Sie sind auf Seite 1von 21

InfoCoquinhos

2 | INFOCOQUI OQUINHOS |MENSAL |.AGO .AGOSTO. 2011

O Editor: Zito Ossumane

PROPRIEDADE: Clube de Rdio da Criana e Adolescente

SEDE:
REDA & COLABORADORES: AO HALID MACUEDE, LIDIA JOSE, ROGERIO JUNIOR

NDICE

MOZALBUMCIDADEFM, VJM-ZAMBZIA VJM

ARTE GRFICA & TEXTO A

Direco Criativa & Arte: Zito Ossumane

INDICE NDICE
02.
05. CA TI HO

01. EM PRIMEIRA

DA POESIA

03.FLASH

04. ESTUDAR
PARA UM TESTE?

06.FOTOGALERIA

EM PRIMEIRA
Rosa Langa expe indumentria no Brazil o Foi no decorrer da gala que ditou a abertura oficial da quarta edio do festival internacional de teatro dos pases Lusfonos (FESTLIP) incluindo a cidade da Galcia na Espanha, que a famosa Hildegard Angel uma das mais respeitadas jornalistas do Rio de Janeiro, avaliou as mais bem vestidas daquela Janeiro, semana (20 a 28 de Julho ltimo). Com trs fotgrafos ao seu servio, a Jornalista e Produtora da pgina Entretenimento-Rio de Janeiro deixou disposio no site R7, da Globo, fotografias de dez mulheres da Rio alta sociedade carioca seleccionadas, incluindo a jornalista Rosa Langa (convidada de honra ao a FESTLIP como palestrante e assessora de imprensa do grupo teatral Lareira, de Moambique). No site em questo, pessoas de todo o mundo puderam votar nas suas prefer preferidas. No passado dia 20 de Julho (data em que iniciou a votao pblica, a jornalista Rosa Langa ocupava a stima posio, tendo subido at ao terceiro, com 1 284 votos, e no ltimo dia da votao a moambicana ficou definitivamente no quarto lugar, com 574 votos.

Casa de Moambique prepara-se para jogos Africanos


Entra em funcionamento no dia 1 de Setembro a Casa Moambique, local que ir acolher actividades culturais durante os Jogos Africanos. Concebida com o objectivo de ser o ponto de encontro das delegaes participantes aos X Jogos Africanos, a Casa Moambique, a funcionar no espao do Parque dos Continuadores, ser palco de vrias actividades scio-culturais. Ou seja, o local ir acolher espectculos de msica, dana e teatro e feira de gastronomia moambicana. De acordo com Antnio Munguambe, chefe da Misso Moambique, as actividades comeam a ser desenvolvidas no prximo dia 1 de Setembro. Munguambe explicou ainda que as mesmas tero lugar, em princpio, num perodo em que no h competio.

Nas literaturas afric ricanas de lngua portuguesa sempre houve discrepncia h entre a quantidade d vozes femininas de actuando nas letras. No caso de s. Moambique, dois nomes do perodo colonial nom durante o sculo XX foram de enorme X relevncia, falamos de Nomia de Sousa e sd Glria de SantAnna. Apesar desses dois a. nomes histricos, veio a independncia do vei pas em 1975 e as dcadas de 1980 e 1990, d mas poucos nomes femininos despontaram fe no panorama literrio moambicano, apesar rio do sucesso da prosa de Paulina Chiziane ad para alm das fronte teiras da nao. Entretanto, on se encontra a , onde poesia moambicana de autoria feminina do ad ps-independncia, m , mais precisamente da virada do sculo XX para o XXI? Xp

Sob o lema: Juntos no combate s d e drogas e a delinquncia no espao lusofono, a Dom King o lus Production, Ajudeh e a Gel V Eventos realizaram o 1 festival Internacion de hip hop da ventos, acional lusofonia, no dia 06 de Agosto do cor o corrente ano no estdio da cidadela em Luanda, com a la participao de grandes nomes do hip hop lusofno, com destaque ao Gabriel O Pensador, MV o Ga BILL e Marcelo D2(Brasil), Dama do B a Bling e Azagaia (Moambique), Bob da Rage Sense e San d the Kid (Portugal), Boss AC, (Cabo ve abo verde) Black Company (Guin, So Tom e Principe), Kid o To Mc, Phathar Mak, MC K, Pai Grande, Dr Romeu e Kool Klever em represe ande, presentao de Angola.

Algumas actividades extras foram rea m realizadas em prol do festival, tais como a gala de hip hop s com no Centro de Conferncia de Belas di 5 de Agosto, actividade que contou com a presena de elas dia ontou sua excelncia Jos Eduardo dos San os Santos, chefe de estado da Repblica de Angola e lica d Presidente em exercicio da CPLP, e a gala denominada Versos em Portugus no restaurante P, Portug local, ilha de Luanda no dia

ORQUESTRA MUSICAL VAI ABRIR JOGOS AFRICANOS

O msico e compositor Lindo Cuna diz que a orquestra responsvel para cerimnia de abertura dos Jogos Africanos ir proporcionar grandes

momentos de exaltao da cultura moambicana. Para grandes momentos, grandes homens! Lindo Cuna, msico e compostor da Companhia Nacional de Canto de Dana e ex-membro do agrupamento Silita, foi indicado coordenador da orquestra composta por 50 msicos que iro acompanhar o bailado na cerimia de abertura dos X Jogos Africanos. A vinte e trs dias desta festa do desporto africano, Lindo Cuna diz que est tudo a postos para que o momento seja de verdadeira exaltao da cultura do nosso pas. O msico e compositor refere que, durante a cerimnia, Moambique ser representando ritmicamente e entende ainda que os Jogos Africanos constituem uma excelente oportunidade para o pas mostrar o seu potencial cultural.

O mestre lanou DVD no frica

Um DVD sobre timbila, Imagem e msica fazem o DVD de Venncio Mbande que foi lanado esta sexta-feira no Cine frica. Trata-se de um DVD que nos leva vida desta figura marcante da timbila, ao mesmo tempo que nos mostra um pouco sobre a histria chope e da sua msica. O mestre levantou-se com o micro em punho, deixando vista a sua altura, para agradecer em ingls a todos os que contriburam para o surgimento do seu disco. Venncio Mbande pedia desculpas por ter que recorrer ao ingls - o idioma que fala sem dificuldades. A maioria na sala do Cine frica, onde estava a decorrer a conferncia de imprensa, queria que o rosto da timbila falasse em chope, afinal estvamos a falar da msica das terras de Zavala onde, anualmente, diferentes grupos se juntam em Quissico para lembrarem as longas e tradicionais noites de m sahu.

DAMA DO BLI BLING NOMEADA PELA 2 VEZ AO MAMA MA

Ao contrrio do que se espec especula sobre Dama do Bling, esta ainda tem brilhado nos a palcos, alm de estar ligada c ada com a Bling Agncia, instituio que preside ao lado do presid seu actual companheiro Izdi o Izdine. Facto que Bling tem feito mais aparies no ais estrangeiro do que dentro de Moambique. A histria de brilho e sucesso no exterior ro ucessos comeou quando em 2007, B 007, Bling foi nomeada a 4 categorias no Chanel O Music Cha Video Awards onde ganhou o prmio de Melhor Vdeo Feminino e Melhor da frica nhou Me Austral. Em 2008, Bling foi n nomeada a categoria de melhor vdeo Feminino no MTV Fem Music Video Awards em Abuja na Nigria, onde esteve ao lado de artista americanos stas como the Game, Kelly Rowla e Flo-Rida. No passado ano de 2010, Bling e Lizha Rowland James foram chamadas a par participar do evento passeando a sua classe no palco. Este sse n ano, Dama do Bling foi nom i nomeada para o MAMA Awards pelas categorias: Melhor categ Vdeo - onde concorre com o vdeo (Moza Girl), e Melhor Colabor laborao onde concorre com o dueto com a artista congoleza Ivone, na msica Toi et ta Vie ica T (expresso francesa que sign significa tu e tua vida). Espera-se que a nossa menina volte com um prmio para alegrar o corao e o orgulho dos seus fs moamb grar ambicanos.

Quelimane a capital e a maior cidade da provncia da Zambzia, em Moambique. Est localizada no rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano ndico; por essa razo, a cidade conta com um porto, que uma das suas principais actividades econmicas, centro de uma importante indstria pesqueira. Era um importante centro comercial suale quando os portugueses ali chegaram em 1498. Em 1530 a cidade foi ocupada por Portugal. Foi elevada a vila e sede de concelho em 1763 e a cidade a 21 de Agosto de 1942. A cidade de Quelimane administrativamente um municpio com um governo local eleito. Numa rea de 117 km, a cidade tinha 150 116 habitantes em 1997. A populao tinha ascendido a 185.000 habitantes em 2003, e o Censo de 2007 registou 193.343 habitantes O nome da cidade de Quelimane Existem vrias verses sobre a origem do nome da cidade: Uma verso aponta que a origem do nome de Quelimane deriva das palavras inglesas Killing Man (mata homens), que teriam evoluido para Queli-Man, pois esta zona de Moambique estaria infectada de mosquitos tarnsmissores da malria e muitos dos homens das tripulaes morreram como consequncia dessa doena. Outra verso diz que o nome desta cidade vem dos tempos da sua "descoberta" por Vasco da Gama que, vendo algumas pessoas a cultivar a terra, lhes perguntou (em lngua portuguesa, evidentemente) como se chamava a terra. No entendendo a pergunta, algum dos locais ter dito Kuliamani, que significa: "Estamos a cultivar".

ZAMBEZIA Zambzia foi um ponto antigo de trocas comercias e intercmbios culturais entre as suas populaes CHWABO MAKWAS e LOMUE com rabes e persas seguindo se os portugueses e indianos, que atingiram o interior partir dos rios dos bons sinais para explorarem as minas de ouro e o marfim. Talvez por esta gama de contactos directos ate hoje patentes nos 103.127 km2 da Zambzia faz dela uma provncia com uma diversidade cultural sem igual. Talvez no seria exagero dizer que a cada 100 quilmetros encontramos novos hbitos e costumes outra maneira de ser e estar, uma outra dana ou um prato parcial ou totalmente diferente que o anterior, enfim todo este mosaico cultural cabe e convive harmoniosamente entre si fazendo a Zambzia mas forte.Com o mar azul esmeralda a prolonga-se nos interminveis coqueiros, bordejando o colorido das machambas recheadas de diversas culturas faz delas umas mais habitadas dos pais com populaes distribudas desde o litoral ao interior na sua maioria mulheres com caractersticas hospitaleiras muito maravilhosas.

Flash
Ziqo - Em Quelimane " Vermelho d Sangue,


Fica atento a todas as dicas! Mantm a calma; - Para comear, faz uma lista das coisas que tens que fazer, definindo um plano de estudo e estabelecendo prioridades; - Distribui o tempo de que dispes pelas vrias tarefas a realizar; - No faltes s aulas, pois podes perder revises da matria bem como indicaes da professora sobre o teste; - Tenta seguir rigorosamente o plano que traaste; - No te esqueas que o teu estudo ser proveitoso se te comeares a preparar atempadamente para o teste, reservando uma ou duas horas por dia para estudar. Tenho tanto para estudar e to pouco tempo!Primeiro que tudo, rel, com ateno, os teus apontamentos e notas;Relembra os contedos mais importantes; Detecta os aspectos em que tens dvidas e que precisam de uma ateno especial. Esta matria to aborrecida - Deves procurar um envolvimento com os textos que ests a ler. Procura colocar a ti prprio a questo O que tenho de saber sobre esta matria? - medida que vais lendo, deves ir sublinhando e tomando notas; - Discute os contedos com outros colegas e, se puderes, estuda em grupo; - Em relao s matrias de que no gostas particularmente, deves fazer um esforo suplementar para as trabalhares, no caindo na tentao de saltar determinados aspectos e de adoptar uma atitude passiva em relao s mesmas. Leio, percebo, mas no consigo integrar as novas informaes nos conhecimentos de que disponho - Todos sabemos que interiorizamos os conhecimentos que, de algum modo, compreendemos e fazem sentido para ns. - medida que vais estudando, tenta trabalhar sobre as informaes que vais adquirindo, aplicando-as a novos contextos. - Tenta integrar o que ests a estudar nos conhecimentos de que j dispes. Deste modo, ser-te- mais fcil relembrar estas novas informaes, j que estabeleceste relao com conhecimentos anteriores que, j por si, tm sentido para ti. Podes utilizar algumas tcnicas - Uma forma de memorizar e dar informao mais sentido utilizar tpicos ou itens. Por exemplo , se quiseres recordar os aspectos que devem estar presentes num texto informativo, nomeadamente numa notcia, podes organiz-los deste modo, utilizando a primeira letra que os inicia: Quem, Quando, O Qu, Onde, Como, Porqu, Para Qu; - Podemos associar novas informaes a aspectos ou outras informaes que nos so familiares. Por exemplo , para recordar uma frmula ou equao, podemos utilizar letras do alfabeto para simbolizar alguns algarismos. Deste modo, podemos transformar uma frmula abstracta numa palavra ou frase com sentido que ser facilmente recordada quando necessrio. - Quando aprendemos uma outra lngua, temos tendncia para estabelecer associaes entre determinadas palavras e sons que nos so familiares. O importante estabelecermos ligaes e correspondncias de modo a no nos esquecermos dos novos conhecimentos que devemos fixar. Penso que compreendo a matria - Testa os teus prprios conhecimentos; - Coloca questes a ti prprio sobre os contedos que estudaste, recordando as indicaes e recomendaes do professor sobre o teste; - Analisa com ateno as relaes entre os vrios aspectos da matria que estudaste; - Tenta transmitir, por palavras tuas, os novos conceitos e informaes. H tanta informao para reter!Organizar a informao atravs de esquemas ou fichas uma ptima estratgia para recuperar mais rapidamente os contedos estudados.Tomar notas ou fazer snteses; estabelecer relaes entre os vrios contedos;Agrupar informaes em categorias ou hierarquias, sempre que possvel; Criar mapas de informao, organizando e inter-relacionando essas informaes. Depois de releres os teus apontamentos e textos, tenta recordar as informaes neles contidas. Tenta responder s questes que elaboraste para cada contedo. Se no conseguires, rel, com ateno, os aspectos em que tens mais dificuldades. - Quanto mais tempo dedicares ao estudo, mais facilmente recuperars a matria. - No te esqueas, contudo, que estudar essencialmente organizar e integrar as novas informaes nos conhecimentos que j possuis; SUCESSO no teste!

PUBLICIDADE

Email:Infocoquinhos@gmail.com

Queremos neste momento que nos afirmamos que somos verdadeiros comunicadores agradecer a todos aqueles que influenciaram para a existncia deste boletim e continuar a pedir as vossas contribuies por que so delas que dependem a existncia deste INFOCOQUINHOS Nesta edio Trabalhamos para satisfazer as vossas exigncias esperamos as criticas e sugestes de todos quanto so leitores deste seu e nosso boletim.

Av. Maputo Casa n 1810 Telefone (+258) 24215956

Quelimane -Moambique

E-mail:vjm.zambezia@gmail.com Web: visaojovemmocambicana.tk

Viso Jovem Moambicana uma associao Criada a 11 de Dezembro, do ano de 2008, Constituda por Jovens Estudantes e Trabalhadores com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento do nosso pais, a nvel econmico, social e cultural, por via de fora e iniciativas jovens, promovendo a auto-confiana e experincia profissional nos prprios jovens. A VJM membro e parceiro do Conselho Nacional da Juventude uma associao de carcter nacional, com a sua sede na Cidade de Maputo. E conta desde 23 Novembro de 2010 com uma Delegao na Provncia da Zambzia, de que actualmente conta com representaes nos distritos de Gurue, Mocuba e Namacurra e com varias actividades j implementadas. Fotos do Seminrio Provincial de Capacitao dos membros e lideres de associaes Juvenis de Quelimane em matrias de Associativismo juvenil, Empreendedorismo, criao e gesto de ,projectos ,Liderana, Estatutos e regulamentos da VJM.
Esta pgina da Responsabilidade do GECI- Gabinete de Estratgias Comunicao e Imagem da Viso Jovem Moambicana Delegao da Zambzia Zito Ossumane Chefe do Gabinete Cell: (+258) 820797286 E-mail: zithoossumane@gmail.com

CA TI HO DA POESIA
Samora Moiss Machel
Por Incio Natividade Sol Portugus Cortar a pedra e polir as arestas para esculpir montanhas e dunas de um pas at ao cu. Em minha mos o amor, com dor imbuda no olhar do artista. Mos negras e calejadas de erguer um pas, ensombrado de guerras de agresso e horas esforadas na enxada. Camarada chefe, respondendo ao chamado do seu povo... Um rasto de sangue nos olhos, onde mrtires annimos so espritos insepultos. Resta o embondeiro hirto testemunhando passagens de testemunho, Moambique, onde os heris no cabem na palma de mil mos Samora Machel plantar mil espigas esperando a esperana florir Para matar a fome a gerao presente e vindoura Remanesces o brilho imorredouro, o accionista principal de empresas do bem estar do teu povo, o combatente nmero um na luta contra a pobreza e subdesenvolvimento, HIV/AIDS e outras endemias. Arquitecto do patriotismo que nos move para servir, nem evasivas a causa Que nos pontifica como Nao e povo, Heri vivo de uma criana que ainda no viu o mar Kanimambo Machel

Este um espao foi criado com o propsito de divulgar contedos musicais de cantores zambezianos bem como a cultura desta bela provncia que um diamante em lapidao. MESTRE DE CERIMONIAS Locutor e mestre de Cerimonias Para eventos empresrias Mestre de Cerimonias e Locutor especializados em Premiacoes, Seminrios Workshops Mestre de Cerimonia para Casamentos e Festas Mestre de Cerimonia e Locutor Profissional para Shows e eventos empresarias FOTO FILMAGEM Fotos e Vdeos Para Casamentos, baptizados, aniversrios, eventos, feiras lbum Pessoal de Fotografia Criao de Spots Criao de Cartazes

Designer de Blogues
Correio electrnico: zambemusical@gmail.com Telefone: +258848430537 Site:http://zambeziamusical.blogspot.com Site:http://zambeziamusical.blogspot.com

Espectculo Alusivo ao aniversrio da Cidade de Quelimane

Pavilho do Benfica

No espectculo por ocasio da passagem do Sexagsimo nono aniversario de Quelimane actuaram artistas como, M.r Conselho ,Pureza Wafino ,Zona Negra ,San nelo ,Dede Produtions e D.r Yaga

Das könnte Ihnen auch gefallen