Sie sind auf Seite 1von 11

Racionalismo, F e Escatologia

Daniel Bastos Gasparotto

I - Introduo

Todos os anos o tema se repete e j estamos acostumados ao cenrio: toda vez que ocorre alguma catstrofe natural em algum canto do mundo, milhares de discusses surgem nas igrejas, sites, blogs, Orkut, etc. a respeito da Escatologia. No so poucos os livros e artigos que surgem a cada dia, a respeito da especulao sobre o arrebatamento e o retorno de Cristo. Comumente, o fundamento bblico para tal considerao est em I Ts 4:16-17:
Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Escatologia significa literalmente estudo das ltimas coisas, ou, podemos dizer, estudo sobre o fim dos tempos. Assim, h certo tempo passou-se associar no meio evanglico (em geral) que qualquer catstrofe seria preldio escatolgico de um iminente seqestro relmpago e secreto de todos aqueles que estivessem prontos para o temido arrebatamento. A idia de um arrebatamento secreto est intrinsecamente relacionada a uma (mas, obviamente, no a nica) das correntes escatolgicas existentes na teologia: o pr-milenismo. De acordo com os pr-milenistas, em suma, o mundo tomaria um rumo catico, o planeta insuportvel para se viver, as pessoas endurecidas ao evangelho e, quando chegasse o momento, todos os salvos seriam arrebatados (sumiriam), enquanto o anticristo governaria e o planeta se dissolveria em caos; enfim, aps um perodo de sete anos, Jesus retornaria com os santos, prenderia o diabo e instauraria um perodo de mil anos literais de governo terreno. Tal corrente possui algumas variaes, como o pr-tribulacionismo (arrebatamento antes de uma grande tribulao), mesotribulacionismo (no meio da tribulao) e ps-tribulacionismo (aps a tribulao). Contudo, um grande pesar para muitos homens fiis que tal posicionamento seja defendido em massa pelo povo evanglico e aceito como verdade absoluta de forma to inocente pelos incautos e nefitos.

Muitos no percebem que nossa crena acerca do fim dos tempos tem implicaes muito srias em nossa teologia e prtica crist. Vamos dizer assim, se voc souber que sua casa ser levada por um tsunami amanh (!), voc lavaria a loua hoje? A nossa crena sobre escatologia deve estar fundamentada em quem cremos cr e no naquilo que vemos (alis, como em tudo na vida crist prtica). Se ns cremos em Deus, Ele o firme fundamento das nossas crenas. O povo evanglico est tomado de um mal chamado Racionalismo. O racionalismo defende que no possvel obter conhecimento sem foras externas observveis (como o racionalista prova que essa suposio verdadeira eu no sei). O cristo, contudo, longe de ser irracional, tem como defesa de f e sustentculo de sua crena a Palavra que o contedo do prprio Deus, sem o qual no h suposies vlidas e logicamente provveis. Nesse sentido, dever do real cristo refutar todo argumento que falaciosamente dirige a Bblia contradio, como diz o versculo: sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso (Rm 3:4). Os argumentos pr-milenistas certamente podem ser considerados perigosos por falaciosamente contradizer a Bblia e, ainda que no intencionalmente, chamar de Deus de mentiroso (afinal, tudo o que o que se contradiz no logicamente vlido).

II Dos Argumentos

Portanto, a partir desse momento passo a relacionar tpicos importantes que iro dirimir algumas de suas dvidas sobre o fim dos tempos.

1) Do termo fim dos tempos

Nada mais lgico do que iniciarmos uma confrontao direta concepo do conceito de fim dos tempos ou ltimos dias. Vejamos alguns versculos:
Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que por tradio recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundao do mundo, mas manifestado nestes ltimos tempos por amor de vs 1 Pedro 1:18-20.

Estes so murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscncias, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vs, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos ltimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas mpias concupiscncias. Judas 1:16-18 Estes homens no esto embriagados, como vs pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto o que foi dito pelo profeta Joel: E nos ltimos dias acontecer, diz Deus, Que do meu Esprito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizaro, Os vossos jovens tero vises, E os vossos velhos tero sonhos; E tambm do meu Esprito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizaro; E farei aparecer prodgios em cima, no cu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converter em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecer que todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Atos 2:15-21

Ora, podemos ver que o conceito de fim dos tempos, ltimos tempos, ltimos dias, est sendo utilizado para abranger o perodo que se iniciou com Cristo. Precisamos entender que a histria tem diversos pontos finais estabelecidos por Deus. Deus estabelece o incio e o fim de uma vida, um imprio, uma nao, etc. Escatologicamente, o fim dos tempos mais um dos pontos finais de Deus, ou seja, o ponto final de Deus para o pecado e a morte. Esse um grande ponto final, estabelecido atravs de Cristo antes da fundao do mundo, que se manifestou nos ltimos tempos por amor de ns. No podemos considerar esse tempo de forma restritiva como se fosse uma semana, sete anos ou algo assim, mas, sim, como todo um perodo preparado pelo Senhor para a vitria do evangelho e de sua igreja!

2) Da abrangncia temporal das profecias escatolgicas

Um dos grandes erros pr-milenistas rejeitar a aplicao das profecias escatolgicas ao tempo dos discpulos de Cristo e histria. O livro de Apocalipse foi um grande consolo e negar sua aplicao prtica para a poca dos discpulos, seria torn-lo intil quela gerao, da mesma forma como seria negar sua aplicao (ainda que de alguma forma) em nossos tempos. E sabemos que livro algum e profecia alguma pode ser tornada intil! O livro de apocalipse foi uma grande resposta de Deus aos eleitos da poca que aguardavam que o messias derrotasse o imprio romano. E isso realmente ocorreu! Por isso, grande parte de apocalipse se enquadra no contexto da queda do Jerusalm e do imprio romano. Claro que o assunto merece estudo aprofundado e sistemtico, o que fugiria do nosso escopo no presente artigo. Mas sei que muitas obras podero esclarecer melhor a aplicao de parte de Apocalipse na histria.
3

3) Do Arrebatamento Secreto e do Milnio Em I Co 15, Paulo fala:


Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ltima trombeta; porque a trombeta soar, e os mortos ressuscitaro incorruptveis, e ns seremos transformados. Porque convm que isto que corruptvel se revista da incorruptibilidade, e que isto que mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que corruptvel se revestir da incorruptibilidade, e isto que mortal se revestir da imortalidade, ento cumprir-se- a palavra que est escrita: Tragada foi a morte na vitria.

muito interessante notar que seremos transformados, ou seja, glorificados, por meio de ressurreio corprea e isso ocorrer no retorno de Cristo! Em Mateus 24:31 Jesus no revela que em sua vinda os seus seriam ajuntados de todos os cantos e glorificados. E Paulo, completando, afirma categoricamente que, ao ocorrer a glorificao dos santos se cumpre a Palavra de que a Morte foi vencida! Se a morte vencida com o retorno pessoal de Cristo, onde est a base slida para que isso ocorra depois de um milnio literal?

Explicando melhor: a) Apocalipse 20:14 fala que a morte destruda por Cristo no julgamento do Grande Trono Branco. b) Todavia, o reino de mil anos anterior ao grande julgamento (e com isso os pr-milenistas contraditoriamente concordam) Ap. 20:3-7; c) J Apocalipse 20:5 afirma que os mortos no reviveram at que os mil anos se acabaram; d) A ressurreio ocorre na vinda de Cristo: "Mas cada um por sua ordem: Cristo as primcias, depois os que so de Cristo, na sua vinda." I Co 15:23. e) Mateus 16:27 confirma que o julgamento ocorre com a vinda de Cristo: "Porque o Filho do homem vir na glria de seu Pai, com os seus anjos; e ento dar a cada um segundo as suas obras "; f) Mateus 25 fecha com chave de ouro: E quando o Filho do homem vier em sua glria, e todos os santos anjos com ele, ento se assentar no trono da sua glria; E todas as naes sero reunidas diante dele, e apartar uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; (...) Ento dir tambm aos que estiverem sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;".
4

O pr-milenismo, ao afirmar que haver um governo milenar aps o retorno pessoal de Jesus, contradiz patentemente a deduo lgica dos fatos acima mencionados. Resta a pergunta: se a morte vencida com a vinda de Cristo e a vitria da morte est no contexto do Grande Julgamento, onde se enquadra o milnio, j que este ocorre logicamente antes do julgamento e antes da ressurreio (arrebatamento real)? Qual a concluso que podemos tirar dessas afirmaes? Primeiro de que o milnio bblico no literal, mas alegrico. Segundo, de que o arrebatamento real nada mais do que a ressurreio e glorificao dos santos no dia do retorno de Cristo, momento em que Ele separar os justos dos mpios e julgar toda a terra! I Co 15:25-26 estabelece: Porque convm que reine at que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus ps. Ora, o ltimo inimigo que h de ser aniquilado a morte. Ressalte-se que a ressurreio ocorre aps o reino milenar: Mas os outros mortos no reviveram, at que os mil anos se acabaram. Esta a primeira ressurreio. Apocalipse 20:5 Ora, se, como vimos, a ressurreio se d no retorno de Cristo, logo o retorno de Cristo ocorre ao final do milnio! possvel perceber a contradio dos prmilenistas sobre isso, quando afirmam que o retorno de Cristo instaura um governo milenar literal. No h qualquer fundamento bblico que respalde a retirada dos santos dessa terra! Ao contrrio, Jesus afirma que na sua vinda seus ceifeiros separaro o joio do trigo e em Mateus 13:30: Deixai crescer ambos juntos at ceifa, ou seja, no h separao, no h um arrebatamento secreto. Na sua vinda, o trigo recolhido e o joio queimado! Em Joo 17:15, Cristo refora: No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Alm disso, Jesus ainda diz sobre sua vinda:
"Mas considerai isto: se o pai de famlia soubesse a que viglia da noite havia de vir o ladro, vigiaria e no deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vs apercebidos tambm; porque o Filho do homem h de vir hora em que no penseis". Mateus 24:43-44

Da mesma forma, Pedro diz:


"Mas o dia do Senhor vir como o ladro de noite; no qual os cus passaro com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfaro, e a terra, e as obras que nela h, se queimaro. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convm ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os cus, em fogo se desfaro, e os elementos, ardendo, se fundiro?" 2 Pedro 3:10-12

Assim, a vinda do Senhor Jesus cumprir o que se diz em Ap 21: "E vi um novo cu, e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe." Por que deveramos ser arrebatados quando temos um mundo inteiro que deve se converter antes do Retorno pessoal de Cristo? A Palavra de Deus fiel e verdadeira ao dizer que os gentios chegaro plenitude e, por fim, Israel se converter antes do Retorno do messias (Rm 11:25,26 e Lc 13:35).

4) Do Caos Mundial No pretendo ser evidencialista, uma vez que creio que toda experincia somente pode ser interpretada e toda verdade estruturada por meio da Palavra de Deus. Poderia falar como as estatsticas mostram que o nmero de terremotos no aumentou, que qualidade de vida tem subido, a mdia de idade, sade, etc. Mas tudo isso se torna impotente diante da mais pura verdade que a Palavra do Nosso Senhor!
Mas nos ltimos dias acontecer que o monte da casa do SENHOR ser estabelecido no cume dos montes, e se elevar sobre os outeiros, e a ele afluiro os povos. E iro muitas naes, e diro: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e casa do Deus de Jac, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sio sair a lei, e de Jerusalm a palavra do SENHOR. E julgar entre muitos povos, e castigar naes poderosas e longnquas, e convertero as suas espadas em ps, e as suas lanas em foices; uma nao levantar a espada contra outra nao, nem aprendero mais a guerra. Mas assentar-se- cada um debaixo da sua videira, e da sua figueira, e no haver quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exrcitos o disse. Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas ns andaremos em nome do SENHOR nosso Deus, para todo o sempre. Naquele dia, diz o SENHOR, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu tinha maltratado. Miquias 4:1-6

Porque, eis que eu crio novos cus e nova terra; e no haver mais lembrana das coisas passadas, nem mais se recordaro. Mas vs folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalm uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalm, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvir nela voz de choro nem voz de clamor. No haver mais nela criana de poucos dias, nem velho que no cumpra os seus dias; porque o menino morrer de cem anos; porm o pecador de cem anos ser amaldioado. E edificaro casas, e as habitaro; e plantaro vinhas, e comero o seu fruto. No edificaro para que outros habitem; no plantaro para que outros comam; porque os dias do meu povo sero como os dias da rvore, e os meus eleitos gozaro das obras das suas mos. No trabalharo debalde, nem tero filhos para a perturbao; porque so a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estaro com eles. E ser que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentaro juntos, e o leo comer palha como o boi; e p ser a comida da serpente. No faro mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. Isaas 65:17-25

Tais textos apontam claramente para o Reinado de Jesus, um reinado de paz, vitria e domnio! Deus soberano e, sendo soberano, no pode ser derrotado, jamais! Toda nao que se achega ao Senhor experimenta prosperidade e toda nao idlatra e/ou apstata experimenta juzo. Jesus o Rei e governa as naes com cetro de ferro (Sl 2:9; Ap 2:27; 12:5 e 19:15). Quando presenciamos uma nao vivendo um estado de caos, percebemos que Deus fiel em cumprir Sua palavra ao julgar a nao. O humanismo tem afetado o evangelicalismo moderno, deturpando a Bblia, fazendo com que homens queiram dar explicaes humanistas para o caos ou se absterem de fazer qualquer juzo. O fato que a Palavra de Cristo nos guia verdade! Jesus est, sim, efetivamente governando e efetivamente julgando as naes rebeldes. Tudo isso deveria nos alegrar e nos dar f ao percebermos que quando levantarmos nossa voz contra os humanistas que regem a nao, contra os falsos profetas que lideram as igrejas e contra o falso evangelho pregado, se no houver arrependimento o Senhor vir e far como alertou a Nnive. A escatologia escapista nos torna covardes, silenciosos e passivos! O povo pede sinais e promessas, mas a promessa que ele tem : Levanta-te, vai
grande cidade de Nnive, e clama contra ela, porque a sua malcia subiu at minha presena Jonas 1:2
E destes profetizou tambm Enoque, o stimo depois de Ado, dizendo: Eis que vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juzo contra todos e condenar dentre eles todos os mpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que mpios pecadores disseram contra ele. Judas 1:14-15

5) Do Reino de Cristo.

O pr-milenista, ao negar que o Reino fsico de Deus j foi estabelecido de forma completa e soberana nega o prprio sentido do termo Messias. O messias prometido seria aquele que reuniria as qualidades de Profeta, (sumo)Sacerdote e Rei. Perceba que negar o reinado fsico e absoluto j nasce com um problema de definio do prprio conceito de Messias! Os defensores do pr-milenismo falaciosamente tentam conservar uma demonstrao de qualidades textuais malabaristas e contorcionistas ao afirmarem que Cristo Reina, mas no reina! O que a Bblia nos diz?
7

Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu levantar um reino que no ser jamais destrudo; e este reino no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos esses reinos, mas ele mesmo subsistir para sempre, Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxlio de mos, e ela esmiuou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que h de ser depois disto. Certo o sonho, e fiel a sua interpretao. Daniel 2:44-45

Essa uma revelao dada por Deus a Daniel acerca de um sonho do Rei Nabucodonosor sobre o que viria a acontecer ao povo de Israel. Tudo o que foi narrado no texto foi cumprido, principalmente no que se refere queda do quarto reino: o imprio romano. E o que dizer das palavras de Jesus em Lucas 9:27: E em verdade vos digo que, dos que aqui esto, alguns h que no provaro a morte at que vejam o reino de Deus. Leia atentamente o seguinte texto:

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus no vem com aparncia exterior. Nem diro: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus est entre vs. E disse aos discpulos: Dias viro em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e no o vereis. E dir-vos-o: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. No vades, nem os sigais; Porque, como o relmpago ilumina desde uma extremidade inferior do cu at outra extremidade, assim ser tambm o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convm que ele padea muito, e seja reprovado por esta gerao. E, como aconteceu nos dias de No, assim ser tambm nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, at ao dia em que No entrou na arca, e veio o dilvio, e os consumiu a todos. Como tambm da mesma maneira aconteceu nos dias de L: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que L saiu de Sodoma choveu do cu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim ser no dia em que o Filho do homem se h de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, no desa a tom-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo no volte para trs. Lembrai-vos da mulher de L. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perd-la-, e qualquer que a perder, salv-la-. Digo-vos que naquela noite estaro dois numa cama; um ser tomado, e outro ser deixado. Duas estaro juntas, moendo; uma ser tomada, e outra ser deixada. Dois estaro no campo; um ser tomado, o outro ser deixado. E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, a se ajuntaro as guias. Lucas 17:20-37

Perceba, ao contrrio do que muitos possam imaginar, Jesus no est falando de qualquer tipo de arrebatamento secreto, mas da manifestao do Filho do Homem, trazendo juzo gerao perversa daquela poca (que se cumpriu com a destruio do templo por volta do ano 70 d.c.). O Reino de Deus no vem com aparncia exterior, mas como uma semente de mostarda passa a se exteriorizar com o tempo at criar razes e dominar a terra! (Lc 13:19).

O estranho e contraditrio que, normalmente, os pr-milenistas fazem aluso ao texto de Isaas 65 j citado ao se referirem ao perodo milenar. O texto de Isaas diz que durante o governo messinico o menino morrer de cem anos. Veja a contradio pr-milenista no fato de que, no Novo Testamento, o Retorno Pessoal de Cristo acarreta a destruio do ltimo inimigo, a saber, a morte (Mateus 24: 31 e I co 15:26), de acordo com o que manifestamos acima. Ora, se o retorno do Messias colocar termo morte, logo no podemos assumir que a profecia de Isaas se refira a um perodo posterior ao retorno pessoal de Cristo, mas sim a um perodo anterior, ou seja, a um perodo milenar alegrico (no podendo ser um milnio literal, diante das contradies apresentadas no ponto 3), desde a assuno de Cristo aos cus at seu retorno, quando ressuscitar os mortos, julgar os mpios, glorificar os justos, destruir a morte e entregar o Reino ao Pai (I Co 15:24,54; Ap 20:12-15). Dessa forma, estamos no Reinado milenar de Cristo e devemos esperar a restaurao de todas as coisas, por meio da manifestao dos filhos de Deus e domnio do Reinado de Jesus sobre os povos!

Porque a ardente expectao da criatura espera a manifestao dos filhos de Deus. Porque a criao ficou sujeita vaidade, no por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperana de que tambm a mesma criatura ser libertada da servido da corrupo, para a liberdade da glria dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criao geme e est juntamente com dores de parto at agora. E no s ela, mas ns mesmos, que temos as primcias do Esprito, tambm gememos em ns mesmos, esperando a adoo, a saber, a redeno do nosso corpo. Porque em esperana fomos salvos. Ora a esperana que se v no esperana; porque o que algum v como o esperar? Mas, se esperamos o que no vemos, com pacincia o esperamos. Romanos 8:19-25

6) Do Novo Pacto

O fato que a escatologia est atrelada ao entendimento sobre o novo pacto e, sob a luz da nova aliana, deve ser interpretada. Isso nos leva a entender quo invivel se torna crer na reconstruo de um templo fsico ou apresentao de ofertas expiatrias (fatos estes que so defendidos de forma to natural pelos pr-milenistas) no contexto escatolgico. Sob a tica do novo pacto percebemos que em Abrao foram sero benditas todas as famlias da terra, promessa cumprida por meio de Cristo Jesus:

Assim como Abrao creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justia. Sabei, pois, que os que so da f so filhos de Abrao. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela f os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abrao, dizendo: Todas as naes sero benditas em ti. De sorte que os que so da f so benditos com o crente Abrao. Glatas 3:9

Porque no quero, irmos, que ignoreis este segredo (para que no presumais de vs mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, at que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel ser salvo, como est escrito: De Sio vir o Libertador, E desviar de Jac as impiedades. Romanos 11:25-26

Deus sempre revelou nas Escrituras, atravs dos profetas, que iria abranger seu domnio a todas as naes e, em decorrncia da dureza de Israel, o Senhor diz:
Fui buscado dos que no perguntavam por mim, fui achado daqueles que no me buscavam; a uma nao que no se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui. (...) E produzirei descendncia a Jac, e a Jud um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdaro a terra e os meus servos habitaro ali. (...) Eis que os meus servos exultaro pela alegria de corao, mas vs gritareis pela tristeza de corao; e uivareis pelo quebrantamento de esprito. E deixareis o vosso nome aos meus eleitos por maldio; e o Senhor DEUS vos matar; e a seus servos chamar por outro nome. Isaas 65:1,9,14,15

Israel foi instrumento de Deus para juzo dos perversos e salvao dos eleitos. Hoje, todas as naes podem ser benditas e adentrar as portas da igreja invisvel e imaculada de Cristo. Em Cristo Jesus, os eleitos herdaro a terra e o servos do Senhor ali habitaro e exultaro!

III - Concluso

Eu poderia tecer aspectos histricos sobre como tais e tais correntes surgiram ou deixaram de surgir; ou acontecimentos fticos que fortaleceram aquela ou essa corrente escatolgica; mas a verdade que nem mesmo a histria tem fator decisivo nas consideraes de nossa f, uma vez que a f a certeza das coisas que no se vem e a convico dos fatos que no se esperam (Hb 11), de forma que no podemos nos deixar levar pelo Racionalismo. Diante de tudo o que nos foi apresentado, devemos entender que o milnio narrado em Apocalipse no literal, mas alegrico, representando toda a completude de tempo at que todas as coisas sejam sujeitas ao Senhorio de Cristo!

10

Alm disso, todo o caos que vemos no mundo e nas igrejas, inclusive, resultado do juzo de Deus sobre os mpios, incrdulos e idlatras. Nosso chamado e grande comisso trazer as naes ao arrependimento. Por fim, que voc se sinta exortado clamar a Deus por f e misericrdia, a fim de que sejamos instrumentos nas mos do Senhor, exortando as naes a se voltarem ao Senhor e se humilharem diante da onipotncia e onipresena do Reino do Eterno!

Porque est escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrar a mim, E toda a lngua confessar a Deus. Romanos 14:11

11

Das könnte Ihnen auch gefallen