Sie sind auf Seite 1von 3

Nomenclatura dos Seres Vivos

Considerando-se o imenso nmero de idiomas e dialetos espalhados pelo mundo, torna-se absurdo o nmero de nomes diferentes pelos quais so chamados os animais e as plantas. Assim, j em 1735, o sueco Karl Von Linn , botnico e mdico, lanava regras para classificar e denominar animais e plantas, mas s em 1758 foi que ele props efetivamente uma forma de nomenclatura mais simples, em que cada organismo seria conhecido por dois nomes apenas seguidos e inseparveis. Assim surgiu a nomenclatura binomial que ainda hoje adotada. As principais regras so : Na designao cientfica, os nomes devem ser latinos de origem ou, ento, latinizados. Cada animal ou planta deve ser reconhecido por uma designao binomial, onde o primeiro termo qualifica o gnero e o segundo a espcie. O nome relativo ao gnero deve ser um substantivo simples ou composto escrito com inicial maiscula. O nome relativo espcie deve ser um adjetivo escrito com inicial maiscula. Em seguida ao nome do organismo, facultado colocar, por extenso ou abreviadamente, o nome do autor que primeiro o descreveu e denominou, sem qualquer pontuao intermediria , seguindo-se depois uma vrgula e a data em que foi publicado pela primeira vez. Conquanto a classificao seja unomial para gneros e binomial para espcies, ela trinomial para subespcies. As regras de nomenclatura botnica so independentes das regras de nomenclatura zoolgica.

CLASSIFICAO DOS ORGANISMOS


O estudo descritivo de todas as espcies animais e vegetais e sua classificao dentro de hierarquias prprias constitui a sistemtica ou taxinomia. Podemos dizer que espcie um grupamento de indivduos que revelam profundas semelhanas entre si, tanto no aspecto estrutural quanto funcional, mostrando grandes

similaridades bioqumicas, com idntico caritipo e capazes de se cruzarem naturalmente, dando origem a descendentes frteis. Ocorre, entretanto, na Natureza, espcies que, embora diferentes entre si, guardam grandes aproximaes. Assim so enquadradas dentro de uma categoria taxonmica comum que o gnero. O gnero pode ser definido como um grupamento de espcies muito parecidas. Seguindo o mesmo raciocnio , podemos compreender que diversos gneros muito prximos devam ser reunidos num grupamento taxionmico comum. Surge, ento, a famlia. A famlia a reunio de gneros afins (prximos ou parecidos). A reunio de famlias forma a ordem. Por sua vez, as ordens se renem e formam as classes, que reunidas do origem a um filo. Se reunirmos todos os filos teremos ento a maior das categorias taxionmicas - o reino.

CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS EM REINOS


O sistema mais aceito atualmente agrupa os seres vivos em cinco reinos:

REINO MONERA organismos procariontes, unicelulares, auttrofos ou hetertrofos. Os hetertrofos obtm seus alimentos por absoro. Esse reino compreende as bactrias e as algas azuis ou cianobactrias. REINO PROTISTA organismos eucariontes, unicelulares. Vrios mtodos de nutricionais, incluindo fotossntese, absoro e ingesto. Esse reino compreende as algas unicelulares, os protozorios, como a ameba, o tripanossomo(causador do mal de chagas) o plasmdio ( agente da malria). REINO FUNGI organismos eucariontes, hetertrofos, uni e pluricelulares. O modo de nutrio por absoro. Este reino compreende o mofo, as leveduras e os cogumelos.

REINO PLANTAE organismos eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes. Este reino compreende as plantas, desde algas multicelulares at as plantas que produzem frutos. REINO ANIMALIA organismos eucariontes, multicelulares e hetertrofos. Nutrem-se principalmente por ingesto. Algumas poucas formas alimentam-se por absoro. Este reino compreende os animais, desde as esponjas at o homem.

Das könnte Ihnen auch gefallen