Sie sind auf Seite 1von 3

Show

Elementos da Constituio
1. Estrutura normativa da Constituio vigente:
A Constituio possui uma sistematizao lgica e tem uma natureza polifactica, ou seja, compe-se de dispositivos com valores diferentes.

Disposio Permanente (250 artigos):

         

Prembulo: parte integrante da Constituio, pois foi objeto de votao pela Assemblia Constituinte. Ttulo I: Princpios Fundamentais Ttulo II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais Ttulo III: Da Organizao do Estado Ttulo IV: Da Organizao dos Poderes Ttulo V: Da Defesa do Estado e das Instituies Democrticas Ttulo V: Da Tributao e do Oramento Ttulo VII: Da Ordem Econmica e Financeira Ttulo VIII: Da Ordem Social Ttulo IX: Das Disposies Constitucionais Gerais: Pela tcnica legislativa, as disposies gerais deveriam tratar de regras aplicveis a tudo que vem antes, entretanto neste ttulo foi colocado tudo o que no tinha onde ficar.

Atos das disposies constitucionais transitrias (94 artigos): Tambm fazem parte da Constituio, pois foram votadas da mesma forma que as permanentes. Como tem nova numerao, podemos afirmar que h repetio numrica na Constituio. A eficcia das transitrias uma eficcia esgotada ou provisria, assim em face do advento de um fato ou de uma data certa, a sua eficcia ser exaurida, at que um dia todas as regras dos ADCT sero exauridas. Ex: O art. 4 dos ADCT no produz efeitos, mas no significa que tenha sado do texto.

Emendas Constitucionais (51 emendas): Tambm fazem parte da Constituio.

2. Comparao entre a estrutura da CF/88 e CF/69:


y
Constituio de 1969: Os Direitos da Pessoa localizavam-se no final da Constituio; Os Direitos Sociais, ao invs de estarem no Ttulo dos Direitos da Pessoa, encontravam-se no Ttulo da Ordem Econmica. Constituio de 1988: Os Direitos da Pessoa, que sempre estavam pospostos s regras de Organizao do Estado, foram antepostos. Com isso, o legislador quis demonstrar que os Direitos da Pessoa so mais importantes, isto , que o Estado depende da pessoa, e afirmou ser jus naturalista. Segundo a doutrina jus naturalista (Rousseau), o homem, desde quando vivia isoladamente, j tinha direitos inerentes a sua condio humana. Num certo tempo, por um instinto agregrio, se reuniu a outros homens e estabeleceu um contrato hipottico (uma sociedade), dando origem ao Estado. Tendo em vista que os direitos inerentes a condio humana j existiam antes do Estado, decorre que a funo do Estado proteger aqueles direitos precedentes historicamente a sua formao.

3. Agrupamento doutrinrio das normas constitucionais segundo a finalidade:


Elementos Organizacionais ou Orgnicos. Elementos Limitativos. Elementos Scio-ideolgicos. Elementos Formais de aplicabilidade. Elementos de Estabilizao Constitucional.

Os elementos orgnicos, limitativos e scio-ideolgicos so regras materialmente constitucionais, isto , tratam dos alicerces fundamentais e estruturais da sociedade.

4. Elementos Organizacionais ou Orgnicos:


So normas que tratam da organizao do poder e as que definem a forma de exerccio e aquisio do poder. Ex: Ttulo III e IV Normas que tratam da organizao (estruturao) do poder:

    
-

Forma do Estado: Federal. Forma de Governo: Repblica. Regime de Governo: Presidencialista. Sistema tripartde: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio. Organizao, funcionamento e rgos.

Normas que definem a forma de exerccio e aquisio do poder.

5. Elementos Limitativos:
So normas que declaram os direitos fundamentais da pessoa. Ex: Ttulo II - Segundo proposta da doutrina clssica, adotada pela CF/88, para se identificar os direitos da pessoa, esta deveria ser considerada sob trs aspectos:

Sob a perspectiva individual (do ser humano): O homem como ser humano titular de direitos indisponveis inerentes a essa condio. Tais direitos so chamados na Constituio de Direitos Individuais Sob a perspectiva social (do ser trabalhador): O homem como trabalhador, desenvolve atividades laborativas ou econmicas numa sociedade e em razo dessa condio decorrem direitos. Tais direitos so denominados na Constituio vigente de Direitos sociais. Sob a perspectiva poltica (do ser poltico): O homem, como um participante do processo poltico, escolhe seus representantes ou um desses esc olhidos. Tais direitos so denominados na Constituio de Direitos Polticos.

O constituinte reuniu as 3 espcies de categorias de direitos da pessoa no mesmo gnero, chamado de Direitos Fundamentais da Pessoa. As clusulas ptreas englobam apenas os direitos individuais.

6. Elementos Scio-ideolgicos:
So normas que tratam dos princpios da ordem econmica e social em face da indissociabilidade do modelo poltico. Ex: Ttulos VII e VIII.

7. Elementos de Estabilizao Constitucional:


So normas ou mecanismos previstos na prpria Constituio Federal, destinados a assegurar a sua supremacia. Ex: Ttulo V (Estado de Defesa e Estado de Stio); Interveno Federal; Ao Direta de Inconstitucionalidade.

8. Elementos Formais de Aplicabilidade:


So normas que regulam a aplicao das prprias regras constitucionais. Ex: Ttulo I e ADCT.

Clusula de entrada em vigor de uma Constituio: A Constituio entra em vigor quando sobrevm, pois o fenmeno da supervenincia gera ab-rogao da Constituio anterior. Assim, ao entrar em vigor, revoga todas as disposies anteriores sem necessidade de clusula de revogao. A nova Constituio somente pode manter a vigncia de algumas normas da Constituio anterior atravs de clusula expressa. Ex. O artigo 34 dos ADCT manteve expressamente em vigor, por um determinado perodo, o sistema tributrio da CF/67. Geralmente, as leis tm datas diferentes de publicao (insero do texto na imprensa) e de promulgao (atestado de que a lei existe e est apta a produzir efeitos), mas a Constituio de 1988 tem a mesma data de promulgao e publicao, pois o Dirio Oficial ficou pronto na vspera e circulou no mesmo dia da promulgao. Nada impede que a Constituio tenha vacatio constituciones. Isso aconteceu com as duas constituies anteriores de 88. Se a emenda constitucional no traz a data em que entra em vigor, entrar na data da publicao, no valendo a regra da lei de introduo ao Cdigo Civil que determina a entrada 45 dias aps a publicao, pois a LICC no pode regular norma superior.

Atos das Disposies Constitucionais Transitrias: So dispositivos de direito intertemporal destinado a regular a transao constitucional, isto , as situaes em curso durante a mudana de uma Constituio para outra. Ex: art. 4 dos ADCT determinou que o Presidente iria tomar posse no dia 15/03/1990 e o prximo, no dia 01/01. Os atos das disposies constitucionais transitrias podem ser alterados por meio de emenda constitucional, atravs do mesmo procedimento das normas permanentes, pois possuem a mesma rigidez. Assim, se afirma que o poder de alterao das normas permanentes se estende as transitrias. Ex: O art 2 dos ADCT previa que, no dia 07/09/93, o eleitorado definiria atravs de plebiscito o sistema de governo, mas a EC 2/92 antecipou a data para 21/04.

Os atos das disposies constitucionais transitrias possuem a mesma forma de norma constitucional e a mesma eficcia. Assim, tambm se localizam no pice da pirmide. A norma constitucional tem poder de trazer a regra na permanente e a exceo nas provisrias. Ex: Segundo o artigo 100 da Constituio Federal (regra geral), os precatrios posteriores a 1988, apresentados at 01/07 sero pagos at o final do exerccio seguinte. Segundo o artigo 33 dos ADCT (exceo), os precatrios anteriores a 1988 sero pagos em parcelas anuais em at 8 anos (regra do calote). Segundo o Supremo Tribunal Federal, o artigo 33 dos ADCT no inconstitucional, pois no existe inconstitucionalidade decorrente de poder constituinte originrio, devendo a norma dos ADCT prevalecer nos casos anteriores a 1988, pois ela especial. Assim, todos os conflitos entre permanente e transitria resolvem-se pela transitria, em razo do princpio da especialidade.

Prembulo: a parte introdutria que contm enunciao de certos princpios, refletindo a posio ideolgica do constituinte. a sntese do pensamento dominante na Assemblia Constituinte, que serve como elemento de interpretao das normas jurdicas. No h contradio entre o Prembulo (que faz a invocao de Deus) e o artigo 19, I da Constituio (que demonstra que o Brasil um Estado Leigo), mesmo tendo em vista que o Prembulo faz parte da Constituio, pois a invocao de Deus no tem contedo sectrio, no se liga a nenhuma religio ou seita. A Constituio, no prembulo, apenas professa um tesmo oficial, uma crena na existncia de um ser supremo e nico (monetismo), e esse tesmo no contraria o carter leigo do Estado.

Todas as Constituies, com exceo da de 1891 (positivismo) e de 1937, sempre fizeram invocao a Deus. A Constituio do Imprio invocava a Santssima trindade, pois ramos um Estado Confessional, isto , tnhamos uma religio oficial. O fato de um Estado ser confessional no representa um subdesenvolvimento cultural. Ex: A Argentina at hoje Confessional, tendo como religio oficial a Catlica; Sucia, Dinamarca, Finlndia, Noruega so Confessionais, tendo por religio oficial a Luterana, permitindo liberdade de crena, exceto para o rei (paises com alto padro de vida); No Reino Unido, a religio oficial o anglicanismo. Em tese, o Estado poderia adotar uma outra posio que no a do tesmo oficial. Ex: Cuba adota o atesmo oficial, dispondo que o Estado educa o povo pelas regras cientificas e materialistas do universo.

O Partido Social Liberal entrou com uma ADIN por omisso, alegando que o Acre no trazia na sua Constituio Estadual a invocao de Deus. O Supremo decidiu que o Prembulo no produz efeitos jurdicos, no cria nem direitos, nem deveres, no tem fora normativa, refletindo apenas a posio ideolgica do constituinte. Afirmou que o prembulo no norma central (aquela norma da Constituio Federal que de reproduo obrigatria na Constituio Estadual), assim cabe aos Estados decidirem se devem inseri-la ou no Constituio Estadual. A lei 6802/80 criou feriado no Brasil, no dia 12/10, para o culto pblico e oficial a Nossa Senhora do Brasil. Tal lei inconstitucional, pois no est de acordo com o art. 19, I da Constituio.

Das könnte Ihnen auch gefallen