Sie sind auf Seite 1von 17

Relatrio Laboratrio de Circuitos Eltricos

1 - Nome da experincia:
Osciloscpio

2 - Objetivo:
Estudar o osciloscpio em sua constituio interna, seu funcionamento, seus controles, como oper-lo e como realizar medidas de sinais eltricos.

3 - Introduo terica: 3.1 - FUNCIONAMENTO DO OSCILOSCPIO


O osciloscpio de raios catdicos , provavelmente, o equipamento mais verstil para o desenvolvimento de circuitos e sistemas eletrnicos e tem sido uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento da eletrnica moderna. Uma de suas principais vantagens que ele permite que a amplitude de sinais eltricos, sejam eles voltagem, corrente, potncia, etc., seja mostrada em uma tela, em forma de uma figura, principalmente como uma funo do tempo. O funcionamento se baseia em um feixe de eltrons que, defletido, choca-se contra uma tela fluorescente, esta, sensibilizada emite luz formando uma figura. A figura formada na tela pode ser comparada com outra, considerada ideal, desse modo pode-se reduzir a rea danificada em um circuito eletrnico. A dependncia com o tempo do feixe se resolve fazendo o feixe de eltrons ser defletido em um eixo de coordenadas similar ao sistema cartesiano, o que nos leva a construes grficas bidimensionais. Por via de regra, o eixo X corresponde a deflexo do feixe com velocidade ou taxa de deslocamento constante em relao ao tempo. O eixo Y defletido como resposta a um sinal de entrada, como por exemplo uma tenso aplicada a entrada vertical. O resultado a variao da tenso de entrada dependente do tempo. Dispositivos de registros em funo do tempo existem a muito tempo, entretanto, o osciloscpio um equipamento de resposta muito mais rpida que os registradores eletromecnicos, pois permite resposta da ordem de micro segundos. A parte principal de um osciloscpio o tubo de raios catdicos. Este tubo necessita, entretanto, usar uma srie de circuitos auxiliares capazes de controlar o feixe desde sua gerao at o ponto onde este incidir sobre a tela. Todo osciloscpio de servio est composto das seguintes partes: Fonte de alimentao; Tubo de raios catdicos; Base de tempo; Amplificador Horizontal; Amplificador Vertical.

3.2 - TUBOS DE RAIOS CATDICOS um tipo especial de vlvula na qual os eltrons emitidos do ctodo se reordenam num feixe estreito e se aceleram a alta velocidade, antes de se chocarem contra uma tela recoberta de fsforo. A tela se torna fluorescente no ponto em que o feixe eletrnico se choca e proporciona assim uma indicao visual para radar, sanar, rdio, indicadores de direo de televiso. Em geral, um TRC possui as seguintes partes ou eletrodos: Filamento; Ctodo; Grade de controle; nodo de focalizao e acelerao; Placas de deflexo horizontal e vertical; Tela fluorescente. A figura abaixo mostra o esquema de um tubo de raios catdicos:

3.3 - FILAMENTO o elemento responsvel pela energia calorfica necessria ao desprendimento de eltrons no ctodo. Consiste de um fio tranado, de resistncia adequada, alojado no interior do ctodo. Ao se aplicar nas extremidades do filamento uma tenso c.a., normalmente de 6,3V, este se incandesce, por efeito Joule, que aquece o ctodo que o recobre.

3.4 CATODO o elemento responsvel pela emisso dos eltrons ( cerca de seis bilhes de eltrons por segundo so emitidos). Consiste de um cilindro metlico recoberto de xidos especiais, que emitem eltrons quando aquecidos . Possuem um alto potencial negativo. 3.5 - GRADE DE CONTROLE o elemento que regula a passagem de eltrons procedente do catodo em direo ao anodo. Consiste de um cilindro metlico com um orifcio circular no fundo, rodeia o anodo. Possui o mesmo potencial que anodo. Quando se controla o potencial desta grade verifica-se um aumento ou diminuio do brilho da imagem.

3.6 - ANODO DE FOCALIZAO E DE ACELERAO Possuem forma cilndrica com pequenos orifcios para a passagem do feixe de eltrons. Possuem um alto potencial positivo (em relao ao catodo), a fim de que os eltrons sejam acelerados a uma grande velocidade, o que tornar a tendncia de se deslocarem em feixe muito maior que a tendncia a se divergirem . Entre os anodos de focalizao e o de acelerao existe um campo eletrosttico que atua como uma lente biconvexa, convergindo o raio a um determinado ponto. Este efeito tambm observado quando um raio de luz passa por uma lente biconvexa. Esta lente eletrnica atua na distncia focal do raio. OBSERVAO: O conjunto formado pelo filamento, ctodo, grade de controle e os anodos de focalizao e o de acelerao formam o que se chama de "canho eletrnico". 3.7 - PLACAS DE DEFLEXO HORIZONTAL E VERTICAL Caso no existisse um sistema defletor do raio eletrnico, este incidiria no centro da tela , ficando imvel naquele ponto. Que utilidade teria? Nenhuma. Mas, como se sabe, todos os pontos da tela so alcanados, e isto se deve ao sistema defletor do raio de eltrons. Todo o princpio de funcionamento da deflexo do raio est baseado no princpio da deflexo eletrosttica. 3.8 - PRINCPIO DA DEFLEXO ELETROSTTICA A figura abaixo mostra um eltron ( com massa m e carga e), dirigindo-se com velocidade Vo, perpendicular ao campo uniforme E.

Trajetria de um eltron que entrou num campo eltrico uniforme Movimento anlogo ao de um projtil lanado horizontalmente no campo sob a ao da gravidade terrestre. O eltron possui carga negativa, como carga de sinais opostos se atraem, este se movimentar em direo a placa positiva, segundo a horizontal (x) e a vertical (y) dadas por: e E eliminando-se o tempo: (Esta a equao da trajetria do eltron) Quando o eltron sai do espao entre as placas, ele continua o seu movimento ( desprezando a gravidade terrestre) em linha reta, tangente parbola no ponto (X1,X2). Como temos vrios eltrons com a mesma trajetria, temos na verdade um feixe de eltrons. No osciloscpio, a deflexo eletrosttica emprega duas paredes de placas defletoras montadas em ngulo reto entre si.

Quando no h campo eltrico entre as placas de cada par, o feixe de eltrons incide no centro geomtrico da tela. Se for aplicado uma diferena de potencial (d.d.p.) a um par de placas, o feixe se deslocar para a placa com o potencial positivo e este desvio ser tanto maior quanto maior for a d.d.p. aplicada as placas. Se for invertida a polaridade das placas, logicamente, a deflexo do feixe se dar inversamente, obedecendo s mesmas leis. Estas consideraes so vlidas tanto para placas horizontais quanto para placas verticais, sendo que cada uma deve atuar independente uma da outra. Se aplicarmos a um dos pares de placas uma tenso peridica, por exemplo uma tenso senoidal, o ponto na tela se deslocar continuamente (na vertical ou horizontal). Se a freqncia de tenso aplicada for baixa, poderemos ver o ponto se movendo na tela. Se, por outro lado, a freqncia for muito alta ou mesmo superior a "persistncia do olho humano", observaremos na tela uma linha, mesmo que na verdade se trate de um ponto se movendo rapidamente.

3.9 - DIAGRAMA DE BLOCOS SIMPLIFICADO DO OSCILOSCPIO

3.10 - Figuras de Lissajous


As figuras de Lissajous propriamente ditas so obtidas quando os movimentos harmnicos perpendiculares possuem perodos diferentes, ou seja, um sinal aplicado diretamente no amplificador horizontal e outro no vertical. Se esses perodos estiverem na razo de dois nmeros inteiros, a trajetria do mvel formar uma curva fechada. As trajetrias que se obtm com diferente combinaes de freqncias formam figuras bonitas e interessantes. Veja alguns exemplos:

3.11 -Medindo Freqncia


As figuras de Lissajous apresentam uma forma caracterstica que depende da razo entre as frequncias e da diferena de fase inicial das duas ondas. Esta caracterstica pode ser usada para efetuar medidas de Freqncia de sinais com base num sinal de Freqncia conhecida. Portanto se imaginarmos uma reta tangente, tanto na vertical como na horizontal obtemos alguns pontos de tangncia.

Para a figura acima temos que Fv/Fh = 3/2 Para executar a medio de Frequncia deve-se utilizar o seguinte mtodo: Eliminar a varredura do osciloscpio; Aplicar ao amplificado horizontal um sinal proveniente de um gerador de udio senoidal, onde a Frequncia possa ser ajustada e conhecida; Aplicar um sinal, cuja Frequncia deseja-se conhecer no amplificador vertical; Variar as frequncias do gerador de udio at surgir na tela uma Figura de Lissajous; Aplique a igualdade :

3.12 - Medindo Defasagem:


Pode-se dizer que defasagem entre dois sinais eltricos o atraso ou adiantamento que existe entre dois eventos semelhantes. Em outras palavras, Comparando duas grandezas senoidais com a mesma frequncia, elas podem evoluir no tempo da mesma forma (ambas crescendo ou ambas diminuindo). Quando isso acontece diz-se que as grandezas esto em fase. Quando isso no acontece diz-se que h desfasagem entre as grandezas. A desfasagem mede-se em graus. Toma-se como referncia o valor de 360 correspondente a um ciclo.

A defasagem pode ser obtida de duas formas: 1. Por oscilogramas mltiplos: Toma-se um osciloscpio com duplo feixe e aplica-se a cada canal os sinais, cuja defasagem deve ser medida: Com a varredura calibrada, l-se a diferena de tempo entre dois eventos semelhantes (para isso basta verificar a diferena em divises e depois multiplicar pela varredura . desta forma possvel obter a defasagem em segundos); Para obter a defasagem em ngulo, basta contar o nmero de divises ocupadas por um perodo do sinal e o nmero de divises entre dois eventos semelhantes e aplicar uma regra de trs. 2. Por Figuras de Lissajous: Eliminar a varredura do osciloscpio ; Aplicar um sinal ao amplificador horizontal e outro no sinal vertical. Formara uma figura de Lissajous; Mede-se a altura nos pontos de interseo da figura com o eixo central vertical; (Defasagem) = arcsen a b

Outras figuras...

4 - Material utilizado:
- Osciloscpio; - Cabo para osciloscpio; - Gerador de udio; - Fonte DC; - Resistores 100, 680, 1K, 3K3, 10K e 22K ; - Cabos de conexo tipo banana; - Capacitor de 0,1F.

5 Parte Experimental:
- A parte experimental foi dividida em 4 partes, de acordo com a apostila.

5.1 - Parte Experimental 1:


- Exerccios 1 ,2 e 3 ver folhas individuais em anexo.

5.2 - Parte Experimental 2:


- Funes principais do osciloscpio:

16 14 1 9 8 10 11 13 8 12 15

17

Es

1- Tela de projeo a tela onde verificamos a projeo dos eltrons, que representam os sinais aplicados no aparelho. 2- Boto foco Ajusta o foco do sinal presenciado na tela. 3- Boto intensidade Ajusta a luminosidade do sinal presenciado na tela. 4- Boto liga / desliga Liga ou desliga o equipamento. 5- Coaxial entrada horizontal (X) a conexo tipo coaxial disponibilizada para entrada do sinal no canal horizontal (X).

6- Coaxial entrada vertical (Y) a conexo tipo coaxial disponibilizada para entrada do sinal no canal vertical (Y). 7- Coaxiais para ligao do terra So as conexes disponibilizadas para ligao dos terras. So utilizados em casos especficos, por exemplo, quando se quer testar o sinal ou ponta de prova, pode-se utilizar este terminal do prprio osciloscpio para obtermos a visualizao de um sinal interno gerado pelo prprio aparelho. 8 Botes de seleo para tipo do sinal de entrada no canal disponibilzado somente em alguns aparelhos, serve para selecionarmos o tipo de tenso de entrada do sinal (AC / DC) 9- Boto Volts/diviso da entrada horizontal (X) Server para regularmos a amplitude do sinal horizontal em (X). Este boto possui uma marcao de volts/diviso, de onde compreendemos que cada quadrado preenchido pelo sinal em estudo, analisado verticalmente, representa o nmero de volts indicado no boto de Volts/diviso. 10- Boto Volts/diviso da entrada vertical (Y) Server para regularmos a amplitude do sinal horizontal em (Y). Este boto possui uma marcao de volts/diviso, de onde compreendemos que cada quadrado preenchido pelo sinal em estudo, analisado verticalmente, representa o nmero de volts indicado no boto de Volts/diviso. 11- Boto Tempo/diviso (varredura) Serve para regularmos a amplitude do sinal horizontal apresentado na tela. Este boto possui uma marcao de tempo (em milisegundos ou microsegundos) / diviso. Temos que, para cada quadrado preenchido pelo sinal de esstudo, analisando-o horizontalmente, obtemos o perodo de tempo em que o sinal projet-se sobre a tela. utilizado principalmente para clculos de perodo e frequncia, onde medido o tempo necessrio para o ciclo completo do sinal. 12- Chave seletora de tipo de entrada (AC/DC/GND) e desligamento da varredura (X-Y) Este boto (AC/DC/GND) isola o tipo de sinal a ser analisado. O boto de desligamento da varredura (X-Y) tem como principal funo a medio de defasagem entre sinais, obtidos atravs da figura de Lisajour. OBS: O boto (X-Y) acoplado no mesmo boto da varredura em alguns tipos de osciloscpio. 13- Chave seletora de entrada (CH1, CH2, DUAL)

Esta chave define a visualizao do sinal de entrada, se ser visualizado o canal 1 (CH1), o canal 2 (CH2) ou a somatria dos canais (Dual).

14- Boto de posicionamento vertical do sinal de entrada em (X) Este boto define a altura onde a onda do sinal (X) ser projetada na tela. 15- Boto de posicionamento vertical do sinal de entrada em (Y) Este boto define a altura onde a onda do sinal (Y) ser projetada na tela. 16- Boto de posicionamento horizontal do sinal de entrada selecionado Este boto define o posicionamento horizontal da onda projetada na tela. 17- Boto de trigger (EXT) Selector do sinal de "trigger" ou origem de disparo: A maioria dos osciloscpios possui 2 canais permitindo visualizar simultneamente 2 sinais. O selector (CH. I/II TRIG. I/II) define o canal pelo qual se sincroniza a base de tempo, i.e. selecciona a onda com a qual o circuito de disparo sincroniza o varrimento. Por ex., se se estiver a utilizar apenas o canal 1 (CH. I), s se obtm sincronizao na posio CH I. Existe ainda a possibilidade de sincronizar por um 3 sinal exterior (TRIG.INP). E, para esta situao, o selector (EXT) permite que o disparo seja feito em relao a uma onda de entrada no visualizada.

5.3 - Parte Experimental 3:


Medidas de amplitude e tenso Medidas de perodo e frequncia.

1) Monte os circuitos abaixo e mea todas as tenses, anotando: amplitude vertical da figura (dimenses) e a posio do ganho vertical (V/DIV) para cara uma das medidas efetuadas.

a)

3k3

1k

+ 10V

22k 10k

V1 V2 V3 V4 V5

Amplitude (DIV) 0,6 1,4 0,2 1,4 2

Ganho Vertical (V/DV) 5 5 5 5 5

Tenso (Volts) 3 7 7 7 10

1) Monte os circuitos abaixo e mea todas as tenses, anotando: amplitude vertical da figura (dimenses) e a posio do ganho vertical (V/DIV) para cara uma das medidas efetuadas.

b)

680

100

+ 5 Vpp -

3k3 1k

V1 V2 V3 V4 V5

Amplitude (DIV) 4,6 5,4 2,4 2,4 5

Ganho Vertical (V/DV) 0,5 0,5 0,1 1 1

Tenso (Volts) 2,3 2,7 2,4 2,4 5

2) MEDIDAS DE PERODO E FREQUNCIA. Ligue a ponta de prova do osciloscpio sada senoidal do gerador de udio ajustando os valores de freqncia de acordo com a tabela abaixo, preenchendo-a e determinando o perodo e a freqncia de cada um dos sinais medidos. Freqncia (hz) 100 1k 2k 5k 10k 50k 100k 500k Divises C.V (*) (ms ou s/DIV) 5 2ms 5 0,2ms 5 0,1ms 5 50ms 5 10ms 5 5ms 5 2ms 5 0,5 s Tempo (s) 10ms 1ms 0,5ms 200 s 100 s 20 s 10 s 0,80 s Freqncia Fornecida (Hz) 100 1k 2K 5k 10k 50k 100k 1,25M

(*) DIV. = nmero de divises horizontais ocupadas por um perodo

5.4 - Parte Experimental 4:


Medidas de defasagem e frequncia por composio (Figuras de Lissajous).

Retire a varredura do osciloscpio, girando o seletor de varredura todo direita, na posio 1V/DIV, o ponto deve ficar imvel na tela ( no o deixe muito brilhante); Tome um cabo e atravs do gerador de udio aplique ao amplificados horizontal um sinal senoidal. Com outro cabo, aplique ao amplificador vertical a tenso que existe nos terminais F e N da bancada (rede de alimentao), o seletor de ganho vertical deve estar na posio 50V/DIV. Dever surgir uma figura de Lissajous. Varie a frequncia do gerador de udio e mea a freqncia da tenso retirada da bancada; Tomando a tenso da bancada como freqncia padro, verifique se o seu gerador de udio est calibrado(a freqncia de tenso da rede 60Hz). Dos geradores disponveis na bancada, adote o melhor calibrado como padro. Aplique agora no vertical um outro gerador de padro em 1KHz e variando a frequncia do outro para 600Hz, 1,2kHz, 2kHz Anote a figura: Monte o circuito abaixo e mea a defasagem, pelo Mtodo de Lissajous, entre o sinal do gerador e a tenso do Resistor. Ajuste o gerador para F=4KHz e amplitude suficiente para a medida;

Para o circuito anterior mea novamente a defasagem ajustando o gerador de udio para1,6KHz. A amplitude do sinal deve ser suficiente para a medida.

Resultados Obtidos: Mtodo (por figuras de Lissajous): > para a Fr = 600Hz; a = 3,1div b = 3,3div > para a Fr = 1,2KHz; a =3,3 div. b = 4,0 div. > para a Fr = 2KHz; a = 2,5 div b = 4 div X = arcsen (a / b) = (2,5 / 4) = 38,68 X = arcsen (a / b) = (3,3/ 4) = 55,58 X = arcsen (a / b) = (3,1 / 3,3) = 69,95

6 Concluso da Experincia:
Durante as experincias realizadas com o osciloscpio, notamos que este um instrumento de grande utilidade para aplicaes e comprovaes de medidas eltricas, principalmente por possibilitar a visualizao da forma de onda em funo do tempo e medidas de algumas de suas caracterstica como amplitude, perodo, freqncia e identificar defasagem entre dois sinais eltricos, sendo estes de mesma freqncia. Esses mesmos sinais no osciloscpio tambm nos faz visualizar a figuras de Lissajous, que alm de apresentar formas muito interessantes nos de grande valia nos clculos de defasagem. Aprendemos que a defasagem de sinais eltricos nos informa que um dos sinais se encontra adiantado (ou atrasado) em relao ao outro. Outro ponto importante foi em relao ao mecanismo interno e as diversas funes do osciloscpio que aprendemos, pois nos ser til quando estivermos atuando no mercado de trabalho, onde noes como esta, no mnimo so exigidas em determinadas especialidades da Engenharia Eltrica. Conclumos ainda que os valores obtidos nas medidas de tenso e freqncias, aproximam-se muitos dos valores gerados, considerando-se as devidas diferenas provenientes erros de leitura e calibrao do gerador.

7 Anexos

Segue em anexo 2 manuais de Osciloscpio Os dois so da Marca minipa, um digital e o outro analgico.

Das könnte Ihnen auch gefallen