Sie sind auf Seite 1von 8

A Glria de Deus

GESIEL CAIRO
Esta uma palavra que vai edificar a sua vida

A GLRIA DE DEUS
SENHOR, eu tenho amado a habitao da tua casa e o lugar onde permanece a tua glria. Salmo 26.8 Introduo: quando o salmista escreveu este versculo a sua felicidade no provinha da associao com o mundo, mas de estar na casa do senhor. Isto , onde a presena de Deus se manifesta entre Seu Povo, e onde habita a sua glria. Definio da Glria de Deus: A glria de Deus se refere presena visvel de Deus entre seu povo, glria esta que os rabinos de tempos posteriores chamavam de Shekinah. Shekinah uma palavra hebraica que significa Habitao de Deus, empregada para descrever a manifestao visvel da presena e da glria de Deus. Desde o Jardim do den, Deus queria ter comunho com Seu povo e estar presente entre ele. A gramtica hebraica em Gnesis 3:8 sugere que antes da queda o Jardim do den era um santurio onde Deus se encontrava com Ado e Eva para ter comunho. Depois da entrada do pecado no mundo, o Deus santo no podia mais encontrar-se face a face com a humanidade pecaminosa. Desse modo, a expulso do santurio e o envio de guardas Angelicais foram necessrios. Para Deus restabelecer a presena e o relacionamento santo com a humanidade num mundo pecador, um lugar sagrado devia ser construdo.

Israel tornou-se uma nao com a libertao da escravido no Egito. Nessa poca a presena de Deus era manifesta atravs de uma nuvem de dia e de uma coluna de fogo noite. Quando os israelitas ficaram livres da perseguio de fara, o Senhor deu ordens para a construo do tabernculo. Depois da nao entra na terra Prometida, e Davi tornarse rei, Deus lhe falou sobre a construo do templo. O sonho de Davi tornou-se a realidade de Salomo. Quando o templo foi consagrado, a presena visvel de Deus passou do tabernculo para o templo. Este templo tinha aproximadamente 400 metros quadrados, construdos numa plataforma de 3 metros de altura com 10 degraus que levavam entrada. Havia duas colunas de bronze, com cerca de 13 metros de altura e 4 metros de dimetro, em cada lado da entrada do templo. A bblia nos mostra um perodo que a decadncia espiritual e a idolatria dominavam Israel ano aps ano, o julgamento de Deus veio primeiro sobre o Reino do Norte, em 721 a.c. O reino do Sul, que inclua Jud e o templo em Jerusalm, tornou-se maduro para o julgamento 135 anos mais tarde. Neste perodo Deus levanta o profeta Ezequiel e lhe deu uma viso inspiradora e de reverente temor da gloria de Deus . os captulos 8 a 11 do seu livro descrevem como a gloria de Deus afastou-se aos poucos, do templo e da cidade de Jerusalm, por causa dos pecados do povo. Ezequiel foi transportado ao templo de Jerusalm, em vises de Deus, para que visse as abominaes que o povo cometia.

Na viso ele viu toda forma de rpteis, e de animais abominveis, e de todos os dolos da casa de Israel estavam pintados na parede em todo redor.e setenta homens dos ancies da casa de Israel, estavam em p diante das pinturas e cada um tinha na mo o seu incensrio. Ele viu ainda na entrada da porta da casa do Senhor, mulheres assentadas chorando por Tamuz. Tamuz era o deus babilnico da vegetao. Ele viu tambm na entrada do templo do senhor vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor adorando o Sol. O profeta Ezequiel v quatro tipos de idolatria florescendo na cidade: 1- Adorao da imagem dos cimes. 2- Adorao dos animais. 3- O culto a Tamuz. 4- Adorao do Sol. Existiam trs tipos de segmentos da sociedade que estavam envolvidos nesta idolatria: Os ancies, as mulheres e os sacerdotes. Ele viu ainda seis anjos cada um com uma arma e com eles apareceu um stimo anjo, vestido de linho branco, com um estojo de escrivo sua cintura, Sua tarefa era pr uma marca na testa de todos que permaneciam fieis a Deus. O enfoque dos captulos 10 e 11 a retirada da glria presena de Deus do templo e da cidade. Primeiramente, gloria de deus retirou-se do lugar Santssimo, e colocou-se entrada do templo. Em seguida, retirou-se do templo. Por fim, glria divina deixou a cidade de Jerusalm e pousou sobre monte das Oliveiras. e a a o

A glria de Deus retirou-se do templo por causa do pecado e idolatria do povo. Em 586 a.C. o exrcito babilnico destruiu Jerusalm e queimou o Templo. Jeremias, o profeta lamentador, faz a seguinte lamentao por causa da destruio do templo de Salomo: Rejeitou o Senhor o seu altar, detestou o seu santurio; entregou na mo do inimigo os muros dos seus palcios; deram gritos na casa do SENHOR, como em dia de festa solene.(lamentaes 2.7). O profeta teve uma outra viso, ele viu a gloria de Deus retornando cidade. Ez 43.4-7. O cativeiro babilnico de Israel durou 70 anos. O Senhor comeou a mandar de volta o remanescente de aproximadamente 50.000 judeus para terra em 538 a.C. sob a liderana de Zorobabel. Os alicerces para o segundo templo foram colocados, conforme os de Salomo. A construo do templo parou por causa da oposio de residentes samaritanos do reino do Norte, e permaneceu por 15 anos. A obra foi terminada em 515 a.C. O segundo templo era um edifcio simples quando comparado ao templo de Salomo. Porem os lidere e o povo estava desencorajado pela relativa falta de esplendor do novo templo e pela dificuldade da tarefa diante a ser executada. No meio desse desencorajamento, Deus levanta o profeta Ageu e manda-o dizer a todos: A glria desta ltima casa ser maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exrcitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exrcitos. Ageu 2.9.

A bblia nos mostra este templo sendo destrudo no ano 70 d.C. mais ao mesmo tempo ela nos mostra a construo de um novo templo, este foi feito pelo o prprio Deus. Ns somos o novo santurio de Deus. O apostolo Paulo escreveu 1 Co. 6.19 e 20 diz: Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. Em 2 Co. 6.16-18 diz: E que consenso tem o templo de Deus com os dolos? Porque vs sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E no toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vs Pai, E vs sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. A bblia nos revela que esta glria tem um rei, Salmo 24.7 diz: Levantai, portas, as vossas cabeas; levantai-vos, entradas eternas, e entrar o Rei da Glria.Quem este Rei da Glria? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, portas, as vossas cabeas, levantai-vos, entradas eternas, e entrar o Rei da Glria. Quem este Rei da Glria? O SENHOR dos Exrcitos, ele o Rei da Glria. Ento santificai-vos perante o Senhor pois tu es templo e morada do esprito Santo.

Este um trabalho do pregador Gesiel Cairo, que bacharel em Teologia e em Escatologia pelo Instituto Teolgico Gamaliel.

Das könnte Ihnen auch gefallen