Sie sind auf Seite 1von 19

USF

Universidade So Francisco

Eletrnica Relatrio: Prtica de Laboratrio - Diodos

Itatiba SP

2010

Relatrio: Prtica de Laboratrio - Diodos


Alunos: Diego Francisco Rosa Gustavo Bonucci Gustavo Rodrigues Cesar Lucas Ercoline Stefan Gustavo dos Reis Lima USF : Universidade So Francisco Semestre e Curso: 6 - Engenharia Mecnica Automao de Sistemas Matria: Eletrnica Renato Franco de Camargo 002200800393 002200800141 002200800442 002200800012 002200800462

Sumrio:

Sumrio Introduo Reviso Bibliogrfica Matrias Resultados Concluso Referncias Bibliogrficas

02 03 05 12 14 18 19

Introduo

Neste trabalho ser explicado as caractersticas dos diodos Retificador, Diodo Zener, Diodo Schottky; Diodo Tnel, LED (Diodo emissor de Luz), Fotodiodo e o Diodo Varicap com nfase nos diodos usados na prtica do laboratrio. Ser mostrado os materiais necessrios para a realizao do ensaio, como por exemplo Fonte de alimentao C.C., Osciloscpio, Matriz de contatos, Diodos, Multmetro entre outros posteriormente citados. A Prtica de laboratrio, dividida em duas etapas contar com: 1. Caracterizao do Diodo; Usando os circuitos abaixo para a prtica e coleta de dados. Circuito 1:

Circuito 2:

2. Retificador de Meia-onda. Usando o circuito abaixo para a prtica e coleta de dados.

Tambm ser apresentado os resultados obtidos no laboratrio e comparados com os dados encontrados em contas realizadas. Ao Final deste trabalho sero mostradas as concluses, onde sero comparadas com os dados tericos.

Reviso Bibliogrfica Diodos


Diodos so componentes de grande aplicao em circuitos eletrnicos. Seu nome representa dois eletrodos. Este componente tem seu funcionamento semelhante ao de uma chave podendo estar aberta ou fechada. Para entendermos seu funcionamento, temos de conhecer suas etapas de produo. O diodo construdo a partir de um material semi-condutor. Materiais semi-condutores so aqueles que possuem quatro eltrons em sua camada de valncia. Como o nmero de eltrons determina a condutibilidade de um material, so considerados semi-condutores pois condutores possuem apenas um eltron na camada de valncia e isolantes possuem oito assim eles ficam no meio desses valores.

Fig. 1.1 Diodos

Produo de Diodos
Para se fazer um diodo, necessrio passar o material semi-condutor (Germnio e Silcio, porm o silcio mais usado por ser mais abundante na natureza) por um processo chamado Dopagem de Semi-Condutores. Esse processo baseia-se na aplicao de gases trivalentes e pentovalentes para a construo de plos positivos e negativos da seguinte forma: Para se formar o plo negativo, aplica-se gs pentovalente (gs de elementos do perodo 5. Exemplos: Arsnico, Antimnio e Fsforo) como representado a seguir:

Fig. 2.1 Insero de gs pentovalente para a polarizao negativa.

Como j dito, o material semi-condutor possui quatro eltrons na camada de valncia, adquirindo os cinco eltrons do gs pentovalente, ele completa uma camada (oito eltrons) e forma outra com apenas um. Sobrando um eltron, dizemos que o material possui excesso de cargas negativas ficando assim, negativamente polarizado. Para se formar o plo positivo, aplica-se gs trivalente (gs de materiais de elementos do perodo 3. Exemplos: Glio, Iodo, Boro e Alumnio) como representado a seguir:

Fig. 2.2 Insero de gs trivalente para a polarizao positiva.

J com quatro eltrons na camada de valncia, o semi-condutor recebe mais trs do gs trivalente ficando assim com sete eltrons. Para completar sua camada de valncia, o material necessita de mais um eltron. Dizemos ento que o material est em falta de eltrons ou em sobra de prtons (cargas positivas) ficando assim, positivamente polarizado. Ao final desse processo, ocorre a neutralizao das cargas mais prximas. No centro do material, ou no limite entre plo negativo e positivo, as cargas diferentes esto mais prximas, assim, elas se atraem e vo neutralizando essa regio do material. Ao final essa rea acaba ficando neutralizada, essa regio, damos o nome de Camada de Depleo. O funcionamento do diodo basicamente esta camada de depleo.

Teoria de Funcionamento
A barreira de potencial no diodo a tenso mnima requerida para que ele comece a conduzir corrente eltrica. Esse valor mnimo de aproximadamente 0,7 volts para diodos de silcio e 0,3 volts para diodos de germnio. Se a tenso na fonte for menor que esses valores, o diodo no conduzir corrente eltrica. O diodo em circuitos eltricos funciona como uma chave que varia de estado conforme a maneira que ligado fonte. Da surgem duas formas de ligao ou como veremos, duas formas de polarizao: Polarizao Direta: quando se liga o plo positivo da fonte com o plo positivo do diodo, o plo negativo da fonte com o plo negativo do diodo. Neste estado, como as cargas emitidas pela fonte so iguais as cargas dos extremos do diodo, elas se repelem, aproximando-se do centro do diodo at que a camada de depleo diminua tanto que o diodo comece a conduzir. Nesse estado, o diodo se comporta como uma chave fechada, tendo corrente e no tendo tenso. Polarizao Reversa: quando se liga o plo positivo da fonte com o plo negativo do diodo e o plo negativo da fonte com o plo positivo do diodo. Neste estado, como as cargas emitidas pela fonte so diferentes das cargas dos extremos do diodo, elas se atraem e se acumulam nesses extremos fazendo com que a camada de depleo aumente. Assim, no possvel que a corrente passe pelo diodo fazendo com que neste estado, o diodo se comporte como uma chave aberta, tendo tenso e no tendo corrente.

Nos circuitos, usamos um Resistor para servir como limitador de corrente, pois se a corrente que passar pelo diodo for maior que sua mxima corrente direta, haver perda do componente. Mesmo se esta corrente for prxima ao valor mximo, a vida til do diodo reduz bastante. Quanto maior for o valor da resistncia, menor ser a corrente no diodo.

Tipos de Diodos
As caractersticas, o modo na qual se comporta, sua rea de atuao no grfico da curva do diodo e outros fatores, indicam o diodo que ser utilizado em determinada funo. Os principais tipos de diodos so: Diodo Retificador: Componente utilizado para retificar a forma de onda.

Fig. 4.1 Diodo Retificador.

Diodo Zener: especialmente projetado para trabalhar na regio de ruptura de tenso reversa. utilizado em circuitos reguladores de tenso

Fig. 4.2 Diodo Zener

Diodo Schottky: Este diodo serve para diminuir a carga armadilha no diodo atravs do Efeito Schottky. Seu nome em homenagem ao fsico alemo Walter Schottky.

Fig. 4.3 Diodo Schottky

Diodo Tnel: um diodo semicondutor muito rpido que opera na casa dos Ghz atravs dos efeitos da mecnica quntica. LED (Diodo emissor de Luz): Este diodo mais utilizado como pequenas lmpadas que servem para indicar algo ou para formar letreiros eletrnicos.

Fig. 4.4 LEDs

Fotodiodo: um tipo de fotodetector designado para responder entradas ticas.

Fig. 4.5 Fotodiodo

Diodo Varicap: um capacitor varivel que tem sua capacitncia alterada conforme a tenso que submetido.

Simbologia
Diodo Retificador Diodo VARICAP Diodo Zener Diodo Tnel

Fotodiodo Diodo Schottky

Led (Diodo Emisor de Luz) Diodo com caracterstica dependente da temperatura

Tabela 5.1 Simbologia de Diodos (A= Anodo (+) e K=Catodo (-))

Aproximaes
Para os clculos envolvendo diodos, usa-se as seguintes aproximaes: 1 Aproximao: O diodo funciona apenas como uma simples chave. Despreza-se sua tenso mnima para incio de conduo. Para se fazer clculos onde no seja necessrio muita preciso.

Fig. 6.1 Curva do Diodo Ideal

2 Aproximao: Nesta, considera-se sua tenso mnima para conduo podendo ser considerado uma fonte de tenso de 0,7 volts. Para se fazer clculos onde seja necessrio o mnimo de preciso.

Fig. 6.2 Curva do Diodo para a 2 Aproximao

3 Aproximao: Nesta, alm da tenso mnima para conduo, ainda deve-se considerar a resistncia de corpo do diodo (rB). Esta aproximao d um valor preciso ao calculo.

10

Fig. 6.3 Curva do Diodo para a 3 Aproximao.

11

Matrias

Lista de materiais utilizados:


2 (dois) Diodos Semicondutores 1 (um) Diodo Zener

1 (um) LED Vermelho

1 LED Verde

1 (um) Resistor de 220 ;

1 (um) Resistor de 1K2 ;

1 (uma) Fonte de alimentao C.C.

1 (um) Multmetro

12

1 (um) Osciloscpio

1 (um) Matriz de contatos Protoboard

1 (um) Kit com Transformador com Center tap

Resultados

13

Prtica de laboratrio 1 - Retificador meia-onda


A tenso fornecida pela concessionria de energia eltrica alternada ao passo que os dispositivos eletrnicos operam com tenso contnua. Ento necessrio retific-la e isto feito atravs dos circuitos retificadores que convertem corrente alternada em corrente contnua. Temos os retificadores monofsicos para uso em aparelhos eletrnicos de um modo geral e os retificadores polifsicos para uso em circuitos industriais de alta potncia. O diodo tem a caracterstica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta caracterstica unidirecional, o mesmo utilizado para retificar. O diodo ideal com polarizao direta comporta como uma chave fechada e com polarizao reversa comporta como uma chave aberta. O diodo tem resistncia direta muito baixa e resistncia reversa muito alta. Circuito utilizado para a Prtica.

Tenso de Entrada = 131V; Tenso de Sada = 20V;

Medies com o Multmetro: V Trafo; V Diodo; V Carga. V Trafo V Diodo V Carga 14,35 V 7,65 V 6,9 V

Medio com o Osciloscpio (Grfico de Ondas): V Diodo; V Carga; V Trafo; V Pico; V Eficaz.

Terico

Prtico
14

Grfico de Tenso de Entrada

Tenso de Pico = 20V

Tenso de Pico = 18V

Grfico de Tenso de Sada

Tenso de Pico = 20V

Tenso de Pico = 18V

Grfico de Tenso no Diodo

Tenso de Pico = 20V

Tenso de Pico = 18V

15

Prtica de laboratrio 2 Diodos Semicondutores:


Um diodo polarizado diretamente, deve conduzir a corrente eltrica sem apresentar resistncia, comportando-se como um interruptor fechado. Polarizando inversamente um diodo semicondutor deve se comportar como um isolante perfeito, impedindo completamente a circulao de corrente. A condio de bloqueio de um diodo tambm pode ser denominada de corte do diodo, porque o diodo corta a circulao de corrente. Por essas razes os circuitos montados so a prova de erros, j que montando um componente invertido faz com que o circuito no funcione. Circuito em Srie:

Medidas VCC VD1 VD2 VZ VL1 VL2 VR I

Terica 10,0 V 0,7 V 0,7 V 0,7 V 1,7 V 2,2 V 3,75 V 81,3 mA

Prtica 10,06 V 0,71 V 0,71 V 0,8 V 1,77 V 2,20 V 3,81 V 77,2 mA

Circuito em Paralelo: 16

Medidas VCC VR1 VR2 VDZ A1 A2 A3 I

Terica 8,0 V 1,75 V 6,3 V 3,0 V 8,0 V 5,3 V 3.0 v 8,5 mA

Prtica 8,11 V 1,87 V 6,2 V 2,98 V 8,08 V 5,29 V 2,99 V 8,3 mA

Componentes analisados individualmente


Componentes Utilizados nas Prticas LED 01 LED 02 ZENER D1 D2 R1 R2 Medidas Obtidas atravs do Multmetro 1,604 V 1,785 V 0,72 V 0,575 V O,562 V 1,155 K 0,220 K

17

Concluso

Com esse relatrio e com as prticas realizadas no laboratrio podemos visualizar os sistemas eltricos vistos na sala de aula, entendemos a real utilidade e aplicao dos componentes utilizados no laboratrio, como os mtodos para retificao de ondas, a polarizao dos diodos, alm da montagem desses componentes no Protoboard a anlise e compreenso dos grficos plotados no Osciloscpio.

18

Referncia Bibliogrfica

www.ebah.com.br www.lsi.usp.br/~eletroni/milton/diodos.htm www.electronica-pt.com/index.php/content/view/33/37/ www.mspc.eng.br/eletrn/semic_210.shtml www.google.com.br/imagem/diodo Materiais fornecido (contedo da matria) em sala de aula www.ivairsouza.com/circuitos_retificadores.html

19

Das könnte Ihnen auch gefallen