Sie sind auf Seite 1von 6

Princpios Ambientais Introduo O maior desafio, quando se trata de discutir a questo ambiental, o de combinar o crescimento econmico com a preservao

o ambiental. Metas ambientais esto cada vez mais presentes nas agendas polticas dos pases, princ ipalmente daqueles com maior importncia mundial, salvo raras excees, como exemplo m aior os Estados Unidos da Amrica - EUA. O Brasil, por sua vez, possui uma legislao ambiental bastante avanada no contexto d os pases em desenvolvimento, traduzindo uma crescente preocupao com o meio ambiente e a percepo de que o crescimento futuro depender das condies ecolgicas preservadas. Buscaremos neste pequeno estudo apresentar os principais princpios ambientais e c omo estes auxiliam a preservao ambiental, uma vez que estes so as colunas estrutura is do edifcio chamado Direito. Princpios Noo de Princpios Princpios so as regras jurdicas basilares de um sistema, que lhe apontam o rumo a s er seguido e que guiam interpretao e aplicao das demais normas jurdicas.

As normas constitucionais so dotadas de diferentes graus de eficcia e a sua existnc ia e aplicao obedecem a uma hierarquia no sistema constitucional. Essa estrutura d a Constituio se apia justamente nos seus princpios fundamentais, e nenhuma norma est autorizada a violar os alicerces desse edifcio jurdico, sob pena deste desmoronar. E mesmo os diversos princpios guardam relao de subordinao entre si, onde os princpio maiores ditam as diretrizes para os menores, harmonizando todo o sistema jurdico -constitucional. Princpios ambientais Preveno ou Precauo:

Este verdadeiramente o maior e o mais importante princpio do ordenamento jurdico a mbiental, visto que, parte do pressuposto incontestvel de que a preveno o grande ob jetivo de todas as normas ambientais, pois, uma vez desequilibrado o meio ambien te, a reparao ou a recomposio , na maior parte das vezes, difcil, ou praticamente imp ssvel torn-la a quo, podendo os efeitos serem apenas amenizados, isto , restaurar p arcialmente na medida do possvel. In dudio pro natura: uma regra fundamental de interpretao da legislao ambiental, que leva para a preponde rncia do interesse maior da sociedade em detrimento do interesse individual e men or do empreendedor ou de um dado projeto. Na duvida em relao a uma deciso que poder afetar o meio ambiente de forma extremamen te prejudicial, devemos optar a no executar a ao. Equivalncia ou equilbrio:

Conhecido tambm como princpio do custo/benefcio, aquele pelo qual devem ser pesadas todas as implicaes de uma interveno no meio ambiente, buscando-se adotar a soluo que melhor concilie um resultado globalmente positivo. O melhor exemplo disso o desm atamento de uma rea para que se possa construir uma vila popular. O que fazer: pr

eservar a vegetao nativa ou desmatar para se construir casas para habitao. Publicidade e participao popular: Importante afirmar que no se pode admitir segredos em questes ambientais, pois afe tam a vida de todos. Tudo deve ser feito, principalmente, pelo Poder Pblico, com a maior transparncia possvel, de modo a permitir a participao na discusso dos projeto s e problemas dos cidados de um modo geral. Cooperao: Significa dizer que todos, tanto o Estado quanto a sociedade, atravs de seus ente s e organismos, devem colaborar para a implementao da legislao ambiental, pois este no s papel do governo ou das autoridades, mas de cada um e de todos ns. onde o Esta do tem a obrigao de fiscalizar e punir, mas em contra partida a sociedade tem a ob rigao de auxiliar a fiscalizao enfatizando a obrigao de no poluir o meio ambiente. Poluidor-pagador:

O princpio do poluidor-pagador, expressamente agasalhado pelo art. 225, 3, da Cons tituio Federal, cuja influncia no Direito Tributrio de extrema importncia para a gra uao do tributo, conforme o ndice de poluio provocado em razo do produto propriamente ito (no biodegradvel) ou mesmo seu processo de fabricao (dificuldade de reintegrao do resduos ao meio).

Existem duas facetas do princpio do poluidor-pagador. Num sentido impositivo o pr incpio no significa o dever estatal de cobrar do poluidor (no caso, tributar) cont ribuies pblicas em funo de sua atividade objetivamente poluidora de forma a faz-lo ar ar com o custo dos servios pblicos gerais ou especficos necessrios preservao e recu ao ambiental. Nesta perspectiva, o princpio se adequou tributao fiscal.

Em sentido oposto, sentido este seletivo, o princpio determina prioritariamente a o Poder pblico que gradue a tributao de forma a incentivar atividades, processos pr odutivos ou consumos ecologicamente corretos , e desestimulando o emprego de tecnol ogias defasadas, a produo e o consumo de bens. que a tributao ordinatria propicia re uo da dualidade da sociedade e das economias pouco desenvolvidas. Funo scio-ambiental da propriedade: A funo social da propriedade a idia central que confere coerncia e racionalidade ao sistema de atos normativos e administrativos que visam a organizao conveniente dos espaos habitveis. Funo social da propriedade consiste no fato de que deva ela cumpr ir o destino economicamente til, produtivo, de maneira a satisfazer as necessidad es sociais atingveis em sua espcie.

Nesse sentido, pode-se fazer uma primeira afirmao de que a funo social da propriedad e tomada como necessidade de que o uso da propriedade responda a uma plena utili zao, otimizando ou tentando otimizar os recursos disponveis em mos dos proprietrios o u possuidores. Num segundo sentido possvel concluir que a expresso funo social da p riedade pode ter seu contedo vinculado a objetivos de justia social; vale dizer ai nda, comprometido com o projeto de uma sociedade mais igualitria ou menos desequi librada, de forma a proporcionar ampliao de oportunidades a todos os cidados indepe ndentemente da utilizao produtiva que porventura j esteja tendo. A propriedade deve ser usada de forma social, isto , pela sociedade, mas de forma no prejudicial ao meio ambiente. Uma vez que o direito a propriedade garantido p ela constituio de 1988 em seu art. 5, XXXII. Em uma abrangncia simples a propriedade compreende-se no somente no direito de usa r, gozar e dispor da coisa, mas tambm no direito de reivindicar a coisa de quem i

njustamente a possua, onde o direito de uso consiste em alcanar da coisa as utili dades por ela oferecidas sem alterao de sua substncia. A fruio ou gozo, por sua vez, denota tirar da coisa os proveitos que ela pode prop orcionar, assim como alugar um imvel ou um automvel e deles receber os alugueis co rrespondentes. Progressividade: Muito utilizado para o atendimento da funo social da propriedade, o princpio da pro gressividade do tributo consiste no aumento gradual de alquotas, na medida em que se expande a base tributvel (como regra geral, a base imponvel sempre compatvel co m as possibilidades econmicas do contribuinte - paga mais quem possui mais bens) ou consoante o atendimento das exigncias que emanam da sociedade no momento histri co vivido. Um bom exemplo de aplicao da progressividade tributria o artigo 47 da Lei n. 10.257/ 01, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio, na medida em que prev a dif erenciao dos tributos sobre imveis urbanos, bem como das tarifas relativas a servios pblicos urbanos, conforme o atendimento do interesse social . Sob o prisma ambientalstico, pode-se justificar a implementao da lei nas normas de zoneamento urbano, estimulando a ocupao do solo em classes homogneas (reas: industri ais, residenciais, comerciais) de modo a facilitar o controle das externalidades negativas, no desconto sobre o valor do IPTU, para o indivduo que possuir espcie nativa em sua propriedade, e em outras hipteses congneres, desde que munidas de pr opsitos preservacionistas. Seletividade e Essencialidade: Outra proteo ao equilbrio ambiental pode ser ofertada pelos critrios da seletividade da essencialidade , que apesar de velhos conhecidos do Direito Tributrio, passam a ser redimensionados em razo do bem jurdico tutelado (in casu o meio ambiente ecolo gicamente equilibrado). Tributo seletivo aquele cujas alquotas so diferenciadas em funo do objeto constante da hiptese de incidncia. Aqui no importa o contribuinte, mas, to somente, as caracte rsticas do bem ou servio a ser tributado.

A fixao das alquotas do tributo com funo ecolgica deve se pautar, por analogia, no pr ncpio (ou sub-princpio) da essencialidade , pelo qual o produto ter uma cobrana fiscal mais ou menos acentuada de acordo com a necessidade de consumo que o mesmo exerc e sobre a populao em geral (produtos com matria prima base de fumo, por exemplo, po ssuem alquota mais alta do que o acar).

E em caso inverso, os produtos que favoream o controle da poluio (biodegradveis, pro duzidos de forma orgnica, etc.), devem ter uma alquota proporcional preservao auferi da. Afinal, o Estado estimula a produo , o que se procura coibir a desvinculao desta m a sustentabilidade do crescimento econmico obtido.

Com a utilizao do princpio da seletividade em prol do ambiente, o particular se ver estimulado produo de bens dentro de um padro sustentvel, e aquele que no se enquadra nas condies exigidas pela norma jurdica, sofrer, por via inversa, uma onerao tribut . Princpios internacionais ambientais A Declarao do Meio Ambiente, adotada pela Conferencia das Naes Unidas, em Estocolmo, em junho de 1972, firmou 26 princpios fundamentais de proteo ambiental, que influra m na elaborao do capitulo do meio ambiente da Constituio Brasileira de 1988.

Destacam-se como pontos principais desses princpios internacionais, a responsabil idade especial que o Homem tem em preservar e administrar prudentemente o patrimn io natural, este representado pela flora e pela fauna silvestre, bem como pelo s eu habitat, e ao se planejar o desenvolvimento econmico deve atribuir-se uma impo rtncia especifica a conservao da natureza. A fim de executar uma administrao mais racional dos recursos naturais e melhorar, assim, as condies ambientais, os Entes (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) deveriam adotar um enfoque integrado e coordenado entre si, a fim de proteger e melhorar o meio ambiente em benefcio da populao presente e futura. Os Entes devem ser os responsveis pela tarefa de planejar, administrar e controlar a utilizao dos recursos. As Naes tem direito soberano de explorar os seus recursos de acordo com a sua polti ca ambiental e tem a obrigao de se assegurar de que as atividades levadas a cabo d entro de suas jurisdies ou sob seu controle no prejudiquem as outras Naes. Concluso No podemos apenas considerar este ou aquele princpio, mas todos de uma forma geral e uniforme, uma vez que todos os princpios so a base, o rumo a ser tomado em relao preservao do meio ambiente. Contudo se houver a necessidade de escolhermos um dos princpios como o fundamenta l isto , o principal , devemos escolher no apenas um, mas sim dois dos princpios ambie ntais descritos - o princpio da Preveno e o princpio do In dudio pro natura - e veja mos o porqu:

Devemos prevenir os desastres ambientais antes mesmo que eles aconteam e em caso de dvidas entre a meio ambiente saudvel e o desenvolvimento desequilibrado e prejudi cial devemos sempre fazer a opo pelo meio ambiente, pois no s a vida das geraes pre tes que est em questo, mas a vida das futuras geraes e sem o meio ambiente saudvel no haver geraes futuras. Ambos os princpios supramencionados devem sempre orientar, o interprete do Direit o Ambiental e tambm os defensores do meio ambiente. Bibliografia ANGRELLI, Vanuza Murta. Coletnia de legislao ambiental, vols. 1 e 2, Rio de Janeiro : Livraria Freitas Bastos 2005. ANTUNES, Paulo de Bessa. Curso de direito ambiental: doutrina, legislao e jurispru dncia, 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar 1992. CARVALHO, Carlos Gomes de. Legislao ambiental brasileira, vols. 1, 2 e3, 2 ed. Camp inas SP: Millennium 2002. CARRAZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributrio, 13 ed. So Paulo: Malheiros 1999. FIORILLO, Celso A. Pacheco; RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de direito ambient al e legislao aplicvel, 2 ed. So Paulo: Max Limonad 1999. FIORILLO, Celso A. Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro, 6 ed. So Paulo: Saraiva 2005. JUNGSTEDT, Luiz Oliveira Castro. Direito ambiental, 2 ed. Rio de Janeiro: Thex 20 02.

MACHADO, Paulo Afonso L. Direito ambiental brasileiro, 13 ed. So Paulo: Malheiros 2005. MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura de. Meio ambiente direito e dever fundamental, Porto Alegre: Editora do Advogado 2004. MILOR, Edis. Direito do ambiente, 4 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais 2005. MORAES, Luis Carlos Silva de. Curso de direito ambiental, So Paulo: Atlas 2002. NORMAS para apresentao de documentos, vols. 2 e 7. Curitiba: UFRP 2001. PRADO, Luiz Regis. Direito Penal do ambiente, So Paulo: Revista dos Tribunais 200 5. PETERS, Edson Luiz; PIRES, Paulo de Tarso de Lara. Manual de direito ambiental, 2 ed. Curitiba: Juru 2002. SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional, 4 ed. So Paulo: Malheiros 2 002. SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de direito ambiental, 2 ed. So Paulo: Saraiva 2003.

RIO Quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernament al sobre Mudanas Climticas (IPCC, na sigla em ingls), da Organizao das Naes Unidas ( ), alertaram para o possvel agravamento sobre o clima com a entrada em vigncia da atual verso do Cdigo Florestal aprovada pela Cmara. Segundo eles, o aumento da presso sobre as reas de florestas comprometer os comprom issos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferncia de Copenhague, de diminuir em at 38,9% a emisso de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amaznia at 2020. Os cientistas, que so ligados Coordenao de Programas de Ps-Graduo de Engenharia da versidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), falaram sobre o assunto durant e um seminrio que abordou as concluses de um relatrio do IPCC sobre energias renovve is, realizado na ltima quinta-feira. Para a cientista Suzana Kanh, as posies internacionais assumidas pelo pas sero preju dicadas, se o Senado no mudar o texto do cdigo aprovado pela Cmara ou se a presiden ta da Repblica, Dilma Rousseff, no apresentar vetos. O impacto do cdigo muito grande , na medida em que o Brasil tem a maior parte do compromisso de reduo de emisso lig ada diminuio do desmatamento. Qualquer ao que fragilize esse combate vai dificultar bastante o cumprimento das metas brasileiras , afirmou. A cientista alertou que haver mudanas climticas imediatas no Brasil e na Amrica do S ul com o aumento da derrubada de florestas para abrir espao agricultura e pecuria, como vem ocorrendo no Cerrado e na Amaznia. Com o desmatamento, h o aumento da lib erao de carbono para a atmosfera, afetando o microclima, influindo sobre o regime de chuvas e provocando a eroso do solo, prejudicando diretamente a populao . O cientista Roberto Schaeffer, professor de planejamento energtico da Coppe, diss e que a entrada em vigor do Cdigo Florestal, como aprovado pelos deputados, poder prejudicar o investimento que o pas faz em torno dos biocombustveis, principalment e a cana, como fontes de energia limpa. Hoje os biocombustveis so entendidos como u ma das alternativas para lidar como mudanas climticas. No momento em que o Brasil flexibiliza as regras e perdoa desmatadores, isso gera desconfiana sobre a maneir a como o biocombustvel produzido no pas e se ele pode reduzir as emisses [de GEE] c

omo a gente sempre falou , disse. O gegrafo Marcos Freitas, que tambm faz parte do IPCC, considerou que o debate em torno do cdigo deveria ser mais focado no melhor aproveitamento do solo, principa lmente na revitalizao das reas degradadas. O Brasil tem 700 mil quilmetros quadrados de terra que j foi desmatada na Amaznia, e pelo menos dois teros degradada. Se o cdi go se concentrasse nessa terra j seria um ganho, pois evitaria que se desmatasse o restante. A rea de floresta em p a que preocupa mais. Pois a tendncia, na Amaznia, a expanso da pecuria com baixa rentabilidade , afirmou.

Para ele, haver impactos no clima da regio e do pas, se houver aumento na devastao da floresta decorrente do novo cdigo. Isso preocupante, porque a maior emisso [de GEE ] histrica do Brasil, em nvel global, tem sido o uso do solo da Amaznia, que respon de por cerca de 80% de nossas emisses. Nas ltimas conferncias [climticas], ns samos b m na foto, apresentando cenrios favorveis reduo no desmatamento na regio. Agora h u preocupao de que a gente volte a nveis superiores a 10 mil quilmetros quadrados por ano . A possibilidade de um retrocesso ambiental, se mantida a deciso da Cmara sobre o cd igo, tambm foi apontada pelo engenheiro Segen Estefen, especialista em impactos s obre os oceanos. Foi decepcionante o comportamento do Congresso, uma anistia para quem desmatou. E isso impunidade. Uma pssima sinalizao dos deputados sobre a serie dade na preservao ambiental. Preponderou a viso daqueles que tm interesse no desmata mento. Isso sempre muito ruim para a imagem do Brasil , disse. O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli, enviou uma carta presidente Dilma Rousseff, sugerindo que ela vete parte do cdigo, se no houver mudanas positivas no Senado. Se cretrio executivo do Frum Brasileiro de Mudanas Climticas, Pinguelli alertou para a dificuldade do pas cumprir as metas internacionais, se no houver um freio devastao a mbiental.

O problema o aumento do desmatamento em alguns estados, isso um mau sinal. Com a aprovao do cdigo, poderemos estar favorecendo essa situao. Seria possvel negociar, be eficiando os pequenos agricultores. Mas o que passou muito ruim , afirmou Pinguell i, que mantm a esperana de que o Senado discuta com mais profundidade a matria, pod endo melhorar o que foi aprovado na Cmara. Tags: cdigo, florestal

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou aumento das reas des matas na Amaznia, se comparados os meses de junho de 2010 e 2011. Os dados foram divulgados nesta tera-feira (2), e constam no relatrio do sistema de monitoramento de Desmatamento em Tempo Real da Amaznia Legal (Deter). O total de 312,69 km de floresta sofreram corte raso ou degradao progressiva no ms d e junho deste ano.

Das könnte Ihnen auch gefallen