Sie sind auf Seite 1von 53

Word 2007

Enviado por:
Reginaldo Jos da Silva

O que h de novo no Microsoft Office Word 2007

O Microsoft Office Word 2007 ajuda-o a produzir documentos com aparncia profissional oferecendo um conjunto abrangente de ferramentas para criao e formatao do seu documento no novo Interface de usurio Microsoft Office Fluent. timos recursos de reviso, comentrio e comparao ajudam a receber e gerenciar as sugestes dos colegas. A integrao de dados avanada garante que os documentos permaneam conectados s fontes importantes de informaes comerciais.

Apresentando a nova interface


O Office Word 2007 est com um novo visual: a nova Interface de usurio Office Fluent, que substitui menus, barras de ferramentas e a maioria dos painis de tarefas das verses anteriores do Word por um mecanismo nico simples e fcil de explorar. A nova Interface de usurio Office Fluent foi projetada para ajudar voc a ser mais produtivo no Word, encontrar mais facilmente os recursos adequados para diversas tarefas, descobrir novas funcionalidades e ser mais eficiente.

Interface de usurio Office Fluent


A principal substituio para menus e barras de ferramentas no Office Word 2007 a Faixa de Opes, um componente da Interface de usurio Office Fluent. Projetada para facilitar a navegao, a Faixa de Opes consiste em guias que so organizadas em torno de cenrios ou objetos especficos. Os controles em cada guia so organizados mais detalhadamente em diversos grupos. A Faixa de Opes da Office Fluent pode hospedar contedo mais detalhado do que os menus e as barras de ferramentas, incluindo contedo de botes, galerias e caixas de dilogo.

As guias so projetadas para serem orientadas a tarefas. Os grupos dentro de cada guia dividem uma tarefa em subtarefas. Os botes de comando em cada grupo executam um comando ou exibem um menu de comandos.

Guias que aparecem apenas quando voc precisa delas


Alm do conjunto de guias padro que voc v na Faixa de Opes sempre que inicia o Office Word 2007, existem dois outros tipos de guias, que so exibidas na interface somente quando so teis para o tipo de tarefa que voc est realizando no momento.Ferramentas contextuais As ferramentas contextuais permitem que voc trabalhe com um objeto selecionado na pgina, como uma tabela, uma imagem ou um desenho. Quando voc clica no objeto, o conjunto pertinente de guias contextuais aparece com uma cor de nfase, prximo s guias padro.

Selecione um item no documento. O nome das ferramentas contextuais aparece com uma cor de nfase e as guias contextuais aparecem prximas ao conjunto padro de guias. As guias contextuais fornecem controles para trabalhar com o item selecionado. Guias do programa As guias do programa substituem o conjunto padro de guias quando voc alterna para determinados modos de criao ou de exibio, inclusive Visualizar Impresso.

Menus, barras de ferramentas e outros elementos familiares


Alm de guias, grupos e comandos, o Office Word 2007 usa outros elementos que tambm oferecem formas para que voc conclua suas tarefas. Os elementos a seguir so mais parecidos com os menus e as barras de ferramentas que voc j conhece das verses anteriores do Word.

Boto do Microsoft Office aqui.

Este boto est situado no canto superior esquerdo da janela do Word e abre o menu mostrado

Barra de Ferramentas de Acesso Rpido A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido est localizada, por padro, na parte superior da janela do Word e fornece acesso rpido s ferramentas que voc usa com freqncia. possvel personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido adicionando comandos a ela.

Iniciadores de Caixas de Dilogo Os Iniciadores de Caixa de Dilogo so pequenos cones que aparecem em alguns grupos. Clicar em um Iniciador de Caixa de Dilogo abre uma caixa de dilogo ou um painel de tarefas relacionado, fornecendo mais opes relacionadas a esse grupo.

Adicionando comandos Barra de Ferramentas de Acesso Rpido


Alguns comandos do Word 2003 s esto disponveis no Office Word 2007 na lista de todos os comandos, na caixa de dilogo Opes do Word. Para usar esses comandos no Office Word 2007, primeiro voc os adiciona Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, da seguinte forma:

1. 2. 3.

Clique no Boto Microsoft Office

e clique em Opes do Word.

Na lista esquerda, clique em Personalizar. Na caixa de listagem suspensa Escolher comandos em, clique em Todos os Comandos.

4. 5. 6. 7.

Na caixa Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, selecione Para todos os documentos (padro) ou um documento especfico. Clique no comando que deseja adicionar e clique em Adicionar. OBS : Repita o procedimento para cada comando que voc deseje adicionar. Clique nos botes de seta Mover para Cima e Mover para Baixo para organizar os comandos na ordem que voc deseja que eles apaream na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Clique em OK.

Novas localizaes de comandos conhecidos


Para encontrar a localizao dos comandos de menu e de barra de ferramentas no Office Word 2007, abra a pasta de trabalho de mapeamento da Faixa de Opes do Word. H instrues na primeira guia da pasta de trabalho fornecendo dicas de personalizao, localizao e impresso de dados.

Usar o Word 2007 Word para abrir documentos criados em verses mais antigas do Word
Ao abrir um documento no Microsoft Office Word 2007 criado no Microsoft Office Word 2003, no Word 2002 ou no Word 2000, o Modo de compatibilidade ativado e voc v Modo de compatibilidade na barra de ttulo da janela do documento. O Modo de compatibilidade garante que nenhum recurso novo ou aperfeioado no Office Word 2007 esteja disponvel quando estiver trabalhando com um documento, de modo que as pessoas que estiverem usando verses mais antigas do Word tenham recursos de edio completos. possvel trabalhar no Modo de compatibilidade ou converter seu documento para o formato de arquivo do Office Word 2007. A converso do documento permite que voc acesse os recursos novos e aperfeioados no Office Word 2007. No entanto, as pessoas que usam verses mais antigas do Word podem ter dificuldades ou ser impedidas de editar determinadas partes do documento criado usando recursos novos ou aperfeioados no Office Word 2007.

OBSERVAO

O menu Arquivo foi substitudo pelo Boto Microsoft Office

Formatando texto
Para formatar uma palavra sem selecion-la, clique na palavra e aplique a formatao desejada. Por exemplo, pressione CTRL+N para aplicar negrito. Para selecionar uma palavra, clique nela. Para selecionar uma frase, pressione CTRL e clique na frase. Para selecionar um pargrafo, clique trs vezes no pargrafo. Para selecionar um documento inteiro, pressione CTRL+T. Para colar somente texto, sem a formatao, cole o texto, clique em Opes de Colagem Somente Texto. Para preservar a formatao ao mover ou copiar um pargrafo, inclua a marca de pargrafo ( ). Para centralizar, alinhar esquerda ou alinhar direita um pargrafo selecionado, pressione CTRL+E, CTRL+Q ou CTRL+G. Para criar uma linha, pressione a tecla de hfen trs ou mais vezes e, em seguida, pressione ENTER. Para criar uma linha mais espessa, mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione a tecla de hfen trs ou mais vezes. Por fim, pressione ENTER. Para aumentar ou diminuir o tamanho do texto, selecione o texto e pressione CTRL+SHIFT+] ou CTRL+SHIFT+[. OBS : Para realizar qualquer tipo de formatao no texto, temos que primeiro selecion-lo. e selecione Manter

Formatar texto usando a Minibarra de Ferramentas


A Minibarra de Ferramentas aparece automaticamente quando voc seleciona o texto e quando voc clicar com o boto direito do mouse no texto.

1. 2.

Selecione o texto que voc deseja formatar. Mova o ponteiro do mouse para a Minibarra de Ferramentas e faa as alteraes desejadas na formatao.

Reutilizar formatao
Use o Pincel para copiar a formatao do texto de uma rea do documento e aplic-la a outra. 1. 2. Selecione o texto que possui a formatao que voc deseja aplicar a outras reas. Na guia Incio, no grupo rea de Transferncia, clique em Pincel..
OBSERVAO Para aplicar o formato do texto a vrias reas, clique duas vezes em Pincel. Quando terminar de aplicar a formatao, clique em Pincel novamente ou pressione ESC.

Evitar facilmente erros de ortografia


Ao redigir um documento para outras pessoas lerem, certamente voc no quer que sua mensagem seja afetada por erros ortogrficos ou que eles minem o seu profissionalismo. Com os novos recursos do verificador ortogrfico, voc se sente mais confiante ao distribuir seu trabalho: 1. 2. Clique no na guia Reviso Em Reviso de Texto clique em Ortografia e Gramtica.

Definir as paradas de tabulao


possvel definir tabulaes rapidamente clicando no seletor de tabulao na extremidade esquerda da rgua at que ela exiba o tipo de tabulao que voc deseja. Em seguida, clique na rgua no local desejado. Mas que tipo de tabulao voc deve usar?
Uma tabulao Esquerda define a posio de incio do texto, que correr para a direita conforme voc digita.

Uma tabulao Centralizada define a posio do meio do texto. O texto centralizado nessa posio conforme voc digita.

Uma tabulao Direita define a extremidade do texto direita. Conforme voc digita, o texto movido para a esquerda.

Uma tabulao Decimal alinha nmeros ao redor de um ponto decimal. Independentemente do nmero de dgitos, o ponto decimal ficar na mesma posio. (Voc s pode alinhar nmeros ao redor de um caractere decimal. No possvel alinhar nmeros ao redor de um caractere diferente, como hfen ou smbolo de E comercial.)

Uma tabulao Barra no posiciona o texto. Ela insere uma barra vertical na posio de tabulao.

Se voc deseja que sua tabulao pare em posies precisas que no podem ser obtidas clicando na rgua, ou se deseja inserir um caractere especfico (de preenchimento) antes da tabulao, pode usar a caixa de dilogo Tabulaes. Para exibir essa caixa de dilogo, clique duas vezes em qualquer tabulao da rgua.

Sobre o uso da rgua horizontal para definir uma tabulao


Por padro, no h tabulaes na rgua quando um novo documento em branco aberto. As duas opes finais no seletor de tabulaes so, na realidade, para recuos. Voc pode clicar nelas e, em seguida, clicar na rgua para posicionar os recuos, em vez de deslizar os marcadores de recuo ao longo da rgua. Clique em Recuo da primeira linha e, em seguida, clique na metade superior da rgua horizontal onde deseja que

a primeira linha do pargrafo inicie. Clique em Recuo Deslocado e, em seguida, clique na metade inferior da rgua horizontal onde deseja que a segunda linha de um pargrafo e todas as demais comecem. Quando voc define uma tabulao, uma linha de barra vertical exibida no local dessa definio (no necessrio pressionar a tecla TAB. Uma tabulao barra similar formatao tachada, mas segue verticalmente pelo pargrafo no local da tabulao. Como outros tipos de tabulao, possvel definir uma tabulao barra antes ou depois de digitar o texto do pargrafo. Voc pode remover uma tabulao arrastando-a (para cima ou para baixo) para fora da rgua. Quando voc soltar o boto do mouse, a tabulao desaparecer. Voc tambm pode arrastar tabulaes existentes para a esquerda e para a direita ao longo da rgua para uma posio diferente. Quando vrios pargrafos so selecionados, somente as tabulaes do primeiro pargrafo so exibidas na rgua. Partes deste artigo foram extradas de Treinamento do Microsoft Office Online.

Alterar o espaamento entre as tabulaes padro


Se voc definir tabulaes manuais, elas interrompero as tabulaes padro. As tabulaes manuais definidas na rgua substituem as configuraes de tabulao padro . 1. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Pargrafo.

2. 3.

Na caixa de dilogo Pargrafo, clique em Tabulaes. Na caixa Tabulao padro, insira o espaamento que voc deseja entre as paradas de tabulaes padro. Quando voc pressiona a tecla TAB, sua tabulao parar na pgina obedecendo a distncia especificada

Adicionar formatao ao seu documento usando a Minibarra de ferramentas


Ao selecionar o texto, possvel exibir ou ocultar uma miniatura de barra de ferramentas til, semitransparente, chamada Minibarra de ferramentas. A Minibarra de ferramentas ajuda voc a trabalhar com fontes, estilos de fonte, redimensionamento de fonte, alinhamento, cor do texto, nveis de recuo e recursos de marcao.

OBSERVAO

No possvel personalizar a Minibarra de ferramentas.

A seguir est uma demonstrao de como a barra de ferramentas semitransparente parece ao selecionar o texto em um slide ou uma forma no Microsoft Office PowerPoint 2007.

A seguir est um exemplo da Minibarra de ferramentas quando voc deixa o ponteiro do mouse sobre ela. Para usar a barra de ferramentas, clique em qualquer comando disponvel.

Aplicar um tema de documento


Voc pode alterar o tema do documento que aplicado por padro nos programas do Office, como Word, Excel e PowerPoint, selecionando outro tema de documento predefinido ou personalizado. Temas de documentos aplicados afetam imediatamente os estilos que podem ser usados no documento. 1. Siga um destes procedimentos:

ou 2. Siga um destes procedimentos: Para aplicar um tema de documento predefinido, clique no tema do documento que deseja usar em Interno. Para aplicar um tema de documento personalizado, clique no tema do documento que deseja usar em Personalizado.
OBSERVAO

Personalizado estar disponvel apenas se voc criou um ou mais temas de documento

personalizados.

Personalizar um tema de documento


Para personalizar um tema de documento, comece alterando as cores, as fontes ou os efeitos de linha e preenchimento utilizados. As alteraes feitas em um ou mais desses componentes de tema afetam imediatamente os estilos que voc aplicou no documento ativo. Se quiser aplicar essas alteraes a novos documentos, voc poder salv-las como um tema de documento personalizado.

Personalizar as cores do tema


As cores do tema contm quatro cores de texto e de plano de fundo, seis cores de nfase e duas cores de hiperlink. As cores no boto Cores de Tema representam as cores do texto atual e do plano de fundo. O conjunto de cores que voc v prximo ao nome Cores do Tema depois de clicar no boto Cores do Tema representa as cores de destaque e hiperlinks para

esse tema. Ao alterar qualquer uma dessas cores para criar seu prprio conjunto de cores do tema, as cores mostradas no boto Cores do Tema e prximas ao nome Cores do Tema sero alteradas adequadamente. 1. Siga um destes procedimentos:

ou 2. 3. 4. Clique em Criar Novas Cores do Tema. Em Cores do tema, clique no boto do elemento de cor do tema que deseja alterar. Em Cores de Tema, selecione as cores que deseja usar.
DICA Em Exemplo, voc pode ver o efeito das alteraes que foram realizadas. Para ver como as cores que voc seleciona afetam os estilos que foram aplicados no seu documento, clique em Visualizar.

5. 6. 7. 8.

Repita as etapas 3 e 4 para todos os elementos de cor do tema que deseja alterar. Na caixa Nome, digite um nome apropriado para as novas cores do tema. Clique em Salvar.
DICA Para retornar todos os elementos de cor do tema para suas cores originais, clique em Redefinir antes de clicar em Salvar.

Personalizar as fontes do tema


As fontes do tema contm uma fonte de cabealho e uma fonte de texto de corpo. Quando voc clicar no boto Fontes , voc poder ver o nome da fonte do ttulo e da fonte do corpo de texto usado para cada fonte de tema abaixo do de Tema nome Fontes do Tema. possvel alterar ambas as fontes para criar seu prprio conjunto de fontes de tema. 1. Siga um destes procedimentos: Na guia Layout de Pgina, no grupo Temas, clique em Fontes de Tema.

ou 2. 3. 4. 5. Clique em Criar Novas Fontes do Tema. Nas caixas Fonte de ttulo e Fonte de corpo, selecione as fontes que deseja usar. DICA O exemplo atualizado com as fontes selecionadas. Na caixa Nome, digite um nome apropriado para as novas fontes do tema. Clique em Salvar.

Selecionar um conjunto de efeitos do tema


Os efeitos do tema so conjuntos de linhas e efeitos de preenchimento. Quando voc clicar no boto Efeitos de Tema , voc poder ver os efeitos de linhas e preenchimento usados para cada conjunto de efeitos do tema no grfico exibido com o nome Efeitos do Tema. Apesar de no ser possvel criar seu prprio conjunto de efeitos do tema, possvel escolher um que voc deseja usar no tema de documento. 1. Siga um destes procedimentos: Na guia Layout de Pgina, no grupo Temas, clique em Efeitos do Tema.

ou Selecione o efeito que voc deseja usar.

Salvar um tema de documento


Qualquer alterao feita nas cores, nas fontes e nos efeitos de preenchimento de um tema de documento pode ser salva por um tema de documento personalizado que pode ser aplicado a outros documentos. 1. Siga um destes procedimentos: Na guia Layout de Pgina, no grupo Temas, clique em Temas.

ou 2. 3. Clique em Salvar Tema Atual. Na caixa Nome do Arquivo, digite um nome apropriado para o tema.
OBSERVAO Um tema de documento personalizado salvo na pasta Temas do Documento e automaticamente adicionado lista de temas personalizados.

Localizar texto
Voc pode procurar cada ocorrncia de uma palavra ou frase especfica rapidamente. 1. 2. Na guia Incio, no grupo Edio, clique em Localizar. Na caixa Localizar, digite o texto que deseja pesquisar. Siga um destes procedimentos:

3.

Localizar e substituir texto


possvel substituir automaticamente uma palavra ou frase por outra , por exemplo, possvel substituir Acme por Apex.
OBSERVAO O texto de substituio usar a mesma capitalizao que o texto que est substituindo. Por exemplo, se voc pesquisar por TCC e substitui-lo por Tambm conhecido como, o resultado ser TAMBM CONHECIDO COMO.

1.

Na guia Incio, no grupo Edio, clique em Substituir.

2. 3. 4. 5.

Clique na guia Substituir. Na caixa Localizar, digite o texto que deseja pesquisar. Na caixa Substituir por, digite o texto de substituio. Siga um destes procedimentos: Para localizar a prxima ocorrncia do texto, clique em Localizar prximo. Para substituir uma ocorrncia no texto, clique em Substituir. Aps clicar em Substituir, o Office Word 2007mover para a prxima ocorrncia do texto. Para substituir todas as ocorrncias do texto, clique em Substituir tudo

Contar as palavras enquanto digita


Quando voc digita em um documento, o Office Word 2007 automaticamente conta o nmero de pginas e palavras e os exibe na barra de status, na parte inferior do espao de trabalho .

Contar as palavras em uma seleo ou em selees


Voc pode contar o nmero de palavras em uma seleo ou em selees, em vez de contar todas as palavras de um documento. As selees no precisam estar lado a lado para que sejam contadas. Selecione o texto que deseja contar. A barra de status exibe o nmero de palavras da seleo. Por exemplo 100/1.440 significa que a seo possui 100 das 1.440 palavras do documento.
DICA Para selecionar partes do texto que no estejam lado a lado, selecione a primeira seo e, em seguida, mantenha a tecla CTRL pressionada at selecionar outras sees.

Incluir notas de rodap e notas de fim na contagem de palavras


1. Na guia Reviso, no grupo Reviso de Texto, clique em Contar Palavras.

2.

Na caixa de dilogo Contar Palavras, marque a caixa de seleo Incluir caixas de texto, notas de rodap e notas de fim.

Contar as palavras em uma caixa de texto


Selecione o texto da caixa de texto. A barra de status exibe o nmero de palavras da caixa de texto. Por exemplo 100/1.440 significa que a caixa de texto possui 100 das 1.440 palavras do documento. Para contar as palavras em vrias caixas de texto, pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto seleciona os textos de todas as caixas que deseja contar. O recurso contar palavras adiciona automaticamente o nmero total de palavras selecionadas nas caixas de texto.

Exibir o nmero de pginas, caracteres, pargrafos e linhas


possvel exibir o nmero de pginas, pargrafos e linhas do documento, bem como o nmero de caracteres, incluindo ou excluindo espaos. Na guia Reviso, no grupo Reviso de Texto, clique em Contar Palavras.

Inserir um caractere especial


1. 2. 3. 4. 5. Clique no local que deseja inserir o caractere especial. Na guia Inserir,no grupo Smbolos, clique em Smbolo e, em seguida, clique em Mais Smbolos. Clique na guia Caracteres especiais. Clique no caractere que deseja inserir e clique em Inserir. Clique em Fechar.

Inserir automaticamente a data atual


1. Digite os quatro primeiros caracteres do ms atual. Por exemplo, digite feve para fevereiro. O Microsoft Word exibe o ms atual: Fevereiro. 2. Pressione ENTER para inserir o ms e pressione BARRA DE ESPAOS. O Word exibe a data atual , por exemplo, 12 de fevereiro de 2008 ou 12/02/2008. 3. Pressione ENTER para inserir a data inteira.

Corrigir automaticamente o uso de maisculas


possvel habilitar ou desabilitar as diversas maneiras que o programa corrige automaticamente o uso de maisculas. 1. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Execute um dos seguintes procedimentos nesses programas do Microsoft Office: e, em seguida, clique em Opes do Nome do Programa, Clique no Boto do Microsoft Office no qual Nome do Programa o nome do programa utilizado, por exemplo, Opes do Word. Clique em Reviso. Clique em Opes de AutoCorreo. No menu Ferramentas, clique em Opes. Clique na guia Formato de Mensagem e, em seguida, clique em Opes do Editor. Clique em Reviso de Texto e, em seguida, clique em Opes de AutoCorreo.

Na guia AutoCorreo, marque ou desmarque uma das seguintes caixas de seleo: Corrigir DUas INiciais MAisculas Colocar primeira letra da frase em maiscula Colocar nomes dos dias em maisculas Corrigir uso acidental da tecla cAPS LOCK Colocar a 1 letra das clulas em maiscula (no disponvel no Microsoft Office Access, Excel, OneNote ou Visio)

Abrir um arquivo no Office Word 2007


possvel usar o Office Word 2007 para abrir arquivos em qualquer um dos diversos formatos.

1. 2. 3.

Clique no Boto do Microsoft Office

e, em seguida, clique em Abrir.

Na caixa de dilogo Abrir, clique no tipo de arquivo que deseja abrir. Clique no arquivo e clique em Abrir.

Salve um arquivo do Office Word 2007 em outro formato de arquivo


possvel salvar documentos do Office Word 2007 em qualquer um dos diversos formatos de arquivo.

1. 2. 3. 4.

Clique no Boto do Microsoft Office

e, em seguida, clique em Salvar como.

Na caixa de dilogo Salvar como, na lista Salvar como tipo, clique no tipo de arquivo que deseja. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o arquivo. Clique em Salvar.

Criar um documento a ser usado por verses anteriores do Word


Para criar um documento que ser usado em uma verso anterior do Microsoft Office Word, voc pode trabalhar no Modo Compatibilidade, que garante que nenhum recurso novo ou aprimorado no Office Word 2007 estar disponvel enquanto voc estiver trabalhando em um documento, de modo que as pessoas que estejam usando verses anteriores do Word tero capacidades completas de edio.

OBSERVAO O menu Arquivo foi substitudo pelo Boto Microsoft Office . Quando voc cria um novo documento que ser usado em uma verso anterior, possvel ativar o Modo Compatibilidade, salvando o arquivo em formato do Word 97-2003.

1. 2. 3. 4. 5.

Abrir um novo documento. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar como.

Selecione Documento do Word 97-2003 na lista Salvar como tipo. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o documento. Clique em Salvar.

No vejo os formatos de nmero de pgina na galeria


Se voc no visualizar os formatos internos de cabealho e rodap na galeria, os suplementos do bloco de criao podem no estar disponveis. Para certificar-se de que eles apaream em todas as galerias do bloco de criao do Microsoft Office Word 2007, faa o seguinte: 1. 2. 3. 4. 5. Clique no Boto do Microsoft Office Clique em Suplementos. Na lista Gerenciar, selecione Itens Desativados e, em seguida, clique em Ir. Clique em Building Blocks.dotx e em Ativar. Reinicie o Word. e, em seguida, clique em Opes do Word.

Insira nmeros de pgina ou nmeros de pgina Pgina X de Y


1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

2. 3.

Clique em Incio da Pgina, Fim da Pgina ou Margens da Pgina, dependendo de onde deseje exibir os nmeros no documento. Escolha um design de numerao de pgina na galeria de designs. A galeria inclui as opes Pgina X de Y.

Formatar nmeros de pgina


Depois de adicionar nmeros de pgina, voc pode alter-los assim como alteraria o texto de um cabealho ou rodap. Altere o formato dos nmeros de pgina, a fonte ou o tamanho.

Alterar o formato dos nmeros de pgina, como 1, i ou a


1. 2. Clique duas vezes no cabealho ou rodap das pginas do documento. Em Ferramentas de Cabealho e Rodap, na guia Design, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina e, em seguida, clique em Formatar Nmeros de Pgina. Na caixa Formato do nmero, clique em um estilo de numerao e, em seguida, clique em OK.

3.
1. 2. 3.

Alterar a fonte e o tamanho dos nmeros de pgina


Clique duas vezes no cabealho, rodap ou margens das pginas do documento. Selecione o nmero da pgina. Na minibarra de ferramentas exibida acima do nmero da pgina selecionado, siga um destes procedimentos: Para alterar a fonte, clique em um nome de fonte na caixa Para aumentar ou diminuir a fonte, siga um destes procedimentos: .

Para aumentar o texto, clique em Aumentar Fonte. Ou pressioneCTRL+SHIFT+>. Para diminuir o texto, clique em Reduzir Fonte. Ou pressioneCTRL+SHIFT+<.
OBSERVAO

Voc pode especificar um tamanho de fonte na guia Incio, no grupo Fonte.

Iniciar a numerao de pgina com um nmero diferente


Por exemplo, se voc adicionar uma folha de rosto a um documento com nmeros de pgina, a segunda pgina numerada automaticamente como pgina 2. Voc pode desejar que o documento comece com a pgina 1. 1. Clique em qualquer lugar no documento. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

3. 4.

Clique em Formatar Nmeros de Pgina. Na caixa Iniciar em, digite um nmero.


OBSERVAO Se voc tiver uma folha de rosto e desejar que a primeira pgina do documento comece com 1, digite 0 na caixa Iniciar em.

Reiniciar a numerao de pgina com 1 para cada captulo ou seo


Por exemplo, voc pode numerar o sumrio como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vrios captulos, convm reiniciar a numerao de pgina para cada captulo. . 1. 2. Clique na seo em que deseja reiniciar a numerao de pgina. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

3. 4.

Clique em Formatar Nmeros de Pgina. Na caixa Iniciar em, insira 1.

Remover nmeros de pgina


O Microsoft Office Word 2007 remove ou exclui automaticamente nmeros de pgina quando voc clica em Remover Nmeros de Pgina ou quando remove um nico nmero de pgina manualmente do documento. 1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

2.

Clique em Remover Nmeros de Pgina.

OBSERVAO Se voc criou uma primeira pgina diferente ou cabealhos ou rodaps mpares e pares, ou se tiver sees vinculadas, certifique-se de remover os nmeros de pgina de cada cabealho ou rodap diferente.

Remover o nmero de pgina da primeira pgina


Algumas vezes, voc pode no desejar que a primeira pgina de um documento numerado contenha numerao. Por exemplo, uma pgina de rosto ou pgina de ttulo normalmente no contm nmeros.
OBSERVAO Se voc adicionar uma folha de rosto ou pgina de ttulo de uma galeria de designs, elas sero adicionadas como pgina 1, e a segunda pgina do documento ser numerada como pgina 2.

Esse procedimento se aplica a um documento que no contm folha de rosto proveniente da galeria de folhas de rosto. 1. 2. Clique em qualquer lugar no documento. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Configurar Pgina e, em seguida, clique na guia Layout.

3.

Em Cabealhos e rodap, marque a caixa de seleo Diferente na primeira pgina e, em seguida, clique em OK.
OBSERVAO Se voc desmarcar a caixa de seleo Diferente na primeira pgina, o nmero da primeira pgina ser exibido novamente.

Opes de margem de pgina


O Microsoft Word oferece vrias opes de margens da pgina. Voc pode usar as margens de pgina padro ou pode especificar suas prprias margens. Adicionar margens para encadernao Use uma margem de medianiz para adicionar espao extra margem lateral ou superior de um documento que voc planeja encadernar. A margem de medianiz garante que o texto no seja obscurecido pela encadernao.

Margens de medianiz para encadernao. Margens de espelho para pginas opostas

Definir margens para pginas opostas Use margens de espelho para configurar pginas opostas para documentos com frente e verso, como livros ou revistas. Nesse caso, as margens da pgina esquerda so uma imagem espelho das margens da pgina direita (isto , as margens internas, assim como as margens externas, tm a mesma largura).
OBSERVAO Voc pode definir margens de medianiz para um documento com margens de espelho se o documento precisar de espao extra para encadernao.

Adicionar uma dobra de livro Ao usar a opo Livro na caixa de dilogo Configurar Pgina, voc poder criar um cardpio, um convite, um programa para um evento ou qualquer outro tipo de documento que use uma nica dobra central.

O Word insere uma nica dobra de livro central Ao configurar um documento como livreto, voc trabalhar com ele da mesma forma que faria com qualquer documento, inserindo texto, elementos grficos e outros elementos visuais.

Alterar ou definir margens de pgina


1. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens.

2.

Clique no tipo de margem que deseja. Para obter a largura de margem mais comum, clique em Normal. Quando voc clica no tipo de margem que deseja, todo o documento alterado automaticamente para o tipo de margem selecionado.

3.

Voc tambm pode especificar as prprias configuraes de margem. Clique em Margens, clique em Margens Personalizadas e, em seguida, insira os valores das margens nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita.

OBSERVAES

Para alterar as margens padro, depois de selecionar uma nova margem clique em Margens Personalizadas e, em seguida, clique em Avanada. Na caixa de dilogo Configurar Pgina, clique no boto Padro e clique em Sim. As novas configuraes padro sero salvas no modelo no qual o documento baseado. Cada novo documento baseado nesse modelo automaticamente usar as novas configuraes de margem. Para alterar as margens em parte de um documento, selecione o texto e, em seguida, defina as margens que deseja digitando-as na caixa de dilogo Configurar Pgina. Na caixa de dilogo Aplicar, clique em No texto selecionado. O Microsoft Word insere automaticamente quebras de seo antes e depois do texto com as novas configuraes de margem. Se o documento j estiver dividido em sees, voc pode clicar em uma seo ou selecionar vrias sees e, em seguida, alterar as margens.

Exibir margens da pgina


1. 2. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opes do Word.

Clique em Avanado e, em seguida, marque a caixa de seleo Mostrar limites de texto em Mostrar contedo do documento. As margens da pgina so exibidas no documento como linhas pontilhadas. OBSERVAO Voc pode exibir margens de pgina no modo de exibio de Layout de Impresso ou de Layout da Web. Os limites do texto no so exibidos na pgina impressa.

Definir margens para pginas opostas


Quando voc escolhe margens de espelho, as margens da pgina esquerda so uma imagem espelho das margens da pgina direita. Isto , as margens internas, assim como as margens externas, tm a mesma largura. 1. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens.

2. 3.

Clique em Espelhado. Para alterar as larguras da margem, clique em Margens Personalizadas, clique em Avanada e, em seguida, digite as larguras desejadas nas caixas Interna e Externa.

Configurar as margens de medianiz para documentos encadernados


A configurao da margem de medianiz adiciona um espao extra margem lateral ou superior de um documento que voc planeja encadernar. Uma margem de medianiz assegura que o texto no ser ocultado pela encadernao. 1. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens.

2. 3. 4. 5.

Clique em Margens personalizadas. Na lista Vrias pginas, clique em Normal. Na caixa Medianiz, insira uma largura para a margem de medianiz. Na caixa Posio de medianiz, clique em Esquerda ou Direita.
OBSERVAO Quando voc usa a opo Margens de espelho, 2 pginas por folha, ou Livreto, a caixa Posio de medianiz no fica disponvel. Para essas opes, a posio de medianiz determinada automaticamente.

Selecionar orientao da pgina


possvel escolher entre as orientaes retrato (vertical) ou paisagem (horizontal) para todas as partes do documento. Quando voc altera a orientao, as galerias de pginas e as opes de folha de rosto criadas previamente tambm so alteradas para oferecer pginas com a mesma orientao.

Alterar a orientao de todo o documento


1. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Orientao.

2.

Clique em Retrato ou Paisagem.

Usar orientao retrato e paisagem no mesmo documento


1. Selecione as pginas ou os pargrafos cuja orientao voc deseja alterar para retrato ou paisagem.
OBSERVAO Se voc selecionar uma parte do texto em uma pgina para alterar para orientao para paisagem ou retrato, o Word colocar o texto selecionado em sua prpria pgina e o texto ao redor em pginas separadas.

2.

Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Margens.

3. 4. 5.

Clique em Margens personalizadas. Na guia Margens, clique em Retrato ou Paisagem. Na lista Aplicar, clique em Texto selecionado.

OBSERVAO O Microsoft Word insere automaticamente quebras de seo antes e depois do texto que tem uma nova orientao de pgina. Se seu documento j estiver dividido em sees, voc poder clicar em uma seo (ou selecionar vrias sees) e alterar a orientao somente dessas sees selecionadas.

Est faltando a margem superior


Resoluo - Se as margens superior e inferior no forem mostradas, voc poder restaur-las apontando e clicando no documento ou usando a guia Exibir.

Quando as margens superior e inferior no forem mostradas, aponte para a parte superior ou inferior da pgina at que o ponteiro se torne uma seta de duas pontas e clique duas vezes. Quando o espao em branco entre as pginas for mostrado, as margens superior e inferior inteiras estaro visveis. Para usar a guia Exibir a fim de mostrar o espao em branco entre as pginas, siga este procedimento: 1. Na guia Exibir, no grupo Modos de Exibio de Documento, clique em Layout de Impresso.

2. 3. 4.

Clique no Boto do Microsoft Office Clique em Exibir.

e, em seguida, clique em Opes do Word.

Em Opes para exibio de pgina, marque a caixa de seleo Mostrar

Mostrar ou ocultar as rguas horizontais e verticais


Para mostrar ou ocultar as rguas horizontais e verticais, clique em Exibir Rgua na parte superior da barra de

rolagem vertical.
OBSERVAO

A rgua vertical no aparecer se estiver desativada. Para ativar a rgua vertical, faa o seguinte: e, em seguida, clique em Opes do Word.

1. 2. 3.

Clique no Boto do Microsoft Office Clique em Avanado.

Em Exibir, marque a caixa de seleo Mostrar rgua Vertical (no modo de exibio Layout de Impresso)

Verificar as opes de impresso


Antes de imprimir um lote de envelopes, possvel verificar se as opes da impressora esto configuradas corretamente. 1. Na guia Correspondncias, no grupo Criar, clique em Envelopes.

2. 3.

Clique em Opes e, em seguida, clique na guia Opes de envelope. Na caixa Tamanho do Envelope, clique na opo que corresponda ao tamanho do seu envelope. Se nenhuma das opes corresponder ao tamanho do seu envelope, v at o final da lista, clique em Tamanho personalizado e, em seguida, digite as dimenses do seu envelope nas caixas Largura e Altura. Clique na guia Opes de Impresso. O driver da impressora informa ao Word de que forma o envelope deve ser carregado na impressora e essas informaes so exibidas na guia Opes de Impresso na caixa de dilogo Opes do Envelope.

4.

O mtodo de alimentao determina a posio do envelope (direita, meio, esquerda) e se a borda longa ou curta est sendo inserida na impressora. O envelope pode ser colocado de frente ou de verso. A frente a parte na qual o endereo impresso. Se o envelope for colocado primeiro com a borda curta, talvez seja necessrio gir-lo para impedir que o texto aparea de cabea para baixo na parte da frente do envelope. O envelope na ilustrao abaixo est posicionado direita, com o verso, dobrado na parte superior e a borda curta est sendo colocada na impressora, de acordo com as configuraes na caixa de dilogo mostrada acima.

5. 6. 7. 8. 9.

Carregue o envelope conforme indicado na caixa de dilogo. Clique em OK. Digite algum texto de teste na caixa Endereo para entrega e, em seguida, clique em Imprimir para imprimir o envelope. Verificar se o envelope impresso corretamente. Se o envelope no for impresso corretamente, realize uma das seguintes aes: Consulte as informaes da sua impressa, se estiverem disponveis, para descobrir como carregar os envelopes na impressora. Atualizar o driver da sua impressora. Volte para a guia Opes de Impresso da caixa de dilogo Opes do Envelope e faa os ajustes nas opes de impresso. Imprima o envelope novamente. Repita esse processo at descobrir uma configurao das opes de impresso que alcance os resultados que voc deseja.

Imprimir uma nica etiqueta


1. Inicie o Microsoft Office Word. Um documento em branco abre por padro. Deixe-o aberto. Se escolher fech-lo, os comandos na prxima etapa no estaro disponveis. 2. Na guia Correspondncias, no grupo Criar, clique em Etiquetas.

Na caixa Endereo, digite o texto que deseja. Se quiser criar uma etiqueta para um endereo armazenado no catlogo de endereos eletrnico instalado no seu computador, clique em Inserir Endereo 3. 4. 5. .

Para alterar a formatao, selecione o texto, clique com o boto direito do mouse no texto selecionado e, em seguida, clique em Fonte ou Pargrafo no menu de atalho. Para selecionar o tipo de etiqueta e outras opes, clique em Opes. Na caixa de dilogo Opes de Etiqueta, faa suas escolhas e clique em OK.

O tipo de impressora que voc est usando para imprimir as etiquetas O fornecedor que produziu suas folhas de etiquetas O nmero que corresponde ao nmero de produto listado no seu pacote de folhas de etiquetas Opes de Etiqueta 1. Mea as etiquetas na folha e anote as medidas e quantas etiquetas cabem em uma nica folha.
OBSERVAO Mea as etiquetas com cuidado. O tamanho real da etiqueta deve ser menor que o tamanho indicado pelo fabricante da etiqueta. Por exemplo, uma etiqueta de 2,5 cm por 5 cm deve ser na verdade 2,3 cm de altura e 4,92 cm de largura.

2.

Na lista Nmero do produto, clique em um tipo de etiqueta semelhante em tamanho s suas etiquetas. Se voc no vir o tipo de etiqueta que deseja na lista Nmero do produto talvez possa usar outra das etiquetas listadas, ou criar um novo tamanho personalizado.

3.

Clique em Detalhes e, em seguida, compare as dimenses da etiqueta e o nmero de etiquetas por folha (para etiquetas impressas a laser e em impressoras a tinta) ou o nmero de colunas no formulrio de etiquetas (para etiquetas impressas em impressoras matriciais). Siga um destes procedimentos: Se as dimenses e o layout corresponderem s suas etiquetas, use a etiqueta selecionada. Caso contrrio clique em Cancelar e continue com a etapa 5.

4.

5. 6.

Na caixa de dilogo Opes de Etiqueta, clique no tipo de impressora (Impressoras de alimentao contnua ou Impressoras de pginas) e, em seguida, clique em Nova Etiqueta. Digite um nome na caixa Nome da etiqueta, selecione altura, largura, margens e outras opes para a etiqueta personalizada e clique em OK. A nova etiqueta aparece na lista Nmero do produto como Nome da etiqueta - Personalizada. A etiqueta tambm colocada na categoria Outra/Personalizada. Na prxima vez que voc usar suas etiquetas personalizadas, lembre-se de selecionar Outra/Personalizada na lista Fornecedores de etiquetas.

6. 7.

Aps selecionar as opes que deseja, clique em OK. Em Imprimir, clique em Uma etiqueta. Em seguida, nas caixas Linha e Colunas, digite os nmeros que correspondam aos nmeros de linhas e colunas na folha de etiquetas para a etiqueta que deseja imprimir.

8. Clique em Imprimir.

Adicionar um grfico s etiquetas


Se voc quiser adicionar um grfico s etiquetas que est imprimindo em uma impressora de pgina (em vez de uma impressora de papel contnuo), ser necessrio adicion-lo em cada etiqueta.

1. 2.

Posicione o cursor onde deseja colocar o grfico. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Imagem ou Clip-art.

3. 4. 5.

Localize o grfico e, em seguida, clique duas vezes nele. Se precisar redimensionar o grfico, selecione-s e arraste uma ala de redimensionamento no canto do grfico at o tamanho que deseja. Arrastar essa ala mantm a proporo de altura e largura. Se o grfico no ficar alinhado com o texto da etiqueta, clique com o boto direito do mouse no grfico e faa o seguinte: 1. 2. 3. 4. Aponte para Quebra Automtica de Texto e, em seguida, clique em Mais Opes de Layout. Click the Quebra Automtica de Texto tab, and under Wrapping style, click Square. Clique na guia Posio da Imagem, em Horizontal e em Alinhamento, clique no alinhamento que deseja: esquerda, Centralizado ou direita. Clique em OK. Para adicionar o grfico para cada etiqueta, selecione o grfico e pressione CTRL+C. Na prxima etiqueta da folha, coloque o cursor no local que deseja o grfico e pressione CTRL+V. Repita a etapa anterior para cada etiqueta na folha.

6. 7. 8.

Pginas mpares e pares


1. 2. 3. 4. 5. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Imprimir.

N canto inferior esquerdo da caixa de dilogo Imprimir, na lista Imprimir, selecione Pginas mpares. Clique em OK. Aps a impresso das pginas mpares, inverta a pilha de pginas e, em seguida, na lista Imprimir, selecione Pginas pares. Clique em OK.

Visualizar uma pgina antes da impresso


Clique no Boto Microsoft Office em Visualizar Impresso. , aponte para a seta ao lado de Imprimir e, em seguida, clique

Clique nos botes da barra de ferramentas ou na Faixa de Opes para visualizar a pgina ou fazer alteraes antes da impresso. No OneNote, na caixa de dilogo Visualizar Impresso e Configuraes, selecione as opes desejadas antes de imprimir.

Imprimir um arquivo
Clique no Boto Microsoft Office e, em seguida, clique em Imprimir.

Atalho do teclado Para exibir a caixa de dilogo Imprimir, pressione CTRL+P.

Impresso na orientao paisagem


1. 2. 3. 4. 5. 6. Clique no arquivo. Na guia Layout de Pgina, clique em Orientao e em Paisagem. Clique no Boto Microsoft Office e, em seguida, clique em Imprimir.

Clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Pgina. Em Orientao, clique em Paisagem. Clique em OK duas vezes.

Salvar um arquivo
Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar.

Atalho do teclado Para salvar o arquivo, pressione CTRL+B.

Salvar uma cpia de um arquivo


1. 2. 3. 4. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar Como.

Na lista Salvar em, clique na pasta ou na unidade na qual deseja salvar a cpia. Na caixa Nome do arquivo, insira um novo nome para o arquivo. Clique em Salvar.

Salvar um arquivo em outro formato


1. 2. 3. 4. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar Como.

Na caixa Nome do arquivo, insira um novo nome para o arquivo. Na lista Salvar como tipo, clique no formato de arquivo a ser usado para salvar o arquivo. Clique em Salvar.

Salvar um arquivo em formato PDF


Voc pode salvar os arquivos criados por vrios programas do Microsoft Office System 2007 em PDF (Portable Document Format), um formato comum para compartilhamento de documentos.
OBSERVAO Voc pode salvar um arquivo PDF ou XPS a partir de um programa do Microsoft Office System 2007 somente depois de instalar um suplemento. Para obter mais informaes.

Viso geral do formato PDF


O PDF um formato de arquivo eletrnico de layout fixo que preserva a formatao do documento e permite compartilhamento do arquivo. O formato PDF assegura que, quando o arquivo for exibido online ou impresso, mantenha exatamente o formato desejado e que os dados no arquivo no podero ser facilmente alterados. Esse formato tambm til no caso de documentos que sero reproduzidos por meio de mtodos de impresso comercial.Para exibir um arquivo PDF, necessrio que voc tenha o PDF Reader instalado no computador. Um leitor o Acrobat Reader, disponvel no Sistema Adobe.Aps salvar um arquivo como PDF, voc no poder usar os programas do Verso do 2007 Office para fazer alteraes diretamente no arquivo em PDF. Voc dever fazer as alteraes no arquivo original do Verso do 2007 Office, no programa do Verso do 2007 Office usado para cri-lo e salvar o arquivo novamente como PDF. 1. 2. 3. 4. 5. Clique no Boto do Microsoft Office ou XPS. , apontar para a seta ao lado de Salvar Como e, em seguida, clique PDF

Na lista Nome do Arquivo, digite ou selecione um nome para o documento. Na lista Salvar como tipo, clique em PDF. Se desejar abrir o arquivo imediatamente aps salv-lo, marque a caixa de seleo Abrir arquivo aps publicao. Esta caixa de seleo estar disponvel somente se voc tiver um leitor PDF instalado em seu computador. Ao lado de Otimizar para, execute um destes procedimentos, dependendo do que for mais importante para voc, tamanho do arquivo ou qualidade de impresso: Se o documento exigir uma alta qualidade de impresso, clique em Padro (publicao online e impresso). Se a qualidade de impresso for menos importante do que o tamanho do arquivo, clique em Tamanho mnimo (publicao online).

6.

Clique em Opes para definir o intervalo de pginas a ser impresso, decidir se a marcao dever ser impressa e selecionar as opes de sada. (Localize links para obter mais informaes sobre essas opes na seo Consulte Tambm.) Clique em OK. Clique em Publicar.

7.

Inserir cabealhos e rodaps


Os cabealhos e rodaps so reas situadas nas margens superior, inferior e lateral de cada pgina de um documento.

Voc pode inserir ou alterar textos ou grficos em cabealhos e rodaps. Por exemplo, possvel adicionar nmeros de pgina, a hora e a data, uma logomarca de empresa, o ttulo do documento ou o nome do arquivo ou do autor. Se voc deseja alterar um cabealho ou rodap que tenha inserido, a guia Cabealhos e Rodaps, em Ferramentas de Cabealho e Rodap, fornece mais opes de cabealho e rodap.

Trabalhando com cabealhos e rodaps em um documento sem sees


Em um documento simples sem sees, possvel inserir, alterar e remover cabealhos e rodaps. Se voc no tiver certeza se o documento possui sees, clique em Rascunho na barra de status. Na guia Incio, no grupo Localizar, clique em Ir Para. Clique em Seo e em Avanar para localizar qualquer quebra de seo no documento.

Inserir ou alterar os cabealhos ou rodaps


Voc pode inserir cabealhos ou rodaps criados previamente no documento e alterar facilmente os designs dos mesmos. Ou possvel criar seu prprio cabealho ou rodap com a logomarca da empresa e uma aparncia personalizada, e salv-lo na galeria.

Inserir o mesmo cabealho e rodap em todo o documento


1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

2.

Clique no design de cabealho e rodap que deseja. O cabealho ou rodap inserido em todas as pginas do documento.

Inserir texto ou grficos em um cabealho ou rodap e salv-los na galeria


1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

2. 3. 4.

Clique em Editar Cabealho ou Editar Rodap. Inserir textos ou grficos. Para salvar o cabealho ou rodap criado na galeria de opes de cabealho e rodap, selecione o texto ou os grficos no cabealho ou rodap e clique em Salvar Seleo como Novo Cabealho ou Salvar Seo como Novo Rodap.

Alterar cabealhos ou rodaps


1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

2.

Clique em um design de cabealho ou rodap na galeria. O design do cabealho ou rodap alterado em todo o documento.

Remover o cabealho ou rodap da primeira pgina


1. 2. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Configurar Pgina e, em seguida, clique na guia Layout. Marque a caixa de seleo Primeira pgina diferente em Cabealhos e rodaps. Os cabealhos e rodaps so removidos da primeira pgina do documento.

Diferenciar os cabealhos ou rodaps nas pginas pares e mpares


Por exemplo, voc pode optar por usar o ttulo do documento em pginas mpares e o nome do captulo em pginas pares. 1. 2. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Configurar Pgina e, em seguida, clique na guia Layout. Marque a caixa de seleo Diferentes em pginas pares e mpares. Agora voc pode inserir o cabealho ou rodap para pginas mpares em uma pgina mpar e o cabealho ou rodap para pginas pares uma pginas par.

Alterar o contedo de um cabealho ou rodap


1. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

2.

Faa alteraes no cabealho ou rodap selecionando o texto e revisando-o ou usando as opes da minibarra de ferramentas para formatar o texto. Por exemplo, possvel alterar a fonte, aplicar formato negrito ou aplicar uma cor de fonte diferente.
DICA No modo de exibio de Layout de Impresso, voc pode alternar rapidamente entre o cabealho ou rodap e o texto do documento. Basta clicar duas vezes no cabealho ou rodap esmaecido ou no texto do documento esmaecido.

Remover os cabealhos ou rodaps


1. 2. Clique em qualquer lugar no documento. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap.

3.

Clique em Remover Cabealho ou Remover Rodap. Os cabealhos ou rodaps so removidos de todo o documento.

Falta o espao em branco

Se as reas superior e inferior do cabealho e do rodap no forem mostradas, voc poder restaur-las apontando e clicando no documento ou usando a guia Exibir.

Quando as reas superior e inferior do cabealho e do rodap no forem mostradas, aponte para a parte superior ou inferior da pgina at que o ponteiro se torne uma seta de duas pontas e clique duas vezes.

Quando o espao em branco entre as pginas for mostrado, as margens superior e inferior inteiras estaro visveis. Para usar a guia Exibir a fim de mostrar o espao em branco entre as pginas, siga este procedimento:

1.

Na guia Exibir, no grupo Modos de Exibio de Documento, clique em Layout de Impresso.

2. 3.

Clique no Boto do Microsoft Office Clique em Exibir.

e, em seguida, clique em Opes do Word.

4.

Em Opes para exibio de pgina, marque a caixa de seleo Mostrar espao em branco entre pginas no modo de exibio Layout de Impresso.

Ampliar ou reduzir rapidamente um documento


1. 2. Na barra de status, clique no controle de Zoom Mova o controle para a configurao de porcentagem de zoom que deseja. .

Escolha uma configurao de zoom especfica


possvel escolher quanto de um documento voc quer exibir na tela. Execute um destes procedimentos: Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Zoom 100%.

Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Uma Pgina, Duas Pginas ou Largura da Pgina. Na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Zoom e, em seguida, insira a percentagem ou escolha quaisquer outras configuraes desejadas.

Comparar documentos lado a lado


Para obter informaes sobre como comparar revises em um par de documentos, consulte Mesclar documentos e alteraes de diversos documentos em um documento. 1. Abra ambos os arquivos que deseja comparar.

2.

Na guia Exibir, no grupo Janela, clique em Exibir Lado a Lado.

OBSERVAES

Para rolar os documentos ao mesmo tempo, clique em Rolagem em Sincronia no grupo Janela na guia Exibir. Se voc no vir Rolagem em Sincronia, clique em Janela na guia Exibir e, em seguida, clique em Rolagem em Sincronia. Para fechar o modo de exibio Lado a Lado, clique em Ver Lado a Lado no grupo Janela na guia Exibir. Se voc no vir Ver Lado a Lado, clique em Janela na guia Exibir e, em seguida, clique em Ver Lado a Lado.

Inserir uma tabela


No Microsoft Office Word 2007, possvel inserir uma tabela escolhendo a partir de uma seleo de tabelas prformatadas , completas com dados de amostra , ou selecionar o nmero de linhas e colunas que deseja. possvel inserir uma tabela em um documento ou inserir uma tabela em outra tabela para criar uma tabela mais complexa.

Usar os modelos de tabela


possvel usar modelos de tabelas para inserir uma tabela com base em uma galeria de tabelas pr-formatadas. Os modelos de tabela contm dados de amostra para ajud-lo a visualizar qual ser a aparncia da tabela quando adicionar seus dados. 1. 2. Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela, aponte para Tabelas Rpidas e clique no modelo que deseja.

3.

Substitua os dados no modelo pelos dados que deseja.

Use o menu Tabela


1. 2. Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em Inserir tabela, arraste para selecionar o nmero de linhas e colunas que deseja.

Usar o comando Inserir tabela


O comando Inserir tabela permite que voc especifique as dimenses e o formato da tabela antes da insero da tabela em um documento. 1. 2. Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em seguida, clique em Inserir Tabela.

3. 4.

Em Tamanho da tabela, insira o nmero de colunas e linhas. Em Comportamento de AutoAjuste, escolha as opes para ajustar o tamanho da tabela.

Desenhar uma tabela


possvel desenhar uma tabela complexa , por exemplo, uma que contenha clulas de tamanhos diferentes ou um nmero varivel de colunas por linha. 1. 2. Clique no local em que voc deseja criar a tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em seguida, clique em Desenhar Tabela.

O ponteiro muda para um lpis. 3. Para definir os limites externos da tabela, desenhe um retngulo. Em seguida, desenha as linhas das colunas e das linhas dentro do retngulo.

4. 5. 6.

Para apagar uma linha ou um bloco de linhas, em Ferramentas de tabela, na guia Estrutura, no grupo Desenhar bordas, clique em Borracha. Clique na linha que deseja apagar. Para apagar toda a tabela, consulte Excluir uma tabela ou apagar seu contedo. Ao terminar de desenhar a tabela, clique em uma clula e comece a digitar ou inserir um grfico.

Adicionar uma linha acima ou abaixo


1. 2. Clique em uma clula acima ou abaixo do local onde deseja adicionar uma linha. Em Ferramentas de tabela, na guia Layout, faa uma das seguintes aes: Para adicionar uma linha acima da clula, clique em Inserir acima no grupo Linhas e colunas. Para adicionar uma linha abaixo da clula, clique em Inserir abaixo no grupo Linhas e colunas.

Adicionar uma coluna esquerda ou direita


1. 2. Clique em uma clula esquerda ou direita de onde deseja adicionar uma coluna. Em Ferramentas de tabela, na guia Layout, faa uma das seguintes aes: Para adicionar uma coluna esquerda da clula, clique em Inserir esquerda no grupo Linhas e colunas. Para adicionar uma coluna direita da clula, clique em Inserir direita no grupo Linhas e colunas.

Excluir uma linha


1. Selecione a linha que deseja excluir clicando em sua borda esquerda.

2. 3.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Linhas & colunas, clique em Excluir e clique em Excluir linhas.

Excluir uma coluna


1. Selecione a coluna que deseja excluir clicando em sua linha de grade ou borda superior.

2. 3.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Linhas & colunas, clique em Excluir e clique em Excluir colunas.

Mesclar clulas
possvel combinar duas ou mais clulas localizadas na mesma linha ou coluna em uma nica clula. Por exemplo, voc pode mesclar vrias clulas horizontalmente para criar um ttulo de tabela que ocupe vrias colunas. 1. 2. Selecione as clulas que deseja mesclar clicando na borda esquerda de uma clula e arrastando at as outras clulas que deseja. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Mesclar, clique em Mesclar Clulas.

Dividir clulas
1. 2. 3. Clique em uma clula ou selecione vrias clulas que voc deseje dividir. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Mesclar, clique em Dividir Clulas.. Insira o nmero de colunas ou de linhas em que deseja dividir as clulas selecionadas.

Usar Estilos de tabela para formatar uma tabela inteira


1. 2. 3. Clique na tabela que deseja formatar. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Design. No grupo Estilos de tabela, deixe o ponteiro do mouse sobre cada estilo de tabela at encontrar o estilo que deseja usar.
OBSERVAO

Para ver mais estilos, clique na seta Mais

4. 5.

Clique no estilo para aplic-lo tabela. No grupo Opes de Tabela Rpida, marque ou desmarque a caixa de seleo ao lado de cada elemento da tabela para aplicar ou remover o estilo selecionado.

Adicionar bordas de tabela


1. 2. 3. 4. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Tabela, clique em Selecionar e clique em Selecione a tabela. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Design. No grupo Estilos de tabela, clique em Bordas e faa uma das seguintes aes: Clique em um dos conjuntos de bordas predefinidos. Clique em Bordas e sombreamento, clique na guia Bordas e escolha as opes que deseja.

Remover as bordas da tabela de toda a tabela


1. 2. 3. 4. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Tabela, clique em Selecionar e clique em Selecione a tabela. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Design. No grupo Estilos de tabela, clique em Bordas e clique em Sem borda.

Adicionar bordas de tabela apenas s clulas especificadas


1. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Mostrar/Ocultar.

2.

Selecione as clulas que deseja, incluindo seus marcadores de fim de clula.

3. 4.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Design. No grupo Estilos de tabela, clique em Bordas e clique na borda que deseja adicionar.

Remover bordas de tabela apenas das clulas especificadas


1. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Mostrar/Ocultar.

2.

Selecione as clulas que deseja, incluindo seus marcadores de fim de clula.

3. 4.

Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Design. No grupo Estilos de tabela, clique em Bordas e clique em Sem borda.

Exibir ou ocultar linhas de grade da tabela em um documento


Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Tabela, clique em Exibir Linhas de Grade.

Repetir um ttulo de tabela em pginas subseqentes


Ao trabalhar com uma tabela muito longa, ela ser dividida sempre que uma quebra de pgina ocorrer. possvel fazer ajustes na tabela de modo que os ttulos da tabela sejam repetidos em cada pgina. Os ttulos de tabela repetidos so visveis apenas no Modo de exibio de layout de impresso e ao imprimir o documento. 1. 2. Selecione a linha ou as linhas de ttulo. A seleo deve incluir a primeira linha da tabela. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Dados, clique em Repetir Linhas de Ttulo.

Evitar a quebra de uma linha de tabela entre pginas


1. 2. 3. 4. Clique na tabela. Em Ferramentas de Tabela, clique na guia Layout. No grupo Tabela, clique em Propriedades e clique na guia Linha. Desmarque a caixa de seleo Permitir quebra de linha entre pginas.

Forar a quebra de uma linha especfica de tabela entre pginas


1. 2. Clique na linha que deseja que aparea na prxima pgina. Pressione CTRL+ENTER.

Classificar o contedo de uma tabela


1. 2. 3. 4. No Modo de exibio de layout de impresso, mova o ponteiro sobre a tabela at que a ala de movimentao da tabela aparea. Clique na ala de movimentao da tabela para selecionar a tabela que deseja classificar. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Dados, clique em Classificar. Na caixa de dilogo Classificar, selecione as opes que deseja.

Classificar uma nica coluna de uma tabela


1. 2. 3. Selecionar a coluna que deseja classificar. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Dados, clique em Classificar. Em A lista, clique em Com linha de cabealho ou Sem linha de cabealho.

4. 5. 6. 1.

Clique em Opes. Em Opes de classificao, marque a caixa de seleo Apenas coluna. Clique em OK. Selecione as clulas da tabela que deseja numerar. Para numerar o incio de cada linha, selecione apenas a primeira coluna na tabela clicando na borda superior da coluna ou nas linhas de grade.

Numerar as clulas em uma tabela

2.

Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Numerao.

OBSERVAES

Para selecionar um formato numrico diferente, clique com o boto direito do mouse em um nmero da lista, aponte para Numerao, clique em Definir novo formato de nmero e selecione as opes que deseja.

Evitar quebras de pgina no meio de um pargrafo


1. 2. 3. Selecione o pargrafo que deseja evitar que seja quebrado em duas pginas. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Pargrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Pgina. Marque a caixa de seleo Manter linhas juntas.

Evitar quebras de pgina entre pargrafos


1. 2. 3. Selecione os pargrafos que voc deseja manter juntos em uma nica pgina. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Pargrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Pgina. Marque a caixa de seleo Manter com o prximo.

Especificar uma quebra de pgina depois de um pargrafo


1. 2. 3. Clique no pargrafo que deve ser exibido aps a quebra de pgina. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Pargrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Pgina. Marque a caixa de seleo Quebrar pgina antes.

Colocar pelo menos duas linhas de um pargrafo no topo ou na parte inferior de uma pgina
1. 2. 3. Selecione os pargrafos nos quais voc deseja evitar linhas vivas e rfs. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Pargrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Pgina. Marque a caixa de seleo Controle de linhas rfs/vivas.

Inserir uma quebra de seo


possvel usar quebras de seo para alterar o layout ou a formatao de uma pgina ou de pginas do documento. Por exemplo, voc pode definir o layout de uma pgina em coluna nica como duas colunas. Voc pode separar os captulos no documento para que a numerao de pgina de cada captulo comece com 1. Voc tambm pode criar um cabealho ou rodap diferente para uma seo do documento. OBSERVAO Em Microsoft Office Word 2007, possvel escolher vrios layouts de pgina na galeria de novos designs de pgina. Por exemplo, voc pode adicionar uma pgina de coluna nica com uma seo de duas colunas clicando na opo de layout dessa pgina na galeria de designs de Nova Pgina.

Seo formatada como coluna nica Seo formatada como duas colunas
OBSERVAES

Uma quebra de seo controla a formatao da seo no texto que a precede. Ao excluir uma quebra de seo, voc tambm exclui a formatao da seo do texto antes dela. Esse texto torna-se parte da seo seguinte e adquire a formatao dessa seo. Por exemplo, se voc separar os captulos de um documento usando quebras de seo e, em seguida, excluir a quebra de seo no incio do Captulo 2, os captulos 1 e 2 ficaro na mesma seo e assumiro a formatao usada anteriormente apenas no Captulo 2. A quebra de seo que controla a formatao da ltima parte do documento no exibida como parte do documento. Para alterar a formatao do documento, clique no ltimo pargrafo. Os exemplos a seguir mostram os tipos de quebras de seo que voc pode inserir. (Em cada ilustrao, a linha pontilhada dupla representa uma quebra de seo.) O comando Prxima Pgina insere uma quebra de seo e comea a nova seo na prxima pgina. Esse tipo de quebra de seo especialmente til para iniciar novos captulos em um documento.

O comando Contnua insere uma quebra de seo e comea a nova seo na mesma pgina. Uma quebra de seo contnua til para criar uma alterao de formatao, como um nmero diferente de colunas em uma pgina.

Os comandos Pgina mpar ou Pgina Par insere uma quebra de seo e inicia a nova seo na prxima pgina de nmero mpar ou de nmero par. Se voc deseja que os captulos do documento sejam sempre iniciados em uma pgina mpar ou em uma pgina par, use a opo de quebra de seo Pgina par ou Pgina mpar.

Alterar o layout ou a formatao do documento


1. Clique no local em que deseja fazer alterao de formatao. Voc pode selecionar uma parte do documento ao redor da qual seja possvel inserir um par de quebras de seo. 2. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Quebras.

3.

No grupo Quebras de Seo, clique no tipo de quebra de seo adequada ao tipo de alterao de formatao que deseja fazer. Por exemplo, se estiver dividindo um documento em captulos, cada captulo pode comear em uma pgina mpar. Clique em Pgina mpar no grupo Quebras de Seo.

Adicionar uma pgina


1. Clique no local em que deseja inserir uma nova pgina no documento.
OBSERVAO

A pgina inserida ser exibida imediatamente antes do local do cursor.

2.

Na guia Inserir, no grupo Pginas, clique em Pgina em Branco.

Adicionar uma folha de rosto


O Office Word 2007 oferece uma galeria de pginas com folha de rosto pr-designadas. Escolha uma folha de rosto e substitua o texto de exemplo com o seu. Folhas de rosto sempre so inseridas no comeo de um documento, independentemente de onde o cursor aparea no documento. 1. Na guia Inserir, no grupo Pginas, clique em Folha de Rosto.

2.

Clique em um layout de folha de rosto na galeria de opes de pgina. Depois de inserir uma folha de rosto, voc poder substituir o texto de exemplo pelo seu prprio texto.

Excluir uma nica pgina de contedo


Voc pode selecionar e excluir uma nica pgina de contedo em qualquer lugar do documento. 1. 2. Coloque o cursor em qualquer local da pgina de contedo que deseja excluir. Na guia Incio, no grupo Localizar, clique na seta ao lado de Localizar e, em seguida, clique em Ir Para.

3.

Digite Page e, em seguida, clique em Ir Para. O contedo da pgina ser selecionado.

4.

Clique em Fechar e, em seguida, pressione DELETE.

Excluir uma pgina em branco no fim de um documento


Verifique se voc est no Modo de exibio de rascunho (no menu Exibir da barra de status, clique em Rascunho). Se caracteres no-imprimveis, como marcadores de pargrafos (), no estiverem visveis, em Incio, no grupo Pargrafo, clique em Mostrar/Ocultar . Para excluir uma pgina em branco no fim do documento, selecione a quebra de pgina ou qualquer marcador de pargrafo () no fim do documento e, em seguida, pressione DELETE.

Comear com um modelo em branco


1. 2. 3. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Novo.

Clique em Documento em branco e em Criar. Faa as alteraes desejadas nas configuraes de margem, tamanho da pgina e orientao, estilos e outros formatos. Tambm possvel adicionar texto com instruo, controles de contedo, como um selecionador de datas, e grficos a serem exibidos em todos os novos documentos que tenham como base o modelo.

4. 5. 6.

Clique no Boto do Microsoft Office

e, em seguida, clique em Salvar como.

Na caixa de dilogo Salvar Como, clique em Modelos Confiveis. D um nome ao novo modelo, selecione Modelo do Word, na lista Salvar como tipo e clique em Salvar.
OBSERVAO Tambm possvel salvar o modelo como um Modelo do Word Habilitado com Macros (arquivo .dotm) ou um Modelo do Word 97-2003 (arquivo .dot).

7.

Feche o modelo.

Criar um modelo com base em um documento j existente


1. 2. 3. 4. 5. 6. Clique no Boto do Microsoft Office Abra o documento desejado. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar como. e, em seguida, clique em Abrir.

Faa as alteraes que voc deseja que apaream em todos os novos documentos baseados no modelo. Na caixa de dilogo Salvar Como, clique em Modelos Confiveis. D um nome ao novo modelo, selecione Modelo do Word, na lista Salvar como tipo e clique em Salvar.
OBSERVAO Tambm possvel salvar o modelo como um Modelo do Word Habilitado com Macros (arquivo .dotm) ou um Modelo do Word 97-2003 (arquivo .dot).

7.

Feche o modelo.

Adicionar proteo a partes de um modelo


1. 2. 3. Abra o modelo que voc deseja ajudar a proteger. Selecione os controles de contedo ou o grupo de controles aos quais voc deseja restringir as alteraes. Na guia Desenvolvedor, no grupo Controles, clique em Propriedades.

4.

Na caixa de dilogo Propriedades de Controle de Contedo, em Bloqueio, marque uma das seguintes caixas de seleo ou ambas: O controle de contedo no pode ser excludo ou O contedo no pode ser editado. Use a opo O contedo no pode ser editado quando voc desejar proteger texto se ele estiver includo. Por exemplo, se voc geralmente inclui um aviso de iseno de responsabilidade, pode ajudar a garantir que o texto permanea o mesmo e pode excluir o aviso em formulrios nos quais ele no seja necessrio.
OBSERVAO

A opo O contedo no pode ser editado no est disponvel em todos os controles.

Adicionar proteo a todo o contedo em um modelo


1. 2. Abra o modelo que voc deseja ajudar a proteger de alteraes. Verifique se voc no est no modo de design clicando em Modo de Design no grupo Controles.

3.

Na guia Desenvolvedor, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formatao e Edio.

4. 5.

No painel de tarefas Proteger Documento, em Restries de edio, marque a caixa de seleo Permitir apenas este tipo de edio no documento. Na lista de restries de edio, selecione as restries desejadas. Se voc desejar: Limitar a formatao que os leitores podem aplicar, consulte Restringir alteraes de formatao. Permitir que os leitores adicionem comentrios somente ou alteraes controladas e comentrios, consulte Ajuda para proteger o documento de alteraes e comentrios indesejados. Permitir que alguns leitores possam alterar reas selecionadas no documento, consulte Permitir alterao em selees especficas em um documento protegido.

6. 7.

Em Aplicar proteo, clique em Sim, Aplicar Proteo. Para atribuir uma senha ao documento de modo que somente os revisores que saibam a senha possam remover a proteo, digite-a na caixa Digite a nova senha (opcional) e a confirme.
IMPORTANTE Se voc optar por no usar uma senha, todos os leitores podero alterar as restries de edio.

Criar uma lista numerada ou com marcadores


Voc pode adicionar com rapidez marcadores ou nmeros a linhas de texto existentes, ou o Word pode automaticamente criar listas medida que voc digita. Por padro, se voc iniciar um pargrafo com um asterisco ou um nmero 1., o Word reconhece que voc est tentando iniciar uma lista numerada ou com marcadores. Se no desejar que o texto se transforme em uma lista, clique no boto Opes de AutoCorreo que aparece.

Listas: um ou vrios nveis


Crie uma lista de apenas um nvel ou uma lista de vrios nveis para mostrar listas em uma lista.

Ao criar uma lista numerada ou com marcadores, voc pode seguir um destes

procedimentos: Formate marcadores ou nmeros Formate os marcadores ou os nmeros de maneira diferente daquela usada no texto de uma lista. Por exemplo, clique em um nmero ou altere a cor do nmero para a lista inteira, sem alterar o texto da lista.

Usar imagens ou smbolos Crie uma lista com marcadores de imagens para tornar um documento ou a uma pgina da Web visualmente mais interessante.

Digitar uma lista numerada ou com marcadores


1. 2. 3. Digite * (asterisco) para iniciar uma lista com marcadores ou 1. para iniciar uma lista numerada e pressione BACKSPACE ou TAB. Digite o texto desejado. Pressione ENTER para adicionar o prximo item da lista. O Word insere automaticamente o prximo marcador ou nmero. 4. Para terminar a lista, pressione ENTER duas vezes ou pressione BACKSPACE para excluir o ltimo marcador ou nmero da lista.

Adicionar marcadores ou numerao a uma lista


1. 2. Selecione os itens aos quais deseja adicionar marcadores ou numerao. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Marcadores ou Numerao.

OBSERVAES

Voc pode encontrar diferentes estilos de marcadores e formatos de numerao clicando na seta ao lado de Marcadores ou Numerao na guia Incio, no grupo Pargrafo.

Espaar os itens de uma lista


Voc pode aumentar o espao entre as linhas em todas as suas listas desmarcando uma caixa de seleo.

1.

Na guia Incio, no grupo Estilos, clique na seta ao lado de Estilos e, em seguida, clique com o boto direito no estilo Pargrafo da Lista.

2. 3. 4.

Clique em Modificar. Na caixa de dilogo Modificar estilo, clique em Formatar e em Pargrafo. Desmarque a caixa de seleo No adicionar espao entre pargrafos do mesmo estilo.

Transformar uma lista de um nvel em uma lista de vrios nveis


1. 2. Clique em um item que voc deseja mover para um nvel diferente. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique na seta ao lado de Marcadores ou Numerao, clique em Alterar Nvel da Lista e, em seguida, clique no nvel desejado.

Escolher um estilo de lista de vrios nveis na galeria


Voc pode aplicar um estilo da galeria a uma lista de vrios nveis. 1. 2. Clique em um item na lista. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique na seta ao lado de Lista de Vrios Nveis.

3.

Clique no estilo de lista de vrios nveis desejado.

Criar uma lista de vrios nveis


Uma lista de vrios nveis mostra os itens da lista em nveis diferentes em vez de mostrar em um nvel.

possvel escolher um estilo de lista de vrios nveis a partir da galeria, ou possvel criar um novo estilo de lista de vrios nveis.

Avanar a numerao manualmente em uma lista


Determinadas listas numeradas , por exemplo, listas jurdicas , exigem a capacidade de alterar um nmero manualmente e que o Word altere corretamente os nmeros seguintes. possvel usar a opo Definir valor da numerao para alterar um nmero manualmente enquanto o Word enumera novamente o restante da lista. 1. 2. Clique com o boto direito do mouse no nmero que deseja alterar na lista. Clique em Definir valor da numerao e execute uma das seguintes aes: Clique em Iniciar nova lista e altere o valor do nmero selecionado na caixa Definir valor para. Clique em Continuar lista anterior, marque a caixa de seleo Avanar valor (ignorar nmeros) e altere o valor do nmero selecionado na caixa Definir valor para que corresponde ao nvel do nmero selecionado.

Ajustar o espaamento entre o marcador ou nmero de uma lista e o texto


Algumas vezes, ao criar uma lista, o texto em alguns itens da lista fica mais recuado e voc deseja alinhar esses itens com os outros.

1. 2. 3.

Clique na frente de um dos itens de lista do texto que no est alinhada adequadamente. Clique com o boto direito do mouse e em Ajustar Recuos da Lista. Para ajustar o alinhamento, altere os valores nas caixas para ajustar o alinhamento: Posio do nmero Insira a posio na qual deseja o nmero ou marcador selecionado. Recuo de texto Insira a posio na qual deseja que o texto seja alinhado. Seguir nmero com Digite o valor do espao entre os nmeros ou marcadores selecionados e texto: Caractere de tabulao com a distncia especificada entre nmeros ou marcadores selecionados e texto, Espao para um espao simples entre os nmeros ou marcadores selecionados e texto ou Nada para deixar sem espao entre os nmeros ou marcadores selecionados e o texto.

Converter marcadores em nmeros ou vice-versa em uma lista


1. 2. Clique em um marcador ou em um nmero na lista que deseja alterar. Ao clicar em um marcador ou em nmero em uma lista com marcadores ou numerada reconhecida automaticamente, voc seleciona toda a lista. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Marcadores ou Numerao.

Para alterar de volta a lista, clique em Marcadores

ou Numerao

Colocar uma lista em ordem alfabtica


1. 2. Selecione o texto em uma lista com marcadores ou numerada. Na guia Incio, no grupo Pargrafo, clique em Classificar.

3.

Na caixa de dilogo Classificar texto, em Classificar por, clique em Pargrafos e Texto e clique em

Selecionar vrios arquivos


Voc pode executar uma ao (por exemplo, copiar, mover ou excluir) em mais de um arquivo de cada vez, desde que todos os arquivos estejam localizados na mesma pasta. Lembre-se de que algumas tarefas, incluindo movimentao e excluso, somente podero ser executadas em arquivos que no estejam abertos no momento em nenhum programa. Se os arquivos forem compartilhados, faa tambm o seu check-in. 1. Faa o seguinte nesses programas do Microsoft Office System 2007: Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Abrir.

Atalho do teclado Para exibir a caixa de dilogo Abrir, pressione CTRL+A.

Criar um novo arquivo


1. 2. Clique no Boto Microsoft Office e, em seguida, clique em Novo.

Em Modelos, voc v as opes que pode usar para criar:

Um documento em branco, uma pasta de trabalho ou uma apresentao. Um documento, uma pasta de trabalho ou uma apresentao a partir de um modelo. Um novo documento, pasta de trabalho ou apresentao a partir de um arquivo existente. 3. Se estiver conectado Internet, tambm poder ver modelos disponveis pelo Microsoft Office Online.

Abrir um arquivo
1. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Abrir. Atalho do teclado Para exibir a caixa de dilogo Abrir, pressione CTRL+A. 2. 3. Na lista Examinar, clique na pasta, na unidade ou em um local na Internet contendo o arquivo que voc deseja abrir. Na lista de pastas, localize e abra a pasta que contm o arquivo.

OBSERVAO Por padro, os arquivos exibidos na caixa de dilogo Abrir so apenas os arquivos criados pelo programa que est sendo usado. Por exemplo, se estiver usando o Microsoft Office Excel, voc no ver os arquivos criados com o Microsoft Office Word, a menos que clique em Todos os Arquivos na caixa Arquivos do tipo.

4.

Clique no arquivo e, em seguida, clique em Abrir.

Criar uma nova pasta ao salvar um arquivo


1. Faa o seguinte nesses programas do Microsoft Office System 2007: Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Salvar Como.

No menu Arquivo, clique em Salvar como. 2. 3. 4. Na caixa Salvar em, selecione a pasta na qual deseja criar a nova pasta. Clique em Criar Nova Pasta .

Na caixa de dilogo Nova Pasta, digite um nome para a nova pasta e clique em OK.

Criar uma nova pasta usando Meu Computador ou o Windows Explorer


1. 2. 3. Em Meu Computador ou no Windows Explorer, v para a pasta na qual deseja criar a nova pasta. No menu Arquivo, aponte para Novo e clique em Pasta. Digite um nome para a pasta e pressione ENTER.

Saber sobre marcas d'gua e planos de fundo


As marcas d'gua so textos ou imagens que aparecem sob o texto do documento. Elas normalmente adicionam um atrativo ou identificam o status do documento, como marcando um documento como um Rascunho. Voc pode ver as marcas d'gua no modo de exibio Layout de Impresso e no modo de exibio Leitura de tela Inteira ou em um documento impresso.

Se voc usar uma imagem, poder clare-la ou fazer com que fique desbotada de modo a no atrapalhar a exibio do texto do documento. Se voc usar um texto, poder escolher entre uma seleo de frases internas ou digitar seu prprio texto. Um plano de fundo ou uma cor de pgina usada principalmente em um navegador da Web para criar um plano de fundo mais atraente para exibio online. Voc tambm pode exibir planos de fundo no Layout da Web e na maioria dos outros modos de exibio, exceto nos modos de exibio Rascunho e Estrutura de Tpicos. Voc pode usar gradientes, padres, imagens, cores slidas ou texturas para planos de fundo. Gradientes, padres, imagens e texturas so colocadas lado a lado ou repetidos para preencher a pgina. Quando voc salva um documento como uma pgina da Web, as texturas e gradientes so salvos como arquivos JPEG e os padres so salvos como arquivos GIF.

Adicionar uma marca d'gua de texto ao documento


As marcas d'gua podem ser exibidas apenas nos modos de exibio Layout de Impresso e Tela Inteira e na pgina impressa. Voc pode inserir uma marca d'gua pr-criada de uma galeria de marcas d'gua de texto ou pode inserir uma marca d'gua com texto personalizado.

1.

Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca d'gua.

2.

Siga um destes procedimentos: Clique em uma marca d'gua pr-criada, como Confidencial ou Urgente, na galeria de marcas d'gua. Clique em Marca d'gua Personalizada, clique em Marca d'gua de Texto e, em seguida, selecione ou digite o texto que deseja. Tambm possvel formatar o texto.

3.

Para exibir uma marca d'gua da forma que ela aparecer na pgina impressa, use o modo de exibio Layout de Impresso.

Adicionar uma cor de plano de fundo ou uma textura a uma pgina da Web ou a um documento online
1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Cor da Pgina.

2.

Siga um destes procedimentos: Clique na cor que deseja em Cores de Tema ou Cores Padro. Clique em Efeitos de preenchimento para alterar ou adicionar efeitos especiais como, por exemplo, gradientes, texturas ou padres.

Transformar uma imagem em uma marca d'gua ou plano de fundo


possvel transformar uma imagem, clip art ou uma foto em uma marca d'gua que pode ser usada para marcar ou decorar um documento. 1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca d'gua.

2. 3. 4. 5. 6.

Clique em Marca D'gua Impressa. Clique em Marca d'gua de imagem e, em seguida, clique em Selecionar Imagem. Selecione a imagem que deseja e, em seguida, clique em Inserir. Selecione uma porcentagem em Escala para inserir a imagem com um tamanho especfico Marque a caixa de seleo Desbotar para clarear a imagem de modo que no interfira com o texto. A imagem que voc selecionou aplicada como uma marca d'gua em todo o documento.

DICA Se voc quiser usar um objeto, como uma forma, como uma marca d'gua, poder colar ou inseri-lo manualmente no documento. No possvel usar a caixa de dilogo Marca D'gua Impressa para controlar as configuraes desses objetos.

Adicionar uma marca d'gua apenas nas pginas selecionadas


Para adicionar uma marca d'gua somente para pginas selecionadas, necessrio separar o documento em sees. Por exemplo, se quiser aplicar uma marca d'gua somente para o sumrio em um documento, ser necessrio criar trs sees: uma seo de folha de rosto, a seo do sumrio e o resto do texto do documento em sua prpria seo.

1.

No modo de exibio Rascunho, substitua as quebras de pgina em volta das pginas s quais deseja adicionar marcas d'gua com quebras de seo. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Quebras e, em seguida, clique em Prxima Pgina em Quebras de Seo.

OBSERVAO Ao inserir uma folha de rosto em um documento, ela possui um cabealho separado para que no seja necessrio criar uma seo separada para ela se estiver criando sees para adicionar uma marca d'gua apenas s pginas selecionadas.

2. 3.

Alternar para o modo de exibio Layout de Impresso. Clique duas vezes na rea do cabealho do documento na pgina onde deseja exibir a marca d'gua. Isso abre o cabealho. O Microsoft Office Word coloca as marcas d'gua no cabealho mesmo se elas no aparecem no cabealho.

4. 5. 6. 7.

Em Ferramentas de Cabealho & Rodap, na guia Design, no grupo Navegao, clique em Vincular ao Anterior para que os cabealhos no estejam mais vinculados. Clique duas vezes na rea do cabealho do documento na primeira pgina onde no deseja que a marca d'gua aparea por exemplo, a primeira pgina do texto do documento e, em seguida, repita a etapa 4. Clique na pgina onde deseja que a marca d'gua aparea. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca D'gua e selecione a marca d'gua que deseja.

Alterar uma marca d'gua


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca d'gua.

2.

Siga um destes procedimentos:


Escolha uma marca d'gua pr-criada diferente, como Confidencial ou Urgente, da galeria de marcas d'gua.

Para alterar imagens, clique em Marca D'gua Impressa e, em seguida, clique em Selecionar Imagem. Para alterar as configuraes da imagem, clique em Marca D'gua Impressa e, em seguida, selecione ou desmarque as opes Marca D'gua de Imagem. Para alterar o texto, clique em Marca D'gua Impressa e, em seguida, selecione uma frase interna diferente ou digite sua prpria frase. Para alterar as configuraes de texto, clique em Marca D'gua Impressa e, em seguida, marque ou desmarque as opes que deseja em Marca D'gua de Texto.

Alterar o plano de fundo de um documento


possvel aplicar uma cor diferente, uma textura ou uma imagem em vez de cor, ou alterar as configuraes para padres e gradientes. 1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Cor da Pgina.

2.

Siga um destes procedimentos: Clique na nova cor que deseja em Cores de Tema ou Cores Padro. Clique em Efeitos de preenchimento para alterar ou adicionar efeitos especiais como, por exemplo, gradientes, texturas ou padres.

Remover uma marca d'gua


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca d'gua.

2.

Clique em Remover Marca D'gua.

Remover um plano de fundo


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Cor da Pgina.

2.

Clique em Sem Cores.

Adicionar uma borda a um imagem, uma tabela ou um texto


1. Selecione a imagem, a tabela ou o texto ao qual deseja aplicar a borda. Para aplicar uma borda a clulas especficas da tabela, selecione as clulas, incluindo os marcadores de final de clula.

OBSERVAO

Pressione CTRL+* para ativar as marcas de pargrafo Mostrar/Ocultar e exibir as marcas de final de

clula. 2. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

3. 4. 5.

Na caixa de dilogo Bordas e Sombreamento, clique na guia Bordas e, em seguida, clique em uma das opes de borda em Configuraes. Selecione o estilo, a cor e a largura da borda. Siga um destes procedimentos: Para colocar as bordas apenas em lados especficos da rea selecionada, clique em Personalizar em Configurar. Em Visualizao, clique nos lados do diagrama ou clique nos botes para aplicar e remover bordas.

Para especificar a posio exata de uma borda de pargrafo com relao ao texto, clique em Pargrafo em Aplicar a, clique em Opes e, em seguida, selecione as opes que deseja. Para especificar uma clula ou uma tabela na qual deseja que a borda aparea, clique na opo que deseja em Aplicar a.

Adicionar uma borda a uma pgina


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

Verifique se est na guia Borda da Pgina na caixa de dilogo Bordas e Sombreamento. 2. Clique uma das opes de bordas em Configuraes. Para especificar que a borda aparece em um determinado lado de uma pgina, tal como somente na parte superior, clique em Outra em Definio. Em Visualizao, clique no lugar onde voc deseja que a borda seja apresentada. 3. Selecione o estilo, a cor e a largura da borda. Para especificar uma borda artstica, como rvores, selecione uma opo na caixa Arte. 4. Siga um destes procedimentos: Para especificar uma pgina ou seo especfica na qual a borda aparecer, clique na opo que deseja em Aplicar . Para especificar a posio exata da borda na pgina, clique em Opes e, em seguida, selecione as opes que deseja.
OBSERVAO

possvel ver as bordas da pgina na sua tela exibindo seu documento no modo de exibio Layout de

Impresso.

Adicionar uma borda a um objeto de desenho


OBSERVAO

Para adicionar uma borda a um objeto de desenho, necessrio colocar o objeto de desenho em uma tela de

desenho. 1. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Formas e, em seguida, clique em Nova Tela de Desenho.

O Office Word 2007 adiciona uma tela de desenho. 2. 3. 4. Clique com o boto direito do mouse na tela de desenho e, em seguida, clique em Formatar Tela de Desenho no menu de atalho. Na guia Cores e Linhas, em Linha, escolha uma cor, um estilo de linha e a espessura da linha. Adicione quaisquer objetos de desenho que deseja tela de desenhos.

Alterar a borda de uma imagem, de uma tabela ou de um texto


1. Selecione o texto, a imagem ou a tabela do qual a borda voc deseja alterar. Se quiser alterar a borda de clulas especficas, selecione as clulas, incluindo os marcadores de final de clula.

OBSERVAO

Pressione CTRL+* para ativar as marcas de pargrafo Mostrar/Ocultar e exibir as marcas de final de

clula. 2. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

3.

Clique na guia Bordas e altere quaisquer opes que deseje.

Alterar a borda de uma pgina


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

Verifique se est na guia Borda da Pgina na caixa de dilogo Bordas e Sombreamento. 2. Altere quaisquer opes que deseje.
OBSERVAO

possvel ver as bordas da pgina na sua tela exibindo seu documento no modo de exibio Layout de

Impresso.

Alterar a borda de um objeto de desenho


1. 2. Clique com o boto direito do mouse na tela de desenho com a borda que deseja alterar e, em seguida, clique em Formatar tela de Desenho no menu atalho. Na guia Cores e Linhas, em Linha, altere a cor, o estilo da linha e a espessura da linha.

Remover uma borda de uma imagem, uma tabela ou um texto


1. Selecione o texto, a imagem ou a tabela do qual a borda voc deseja remover. Se quiser remover uma borda de clulas especficas da tabela, selecione as clulas, incluindo os marcadores de final de clula.

OBSERVAO

Pressione CTRL+* para ativar as marcas de pargrafo Mostrar/Ocultar e exibir as marcas de final de

clula. 2. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

3. 4.

Clique na guia Bordas. Em Definio, clique em Nenhuma.

Remover uma borda de uma pgina


1. Na guia Layout de Pgina, no grupo Plano de Fundo da Pgina, clique em Bordas de Pgina.

Verifique se est na guia Borda da Pgina na caixa de dilogo Bordas e Sombreamento. 2. Em Definio, clique em Nenhuma.

OBSERVAO Para remover a borda de apenas uma extremidade do documento por exemplo, para remover todas alm da borda superior clique nas bordas que deseja remover no diagrama em Visualizao.

Remover uma borda de um objeto de desenho


1. 2. 3. Selecione a tela de desenho que contorna o objeto de desenho cuja borda que voc deseja remover. Clique com boto direito do mouse na tela de desenho e, em seguida, clique em Formatar Tela de Desenho no menu de atalho. Na guia Cores e Linhas, em Linha, clique em Sem Cor.

Alterar o tipo de um grfico existente


Na maioria dos grficos 2-D, possvel alterar o tipo do grfico inteiro para proporcionar uma aparncia totalmente diferente ou possvel selecionar um tipo de grfico diferente para uma nica srie de dados, o que torna o grfico uma combinao. Em grficos de bolhas e 3-D, possvel apenas alterar o tipo do grfico inteiro. Para obter mais informaes sobre os tipos de grficos que podem ser usados, consulte Tipos de grficos disponveis. 1. Siga um destes procedimentos: Para alterar o tipo de um grfico inteiro, clique na rea do grfico ou na rea de plotagem do grfico para exibir as ferramentas de grfico. Para alterar o tipo de grfico de uma nica srie de dados, clique nessa srie de dados.
DICA Isso exibe as ferramentas do grfico, alm das guias Design, Layout e Formatar.

2.

Na guia Design, no grupo Tipo, clique em Alterar Tipo de Grfico.

3.

Na caixa de dilogo Alterar Tipo de Grfico, siga um destes procedimentos: Na primeira caixa, clique em um tipo de grfico e, em seguida, na segunda caixa, clique no subtipo de grfico que deseja usar. Se voc salvou um tipo de grfico como um modelo, clique em Modelos e, em seguida, clique no modelo de grfico que deseja usar na segunda caixa.

OBSERVAO Voc pode alterar somente o tipo de grfico de uma srie de dados por vez. Para alterar o tipo de grfico de mais de uma srie de dados no grfico, necessrio repetir todas as etapas neste procedimento para cada srie de dados. DICA Se certo tipo de grfico especfico for usado mais freqentemente, ao criar o grfico, possvel definir o tipo de grfico como padro. Depois de selecionar o tipo e o subtipo de grfico na caixa de dilogo Alterar Tipo de Grfico, clique em Definir como Grfico Padro.

Mostrar ou ocultar linhas de grade de desenho


Linhas de grade de desenho so as linhas finas que aparecem no seu documento na tela no modo de exibio Layout de Impresso. As linhas de grade no so impressas quando voc imprime um documento. As linhas de grade aparecem apenas no modo de exibio Layout de Impresso. Na guia Exibir, no grupo Mostrar/Ocultar, marque a caixa de seleo Linhas de Grade.

Voc pode alterar o espaamento entre as linhas de grade e o ponto de partida das mesmas. Para substituir temporariamente as configuraes da grade, pressione ALT enquanto arrasta ou desenha um objeto.

Alterar o espaamento entre as linhas de grade de desenho


Para alterar o espaamento entre as linhas de grade de desenho, necessrio antes inserir uma forma no seu documento. 1. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Formas e, em seguida, clique em uma forma.

2. 3.

Clique no documento. Em Ferramentas de Desenho, na guia Formatar, no grupo Organizar, clique em Alinhar e, em seguida, clique em Configuraes da Grade.

4.

Na caixa de dilogo Grade de Desenho, execute um dos seguintes procedimentos: Em Configuraes da grade, nas caixas Espaamento Horizontal e Espaamento Vertical, digite o espaamento que deseja entre as linhas de grade horizontais ou verticais. Em Mostrar grade, marque a caixa de seleo Exibir linhas de grade na tela e, em seguida, digite quantas linhas de grade horizontais ou verticais deseja exibir. Por exemplo, se quiser ver apenas quatro linhas de grade, digite 4.

Alterar o ponto de partida das linhas de grade


Inicialmente, a grade comea no canto superior esquerdo da pgina.
OBSERVAO O Word exibe linhas de grade somente dentro das margens da pgina, mesmo que a grade ultrapasse as margens. Para exibir as linhas de grade alm das margens do documento, use este procedimento.

1.

Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Formas e, em seguida, clique em uma forma.

2. 3.

Clique no documento. Em Ferramentas de Desenho, na guia Formatar, no grupo Organizar, clique em Alinhar e, em seguida, clique em Configuraes da Grade.

4. 5.

Na caixa de dilogo Grade de Desenho, desmarque a caixa de seleo Usar margens se ela estiver selecionada. Nas caixas Origem horizontal e Origem vertical, digite o local no qual deseja que as linhas de grade verticais e horizontais comecem, com relao s extremidades esquerda e superior da pgina.

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos


possvel usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta modelo que enviada a muitos clientes ou uma folha de etiquetas de endereo. Cada carta ou etiqueta tem o mesmo tipo de informaes, no entanto o contedo exclusivo. Por exemplo, nas cartas ao seus clientes, cada carta pode ser personalizada para abordar cada cliente pelo nome. As informaes exclusivas em cada carta ou etiqueta provm de entradas em uma fonte de dados. O processo de mala direta inclui as seguintes etapas gerais: 1. Definir o documento principal. O documento principal contm o texto e os grficos que so os mesmos para cada verso do documento mesclado. Por exemplo, o endereo de retorno ou a saudao em uma carta modelo.

2. 3.

Conectar o documento a uma fonte de dados. Uma fonte de dados um arquivo que contm as informaes a serem mescladas em um documento. Por exemplo, os nomes e os endereos dos destinatrios de uma carta. Refinar a lista de destinatrios ou os itens. O Microsoft Office Word gera uma cpia do documento principal para cada item, ou registro, no seu arquivo de dados. Se o seu arquivo de dados for uma lista de correspondncia, esses itens sero provavelmente destinatrios da sua correspondncia. Se voc quiser gerar cpias apenas para determinados itens no seu arquivo de dados, poder escolher quais itens (registros) incluir. Adicionar espaos reservados, chamados campos de mala direta, ao documento. Ao realizar a mala direta, os campos da mala direta so preenchidos com informaes de seu arquivo de dados. Visualizar e completar a mesclagem. possvel visualizar cada cpia do documento antes de imprimir todo o conjunto.

4. 5.

Voc pode usar comandos na guia Correspondncias para executar uma mala direta. DICA Tambm possvel realizar uma mala direta usando o painel de tarefas Mala Direta, que lhe orienta etapa por etapa pelo processo. Para usar o painel de tarefas, no grupo Iniciar Mala Direta na guia Correspondncias, clique em Iniciar Mala Direta e, em seguida, clique em Assistente Detalhado de Mala Direta.

Definir o documento principal


1. Inicie o Word. Um documento em branco abre por padro. Deixe-o aberto. Se escolher fech-lo, os comandos na prxima etapa no estaro disponveis. 2. Na guia Correspondncias, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Iniciar Mala Direta.

3.

Clique no tipo de documento que deseja criar.

Por exemplo, possvel criar: Um conjunto de envelopes O endereo de retorno o mesmo em todos os envelopes, mas o endereo de destino exclusivo em cada um. Clique em Envelopes e, em seguida, especifique suas preferncias para o tamanho do envelope e a formatao do texto na guia Opes de Envelopeda caixa de dilogo Opes de Envelope. Um conjunto de etiquetas de endereo Cada etiqueta mostra o nome e o endereo da pessoa, mas o nome e o endereo em cada etiqueta exclusivo. Clique em Etiquetas e, em seguida, especifique suas preferncias para o tipo de etiqueta na caixa de dilogo Opes de Etiqueta. Um conjunto de cartas modelo ou emails O contedo bsico o mesmo em todas as cartas ou mensagens, mas cada um contm informaes especficas ao destinatrio individual, como nome, endereo ou outra informao. Clique em Cartas ou Emails para criar esses tipos de documentos. Um catlogo ou diretrio O mesmo tipo de informao, como nome e descrio, mostrado para cada item, mas o nome e a descrio em cada item exclusivo. Clique em Diretrio para criar esse tipo de documento.

Reiniciar uma mala direta


Se voc precisar para de trabalhar em uma mala direta, poder salvar o documento principal e reiniciar a mesclagem posteriormente. O Microsoft Office Word mantm a fonte de dados e as informaes dos campos. Se voc estava usando o painel de tarefas Mala Direta, o Word retornar ao local onde parou no painel de tarefas ao reiniciar a mesclagem. 1. Quando voc estiver pronto para reiniciar a mesclagem, abra o documento.

O Word exibe uma mensagem que pede para voc confirmar se deseja abrir o documento, que executar um comando SQL. 2. Como esse documento est conectado a uma fonte de dados e voc deseja recuperar os dados, clique em Sim. Se estivesse abrindo um documento que no soubesse estar conectado a uma fonte de dados, voc poderia clicar em No para impedir possveis acessos mal-intencionados aos dados. O texto do documento, junto com quaisquer campos inseridos, aparece. 3. Clique na guia Correspondncias e reinicie seu trabalho.

Enviar o corpo de um documento como um email


Para enviar um documento como email (no como um anexo), necessrio adicionar o comando Enviar para Destinatrio do Email Barra de ferramentas de acesso rpido.

1. 2. 3.

Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opes do Nome do Programa, no qual Nome do Programa o nome do programa utilizado, por exemplo, Opes do Word. Clique em Personalizar e, em seguida, na lista Escolher comandos em, clique em Todos os Comandos. Clique em Enviar para Destinatrio do Email e, em seguida, clique em Adicionar para adicionar o comando Barra de ferramentas de acesso rpido.

Enviar um documento como um anexo


Clique no Boto do Microsoft Office , aponte para Enviar e, em seguida, clique em Email.

Mover a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido


A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido pode estar localizada em um destes dois locais: Canto superior esquerdo ao lado do Boto do Microsoft Office (local padro)

Abaixo da Faixa de opes

Se no desejar exibir a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido em seu local atual, voc poder mov-la para o outro local. Se achar que o local padro ao lado do Boto do Microsoft Office muito distante de sua rea de trabalho, para sua convenincia, voc talvez prefira mov-la para mais prximo da rea. O local abaixo da Faixa de Opes invade a rea de trabalho. Portanto, se desejar maximizar a rea, convm manter a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido em seu local padro. 1. 2. Clique em Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Na lista, clique em Mostrar Abaixo da Faixa de Opes. .

Adicionar um comando Barra de Ferramentas de Acesso Rpido usando a caixa de dilogo Opes do Nome do Programa
possvel adicionar um comando Barra de Ferramentas de Acesso Rpido a partir de uma lista de comandos na caixa de dilogo Opes do Nome do Programaem que Nome do Programa o nome do programa em que voc est, por exemplo, Opes do Word.

1.

Siga um destes procedimentos:

Use o Boto do Microsoft Office 1. 2. e, em seguida, clique em Opes do Nome do Clique no Boto Microsoft Office Programa, no qual Nome do Programa o nome do programa utilizado, por exemplo, Opes do Word. Clique em Personalizar.

Usar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido 1. 2. 2. Clique em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Na lista, clique em Mais Comandos. Na caixa de dilogo Opes do Nome do Programa, na lista Escolher comandos em , clique na categoria de comando que deseja. 3. 4. Na lista de comandos da categoria selecionada, clique no comando a ser adicionado Barra de Ferramentas de Acesso Rpido e, em seguida, clique em Adicionar. Aps concluir a adio dos comandos que deseja, clique em OK. ..

Adicionar um comando Barra de Ferramentas de Acesso Rpido diretamente da Faixa de Opes


Tambm possvel adicionar um comando Barra de Ferramentas de Acesso Rpido diretamente dos comandos exibidos na Faixa de Opes. 1. 2. Na Faixa de Opes, clique na guia ou no grupo apropriado para exibir o comando a ser adicionado Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Clique com o boto direito do mouse no comando e, em seguida, clique em Adicionar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido no menu de atalho.

Mover a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido


A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido personalizvel e contm um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento. A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido pode estar localizada em um destes dois locais: Canto superior esquerdo ao lado do Boto do Microsoft Office (local padro)

Abaixo da Faixa de opes

Se no desejar exibir a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido em seu local atual, voc poder mov-la para o outro local. Se achar que o local padro ao lado do menu Boto do Microsoft Office for muito distante de sua rea de trabalho, para sua convenincia, convm mov-la para um local mais prximo da rea de trabalho. O local abaixo da Faixa de opes invade a rea de trabalho. Portanto, se desejar maximizar a rea de trabalho, convm manter a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido em seu local padro. 1. 2. Clique em Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Na lista, clique em Mostrar Abaixo da Faixa de Opes. .

Definir a fonte padro


A definio de uma fonte padro garante que todos os novos documentos abertos usaro as configuraes de fonte selecionadas como padro. A fonte padro se aplica a novos documentos baseados no modelo ativo, normalmente Normal.dotx. possvel consultar vrios modelos para usar diferentes configuraes de fonte.
OBSERVAO No Microsoft Office Word 2007, voc pode formatar de maneira rpida e fcil todo um documento para que ele fique com uma aparncia profissional e moderna, aplicando um tema de documento. Um tema de documento um conjunto de alternativas de formatao que podem incluir um esquema de cores (um conjunto de cores), um esquema de fontes (um conjunto de fontes para corpo de texto e ttulos) e um esquema de efeitos (um conjuntos de linhas e preenchimentos).

Definir a fonte padro


1. Se o documento j contiver texto formatado com as propriedades que voc deseja usar, selecione esse texto. Se voc est iniciando de um documento em branco, v para a etapa 2. 2. Na guia Incio, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Fonte e, em seguida, clique na guia Fonte.

3. 4.

Selecione as opes que deseja aplicar, como estilo e tamanho da fonte. Se voc tiver selecionado texto na etapa 1, as propriedades do texto selecionado sero definidas na caixa de dilogo. Clique em Padro e, em seguida, clique em Sim.

Minimizar a Faixa de Opes


A Faixa de Opes foi desenvolvida para auxili-lo a localizar rapidamente os comandos necessrios para concluir uma tarefa. Os comandos so organizados em grupos lgicos coletados em conjunto nas guias. Cada guia est relacionada a um tipo de atividade, como gravao ou layout de uma pgina. Para reduzir o volume de atividades da tela, algumas guias so mostradas somente quando necessrio. No possvel excluir ou substituir a Faixa de Opes pelas barras de ferramentas e menus das verses anteriores do Microsoft Office. No entanto, voc pode minimizar a Faixa de Opes para disponibilizar mais espao na sua tela.

Manter sempre a Faixa minimizada


1. 2. 3. Clique em Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Na lista, clique em Minimizar a Faixa de Opes. Para usar a Faixa de Opes enquanto est minimizada, clique na guia que voc deseja usar e, em seguida, clique na opo ou comando que voc deseja usar. Por exemplo, com a Faixa minimizada, voc poder selecionar o texto em seu documento Microsoft Office Word, clique na guia Incio e, em seguida, no grupo Fonte, clique no tamanho do texto desejado. Depois de clicar no tamanho do texto desejado, a Faixa retornar para a condio de minimizada. .

Manter a Faixa de Opes minimizada par um breve perodo


Para minimizar rapidamente a Faixa de Opes, clique duas vezes no nome da guia ativa. Clique duas vezes na guia novamente para restaurar a Faixa de Opes. Atalho do teclado Para minimizar ou restaurar a Faixa de Opes, pressione CTRL+F1.

Restaurar Faixa
1. 2. Clique em Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Na lista, clique em Minimizar a Faixa de Opes. .

Criar um atalho para um programa do Office na rea de trabalho


Quando os programas do Microsoft Office estiverem instalados, voc poder optar por criar atalhos na rea de trabalho para os programas individuais. Entretanto, se no criar nenhum atalho no momento da instalao do Office e desejar criar um atalho na rea de trabalho depois, voc poder fazer isso facilmente. 1. 2. Clique em Iniciar, aponte para Todos os Programas, aponte para Microsoft Office e, em seguida, aponte para o programa do Microsoft Office para o qual deseja criar um atalho na rea de trabalho. Clique com o boto direito do mouse no nome do programa, aponte para Enviar para e clique em rea de trabalho (Criar atalho). Um atalho para o programa ser exibido na rea de trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen