Sie sind auf Seite 1von 3

Nome: Alessandra e Mrio 3 Geo - Unitau A Cidade Digital Novo Urbanismo Nossas cidades esto sendo cada vez

mais marcadas pelo advento de redes eletrnicas. So mudanas que possivelmente daro origem a um novo urbanismo, tamanho o impacto que o mundo digital tem sobre o mundo fsico. Est surgindo um novo tipo de cidade, locais densamente ocupados e abundantemente interligados por uma carssima infra-estrutura de telecomunicaes digitais. As novas e mais flexveis formas de produo, marketing e distribuio de bens e servios acabaro por eliminar os padres tradicionais de estabelecimento do comrcio, da indstria e dos prestadores de servio dentro da cidade. Quarteires Inteligentes Os quarteires inteligentes permitem que pessoas e organizaes atuem em lugares dispersos, mas, ao mesmo tempo, estejam interconectadas, em permanente interatividade, cm novos, flexveis e eficientes sistemas de produo, armazenagem e distribuio. Espao Sem Restries A cidade a concentrao fsica que ajuda a superar as restries de tempo minimizando as limitaes do espao. As telecomunicaes, por sua vez, superam as restries de espao pela minimizao do tempo, interligando pontos distantes velocidade da luz. Ao mesmo tempo, a economia globalizada adota as grandes cidades como centros de controle, sem, contudo, estancar a tendncia paralela de descentralizao dos servios de rotina para fora das metrpoles. A Cidade Funo: fundir tempo com espao. Desenvolvida para facilitar as comunicaes pela reduo das limitaes de espao, superando as limitaes de tempo. Conceito de Lugar Com a nova realidade, o lugar j no mais um imperativo basta que o local esteja eletronicamente interconectado. O lugar de trabalho, por exemplo, pode ser a residncia. Isto , pode voltar a ser a casa, como j aconteceu no passado, antes da Revoluo Industrial. Crescem tambm os servios de entrega em domiclio, um conforto para quem tem a casa como o centro nervoso de tudo. Vamos progressivamente somar as vantagens das tecnologias de telecomunicaes digitais para estar mais perto de lugares que tiverem significado particular para ns. Continuar existindo algum lugar que chamaremos de lar. Tudo isso se coaduna com a necessidade humana bsica de pertencer a algum lugar em particular. Telecomunicaes Funo: conquistar o espao com o tempo. Desenvolvida para facilitar as comunicaes pela reduo das limitaes de tempo para superar as restries de espao.

Trabalho em Casa A necessidade de privacidade talvez obrigue ao planejamento de um novo tipo de casa ou mesmo a um retorno ao modelo do comrcio/trabalho na frente e da moradia nos fundos. Nos EUA e Europa, os lofts de artistas so modelos precursores desse novo jeito de viver. Uma legislao que pode enfraquecer-se a da segurana nos locais de trabalho, na medida em que, ao descentralizarem-se, eles se tornam de fiscalizao mais difcil. O conceito de separao rgida de locais de trabalho e moradia precisar ser revisto. Ao invs de separar, o novo urbanismo dever encorajar a mistura ainda que internamente, na casa, o trabalho e a moradia devam ser separados. Presena Fsica Para planejadores e polticos, um desafio: elaborar polticas que gerem um nvel aceitvel de equilbrio social. Para arquitetos e urbanistas, a tarefa complementar de criar locais que produzam interao, e no separao, entre grupos sociais diferentes. Antes do mundo digital, a comunicao tradicional exigia sincronia fsica. Num mundo como o cyber espao, tudo pode ser virtual. As pessoas conseguem reunir-se sem necessariamente dividirem um mesmo territrio. Enfim, criamos cidados sem cidade. So os habitantes de uma urbe invisvel, Netrpolis, que se contrape cidade da pedra. a maior metrpole do mundo em rede de computadores , contando com 60 mi de pessoas, h 10 anos. No incio da internet, discutiu-se muito a substituio do contato pessoal pelo contato virtual, mas, ao que parece, a prtica est demonstrando que uma coisa no elimina a outra. Ao contrrio: elas se complementam. Mais que isso: o contato pessoal estimulado pelo contato virtual toda vez que algum encontra outro algum interessante do outro lado da tela. No mundo fsico, nem sempre isso possvel, dado o tamanho atual das cidades mais importantes diferentemente do que ocorre nas pequenas comunidades, que nesse aspecto ainda guardam certas caractersticas das vilas medievais. Servios Oferecidos Pela Rede Outro efeito a realocao dos locais de produo industrial; bem como de armazenamento de bens. Grandes centros manufatureiros esto sendo descentralizados, fragmentados e interligados quando necessrio por via de rede. J os centros de distribuio so cada vez centralizados e maiores. Ao disque-pizza, hoje to banal, breve se suceder a entrega em domiclio de certos servios especializados, como a assistncia mdica remota ou a educao sem presena fsica do professor. Concluso As cidades do futuro iro refletir um equilbrio e uma combinao de interaes entre atividades virtuais e presenciais. Para cada pessoa, vai valer o que funcionar melhor, num determinado tempo ou lugar, levando-se em conta suas necessidades e circunstncias. Arranjos sociais de longa durao, como a maioria das nossas cidades, mostram-se naturalmente resistentes s presses de mudanas, que no mais ocorrem de forma vagarosa, desordenada, desigual e incompleta. Haver lugares reconfigurados,

cheios de contradies e singularidades. Novos investimentos vizinhos a velhas estruturas. Enfim, o desenvolvimento tecnolgico e as conseqentes mudanas urbansticas no acontecem por si ss est tudo interligado a interesses polticos e sociais, estratgias econmicas e valores culturais complexos.

Das könnte Ihnen auch gefallen