Sie sind auf Seite 1von 4

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

- Pg. 01/04

P R O C E S S O TC03.725/11
Paraba Previdncia - PBPREV. Penso. Legalidade. Concesso de registro na forma como inicialmente concedida, conforme Portaria P n. 0315 (fls. 22) e Portaria P- n. 0456 (fls. 54).

A C R D O APL - TC - 00623/2011
RELATRIO
O processo TC-03.725/11 trata de exame da legalidade dos atos concessrios de penso da Sra. Maria Ccera de Oliveira Martins(90%) e da Sra. Ceci Andrade de Freitas(10%), em razo do falecimento do Sr. Evilsio Vieira Martins, Auditor Fiscal Tributrio Estadual, falecido em 28/05/2008. O rgo de Instruo, examinando a planilha de clculo apresentada pela PBPREV, observou ter havido um equvoco quanto ao rateio do valor dos proventos de penso e entendeu ser necessria a citao do Gestor da PBPREV, para a adoo de providncias no tocante reformulao dos clculos de penso, na proporo de 50% para cada beneficiria. Regularmente citado, o Sr. Diogo Flvio Lyra Batista, Presidente da PBPREV, deixou escoar o prazo que lhe foi concedido, sem qualquer manifestao ou esclarecimento. O Relator encaminhou os autos ao MPjTCE, para exame e parecer.

PARECER DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TRIBUNAL-MPjTCE


O representante do MPjTCE, Procurador Andr Carlo Torres Pontes, nos autos, emitiu parecer (fls. 68 a 74), observando que a Legislao Previdenciria do servidor pblico da Paraba no esclarecia, com preciso, poca da concesso do benefcio, em 2008, o critrio a ser utilizado, e ainda que a lei atribua de forma indireta, a qualidade de dependente a pensionista alimentar, mesmo assim carece de maior clareza a forma de rateio na hiptese aventada nos autos. Observou, tambm, que o procedimento judicial do divrcio, cominado com a fixao de penso em favor da ex-esposa travou-se nos idos de 1993, sem que se tenha notcia de haver questionamentos ou reviso de tal parcela at hoje, aps 18 anos. Cabe ao Tribunal de Contas examinar a legalidade da concesso das penses dentre as possibilidades previstas em lei, sendo regular a diviso do benefcio entre ex-esposa e viva do segurado, seguindo o critrio da penso alimentcia, conforme estabelecida pela PBPREV, porquanto adequada a fundamentos legal e jurisprudencial. Ao final, pugnou pela legalidade dos atos concessivos das penses analisadas e de seus valores (fls. 21/22 e 53/54).

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


- Pg. 02/04

Por unanimidade, a 2 Cmara deste Tribunal decidiu remeter o presente processo para ser analisado e julgado pelo Tribunal Pleno, pela necessidade de uniformizao em relao matria que se trata nestes autos. O processo foi agendado para esta sesso, dispensando as notificaes de praxe. O Conselheiro Flvio Stiro Fernandes pediu vista do processo, agendando para 24/08/2011. VOTO DO RELATOR O Relator concorda com o entendimento ministerial exarado nos autos. Inicialmente, importante ressaltar que a alterao na forma de rateio do benefcio foi sugerida pela Auditoria em face do teor do Acrdo APL TC 1164/10, nos autos do processo 3.021/08, que trata de matria similar. De ver-se, todavia, que a deciso mencionada no transitou em julgado e nem sequer foi implementada pelo rgo previdencirio, uma vez que houve dilatao de prazo para o cumprimento da determinao (Acrdo APL TC 344/11). Assim, a matria comporta discusso, sendo oportuna a apreciao da matria por este Plenrio. Com a devida vnia, todas as referncias jurisprudenciais contidas no Acrdo APL TC 1164/10 dizem respeito ao Regime Geral de Previdncia Social. Como cedio, os benefcios custeados pelo INSS obedecem legislao prpria, diversa da legislao dos regimes de previdncia prpria. Com efeito, os dois regimes respeitam as diretrizes constitucionais, mas mesmo na Carta Magna, so tratados em ttulos diversos. O Representante do MPjTC trouxe em seu parecer extrato de deciso do STJ, datada de 2008, considerando legal a manuteno do rateio proporcional. No caso dos benefcios previdencirios oriundos do Regime Geral os quais no esto compreendidos no mbito da competncia das Cortes de Contas h dispositivo legal expresso estabelecendo o rateio em partes iguais entre os pensionistas, entre os quais o cnjuge divorciado ou separado que recebia penso de alimentos poca do falecimento do segurado (arts. 76, 2 c/c art. 77 ambos da Lei 8.213/91). No h, portanto, controvrsia sobre o tema.
P R O C E S S O TC03.725/11

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


- Pg. 03/04

Entretanto, no mbito do RPPS, no h disposio similar a respeito. A Lei Federal 9.717/98, que trata de normas gerais dos regimes prprios de previdncia, nada estabelece sobre o assunto e a legislao estadual igualmente omissa. No h, portanto, parmetro legal expresso para determinar a modificao dos percentuais de rateio. Observe-se ainda que, ao modificar a forma de rateio do benefcio sem uma legislao expressa, o Tribunal de Contas estaria decidindo sobre matria de cunho privado, o que da competncia do Poder Judicirio. Diante da lacuna legal, para o Errio indiferente o percentual por meio do qual se divide o benefcio. No h ilegalidade no ato nem erro nos clculos, matrias sobre as quais deve o Tribunal de Contas se pronunciar. Ausentes tais vcios, interferir no percentual de rateio existente poca do falecimento do servidor seria, ao meu entender, exorbitar da competncia constitucional conferida a esta Corte. O Relator vota: 1) Concesso do registro das penses e de seus valores a Sra. Maria
Ccera de Oliveira Martins(90%) e a Sra. Ceci Andrade de Freitas(10%),

seguindo o critrio da penso alimentcia, na forma como inicialmente concedida, conforme Portaria P n. 0315 (fls. 21/22) e Portaria P - n. 0456 (fls. /5354). 2) Recomendao ao Exmo. Governador do Estado no sentido de regulamentar a Lei Complementar N 58/03 ( Regime Jurdico dos Servidores Pblicos da Paraba ) quanto ao rateio de dependentes de penses pagas pela PBPREV. VOTO-VISTA (Conselheiro Flvio Stiro Fernandes ) Nesta sesso, o Conselheiro Decano apresentou o seu voto-vista, demonstrando tratar-se de matria controversa, alm do que, a legislao estadual omissa. Outrossim, enfatizou que a matria se situa no mbito da competncia do rgo previdencirio, que agiu, no caso, com a autonomia que lhe constitucional e legalmente conferida, no sendo recomendvel ao Tribunal interferir na tomada de posio do instituto previdencirio, podendo algum pretensamente prejudicado com essa deciso recorrer ao Poder Judicirio que decidir a respeito. Ao final, acompanhou integralmente o voto do Relator.
P R O C E S S O TC03.725/11

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


- Pg. 04/04

DECISO DO TRIBUNAL PLENO

ACORDAM, unanimidade, os membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, em: I) Conceder registro aos atos das penses e de seus valores, a Sra. Maria Ccera de Oliveira Martins(90%) e a Sra. Ceci Andrade de Freitas(10%), seguindo o critrio da penso alimentcia, na forma como inicialmente concedida, conforme Portaria P n. 0315 (fls. 21/22) e Portaria P- n. 0456 (fls. /5354). II) Recomendao ao Exmo. Governador do Estado no sentido de regulamentar a Lei Complementar N 58/03 ( Regime Jurdico dos Servidores Pblicos da Paraba ) quanto ao rateio de dependentes de penses pagas pela PBPREV.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses do Tribunal Pleno do TCE-Pb - Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, 24 de agosto de 2011.

__________________________________________________
Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente

_______________________________________________
Conselheiro Nominando Diniz Relator

____________________________________________________ Procurador Andr Carlo Torres Pontes Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

P R O C E S S O TC03.725/11

Das könnte Ihnen auch gefallen