Sie sind auf Seite 1von 34

AQUECEDOR SOLAR

1- INTRODUO

O projeto de ensino do aquecedor solar tem por finalidade divulgar e incentivar a substituio ou diminuio do uso do chuveiro eltrico, um dos eletrodomsticos que mais consomem energia eltrica nas residncias. A escola tem um papel determinante na funo de informar, educar e conscientizar o aluno a fim de que seja despertada nele a busca de hbitos saudveis, para ele, sua famlia, o meio ambiente e o mundo. Outro fator importante da escola que nela est concentrada os cidados em formao, facilitando a disseminao da idia para toda a sociedade brasileira. O professor tem um papel fundamental nesse projeto de ensino, pois ele ser o responsvel por apresentar aos alunos conceitos bsicos da energia solar demonstrando o aquecedor solar e observando junto com os alunos o aquecimento da gua discutindo conceitos fsicos abordados no projeto como: radiao, relao temperatura e densidade da gua, vasos comunicantes, materiais isolantes e as cores que absorvem com mais facilidade a Radiao visvel do sol, os clculos de energia eltrica e a unidade utilizada pelas companhias eltricas. A construo e atividades experimentais permitem aulas mais agradveis, diferenciadas das aulas tradicionais e rotineiras com quadro, giz e livros didticos, despertando no aluno mais motivao, participao e interesse tendo como resultado um aprendizado mais consistente. Desta maneira espera-se que cada participante, ciente dos benefcios instale seu aquecedor solar em casa e ajude a comunidade a fazer e instalar o seu e quem sabe tirar alguma renda na construo e instalao de aquecedores solares para os seus vizinhos. Segundo a organizao no governamental (ONG) Sociedade do Sol, existem 36 milhes de residncias em todo pas, se considerarmos hipoteticamente que em cada residncia haja quatro pessoas e cada uma mantenha o chuveiro ligado 15 minutos em mdia e a potncia do chuveiro seja de 5000W, teramos um gasto de 18 milhes de kwh por dia, s com chuveiros eltricos no pas. Na medida em que os cidados

tomarem conscincia da importncia da substituio do chuveiro eltrico pelo aquecedor solar estaramos fazendo uma grande economia de energia eltrica. Alm dos conceitos fsicos mencionados acima, podemos despertar nos estudantes a conscincia ambiental mostrando, segundo a Sociedade do Sol, que o sol uma fonte energtica inesgotvel, limpa que no polui o meio-ambiente e o nosso pas sendo tropical, possui dias ensolarados praticamente todos os dias do ano e que, portanto o aquecedor solar, pode ser um instrumento vivel para a substituio ou diminuio do uso de chuveiro eltrico. Segundo a Agncia Nacional de Energia Eltrica a maior parte da energia eltrica no Brasil proveniente de usinas hidreltricas. Essas usinas causam srios impactos ambientais como o alagamento de grandes reas verdes, destruindo completamente a fauna e a flora dos locais alagados e impedindo com as barragens a piracema que a subida das fmeas de alevinos para a desova nos leitos dos rios, conseqentemente impedindo a reproduo dos alevinos. Esta conscientizao pode ser despertada, propondo aos estudantes leituras e discusses de textos com os temas: Crise Energtica no Brasil; Impactos Ambientais causados por usinas hidreltricas. Os textos sugeridos so: CRISE ENERGTICA EM PAUTA. Kanashiro. Cincia e Cultura v. 54 n.2 So Paulo e NO S BARRAGENS NO RIBEIRA IGUAPE. Segundo Woelz (2002) o projeto de ensino redunda em maior cidadania e auto estima para as famlias dos estudantes que se propuserem a instalar o aquecedor solar, pois vai permitir banhos mais agradveis, sem custo com energia eltrica. 1A tarifa de energia eltrica cobrada pela Companhia Energtica de Minas Gerais (CEMIG) a sexta mais cara do mundo e por outro lado, 2quarenta por cento 40% dos trabalhadores do Brasil tem renda igual ou inferior a um salrio mnimo.

2- OBJETIVOS
1 2

Jornal O TEMPO em 5 de maro de 2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica de 1999.

Contribuio social, a fim de fornecer alternativas mais baratas e confortveis para o banho de famlias de baixa renda.

Conscientizao ambiental do estudante, na tentativa de buscar fontes energticas viveis para preservao do meio ambiente.

Apresentar, alguns conceitos fsicos na construo e no funcionamento do aquecedor solar.

3- VANTAGENS DA UTILIZAO DO AQUECEDOR SOLAR

O aquecedor solar uma excelente fonte de energia alternativa para minimizar a grave crise ambiental que atravessamos atualmente. O nosso pas tropical possui dias ensolarados praticamente todo ano, tornando vivel o projeto do aquecedor solar. O sol uma fonte energtica inesgotvel, limpa e no polui o meio-ambiente, cabe a ns explorarmos racionalmente essa riqussima fonte de energia. Os coletores trmicos solares foram desenvolvidos a partir do momento que se percebeu a possibilidade de aproveitar a energia do sol para aquecer gua. Com o passar dos anos os coletores foram sendo aperfeioados e junto com outras partes, reservatrio, canos e chuveiro, formaram o sistema de aquecimento de gua. A energia irradiante, luz e infravermelha incide sobre a superfcie preta dos coletores. A energia absorvida transforma-se em calor e aquece a gua que est no interior dos mesmos. Essa gua aquecida, por ser mais leve, comea a se movimentar em direo caixa, acima dos coletores, dando incio a um processo natural de circulao chamado de termo-sifo, que dura enquanto houver uma boa irradiao solar. Resumindo, no ambiente do Aquecedor Solar, o processo termo-sifo, resulta numa transferncia trmica, levando o calor gerado na placa para a gua presente na caixa, sendo o meio de aquecimento da gua.

4- O AQUECIMENTO DA GUA PARA O BANHO

O chuveiro eltrico um dos aparelhos domsticos que mais consomem energia eltrica, segundo a ONG. Sociedade do sol, No Brasil 90% dos lares utiliza o chuveiro eltrico. Se adotarmos o aquecedor solar, poderamos substitu-lo ou diminuir o seu uso, reduzindo o valor da conta de luz em at 30% , melhorando as condies de vida das famlias brasileiras que na sua grande maioria tm salrios baixssimos e tarifas altas para se manter. Segundo dicas da empresa de produtos de beleza muriel, a temperatura ideal da gua no banho deve ser de morna para fria, que deve ser percebida pela prpria

10

sensao na pele. Se quiser medir a temperatura com o termmetro ela deve estar na marca dos 25 a 30. Os maiores problemas gerados pelo banho quente so aqueles advindos do ressecamento da pele que a gua quente produz: coceira, infeco de pele alm do aspecto esttico de aspereza da pele. A gua fria faz bem pele, mas como o banho deve produzir tambm uma sensao de prazer o ideal que o banho no seja muito frio, devendo-se preferir os banhos mornos, exceo feita aos banhos no vero que devem ser frios e a sim produzem uma sensao de prazer e alvio do calor.

5- IMPACTOS AMBIENTAIS E PROBLEMAS GERADOS POR USINAS HIDRELTRICAS

Segundo Vogt (2004), noventa por cento da energia eltrica do pas proveniente de usinas hidreltricas, o que provoca grandes impactos ambientais, tais como alagamento de reas verdes e a conseqente perda da biodiversidade, dificuldades na piracema conseqentemente a reproduo de alevinos. Existem tambm os impactos sociais com a remoo de famlias das reas de alagamento. Quase um milho de pessoas j foi expulsas de suas terras. Segundo especialistas da sociedade do sol o pas no comporta mais a gerao de energia proveniente de hidreltrica que cara, com tecnologias complexas e de alto valor para financiamento. Atualmente cerca de 36 milhes de famlias utilizam a energia eltrica, mas se difundirmos e incentivarmos o uso do aquecedor solar estaramos contribuindo com a diminuio dos problemas de aquecimento global e reduzindo o alto custo da produo de energia eltrica. No Brasil 350% das residncias, h pelo menos um chuveiro eltrico ligado no horrio entre 18 e 19 horas. Esse horrio coincide com o horrio de pico no consumo de energia. Levando as concessionrias a fornecerem energia acionando as usinas termoeltricas.
3

Pesquisa realizada pelo PROCEL Programa de consumo de energia eltrica.

11

As usinas termeltricas tambm causam prejuzos ao meio ambiente, pois utiliza-se combustveis fosseis, no renovveis, como o petrleo, gs natural e carvo e a sua eficincia muito baixa, onde utiliza-se apenas 25% da energia produzida, os 75% restantes, se perdem. O outro problema ambiental grave causado pelas termoeltricas a emisso de CO2 na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa, conseqentemente o aquecimento global.

6- COMPOSIO DO AQUECEDOR SOLAR CASEIRO DE BAIXO CUSTO

Caixa de gua quente - Tem funo de armazenar a gua aquecida pelo coletor solar. A gua quente chega do coletor solar simultaneamente sai a gua fria para o coletor solar, dando um processo de circulao. Para manter a gua aquecida por mais tempo a caixa deve ter um material que seja isolante trmico como isopor, jornal, serragem, grama picada e seca, carpete ou outros materiais disponveis. No interior da caixa existem duas bias que controlam a entrada e sada de gua. A primeira a que libera a entrada de gua que vem da rua, a outra chamada de pescador, sua finalidade levar para o chuveiro a gua mais quente que fica na parte superior da caixa por ter menor densidade que a gua fria. Coletores solares - Tem a funo de aquecer a gua. Os coletores so fabricados com cano de gua em PVC, garrafas PET e embalagens de leite Tetra Pack. Este material permite uma enorme reduo de custos do aquecedor. O aquecedor alcanar sua eficincia mxima com a placa preta direcionada para o norte geogrfico. A inclinao em relao a superfcie de apoio de aproximadamente 20, devido latitude da regio. Para evitar o acmulo de bolhas de ar no interior da placa, o lado direito deve ficar mais alto que o lado esquerdo. A gua fria chega pela parte mais baixa e com a irradiao solar a gua aquecida, subindo para a parte mais alta, dando continuidade a circulao da gua.

7- CONTEDOS DA FSICA EXPLORADOS NO AQUECEDOR SOLAR

12

O projeto do aquecedor solar permite nas aulas de fsica, explorar importantes conceitos fsicos como: Densidade a grandeza que indica a medida da concentrao de massa de uma substncia em determinado volume, dada pela razo entre massa da substncia e o volume. Quanto maior essa razo, maior a massa contida em determinado volume e maior a densidade da substncia. Ento, sendo m a massa contida no volume V a expresso matemtica da densidade d : d=m V A unidade de densidade no Sistema Internacional S.I. : kg ou g m Densidade da gua a 0 C e a presso de 1 atm. 1,0 g cm cm

Temperatura: Segundo Mximo e Alvarenga (1997) a temperatura est relacionada com a noo de quente e frio e podemos perceber atravs do tato, ou seja, Dados dois corpos com temperaturas diferentes, ao tocarmos, perceberamos que um corpo estaria quente e outro frio. A comparao de temperatura, atravs do tato nos fornece apenas uma idia qualitativa. Para que a temperatura possa ser considerada uma grandeza fsica, necessrio que tenhamos um conceito quantitativo e para isso utilizamos o termmetro, instrumento utilizado para medir temperatura. Dilatao Irregular da gua A gua tem uma dilatao irregular. Quando a temperatura da gua aumentada de 0C a 4C seu volume diminui e consequentemente a densidade aumentada. A partir de 4C ela se dilata normalmente. Portanto a gua a 4C tem seu volume mnimo e densidade mxima. Em regies de inverno rigoroso este fenmeno fundamental para a preservao da vida, pois os lagos e rios se congelam na superfcie, a uma temperatura abaixo de 0 C e no fundo a gua permanece de forma lquida a 4 C. Equilbrio Trmico: Considerando um ambiente termicamente isolado, no qual so colocados dois ou mais corpos com temperaturas diferentes, havendo ou no contato entre eles, os corpos quentes esfriam e os frios se aquecem at que, depois de algum

13

tempo, todos atingem o mesmo estado trmico. Nessa condio, todos os corpos esto em equilbrio trmico e atingiram uma mesma temperatura. Essa lei da natureza denominada Lei Zero da termodinmica. No aquecedor solar percebe-se este fenmeno, uma vez que na caixa de gua quente que chega do coletor solar em contato com a gua fria se equilibram atingindo temperaturas iguais. Calor Energia: Rumford (1978) observou que no trabalho de perfurao de peas havia um aquecimento das peas, ento ele teve a idia de atribuir este aquecimento ao trabalho que era realizado contra o atrito na perfurao, ou seja, a energia empregada na realizao daquele trabalho era transferida para as peas, provocando uma elevao em suas temperaturas. Quando a temperatura de um corpo aumentada, a energia que ele possui em seu interior, denominada energia interna, tambm aumenta. Calor a energia transferida de um corpo para outro em virtude, unicamente de uma diferena de temperatura entre eles. Conforme a definio deve observar que calor deve ser considerado como energia em trnsito, ou seja, quando o calor est sendo transferido de um corpo para outro. Transmisso de calor por conduo - Quando dois corpos com temperaturas diferentes so colocados em contato, as molculas do corpo mais quente, colidem com as molculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de transmisso de calor chamado de conduo. A transmisso de energia feita atravs de eltrons livres que so eltrons mais afastados do ncleo atmico e que portanto esto mais fracamente ligados aos respectivos ncleos. Os metais so materiais que possuem maior nmero de eltrons livres e, portanto, so bons condutores de energia. Isolantes Trmicos: Segundo Mximo e Alvarenga (2003) h alguns materiais que na sua estrutura atmica, possuem poucos eltrons livres, responsvel pela transferncia de calor. Isso ocorre, por exemplo, com o isopor, a porcelana, a borracha, o vidro, o plstico, o papel, a madeira, a cortia etc. Portanto, se usarmos qualquer um destes materiais para revestir a caixa de gua do aquecedor solar, a gua quente ficar aquecida por mais tempo, permitindo o banho aquecido durante a noite.

14

Transmisso de Calor por Conveco: Segundo Sampaio e Calada (2005) os lquidos e os gases no so bons condutores de calor. No entanto, eles podem transmitir calor pelo processo de conveco. Esse processo consiste na movimentao de partes do fluido dentro do prprio fluido. A gua acima de 4 C, sob presso de um atm., se expande ao ser aquecida. Ao colocarmos o aquecedor solar exposto ao Sol, a gua na parte inferior do coletor ao ser aquecida, sofrer expanso, ter sua densidade diminuda e, assim, de acordo com o Princpio de Arquimedes, subir. A gua descer para o coletor solar, formando assim as correntes de conveco, uma ascendente e outra descendente. Transmisso de Calor por Irradiao Segundo Calada e Sampaio (2005) a oscilao de cargas eltricas produzem ondas eletromagnticas, a emisso destas ondas chamado de irradiao e uma forma de energia. Algumas ondas so visveis como a luz. Quando um conjunto de ondas eletromagnticas atinge um corpo, uma parte dessas ondas pode ser absorvida, como por exemplo, a energia trmica. desse modo que o Sol aquece a Terra, aumentando a temperatura da gua no interior do aquecedor solar. As ondas eletromagnticas que so mais facilmente absorvidas, transformandose em energia trmica so as ondas de infravermelho, assim chamadas pelo fato de terem freqncia um pouco abaixo da luz vermelha e serem visveis. Os corpos negros absorvem a maior parte das ondas incidentes. Por isso, recomenda-se que as placas do aquecedor, sejam pintadas de preto foscas. Clculos e unidades da energia eltrica: Com a utilizao do aquecedor solar, sempre que for possvel, importante observarmos a economia que cada cidado vai obter utilizando clculos simples, multiplicando a potncia do chuveiro eltrico como tempo gasto no banho, esta economia poder ser observada financeiramente, se multiplicarmos a energia eltrica que deixou de ser consumida com o preo cobrado pelas companhias energticas. importante salientar que durante o ano pode haver dias chuvosos ou muito nublados, por isso bom que as residncias tenham como segunda opo o chuveiro eltrico.

8- PESQUISAS PROPOSTAS AOS ESTUDANTES PARA DICUSSES E APRENDIZADO.

15

Observaes do uso de energia eltrica e gua no prdio da escola.

Esta atividade deve ser realizada em uma aula de 1 hora Dividir a turma em quatro ou cinco grupos e conduza-os por um passeio pela escola com a misso de identificar desperdcios desnecessrios e propor aes viveis para reduzir o consumo de gua e energia. Os relatrios a serem elaborados em casa e na aula seguinte devem ser levantadas as observaes feitas pela turma, estas observaes podem servir de indicadores para a adoo de medidas prticas.

Consumo de energia eltrica domstica com chuveiros.

Utilizando o aquecedor solar, qual a economia mensal, no consumo de energia eltrica? Considerando que todos os dias do ms haja sol. Para responder a esta questo o aluno deve consultar uma conta de luz e realizar a seguinte pesquisa em sua casa. a) Quantas pessoas h em sua casa? b) Qual o tempo mdio gasto no banho dirio de cada uma das pessoas? c) Quanto tempo aproximadamente o chuveiro fica ligado por dia na sua casa? d) Consulte a potncia do chuveiro eltrico da sua casa e anote. e) Voc sabe explicar a unidade de energia eltrica fornecida pelas companhias eltricas? f) Qual o preo de energia eltrica fornecida pela companhia eltrica?

Esta atividade deve ser realizada individualmente, devido a particularidade de cada residncia, o tempo necessrio para a realizao desta atividade deve ser uma aula de uma hora. Utilizando a equao: Energia = Potncia x tempo e considerando P=4.500W e t=20min. Temos:

16

E=P x t E=4.500W x 1/3h. E=1.500Wh = 1,5 KWh. Se houverem trs pessoas: 1,5 KWh x 3 = 4,5 KWh. Preo de 1,0 KWh pode chegar at R$0,504. 4,5KWh x R$0,50=R$ 2,25 por dia durante 30 dias no ms, teremos R$2,25 x 30 dias= R$67,50. Se multiplicarmos esta quantia por 12 meses, teramos: R$67,50 x 12=R$810,00 (oitocentos e dez reais).

9- ECONOMIA DO PAS COM ENERGIA ELTRICA

De acordo com a afirmao anterior, o Brasil tem 36 milhes de residncias com chuveiros eltricos, com a adeso da idia e a substituio dos chuveiros eltricos por aquecedores solares eficientes, o pas poderia fazer uma economia de: 36.000.000 x R$ 67,50 = R$ 2.430.000.000,00. A economia seria de dois bilhes e quatrocentos e trinta milhes de reais. O subsdio substituio do chuveiro eltrico para o aquecedor solar deveria fazer parte de uma poltica nacional, sria, comprometida com o bem estar social e o meio ambiente.

REALIZANDO EXPERIMENTOS COM O AQUECEDOR SOLAR

Atividade prtica de construo de um aquecedor solar. Segundo Edison (2008) o custo do aquecedor solar de aproximadamente R $80,00 (oitenta Reais).

Consulta feita no dia 05/03/2008 pelo telefone 116.

17

A atividade de construo do aquecedor solar uma atividade prtica que desperta o interesse do aluno, pois modifica a dinmica quase repetitiva da sala de aula, e exige ferramentas, materiais, espao adequado. A turma deve ser dividida em grupos de quatro estudantes e as tarefas devem ser bem divididas entre eles. Para que haja um bom aprendizado necessrio o envolvimento de todos. A atividade de construo do aquecedor solar, deve ser planejado em 3 trs aulas de 1 uma hora cada, no devemos ter pressa, todo o procedimento deve ser muito bem pensado e calculado para no haver erro e desperdcio do material, o professor deve acompanhar os grupos bem de perto para dar tudo certo. As instrues para a construo do aquecedor solar, est no ANEXO 1.

1 Experincia: Aquecimento solar de gua

Comece o experimento enfatizando aos alunos que o objetivo principal perceber o aquecimento de gua por meio da energia solar. A seguir, nomeie as partes que compe o aquecedor e explique como ser feito o experimento. Se achar necessrio que os alunos registrem algumas informaes do procedimento experimental solicite aos alunos preencherem um relatrio de acordo com o nvel de escolaridade do grupo.

Procedimento experimental:

1) Coloque o termmetro no interior do reservatrio em contato com a gua. 2) Tampe o reservatrio. 3) Registre o valor inicial da temperatura marcada no termmetro. 4) A cada cinco minutos, anote novamente a temperatura. 5) Aps 30 min. Abra a tampa e sinta a temperatura da gua.

18

6) Quando terminar retire a gua soltando o cap de PVC branco conectado na ponta inferior direita do coletor, caso no haja mais experimentos no dia.

2 Experincia: Isolamento trmico

Repetir o procedimento experimental da primeira experincia colocando em volta do reservatrio, isolantes trmicos tais como, jornal, isopor, carpete, etc. Nesse caso a temperatura dever aumentar em valor e velocidade. O isolamento trmico diminui a perda de calor pelas laterais da caixa.

3 Experincia: Perda de calor

Repetir o procedimento experimental da primeira experincia com a tampa do reservatrio aberta. Nesse caso a temperatura dever diminuir, pois a gua perder calor por evaporao. Havendo condies de construir dois aquecedores idnticos possvel observar com maior facilidade as influncias no aquecimento da gua, alterando alguns componentes de um aquecedor.

10- USANDO ENERGIA SOLAR

Segundo Ferreira (1985) os chuveiros eltricos, aquecedores centrais e similares podem ser os prximos itens a serem riscados das despesas mensais domsticas, pois o sol, abundante durante o dia em praticamente todo ano e regio, pode ser utilizado para aquecer a gua de banho das nossas residncias. necessrio que sigamos o manual de construo do aquecedor solar, o custo da produo do aquecedor solar, o custo da produo ser revertido como o funcionamento do aquecedor solar.

19

O aquecedor solar apresentado neste artigo cinco caixas de congeladores de geladeiras velhas e l de vidro que so facilmente encontrados em ferro velho ou oficinas de geladeiras. Os materiais apresentados so o alumnio e a l de vidro, excelente condutor de calor, permitindo o aquecimento da gua. A autora sugere a pintura com tinta preta fosca pois, esta cor absorve melhor a radiao visvel. A pessoa que quiser ter um aquecedor solar na sua residncia no precisa dispor de muito recurso financeiro, pois h vrios modelos baratos e eficientes.

11- POSIO DO AQUECEDOR SOLAR

A melhor posio para a instalao deve ser num local que fica permanentemente ao sol. Segundo Scolar (2003) Os dados das irradincias solar direta e global para a superfcie horizontal e da total em um plano inclinado igual a latitude local (20) . Considerando que o aquecedor solar tenha forma retangular a sua base deve ser paralela ao eixo leste oeste geogrfico e perpendicular ao eixo norte e sul. Desta maneira o aquecedor solar receber uma incidncia maior dos raios de sol durante o dia, uma vez que o sol nasce ao leste e se pe a oeste. Veja a ilustrao:

norte

leste

oeste

sul

20

12- ESQUEMA DO AQUECEDOR SOLAR

O esquema do aquecedor mostra a gua fria representada pela linha azul descendo para o coletor e a gua ao ser aquecida pela radiao visvel do Sol se expande, diminuindo sua densidade, subindo da parte inferior do coletor solar at a caixa de gua, este fenmeno conhecido como corrente de conveco e o professor pode utilizar o aquecedor solar para apresentar aos alunos este importante conceito. Para permitir a corrente de conveco o coletor solar deve ficar um pouco abaixo da caixa de gua.

21

CONSIDERAES FINAIS A proposta do projeto de ensino do Aquecedor Solar na Sala de aula tem tambm uma finalidade social de substituir o chuveiro eltrico, pelo aquecedor solar de baixo custo em residncias de famlias carentes, diminuindo as despesas com tarifas de energia eltrica, e as atividades prticas melhoram o interesse dos alunos e consequentemente a disciplina em sala de aula, dando aos alunos uma boa contribuio social. As atividades de pesquisa utilizando a internet e discusses em grupo professor e alunos, fazendo o levantamento de Impactos Ambientais causados pela utilizao de Energia Eltrica gerado por usinas hidreltricas e termeltricas e Crises Energticas propostas neste projeto so atividades que vai desenvolvem a conscincia do aluno tornando-o mais conscientes motivando-o a mudanas de hbitos e comportamentos. A leitura, ilustraes, pesquisas de consumo de energia, clculos de consumo de energia, construo e atividades prticas com o aquecedor solar sob orientao do professor, propostas no projeto d ao aluno uma compreenso dos conceitos fsicos sobre densidade da gua, temperatura, dilatao da gua, calor como uma forma de energia, irradiao, conduo, conveco, equilbrio trmico. Portanto acredito que este projeto inovador e prope uma nova concepo no ensino da cincia.

22

BIBLIOGRAFIA:

MAXIMO, Antnio; ALVARENGA, Beatriz. Fsica de olho no mundo do trabalho. 2 edio, Editora Scipione, ano 2004. SAMPAIO, Jos L. e CALADA, Caio S. Universo da Fsica 2. 2 edio, Editora Atual, ano 2005. GASPAR, Alberto. Fsica. 1 edio, Editora tica, ano 2008. FERREIRA. Usando Energia Solar. Revista de ensino de fsica v. 7, n.2. dez. 1985. Disponvel em <www.sociedadedosol.org.br >. Acesso em 17 de jun.2008. Disponvel em< www.veja.abril.com.br>. Acesso em 06 de jun. 2008. Disponvel em< www.akatu.com.br>. Acesso em 06 de jun. 2008. Disponvel em <www.muriel.com.br >. Acesso em 06 de jun.2008. Disponvel em <http://br.geocities.comsaladefsica5/leituras/hidreltrica>. Acesso em 05 de jun. 2008. Disponvel em <cienciaecultura.bvs.br>. Acesso em 28 jun.2008. Disponvel em <www.socioambiental.org.br>. Acesso em 28 de jun.2008. Disponvel em <www.pr.gov.br/meioambiente/pdf/solar.pdf>. Acesso em 29 de jun. 2008. Disponvel em <www.aondefica.com/lat_3_.asp >. Acesso em 28 de jun.2008. Edison, Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: < ediurb@uol.com.br> mensagem recebida em 19 jun. 2008.

23

ANEXO 1

Manual Sobre a Construo e Instalao do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartveis


(Lixo Vira gua Quente)
Elaborado por: Jos Alcino Alano e Famlia Cidade: Tubaro - Santa Catarina e-mail : josealcinoalano@ibest.com.br Para baixar ou imprimir este manual, acessem: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

24

25

Sumrio
1- Apresentao 1.1-Histrico 1.2-Finalidade 1.3-Cuidados especiais 2- Como funciona um Aquecedor Solar 2.1-Circulao por termo sifo 2.2-Circulao forada 3- Produzindo os componentes do conjunto 3.1-Passo a passo na construo do coletor solar 3.2-Caixa dgua ou reservatrio 3.3-Isolamento trmico da caixa ou reservatrio 4- Tpicos referentes instalao do conjunto 4.1-Dimensionar o projeto conforme o consumo e regio do pas 4.2-Suportes de fixao para o coletor e da caixa ou reservatrio 4.3-Isolamento trmico dos dutos de cima do coletor, at a caixa ou reservatrio 4.4-Distncia entre a caixa ou reservatrio 4.5-Misturador de gua quente/fria, simples mas prtico 4.6-Instalao do controle eletrnico de temperatura ao chuveiro 4.7-Tempo necessrio de exposio solar com eficincia trmica 5- Consideraes finais e fotos dos equipamentos de corte 1-Apresentao 1.1-Histrico 1.3- Cuidados especiais Observao importante se faz necessria no cuidado que devemos ter no manuseio com as garrafas pet, caixas tetra pak, enfim, com o lixo como regra. As precaues so quanto procedncia das embalagens, com o propsito de evitarmos o contgio de doenas extremamente graves, um exemplo o contato com a urina de ratos, que causa a leptospirose. Em caso de dvidas informe-se junto vigilncia sanitria, secretaria de sade de seu municpio ou com pessoas qualificadas sobre os cuidados que devemos ter. 2-Como funciona um Aquecedor Solar 2.1-Circulao por termo sifo

26

O principio de funcionamento por termo sifo o que melhor se adapta sistemas simples, como ao nosso projeto. Desde que, tenhamos a possibilidade de instalarmos o coletor solar com a barra superior do coletor, ligada ao retorno de gua quente (9), sempre abaixo do nvel inferior (fundo) da caixa ou reservatrio, como indica o diagrama n1, sendo o ideal 30cm o mnimo e no mximo 3m essa diferena. Diagrama n 1

Essa diferena de altura necessria para garantir a circulao da gua no coletor, pela diferena de densidade entre a gua quente e a fria, sendo que medida que a gua esquenta nas colunas do coletor, ela sobe para a parte superior da caixa ou reservatrio, pressionada pela gua fria, que por ser mais pesada flui para a parte inferior do coletor empurrando gua quente para a parte de cima da caixa ou reservatrio. Esse processo permanece enquanto houver radiao solar. Efeito idntico aos aquecedores convencionais do mercado com sistema termo sifo, diferenciando-se apenas nos materiais aplicados na sua fabricao. 2.2-Circulao forada Sistema em que o coletor fica mais alto do que a caixa ou reservatrio, um exemplo o aquecimento de piscinas. Esse sistema dotado de um termosensor, responsvel pelo acionamento de uma motobomba. Ou seja, assim que o coletor solar estiver produzindo gua quente e atinja a uma temperatura pr-estabelecida, o termosensor aciona a motobomba efetuando a troca de gua quente pela fria no coletor e desligando a motobomba, at que o aumento da temperatura acione novamente o termosensor. Esse ciclo repete-se enquanto tiver radiao solar suficiente para o aquecimento. Faz-se necessrio instalao de uma vlvula de reteno (5), para que nos horrios sem radiao solar sobre o coletor, evite o ciclo inverso, j que a gua do coletor est fria e mais pesada do que a gua da piscina, caixa ou reservatrio, seno o coletor funcionar como um dissipador de calor, o que esfriar toda gua quente armazenada ou sendo aquecida por aquecimento eltrico complementar, quando disponvel no sistema.

27

3- Produzindo os componentes do conjunto 3.1-Passo a passo na construo do coletor solar O coletor solar o componente que merece especial ateno, por ser o mesmo responsvel direto, para o bom desempenho de um sistema de aquecimento solar. Nosso coletor solar diferencia-se dos demais, no que tange aos materiais utilizados na sua construo e rendimento trmico. Com intuito de baixar custos, utilizamos nas colunas de absoro trmica, tubos e conexes de PVC, menos eficiente do que os tubos de cobre ou alumnio aplicados nos coletores convencionais. As garrafas pet e as caixas tetra pak, substituem a caixa metlica, o painel de absoro trmica e o vidro utilizado nos coletores convencionais. O calor absorvido pelas caixas tetra pak, pintadas em preto fosco, retido no interior das garrafas e transferido para a gua atravs das colunas de PVC, tambm pintadas em preto. A caixa metlica com vidro ou as garrafas pet, tem como funo proteger o interior do coletor das interferncias externas, principalmente dos ventos e oscilaes da temperatura, dando origem a um ambiente prprio. Apesar de simples, contm detalhes indispensveis na sua confeco e no seu funcionamento. O dimensionamento do coletor solar em relao caixa dgua ou acumulador, importantssimo. Para limitarmos a temperatura a nveis que mantenham a rigidez do PVC (temperatura mxima de 55C), sem causar o amolecimento dos mesmos, e por conseqncia comprometer a estrutura do coletor solar na parte superior, causando vazamentos. No captulo 4, item 4.1-Dimensionar o projeto conforme o consumo e regio do pas, encontraro as informaes de como dimensionar o projeto. Obs.: Cuidado tambm com a caixa dgua ou reservatrio, se os mesmos forem de materiais com limites de temperatura . 3.1.1-Escolha das garrafas pet, como e qual tamanho cort-las Trs so os tipos de garrafas que utilizamos na construo do mesmo, dando preferncia s garrafas transparentes (cristal) lisas (retas), cinturadas de Coca e de Pepsi. Estamos testando algumas garrafas verdes, que aplicamos num coletor solar e com os resultados alcanados semelhantes s do tipo cristal. Como a cor verde absorve calor, supostamente causar a degradao da garrafa mais rapidamente, comprometendo a sua transparncia. Mas queremos deixar claro que no temos a confirmao de tal degradao, j que as utilizamos a pouco tempo. Como informao, o primeiro coletor solar que instalamos em nossa residncia, foi feito com garrafas lisas (retas) tipo cristal, e completou em Abril de 2006 trs anos e meio. Nota-se que as mesmas apresentam dilataes entre as garrafas, prejudicando a vedao entre elas, o que no ocorreu com o outro coletor feito trs anos, com garrafas cinturadas (Coca, Pepsi, Sukita). Para facilitar o corte das garrafas, sugerimos um gabarito simples, ou seja, corte 2 pedaos de tubos em PVC de 100mm: 1 com 29cm e o outro com 31cm . Em seguida faa um corte longitudinal nos 2 tubos, possibilitando a introduo da garrafa no mesmo, definindo o tamanho da garrafa a ser cortada. Sugesto : cortem com estilete. O tubo de 29cm servir de medida para o corte das garrafas lisas e as de Pepsi e o tubo de 31cm, apenas para o corte das garrafas de Coca. Fotos abaixo :

28

Obs.: Mesmo as garrafas de Pepsi e de Coca apresentam tamanhos diferentes por regio, em razo das matrizes onde so sopradas. Sugestes: aps o consumo do refrigerante, lavem a garrafa e deixe escorrer a gua. Leve geladeira por 2min sem a tampa e ao retirar da geladeira, tampe-a rapidamente. O ar frio no interior da garrafa voltando temperatura ambiente, causar o aumento do volume, pressurizando a mesma e eliminando o risco de auto-amassar-se quando guardada em lugar frio, at a sua aplicao no coletor solar. Caso tenham poucas garrafas e entre elas algumas amassadas, podero aproveit-las. Adicionem 100ml de gua fria, tampe-a e aquea-a no microondas por 45 segundos. Ao retira-la do forno, gire a mesma na horizontal por uns 10 segundos, deixe-a em p e s depois com cuidado desenrosque a tampa lentamente para liberar o vapor. Joguem a gua fora e deixe a garrafa esfriar sem a tampa. Mas fica a pergunta, porque no usar gua quente? - Porque a garrafa sem a presso do vapor como sustentao, ao receber a gua quente deforma-se ainda mais. Obs.: Nessa operao protejam-se com culos de proteo, luvas, avental, e em local longe o suficiente de outras pessoas, especialmente crianas. 3.1.2- Caixas tetra pak de 1 litro (de leite, sucos, etc.) As caixas tetra pak tm em sua composio, 5% de alumnio, 20% de polietileno e 75% de celulose, o que dificulta sua coleta como apenas papel, exigindo portanto equipamentos especiais na separao desses trs materiais. So poucas as empresas especializadas em tal processamento, o que desestimula os catadores, apesar de campanhas do principal fabricante (Revista Superinteressante Julho/2004, pgina 79). A aplicao delas em nosso projeto oferece excelentes resultados, pois a combinao dos trs materiais evita que se deformem na temperatura a que sero submetidas, dentro das garrafas, ao contrrio se optssemos por papel comum. Vale lembrar que, quando vazias as caixas devem ser abertas na parte de cima, lavadas e deixadas a escorrer a gua, caso contrrio, teremos a formao de microorganismos e forte mau cheiro. Para guarda-las, devem ser planificadas, ou seja, achatadas, para tanto basta descolar as orelhas laterais em seus quatro cantos e apertar no corpo da embalagem, deixando-a pronta para os cortes e dobras, diminuindo assim o volume e ocupando menos espao na estocagem. Devido umidade nas caixinhas, normal a formao de condensao (umidade) no interior das garrafas, nas primeiras horas de exposio ao sol do coletor solar.

29

Com o propsito de simplificar o corte nas caixas tetra pak, adotamos um nico tamanho para os diversos tipos de garrafas, ou seja com 22,5cm de comprimento (Fig. 1), e com mais 1 corte de 7cm na parte de baixo da caixa (Fig.2), que servir de encaixe do gargalo da prxima garrafa. Devemos dobra-la aproveitando os vincos das laterais da mesma (Fig.3), e com mais duas dobras em diagonal na parte de cima (Fig. 4), se amolda curvatura superior interna da garrafa, dando tambm sustentao caixa, mantendo-a reta e encostada no tubo de PVC. Faam todos os cortes e dobras antes da pintura. Devemos pint-la com tinta esmalte sinttico preto fosco, secagem rpida para exteriores e interiores, usada para ferro, madeira, etc. Mas evitem a compra em spray, torna a pintura muito mais cara. Dem preferncia a latas de 1kg, utilizem na aplicao da tinta um rolo de pintura ou pincel. Para um melhor aproveitamento da tinta, espalhem as caixas devidamente planificadas lado a lado, pintando vrias de uma s vez. Obs.: No usem tinta com brilho, pois comprometer o desempenho do coletor, uma vez que os raios solares sero em parte refletidos.

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5

3.1.3- Corte, pintura dos tubos, e montagem do coletor Os tubos das colunas do coletor solar, devem ser cortados de acordo com os tipos de garrafas disponveis. Vejam abaixo medida que melhor se enquadra: 100cm- para colunas com 5 garrafas cinturadas (Pepsi,Sukita) 105cm- para colunas com 5 garrafas de Coca Para as garrafas retas, como h muitos modelos, sugerimos que selecionem e encontrem a medida necessria. O motivo de aplicarmos no mximo 5 garrafas por coluna, visa no dificultar a instalao do coletor solar em relao altura da caixa dgua ou reservatrio, conforme abordado no item 2.1- Circulao por termo sifo, pois aqui no sul do pas

30

exige-se uma maior inclinao em razo da latitude local. Citamos como exemplo Tubaro/SC, cidade onde moramos a latitude 2828 S, enquanto que em Fortaleza, a latitude 343 S. Voltaremos ao assunto no item 4-Tpicos referentes instalao do conjunto. Antes de pintarmos os tubos das colunas com a mesma tinta aplicada nas caixas, devemos isolar com fita crepe de 19mm as 2 extremidades, onde depois de pintados e a tinta seca, retira-se fita para o devido encaixe nas conexes tipo te. Os tubos de 20mm(1/2) de distanciamento entre colunas, devem ser cortados com 8,5cm e sem pintura. Medida padro a todos coletores, no importando os tipos de garrafas. Mas, caso queiram fazer os barramentos superior e inferior mais reforados do coletor solar e com melhor circulao, apliquem conexes do tipo te com reduo de 25mm(3/4) para 20mm(1/2), e os distanciadores entre colunas com tubos de 25mm(3/4) cortados com 8cm. A montagem muito simples, se seguirmos a ordem na colocao dos componentes, e tendo o cuidado de usarmos o adesivo, somente nos tubos e conexes da parte superior do coletor onde circula a gua quente. Na parte inferior devemos apenas encaix-los com a ajuda de um martelo de borracha, tornando a manuteno, se necessrio, simplesmente desencaixando a barra inferior sem comprometer o tamanho das colunas, pois caso fossem coladas teriam de ser cortadas, e com a perca de todas as conexes e dos tubos de distanciamento. Evitem dores de cabea, a qualidade de todos os materiais aplicados no projeto fundamental. Fiquem atentos, algumas formas de economizar podem custar caro. Ao iniciarmos a montagem do coletor solar, devemos proceder colagem das trs peas da Fig.1, repetindo a operao no nmero de colunas do coletor solar. Colem um conjuntinho ao outro at formar 5 colunas. Em seguida insiram as garrafas e as caixas tetra pak (fig.2) nas 5 colunas, no esquecendo de fechar a ltima garrafa de cada coluna, cortando outra garrafa, mas na parte de cima, do lado da tampa. A seguir, com o barramento inferior previamente montado (Fig.4), s encaixar e fechar esse mdulo. Recomendamos que para regies muito frias, devemos preencher a parte de baixo, entre a garrafa e a caixa tetra pak (Fig.3), com algum tipo de isotrmico que no absorva umidade (exemplos: rtulos plsticos, sacolas plsticas). A razo de optarmos por mdulos de 5 colunas, quanto ao manejo, torna-o extremamente fcil carreg-lo at o local de instalao. Devemos montar um coletor solar com no mximo com 25 colunas, ou sejam 5 mdulos. Este cuidado para evitarmos tenes nos barramentos, trincando alguma conexo e a possvel acumulao de bolhas de ar no barramento superior, o que compromete a circulao da gua no coletor solar. A 1garrafa de cada coluna deve ser vedada, com tiras de borracha (ex.: cmaras de ar) ou fita auto-fuso, pois evita a fuga de calor do interior da coluna e impede que o vento gire as garrafas, tirando as caixas tetra pak da posio voltada para o Sol, comprometendo o rendimento do coletor solar. Para uma melhor visualizao, montaremos a seguir, passo a passo com fotos, 2 colunas de um coletor solar:

31

Fig.1

Fig.2

Fig.3

Fig.4

Fig.5

Fig.6

Duas colunas (Fig.6) com 4 garrafas retas montadas. 3.2- Caixa dgua ou reservatrio A prpria caixa dgua existente no local, pode ser aproveitada no fornecimento de gua quente e fria, desde que a mesma tenha a capacidade igual ao dobro da gua a ser aquecida. Tomaremos como exemplo uma famlia com 4 pessoas, onde o consumo mdio dirio de mais ou menos 250 litros de gua quente. O recomendvel que a caixa seja de 500L, j que usaremos como reservatrio e fornecimento de gua quente, a metade superior da caixa no sistema de aquecimento solar, e a metade inferior o fornecimento de gua fria. Ateno: este sistema em que a caixa dgua fornece gua quente e fria, devemos utiliza-lo somente em locais em que o abastecimento de reposio confivel. Motivo: observe que o misturador alternativo (pg. 18) est conectado acima do retorno de gua quente, portanto se a gua consumida no for reposta faltar gua quente para o consumo, mas no no(s) coletor(es) solar(es). Com referncia a sada para consumo de gua fria no h um limitador de consumo, o que oferece riscos de superaquecimento no(s) coletor(es). Portanto, em caso de dvidas quanto reposio de abastecimento, adote uma caixa dgua para gua quente com o volume acima da quantia a ser aquecida. Ex.: Para aquecer 200 litros, utilize uma caixa de 250 a 300 litros. O excedente gua fria que ser utilizada, principalmente no vero, no misturador alternativo. Nos casos em que a presso da gua no abastecimento de reposio muito forte, no esqueam de instalar o redutor de turbulncia, citado no Diagrama n1, item 4, sada da torneira bia. Ele tem como funo, direcionar a gua fria de reposio ao fundo da caixa dgua, sem causar turbulncia, evitando a mistura da gua quente com a fria. Atravs do diagrama n3, iremos descrever o seu funcionamento. O item 2,

32

apenas um pedao de tubo com dimetro varivel, pois depende da torneira bia a ser utilizada e que tem a funo de direcionar a gua at 5cm do fundo do 2 tubo, item 3, de 50mm. Esse tubo tem a parte inferior fechada e com 20 furos de 10mm ao redor do mesmo. Mas ateno, as furaes devem ser feitas apenas no corpo central do tubo, deixando sem furos, 3cm na extremidade superior e 5cm na parte inferior (tampado). Item 4, tubo de 100mm que serve de condutor para a gua sem turbulncia. Porque reduz a turbulncia ? O jato dgua liberado pela bia atravs do item 2, dirigido at o fundo do item 3, causando um turbilhonamento no interior do mesmo, retornando para cima, mas liberando a gua pelo os furos laterais. Essa gua liberada do item 3, j atenuada, dirigida ao fundo da caixa, atravs do tubo de 100mm, item 4, devidamente recortado em forma de dente de serra (dentes em mdia de 20mm), apoiado no fundo da caixa e encostado parte de baixo da bia. Diagrama n 3:

Se possvel, instalem os pontos de consumo prximos caixa ou reservatrio, o que diminuir o desperdcio de gua na tubulao, at que chegue a gua quente no local. Sendo a caixa ou reservatrio responsvel por acumular a gua quente, faz-se necessrio um bom isolamento trmico. Nos acumuladores convencionais de mercado, usam-se isotrmicos de alta eficincia. Tais acumuladores, em sua maioria dispem de aquecimento complementar com energia eltrica ou a gs, para os dias encobertos ou chuvosos, controlados por termostatos que acionam este recurso sempre que a gua fique com a temperatura abaixo do pr-estabelecido pelo usurio. O nosso projeto por ter a caracterstica de torn-lo vivel economicamente a todos, no dispe desse aparato, sendo os mesmos substitudos por chuveiro eltrico com controle eletrnico de temperatura, ou chuveiro eltrico comum com o recurso de um controlador com ajuste eletrnico de temperatura, conectado em srie entrada de energia eltrica do chuveiro. Comum no mercado, eles facilitam a regulagem da temperatura ideal de banho, sem a necessidade de variar o fluxo de gua no registro. Mais um detalhe importante, gasta-se energia eltrica somente na gua consumida. O aproveitamento de materiais disponveis basicamente em todas as regies, ser de extrema importncia. Aplicamos nosso projeto, em nossa residncia, uma caixa plstica de 250 litros somente como reservatrio de gua quente, mas isso no indica que caixas de outros materiais sejam dispensadas. Porm tenham muito cuidado, no usem

33

recipientes que continham produtos qumicos, pesticidas, inseticidas, etc., pois mesmo que bem lavados continuaro contaminados e oferecendo riscos em potencial sade. Portanto evitem transtornos, tendo a certeza da origem dos mesmos. 3.3- Isolamento trmico da caixa ou reservatrio Quanto ao isolamento trmico, h inmeras opes. Dentre tantas destacamos o isopor encontrado em diversas embalagens de supermercados, dessas que vem com frios (ex.com queijo, presunto, etc.), em eletrodomsticos/eletrnicos e tambm as bolsas plsticas, papis, como sendo uma alternativa para quem reside no meio urbano. Em outras regies temos tambm timos isotrmicos, ou sejam: serragem, cascas de trigo, cascas de arroz, grama seca, etc.. Mas sem umidade. Podemos encher caixas tetra pak de 1L com esses isolantes, fechando-as novamente, resultando cada uma num bloco isotrmico. Para fixarem esses blocos na caixa ou reservatrio usem cola ou fita adesiva, enfim do modo que voc achar melhor, tomando o cuidado de preencherem os espaos entre as caixinhas, quando fixadas em recipientes redondos ou de cantos arredondados, com sacolas plsticas, papis, etc.. Vale alertar que se a caixa ou reservatrio ficar ao ar livre, dever a mesma ter uma proteo (lona plstica) contra a umidade, ou caso contrrio, esse tipo de isolamento trmico ser danificado. Ele mais recomendado, quando possvel, embaixo do telhado. Como a reposio de gua fria feita no fundo da caixa ou reservatrio, no necessrio o isolamento trmico desse local. Outro tipo de isolamento trmico simples e eficaz, porm mais caro, colocarmos uma caixa dgua dentro de um compartimento feito de madeira, tijolos, ou mesmo dentro de uma outra caixa maior, com folga suficiente nas laterais de no mnimo 6cm, para o devido preenchimento com qualquer um dos isolantes acima citados, nesse caso procurem colocar os isotrmicos dentro de sacolas de supermercado ou sacos plsticos, pois facilitar caso necessitem retirar o isolamento para uma possvel manuteno. Apliquem o isolamento trmico, somente aps ter feito todos os furos e ligaes necessrias instalao do conjunto e no devemos esquecer que tambm obrigatrio o isolamento da tampa da caixa. 4-Tpicos referentes instalao do conjunto 4.1- Dimensionar o sistema conforme o consumo e regio do pas Ao botar em prtica o projeto em outubro de 2002, construmos um coletor solar com 100 garrafas pet, 100 caixas tetra pak de 1 litro, dispostas em 25 colunas com 4 garrafas cada, totalizando uma rea til de absoro trmica de 1,80 m2. Usamos uma caixa plstica de 250 litros na funo de reservatrio, revestida com isopor de 20 mm. Vale ressaltar que essa espessura de isolamento trmico, no suficiente para manter ou armazenar a gua quente em regies frias por muito tempo. Como foi instalado praticamente no vero, e com uma exposio solar em torno de 6 horas, aquece a gua na parte superior da caixa at 52 C, sendo necessrio misturar com gua fria. Mas ao chegar o inverno aqui em Tubaro, a temperatura da gua fria na caixa que no vero fica em torno de 22 25C, no inverno gira entre 13 16C. Em conseqncia dessas diferenas entre as estaes do ano e a reduo da radiao solar no inverno, a eficincia trmica caiu dos 52 C no vero para no mximo 38 C no inverno e com uma quantia muito pequena de gua nessa temperatura.

34

Corrigimos o problema da falta de gua quente, construindo mais um coletor com as mesmas dimenses do primeiro. Mesmo no inverno, lgico em dias ensolarados, os dois coletores suprem a demanda de gua quente, em nosso consumo normal de 4 pessoas, se consumida at s 20h, mas com temperatura mxima de 38C. Para simplificar o dimensionamento, sugerimos que instalem uma garrafa para cada litro de gua a ser aquecida. Ex.: para aquecermos 200 litros dgua utilizaremos 200 garrafas e 200 caixas tetra pak, o suficiente para uma famlia de 4 pessoas e com banhos que no ultrapassem 8 minutos. 1) 1) O item 7-pescador de gua fria, do Diagrama n1, uma alternativa interessante, que tem como funo variar o volume de gua a ser aquecida. Nada mais do que uma curva de PVC com um pedao de tubo, acoplados ao flange que leva a gua fria at coletor solar. Com esse recurso, o volume de gua abaixo do nvel escolhido no ser aquecido, dando-nos a opo de escolhermos a quantia e a temperatura que desejarmos. Opo tima num prottipo como laboratrio em experincias escolares. 2) 2) O item 6-pescador de gua quente, do Diagrama n1, deve ser feito com uma mangueira de borracha, dessas usadas em mquinas de lavar louas, ou com eletroduto flexvel amarelo. Sua funo a de acompanhar a variao do nvel da gua, coletando sempre da parte mais quente. Fixe uma ponta ao flange da sada para consumo e a outra ponta a uma bia, com o tamanho suficiente para manter o pescador em cima do nvel superior. Para evitarmos problemas no coletor solar com a falta dgua de reposio, devemos limitar a descida do pescador de gua quente, sempre acima do nvel de retorno da gua quente do coletor solar. Com este simples desenho, procuramos dar uma idia de como funcionam ambos os pescadores.

Diante ao exposto, sugerimos que cada um encontre o dimensionamento mais prximo s necessidades de consumo em cada habitao, pois cada projeto requer a observao de diversos fatores. Exemplos : 1) Posio do coletor solar em relao ao norte geogrfico 2) Inclinao do coletor solar em relao latitude 3) Regio e local a ser instalado 4) Procurem instalar uma torneira bia de alta vazo, j que a mesma repe a gua consumida rapidamente. Obs.: Para encontrarem a latitude que voc precisa ou mora, acessem o site: www.aondefica.com/lat_3_.asp Sobre os furos a serem feitos na caixa, sugerimos como simples referncias, os

35

percentuais relativos a uma caixa, para gua quente e fria :

Este simples diagrama demonstra as ligaes dos coletores e os desnveis.

4.2- Suporte de fixao do coletor solar Fica a critrio de cada um o material a ser usado como suporte de fixao do coletor solar, mas indicamos que pelo menos os dois barramentos sejam amarrados a barras de cano galvanizados de , ou a algo que garanta o alinhamento do coletor Para evitarmos que bolhas de ar comprometam a circulao da gua no coletor, necessrio um desnvel de 2 cm para cada metro corrido, sem curvas nos barramentos. Confiram no diagrama n 4: Digrama n 4

36

Caso queiram fixar direto sobre o telhado sem levar em conta a latitude local, devero instalar o coletor solar com no mnimo 10 de inclinao e voltado para o norte geogrfico o mais prximo possvel, e que tero de aumentar a rea quadrada de absoro solar, ampliando o coletor para compensar a perca por posicionamentos. oportuno ressaltar que quase todos os problemas de eficincia trmica de qualquer aquecedor solar, deixam de existir medida que nos aproximamos do equador. Ao darmos a preferncia pelo sistema de circulao por termo sifo, obrigatrio que o fundo da caixa ou reservatrio trmico, fique sempre acima em relao parte superior do coletor solar (conforme item 2.1- Circulao por termo sifo), o que cabe a cada um escolher a melhor alternativa para o local, sem esquecer que ao falar em caixa ou reservatrio, estamos falando de peso, portanto mais uma vez, no improvise em lugares duvidosos que possam ruir e causar srios problemas. (Lembre-se que cada litro dgua pesa 1 quilo) 4.3- Isolamento trmico dos dutos de cima do coletor, at a caixa ou reservatrio Envolvemos o barramento superior do coletor e o tubo que leva gua quente at a caixa, com isopor, prendendo o mesmo aos tubos com tiras cortadas de garrafas pet verde. Obs.: O isopor no resiste por muito tempo exposto ao sol. Nos ltimos projetos instalados, no isolamos mais o barramento superior, apenas pintamos com tinta preto fosco, da mesma utilizada no restante do projeto. O resultado o mesmo e simplifica bastante. PROJETO INSTALADO NA COMBEMTU Comisso do Bem Estar do Menor de Tubaro

37

4.4- Distncia entre o coletor e a caixa ou reservatrio O mais prximo possvel. Atentem para esse projeto compacto.

4.5- Misturador de gua quente/fria, simples, mas prtico Se no local a ser implantado o sistema de aquecimento solar, existir instalaes para gua quente e fria, requer apenas proceder ligao da caixa ou reservatrio, instalao de gua quente. Mas onde a distribuio de gua do imvel somente com gua fria, sugerimos um misturador muito simples e eficiente, construdo com tubos e conexes em PVC. Indicado para o chuveiro, mas com algumas modificaes, poder integrar os outros pontos de consumo da casa, tais como, cozinha, tanque, lavabo. O diagrama n5, detalha o misturador de uma forma objetiva: Diagrama n 5

38

4.7- Tempo necessrio de exposio solar com eficincia trmica O aquecedor solar em dias ensolarados, atinge a temperatura mxima, aps 6h no vero e aps 5h no inverno. Somente a partir das 10 horas da manh, que comeamos a notar o aumento da temperatura da gua. Mesmo em dias encobertos, mas no chuvosos e dependendo da regio, pode ter um rendimento satisfatrio e parcial economia de energia eltrica.

5-Consideraes finais e fotos dos equipamentos de corte Com esse simples projeto, esperamos contribuir na conscientizao das pessoas, o que juntos poderemos fazer pelo meio ambiente e pelo os graves problemas sociais.

39

Imaginem o volume de caixas tetra pak, garrafas pet e outros descartveis, que poderemos tirar do meio ambiente, com a reciclagem direta na aplicao no aquecedor solar, ou em outros projetos existentes como, na fabricao de telhas, mantas trmicas, tubos para esgoto, vassouras, etc.,. Pesquisem nos sites de busca sobre Aquecedor Solar, e encontraro excelentes pginas sobre o assunto.

No necessrio fora da lei para agirmos certo, sejamos fiscais de ns mesmos. Conheam um pouco de nossa cidade Tubaro, acessando: www.tubarao.sc.gov.br

40

Das könnte Ihnen auch gefallen