Sie sind auf Seite 1von 19

PROCEDIMENTO

CLIENTE: PROGRAMA: REA: TTULO:

N:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA:

de

19

ENGENHARIA

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


ABEMI: CONTRATO : RESP.TCN.: CREA REG. NUM.: PEC1201.00

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

Anexo ao Comunicado n 30/8-1 GRUPO TRABALHO PETROBRAS/ENGENHARIA ABEMI - ABCE

NDICE DE REVISES REV.


0 A

DESCRIO E/OU FOLHAS ATINGIDAS


Emisso inicial Substituio do item 7.2 (Competncia) por texto padro e formatao do procedimento.

Nota: Sugestes e Comentrios aos


Procedimentos, enviar para os e-mails: procedimentos@abemi.org.br ou gteng@petrobras.com.br

REV. 0 DATA PROJETO EXECUO VERIFICAO APROVAO

REV. A

REV. B

REV. C

REV. D

REV. E

REV. F

REV. G

REV. H

30/11/09 ABEMI GTT GT

26/08/10 ABEMI GTT GT

AS INFORMAES DESTE DOCUMENTO SO PROPRIEDADE DA PETROBRAS, SENDO PROIBIDA A UTILIZAO FORA DA SUA FINALIDADE.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

SUMARIO 1. OBJETIVO ........................................................................................................... ... 2. ABRANGNCIA...................................................................................................... 3. DOCUMENTOS DE REFERNCIA........................................................................ 4. ATRIBUIES E RESPONSABILIDADES ............................................................ 5. TERMINOLOGIA E DEFINIES .......................................................................... 6. PALAVRAS CHAVE ............................................................................................ 7. RECURSOS. .......................................................................................................... 8. MTODO EXECUTIVO E DE INSPEO ............................................................. 9. REQUISITOS DE SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE............................. 10. REGISTROS .......................................................................................................... 11. FIGURAS ............................................................................................................... 12. ANEXOS. ................................................................................................................ 1. OBJETIVO

FOLHA 2 2 2 3 3 8 8 8 18 19 19 19

Este procedimento tem por objetivo definir o conceito, as fases, os limites e caractersticas das aes e etapas que compem a atividade de Comissionamento. Estas aes devem ser adotadas pelas empresas associadas ABEMI quando da realizao do Comissionamento visando a transferncia dos sistemas para a Petrobras.

2. ABRANGNCIA Este procedimento aplica-se aos contratos de construo e montagem industrial firmados entre empresas associadas ABEMI e a Petrobras/Engenharia. Caso a empresa utilize metodologia diferente para algum item descrito neste procedimento, ou necessite de definio complementar, dever ser elaborada instruo de trabalho especfica.

3. DOCUMENTOS DE REFERNCIA

3.1 Normas Petrobras As normas relacionadas s atividades de comissionamento em itens das disciplinas mecnica, tubulao, eltrica, instrumentao, etc., sero referenciadas nos respectivos procedimentos.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


3.2 Normas Brasileiras

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

No foram identificadas normas brasileiras relacionadas gesto do processo de Comissionamento. As normas brasieliras relacionadas s atividades de comissionamento em itens das disciplinas mecnica, tubulao, eltrica, instrumentao, etc., sero referenciadas nos respectivos procedimentos.

3.3 Normas Internacionais As normas internacionais relacionadas s atividades de comissionamento em itens das disciplinas mecnica, tubulao, eltrica, instrumentao, etc., sero referenciadas nos respectivos procedimentos.

3.4 Outras Referncias Documentos do projeto (especificaes, desenhos etc.) Documentos do fabricante Diretriz Contratual Anexo de Requisitos de Comissionamento Outras normas ou requisitos aplicveis.

4. ATRIBUIES E RESPONSABILIDADES

4.1 Grupo Tcnico ABEMI/PETROBRAS (GT) Responsvel pela emisso e atualizao desse procedimento.

4.2 PETROBRAS / ENGENHARIA ABEMI Responsvel pela aprovao conjunta desse procedimento.

5. TERMINOLOGIA E DEFINIES

5.1 Unidade de Implementao de Empreendimento (UIE) Unidade organizacional da Engenharia da Petrobras responsvel pela implementao da instalao, representante do cliente final. responsvel por receber os SOP da executante e transferi-los para o cliente final, a Unidade de Negcios (UN).

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


5.2 Unidade de Negcios (UN)

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

Unidade organizacional responsvel pelo ativo objeto da transferncia. o cliente final.

5.3 Autorizao de Teste de Funcionamento (ATF) Documento emitido pela UIE para a UN, mediante a apresentao do Certificado de Completao Mecnica (CCM) emitido pela Executante e lista de pendncias no impeditiva, com o objetivo de solicitar a liberao de rea para a realizao dos testes de funcionamento de um determinado Subsistema Operacional (SSOP). A assinatura deste documento pela UN pr-requisito para o incio dos testes funcionais e das atividades de Pr-Operao & Partida.

5.4 Comissionamento (processo) o conjunto estruturado de conhecimentos, prticas, procedimentos e habilidades aplicveis de forma integrada a uma instalao, visando torn-la operacional, dentro dos requisitos de desempenho desejados, tendo como objetivo central assegurar a transferncia da instalao da Executante para o operador (UN) de forma rpida, ordenada e segura, certificando sua operabilidade em termos de desempenho, confiabilidade e rastreabilidade de informaes.

5.5 Completao Mecnica o marco que representa o trmino da Fase de Condicionamento de um Subsistema Operacional (SSOP) e a passagem para a fase seguinte. representado pelo documento chamado Certificado de Completao Mecnica (CCM), que atesta a concluso da Completao Mecnica, sendo este a certificao da implantao de um item, malha ou subsistema no qual todas as atividades de construo e montagem esto concludas conforme o referencial tcnico aplicvel. Onde a documentao necessria a Pr-Operao & Partida est atualizada e disponvel e a Ferramenta Informatizada de Comissionamento est atualizada em relao ao item, malha ou subsistema envolvido. Aps cada inspeo, ser emitido um Certificado de Completao Mecnica, que, alm de conter a descrio geral das verificaes realizadas, dever ter anexo um relatrio de pendncias no-impeditivas remanescentes. O saneamento destas pendncias dever ser providenciado ate o final da fase de Pr-operao & Partida do sistema. A emiso deste documento formaliza a transferncia da custdia da Executante para o UIE/UN do sistema / subsistema, no devendo permanecer a existncia de itens pendentes caracterizados como Impedidivas, porem no implica em transferncia da unidade industrial.

5.6 Disciplinas So os diferentes tipos de servios de engenharia de projeto e construo, como por exemplo: Civil, Tubulao, Mecnica, Eltrica, Instrumentao, Automao, Segurana, Operao, Telecomunicaes e etc.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

5.7 Folha de Verificao de Item (FVI) Registro que tem a finalidade de controlar e identificar caractersticas prprias de cada item a ser comissionado. A FVI assinada pela Executante e pela UIE e posteriormente serve como o certificado de condicionamento do item, devendo ser includa no data book do subsistema operacional.

5.8 Folha de Verificao de Malha (FVM) Registro em forma de diagrama utilizado na fase de pr-operao para controle e execuo dos testes hidrostticos de tubulao (malhas de tubulao), blank test (malhas eltricas) e loop test (malhas de instrumentao). A FVM assinada pela Executante e pela UIE e posteriormente serve como o certificado de condicionamento da malha, devendo ser includa no data book do subsistema operacional.

5.9 Inspeo de Recebimento caracterizada por uma inspeo de conformidade quantitativa e qualitativa dos itens (equipamentos e componentes) recebidos no campo. As inspees de recebimento podem ser executadas tanto sobre itens isolados recebidos na obra quanto sobre skids (compostos tipicamente por um equipamento principal e um conjunto de itens acessrios). importante observar que normalmente no est includa na inspeo de recebimento a verificao de conformidade do produto final com os desenhos e os requisitos da engenharia, que so escopo da inspeo de aceitao executada na fbrica, antes do transporte.

5.10

Item Comissionvel

Qualquer componente classificado como instrumento, equipamento, acessrio, tubulao, rea ou loop de controle na funo automao tagueados, que possam alterar qualquer processo ou que esteja sujeito a inspeo por entidade governamental ou certificadora. Manmetros e termmetros devem ser considerados consumveis e no itens comissionveis, a no ser que eles estejam includos na Norma Brasileira NR-13.

5.11

Manual do Comissionamento

Manual elaborado na etapa de Planejamento e Gesto do Comissionamento, consistindo no conjunto de documentos reunidos de forma a abranger o escopo completo dos servios, inclusive fabricantes de equipamentos e/ou subcontratadas. A inter-relao entre Executante, Fabricantes e Petrobras no que concerne ao comissionamento, tambm dever ser claramente explicitada neste manual. Uma vez elaborado e aceito, o Manual ser a regra principal para o comissionamento, devendo ser mantido atualizado em relao s condies de realizao desse trabalho.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

5.12

Pasta de sistema

Coletnea ordenada dos documentos de comissionamento relativos a um dado sistema ou subsistema operacional, tais como folhas de dados, FVI, FVM e certificados de completao mecnica. As pastas devero ser emitidas no incio do processo de condicionamento e se encerram com a incluso do TTAS-2 respectivo. Essas pastas so produtos de entrega do comissionamento. Devem ser estruturados para cada subsistema operacional, a pasta ser elaborada pela Executante e transferida junto com o SOP ou SSOP para a UIE /UN quando da concluso do escopo contratual..

5.13

Pendncia

Qualquer desvio que afete a condio de plena operabilidade de um item, malha, subsistema ou sistema, durante todas as fases do comissionamento. Pendncia Impeditiva - Pendncia que enquanto no sanada compromete a operao de um Sistema Operacional, pois se existindo poder: (1) bloquear o prosseguimento do comissionamento do item, malha, subsistema ou sistema envolvido, (2) colocar em risco a segurana das instalaes e ou pessoas envolvidas ou (3) exigir a paralisao de instalaes j em operao para sua correo. Pendncia No Impeditiva - Pendncia que no compromete a operao e segurana de um Sistema Operacional ou equipamento, se as atividades de comissionamento puderem prosseguir mesmo na sua presena.

5.14

Rede de Precedncia de Sistemas e Subsistemas

Seqenciamento das atividades de comissionamento baseada nos requisitos de ativao dos subsistemas e sistemas. o documento mestre de planejamento do comissionamento, especialmente durante o processo de pr-operao & partida. Esta rede inicialmente representada por um diagrama que apresenta a seqncia de pr-operao dos sistemas / subsistemas operacional do empreendimento, levando-se em conta sua dependncia funcional e a seqncia lgica.

5.15

Sistema Operacional (SOP)

Conjunto integrado de equipamentos, malhas, instrumentos e demais instalaes adequadamente associados, capazes de efetuar uma funo produtiva ou de apoio ao processo, cujo funcionamento produz ou mantm uma determinada situao, processo, utilidade, ou facilidade operacional em condio segura.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

5.16

Subsistema Operacional (SSOP)

Diviso de um sistema operacional com capacidade de efetuar uma funo produtiva ou de apoio ao processo, cujo funcionamento produz ou mantm uma determinada situao, processo, utilidade, ou facilidade operacional em condio segura.

5.17

Teste de Aceitao de Performance (TAP)

um dos Testes de Funcionamento de um SOP/SSOP no qual avaliado se o seu desempenho atende s especificaes de projeto e s facilidades operacionais de manuteno e de segurana, bem como os critrios de aceitao do teste. A concluso bem sucedida do conjunto de TAP dos SSOP que compe o SOP possibilita a emisso do Termo de Transferncia e Aceitao de Sistema (TTAS), e assinala a entrada oficial do sistema na condio operacional.

5.18

Termo de Transferncia e Aceitao de Sistemas (TTAS)

Documento emitido pela UIE para a UN, onde se oficializa a transferncia de um Sistema Operacional. A partir da assinatura deste documento a responsabilidade total pelo sistema operacional passa a ser da Unidade de Negcios, entretanto este termo de transferncia no exime a (UIE / EXECUTANTE), seus fornecedores, subcontratados e terceiros de responsabilidades contratuais e/ou civis. A constatao da existncia de pendncias durante um TAP pode levar a sua recusa (pendncias impeditivas) ou sua aceitao provisria (pendncias no impeditivas); no segundo caso, o TTAS provisrio (TTAS1), sendo substitudo pelo definitivo (TTAS2) quando todas as pendncias tiverem sido sanadas.

5.19

Testes de Certificao (substitui o termo Testes a Frio)

Qualquer teste realizado na fase de condicionamento trata-se de quaisquer testes, aferies e calibraes realizados em um item comissionvel ou malha podendo ter aplicao de energia eltrica, pneumtica ou hidrulica (a injeo de sinais para a execuo de testes eltricos no caracteriza aplicao de energia). Os testes de certificao so aplicveis a itens de eltrica, mecnica, instrumentao e tubulao. Durante a etapa de condicionamento os componentes de mecnica e tubulao estaro, em sua maioria, protegidos por dispositivos ou fluidos de preservao, que devem ser mantidos at a pr-operao do sistema / subsistema.

5.20

Testes de Funcionamento (substitui o termo Teste a Quente)

Realizados na fase de Pr-Operao & Partida, consistindo de quaisquer testes ou verificaes realizados em um item comissionvel, malha ou subsistema com aplicao de energia, fluidos ou passagem de produto, em condies prximas ao regime de trabalho.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

5.21 Executante Empresa contratada pela UIE/UN para executar o contrato.

5.22 Termo de Recebimento Definitivo - TRD Documento emitido pelo gerente do Contrato aps o seu trmino, contendo a aceitao dos servios pela Petrobras e a quitao por parte da Contratada. A partir da assinatura deste documento a responsabilidade total pelo objeto do contrato passa a ser da Petrobras, entretanto este termo de transferncia no exime a (UIE / EXECUTANTE), seus fornecedores, subcontratados e terceiros de responsabilidades contratuais e/ou civil

6. PALAVRAS CHAVE Comissionamento Condicionamento Operao Assistida Partida Pr-operao Preservao Sistema Operacional Transferncia

7. RECURSOS 7.1 Recursos Humanos Gerente / Coordenador de Comissionamento Engenheiro de Comissionamento Supervisor/Tecnico Encarregado; Entre outros, quando aplicvel.

7.2 - COMPETNCIA (FORMAO/TREINAMENTO/QUALIFICAO /EXPERINCIA) Para os Empreendimentos em geral, as atividades inerentes s funes que afetam a qualidade do produto para a rea de Comissionamento tm sua competncia estabelecida com base em formao, treinamento, habilidade e/ou experincia na funo comprovada atravs de documentos legais, prevalecendo s diretrizes do instrumento contratual.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


8. METODO EXECUTIVO E DE INSPEO 8.1 ATIVIDADES DO PROCESSO DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

O processo de Comissionamento um conjunto estruturado de conhecimentos, prticas, procedimentos e habilidades aplicveis de forma integrada a uma instalao, visando torn-la operacional, dentro dos requisitos de desempenho desejados. O objetivo central do processo de comissionamento assegurar a transferncia da instalao da Executante para o operador (UN) de forma rpida, ordenada e segura, certificando sua operabilidade em termos de desempenho, confiabilidade e rastreabilidade de informaes. O Processo de Comissionamento tem como foco a operabilidade da instalao, representado pela figura abaixo:

O Comissionamento um dos macro-processos da implantao de um empreendimento, estendendo-se desde o projeto executivo at a transferncia da instalao para a operao, conforme figura abaixo.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

10

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

Detalhando o Processo de Comissionamento, conforme representado na figura abaixo, possvel visualizar suas etapas desde a contratao do empreendimento ate a Operao.

A gesto do processo de Comissionamento consiste no conjunto de atividades desenvolvidas pela Unidade de Implementao de Empreendimento (UIE), desde o projeto executivo at a transferncia ao cliente final (UN), visando agilizar a partida de forma segura, com o pleno funcionamento do empreendimento no menor prazo possvel. O comissionamento registra e certifica o funcionamento de itens, equipamentos e sistemas, identificando e solucionando as pendncias, no conformidades, defeitos e falhas, quando existirem, desde a fase de projeto at a transferncia das instalaes ao cliente final (UN). A transferncia das instalaes das UIE para o cliente final (UN) deve ser ordenada e segura, assegurando a confiabilidade operacional e a rastreabilidade das informaes. As etapas do comissionamento so evidenciadas atravs de testes de certificao, testes de funcionamento e testes de aceitao de performance e registros. Os principais registros entre as trs partes envolvidas (Executante, UIE e UN) so: Certificados de Completao Mecnica (CCM) e o Termos de Transferncia e Aceitao de Sistemas (TTAS),Termo de Recebimento Definitivo (TRD) e Termo de Transferncia de Instalaes (TTI). A partir da Fase de Condicionamento de cada SOP pode existir ou no, de acordo com o contrato, um ou mais documentos celebrado entre a Executante e a UIE/UN, caracterizando a concluso da fase e definindo as responsabilidades de cada um na fase seguinte.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

11

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

O Processo de Comissionamento deve prever e providenciar os recursos necessrios para o treinamento e fornecer os subsdios para o desenvolvimento das funes das equipes de Operao e Manuteno da instalao conforme contrato. A figura abaixo descreve as principais atividades e documentos relativos ao Processo de Comissionamento.

8.2 FASES DO PROCESSO DE COMISSIONAMENTO

8.2.1

Planejamento e Gesto do Comissionamento

O Planejamento do Comissionamento deve definir as diretrizes para as atividades de Comissionamento, sendo dividido em duas fases: Planejamento de Gesto e Planejamento Executivo. O Planejamento de Gesto tem por objetivo definir a organizao, o planejamento e os meios de execuo desta atividade no projeto. Deve ser consolidado no Manual de Comissionamento a ser elaborado pela Executante, formado pelos documentos gerados pelo Planejamento e pela Engenharia. O Planejamento Executivo elaborado pela Executante dever ter incio aps a emisso da Autorizao de Servio ou documento equivalente, aps a Reunio de Abertura de apresentao do Processo de Comissionamento. Diretrizes do Planejamento: estruturar as atividades de gesto do processo de comissionamento, visando transferncia da instalao para a UIE e UN;

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

12

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

definir atribuies e responsabilidades dos participantes do planejamento e gesto do comissionamento; elaborar o Manual de Comissionamento; elaborar documentos de planejamento necessrios ao Processo de Comissionamento elaborar os procedimentos das atividades de campo do comissionamento; configurar, operar a Ferramenta Informatizada de Comissionamento; mobilizar e qualificar as equipes de comissionamento; coordenar o aprovisionamento de consumveis de operao (1 carga), sobressalentes e ferramentas especiais; coordenar o Controle de Energias Perigosas em conjunto com o UIE e UN; participar da elaborao das Anlises de Risco (AR) necessrias s atividades;

Nesta fase preliminar do comissionamento, so procedidas s anlises de requisitos do contrato, do projeto de engenharia e dos documentos de fornecedores e so estabelecidos os seguintes documentos e atividades entre outros: Elaborao do Manual de Comissionamento contendo a estrutura da documentao, as responsabilidades dos envolvidos e o escopo do comissionamento; Definio da Lista de Sistemas e Subsistemas em conjunto com a engenharia; Elaborao dos procedimentos de Comissionamento que sero aplicados nos respectivos Sistemas e Subsistemas, contendo pr-requisitos, critrios de aceitao e utilidades / insumos necessrias; Elaborao da rede de precedncia; Alimentao dos dados de projeto nos softwares de gerenciamento de atividades e de documentao de comissionamento; Verificar a elaborao dos pronturios / dossis da NR-13 e NR-10 em conjunto com a Qualidade e Engenharia entre outros.

8.2.2

Preservao

Preservao o conjunto de atividades a serem executadas em itens e/ou conjunto de itens comissionveis de um Sistema Operacional com o objetivo de mant-los nas condies em que foram recebidos na obra at o incio dos testes de funcionamento. A preservao, dos itens e equipamentos, inicia-se aps o recebimento dos itens na obra ou aps a sada do item de seu fabricante onde aplicvel, ou ainda conforme definido em contrato. A Preservao se estende at o incio dos testes de funcionamento do item, quando o mesmo dever ser preparado para operao. A partir da as rotinas de preservao devem ser substitudas pelas rotinas de manuteno. Diretrizes da Preservao: assegurar a manuteno das condies de conservao dos itens comissionveis de uma instalao;

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

13

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

assegurar as condies requeridas pelos fornecedores para manuteno da garantia dos itens comissionveis; executar e registrar as atividades de campo de preservao;

8.2.3

Condicionamento

Conjunto de atividades de preparao para energizao e funcionamento dos itens, conjuntos de itens (malhas), SSOP (subsistemas operacionais) e SOP (sistemas operacionais) realizadas com o objetivo de lev-los at a fase de Pr-operao & Partida, visando a Certificao de Completao Mecnica. Os servios de condicionamento caracterizam-se por verificaes, providncias, ajustes, testes de Certificao e simulao, executados frio ou energizados sem carga e/ou pressurizados sem fludo de operao definitiva, aps a concluso da fase de construo e montagem. Esta fase engloba tipicamente as atividades de preservao, calibraes de vlvulas e instrumentos, inspeo fsica, blank test, testes de presso de tubulaes, limpeza, recomposio, testes de estanqueidade, atendimento as normas regulatrias tais como NR10 e NR-13 e testes de certificao de malhas de potncia, controle e comunicaes. Diretrizes do Condicionamento: assegurar as condies de entrada em funcionamento dos itens comissionveis; assegurar as condies de recebimento e montagem dos itens comissionveis; executar e registrar as atividades de campo de comissionamento. Esta fase tem como objetivo a certificao da Completao Mecnica realizada atravs de inspees, cujo objetivo obter condies para iniciar a fase de Pr-operao & Partida dos equipamentos, instrumentos, interligaes, Sub Sistemas e sistemas operacionais (SOPs). Quando da emisso da Certificao da Completao Mecnica deve ser definido de acordo com o contrato as responsabilidades da Executante, UIE e UN na fase seguinte. As atividades de Condicionamento tem por objetivo avaliar, aferir, atestar a conformidade fsica dos equipamentos, instrumentos e interligaes, de modo a liberar os sistemas para a fase seguinte, em relao s especificaes tcnicas de projeto e requisitos de QSMS. Constituem atividades tpicas desta fase, a verificao dos seguintes documentos entre outros: Testemunho e verificao dos Certificados de Testes hidrostticos ; Limpeza de tubulaes; Eliminao de pendncias impeditivas constatadas nesta fase; Certificados de Calibrao de instrumentos; Testes parciais de malhas;

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

14

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


Testes de aterramento;

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

Execuo do Preenchimento das FVIs e FVM.s nos campos aplicveis montagem; Inspeo de cada sistema isoladamente; Pronturios NR-13 dos tens requeridos; Certificao de conformidade das instalaes com as normas aplicveis; Emisso do Certificado de Completao Mecnica ( CCM );

8.2.4

Pr-Operao & Partida

As atividades de Pr-Operao & Partida so executadas sobre itens, malhas, subsistemas e sistemas operacionais. A Pr-Operao composta pelo conjunto de atividades executadas com o objetivo de realizar verificaes e testes nas condies de funcionamento do SOP. Esta etapa comea com a emisso e assinatura da Autorizao para Teste de Funcionamento (ATF) entre a UIE e a UN, que tem como pr-requisito a assinatura do Certificado de Completao Mecnica CCM, na etapa de Condicionamento entre a Executante e a UIE/UN. A Partida caracterizada pela realizao dos testes finais de performance, estendendo-se at a comprovao do atendimento s especificaes de projeto. Em funo das relaes de dependncia entre SSOPs e SOPs, as atividades desta fase devem seguir sua respectiva rede de precedncia. Diretrizes para a Pr-operao & Partida: Garantir a segurana das atividades de Pr-Operao & Partida da instalao; Assegurar a participao do cliente final (UN) nas atividades de Pr-Operao & Partida da instalao; Garantir treinamentos de operao e manuteno da instalao conforme contrato; Assegurar o atendimento s condies de operabilidade da instalao; Assegurar a entrega da documentao de operao e manuteno.

Aps o trmino da fase de Pr-Operao & Partida de cada SOP pode existir ou no de acordo com o contrato um documento celebrado entre a Executante e a UIE/UN, caracterizando a concluso da fase e definindo as responsabilidades de cada um na fase seguinte.

8.2.5

Operao Assistida (Assistncia a Pr-operao & Partida)

A Operao Assistida tem incio a partir da transferncia para o operador do primeiro sistema operacional com a emisso do CCM, e encerra-se depois de transcorrido um perodo prestabelecido aps o trmino da transferncia do ltimo sistema operacional para a UN. A Operao Assistida deve estender-se at o fim do prazo contratual.

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

15

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


Diretriz para a Operao Assistida:

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

apoiar a operao, visando estabilidade e a segurana da Pr-operao, da Partida, da Operao e da subida de produo da instalao.

A Etapa de Operao Asssitida compreende a operao pela UEI/UN dentro dos prazos contratuais, com o apoio da Executante, visando a execuo dos testes de desempenho e emisso do Termo de Aceitao Final. Constituem atividades tpicas desta fase:

Realizao de testes de confiabilidade de sistemas em operao contnua; Eliminao de pendncias tipo B;

Aps o trmino da fase de Operao Assistida pode existir ou no de acordo com o contrato um documento celebrado entre a Executante e a UIE/UN, caracterizando a concluso da fase e definindo as responsabilidades aps esta fase.

8.3 DEFINIO DA DOCUMENTAO DE COMISSIONAMENTO

8.3.1

Manual do Comissionamento do Projeto

Documento de maior hierarquia do comissionamento que tem por objetivos definir e descrever: a) O escopo do comissionamento lista de sistemas (SOP) a serem comissionados e sua respectiva diviso em subsistemas (SSOP) a a Rede de Precedncia de SOP/SSOP. b) As responsabilidades dos envolvidos: UIE (aprovao e verificao do deste Plano de Comissionamento do Projeto); Executante (grupo de qualidade e do grupo de comissionamento) elaborao do documento.

O Manual de Comissionamento deve conter, no mnimo, os documentos a seguir:

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

16

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


DOCUMENTO Matriz de Responsabilidades

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

CONTEDO MNIMO Lista completa de produtos entregveis, atividades a serem realizadas e facilidades necessrias execuo do projeto junto com a indicao de responsabilidade por cada uma e em qual fase do comissionamento a atividade deve ocorrer. Cronograma contendo as datas e prazos previstos de realizao das principais atividades de comissionamento. Este cronograma dever ser integrado ao cronograma geral do Empreendimento e devera estar estruturado por SOP e Subsop e seguir a Rede de Precedncia. Documento bsico de acompanhamento do avano das atividades e de controle de valores, subdivididos conforme contrato e distribudos no tempo de acordo com o Cronograma Geral. Lista contendo todos os documentos que sero gerados pelo comissionamento ou para uso dele como: Procedimentos, Lista de SOP e Subsop, rede de prioridade, etc. Identificao e descrio dos Sistemas e Subsistemas que compem a unidade. Diagrama que apresente a seqncia de entrada em operao dos Sistemas/Subsistemas que compem a unidade, levando-se em conta sua dependncia funcional e a seqncia lgica de partida. Documento que define as atividades de preservao a serem executadas contendo as Tipo de atividades, periodicidade e rotinas a serem executadas. Devera conter as necessidades de energia eltrica e utilidades para execuo do comissionamento bem como o perodo em que deve estar disponvel. Deve conter medidas de segurana visando proteger os funcionrios durante os testes dos componentes da unidade, deve estar em sintonia com o Sistema de Permisso de trabalho da Unidade. Devera ser elaborado de acordo com as condies contratuais e deve estipular a quantidade de turmas, tipo de treinamento e quando sero executados. Deve conter a relao de fornecedores, pessoal e equipamentos com perodo e quantidade necessrios a atender o comissionamento Deve conter Histograma e organograma alem de descrio de como ser a estratgia de ataque aos servios de comissionamento.

Cronograma Geral de Comissionamento

EAP (Estrutura Analtica do Projeto) do Comissionamento Lista de documentos do Comissionamento Lista de Sistemas e Subsistemas Rede Precedncia de

Plano Preservao Listas Necessidades Utilidades

de

de de

Plano de Gesto de Energias

Plano Treinamento

de

Plano de Assistncia Tcnica Plano Mobilizao de

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

17

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

8.4 DESCRIO DAS ATIVIDADES DE COMISSIONAMENTO Os servios de comissionamento da unidade devero ser identificados e definidos j na fase de elaborao do projeto executivo e / ou na fase inicial de construo e montagem eletromecnica, antes, portanto do incio efetivo dos servios de campo das disciplinas. Caber Executante elaborar um Manual do Comissionamento, que conter a estratgia para a execuo das atividades de comissionamento, sob o aspecto de documentao e de execuo. A execuo das atividades aplicveis aos diferentes sistemas, em cada fase deve estar de acordo com as diretrizes tcnicas e compatveis com as prioridades de partida dos Sistemas e Subsistemas (rede de precedncia). A documentao de comissionamento deve ser confeccionada de forma que atenda as diferentes etapas do comissionamento (ver macro-fluxo) e deve comprovar a evoluo do comissionamento e a funcionalidade dos sistemas (CCM, ATF, TTAS-1, TTAS-2, TRD, etc). A preparao dos Procedimentos de Comissionamento deve levar em conta as exigncias do CONTRATO e seus Anexos, prticas reconhecidas de engenharia, prticas de boa indstria, padres existentes, a experincia do Executante, recomendaes do Contratante, fornecedores e Entidades Classificadoras. Para realizar as atividades de Comissionamento, devem estar disponveis todos os recursos necessrios tais como materiais, consumveis, produtos qumicos para limpeza, lubrificantes, primeiros leos de enchimento, peas sobressalentes (incluindo elementos de filtro), energia eltrica e de iluminao, combustvel, leo hidrulico, gs inerte, ar comprimido, gua doce, equipamento de combate a incndios, ferramental necessrio, instrumentos bem como a fora de trabalho para supervisionar o servio, incluindo assistncia tcnica do fornecedor que seja necessria. Os procedimentos de teste para cada sistema/subsistema (TAP Teste de Aceitao e Performance) devem ser completados e devem incluir, como mnimo, o seguinte: normas tcnicas, instrues, folhas de dados, desenhos, livros de registro a serem seguidos, parmetros a serem medidos, simulaes a realizar, valores mximo e mnimo permitidos, instalao temporria de instrumentos e utilitrios e mo-de-obra especializada requerida para a realizao dos testes. A Executante dever elaborar documentos tcnicos (exemplo: P&ID) com as identificaes dos sistemas operacionais (SOP) fixando o limite de bateria de cada SOP, de sub-sistemas operacionais (SSOP), contendo: identificao de linhas, equipamentos, instrumentos e quadro resumo de todos os itens que compem o sub-sistema. A Executante dever elaborar as folhas de verificao de itens (FVI) dos servios de campo, aplicvel a cada item comissionvel (equipamentos, instrumentos e componentes), que compe as unidades e interligaes. A Executante dever elaborar as Folhas de Verificao de Malha (FVM) caracterizando-se os servios de campo, aplicvel a cada malha, identificando as interligaes (eltricas, de

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

18

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

instrumentao, eletrnicas, hidrulicas, pneumticas e de tubulaes, telecomunicaes, automao). A Executante dever elaborar os procedimentos ou planos especificos para as atividades de comissionamento. A Executante dever elaborar os relatrios especificos de todas as atividades a serem efetuadas nas fases do comissionamento. A Executante dever usar um Sistema Informatizado (software) definido no contrato (pode ser fornecido pela UIE/UN) destinado ao gerenciamento das atividades de Comissionamento exigido para cada sistema. Este software dever gerenciar as informaes dos itens comissionveis, contendo informaes de identificao do item e histrico das atividades de comissionamento a que foi submetido, inclusive a preservao. Cada item comissionvel identificado por um TAG e vinculado a um subsistema e sistema aos quais pertence e caracterizado por um conjunto padronizado de dados tcnicos, de acordo com sua natureza. medida que o comissionamento evolui, todas as atividades efetuadas sobre aquele item (ou subsistema ou sistema) devero ser registradas, juntamente com os respectivos resultados.

9. REQUISITOS DE SMS 9.1 Todos os profissionais envolvidos nas atividades a executar devem estar capacitados e treinados nos aspectos de SMS relacionados. Antes de iniciar os trabalhos, verificar os procedimentos de SMS especficos. Todas as atividades de servios sero precedidas de Anlise Preliminar de Risco (APR); Anlise de Segurana da Tarefa (AST) e o Levantamento de Impactos Ambientais das atividades a serem desenvolvidas.

9.2 9.3

Nota 1: Verificar a necessidade de PT Permisso de Trabalho ou PTT Permisso de Trabalho Temporria. Nota 2: Em caso de mudanas de pessoas, materiais, equipamentos e ou processos, revisar a APR e a AST. Nota 3: Sinalizar e isolar a rea de desenvolvimento da atividade quando esta oferecer riscos. 9.4 Todos os dias devem ser realizados o DDSMS (Dilogo Dirio de Segurana, Meio Ambiente e Sade) focados nas atividades do dia, preferencialmente incidentes relativos aquelas atividades e registr-los. As ferramentas e equipamentos a serem utilizados devem ser inspecionados diariamente e devem estar em bom estado de conservao, antes de iniciar as atividades. Verificar se os acessos, andaimes e iluminao so suficientes e adequados ao trabalho, assim como os trabalhos em paralelo (simultneas e/ou sobrepostas) no oferecem riscos segurana.

9.5

9.6

PROCEDIMENTO
TTULO:

PR0000.00-0000-970-GKY-003
FOLHA

REV.

A 19

19

de

PROCEDIMENTO GERAL DE COMISSIONAMENTO


9.7

CORPORATIVA ENGENHARIA/AG/ NORTEC-GC

Utilizar os EPCs e EPIs necessrios e indicados para a execuo dos servios e seguir sempre as orientaes de SMS. As sobras de materiais, peas e ferramentas devem ser recolhidas no trmino da jornada diria de trabalho (ou no trmino da atividade), deixando a rea limpa e em ordem. A segregao dos resduos gerados deve ser realizada atravs da coleta seletiva, conforme prescrito no PDRE (Plano Diretor de Resduos e Efluentes da empresa). Para utilizao de produtos qumicos, disponibilizar e atender a FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos) e armazenar adequadamente conforme disposies indicadas.

9.8

9.9

9.10 Em caso de acidentes (segurana e meio ambiente), comunicar imediatamente a superviso e proceder de acordo ao Plano de Emergncia da obra.

10. REGISTROS . No h registros.

11. FIGURAS No h figuras citadas neste procedimento

12. ANEXOS No h anexos.

Das könnte Ihnen auch gefallen