Sie sind auf Seite 1von 24

O problema (a) Por Elsio Macamo* Estou com problemas de tempo.

Para no deixar o blogue completamente abandonado, vou republicar algumas postagens antigas de carcter metodolgico. Por alguma razo relacionada com a minha incompetncia informtica essas postagens desapareceram do blogue. Os ltimos noticirios sobre o pas do conta de crimes espectaculares que comprometem a imagem da nossa polcia de forma muito sria. A minha reaco, como alis a reaco de qualquer moambicano que se preze, de frustrao e raiva. Contudo, como estudantes do fenmeno social devemos superar essas emoes e tentar perceber o que se est realmente a passar. H o crime, por um lado, e o que se faz para o conter, por outro lado. O nosso problema como cientistas sociais no propriamente o crime, mas o que se est a fazer para o conter. Ou melhor: o que se no est a fazer.

Nestas postagens tapa-furos vou abordar estas questes numa perspectiva metodolgica em jeito de convite a todos para tentarmos formular os nossos problemas. Os exemplos que dou nos textos referem-se aos assuntos predominantes na altura em que os escrevi. Contudo, penso que eles ajudam a perceber o objectivo dos textos. A nossa salvao o pensamento crtico. Pensar di, mas no h alternativa.

Tenho dito e escrito que a maior contribuio que a sociologia pode fazer sociedade, poltica e economia consiste em formular problemas. Tenho conscincia de que nunca consegui convencer ningum a este respeito. Mesmo os estudantes aceitam esta mxima por convenincia acadmica notas! Reconheo, claro, que esta ideia no incontroversa. Na verdade, ela entra em dissonncia com uma ideia mais ou menos positivista, segundo a qual a funo da actividade cientfica devia ser de ajudar na resoluo de problemas. A ideia de uma cincia positiva vem justamente da: atravs do conhecimento positivo seremos capazes de tornar o mundo num lugar mais agradvel. Podia insistir sobre este ponto para procurar descrever uma linha genealgica entre o positivismo e o totalitarismo. No o vou fazer para no misturar assuntos. Fico apenas pela minha prpria convico. O que significa, ento, dizer que a sociologia formula problemas? Bom, isso significa que no damos as coisas por adquirido, somos crticos e exercemos o nosso dever cvico brilhantemente resumido por Carlos Serra como a recusa de aceitar verdades simples. Na realidade, um dos nossos maiores problemas (!) em Moambique j escrevi sobre isto de procurar sempre por solues quase que como reflexo para problemas mal definidos ou que ainda nem foram formulados: vamos combater a corrupo! Vamos eliminar a pobreza! Vamos acabar com a criminalidade! Vamos reduzir os ndices de infeco do HIV! Vamos acabar com a intolerncia! Vamos promover a Unidade Nacional!

aqui onde residem, talvez, algumas dificuldades dos socilogos ainda em formao ou que se encontram j a trabalhar. Dos estudantes tenho recebido pedidos de apoio na formulao da tese; dos que esto a trabalhar recebo solicitaes para ajudar a abordar o problema sociologicamente. Trata-se de duas faces da mesma moeda. Tanto num como no outro caso, o desafio central de formular um problema. Ou por outra, onde est o problema? Qual o problema? Porque o problema um problema? Que razes temos ns para supor que estejamos perante um problema? problema para quem exactamente? Como que o problema se articula com outros problemas ou mesmo solues? Vamos ser mais prticos. No ano passado, o Ministrio do Comrcio convocou os proprietrios de bombas de combustvel para discutir a questo da venda de bebidas alcolicas. A ideia do Ministrio at era de proibir a venda. Apoiava-se nos elevados ndices de acidentes de viao no pas para dizer que a proibio poderia contribuir para a reduo desses acidentes. Suponhamos que o Ministro tivesse pedido ao seu assessor socilogo para propor solues ao problema, o que diria ele? Iria o socilogo (ou sociloga, subentenda-se) fazer o mesmo que o Ministro fez e mandar proibir a venda? Iria ele propor campanhas de sensibilizao dos automobilistas? Iria ele sugerir a compra pela polcia de trnsito de aparelhos de deteco de lcool? Como que o nosso socilogo iria abordar o problema sociologicamente? J agora, de que maneira que esta questo poderia ser transformada num trabalho de tese?

O socilogo iria, em primeiro lugar, desconfiar. Ele iria procurar saber se entendeu o problema. Qual o problema? O Ministrio do Comrcio pareceu estar a sugerir uma relao entre a venda de bebidas alclicas nas bombas de combustvel e o nmero de acidentes de viao no pas. uma hiptese clssica: quanto mais lcool for vendido nas bombas de combustvel, maior ser o nmero ou a frequncia de acidentes de viao. Temos duas variveis em relao causal: venda de lcool e nmero de acidentes. Est claro este problema? evidente que no! H vrias inferncias que so feitas: (1) As pessoas que compram lcool nas bombas de combustvel, consomem-no logo ali, entram no carro e pufff! (2) as pessoas que compram lcool nas bombas de combustvel compramno em quantidades suficientemente grandes para ficarem de tal maneira grossas que perdem o controlo do carro; (3) os acidentes que se verificam em Maputo resultam da conduo em estado de embriagus; (4) essa embriagus vem de lcool comprado em bombas de combustvel; (5) todos os acidentes que ocorrem em resultado de conduo em estado de embriagus precisam necessariamente de ser reduzidos; e por a fora. Deixo como trabalho de casa imaginao de cada um de ns prosseguir com as inferncias. So muitas, vo ficar espantados! O socilogo iria, em segundo lugar, interrogar esta formulao do problema. Existem provas que fundamentam esta hiptese? Aproveito este ponto da discusso para chamar ateno para um aspecto muitssimo importante, frequentemente discurado por muitos de ns: a formulao de um problema (no Ministrio ou na faculdade)

no coisa que se faa sombra de uma accia na base de cogitao. No se faz na praia, no cabelereiro ou na barraca. Muito menos se faz perguntado simplesmente ao supervisor. um trabalho de investigao! preciso informar-se, obter dados, ler relatrios sobre problemticas idnticas, entrevistar pessoas, observar o comportamento das pessoas, etc. O que dizem as estatsticas dos servios de viao do Ministrio do Interior? Quais so as quantidades de lcool vendidas pelas bombas de combustvel? Chegam mesmo para justificar a inferncia? Quando que se compra mais lcool nas bombas? Os acidentes verificam-se nesses dias? Quem compra lcool? Homens? Mulheres? Jovens do sexo masculino? Feminino? Nacionais? Estrangeiros? Gente de Maputo? De fora? Onde se verificam os acidentes? Perto das bombas? Em que tipo de estradas? A que horas do dia ou da noite? Que tipo de viaturas esto envolvidas? Que tipo de acidentes so? Atropelamentos? Choques? Derrapagens? Aqui tambm deixo como trabalho de casa imaginao de cada um de ns formular mais perguntas necessrias compreenso da dimenso do problema. H mais, no duvidem! O socilogo iria, em terceiro lugar, partir da resposta a estas perguntas todas para as solues. bem provvel que a proibio se afigure, realmente, como a melhor soluo para o problema se, de facto, o problema se apresentar dessa maneira. Mas tambm possvel chegar concluso de que o problema no do lcool vendido nas bombas de combustvel, mas sim do tipo de pessoas que vo l comprar o lcool. Se no for nas bombas de combustvel

vai ser noutro stio. O Ministro vai tambm proibir? A soluo, nesse caso, seria, talvez, de fazer uma daquelas famosas campanhas de sensibilizao dos automobilistas, tipo cartazes publicitrios com dizeres conduzir sbrio maningue naice ou conduzir sbrio que est a dar ou ainda pode ser a nossa cerveja, nossa maneira, mas a morte a mesma. Isto que fazer sociologia. FORMULAR PROBLEMAS! Mais uma vez, dem largas imaginao e vero que h vrias formulaes possveis do problema. No o lcool, mas e sim as estradas, os sinais de trnsito, o estado mecnico das viaturas,... A reflexo ainda no terminou, mas j vai longa como introduo. Vou continuar numa outra altura com alguns subsdios sobre como lidar com esta problemtica como trabalho de tese: Como formular questo de partida? Hipteses? Operacionalizao? Trabalho de campo? Tese? Interpretao? Teoria, ah, a teoria! Qual o quadro terico que posso usar para este problema str?

O problema (b) Quando escrevia que a identificao de uma abordagem

sociolgica de um problema e a elaborao de uma tese so duas faces da mesma moeda, queria dizer que, na essncia, o desafio o mesmo. Formular um problema significa estabelecer uma relao entre duas variveis ou, para ser mais geral e menos tcnico, entre dois conceitos. Vimos o problema da venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel e o nmero de acidentes de viao. H

vrios outros problemas que poderamos imaginar. Na recente iniciativa presidencial sobre o HIV houve grupos cvicos que formularam o problema da indumentria feminina e o aumento dos ndices de infeco; o Conselho Superior da Comunicao Superior, a propsito da publicao das caricaturas de Maom pelo jornal Savana, formulou o problema da violao da lei de imprensa e a inviabilizao do projecto de unidade nacional. Como podem ver, sempre conceito em relao a outro conceito. Isto no quer dizer que a relao seja sempre causal. Podemos tambm estabelecer relaes em que os dois conceitos se influenciam mutuamente ou relaes em que os conceitos juntam foras para ir influenciar outros conceitos. Mais detalhes sobre este assunto podem ler no livro A leitura sociolgica (2004, Imprensa universitria, Maputo) por mim organizado. No artigo anterior concentrei a minha ateno sobretudo na forma como um socilogo fora da universidade deve encarar as tarefas que lhe so colocadas. Ele tem que formular o problema por si prprio e no se dar por satisfeito pela formulao que outros fizeram. No fundo, esta atitude no diferente daquela que um estudante de sociologia deve assumir ao formular o seu projecto de tese. A pergunta a mesma: qual o problema? O trabalho acadmico difere do desafio profissional porque o acadmico tem que tornar mais explcitos os seus pressupostos tericos. Ou por outra, o que mais interessa num trabalho de tese pelo menos para mim como supervisor no so os resultados, mas sim a demonstrao, pelo estudante, da sua capacidade de observar

procedimentos sistemticos na sua elaborao. Algum me pode dizer, por exemplo, como concluso do seu trabalho de tese, que a corrupo est a comprometer o desenvolvimento de Moambique. Contudo, se eu no puder ver como que esse estudante chegou a essa concluso, no posso aceit-la. Eis aqui, por acaso, uma diferena entre a cincia e a superstio: os procedimentos da cincia reclamam-se transparentes! verdade que alguns de ns teimamos em fazer cincia como se estivssemos a fazer superstio, mas isso no significa que as coisas sejam, na sua essncia, assim mesmo. A este propsito vejam, por favor, o declogo do cientista social preparado por Carlos Serra. No ano passado, houve pessoas no Xai-Xai que me disseram que havia pessoas que voavam. Deram como exemplo o caso de uma senhora encontrada nua e estatelada numa rvore, de madrugada. Escusado ser dizer que nenhuma dessas pessoas que me contou a ocorrncia vira a tal senhora: ouviu de fonte digna de confiana que viu com os prprios olhos. Isso at nem interessa. Porqu a suposio de que essa senhora teria voado? A resposta de que as bruxas voam, que essa senhora esgotou a poo mgica que lhe permitia voar por razes ainda desconhecidas, e que normalmente voam nuas. S acredita nisto quem quer acreditar. Na cincia, contudo, precisamos de muito mais do que a simples vontade de querermos acreditar. aqui onde os conceitos desempenham um papel extremamente importante na elaborao de um trabalho acadmico. J vimos que opomos dois conceitos. O que significam, porm, esses conceitos? Voltemos ao exemplo do lcool

e acidentes: o que significa venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel? e acidentes de viao? Basta olhar apenas para a quantidade global de bebidas alcolicas vendidas pelas bombas ou tenho ainda que ver quem compra, quando, que tipo de bebida e com que fim? Igualmente, basta olhar apenas para os acidentes que se registam em Maputo ou ento tenho tambm que ver se esses acidentes envolvem pessoas embriagadas, pessoas que compraram a bebida nas bombas, tipo de acidente, etc.? Quando que estou a falar de venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel ou de acidentes de viao quando estou a falar de venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel ou de acidentes de viao? aqui onde o trabalho acadmico se torna interessante. No aconselhvel formular problemas na base de conceitos vagos. preciso defini-los, condio essencial da sua operacionalizao, mesmo para aqueles que tendem para o trabalho qualitativo. na reflexo sobre o sentido dos conceitos onde encontramos subsdios para a interrogao do que nos sugerido como problema, como tambm elementos para a clarificao da nossa questo de partida. Se no meu trabalho preliminar de clarificao de conceitos chego concluso de que h bombas de combustvel que vendem mais lcool que as outras, e que nem por isso h um grande envolvimento das pessoas que compraram das lderes do mercado em acidentes de viao, posso, com toda a propriedade, colocar uma questo de partida: ser que o tipo de clientes que uma determinada bomba de combustvel tem explica a relao entre venda de bebidas

alcolicas e acidentes de viao? Afinal, bem possvel que no seja s o consumo de lcool que conduz aos acidentes, mas sim o tipo de pessoas que consome lcool. Alguns engraadinhos vo, de certeza, perguntar que diferena isso faz? Em minha opinio muita. Se calhar a soluo no de proibir a venda, mas sim de trabalhar com o tipo de pessoas vulnerveis ao consumo descontrolado do lcool. Quem sabe, se calhar trata-se de maridos ou esposas abandonados que vo afogar as suas amarguras no lcool, de preferncia noite, longe dos olhares dos demais familiares e em stios onde so annimos. Quem sabe? O socilogo nunca sabe, curioso, informa-se, certifica-se, desconfia. Portanto, no basta estabelecer uma relao entre dois conceitos isto , formular uma hiptese preciso tambm formular uma questo. Na verdade, a partir dessa questo que podemos formular hipteses claras e exequveis. No fundo, elaborar uma tese consiste em formular uma questo de pesquisa que nos permite formular hipteses. Essas hipteses so uma espcie de trabalho de casa. Elas orientam-nos para o tipo de informao que precisamos de recolher para podermos responder nossa pergunta. Este reparo dme a oportunidade de chamar a ateno de alguns de ns para algo que tenho visto com certa frequncia. Algumas pessoas usam o princpio do operrio que s tem uma ferramenta: o martelo. Para ele todos os problemas so um prego. Isso no correcto. Depois de elaborar as hipteses no coloco a pergunta que toda a gente instintivamente coloca de saber, nomeadamente, como elaborar o guio de entrevistas.

Tenho primeiro que olhar para as minhas hipteses: Que tipo de informao que elas exigem? Onde e como posso obter essa informao? Lendo relatrios oficiais? Abancando numa bomba e ficando a piar o movimento? Falando com pessoas? Que pessoas? Falando o qu? A entrevista no o nico mtodo nossa disposio para a recolha de dados. H trabalhos que no precisam de entrevistas. Mesmo os que precisam, no precisam de 30, 50, 70 ou 100. Podem s precisar de 10. Tudo depende das hipteses e da questo que se pretende responder! Aqueles que fazem sociologia automaticamente que nos do mau nome por a. preciso reflectir, sempre, sem parar, a cada passo. Sei que ainda no esgotei o tema. Ainda falta falar sobre a famosa perspectiva terica. Fica para a prxima. Enquanto isso, porm, vo formulando questes e hipteses em torno deste problema. Acima de tudo, peguem nestes subsdios e comecem a interpelar o crime no nosso pas. O que significa polcia no nosso contexo? O que significam afirmaes como o crime est a aumentar no pas?, a polcia ineficiente, o ministrio do interior no aguenta com isto, etc.? que relaes esto a ser estabelecidas e que sustento emprico que podem ter? O problema (c) Que quadro terico? Esta a grande pergunta de qualquer estudante de sociologia empenhado na elaborao da sua tese. Posso utilizar a teoria de Goffman para analisar esta problemtica? Ou a teoria da excluso social? O meu problema no ter ainda quadro terico, dizem alguns. A minha caixa de correio est cheia de emails com estas inquietaes todas. Onde est o problema? Ah, o

problema de novo! Na verdade, o quadro terico um problema falso. Ningum precisa dele, ou melhor, s precisa dele e desespera quem no reflectiu o seu problema devidamente. Dito de outro modo, um problema bem elaborado sugere ele prprio o tal quadro terico. O que um quadro terico? Ou melhor ainda, o que uma teoria? Uma teoria uma maneira de ver a realidade. uma espcie de lentes que usamos para apreender o mundo. A teoria permite-nos ver certas coisas ao mesmo tempo que nos obriga a ignorar outras. A teoria sugere-nos problemas, questes, inquietaes. No nosso dia a dia, usamos teorias sem nos darmos conta. Apreendemos a realidade de uma determinada maneira. Por exemplo, muitos de ns temos a convico de que a polcia moambicana corrupta. Quando temos que lidar com ela prestamos muita ateno a tudo quanto relacionamos com esse comportamento. Se a polcia de trnsito nos manda parar e constata que o nosso pisca-pisca no funciona, interessamo-nos por tudo quanto nos possa indicar se seguro propr um pagamento ilcito ou no. Por exemplo, se o polcia disser, em resposta a nossa surpresa ao constatarmos que o nosso pisca-pisca de facto desapareceu algum tirou-o enquanto jantvamos no Mundos estamos mal, chefe! Que fazemos?, alguns de ns podem ver nisso uma proposta discreta para falarmos como homens. Comeamos a olhar para os olhos do polcia, perscutamos a sua expresso, vemos se tem barriga grande ou no normalmente, os de barriga grande so corruptos, suponho

reflectimos sobre a melhor maneira de continuar a conversa cuidadosamente para sabermos se de facto isso que o polcia quer. Tudo o que fazemos nessa interaco no mais nada seno o uso de um quadro terico para entender uma situao. Devemos, portanto, dismistificar um bocado a noo de quadro terico. Temos que a abordar como a coisa mais natural deste mundo. Algumas pessoas mais espertas do que ns, ou que nos antecederam na reflexo de certos problemas, propem-nos certas formas de abordar um problema. No , contudo, obrigatrio ter um quadro terico sancionado pelos manuais de sociologia. Pelo que me toca, um trabalho acadmico que no tenha referncia directa a alguma teoria sociolgica perfeitamente legtimo, desde o momento que formule o problema devidamente. O quadro terico ajuda aos que ainda no dominam as ferramentas da sociologia a encontrar a terminologia, as questes e possveis respostas para descrever e resolver um problema. mais fcil usar a perspectiva que outros elaboraram do que andar eu prprio procura da linguagem mais apropriada. Porque reinventar a plvora? Voltemos ao nosso exemplo da venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel. Este caso pode ser abordado de vrias maneiras. Posso olhar para o caso na perspectiva do desvio. Esta perspectiva parte do pressuposto segundo o qual certas pessoas se comportam de uma maneira diferente da norma. Conduzem bbados e provocam acidentes. Sendo assim, posso colocar vrias questes: Existe uma norma sobre o perfil de um bom condutor no nosso pas? (que eu saiba, predomina, entre ns, a ideia de que conduzir bbado

sinal de masculinidade; por isso que muitos condutores regozijam quando chove em Maputo, pois assim vo mijar gua aos pees! portar-se mal na estrada sinal de importncia). Quem estabelece essa norma? Instituies? Pessoas? Como fazem isso? Quem so os que agem conforme a norma? Porque o fazem? Na mesma linha de pensamento podia adoptar uma perspectiva oposta, nomeadamente a da rotulagem. Diria, seguindo os preceitos dessa perspectiva, que o mais importante no de facto o comportamento de desvio, mas sim o processo atravs do qual se define um determinado comportamento como sendo anormal. Podia tambm adoptar uma perspectiva funcionalista. Podia dizer que o comportamento de desvio funcional sociedade. dessa maneira que aprendemos a valorizar o comportamento correcto. Podia, por oposio, usar perspectivas mais agressivas, estilo conflito. Podia me referir a algumas abordagens marxistas para dizer vrias coisas: (1) a proibio obedece a uma certa economia poltica. Quem sabe, se calhar os donos de supermercados ou de bottlestores so grandes financiadores do partido no poder e acham que as bombas de combustvel esto a tirar-lhes o negcio; (2) a proibio tem como funo desviar a ateno das pessoas dos verdadeiros problemas como, por exemplo, ms estradas, m sinalizao e falta de condies de manuteno de viaturas porque algum deixou entrar muitos carros do Dubai; na verdade, o problema da relao entre lcool e acidentes no pacfico. Muitas vezes, quando a polcia chega ao local do acidente a primeira coisa que faz ver se os condutores estavam bbados; mas se calhar o

acidente se deveu ao mau estado da estrada e no tanto conduo corajosa que resultou da bebedeira; (3) a proibio uma forma de disciplinar a classe mdia moambicana que no tem outra maneira de manifestar o seu bem-estar seno pelo consumo conspcuo de lcool em pblico. O importante neste exerccio todo reter a ideia de que o quadro terico limita a nossa viso ao mesmo tempo que nos permite ver certas coisas com maior clareza. As teorias no abrem as nossas cabeas. Fecham-nas. J cruzei com pessoas que esto preparadas a morrer em defesa de uma teoria. Deixam-se envolver por ela, esquecem completamente que ela apenas um instrumento de trabalho. As teorias no podem ser usadas de forma doentia. Elas so mesmo um instrumento de trabalho. Se no nos permitem ver bem as coisas, temos que ter a coragem de as abandonar. O mundo que apreendemos por intermdio de uma teoria um mundo necessariamente incompleto. o mundo de uma nica perspectiva. A realidade uma iluso, disse uma vez Einstein. E acrescentou: Muito embora seja persistente. A prtica da sociologia isto. O mundo est na nossa cabea. Se queremos ver o mundo bonito, limpo e coerente temos que enfeitar, limpar e organizar as ideias da nossa cabea. O problema da onda de crime em Maputo presta-se ao exerccio de formulao de perguntas. Que perguntas podemos colocar? O que sabemos mesmo? O que pensamos apenas que sabemos? Que ligaes que podemos estabelecer entre as manifestaes do crime e outros aspectos da nossa sociedade e poltica?

O problema (d) O problema tem problemas. Fica bem dizer, como eu o fao, que a melhor contribuio que podemos fazer consiste na formulao de problemas? Esta afirmao faz mais sentido num contexto como o nosso, onde me parece haver uma maior preocupao com a elaborao de solues para problemas ainda no definidos. Alguns entre vocs podem, todavia, contrapr um outro argumento; podem, efectivamente, perguntar-me o que sobra para a sociologia num contexto em que o problema j est formulado. No caso da venda de bebidas alcolicas, por exemplo, qual o papel do socilogo uma vez apurado que a questo das bombas de combustvel ao longo das avenidas com muitas discotecas e que os acidentes ocorrem s sextas e sbados? A resposta simples a esta pergunta : venha da a soluo! Sim, diro alguns. Mas, e depois? O que acontece ideia de que devemos formular problemas? J podemos abandon-la? J podemos voltar ao conforto de implementar solues? A pergunta boa e a resposta vai ser, para alguns, um banho de gua fria. Na verdade, o socilogo deve, em minha opinio, ver a soluo como um problema! Os problemas, lamento ter de dizer, no acabam. s pensar um bocado em todas as solues que cada um de ns conhece: quantos problemas no criaram? Puderam ser aplicadas da forma imaginada? At que ponto alteraram a estrutura social do meio em que agiram? Que novos comportamentos suscitaram? Solues so intervenes em meios sociais vivos e, por conseguinte, produzem efeitos difceis de prever.

A independncia foi a soluo ao problema da opresso colonial. Vejam no que isso deu? Algum teria imaginado o que depois aconteceu? As vacinas contra vrias doenas foram tambm uma soluo; algum teria imaginado o desafio que a exploso demogrfica, o aumento de populao com necessidade de emprego, sade, alimentao, etc. viriam a constituir? A melhoria da estrada que liga Maputo a Xai-Xai foi uma boa soluo; algum teria imaginado que o aumento do trfego iria produzir mais acidentes? Que mais populaes do interior iriam afluir s cidades bem como berma da estrada para vender castanha? Que donas de casa haviam de abandonar as lides caseiras para ir comprar guevar, como dizem fruta no mercado da Macia para vender berma da estrada? evidente que no quero sugerir, com estas perguntas todas, que devemos evitar as solues a todo o custo. No. Quero apenas dizer que h muita utilidade em considerar as solues como problemas, pois a partir dessa postura que teremos maiores probabalidades de fazer valer a nossa formao. A soluo, repito, uma interveno num meio social vivo. O que que isso significa para esse meio, para as pessoas que vivem nesse meio e para todos quantos esto de uma ou de outra maneira ligados a esse meio? Esta que a famosa dimenso social de no-sei-quantos de que tanta gente fala quando tem na mente prticas culturais, mulheres, crianas e os pobres. Ento, o Ministro do Comrcio pediu ao seu socilogo solues. O socilogo formulou o problema e identificou vrias solues. Delineou alguns cenrios provveis em resultado da opo por uma

soluo e pediu ao Ministro, diplomaticamente, para escolher a soluo que ele acha politicamente responsvel. A partir da a tarefa do socilogo comea a ser de elaborar os critrios de avaliao da aplicao da soluo. Para esse efeito, ele precisa de ter uma ideia dos actores envolvidos, dos interesses em jogo, das articulaes com outros factores e, sobretudo, da grande possibilidade de emergncia de uma situao social nova que anula completamente a soluo inicial. A nossa experincia est cheia deste tipo de situaes. s olhar para a liberalizao econmica. A ideia era de que com ela seramos capazes de estimular a iniciativa privada. Isso aconteceu. Mas tambm a fraqueza do Estado da resultante criou um novo tipo de funcionrio pblico, um novo tipo de empresrio, um novo quadro de trocas econmicas que comeou a fazer da soluo um grande problema. A soluo no de anular a soluo, mas sim de estar atento sua implementao. A preveno ao HIV: vamos distribuir preservativos. Muito bem, mas tambm, provavelmente, isso aumentou a promiscuidade, banalizou as relaes sexuais, atentou contra a moral tradicional, criou novas formas de estar no mundo. Por mim podem continuar a distribuir os preservativos sobretudo quele preo! mas ns os socilogos devemos estar atentos s novas situaes que isso cria. Um aspecto que me parece de importncia crucial, mas muitas vezes os nossos decisores polticos e ns mesmos descuramos, o aspecto da avaliao do que feito. Uma vez adoptada uma soluo, como que sabemos que ela surtiu os efeitos desejados? Como que sabemos que foi bem aplicada? Como que sabemos

que pode ser alargada a outros problemas? Isto tambm faz parte da contribuio que um socilogo pode dar. Que lies aprendemos da aplicao de uma soluo? Ser que a estrutura do Ministrio ou da Organizao em que trabalhamos a mais adequada para responder a este tipo de situaes? Ser que existe pessoal suficiente? Ser que existe necessidade de maior articulao com outras instituies? Nando Menete: Sei que ainda te devo uma resposta! Quando oio alguns jovens formados em sociologia a reclamarem das condies de trabalho, da falta de ocupao ou mesmo da ocupao em coisas que no tm nada a ver com a sociologia som original s me d vontade de virar a cabea e chorar amarga e copiosamente. Tanta gua e tanta sede! H tanto que podemos fazer. No o Ministro do Comrcio que nos vai dizer o que fazer, somos ns que devemos dizer a ele o que podemos fazer. No h nada neste mundo que no seja de interesse sociolgico, nada onde o socilogo no possa meter a sua colheirinha. verdade que a generalidade pode ser um problema, mas nos dias de hoje, em que muita coisa tcnica feita por mquinas e computadores, leva vantagem quem tem a viso geral, quem pode estabelecer relaes entre as coisas e, sobretudo, quem vamos todos respirar fundo... formula problemas! O problema (e) Concluo hoje a srie sobre o problema.

Vou encerrar esta reflexo sobre o problema com uma pequena mozinha aos que esto a escrever uma tese. Justificao do tema: porque gosto muito de crianas; porque os doentes de HIV me metem pena; quero contribuir com mais um estudo para a compreenso da excluso social no nosso pas ... estas so algumas das justificaes que tenho lido em projectos de tese. Nenhuma delas me parece til do ponto de vista acadmico. Tm um pouco e aqui lano todo o tipo de improprios s famosas consultorias o carcter de um pequeno projecto de desenvolvimento. A coisa piora quando vejo, na proposta, coisas como objectivos gerais e objectivos especficos. De hipteses nem rasto. Um projecto de tese ou trabalho acadmico no projecto de desenvolvimento. A sua utilidade no se mede pelo impacto que vai ter na sociedade. A sua utilidade mede-se pela contribuio que vai fazer cincia: redefinio de conceitos; redimensionamento de uma teoria; melhoria de mtodos; promoo do interesse numa determinada abordagem ou tema. Infelizmente, a dificuldade em justificar o tema resulta de vrios malentendidos. Vou apontar apenas trs. O primeiro simples. Muita gente pensa que precisa de produzir resultados e entende esses resultados como solues a problemas prticos. Discordo. O trabalho de tese no precisa de produzir nenhuma soluo prtica. O trabalho de tese uma oportunidade que o estudante tem para demonstrar que sabe trabalhar sociologicamente e de forma autnoma. Isso significa que ele deve formular uma problemtica, ler literatura relevante, avali-la, seleccionar mtodos, aplic-los e submeter isso

por escrito apreciao crtica dos seus pares. s isso: o resto conversa de gente que confunde cincia com poltica. O segundo mal-entendido j um pouco complicado. Muitos pensam que um trabalho acadmico s bom quando confirma a hiptese formulada. Isto grave. Se essa fosse a funo da pesquisa a cincia, que depende do debate de ideias, no avanava. Estava todo o mundo a falsificar resultados! Um trabalho acadmico pode confirmar assim como infirmar uma hiptese. Se eu parto, por exemplo, da ideia de que a proibio de venda de bebidas alcolicas nas bombas de combustvel manifesta certas relaes estruturais entre o poder e certos sectores econmicos o meu trabalho no est apenas bem quando, de facto, comprova isso. Mesmo se chegasse concluso de que estava enganado, o trabalho continuaria bom. Para isso, contudo, necessrio que o estudante demonstre ter obedecido a todos os procedimentos que fazem parte do trabalho cientfico. S isso conta, o resto, mais uma vez, conversa fiada. O terceiro mesmo complicadssimo. Muitos pensam que podem formular um projecto de pesquisa sentados num chapa com os olhos postos na carteira ou no bolso onde arrumaram o celular. Alguns podem, mas isso muito complicado. Formular um projecto de pesquisa muito trabalho. , provavelmente, a parte mais trabalhosa de todo o empreendimento. preciso ler estudos sobre a temtica que nos interessa, livros e artigos sobre os conceitos que nos atraiem, conversar com pessoas abalizadas, formular e reformular perguntas e hipteses. No raro ser abordado por pessoas com uma nica frase doutor, gostava de escrever sobre a

excluso social das crianas do bairro de Hulene, seguida das inevitveis perguntas qual o quadro terico que posso usar?, onde posso encontrar literatura? e quais so os conceitos que devo utilizar?. Escrever uma tese complicado, muito mesmo, sobretudo para quem o quer fazer de nimo leve. Escrever uma tese significa saber em primeirssimo lugar o que a comunidade cientfica j disse sobre o assunto. S nessa base que podemos formular um projecto de pesquisa. E da onde vir a relevncia do trabalho. O que diz a sociologia em relao excluso social de crianas? Quais so as abordagens mais usadas? Porqu? Que resultados j produziram? Existe alguma coisa feita em Moambique sobre esse assunto? O que foi apurado? Se no existem, porque no existem? Alguma razo cientfica? Que metodologias so empregues para analisar esse assunto? So as mais adequadas? Podem ser replicadas? Normalmente, estas perguntas todas vo desembocar em trs lugares. O primeiro lugar pode ser l onde o estudante acha que existe um silncio total da sociologia sobre o assunto. Ele v-se na obrigao de abordar o assunto pela primeira vez. Duvido que isto seja possvel. A originalidade revela apenas pouca leitura. Muitos, por regra, escondem-se por detrs da ideia de que no h nada publicado em Moambique. O segundo lugar pode ser l onde o estudante acha que j se fez alguma coisa. Face a isso ele considera necessrio verificar se as metodologias e abordagens empregues cumprem o que prometem. a onde algum, por exemplo, poderia pegar num estudo feito por Joo Colao, Carlos Serra, Teresa Cruz e Silva ou

Conceio Osrio, entre outros, e ver se replicando-o ele produz os mesmos resultados. A ideia no de chegar concluso de que eles nos enganaram, mas sim confirmar as suas observaes, melhorar os instrumentos, descobrir novos caminhos e aprofundar a discusso. Finalmente, o terceiro lugar pode ser l onde o estudante considera que existem aspectos que a sociologia ainda no considerou na abordagem de um certo assunto. Por exemplo, os excelentes trabalhos sobre a excluso social orientados por Carlos Serra privilegiam uma abordagem fenomenolgica. Que resultados obteramos se optssemos por uma outra abordagem terica? Os mesmos? E se fossem diferentes, o que ganhvamos ns? O que ganhava a sociologia? O que ganhavam aqueles que utilizaram a abordagem fenomenolgica? Espero que isto j esteja claro. A prxima vez que ler uma tese e ver uma frase como esta com este estudo espero contribuir com mais um trabalho para a melhoria das condies das mulheres vendedoras de mercado em Maputo... desconfie da sua utilidade cientfica. Foi de certeza elaborada por algum que se no preparou devidamente. No leu literatura relevante, no abriu os seus horizontes metodolgicos e est refm da razo sofista que domina a nossa esfera intelectual: conhecimento para se vender. Se queremos realmente avanar com a nossa cincia temos que intervir ao nvel de conceitos, metodologias e teorias, e no ao nvel de resultados prticos. De resto, prticos para quem? O pior, contudo, o que costuma vir na concluso: Recomendaes. Recomendaes? Dirigidas a quem? Ao Ministro da Educao? Ele

que vai avaliar a tese? Se a concluso tem alguma utilidade para alm de resumir o que foi dito, essa utilidade consiste em dizer o que a sociologia ganha com este trabalho. Um trabalho que no capaz de se pronunciar sobre isto um trabalho problemtico do ponto de vista acadmico. Revela que a pessoa que o elaborou devia ainda continuar nos bancos da faculdade at perceber o que fazer sociologia. Ou abandonar a coisa e deixar-nos a ss. * In: http://ideiascriticas.blogspot.com/

Das könnte Ihnen auch gefallen