Sie sind auf Seite 1von 2

Cultura e Juventude

Por Helder Quiroga* Nunca a populao jovem foi to expressiva no Brasil como nos dias atuais. Em ateno a esse fato, surgiu a parceria entre a Carta Capital e o Contato Centro de Referncia da Juventude (ONG Contato), e, como fruto dessa parceria, um novo espao, dedicado ao debate sobre as promissoras articulaes entre juventude e cultura na contemporaneidade. Trata-se de um tema estratgico para o Brasil. Segundo a antroploga Regina Novaes, especialista no tema, estudar a juventude conhecer a sociedade e poder pensar, inclusive, em seus rumos. Dados do Censo de 2000 apontam que a juventude j compreende um quarto da populao brasileira, representando 50.241.785 de pessoas entre 18 a 34 anos (faixa etria utilizada em pases como Espanha e Cuba). A juventude foi considerada, durante muitos anos, um segmento social de segunda ordem no Brasil e no mundo. Aps os anos 40 e 50, movida por grandes transformaes, conquistou pela primeira vez o direito de ser jovem, redefinindo estilos de vida, formas de atuao poltica, e passando a defender ideais como amor livre, autonomia social, independncia econmica e revoluo cultural. Nas dcadas que se seguiram, o termo juventude ganhou ainda mais fora, mais expressividade e diretamente relacionado a diversidade cultural, por suas formas de pensar, pelas diferentes linguagens, por novas formas de atuao poltico-social, e por novos comportamentos. Segundo a pesquisa Sonho Brasileiro, realizada pelo Instituto Box 1824 com 2.900 jovens, essa nova gerao j busca se afirmar no mundo a partir de prticas solidrias para transformar a realidade. Dos jovens entrevistados, 77% acreditam que seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vivem. Basta ver que elementos apontados como fortes campos de atuao solidria da juventude esto na rea da Cultura (31%), Meio Ambiente (29%), Educao (26%) e Esporte (25%). Ou seja, se considerarmos a Cultura e o Meio Ambiente como reas afins e interligadas diretamente, teremos 60% dos jovens brasileiros com desejo em atuar nos campos da Cultura e Meio Ambiente como forma de transformar a realidade social e econmica do pas. Sabemos que a cultura um instrumento fundamental para a transformao social dos jovens. Percebe-se que atravs da arte e do desenvolvimento profissional de jovens empreendedores no campo da cultura, possvel no somente diminuir a violncia nas favelas e em outras reas de vulnerabilidade social, como tambm suprir carncias no que tange aos direitos de todo cidado. Organizaes no-governamentais tm se dedicado a construir plataformas de interveno social com a cultura no somente nas periferias, mas tambm junto a jovens de classe mdia, j que, muitas vezes, ambos sofrem com problemas parecidos quando se trata da falta de estmulo, perspectiva e referncias polticas e ideolgicas.

De um lado est o jovem de periferia que, mesmo no suprindo, muitas vezes, necessidades bsicas, goza de enorme criatividade, j que ser criativo torna-se necessrio para a sua sobrevivncia no contexto social em que vive. De outro, o jovem de classe mdia, que dispe de todos os instrumentos e ferramentas para se formar profissionalmente, mas a quem falta estmulo, desafios e responsabilidade social. Some-se a isso as diversas transformaes pelas quais o mundo vem passando, como por exemplo o avano das novas tecnologias, as novas formas de apreenso de conhecimento atravs de redes sociais e de movimentos poltico-culturais. Novas concepes territoriais vem sendo criadas a partir da aproximao entre culturas, proporcionada pelos avanos no campo da comunicao atravs da internet, do aprimoramento da telefonia mvel e, principalmente, da necessidade de dilogo entre os povos. Nesse contexto, a juventude um elemento fundamental para potencializar novos processos de transformao social, no somente atravs da mobilizao da sociedade, mas tambm por meio de polticas pblicas que compreendam o conceito de uma cidadania global. O termo Cidadania Global envolve a reviso de valores e princpios, tais como: a convivncia entre os povos, a importncia dos Direitos Humanos, a valorizao da autonomia, da diversidade, do respeito ao indivduo dentro da coletividade e da conscincia de coletividade no indivduo. Envolve, ainda, a valorizao do meio ambiente como fonte de desenvolvimento econmico, social e cultural; da sustentabilidade como princpio educacional; das relaes entre o homem e a natureza; bem como o resgate e a preservao das culturas tradicionais. Sendo assim, conversar, conviver, e entender a juventude, um desafio que deve ser encarado como uma prtica social cotidiana para a construo de um mundo mais justo, solidrio e colaborativo. o que se pretende iniciar com esta coluna num dilogo constante com a juventude.

*Helder Quiroga coordenador da ONG Contato Centro de Referncia da Juventude. Publicado em: Carta Capital,14 de julho de 2011. Disponvel em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/cultura-e-juventude

Das könnte Ihnen auch gefallen