Sie sind auf Seite 1von 10

Ambiente Trmico

O Ambiente Trmico desempenha um papel importante no melhoramento das condies de trabalho. De acordo com a American Society of Heating Refrigeration and Air Conditions (ASHRAE), conforto trmico pode ser definido como "o estado de espirito em que o indivduo expressa satisfao em relao ao ambiente trmico". Este estado obtido quando um indivduo est numa condio de equilbrio com o ambiente que o rodeia, o que significa que possvel a manuteno da temperatura dos tecidos constituintes do corpo, num domnio de variao estrito, sem que haja um esforo sensvel. Esta a situao ideal, que corresponde a um ambiente neutro ou confortvel. Fora deste ambiente pode haver alteraes fisiolgicas no ser humano. Em condies normais de sade e conforto, a temperatura do corpo humano mantm-se aproximadamente constante prxima de 37 +/- 0,8 C, graas a um equilbrio entre a produo interna de calor devida ao metabolismo e perda de calor para o meio ambiente - HOMEOTERMIA.

Fig 11.19 - Manuteno da temperatura interna do corpo.

Esta perda de calor efectua-se segundo as leis da fsica de troca de calor (por conduo, por conveco, por radiao), e fisiologicamente pela evaporao/condensao e pela respirao.

A temperatura do ambiente importante porque determina a velocidade com que o calor do corpo pode ser transferido para o ambiente e, assim, a facilidade com que o corpo pode regular e manter uma temperatura adequada. Uma vez que os mecanismos de termoregulao do organismo tm como finalidade essencial a manuteno de uma temperatura interna constante, evidente que tem de existir um equilbrio entre a quantidade de calor gerado no corpo e sua transmisso ao meio ambiente. A equao que descreve tal estado de equilbrio denomina-se BALANO TRMICO: M - Ed - Es - Er - L = k = R + C M - produo metablica de calor. Metabolismo energtico. Ed - perda de calor por difuso de vapor de gua atravs da pele. Es - perda de calor por evaporao do suor desde a superfcie da pele. Er - perda de calor latente na respirao. L - perda de calor sensvel na respirao. K - calor transmitido desde a superfcie da pele at superfcie exterior da roupa. R - calor perdido por radiao desde a superfcie exterior da roupa. C - calor perdido por convexo desde a superfcie exterior da roupa. A equao anterior expressa que a produo interna de calor menos as perdas por evaporao pela pele (Ed + Es) e as da respirao (Er + L), igual ao calor conduzido atravs da roupa (K) e dissipado ao outro lado deste por radiao e convexo (R + C).

O corpo humano dispe de um sistema termo-regulador bastante eficiente, que compreende trs mecanismos: - Os vasos sanguneos (em particular os capilares) desempenham o papel de serpentinas de arrefecimento ou de aquecimento do sangue. O corpo reage aos efeitos da alta temperatura aumentando o ritmo cardaco e dilatando os capilares; - Segregao de suor (a evaporao do suor produz um arrefecimento); - Termognese. Desencadeia-se quando se d um arrefecimento do corpo e consiste numa intensificao das reaces nos msculos e em alguns outros rgos.

PRINCIPAIS EFEITOS DAS TEMPERATURAS EXTREMAS SOBRE O ORGANISMO


Temperaturas Baixas Quando o calor cedido ao meio ambiente, superior ao calor recebido ou

produzido por meio do metabolismo basal ou de trabalho, devido actividade fsica que se est exercendo, o organismo tende a esfriar-se e, para evitar esta hipotermia (descida da temperatura do corpo), pe em marcha mltiplos mecanismos, entre os quais podemos indicar: - Vaso-constrico sangunea: diminuir a cedncia de calor ao exterior; - Desactivao (fecho) das glndulas sudorparas; - Diminuio da circulao sangunea perifrica; - Tiritona: produo de calor (transformao qumica em mecnica / trmica); - Autofagia das gorduras armazenadas: transformao qumica de lpidos (gorduras armazenadas) a glcidos de metabolizao directa; - Encogimento: apresentar a mnima superfcie de pele em contacto com o exterior. As consequncias da Hipotermia podero ser: - Mal estar geral; - Diminuio da destreza manual; - Reduo da sensibilidade tctil; - Anquilosamento das articulaes; - Comportamento extravagante (hipotermia do sangue que rega o crebro); - Congelao dos membros (os mais afectados, as extremidades); - Frieiras; - Eritrocianose; - P das trincheiras; - Enregelamento (temperaturas inferiores a -20C); - A morte produz-se quando a temperatura interior inferior a 28 C por falha cardaca. Entre ns o problema de trabalhos em ambientes exteriores a temperaturas muito baixas de pequena relevncia, em virtude das condies climticas do pas. Temperaturas Altas A subida da temperatura acima da zona de conforto comea a provocar problemas, primeiro de natureza subjectiva, depois mais a mais de natureza fisiolgica at atingir o limite fsico de tolerncia. Quando o calor cedido pelo organismo ao meio ambiente, inferior ao calor recebido ou produzido pelo metabolismo total (metabolismo basal + metabolismo de trabalho), o organismo tende a aumentar sua temperatura, e para evitar esta hipertermia (aumento da temperatura do corpo), pe em marcha outros mecanismos entre os quais podemos citar: - Vaso-dilatao sangunea: aumento das trocas de calor; - Activao (abertura) das glndulas sudorparas: aumento do intercmbio de calor por troca do estado de sudor de lquido a vapor; - Aumento da circulao sangunea perifrica. Pode chegar a 2,6 l/min/m2; - Troca electroltica de "suor". A perda de NaCl pode chegar a 15 g/ litro. A subida de temperatura acima da zona de conforto, comea a provocar problemas de natureza:

- psicolgicas - incomodo, mal estar; - psicofisiolgicas - aumento da sobrecarga do corao e aparelho circulatrio; - patolgias - agravamento de doenas. Existe tambm uma classificao racional de transtornos causados a altos nveis de calor ambiental. As consequncias da hipertermia podero ser: - Transtornos psiconeurticos - fadiga trmica - Transtornos sistemticos: - "calambre" por calor;Sncope de calor, colapso de calor; - Esgotamento por calor: Deficincia circulatria, Desidratao, Desalinizao, Anidrosis; - Golpe de calor. - Transtornos na pele: - erupo (milaria rubra); - anidrose (deficincia de suor) - deficincia congnita das glndulas sudorparas - queimaduras solares (devido s radiaes ultravioletas)

CONTROLO DO AMBIENTE TRMICO


O Ambiente Trmico controlado atravs da aplicao de medidas tcnicas, de prticas no mbito da organizao do trabalho e da utilizao de proteco individual. Isto , de medidas: - construtivas; - organizacionais; - proteco individual. Ambientes Frios As medidas tcnicas de controlo restringem-se praticamente ao fornecimento de calor s reas de trabalho frias, o que nem sempre possvel considerando os motivos que obrigam ao trabalho nestes ambientes. A nvel de organizao do trabalho perfeitamente possvel preverem-se perodos de descanso para climatizao. E finalmente, possvel, na grande maioria das situaes, criar e manter-se um microclima satisfatrio utilizando-se vesturio que assegure um isolamento apropriado. Medidas
Construtivas Organizacionais Proteco individual - fornecimento de calor / climatizao - a introduo de perodos de descanso para aclimatizao; - seleco. - vesturio de proteco; - luvas.

No entanto, certas actividades obrigam a condies desfavorveis que podem prolongar-se por muitas horas e frequentemente sob chuva e vento. Surge ento o desconforto e risco para a sade, tornando-se necessrio medidas de proteco (Vesturio adequado, Aquecimento em intervalos regulares, Alimentao rica em calorias, gorduras).

Ambientes Quentes Quando possvel, devero reservar-se os trabalhos em ambientes mais quentes para os ltimos dias da semana, pois provocam desadaptao que poder ser reparada com o repouso do fim de semana. O limite da perda por sudao de 4 litros nas 8 horas de trabalho, ou seja, meio litro por hora, devendo a reposio ser feita regularmente ao longo do dia de trabalho, com bebidas frescas (12 a 13 C) ou mornas (ch ou caf muito fracos), no sendo permitidas as bebidas alcolicas e limitando a ingesto de sumos de frutos e leite a 1 litro. As refeies destes trabalhadores devem ser ligeiras e pobres em lpidos. Devem-se afastar dos postos de trabalho em que existe exposio excessiva ao calor, os indivduos com afeces cardiovasculares, respiratrias, renais e os obesos. Medidas
- uso de ventilao geral e climatizao; - uso de exaustores em postos de elevada libertao de calor, com renovao de 30 m3/hora por pessoa; - a instalao de refrigeradores para o ar renovado; - a utilizao de ventoinhas (estas devem ser colocadas de forma a no interferir com a eficincia de qualquer sistema de controlo de qualquer contaminante existente); - a utilizao de crans protectores contra energia radiante (ex: diante dos fornos); Construtivas - o isolamento, recolocao ou substituio de equipamento produtor de calor; - a utilizao de equipamento (tais como ferramentas) que permita reduzir a carga de calor metablico; - uso de chamins (hottes) aspiradoras, evacuando o ar quente por conveco natural; - proteco de paredes opacas (tectos em particular); - proteco das superfcies envidraadas; - colocao de telas metlicas. - a introduo de perodos de climatizao; - a introduo de perodos de descanso; - a distribuio do trabalho ao longo do tempo; Organizacionais - a realizao do trabalho mais quente nos perodos mais frescos do dia; - o fornecimento de gua em quantidades apropriadas aos trabalhadores. - vesturio de proteco - deve apresentar determinadas Proteco caractersticas, tais como: boa ventilao, flexibilidade e elevada individual grau de reflexo; - culos e viseiras de proteco com vidro reflector.

A experincia mostra que um trabalhador que vai trabalhar em ambiente de temperatura elevada deve, primeiro, habituar-se ao calor (climatizar-se). Essa climatizao consiste numa adaptao do organismo.

NDICES DE AVALIAO TRMICA


NDICE DE CONFORTO TRMICO:

A avaliao da sensao trmica e grau de desconforto de indivduos expostos a ambientes trmicos moderados dever ser feita em critrios que se baseiam na determinao dos ndices de A avaliao da sensao trmica e grau de desconforto de indivduos expostos a ambientes trmicos moderados dever ser feita com base em critrios que se baseiam na determinao dos ndices PMV (Voto Mdio Previsvel ou Predicted Mean Vote) e PPD (Percentagem previsvel de insatisfeitos ou Predicted Percentage of Dissatisfied) e aplicam-se a ambientes interiores onde se pretenda avaliar as condies ambientais em termos de conforto trmico. Estes critrios seguem, em linhas gerais, as Normas ISO - 7730 (Conforto PMV e PPD para ambientes moderados) e ISO - 7726 (Parmetros fsicos Thermal environments - Instruments and methods for measuring physical quantities). Conhecidos os valores PMV poder determinar-se o PPD com base no grfico:

Fig. 11.20 - Percentagem previsvel de pessoas insatisfeitas (PPD) em funo do voto mdio previsvel (PMV).

Dever notar-se que os ndices PMV e PPD exprimem sensaes de desconforto em relao totalidade do corpo. Nesse sentido, recomenda-se que o PPD seja inferior a 10% correspondendo este valor ao seguinte critrio para o PMV: - 0,5 < PMV < + 0,5 Ainda que o PMV se situe dentro dos valores atrs recomendados ser conveniente analisar cada um dos factores ambientais pois que a sensao de desconforto poder ser causada por um aquecimento ou arrefecimento indesejvel de uma parte especfica do corpo (desconforto local). Este tipo de situaes poder dever-se a: - uma diferena vertical da temperatura do ar muito elevada entre a cabea e os tornozelos. - Existncia de pavimentos demasiadamente quentes ou frios. - Velocidade do ar demasiado elevada (corrente de ar). - Ou, a uma assimetria muito acentuada nos valores da temperatura de radiao.

NDICES DE STRESS TRMICO: O ndice de stress trmico um ndice muito conveniente quando se procede ao estudo de medidas de controlo, pois facilita a visualizao da contribuio dos diversos factores do ambiente trmico, permitindo tambm a determinao terica da eficcia das medidas eventualmente adoptadas. A procura de um ndice de stress trmico que traduza satisfatoriamente a sobrecarga fisiolgica para um conjunto amplo de condies ambientais, tem vindo a representar um esforo constante no campo da higiene industrial. Entretanto os higienistas continuam a utilizar diversos ndices de stress trmico que, embora teis e razoavelmente adequados, no so indicadores de sobrecarga fisiolgica. NDICES DE TEMPERATURA EFECTIVA E EFECTIVA CORRIGIDA O ndice de temperatura efectiva foi estabelecido como o primeiro ndice fisiolgico de stress trmico. Foi posteriormente modificado dando lugar ao ndice de temperatura efectiva corrigida. Quer o ndice de temperatura efectiva, quer o ndice de temperatura efectiva corrigida so relativamente pouco fidedignos para temperaturas ambientais elevadas. HSI - HEAT STRESS INDEX Este mtodo particularmente apropriado para situaes muito agressivas, e com um tempo mximo de permanncia de 30 minutos, perdendo sensibilidade para situaes de exposio menos intensa. WBGT - WET BULB GLOBE TEMPERATURE O WBGT mostrou-se ser um mtodo simples e rpido para ser utilizado na avaliao de postos de trabalho expostos ao calor. A avaliao deste ndice segue as Normas ISO / DIS 7243 (1982) -Stress WBGT para ambientes quentes - Hot environments - Estimation of the heat stress on working man, based on the WBGT - index (Wet Bulb Globe Temperature). Limites de Exposio (TLV): Considera-se que acima de WBGT = 30C se deviam reduzir actividades e acima de WBGT = 31 C elas deviam ser totalmente suspensas. So ainda conhecidas mais duas tabelas de valores limites de WBGT sugeridas pelo NIOSH (National International Institue for Occupational Safety na Health): uma, em funo do metalismo energtico e do estado de aclimatao; e outra, em funo do metabolismo e da velocidade do ar (ambas relativas a um trabalho de oito horas).
Metabolismo (w) M < 115 115<M<=230 230<M<350 350<M<465 M<465 Indivduo no aclimatado 33,0 30,0 27,7 26,0 25,0 Indivduo aclimatado 32,5 29,0 25,7 23,0 20,0

Fig. 11.21 - Valores limite de WBGT (C) em funo do metabolismo e do estado de aclimatizao.

Metabolismo (kcal/h) Ligeiro M< 200 Moderado 201<M< 300 Pesado M> 300

Baixa velocidade do ar (<1,5 m/s) Alta velocidade do ar (> 1,5 m/s) 30,0 27,8 26,1 32,5 30,5 28,9

Fig. 11.22 - Valores limite de WBGT (C) em funo do metabolismo e da velocidade do ar.

Em funo do regime de trabalho e tipo de trabalho a ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienist) estabeleceu os limites para exposio ao calor da tabela seguinte:
REGIME DE TRABALHO E DESCANSO Trabalho contnuo

TIPO DE TRABALHO
Ligeiro Moderado Pesado 30,0 26,7 28,0 29,4 31,1 25,0 25,9 27,9 30,0

75 % de trabalho em cada hora25 % de descanso 30,6 50 % de trabalho em cada hora50 % de descanso 31,4 25 % de trabalho em cada hora75% de descanso
Fig. 11.23 - TLVs de exposio ao calor (valores em C).

32,2

Trabalho Ligeiro - sentado ou de p, controlar mquinas realizando trabalhos ligeiros com as mos e braos. Trabalho Moderado - andar de um lado para o outro levando ou empurrando pesos moderados. Trabalho Pesado - trabalho com picareta.

LEGISLAO PORTUGUESA
A legislao referente a Ambientes Trmicos muito vaga, apenas os artigos 24 e 25 do Regulamento Geral da Segurana no Trabalho nos Estabelecimentos Industriais - Portaria 53/71, de 3 de Fevereiro (alterado pela Portaria n 702/80 de 22 de Setembro) que referem alguns cuidados a ter com a temperatura e humidade: Artigo 24 - Temperatura e Humidade 1. As condies de temperatura e humidade dos locais de trabalho devem ser mantidas dentro de limites convenientes para evitar prejuzos sade dos trabalhadores. 2. Nas industrias em que os trabalhadores estejam expostos a temperaturas extremamente altas ou baixas devem existir cmaras de transio para que aqueles trabalhadores possam arrefecer-se ou aquecer-se gradualmente at temperatura ambiente. 3. As tubagens de vapor e gua quente ou qualquer outra fonte de calor devem ser isoladas, por forma a evitar radiaes trmicas sobre os trabalhadores. 4. Sempre que necessrio, sero colocados resguardos, fixos ou amovveis, de preferncia prova de fogo, para proteger os trabalhadores contra radiaes

intensas de calor. 5. Os radiadores e tubagens de aquecimento central devem ser instalados de modo que os trabalhadores no sejam incomodados pela irradiao de calor ou circulao de ar quente. Deve assegurar-se a proteco contra queimaduras ocasionadas por radiadores. Artigo 25 - Trabalhos no exterior Os trabalhadores que actuem no exterior dos edifcios devem estar protegidos contra a exposio excessiva ao sol e s intempries. Esta proteco deve ser assegurada, conforme os casos, por abrigo ou pelo uso de vesturio e calado apropriados. Relativamente aos estabelecimentos Comerciais, de Escritrio e Servios a legislao apenas refere alguns cuidados a ter com a temperatura e humidade - artigos 11, 12 e 13 do Regulamento Geral de Segurana do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritrio e Servios - Decreto-Lei n 243/86 de 20 de Agosto: Artigo 11 - Temperatura e Humidade 1. Os locais de trabalho, bem como as instalaes comuns, devem oferecer boas condies de temperatura e humidade, de modo a proporcionar bemestar e defender a sade dos trabalhadores. a) A temperatura dos locais de trabalho deve, na medida do possvel, oscilar entre 18C e 22C, salvo em determinadas condies climatricas, em que poder atingir os 25C. b) A humidade da atmosfera de trabalho deve oscilar entre 50% e 70%. c) Sempre que a ventilao natural no resulte uma atmosfera de trabalho conforme as alneas anteriores, deve-se procurar adoptar sistemas artificiais de ventilao e de aquecimento ou arrefecimento, conforme os casos. d) Os dispositivos artificiais de correco da atmosfera de trabalho no devem ser poluentes, sendo de recomendar os sistemas de ar condicionado, locais ou gerais. 2. Os trabalhadores no devem ser obrigados a trabalhar na vizinhana imediata de instalaes que produzam radiaes trmicas elevadas ou um arrefecimento intenso, a menos que se tomem medidas apropriadas de proteco. 3. Os radiadores, convectores ou tubagens de aquecimento central devem ser instalados de modo que os trabalhadores no sejam incomodados do calor ou circulao do ar quente. Artigo 12 - Alteraes bruscas de temperatura 1. Os trabalhadores no devem ser sujeitos, em consequncia das condies do ambiente de trabalho, a variaes bruscas de temperatura consideradas nocivas sade, pelo que devem ser protegidos com equipamento individual. 2. Para efeitos do disposto no n anterior, devem instalar-se cmaras de transio para que os trabalhadores se possam ou arrefecer gradualmente at temperatura exterior. 3. Os trabalhadores que exeram tarefas no exterior dos edifcios devem estar protegidos contra as intempries e a exposio ao sol.

4. A proteco deve ser assegurada, conforme os casos, por abrigos ou pelo uso de fato apropriado e outros dispositivos de proteco individual. Artigo 13 - Pausas no horrio de trabalho Sempre que os trabalhadores estejam submetidos a temperaturas muito altas ou muito baixas em consequncia das condies do ambiente de trabalho, devem ser adoptadas medidas correctivas adequadas ou, em situaes excepcionais, ser-lhes facultadas pausas no horrio de trabalho ou reduzida a durao deste. Glossrio Homeotermia - manuteno da temperatura interna do corpo. HSI - Heat Stress Index - o clculo do tempo mximo de permanncia (texp) num ambiente considerado, expresso em minutos, sendo: Texp = 3600/(Ereq-Emx) Emx - calor mximo que se pode perder no ambiente definido, por evaporao (kcal/h). Ereq - calor que se deveria eliminar por evaporao do suor para conseguir o equilbrio trmico (kcal/h). Texp - tempo mximo de exposio (min) Trec - tempo necessrio de recuperao (min). Trec = 3600 / (Emx-Ereq). PMV - Voto Mdio Previsvel (Predicted Mean Vote), um ndice baseado na previso do valor mdio dos votos expressos por um grupo significativo de pessoas em relao ao mesmo ambiente a partir da seguinte escala de sensao trmica: +3 Muito quente +2 Quente +1 Ligeiramente quente 0 Neutro -1 Ligeiramente frio -2 Frio -3 Muito frio. PPD - Percentagem Previsvel de Insatisfeitos (Predicted Percentage of Dissatisfied), estabelece uma previso da percentagem de pessoas que podero expressar a sua insatisfao num dado ambiente trmico. WBGT - Wet Bulb Globe Temperature - ndice de stress trmico. O processo de clculo : Em exteriores com carga solar WBGT = 0,7 Th + 0,2 Tg + 0,1 Ta Em exteriores ou interiores sem carga solar WBGT = 0,7 Th + 0,3 Tg

Das könnte Ihnen auch gefallen