Sie sind auf Seite 1von 13

INTRODUO O presente trabalho vem traar um escoro histrico do instituto em questo, a arbitragem, para melhor elucidao do tema em apreo,

cumpre conceituar arbitragem e apresentar os aspectos gerais da Lei n. 9.307/96. Tambm conceituar-se- o instituto arbitral, situando-o como forma heterocompositiva de soluo de conflitos e algumas de suas caracteristcas. Sobre o histrico da arbitragem, trataremos tanto no mbito universal, quanto no nacional. Na sequncia sero apresentados os aspectos gerais da Lei em comento, com a finalidade se demonstrar quais so as matrias passveis de serem discutidas pelo juzo arbitral, quais so as pessoas que podem utilizar a arbitragem, bem como o conceito de conveno arbitral, suas espcies e os respectivos efeitos.

1 ARBITRAGEM: PANORAMA GERAL E ESCORO HISTRICO 1.1 CONCEITO DE ARBITRAGEM A arbitragem meio alternativo para soluo de conflitos patrimoniais, atuais ou futuros, os quais sero decididos por meio de um ou mais rbitros eleitos pelas partes. A definio supracitada foi extrada do conceito delineado por Iara Alves Cordeiro PACHECO (2003. p. 32 e 33) que apresenta o instituto da arbitragem nos seguintes termos:
Trata-se, entre ns, de meio alternativo, no obrigatrio, de soluo de conflitos. A deciso sobre a controvrsia fica a cargo de uma ou vrias pessoas, conforme poderes recebidos da lei, que so referendadas pelas partes, mediante negcio jurdico privado, devendo ater-se s regas estipuladas. O que for decidido equivale sentena judicial e somente podem ser solucionadas por essa forma conflitos relativos a direitos patrimoniais disponveis.

Tambm

oportuno p.9)1 que

destacar

definio a

de

Isabele como

Jacob mtodo

MORGADO(1998, Judicirio. Para

descrever

arbitragem

heterocompositivo de soluo de conflitos, alternativo a tutela estatal do Poder melhor elucidar o presente trabalho, esclarece-se que

heterocomposio quando a soluo dada a determinado conflito ocorre por meio de terceiros. Alm da arbitragem, toma-se como exemplo a jurisdio, conforme leciona Iara Alves Cordeiro PACHECO (2003. p.15):
Pela tcnica hetecompositiva, a soluo do conflito se d pela deciso de um terceiro (ou terceiros). Como exemplos dessa modalidade temos a jurisdio e a arbitragem.
1

A arbitragem se configura um meio heterocompositivo de soluo de conflitos, ao lado da soluo jurisdicional, com a diferena de que, nesta, o julgador investido em sua funo pelo Estado, enquanto que o rbitro um terceiro qualquer, escolhido pelas partes, especialmente para solucionar aquele litgio particular, da por que o objeto da arbitragem limita-se aos direitos patrimoniais disponveis. (MORGADO, Isabele Jacob. A Arbitragem nos conflitos de trabalho. So Paulo: LTr, 1998. p. 9).

Para melhor diferenciar a jurisdio da arbitragem, ambas formas heterocompositiva de resoluo de conflitos, cita-se Isabele Jacob MORGADO (2003. p.15):
A diferena entre a soluo jurisdicional e a arbitragem que aquela proferida por um juiz ou tribunal e esta por um rbitro eleito pelas partes. (...) A arbitragem , tambm, chamada de justia privada, porque atravs dela se tem a soluo de um conflito com a interveno de um terceiro que, pelo menos nesse momentos, na est investido de poder jurisdicional.

Ante a apresentao dos conceitos bsicos, passa-se a apresentar as origens e evoluo da arbitragem ao longo das linhas histricas. 2.2 HISTRICO DA ARBITRAGEM 2.2.1 No mbito universal Trata-se de instituto milenar. Foi utilizado desde antigidade, tanto oriental, quanto clssica (tambm dita de ocidental), onde obteve maior destaque, sendo uma das primeiras formas de resoluo de conflitos e resolues de conflitos, segundo ROCHA (2008. p. 1). Na Antiguidade oriental, verifica-se que a arbitragem foi utilizada pelo povo Hebreu. Alis, cumpre destacar que a deciso arbitral era emanada a partir de um rgo colegiado compostos por doutores da lei, BRAGA (2009. p. 11):
Por igual, valem-se os hebreus da arbitragem nas disputas de direito privado, por meio de um colegiado denominado de Beth-Din, formado por doutores da lei.

Segundo Dagolberto Calazans Arajo PEREIRA, a arbitragem tambm foi utilizada nas Cidades-Estados gregas. No obstante, ainda narra a

existncia de duas formas de aplicar o juzo arbitral (a forma compromissria e a forma obrigatria):
Na Grcia antiga, as solues amigveis das contendas faziam-se com muita freqncia, por meio da arbitragem, a qual poderia ser a compromissria e a obrigatria. Os compromissos especificavam o objeto do litgio e os rbitros eram indicados pelas partes.

Fato curioso que a arbitragem, segundo os contos mitolgicos gregos, inclusive foi utilizada para resolver conflito entre os Deuses do Olimpo, conforme comenta Rodrigo Bernardes BRAGA (2009, p.11):
A mitologia grega dela se ocupou na narrativa em que Paris, filho de Pramo, rei de Tria, atua como rbitro entre Atenas, Hera e Afrodite, na escolha daquela que receberia a ma de ouro, oferecida pela deusa da discrdia a mais bela das deusas. A partir do julgamento, ocorreu uma seqncia de fatos que culmina na guerra de Tria, cujos ltimos meses so descritos por Homero, na Ilada.

Entretanto foi em Roma que a arbitragem foi amplamente utilizada durante a Idade Antiga. Alis, compunha essencialmente o processo formulrio romano, conforme atesta Iara Alves Cordeiro PACHECO, (2003, p.21):
No direito romano, nos perodos das legis actiones e do processo formulrio, o processo era dividido em duas fases: in iure e in iuditio. Na primeira, o pretor concedia ou no a ao e, concedendo-a, fixava o objeto do litgio (litiscontestatio). A segunda fase tramitava perante o iudex ou arbiter, que era um particular, o qual proferia a sentena aps a oitiva da verso das partes e a produo das provas.

Cumpre esclarecer que o processo formulrio foi introduzido no Direito Romano pela Lei Aebulia, isto no perodo da Repblica, ocasionando a abolio das aes da lei. O Magistrado criava as frmulas para resolver determinada situao e os apresentava ao rbitro, o julgador de fato, segundo Alexandre Herculano MACHADO (2009, p.62):
O processo formular aboliu as solenidades e as dificuldades do sistema anterior, mas manteve a figura do pretor, responsvel pela delimitao da causa e elaborao da frmula escrita, resumindo os fundamentos do litgio e indicando os limites da eventual condenao.

A frmula era, ento, entregue ao arbiter ou ao iudex, escolhido a partir de uma lista de cidados romanos. O arbiter era o juiz popular que detinha poderes mais amplos que o iudex (jurado), porque julgava litgios em locais distantes.

Na Idade Medieval a arbitragem voltou a ser mtodo popular para resoluo de conflitos a partir do sculo XII, conforme afirma Jos CRETELLA NETO, (2004, p.8):
Na Europa, a arbitragem ressurge na Idade Mdia, no sculo XII, contendo os Repertrios consuetudinrios regas expressas e minuciosas sobre o compromisso arbitral, aplicvel tambm s controvrsias familiares. Com o surgimento dos burgos medievais, que promoviam feiras e tambm nas cidades porturias, passa a ser freqente o uso da arbitragem tanto pelas Guildas (associaes de comerciantes), estabelecidas a partir do sculo XIV, como nos primeiros tribunais martimos.

Explica-se a utilizao ampla da arbitragem na baixa Idade Mdia pelo fato do Direito ser basicamente consuetudinrio, bem como a um nmero pequeno de legislaes, afora o fato de inexistir garantias jurisdicionais, assim leciona Iara Alves Cordeiro PACHECO, (2003, p.19):
Durante a Idade Mdia so apontados cinco motivos para o desenvolvimento da arbitragem: nmero escasso de leis ou excessiva dureza das existentes; falta de garantias jurisdicionais; grande variedade de ordenamentos, fraqueza dos Estados; e conflitos entre Estado e Igreja.

A arbitragem tambm foi utilizada pela Igreja Catlica, conforme denotase da previso expressa contida no Cdigo de Direito Cannico vigente naquela poca, segundo SKZLAROWSKY:
A Igreja Medieval valia-se da arbitragem. John Gilissen narra que o poder jurisdicional da Igreja se fundava no poder arbitral e disciplinar O Cdigo Cannico, promulgado em Roma, na celebrao de Pentecostes, no ano de 1917, terceiro do pontificado do Papa, tratava, na Seo II, Ttulo XVIII, das formas de se evitar o juzo contencioso e, nos artigos 1929 usque 1932, previa o compromisso arbitral, para furtar-se s contendas judiciais, submetendo-se, assim, arbitragem, segundo as normas de direito ou a eqidade. Visava, antes de tudo, a transao.

Ainda na Europa, a arbitragem foi tida como o mtodo de soluo de conflitos ideal para conter os abusos cometidos pelos monarcas Absolutistas, caractersticos dos governos do Antigo Regime, segundo Walter Brasil MUJALLI, (1997. p. 40.):
Na Frana, ao tempo da Revoluo Francesa, a arbitragem foi considerada como sendo o instrumento ideal de reao do povo contra os abusos da justia do Rei.

Ainda sobre a arbitragem no perodo Ps Revoluo Francesa, a Jos CRETELLA NETO (2004, p.10 e 11) refora a idia de que o instituto ora estudado foi fundamental para coibir os abusos do Rei:
Por outro lado, a Assembleia Constituinte acolheu entusiasticamente a arbitragem, encarada como forma de contrabalanar os abusos praticados pela justia real.

A arbitragem tambm tem sido largamente utilizada para dirimir os conflitos advindos das relaes comerciais internacionais, j que nestes negcios vigora a Lex Mercatoria a qual rege-se pelos usos e costumes, alm dos princpios gerais de direito, ou seja, prticas consonantes com o instituto arbitral, segundo Helosa Helena de PORTUGAL. MUJALLI, (1997. p. 41) nos mostra que a arbitragem est inserida no cenrio mundial, positivada em inmeros ordenamentos jurdicos de pases tais como Alemanha, Argentina, Blgica, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Frana, Inglaterra, Mxico, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela. Cumpre destacar que, ao contrrio do Brasil que possui lei especfica para aplicar o instituto arbitral, em alguns ordenamentos, o instituto em questo no Cdigo de Processo Civil. o caso da Itlia, segundo Walter Brasil MUJALLI, (1997, p.40):
Segundo o Cdigo de Processo Civil Italiano, a arbitragem matria de que tratam os procedimentos especiais, no Ttulo VIII, Captulos I a V, nos artigos 806 a 831.

Ainda, para demonstrar a atualidade da aplicao do instituto arbitral, bem como o interesse crescente, destacam-se as consideraes de Hermes Marcelo HUCK, (1994. p. 64):
No novidade a constatao de que o sempre lembrado Arbitration Act de 1979, editado pela Inglaterra, bem como a reforma legislativa francesa de 1981, que introduziram nos respectivos direitos internos uma sistemtico de ampla abertura para arbitragem comercial internacional, tm seus fundamentos no interesse inequvoco e confessado de atrair para tais pases a sede de tribunais e juzos arbitrais.

No obstante, cumpre destacar que a lei brasileira que trata do assunto em questo datada do ano de 1996, conforme ser melhor tratado no tpico a seguir. Ademais, vrios pases europeus atualizaram suas legislaes pertinentes ao tema em estudo. Como exemplo cita-se a Itlia e Portugal, pases que reforma suas legislao atinentes ao tema em questo no ano de 2006. 2.3.2 No mbito nacional A arbitragem foi introduzida no Brasil ainda na poca colonial por meio das Ordenaes Filipinas. Mesmo com a proclamao de Independncia em 1822, esta legislao permaneceu vigente, sendo to somente pelo artigo 160 da Constituio do Imprio de 1824, passando a integrar o ordenamento jurdico brasileiro, a conferir, MORGADO (1998, p.26):
A arbitragem foi admitida no Brasil desde a poca da colonizao portuguesa. (...) A primeira Constituio brasileira foi promulgada em 1824, trazendo dispositivo expresso, o art. 160, que possibilitava que as divergncias jurdicas civis fossem solucionadas por rbitros nomeados pelas partes.

Entretanto, segundo MORGADO (1998, p.26), com o advento do Cdigo Comercial, datado de 1850, que a arbitragem passou a ser obrigatria para a resoluo de determinados conflitos de naturezas mercantis.

Sobre esta questo, Jos CRETELLA NETO, (2004, p. 8) comenta que para certos assuntos mercantis, os rbitros teriam mais condies para por termo a tais questes em virtude de seu conhecimento tcnica, o que o capacita para dar a melhor soluo ao conflito:
J quanto ao comrcio, embora sujeitos, genericamente, ao Poder Judicirio, criam os comerciantes suas prprias associaes ou cmaras, contendo tribunais de arbitragem, onde funcionam rbitros, escolhidos, na maior partes das vezes, entre seus pares, que julgam os litgios com base no apenas nas leis escritas, mas, especialmente, mediante critrios que levam em conta os costumes de cada ramo de atividade.

Antes da criao da Lei n. 9.307/96, atualmente vigente no ordenamento jurdico ptrio, outros projetos, na dcada de 1980, ainda foram encaminhados para o Congresso Nacional, entretanto no obtiveram xito algum, conforme explica Georgenor de Sousa FRANCO FILHO, (1997. p. 22). Em tempo, destaca-se que alm da citada Lei de Arbitragem vigente, a arbitragem foi elevada a nvel constitucional, no artigo 114, pargrafo 1. da CRFB Constituio da Repblica Federativa do Brasil2, quando afirma que frustrada as negociaes coletivas, as partes podero eleger rbitros para por termo ao dissdio. 2.4 ASPECTOS GERAIS DA LEI N. 9.307/96 Em linhas gerais, primeiro aspecto que merece destaque o fato de que a arbitragem somente ter lugar em detrimento do Poder Judicirio quando for firmada a conveno arbitral. A conveno arbitral pode ser firmada por duas formas distintas: por compromisso ou clusula compromissria. A primeira firmada para dirimir conflitos preexistentes. J a segunda firmada em contrato ou instrumento a parte estipulando que, em havendo eventual conflito, este ser submetido arbitragem.

Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: (...) 1. - Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros.

Sobre o tema, Jos de Albuquerque ROCHA (2008, p. 28/29) leciona o seguinte:


A conveno arbitral assume duas formas: o compromisso e a clusula compromissria. Compromisso a espcie de conveno de arbitragem pela qual as partes submetem via arbitral uma controvrsia existente entre elas. Clusula compromissria a espcie de conveno arbitral, inserida em um contrato ou em documento separado a que ela se refira, pela qual as partes estabelecem que os litgios que venham a nascer do mesmo contratos sejam decididos por rbitros.

Sobre o carter excludente da arbitragem em relao ao Poder Judicirio, Carlos Alberto CARMONA (2006. p. 34 e 35.)comenta:

Segundo a sistemtica adotada, tanto a clusula quanto o compromisso excluem a jurisdio estatal, efeito que at o advento da Lei 9.307/9 s era Produzido pelo compromisso arbitral, ex vi do artigo 301, IX, do Cdigo de Processo Civil, em sua redao original. Tal efeito unificado da clusula e do compromisso condio sine qua non para regular o funcionamento da arbitragem.

A competncia da Justia Estatal somente ser restaurada se extinto a conveno arbitral, nos termos do artigo 12 da lei em apreo:

Art. 12. Extingue-se o compromisso arbitral: I - escusando-se qualquer dos rbitros, antes de aceitar a nomeao, desde que as partes tenham declarado, expressamente, no aceitar substituto; II - falecendo ou ficando impossibilitado de dar seu voto algum dos rbitros, desde que as partes declarem, expressamente, no aceitar substituto; e III - tendo expirado o prazo a que se refere o art. 11, inciso III, desde que a parte interessada tenha notificado o rbitro, ou o presidente do tribunal arbitral, concedendo-lhe o prazo de dez dias para a prolao e apresentao da sentena arbitral.

Esclarece-se que o prazo mencionado no inciso III do artigo 12 prazo convencionado para apresentao do laudo arbitral (sentena). Oportuno tambm destacar que o mrito do conflito apreciado pela arbitragem no poder ser revisto pelo Poder Judicirio, haja vista o efeito

excludente tratado anteriormente. Todavia, Justia Estatal ter competncia para executar o julgado (haja vista que somente o Estado dotado de legtima coercibilidade sobre o patrimnio alheio), sem prejuzos do processamento das aes que visam anular a conveno arbitral em virtude de vcio de consentimento quando da celebrao do pacto, segundo ROCHA (2008, p. 39). Em relao aos sujeitos que podem utilizar-se da arbitragem, so as pessoas fsicas, capazes de contratar. Porm admite-se que a utilizao pelos incapazes desde que devidamente representados. As pessoas jurdicas de direito privado tambm podero socorrer-se da arbitragem. Contudo, h certa restrio em relao as pessoas jurdicas de direito pblico em razo indisponibilidade do interesse e dos bens pblicos. ROCHA (2008, p. 29 e 30) ainda traz que, as pessoas jurdicas de direitos pblico encontram bice ao manejo desta forma de resoluo de conflitos, a teor do artigo 1. da Lei n. 9.307/96. No que tange s matrias submetidas arbitragem, somente sero aquelas que versam sobre direitos disponveis, ou seja, os patrimoniais.

3 CONCLUSO A arbitragem uma das formas mais antigas de resoluo de conflitos e pacificao social. Tem sido utilizado desde a antiguidade, tanto pelas civilizaes orientais, quanto pelas civilizaes ocidentais. Foi durante o perodo da Repblica de Roma que o instituto arbitragem ganhou elevado destaca como principal mtodo resolutivo de pendncias, substituindo as aes da lei. Destaca-se que na capital do Imprio Romano, a figura do rbitro tornouse mais importante que o prprio magistrado, pois aquele era que julgava de fato os conflitos entre os cidados. Na Idade Mdia, a arbitragem continuou sendo a principal forma de resolver conflitos. Isto se deu em razo em virtude do xodo urbano ocorrido no perodo. A volta da populao ao campo, reunidos em pequenos grupos em torno dos respectivos feudos, dificultava a criao e uma aplicao de leis sobre a populao, afastando-se da noo de jurisdio haja vista a ausncia de um Estado. Assim, a maneira mais prtica resoluo de conflitos era por meio da eleio de um terceiro, o rbitro, para julgar a causa. A partir da Idade Moderna, aps o surgimento dos Estados Nacionais Europeus, ressurgiu a utilizao da Jurisdio. J na Idade Contempornea, verifica-se que a arbitragem foi direcionada, para no mencionar, relegada aos assuntos comerciais, sendo usada no contexto da Lex Mercatoria. Alis, rea a qual, at os dias atuais, continua a utilizar da arbitragem. Destaca-se a arbitragem adotada em todo mundo como principal mtodo para impor solues nos assuntos comerciais. A arbitragem foi introduzida no Brasil por meio das Ordenaes Filipinas vigente em Portugal e em suas colnias. Aps a Independncia do Brasil em 1822, depois anos depois foi outorgada a primeira Constituio nacional. Nesta Carta Magna foi mantida a arbitragem, conforme denota-se da leitura do artigo 160. Na mesma esteira, o Cdigo Comercial promulgado em 1850 tambm acolheu a forma arbitral para por termo em determinadas situaes conflituosas.

O Cdigo de Processo Civil vigente tambm tratou da arbitragem nos artigos 1072 a 1102. Tais dispositivos foram revogados pela Lei n. 9.307/96, a atual Lei de Arbitragem brasileira, modelo de legislao a qual inspirou a criao de leis aliengenas que versam sobre o tema. A citada lei dispe em seu artigo 1. que as pessoas capazes podero submeter litgios que versam sobre direitos patrimoniais disponveis ao instituto arbitral. Deste artigo primeiro, extrai-se que tanto as pessoas fsicas, bem como as jurdicas, no gozo de sua capacidade civil podero utilizar-se da arbitragem. A limitao atine-se as pessoas jurdicas de direito pblico, pois estas representam os interesses pblicos, os quais so indisponveis. A arbitragem ter vez na resoluo de um conflito quando as partes firmarem conveno arbitral que engloba a clusula arbitram e compromisso. Firma-se esta quando, em um conflito pr-existente, as partes decidem solucion-lo pela arbitragem. Aquela firmada como um compromisso futuro. Exemplo seria quando as partes, ao firmarem um contrato comercial, estipulam em determinada dispositivo ou em termo aditivo apartado que eventual pendncia relativo ao contrato ser submetido arbitragem. Destaca-se o carter excludente da conveno arbitral. Ao firm-la, as partes abdicam da possibilidade de apresentar aquele conflito ao Poder Judicirio. A deciso exarada pelo rbitro faz lei entre as partes, de modo que o mrito da questo no poder ser analisado novamente pelo juiz estatal. Contudo, o laudo arbitral no dotado de coercibilidade, que prerrogativa do Estado, de modo que sua execuo, em caso de no cumprimento espontneo da parte vencida, ter que ser feito por meio da Justia Estatal. Hiptese de excluso da arbitragem aps firmado conveno arbitral seria quando as partes elegem exclusivamente determinado rbitro, ou seja, uma escolha intuito personae, e o julgador eleito se recusa a julgar a causa, estabelecendo novamente a competncia jurisdicional para julgar aquele feito. Estes so os aspectos gerais da Lei de Arbitragem.

REFERNCIAS

BRAGA, Rodrigo Bernardes. Teoria e prtica da arbitragem. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. BONDIOLI, Luis Guilherme A.; FONSECA, Joo Francisco Naves da; GOUVA, Jos Roberto F.; NEGRO, Theotonio. Cdigo de processo civil e legislao processual em vigor. 43. Edio. Saraiva: So Paulo, 2011. SILVEIRA BUENO, Francisco da. Minidicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: FTD, 2000. CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo um comentrio Lei n 9.307/96. 2. Edio. So Paulo: Atlas, 2006. DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, Cludio. Histria geral e do Brasil. So Paulo: Scipione, 2001. FRANCO FILHO, Georgenor de Sousa. A nova lei de arbitragem e as relaes de trabalho. So Paulo: LTr, 1997. HUCK, Hermes Marcelo. Sentena Estrangeira e Lex Mercatoria: horizontes do comrcio internacional. So Paulo: Saraiva, 1994. KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Traduo de Joo Baptista Machado. 5. Edio. So Paulo: Martins Fontes, 1996. MACHADO, Alexandre Herculano. Arbitragem alternativa para soluo de conflitos individuais do trabalho. Curitiba: 2009. 62 p. Pontifcia Universidade Catlica do Paran. MORGADO, Isabele Jacob. A Arbitragem nos conflitos de trabalho. So Paulo: LTr, 1998. MUJALLI, Walter Brasil. Juzo Arbitral: A nova Lei de Arbitragem. So Paulo: Editora de Direito, 1997. CRETELLA NETO, Jos. Curso de arbitragem. Rio de Janeiro: Forense, 2004. PEREIRA, Dagolberto Calazans Arajo. Arbitragem: Uma alternativa na soluo de conflitos. Disponvel em: http://www.advogado.adv.br/estudantesdireito/candidomendes/dagolbertocalazansaraujopereira /arbitragem.htm. PACHECO, Iara Alves Cordeiro. Os direitos Trabalhistas e a Arbitragem. So Paulo: LTr, 2003. PORTUGAL, Helosa Helena de A. Lex Mercatoria. XI Encontro Anual de Iniciao Cientfica da Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps Graduao da UEM. Maring, 1 de outubro de 2002. Disponvel em: http://www.ppg.uem.br/Docs/pes/eaic/XI_EAIC/trabalhos/arquivos/11-2228-1.pdf. Acesso em: 29 agosto 2011 ROCHA, Jos de Albuquerque. Lei de arbitragem uma avaliao crtica. So Paulo: Altas, 2008. SKZLAROWSKY, Jean Fredja. Um nova viso da arbitragem. Disponvel em http://jus.uol.com.br/revista/texto/5468/uma-nova-visao-da-arbitragem. Acesso 26 agosto 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen