Ao o lucro divido dividido pelo nmero de aes que a empresa possui. Geralmente utilizado como medida o lucro lquido. uma medida indicativa de quanto cada ao rendeu no exerccio. atravs desse ndice que as empresas calculam os dividendos a serem pagos aos acionistas. bvio que uma empresa que possua um nmero reduzido de aes, com um lucro unitrio alto, tende a atrair muitos investidores, interessados em adquirir aes da empresa, aumentando seu valor de mercado. Frmula: LL nA

29 2.2.5 Giro do Ativo Representas quantas vezes no ano a empresa girou o ativo. a razo entre as vendas lquidas e o Ativo Total. Girar, neste caso, significa vender o valor equivalente ao total do ativo. Se o total de vendas for, por exemplo, de R$ 3 milhes e o total do Ativo for de R$ 1 milho, significa que a empresa vendeu o valor equivalente a trs vezes o seu ativo. Ento, a empresa gira quatro vezes o seu ativo em 1 ano.

2.2.6 Valor patrimonial da ao uma comparao entre o patrimnio lquido da empresa e o nmero de aes. Expressa se a empresa est distribuindo aes excessivamente quando comparado ao patrimnio que essas aes geram. Se a empresa estiver dando prejuzo constantemente, a tendncia que o valor do patrimnio caia, o que vai tornar esse ndice menor. Por exemplo, uma empresa possui um ndice de 1,5 para o valor patrimonial das aes. Nesse caso, com um patrimnio lquido de R$ 12 mil e com 8 mil aes distribudas. Supondo que a empresa tenha tido um prejuzo de R$ 2 mil no exerccio, o valor patrimonial das aes reduzido para 1,25. Frmula: P.L. nA

30

CONCLUSO
Por meio da anlise dos ndices, possvel ter uma viso de como a empresa encontra-se no momento em termos econmico-financeiros. Existem outras combinaes que ajudam a entender o momento que a empresa est vivendo e tambm a sua evoluo histrica. importante que um investidor ao deparar-se com a possibilidade de comprar uma participao na empresa, seja por meio de aes ou mesmo para receber dividendos, deve verificar alguns ndices e compara-los com empresas do mesmo ramo, que possam servir de parmetro de comparao. Os nmeros expressos nos balanos no podem ser ignorados. Algumas informaes relativas empresa no so visveis por meio das divulgaes, mas os que so possveis de serem considerados so feitos por meio de ndices como os que foram abordados nesta monografia. muito importante observar criticamente os nmeros da empresa e mais alm, se determinadas informaes podem ser sintomas de crise financeira. A crise econmica mais fcil de ser percebida, mas tambm deve o analista de crdito ficar muito atento para no fazer uma avaliao errada do

31 ativo patrimonial e do passivo no que diz respeito a itens como ativo permanente, duplicatas descontadas, depreciao e outros que podem ser manipulados. No Brasil, em virtude da alta carga tributria, ocorre muita sonegao de impostos e a grande maioria das empresas obrigada a alterar dados de seu balano para parecer que o lucro foi menor. importante considerar esse fator procurando buscar os nmeros reais da empresa. O que foi discutido no esgota a anlise econmico-financeira, j que outras informaes podem ser extradas dos balanos. O objetivo foi o de despertar uma anlise crtica no analista de demonstraes contbeis. Por fim, importante analisar outras informaes, como o EVA (valor agregado) e o MVA (valor de mercado), ferramentas atuais, que consideram as anlises financeiras, e que trazem informaes importantes de viabilidade de investimento.

32

REFERNCIAS
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e anlise de Balanos. So Paulo: Atlas, 2000. CHING, Hong Yuh. Contabilidade e finanas para no especialistas. So Paulo: Prentice Hall, 2003. FRANCO, Hilrio. Contabilidade Geral. So Paulo: Atlas, 1975. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administrao Financeira. Atlas, 1995.

33

ANEXOS

34

ANEXO 1
Valores em Reais BALANO PATRIMONIAL 31.12.2007 ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Estoques Dupl. a receber REA LONGO PRAZO Imveis a Venda PERMANENTE Investimentos Imobilizado Depreciao Total 200.000 50.000 100.000 50.000 150.000 150.000 495.000 200.000 400.000 (105.000) 845.000 31.12.2006 175.000 27.000 72.000 78.000 150.000 150.000 340.000 150.000 300.000 (90.000) 665.000 31.12.2005 143.000 18.000 81.000 44.000 0,00 0,00 325.000 150.000 250.000 (75.000) 467.000

35 PASSIVO CIRCULANTE Emprstimo Fornecedores Impostos Exigvel a Longo Prazo Financiamento Patrimnio Lquido Capital Social Lucros Acumulados Total 240.000 100.000 120.000 20.000 100.000 100.000 505.000 350.000 155.000 845.000 168.000 70.000 85.000 13.000 120.000 120.000 377.000 300.000 77.000 665.000 121.000 70.000 40.000 11.000 130.000 130.000 216.000 200.000 16.000 467.000

ANEXO 2
Valores em Reais DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

31/12/2007 Vendas Brutas (-) Dedues Vendas Lquidas (-) CPV Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais Lucro Operacional (-) Despesas no-operacionais Receitas operacionais Lucro antes do I.R. (-) Imposto de Renda Lucro Lquido 1.134.133 (102.100) 1.032.033 (718.005) 314.028 (218.000) 96.028 (55.400) 40.000 111.428 (33.428) 78.000

31/12/2006 958.477 (79.300) 879.177 (642.037) 237.140 (183.000) 54.140 (43.002) 12.000 87.142 (26.142) 61.000

31/12/2005 783.207 (73.000) 710.207 (551.350) 158.857 (147.000) 11.857 (12.500) 1.500 22.857 (6.857) 16.000

36

ANEXO 3
SIGLAS: AC Ativo Circulante RLP Realizvel a Longo Prazo AP Ativo Permanente

37 AT Ativo Total ou Total do Ativo PC - Passivo Circulante ELP Exigvel a Longo Prazo P.L. Patrimnio Lquido C.M.V. Custo das mercadorias vendidas LL Lucro lquido nA Nmero de Aes

NDICE
INTRODUO.....................................................................................................9 CAPTULO I 1.1 ANLISE FINANCEIRA...........................................................................12

38 1.1.1 NDICES DE LIQUIDEZ.................................................................13 1.1.1.1 Liquidez Geral...................................................................13 1.1.1.2 Liquidez Corrente.............................................................14 1.1.1.3 Liquidez Seca...................................................................14 1.1.1.4 Liquidez Imediata..............................................................15 1.1.1.5 Capital de Giro (Capital circulante lquido)....................15 1.1.2 CICLO DE CAPITAL DE GIRO......................................................16 1.1.2.1 Prazo mdio de estoque...................................................16 1.1.2.2 Prazo mdio de recebimento das vendas........................17 1.1.2.3 Ciclo operacional..............................................................17 1.1.2.4 Prazo mdio de pagamento das compras........................18 1.1.2.5 Ciclo Financeiro................................................................18 1.1.2.6 Necessidade ou disponibilidade de capital de giro...........18 1.1.3 ESTRUTURA DE CAPITAL...........................................................19 1.1.3.1 Composio de endividamento........................................19 1.1.3.2 Grau de endividamento................................................... 20 1.1.3.3 Garantia do Capital Prprio..............................................20 1.1.3.4 Garantia ao Capital de Terceiros...................................20 1.1.3.5 Cobertura de Juros........................................................21 1.1.3.6 Grau de alavancagem...................................................21 1.1.3.7 Imobilizao do Patrimnio Lquido..............................22 CAPTULO II 2.1 ANLISE ECONMICA..........................................................................23 2.1.1 RENTABILIDADE........................................................................25 2.1.1.1 Taxa de retorno sobre investimentos (ROI)...................25 2.1.1.2 Taxa de retorno sobre o Patrimnio Lquido..................25

39 2.1.1.3 Taxa de retorno do Ativo...............................................26 2.1.2 LUCRATIVIDADE........................................................................26 2.1.2.1 Margem de Lucro sobre as vendas...............................27 2.1.2.2 Margem Bruta................................................................27 2.1.2.3 Margem Lquida.............................................................27 2.1.2.4 Lucro por Ao..............................................................28 2.1.2.5 Giro do Ativo..................................................................28 2.2.6 Valor patrimonial da ao.................................................29 CONCLUSO....................................................................................................30 REFERNCIAS.................................................................................................32 ANEXOS............................................................................................................33

NDICE...............................................................................................................37

Das könnte Ihnen auch gefallen