Sie sind auf Seite 1von 11

Resumo 40 Cap-tulos da Agenda 21 - O Documento

(12-Jun-2009 s 09:33) - Contribuio de: Fabiano A. Assuno

CAPTULO 1 - Prembulo

Seo I - Dimenses sociais e econmicas

CAPTULO 2 - Cooperao Internacional para acelerar o desenvolvimento sustentvel dos pases em desenvolvimento e polticas internas correlatadas.

- Promoo do DS por meio do comrcio - Estabelecimento de um apoio recproco entre comrcio e meio ambiente - Oferta de recursos financeiros suficientes aos pases em desenvolvimento - Estmulo a polticas econmicas favorveis ao DS.

CAPTULO 3 - Combate pobreza

- Capacitao dos pobres para a obteno de meios de subsistncia sustentveis.

CAPTULO 4 - Mudana dos padres de consumo

- Exame dos padres insustentveis de produo e consumo - Desenvolvimento de polticas e estratgias nacionais para estimular mudanas nos padres insustentveis de consumo.
http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

CAPTULO 5 - Dinmica demogrfica e sustentabilidade

- Desenvolvimento e difuso de conhecimentos sobre os vnculos entre tendncias e fatores demogrficos e DS. - Formulao de polticas nacionais integradas para meio ambiente e desenvolvimento, levando em conta tendncias e fatores demogrficos. - Implementao de programas integrados de meio ambiente e desenvolvimento no plano local, levando em conta tendncias e fatores demogrficos.

CAPTULO 6 - Proteo e promoo das condies da sade humana

- Satisfao das necessidades de atendimento primrio da sade, especialmente nas zonas rurais. - Controle das molstias contagiosas. - Proteo dos grupos vulnerveis. - O desafio da sade urbana. - Reduo dos ricos para a sade decorrentes da poluio e dos perigos ambientais.

CAPTULO 7 - Promoo do DS dos assentamentos humanos

- Oferecer a todos habitao adequada - Aperfeioar o manejo dos assentamentos humanos - Promover o planejamento e o manejo sustentveis do uso da terra. - Promover a existncia integrada de infra-estrutura ambiental: gua, saneamento, drenagem e manejo de resduos slidos. - Promover sistemas sustentveis de energia e transporte nos assentamentos humanos. - Promover o planejamento e o manejo dos assentamentos humanos localizados em reas sujeitas a desastres. Promover atividades sustentveis na indstria da construo.
http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

- Promover o desenvolvimento dos recursos humanos e da capacitao institucional e tcnica para o avano dos assentamentos humanos.

CAPTULO 8 - Integrao entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decises.

- Integrao entre meio ambiente e desenvolvimento nos planos poltico, de planejamento e de manejo. Criao de uma estrutura legal e regulamentadora eficaz. - Utilizao eficaz de instrumentos econmicos e de incentivos de mercado e outros. - Estabelecimento de sistemas de contabilidade ambiental e econmica integrada.

Seo II - CONSERVAO E GESTO DOS RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO

- Considerao das incertezas: aperfeioamento da base cientfica para a tomada de decises. - Promoo do DS. - Preveno da destruio do oznio estratosfrico. - Poluio atmosfrica transfronteiria.

CAPTULO 9 - Proteo da atmosfera

- Considerao das incertezas: aperfeioamento da base cientfica para a tomada de decises. - Promoo do DS. - Preveno da destruio do oznio estratosfrico. - Poluio atmosfrica transfronteiria.

CAPTULO 10 - Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres.


http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

- Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres.

CAPTULO 11- Combate ao desflorestamento

- Manuteno dos mltiplos papis e funes de todos os tipos de florestas, terras florestais e regies de mata. Aumento de proteo, do manejo sustentvel a da conservao de todas as florestas e proviso de cobertura vegetal para as reas degradadas por meio de reabilitao, florestamento e reflorestamento, bem como de outras tcnicas de reabilitao. - Promoo de mtodos eficazes de aproveitamento e avaliao para restaurar plenamente o valor dos bens e servios proporcionados por florestas, reas florestais e reas abortizadas. - Estabelecimento e/ou fortalecimento das capacidades de planejamento, avaliao e acompanhamento de programas, projetos e atividades da rea florestal, ou conexos, inclusive comrcio e operaes comerciais.

CAPTULO 12 - Manejo de ecossitemas frgeis: a luta contra a desertificao e a seca

- Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informao e monitoramento para regies propensas a desertificao e seca, sem esquecer os aspectos econmicos e sociais desses ecossistemas. - Combate degradao do solo por meio, inter. alia, da intensificao das atividades de conservao do solo, florestamento e reflorestamento. - Desenvolvimento e fortalecimento de programas de desenvolvimento integrado para a erradicao da pobreza e a promoo de sistemas alternativos de subsistncia em reas propensas desertificao. Desenvolvimento de programas abrangentes de antidesertificao e sua integrao aos planos nacionais de desenvolvimento e ao planejamento ambiental nacional. - Desenvolvimento de planos abrangentes de preparao para a seca e de esquemas para a mitigao dos resultados da sca, que incluam dispositivos de auto-ajuda para as reas propensas seca e preparem programas voltados para enfrentar o problema dos refugiados ambientais. - Estmulo e promoo da participao popular e da educao sobre a questo do meio ambiente centrados no controle da desertificao e no manejo dos efeitos da seca.

CAPTULO 13 - Gerenciamento de ecossitemas frgeis: DS das montanhas

http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais

Powered by Mambo

Gerada:27 August, 2011, 16:33

- Gerao e fortalecimento dos conhecimentos relativos ecologia e ao DS dos ecossistemas das montanhas. Promoo do desenvolvimento integrado das bacias hidrogrficas e de meios alternativos de subsistncia.

CAPTULO 14 - Promoo do desenvolvimento rural e agrcola sustentvel

- Reviso, planejamento e programao integrada da poltica agrcola luz do aspecto multifuncional da agricultura em especial no que diz respeito segurana alimentar e ao DS. - Obteno da participao popular e promoo do desenvolvimento de recursos humanos para a agricultura sustentvel. - Melhora na produo agrcola e dos sistemas de cultivo por meio da diversificao do emprego e no-agrcola e do desenvolvimento da infra-estrutura.

CAPTULO 15 - Conservao da Diversidade Biolgica

- Conservao da diversidade biolgica.

CAPTULO 16 - Manejo ambientalmente saudvel da biotecnologia

- Aumento da disponibilidade de alimentos, forragens e matrias-primas renovveis. - Melhoria da sade humana. - Aumento da proteo do meio ambiente. - Aumento da segurana e desenvolvimento de macanismos de cooperao internacional. - Estabelecimento de mecanismos de capacitao para o desenvolvimento e a aplicao ambientalmente saudvel de biotecnologia.

http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais

Powered by Mambo

Gerada:27 August, 2011, 16:33

CAPTULO 17 -Proteo de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados e semifechados - e das zonas costeiras e proteo. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos.

- Gerenciamento integrado e desenvolvimento sustentvel das zonas costeiras, inclusive zonas econmicas exclusivas. - Proteo do meio ambiente marinho. - Uso sustentvel e conservao dos recursos marinhos vivos de alto mar. - Uso sustentvel e conservao dos recursos marinhos vivos sob jurisdio nacional. - Anlise de incertezas crticas para o manejo do meio ambiente marinho e mudana do clima. - Fortalecimento da cooperao e da coordenao no plano internacional, inclusive regional. - Desenvolvimento sustentvel das pequenas ilhas.

CAPTULO 18 - Proteo da qualidade e do abastecimento dos recursos hdricos: aplicao de critrios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hdricos.

- Desenvolvimento e manejo integrado dos recursos hdricos. - Avaliao dos recursos hdricos. - Proteo dos recursos hdricos, da qualidade da gua e dos ecossistemas aquticos. - Abastecimento de gua potvel e saneamento. - gua e desenvolvimento urbano sustentvel. - gua para produo sustentvel de alimentos e desenvolvimento rural sustentvel. - Impactos da mudana do clima sobre os recursos hdricos.

CAPTULO 19 -Manejo ecologicamente saudvel das substncias qumicas txicas, includa a preveno do trfico internacional ilegal dos produtos txicos e perigosos.

- Expanso e acelerao da avaliao internacional dos ricos qumicos. - Harmonizao da classificao e da rotulagem dos produtos qumicos. - Intercmbio de informaes sobre os produtos qumicos txicos e os riscos qumicos.
http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

- Implantao de programas de reduo dos riscos. - Fortalecimento das capacidades e potenciais nacionais para o manejo dos produtos qumicos. - Preveno do trfico internacional ilegal dos produtos txicos e perigosos.

CAPTULO 20 - Manejo ambientalmente saudvel dos resduos perigosos. Incluindo a preveno do trfico internacional ilcito de resduos perigosos.

- Promoo da preveno e reduo ao mnimo dos resduos perigosos. - Promoo do fortalecimento da capacidade institucional do manejo de resduos perigosos. - Promoo e fortalecimento da cooperao internacional para o manejo dos movimentos transfonterios de resduos perigosos. - Preveno do trfico internacional ilcito de resduos perigosos.

CAPTULO 21 - Manejo ambientalmente saudvel dos resduos slidos e questes relacionadas com esgotos.

- Proteo da qualidade e da oferta dos recursos de gua doce (18) - Promoo do desenvolvimento sustentvel dos estabelecimentos humanos (7) - Proteo e promoo da salubridade (6) - Mudana dos padres de consumo (4)

CAPTULO 22 - Manejo seguro e ambientalmente saudvel dos resduos radioativos.

- Promoo do manejo seguro e ambientalmente saudvel dos resduos radioativos.

Seo III - FORTALECIMENTO DO PAPEL DOS GRUPOS PRINCIPAIS


http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

CAPTULO 23 - Prembulo

CAPTULO 24 - Ao mundial pela mulher, com vistas a um desenvolvimento sustentvel eqitativo.

CAPTULO 25 - A infncia e a juventude no desenvolvimento sustentvel

- Promoo do papel da juventude e de sua participao ativa na proteo do meio ambiente e no fomento do desenvolvimento econmico e social. - A criana no desenvolvimento sustentvel.

CAPTULO 26 - Reconhecimento e fortalecimento do papel das populaes indgenas e suas comunidades.

CAPTULO 27 - Fortalecimento do papel das Organizaes No-Governamentais: parceiros para um DS.

CAPTULO 28 - Iniciativas das autoridades locais em apoio Agenda 21.

CAPTULO 29 -Fortalecimento do papel dos trabalhadores e de seus sindicatos.

CAPTULO 30 - Fortalecimento do papel do comrcio e da indstria

- Promoo de uma produo mais limpa.


http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais Powered by Mambo Gerada:27 August, 2011, 16:33

- Promoo da responsabilidade empresarial.

CAPTULO 31 - A comunidade cientfica e tecnolgica

- Melhoria da comunicao e cooperao entre a comunidade cientfica e tecnolgica, os responsveis por decises e o pblico. - Promoo de cdigos de conduta e diretrizes relacionados com cincia e tecnologia.

CAPTULO 32- Fortalecimento do papel dos agricultores.

Seo IV - MEIOS DE IMPLEMENTAO

CAPTULO 33 - Recursos e mecanismos de financiamento.

CAPTULO 34 - Transferncia de tecnologia ambientalmente saudvel, cooperao e fortalecimento institucional.

CAPTULO 35 - A cincia para o DS

- Fortalecimento da base cientfica para o manejo sustentvel. - Aumento do conhecimento cientfico. - Melhora da avaliao cientfica de longo prazo. - Aumento das capacidades e potenciais cientficos.

http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais

Powered by Mambo

Gerada:27 August, 2011, 16:33

CAPTULO 36 -Promoo do ensino, da conscientizao e do treinamento

- Reorientao do ensino no sentido do DS - Aumento da conscincia pblica.

CAPTULO 37 - Mecanismos nacionais e cooperao internacional para fortalecimento institucional nos pases em desenvolvimento.

CAPTULO 38- Arranjos institucionais internacionais.

CAPTULO 39 - Instrumentos e mecanismos jurdicos internacionais.

CAPTULO 40 - Informao para a tomada de decises.

- Reduo das diferenas em matrias de dados.

Aperfeioamento da disponibilidade da informao.

http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais

Powered by Mambo

Gerada:27 August, 2011, 16:33

http://agenda21.prosperustec.com.br - Agenda 21 Minas Gerais

Powered by Mambo

Gerada:27 August, 2011, 16:33

Das könnte Ihnen auch gefallen