Sie sind auf Seite 1von 10

Curso de Oratria Bsica

Os Domnios da Oratria
O que permite que as pessoas possam conviver e se entender a comunicao. A argamassa que permeia todas as relaes humanas a comunicao. E a maneira como voc se comunica vai determinar se quem te ouve vai entend-lo ou no. A oratria a arte de falar em pblico e com isso informar ou convencer as pessoas sobre as suas ideias. Desde os tempos mais remotos o homem se comunica para obter comida, procriao, abrigo, segurana. Essa comunicao era basicamente feita atravs de sinais e pequenos sons emitidos. No havia linguagem escrita e a comunicao verbal foi a que primeiro surgiu. Na Grcia antiga surgiram os primeiros grandes oradores e suas tcnicas atravessaram os tempos at os dias atuais. O que vamos ver aqui so pequenas dicas para dominar esse grande monstro que para alguns o ato de falar em pblico. Neste curso iremos abordar os domnios da Oratria com a finalidade de desmistificar a o ato de falar em pblico e torna-lo assim mais acessvel a todos. Dominando o medo, a tcnica e o contedo conseguiremos timos resultados. Todos podem, e alm disso, devem ficar mais confortveis ao falar em pblico. Isso mostra firmeza, deciso, segurana, autoconfiana, enfim, capacidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual e na vida de modo geral. Este manual deve ser usado como material de apoio ao curso presencial e para consultas futuras. Assim como o curso presencial, este manual est dividido em 3 partes: Dominando o Medo, Dominando a Tcnica e Dominando o Contedo.

Os tipos de discurso
Existem basicamente dois tipos de discurso. O Discurso Persuasivo e o Discurso Informativo. O Discurso Persuasivo tem por finalidade convencer o ouvinte a fazer algo que queremos. Um bom exemplo de discurso persuasivo so as propagandas, os comerciais de rdio e tv. Notem que sempre nesses casos os verbos so colocados no imperativo: Comprem, Visitem, Aproveitem, Venha, etc. J o Discurso Informativo, como o nome sugere, tem o objetivo de informar o interlocutor, sem necessariamente tentar convenc-lo a fazer algo. Um exemplo comum de discurso informativo so as aulas ministradas por professores em todas as escolas. Seu discurso tem a finalidade de passar uma informao para que o aluno aprenda.

Dominando o Medo
De onde vem o medo? O medo talvez uma das primeiras emoes humanas e com certeza uma das mais importantes. Desde o tempo em que vivamos em cavernas o medo nos ajudou a escapar de diversas situaes. Um homem observava enquanto outro era atacado e devorado por uma fera e a partir desse momento sentia que aquilo no era uma coisa muito boa. Sentia ento que precisava evitar esse confronto, a no ser que tivesse certeza de que poderia sair dele com vida. Assim surgiu o medo de que algo acontecesse com ele se no fugisse ou se abrigasse. O medo, portanto nosso aliado e nos ajuda a sair de situaes de perigo.

O que o medo provoca em nosso corpo


Quando nos deparamos com uma situao de perigo real, nosso corpo entra em ao. A glndula suprarrenal, localizada acima do rim, libera adrenalina na corrente sangunea. Essa adrenalina nos prepara para correr ou para lutar. Assim, ficamos mais fortes para fugir ou mesmo para enfrentar o perigo que nos ameaa. Mas a adrenalina provoca efeitos colaterais importantes como: Tremores, suor frio, palpitao, perda de memria, moleza nas pernas, confuso mental, entre outros. Portanto, quando sentimos medo temos todas essas sensaes, embora nem sempre a ameaa seja real. Um exemplo disso o medo de falar em pblico. Na verdade no existe nenhuma ameaa nossa integridade fsica. Nenhuma fera vai nos devorar e mesmo assim sentimos um grande medo. Nosso corpo responde da mesma forma, acreditando ser essa uma ameaa real e nos prepara para correr ou lutar. A adrenalina corre rpido pelo sangue e no final nada acontece. Mas os efeitos colaterais da adrenalina ficam. Por isso ficamos com as pernas bambas, as mos suadas, gaguejamos, esquecemos as coisas, temos tremedeiras e palpitaes quando temos que falar em pblico. Porque temos medo de falar em pblico Na realidade nosso medo no de falar. o medo da no aceitao pelo nosso semelhante. Temos medo de no sermos aceitos. De nossas ideias no serem bem recebidas. Medo de errarmos alguma palavra ou frase e sermos ridicularizados por isso. Medo de passar vergonha na frente de estranhos e at de gente conhecida. Basta observar que, quanto menor o pblico, menor o medo. Aumenta o medo conforme o nmero de pessoas na plateia aumenta. Isso prova que nossa preocupao com a aceitao das pessoas. De todas as pessoas. E quanto mais pessoas, mais aumenta nossa necessidade de aceitao. O medo de falar em pblico classificado como uma FOBIA. Uma fobia um temor intenso e persistente que no se baseia em nenhum sentido racional de perigo iminente e impede que o portador participe de atividades que possam desencade-la.

Dominando o Medo
Sabendo ento que o medo de falar em pblico no existe de fato e que ele no se baseia em algo real, podemos enfrent-lo com mais facilidade. Para isso, temos que entender que nada de mal ir nos acontecer se precisarmos falar diante de uma plateia. Temos que entender tambm que muito desse medo est no fato de que no dominamos o contedo do que vamos falar e tambm no dominamos algumas tcnicas simples que ajudam muito na hora de nos comunicarmos com muitas pessoas ao mesmo tempo.

Esses dois fatores, Dominando o Contedo e Dominando a Tcnica sero ensinados nos prximos captulos desse manual. Para encerrar esse captulo, fique com essas dicas de como controlar o seu medo.
Oito dicas prticas O artigo da revista Prevention intitulado "Do que voc tem medo? Oito segredos para fazer o medo sumir" oferece estas dicas para lidar com os medos dirios. No importa o motivo de voc ter medo - saber o motivo de ter desenvolvido um medo especfico no ajuda voc na hora de superar esse medo e atrasa seu progresso em reas que realmente vo lhe ajudar a ter menos medo. Relaxe e pare de tentar descobrir o porqu. Aprenda sobre aquilo que voc teme - a incerteza um grande componente do medo: desenvolver um entendimento do que voc tem medo ajuda bastante a apag-lo. Pratique - se houver algo que voc tem medo de tentar porque parece assustador ou difcil, trabalhe em etapas. Criar familiaridade aos poucos torna essa coisa mais fcil de se controlar. Descubra algum que no tem medo - se h algo de que tem medo, encontre algum que no tenha medo dessa coisa e passe um tempo com essa pessoa, levando-a para lhe acompanhar na hora de enfrentar seu medo. Acredite, vai ficar muito mais fcil. Fale sobre seu medo - compartilhar seu medo com outras pessoas faz com que ele fique bem menos aterrorizante. Faa jogos mentais consigo mesmo - se tiver medo de falar na frente de vrias pessoas, isso provavelmente acontece porque voc acha que elas iro lhe julgar. Tente imagin-las sem roupa, j que ser o nico vestido na sala coloca voc na posio de julg-las. Pare de olhar a floresta inteira - olhe apenas a rvore que est a sua frente. Se tem medo de alturas, no pense que tem de ir ao quadragsimo andar de um prdio. Em vez disso, concentre-se apenas em entrar no corredor. Procure ajuda - o medo no uma emoo simples. Se estiver com problemas para superar um medo sozinho, procure um profissional para ajud-lo. H vrios tratamentos para o medo, e no h nenhuma razo para voc no experiment-los, desde que tenha a orientao de algum com treinamento e experincia.

Dominando a Tcnica
Para um bom resultado ao falar em pblico, assim como qualquer outra atividade, preciso dominar a tcnica. As grandes dificuldades se apresentam justamente nesse ponto. Veremos a seguir os itens mais importantes que devem ser estudados e praticados para que o orador tenha maior segurana ao falar em pblico.

Postura - Um dos primeiros pontos a serem dominados na


tcnica de falar em pblico a postura. A maioria das pessoas no sabe como deve se posicionar, onde deve colocar as mos, para onde olhar, etc. Vamos ver a postura correta. Para os homens, pernas ligeiramente afastadas para manter o equilbrio. Manter as costas eretas. Para as mulheres, a mesma postura, a no ser pelas pernas, que devem permanecer juntas. Os braos devem manter-se sempre entre a cintura e o pescoo. No deixe os braos cados abaixo da cintura e acima do seu rosto. As mos devem ser usadas para reforar o que se diz. Nunca coloque as mos nos bolsos da cala, a no ser que isso sirva para reforar o que voc est dizendo. Exemplo: Na sua fala, voc diz; Um homem dessa altura deveria ter um veculo especial para se locomover Nesse momento, voc pode usar a mo acima da cabea para demonstrar a altura do homem. Mas se no for o caso, mantenha sempre as mos entre a cintura e o pescoo. Em geral, temos um microfone mo. Assim, ao menos uma delas sempre estar ocupada. comum tambm termos um papel para ler as informaes. Este papel nunca deve estar mais alto que seu peito, ou tampando a viso do seu rosto. Lembre-se que voc est se comunicando e as pessoas precisam ver o seu rosto e a sua boca.

Apresentao - Quando for falar em pblico, muito importante que voc se vista adequadamente, respeitando a ocasio, o homenageado (se for o caso) e o local onde acontecer a sua fala. claro que no se deve usar terno e gravata se voc for convidado a falar para atletas beira de uma piscina. Tambm no se deve usar calo e camiseta para fazer um discurso em uma igreja. O bom senso falar mais alto nesses casos. No carregue no perfume nem na maquiagem. Use roupas em tons leves, para no chamar a ateno para as roupas. O alvo da ateno da plateia deve ser o seu discurso e no a sua aparncia.
Tom de voz Sua voz deve modular conforme a situao e o contedo da sua fala. No permanea sempre no mesmo tom de voz porque isso cansa a plateia. No fale alto de mais nem baixo de mais, a no ser que isso sirva para reforar uma ideia da sua fala. Fisiologia Seu corpo fala muito mais do que a sua voz. Use a sua linguagem corporal como um aliado da sua fala. Cuidado com as expresses faciais que dizem o contrrio do que sua fala est dizendo. Nunca deixe uma fala sem um gesto que a reforce. Exemplo: na sua fala, voc diz: Avisamos uma, duas, trs vezes, mas ele no nos dava ouvidos Nesse momento, voc pode usar os dedos das mos para contar uma, duas, trs. Isso refora a ideia e deixa bem claro para seu pblico a importncia da sua mensagem.

Dominando a Tcnica
Vocabulrio Este um ponto de grande importncia.
No exagere no uso de palavras difceis, a fim de demonstrar inteligncia. Isso no funciona assim. Use palavras simples, claras e acessveis a toda plateia. No use expresses erradas de propsito, caso esteja se dirigindo a uma plateia de leigos. Seja fiel nossa lngua portuguesa, mas sem abusos. Jamais use palavres em sua fala. Para ter mais segurana, leia bastante. Conhea bem o significado das palavras antes de us-las em sua fala. Evite nivelar seu vocabulrio pelo nvel da plateia. Seja voc mesmo e use corretamente as palavras e ser compreendido em qualquer ambiente. Vcios de linguagem Chegamos a um ponto delicado, principalmente para os jovens. As culturas do mundo todo tem seu linguajar prprio de algumas tribos urbanas. As grias so comuns em toda comunicao, principalmente entre os adolescentes. Embora bem aceita e muito difundida, as grias devem ser evitadas a todo custo nos discursos . J os outros vcios de linguagem devem ter uma ateno especial j que na maioria das vezes nem percebemos o seu uso. Exemplo: Muita gente ao fazer um discurso, perde a palavra e coloca um no meio da frase a fim de enrolar a plateia at encontrar a palavra perdida. O problema que se for um nico , tudo bem. Mas em geral esse vcio escutado dezenas de vezes durante a fala. Outro muito comum o Certo? . Esse vcio nasce da insegurana do orador. Ele no sabe se est indo bem e fica a todo momento perguntando: Certo? buscando uma confirmao de que est indo bem. Outro vcio bem conhecido de todos o n? e tem a mesma finalidade do Certo? . Agora um clssico da juventude: tipo assim. Esse vcio de linguagem se tornou praticamente uma vrgula no linguajar dos jovens. Por falta de uma palavra, entra um tipo assim na frase. Esqueceu alguma coisa, tipo assim. Vai explicar algo, tipo assim tambm serve. Por isso chamamos de vcios de linguagem. So repeties excessivas e desnecessrias de palavras em um discurso. Para evit-los, necessrio um policiamento criterioso por parte do orador e muita leitura. A leitura aumenta o repertrio de palavras e na hora de falar a pessoa no precisa usar...tipo assim......essas...n? Palavras erradas, certo? Microfone Antigamente as pessoas falavam em praa pblica. Para centenas de pessoas, sem nenhum recurso que amplificasse sua voz. Era mesmo na fora dos pulmes. Mas a situao era outra, as pessoas faziam muito silencio e no havia tantas interferncias como os telefones celulares e as buzinas dos carros. O microfone se tornou um grande aliado de quem precisa falar para uma grande plateia. Vamos aprender a utiliza-lo da forma correta. Para segurar o microfone, use uma das mos. Em geral a que voc usa menos no dia-adia, pois ela tem mais firmeza e voc no vai tremer tanto. Nunca segure a cabea do microfone. Segure no meio do corpo. Se o microfone tiver fio, no segure o fio com a outra mo. Deixe-o pendurado normalmente. Nunca bata no microfone para ver se est ligado, nem assopre. A maioria tem um boto liga-desliga. A boca deve estar a cerca de 8 a 10 centmetros do microfone e nunca escondida atrs da cabea do microfone. As pessoas devem ver a sua boca. Evite que o ar do nariz sopre sobre o microfone. Se usar um pedestal para o microfone, ajeite a altura uma nica vez. Se precisar mexer de novo, desligue o microfone, faa o ajuste e ligue novamente.

Dominando a Tcnica
Audiovisual Falaremos agora de tecnologia de imagem
e som. Atualmente so raros os momentos em que se faz uma apresentao para um grupo, sem o uso de recursos audiovisuais. Os equipamentos mais conhecidos so: 1-Data-Show usado para projetar uma imagem em um telo ou parede. A finalidade desse equipamento aumentar a visualizao das imagens. Dessa forma, mais pessoas podem ver o contedo da apresentao. O Datashow conectado ao computador e projeta no telo tudo que acontece no computador. Existem centenas de modelos no mercado. 2- Microfone Usado para captar a voz do orador e envia-la para um equipamento que amplificar essa voz. Pode-se usar um microfone convencional ou um sem fio. O sem fio d mais liberdade ao orador, caso ele queira transitar entre os ouvintes. H ainda os microfones de cabea (headsets) e os de lapela que se prende na camisa. 3-Amplificador Este equipamento recebe o som que vem do microfone e tambm do computador e faz com que ele fique mais alto, podendo atingir mais pessoas. Este som enviado ento para as caixas acsticas. 4-Caixas acsticas As caixas reproduzem o som enviado pelo amplificador espalhando este som pelo ambiente, de forma que todos possam ouvir. 5-Power Point Programa da famlia Office, este recurso indispensvel para quem vai apresentar suas ideias de forma mais organizada. Dica importante: Se for usar imagens, coloque-as sempre do lado direito e o texto do lado esquerdo. Use pouco texto. Trabalhe com tpicos e desenvolva as ideias com sua fala. Entrada Para finalizar este captulo, algumas dicas sobre como comear sua apresentao. Em geral seu pblico no o conhece e portanto voc ter apenas uma chance de causar uma boa impresso. No chegue se desculpando, ou dizendo que no se preparou, ou algo desse tipo. Lembre-se que voc a autoridade e que as pessoas esperam o melhor de sua apresentao. Procure fazer uma entrada alegre, vibrante, para que a plateia se contagie e voc crie um clima agradvel. Jamais corrija algum da plateia. Tente encontrar um quebra gelo. Uma pequena histria que faa as pessoas rirem, assim o clima fica estabelecido. Uma msica alegre tambm pode ajudar na sua entrada. Caso cometa algum erro, corrija-se imediatamente, mas no se desculpe. Procure olhar para toda a plateia. No fique fixo em um nico ponto e principalmente no fique olhando para o nada. comum que algumas pessoas da plateia chamem a sua ateno, pela participao ou at mesmo pela falta dela. No se concentre muito nessa nica pessoa. Com os olhos, faa uma varredura no local de forma a distribuir olhares para todos. No d asas a possveis provocaes. Mantenha uma postura firme e profissional.

Dominando o Contedo
De nada adianta o domnio do medo e o domnio da tcnica se o orador no tiver domnio sobre o contedo do que vai falar. Na maioria dos casos, o medo de falar em pblico ocorre quando a pessoa no conhece muito bem o assunto que foi convidada a falar. Observe que quando o assunto comum e conhecido por voc, no h tanta dificuldade assim em falar sobre ele. Mas o domnio do contedo requer o uso de algumas ferramentas indispensveis que ajudaro o orador a organizar as ideias antes de coloca-las nos slides e depois transmiti-las aos ouvintes. Vamos s ferramentas: Mapa Mental - Diferente do que muita gente imagina, nosso crebro no organiza as ideias de forma linear, como uma lista de compras. As ideias so organizadas de forma radial, como uma teia de aranha. Veja a imagem abaixo:

A partir de uma ideia central, as outras ideias vo se desenvolvendo e criando forma. Pense em um evento qualquer. Um churrasco com os amigos, por exemplo. O mapa mental desse evento poderia ser assim:

Da mesma forma voc deve organizar as suas ideias antes de apresenta-las a um pblico. Digamos que voc tenha sido convidado a falar sobre Meio Ambiente. Como o assunto muito vasto, voc faz o mapa mental e verifica que pode falar dentro do assunto Meio Ambiente, sobre a questo da escassez de gua potvel no mundo. O mapa mental ajuda ento a ver o assunto como um todo e pegar parte dele, caso voc no tenha tempo para falar sobre o assunto todo ou caso o tema seja muito extenso. Existem programas especficos para criar mapas mentais. Os mais conhecidos so: MindJet Mind Manager e Intelimap. Para saber mais sobre mapas mentais, visite o site: www.mapasmentais.com.br.

Dominando o Contedo
Pesquisa- Antes de organizar suas ideias no mapa mental, necessrio que se faa uma pesquisa cuidadosa sobre o assunto a ser abordado. Isso de grande importncia para evitar que informaes erradas sejam transmitidas para o pblico. Lembre-se que na plateia podem existir pessoas que conhecem o assunto melhor que voc e sua credibilidade pode ser colocada em jogo. Jornais, revistas, internet, publicaes especializadas, so as principais fontes de informao para as suas pesquisas. Lembrese sempre de citar a fonte de suas pesquisas para dar o devido crdito aos autores. Organizao (trem)- Pense no contedo da sua palestra como se fosse um trem de ferro, com a sua locomotiva, os engates e os vrios vages. A locomotiva o seu assunto principal, o tema da sua fala. Os engates, so as conexes que voc pode fazer entre um assunto e outro e os vages so os assuntos que voc abordar na sua palestra. Exemplo: voc foi convidado a falar sobre Meio Ambiente(locomotiva) escolheu dar maior destaque para a escassez de gua e sobre o aquecimento global (vages) o degelo dos polos que consequncia do aquecimento pode ser uma conexo entre os dois assuntos. As dinmicas, brincadeiras, objetos, tudo pode ser usado como conexo entre os assuntos (vages) do seu trem. Cabea, Corao, Mos Para abordar melhor o assunto e encontrar uma forma inteligente de falar isso ao seu pblico, vou dar uma dica que aprendi com meu professor de Oratria o meu amigo Breno Isernhagen. Em primeiro lugar, pense em trs partes do corpo. Cabea, Corao e Mos. Em cabea, pense: O que eu quero que minha plateia pense sobre isso que estou falando? Em corao, pense: O que eu quero que minha plateia sinta a partir do que estou falando? E finalmente em mos pense: O que eu quero que eles faam a partir do que estou falando? Siga sempre essa dica e voc ser muito bem sucedido em qualquer palestra. Material de Apoio Para dar suporte ao seu trabalho lembre-se dos materiais e equipamentos que voc pode precisar, como: Papel e caneta, crachs de identificao, pincel atmico, flip chart, bales coloridos, mesas e cadeiras, lembre-se de verificar o local com antecedncia, checar os equipamentos, providenciar manual de instrues, caso se trate de um treinamento, etc. Para finalizar este manual, desejo que sua trajetria como orador seja de grande sucesso, mesmo que voc se apresente apenas na sua sala de aula. No existe pblico pequeno. Todos os tamanhos de plateia merecem respeito e profissionalismo.

www.makaluconsultoria.com.br 69-99714118 atila@makaluconsultoria.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen