Sie sind auf Seite 1von 16

Doze teses sobre a ordem nova e uma ltima questo

Se o homem s vezes no fechasse deliberadamente os olhos acabaria por no ver o que merece ser olhado. Ren Char, Feuillets dHipnos

Toda a cultura se define pelo que decide ter por real. H cerca de um sculo que chamamos ideologia a esse consenso que cimenta cada grupo organizado. Nem reflexivo nem consciente, tem pouco a ver com as ideias. uma viso do mundo, e cada uma leva consigo o seu sistema de crenas. Em que acreditar? Cada mediasfera produz os seus critrios de acreditao do real, e por conseguinte de descrdito do no-real. Permanente a questo de confiana: em que confiar?; as respostas variam segundo o estado dos saberes e das mquinas. Plato respondia pela logosfera: Sobretudo no no que bvio, e apenas nas Ideias inteligveis, Mito da Caverna. Descartes pela grafosfera: Nos objectos visveis, mas com a condio de constru-los com ordem e proporo e de formular bem as suas equaes, Discurso do Mtodo. A videosfera: Sobretudo no nas Ideias e

pouco importa o mtodo, a rgua e o compasso, sempre que as vossas imagens sejam boas. Uma foto ser mais credvel que uma figura, e uma cassete de vdeo mais do que um bom discurso. Em gostos e cores, em mtodos e ideias, cada um tem a sua opinio. Mas em frente ao aparelho de visualizao calamo--nos. Visualizar explicar. Em lngua corrente, eu vejo substituiu o eu compreendo. J est visto significa que no h nada a acrescentar. Ontem: isso verdade, li-o no jornal. Hoje: acredito, porque o vi na televiso (disse a vtima de um curandeiro televisivo). J no possvel opr um discurso a uma imagem. Uma visibilidade no se refuta com argumentos. Substitui-se por outra. O que apresentado como digno de ser visto por cada idade do olhar apresenta-se como incontestvel. No regime do dolo, correspondente s teocracias, posso contestar as aparncias visveis, mas no que exista um mais alm do visvel e que eu deva focalizar na sua direco o meu olho espiritual. No regime de arte que anuncia as ideocracias, posso dvidar dos deuses e dos dolos mas no da verdade, e de que ela deva ser decifrada no grande livro do mundo, transferindo os fenmenos visveis s leis invisveis. No regime visual, ou videocracia, podemos ignorar os discursos de verdade e de salvao, contestar os universais e os ideais mas no o valor das imagens. O seu incontestvel pressuposto o lugar-comum de uma poca. Governa tanto mais os espritos quanto no reflectido enquanto tal. Cada regime de autoridade dse como evidente. O que nos faz ver o mundo tambm o que nos impede de o ver, a nossa ideologia. Esta ltima, que nunca to virulenta como no dispensar das ideias, ocupa o lugar de a menina dos nossos olhos. Em vez de

nos deixar estupefactos, transforma-nos em medusas, petrificamos em lugarescomuns o que vemos.

As imagens, ao contrrio das palavras, so acessveis a todos, em todas as lnguas, sem competncia e aprendizagem prvias. E a programao informtica une todos os andares da Torre de Babel, Pequim, Nova Iorque e a Cidade do Cabo. Mas uma vez apagado o ecr, resta-nos aceder aos olhares interiores que regem cada universo visvel. Este acesso s pode ser feito com a linguagem e as tradues simblicas. Mas a promoo universal dos cones e da sagrao planetria do olho que disso se deduz no constituem um augrio to bom como se cr para a comunicao mundial dos espritos. Todas as culturas podem ser definidas como mais ou menos obscurantistas, porque no podemos projectar luz sobre o seu princpio de visibilidade. Como ver o que nos cega? Mas todas cultivam a virtude intelectual e fsica da clarividncia, pois tm por ideal ver, atravs daquilo que aparece, aquilo que (ainda que possam negar essa faculdade aos nossos olhos de carne). mais fcil fazer dialogar as filosofias do que as luzes, as bocas do que os olhos. Os espritos podem falar-se, de um extremo ao outro da terra, pela mediao de intrpretes e tradutores. Mas no h um dicionrio do visvel. O olho escuta, mas no ouve o olho do outro.

A pedra angular que sustenta o edifcio das nossas crenas e das nossas prticas no a escolha intelectual da verdade, nem a escolha moral do valor. O suporte destas operaes, por assim dizer secundrias, que dizem respeito ao conhecimento e moral e os determinam, o teorema ptico da existncia, o que , . E como os nossos princpios de viso so tambm de diviso, o restante, tudo o que no digno de ser visto, ser considerado no-ser, trompe-loeil ou falsa aparncia. Aquilo que para ns a prpria realidade, os budistas denominam com toda a naturalidade o vazio, sunya; o que plena realidade para o budista, para ns parece simplicidade e vaidade. A evidncia natural de uma civilizao passa por iluso noutra. Cada uma tem peculiaridades. Essas peculiaridades justificam e reclamam o dilogo das culturas. Mas o real converteu-se numa categoria tecno-cultural, e essa tcnica tornou-se mundial. De que vamos falar se a realidade a mesma para todos? E se chegarmos tambm a uma lngua nica, teremos ainda vontade de falar de um extremo da terra ao outro?

A conveno transcendental dos olhares que define a cultura implcita de uma sociedade no procede de um contrato social debatido livremente entre dois sujeitos sem objectos nem passado, reunidos para deliberar na praa da aldeia.

Somos herdeiros inovadores, cercados por muitos mitos mas dotados tambm de utenslios, e a nossa cultura uma transaco regularmente negociada entre a nossa herana mitolgica e o nosso meio tcnico (ele mesmo dependente do estado de desenvolvimento cientfico). Nesse compromisso, a parte das mediaes tende a crescer, e no s as nossas evidncias como tambm as nossas insurreies so equipadas. O Maio de 68 dos estudantes, por exemplo, como as revolues do sculo XIX, foi modelizado pelo teatro italiana, com as suas bancadas, encenaes, o nfase nos gestos e a sonoridade do slogan, o pblico nas ruas aclamando os actores, ou seja, a vanguarda que actua e fala. Essa foi sem dvida a ltima sesso, a ltima grande representao teatral da nossa histria (o estdio televisivo imps desde ento o seu dcor e a sua dramaturgia ao nosso espao pblico). Depois da tomada do Teatro Odon sero tomados de assalto os estdios de televiso? Cada nova maquinaria de transmisso colectiva reorganiza os nossos lugares-comuns, esses elementos incomunicveis que nos permitem comunicar. Como o sujeito cognitivo em si mesmo, o sujeito crente um sujeito tcnico, porque antes de tudo um homem imaginrio. Com um imaginrio cada vez mais equipado, teremos cada vez mais esttica, a moral e a poltica das nossas prteses. Sem as tcnicas do grande plano, do zoom e das trs dimenses teriamos conhecido a apoteose total do fragmento, do kit e da atomizao que caracteriza o nosso momento cultural?

A mediologia ter alcanado a sua meta quando, ante toda a controvrsia de fundo ou disputa sria, j no tema entrar directamente no debate colocando sobre a mesa as questes chamadas de intendncia que os grandes espritos, at hoje, listavam em rodap. No o qu e porqu? mas por onde e como?. As mquinas so hoje como a poltica de antigamente. Podemos no nos ocupar delas, mas so elas ento que se ocupam de ns. Que quer a minha mquina de viso e de escuta, e pensa ela a mesma coisa que eu? Questo tanto mais incontornvel quanto a nossa margem de liberdade se reduz medida que aumentam a interposio meditica, a multiplicao das redes e a complexidade dos circuitos. Existiu sempre uma tecnologia do fazer crer, desde a gora grega e sem dvida muito antes. Mas hoje, a laringe colectiva governa a palavra pblica. Hoje, a nossa realidade uma mediaviso do mundo, dispositivo que dispe de ns, dotado de uma fora de arrasto planetria. Desmaterializao dos suportes por registo electromagntico?

Desrealizao da realidade exterior. Miniaturizao dos aparelhos e dos elementos constitutivos? Encolhimento das maisculas, reduo dos discursos lgicos em micro narrativas. Enquadramento das representaes? Formatao correspondente do representativo. Grande plano normal? Personalizao normalizada dos colectivos. Instantaneidade das transmisses hertzianas?

Desaparecimento da profundidade do tempo. Decomposio da imagem em pxeis? Desintegrao pontilhista da informao. Montagem cut ou em mosaico? Desarticulao lgica dos factos. A cultura do detalhe, do fragmento, do pedao, o enfraquecimento das antigas dialticas da totalidade, a substituio por toda a parte do global pelo fraccionrio, que por vezes se resume no declnio das grandes narrativas, deve muito deslocao ptica dos objectos, como das obras de arte, pelos dispositivos de viso, a montagem cinematogrfica, o zoom televisivo, o tratamento informtico, etc. Cada um destes procedimentos conduz a uma conduta, e o conjunto dessas condutas configura um tipo de Cidade. No existe causalidade linear, verdade, existe sim loop geral.

O mais difcil contar at trs. O cristianismo necessitou de milhares de anos para substituir uma cultura binria por uma cultura trenria (base teolgica da mediologia). Seria uma lstima que a linguagem binria das imagens de amanh, combinaes de zero e de um, de sim e de no, encerrem subrepticiamente as inteligncias no sim/no. J as sondagens, o zapping, a alternativa imagem/no imagem, o ritual do duelo televisivo entre campees (dois, raramente trs) e a segunda volta das eleies no deixam muito espao queles que no esto nem a favor nem contra, queles que no dizem nem branco nem preto, mas um pouco dos dois, ou seja, nenhum deles. mais que

provvel que uma cultura extraespectiva (que projecta a inspeco para o exterior) prejudicar os matizes, a complexidade, a mestiagem, a inferncia e a suposio, aquisies frgeis, porque recentes, das civilizaes da introspeco e da interioridade emanentes da escrita.

A servido a inverso pelo homem do mediatizado em imediato. Ou do que depende dele em alguma coisa independente e omnipotente. O sujeito recebe como implacvel e natural o que artificial, construdo pelos seus prprios dispositivos. Toma por objecto perceber, passivamente, o que percebe activamente. Ignora-se, ento, como criador, origem das suas imagens (como ontem de Deus ou da verdade). Caem-lhe em cima como o granizo ou a tempestade quando o seu prprio sistema de representao que as lanou. Mecanismo clssico de alienao e de transformao de uma liberdade em mito. Mas o que aqui se extraverte e se sublima, no mais a ideia de Deus mas a ideia da imagem divinizada e mitificada, j no mais a conscincia de um sujeito mas uma mquina sciotcnica.

A equao da era visual: o Visvel = o Real = o Verdadeiro. Ontologia fantasmtica, da ordem do desejo inconsciente. Mas desejo doravante

suficientemente potente e bem equipado para alinhar os seus sintomas numa verdadeira ordem nova. Somos a primeira civilizao que pode pensar estar autorizada pelos seus aparelhos a acreditar nos seus olhos. A primeira a colocar um sinal de igualdade entre a visibilidade, a realidade e a verdade. Todas as outras, e a nossa at ontem, estimavam que a imagem impede de ver. Agora, a imagem vale como prova. O representvel d-se como irrecusvel. Mas como o mercado fixa cada vez em maior medida a natureza e os limites das representaes sensveis, mediatizadas como esto pelas indstrias, o sinal de igualdade transforma-se e passa a ser: Invendvel = irreal, falso, no vlido. S o solvel vlido e s tem valor o que tiver uma clientela. O alinhamento dos valores de verdade com valores de informao indexa a primeira oferta e procura: ser considerado verdadeiro o que tem um mercado. Traduo: o pblico o nosso nico juiz. No impossvel que, depois do marketing da verdade e do bem, se instaure um trfico do real (como o dos orgos humanos). A realidade sensvel: funo do poder de compra? O olhar de amanh ser regido pelo pay for view? Veremos a percepo encriptada, com descodificador para assinantes? Ento os ricos tero a exclusividade das sensaes sofisticadas, e talvez, no fim, o monoplio do mundo sensvel. Como o valor supremo de uma cultura tambm o que faz sonhar os seus adeptos, j sonhamos agora, pouco ou muito, em ganhar a lotaria.

Quer esta deriva para o panmercantilismo se confirme ou no, permanece a tentao, cada vez mais forte, de confundir o ar e o esprito do tempo. De alinhar o direito sobre o facto, o dever ser sobre o estar l, o longo sobre o curto. No reconduz a contraco da imagem e do seu referente, no universo electrnico e amanh numrico, fuso deliberada do Verdadeiro, do Belo e do Bom, sonhada pelos regimes totalitrios de outrora? Ou seja, a extino dos possveis e o congelamento do tempo, com reduo das liberdades de desvio, de oposio e de inveno. A Videocracia alcanaria ento, pela direita, o triste ponto a que havia chegado a Ideocracia, pela esquerda. A festa audiovisual oferece dez mil vezes mais imagens e muito mais alegres que os cones dos membros do Politburo, no ex socialismo real, mas pouco mais imaginao social, pois a imaginao a funo irrealizante da conscincia, pela qual podemos negar as coisas tal como esto. Mas a imagem registada redobra a autoridade do acontecimento por um terrorismo da evidncia. Uma sociedade WYSIWYG (what you see is what you get) j no uma sociedade aberta. Ao reduzir o futuro ao presente visualizvel e ao jogo dos possveis do acontecimento que faz lei est errado porque no tem nada para mostrar -, a videosfera ser ao mesmo tempo a era menos messinica e menos dialtica que a humanidade ter conhecido, se lhe dermos plenos poderes. Hoje

a luta pela imaginao passa pela luta contra o tudo imagem. No se salvar o nosso direito ao infinito sem limitar os direitos do visual a autentificar, por si mesmo, qualquer discurso. Vendo menos, se imaginar mais (Rosseau).

10

A desapario dos Invisveis um facto siderante, que infelizmente os meios de re-produo do visvel tornam invisvel. Resumindo. Na logosfera, que se segue inveno da escrita, o que era verdadeiramente estava ausente. A suspeita levava ao visvel: assim ocorria ontem nas culturas egipcia, grega, bizantina e medieval; e hoje com a budista, hinduista e animista. Para dois monotesmos em trs, o Todo-Poderoso no tem rosto nem corpo. Ele a palavra. Querer dar-lhe uma imagem seria um crime e uma loucura. S para a terceira, o cristianismo, na sua verso catlica pelo menos, a imagem fsica do divino era negocivel. Com a grafosfera, que se constri ligada imprensa, o visvel havia recuperado a sua dignidade, mas como contigncia que persegue ou regula uma necessidade logicamente acessvel pelo discurso ou a abstraco. Descartes: O cego o que est em melhores condies para fazer geometria. Tinha-se ento por evidente que o mundo se explica pelo que nos oculta. Nessa esfera a verdade, como disse Lvi-Strauss, revela-se no cuidado que tem em dissimularse.

Na videosfera, esta dissimulao testemunha o falso ou o inconsistente, e a suspeita recai sobre o inobservvel. O que no visualizvel no existe. Evanescncia dos seres de palavras, essas coisas que s existem ao serem ditas, mitos em estado puro, fundamentos da antiga realidade: Nao, Classe, Lei, Repblica, Deveres, Progresso, Interesse geral, Universal, Longo termo, Justia, Estado, etc. Pilares abstractos (mas noutro tempo efectivos) dos pseudo-concretos que nos rodeiam mas que no aparecem em nenhum ecr. Paradoxalmente, quanto mais se desmaterializam os suportes de transmisso, menos espao existe para as imaterialidades na vida social. Ser que os nossos nicos imateriais autorizados seriam de ordem tcnica? Todas as nossas pessoas morais esto em crise. Frana minha, vejo-te, ocupas o ar como a jovem mulher que desejo...; exemplo de evidncia sensvel ontem, retrica literria hoje. Eu posso ver, numa foto de satlite, uma poro de terra, no extremo oeste do pequeno cabo da Asia, convencionalmente chamada Frana. Mas nunca poderia ver os milhares de anos de histria que fizeram um pas dessa mancha ocre e verde sobre fundo negro: uma singularidade imaterial e decisiva.

11

Quando tudo visto nada vale. A indiferena perante as diferenas cresce com a reduo do vlido ao visvel. A parecena como ideal contm nos seus flancos um vrus devorador do parecido. Todos os ideais particulares se

alinham um depois do outro na poro da humanidade dotada da mais forte visibilidade social. Da se segue que a lngua do mais rico se converte na de todo o mundo, e a lei do mais forte na minha regra suprema. Uma videosfera omnipresente teria o cinismo por virtude, o conformismo por fora e por horizonte um nihilismo consumado. Alm disso o instinto de sobrevivncia da espcie e a simples busca do prazer, tanto nos indivduos como nas naes chegaro, cedo ou tarde, a limitar as prerogativas da imagem. Para eliminar a asfixia e a angstia voltar-se- a fazer entrar no jogo os invisveis espaos interiores, atravs da poesia, da proeza, da leitura, da escrita, da hiptese ou do sonho.

12

As novas imagens numricas produzem um saber e um poder mais do que invejveis. Depois do telescpio, o microscpio e as radiografias, os tratamentos informticos aumentam consideravelmente o nosso domnio das distncias, dos orgos e das suas doenas, das nossas construes por planos e desenhos e das nossas prprias hipteses intelectuais, permitindo uma traduo visual de modelos tericos abstractos. As novas prteses de viso, ao desmultiplicarem a nossa informao, aumentam as nossas faculdades de interveno sobre o ambiente e a nossa superfcie de contacto com o universo. Dotados agora de uma viso omniscpica, podemos tambm explorar o que est fora do nosso alcance sem ter de ir l e programar o futuro antes que se

produza. O microscpio desce at 1/10.000 milmetros. E o macroscpio ganhou outros tantos factores atravs dos satlites de observao. Raios X, infravermelhos, raios gama j nos tinham levado para alm do comprimento de onda do visvel. A optrnica e as suas cmaras trmicas permitem a um condutor de um carro de combate, a um piloto de avio, a um soldado com uma bazooka, ver noite, sem ser visto. A ecografia, por ultrasons, permite visualizar em trs dimenses um crnio ou uma bacia. A viso, no diagnstico mdico, substitui a audio e o tacto. A imagem por ressonncia magntica (IRM) permite entrar nos tecidos, nas clulas, nos neurnios. A reflectografia com infravermelhos, com cmara Vidicon, penetra sob os materiais mais densos. A imagem neutrnica detecta atravs das vedaes metlicas, e a imagem numrica permite o controle automtico de robots. Spot-Image, numa rbita de oitocentos quilmetros de altitude, por tratamento pancromtico ou multiespectral das suas imagens de alta resoluo, teledetecta em trs dimenses as cheias dos rios, o avano das dunas ou dos glaciares, a estrutura geolgica dos solos, os sedimentos terrosos das vias fluviais. A cmara submarina destapou os oceanos. E Changeux assegura-nos que j no utpico, com as cmaras de positres, considerar que um dia a imagem de um objecto mental aparea num ecr.1 A Misso Michel Serres, reinventando a sociedade pedaggica pela tele-educao, criou os meios informticos necessrios para tornar visvel a distribuio dos conhecimentos no seio de uma comunidade: o crebro de um colectivo no ecr de um Minitel. Estes admirveis progressos tcnicos no tm contrapartida? There is nothing such as a free
1

LHomme Neuronal, Paris, Fayard, 1983, p. 168.

meal. O custo destes benefcios de operacionalidade, para fora, residiria numa certa cegueira simblica, dentro. De algumas dcadas a esta parte, a extenso dos espaos observveis parece ter-se saldado numa amputao dos territrios da utopia. Quando o espectro da radiao electromagntica se reduzia luz visvel pela retina, o invisvel tinha infinitamente mais realidade. Liberdade, igualdade, fraternidade, por exemplo (que poderia simbolizar um sistema de ideogramas mas que um microscpio electrnico nunca nos permitiria ver em directo).

***

Uma simples pergunta ao prximo milnio: como ver perfeitamente ao redor de si sem admitir, ao lado, abaixo, ou acima, coisas invisveis? No necessriamente anjos ou corpos astrais. Realidades ideais, mitos ou conceitos, generalidades ou universalidades, imaterialidades ou smbolos que nunca teriam tradues visuais possveis, ainda que fossem apenas virtuais, num cyberspace. Como pode existir um aqui sem um ali, um agora sem um outrora e um amanh, um sempre sem um nunca...?

***

Ao medilogo proibido ter moral. Da os pontos de reticncias. Nos limites de uma investigao objectiva, ele deveria descrever e tentar explicar. O

seu desejo de agora em diante, saindo da sua disciplina, seria tomar o partido do invisvel.

Traduo:

Andr Camecelha
(estudante de Cincias da Comunicao, FCSH UNL, 2009)

Edio original DEBRAY, Rgis, Douze thses sur lordre nouveau et une ultime question, in Vie et mort de limage, Paris, Gallimard, 1992, pp. 491-506.

Das könnte Ihnen auch gefallen