Sie sind auf Seite 1von 24

Universidade So Judas Tadeu

Curso de Direito
Disciplina : Economia Apostila de Apoio n 1
1 Noes Gerais de Economia
A escassez o problema econmico central de qualquer sociedade. No houvesse escassez no haveria necessidade de se estudar Economia. A escassez ocorre porque as necessidades humanas a serem satisfeitas atravs do consumo dos mais diversos tipos de bens, como alimentao, vesturio e moradia, e servios, como de sade, de educao e transporte so ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (matrias primas, terra, mo de obra mquinas e equipamentos) disponveis e que so alocados na produo so insuficientes para se produzir o volume de bens e servios necessrios para satisfazer as necessidades de todas as pessoas. Portanto, a escassez atinge qualquer tipo de sociedade, rica ou pobre em diferentes intensidades. Em razo da escassez so necessrias escolhas, visto que no possvel produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Ento devem ser elaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens sero produzidos e quais necessidades sero atendidas. Neste sentido a escassez a preocupao bsica da Cincia Econmica. CONCEITOS DE ECONOMIA Economia: do grego oikos (casa) nomos (norma, lei) portanto oikonomia significa a administrao de uma unidade habitacional (casa) ou ainda administrao da coisa pblica ou de um Estado. Em outros termos podemos definir economia como: A cincia que estuda a maneira pela qual as coletividades organizam seus recursos para transforma-los em bens e servios e satisfazer suas necessidades. Ou ainda: A economia o estudo de como as pessoas ganham a ida, adquirem alimentos, casas, roupa e outros bens, sejam eles necessrios ou de luxo. Estuda, sobretudo, os problemas enfrentados por estas pessoas e as maneiras pelas quais estes problemas podem ser contornados. Wonnacotti A economia o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizaes alternativas, para produzir bens variados e para os distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre vrias pessoas e grupos da sociedade.

Paul Samuelson SISTEMA ECONMICO Um Sistema Econmico a forma como a sociedade est organizada para desenvolver as atividades econmicas de produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios. Toda economia opera segundo um conjunto de regras e regulamentos. Por exemplo, as empresas devem ter licenas especificas a fim de que possam produzir e vender seus produtos, os trabalhadores devem ser registrados em carteira, os advogados, a fim de que possam exercer sua profisso devem ser formados em escolas oficialmente reconhecidas, alm de terem de ser filiados a rgo de classe, no caso a Ordem dos Advogados. Faz-se o mesmo tipo de exigncia para profissionais de diversas categorias, tais como mdicos, engenheiros, economistas etc. Essas so apenas algumas das regras existentes em nossa economia. Assim todas as leis, regulamentos, costumes e prticas tomados em conjunto, e suas reaes com os componentes de uma economia (empresas, famlias e governo) constituem o que denominamos Sistema Econmico ESCASSES E ESCOLHA.

R BS NH

RECURSOS, FATORES OU MEIOS DE PRODUO. (R) Os recursos econmicos, que constituem a base de qualquer economia, so os meios utilizados pela sociedade para a produo de bens e servios que iro satisfazer s necessidades humanas. Caractersticas dos recursos econmicos.

A) Escassos Representados por uma situao na qual os recursos podem ser utilizados na produo de diferentes bens e servios, de tal modo que devemos sacrificar um bem ou servio por outro (limitados)

B) Versteis So aqueles que podem ser aproveitados em diversos usos. Ex.: A farinha de trigo pode ser utilizada na produo de po ou ento na fabricao de macarro C) Podem ser combinados em propores variveis na produo de bens e servios. Ex.: Insumos importados quando substitudos por insumos nacionais em razo do aumento do preo decorrente de desvalorizao cambial. (aumento do preo da moeda estrangeira frente a moeda nacional) RESUMO: Os recursos econmicos so escassos, versteis e podem ser combinados em propores variadas. Quanto classificao os recursos podem ser agrupados em: A) RECURSOS NATURAIS So os bens econmicos utilizados na produo e que so obtidos diretamente da natureza, como os solos (urbanos e agrcolas), os minerais, as guas, (dos rios, dos lagos, dos mares, dos oceanos e do subsolo), a fauna, a flora, o sol e o vento (como fontes de energia) entre outros. So recursos presentes na natureza e denominados como TERRA pelos economistas. B) RECURSOS HUMANOS Incluem atividade humana (esforo fsico e/ou mental) utilizada na produo de bens e servios, como: os servios tcnicos de um advogado, do mdico, do economista, do engenheiro, ou a mo-de-obra do eletricista, do encanador, etc. So recursos dados em funo do conhecimento e das habilidades que as pessoas obtm por meio da educao e da experincia em atividades produtivas, denominados pelos economistas como TRABALHO. C) CAPITAL ou BENS DE CAPITAL Abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que so utilizados na produo. O fator capital inclui o conjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e com essas riquezas que um pas desenvolve suas atividades de produo. Cabe ressaltar que, para haver capital, fundamental a participao do ser humano, ou seja, que no existe capital sem trabalho. Alm disso, normal associarmos os bens de capital com dinheiro, ativos financeiros (aes, ttulos, etc.), porm tais instrumentos so considerados como capital financeiro e no constituem riqueza, e sim direitos a ela. No haver aumento de riqueza na sociedade se esses direitos de papel aumentarem sem que ocorra aumento correspondente de edifcios, equipamentos, estoques etc. Entre os principais grupos de riquezas acumuladas por uma sociedade esto os seguintes: Infra-estrutura (transportes, telecomunicaes, energia) Infra-estrutura social (sistemas de gua e saneamento, educao, cultura, segurana, sade, lazer e esportes) Construes e edificaes de modo geral, sejam pblicas ou privadas. Ex. Galpo industrial, edifcios comerciais, etc. Equipamentos de transporte (caminhes, nibus, utilitrios, locomotivas, vages, embarcaes, aeronaves). D) CAPACIDADE EMPRESARIAL Alguns economistas consideram a capacidade empresarial como sendo tambm um fator de produo. Isto porque o empresrio exerce funes fundamentais para o processo produtivo.

ele quem organiza a produo reunindo e combinado os demais recursos produtivos, assumindo, assim, todos os riscos inerentes elaborao de bens e servios. ele que colhe os ganhos (lucro) ou as perdas do fracasso (prejuzo). Em algumas firmas o empresrio pode ter uma dupla funo e ser tambm o gerente; em outras, tal fato no ocorre. De qualquer maneira, a funo empresarial necessria na economia. RESUMO: Os recursos classificam-se em: TERRA, TRABALHO E CAPITAL. A remunerao dos proprietrios dos recursos representa o preo pago pela utilizao dos fatores de produo. Esta remunerao depende do tipo de recurso. Assim: RECURSO REMUNERAO Terra aluguel Trabalho salrio Capital financeiro Juros Bens de Capital Lucro BENS E SERVIOS Bem Tudo aquilo que permite satisfazer uma ou vrias necessidades humanas, por essa razo, um bem procurado: porque til.
Bens livres = Existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforo humano. Exemplos: Luz solar, ar, mar (satisfazem as necessidades humanas, mas cuja utilizao no implica relaes de ordem econmica. No tem preo)

Classificao dos Bens

(quanto raridade)
Bens Econmicos = Relativamente escassos e supe a ocorrncia de esforo humano na sua obteno. Tais bens apresentam como caracterstica bsica o fato de terem um preo (preo maior que zero)

Bens materiais = Tangveis, pois podemos atribuir a eles caractersticas como peso, altura, etc. Ex.: Alimentos, roupas, etc.

Classificao dos Bens

Econmicos. (quanto natureza)


Bens Imateriais ou Servios = So intangveis, ou seja, no podem ser tocados. Ex.: Servios de um advogado, servios de transporte, servios mdicos, ou seja, acabam no mesmo momento de sua produo. Isto de uso instantneo.

Bens de consumo: Utilizados diretamente para a satisfao das necessidades humanas. Dividem-se como: bens de consumo durvel, ou seja, podem ser usados por muito tempo. Carros, eletrodomsticos, mveis, etc.e bens de consumo no-durvel, ou seja, desaparecem uma vez utilizados. Alimentos, cigarros, gasolina, etc.

Classificao dos Bens Materiais

(quanto ao destino)

Bens de capital (produo) = So aqueles que permitem produzir outros bens. Mquinas, computadores, equipamentos, instalaes, edifcios, etc.

Bens finais So considerados bens finais os bens de consumo e bens de capital uma vez que passaram por todo o processo de transformao possvel, ou seja, so bens acabados. Bens intermedirios So aqueles que ainda precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Eles so produtos utilizados no processo de produo de outros produtos, sendo tambm classificados como bens de capital. Exemplo: Fertilizantes, ao, vidro, borracha, etc. QUESTES ECONMICAS FUNDAMENTAIS (O qu?, como? e para quem?) Em razo da quantidade limitada de recursos e as necessidades ilimitadas de uma sociedade so necessrias escolhas em termos econmicos. Tais escolhas decorrem do problema da escassez e podem ser traduzidas em trs questes fundamentais: A) O que e quanto produzir? Dado que os recursos so limitados deve-se escolher o que bens e servios produzir e em quais quantidades. B) Como produzir? De que forma os bens e servios sero produzidos, ou seja, qual a combinao de recursos e tcnicas que ser utilizado para atingir os objetivos de produo definidos pela sociedade. C) Para quem produzir? Depois de definir o que ser produzido em termos quantitativos e a forma de produo deve-se estabelecer o destino final desta produo, ou seja, a quem ser distribuda na sociedade. CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO (CPP) A curva de possibilidade de produo (CPP) uma representao grfica das escolhas que podem ser feitas no mbito da produo com os recursos disponveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produo preciso admitir as seguintes hipteses bsicas: 1) A quantidade de recursos existentes fixa durante o tempo de anlise. 2) Todos os recursos de produo (terra, trabalho e capital) esto empregados na produo. 3) O nvel tecnolgico no sofre alteraes, ou seja, mantm-se constante.

Em uma economia com milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos so complexas. Para ver o problema na forma mais simples, consideramos a mais bsica economia, uma em que s podem ser produzidos dois bens (roupa de algodo e trigo). Se decidirmos produzir mais comida (trigo) e reorientarmos nossos esforos neste sentido, ento no poderemos produzir tanta roupa. Vejamos esta questo com nmeros. Tabela de Possibilidades de Produo (Roupa versus Comida) Unidades de Comida Opo Roupas (em m2) Comida (em
toneladas) sacrificadas para obter mais uma unidade de roupa. (custo de oportunidade)

A B C D E F

0 1 2

20 1 19 2 17 4 13 5 8 0 8

3 4 5

As opes abertas se catalogam na tabela de possibilidades de produo e na curva de possibilidades de produo correspondente ao grfico a seguir:

GRFICO DA CPP.

Considere primeiro um exemplo extremo, em que todos nossos recursos so utilizados na produo de comida. Neste caso, denominada opo A, produziramos 20 ton. De comida. Mas nada de roupa seria produzido. claro que esta opo no representa uma composio desejvel de produo; estaramos bem alimentados mas, sentiramos frio se andssemos sem nada no corpo. Nossa curva de possibilidades de produo traada de modo a esclarecer o possvel; os pontos da curva no so necessariamente desejveis. E o ponto A uma possibilidade.

No outro extremo, se s produzssemos roupa, poderamos fabricar 5 unidades correspondentes ao ponto F no grfico. Novamente, isto um resultado possvel, mas no desejvel; estaramos bem vestidos enquanto passaramos fome. A FORMA DA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO: CUSTOS DE OPORTUNIDADES CRESCENTES Situaes mais interessantes e mais razoveis so aquelas em que produzimos um pouco de ambos os bens. Considere a maneira em que a economia poderia se deslocar do ponto A at o ponto F. No ponto A, nada se produz com exceo de comida; esta se cultiva em todos os diferentes solos arveis do Brasil. Para comear a produzir roupa, plantaramos algodo naqueles solos mais adequados para o cultivo do algodocomo por exemplo, no estado de So Paulo. Estes solos nos dariam muito algodo com um sacrifcio relativamente pequeno da comida que poderia ter sido produzida no mesmo local. Na curva de escolha seria representada por um movimento do ponto A at o ponto B; s uma unidade de comida sacrificada para obtermos a primeira unidade de roupa. Entretanto, se decidimos produzir mais algodo, precisamos cultivar solos menos adequados para o algodo. Assim, para obtermos mais uma unidade de roupa, precisamos sacrificar duas unidades de comida; a produo de comida cais de 19 para 17 unidades se nos deslocarmos do ponto B para o ponto C. O custo de oportunidade da segunda unidade de roupa o que necessrio sacrificar para obter esta segunda unidade maior que o custo de oportunidade da primeira unidade. O custo de oportunidade de um produto a alternativa que tem de ser sacrificada a fim de se obter este produto. (no exemplo, o custo de oportunidade de uma unidade de algodo o trigo que no produzido quando se escolhe esta produo de algodo) Mais aumentos na produo de algodo significam sempre maiores custos de oportunidade. Em resumo, a tendncia crescente no custo de oportunidade de algodo reflete as caractersticas especializadas de nossos recursos. Nossos recursos no so completamente adaptveis a usos alternativos. O solo de uma determinada regio no tem as mesmas aptides para o cultivo de trigo e algodo. Portanto, o custo de oportunidade para produo de algodo aumenta.. A CPP tem a concavidade voltada para a origem, conforme o desenho do grfico. A CURVA FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO UMA

A CPP revela o que uma economia capaz de produzir. Reflete a produo mxima possvel de dois bens. Na prtica, a produo realizada pode ficar aqum da potencial. Obviamente, se h desemprego em massa, estamos perdendo uma parte de nosso recurso trabalho. (Ponto U na CPP). Neste ponto poderamos produzir mais comida e mais roupa (e ficarmos no ponto D), criando empregos para nossa fora de trabalho. (Para restabelecer o pleno-emprego, poder-se-ia escolher qq outro ponto na CPP, B, C ou E). Portanto a CPP representa opes abertas sociedade, mas no inclui todas as opes imaginveis. Especificamente, no inclui todas as opes imaginveis. Especificamente, no inclui opes como o ponto U, que significam o desemprego em

massa e necessariamente situam-se dentro da curva. Assim , a CPP delineia uma fronteira das opes abertas. Podemos escolher um ponto na fronteira se administrarmos bem a economia e mantemos um nvel alto de emprego. Alternativamente, se administramos mal a economia A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO: Algumas aplicaes. A CPP pode ser usada para explicar determinados conceitos bsicos de economia. A) O crescimento econmico. Quando a quantidade de recursos disponveis para produo de bens e servios aumenta temos um deslocamento da curva de possibilidades de produo para alm de sua fronteira inicial. Estes aumentos podem ser ocorrer com fora de trabalho, o nmero de fbricas, os instrumentos de produo ou mesmo a fronteira agrcola. Outro aspecto que leva ao deslocamento da CPP para alm de sua fronteira so os avanos tecnolgicos. A descoberta de novas formas de produo como por exemplo o aperfeioamento das sementes na agricultura, a implantao de sistemas informatizados na prestao de servios, podem proporcionar o deslocamento da CPP mesmo que a quantidade de fatores de produo tenha permanecido inalterada. DESLOCAMENTO DA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO

B) O crescimento econmico e o dilema da escolha entre bens de consumo e bens de capital No sistema econmico so produzidos bens destinados ao consumo e bens de produo. Entretanto os bens de produo sofrem desgastes a medida em que vo sendo utilizados e necessitam de substituio. A escolha entre destinar os esforos produtivos para bens de produo em detrimento dos bens de consumo est associada s opes pelo crescimento econmico.

Alm de fabricar bens de consumo, necessrio produzir bens de capital, no s para repor aquilo que se desgastou, mantendo assim o nvel atual de produo de bens de consumo, como tambm para ampliar a capacidade produtiva da economia. Desta forma uma sociedade pode optar por direcionar parte dos recursos produo de bens de capital, acumulando bens como mquinas, fbricas, etc. ,ou seja, pode investir na formao de capital e parte dos recursos para a produo de bens de consumo. POSSIBILIDADE DE PRODUO ENTRE BENS DE CAPITAL E BENS DE CONSUMO

ORGANIZAO ECONMICA As questes fundamentais da economia so tratadas de forma diferente em cada tipo sociedade. Estas diferenas de tratamento esto associadas a organizao da economia. Existem trs formas pelas quais a sociedade organiza sua economia a fim de resolver as questes fundamentais que so: - ECONOMIA DE MERCADO - ECONOMIA PLANIFICADA CENTRALMENTE - ECONOMIA MISTA 1 ECONOMIA DE MERCADO. O sistema de economia de mercado tpico das economias capitalistas as quais tm, como caracterstica bsica, a propriedade privada dos meios de produo, tais como, fbricas e terras, e sua operao, tendo por objetivo a obteno de lucro, sob condies em que predomine a concorrncia. Em uma economia baseada na propriedade privada e na livre iniciativa, os agentes econmicos (indivduos e empresas) preocupam-se em resolver isoladamente seus prprios problemas, tentando sobreviver na concorrncia imposta pelos mercados. Nesse tipo de sistema econmico, os consumidores e empresas, agindo individualmente, interagem atravs dos mercados, acabando por determinar o que, como e para quem produzir.

A presena do governo neste tipo de economia resume-se ao atendimento das necessidades coletivas, tais como justia, educao, sade, etc. Cabe ainda ao Estado o estabelecimento de regras visando proteger a liberdade econmica, zelando, assim, pelo livre jogo da oferta e procura. Uma economia de mercado resolve os trs problemas econmicos fundamentais simultaneamente, conciliando oferta e procura em cada mercado especfico. FLUXO CIRCULAR DA ATIVIDADE ECONMICA. 1 Mercado de Fatores de Produo (Formao dos Preos dos Fatores)

$ $

1 As famlias oferecem a mo de obra para o processo produtivo e tambm podem ser detentoras dos meios de produo; 2 As empresas pagam as famlias pelo trabalho e remuneram tambm aquelas famlias detentoras dos meios de produo. 3 As famlias demandam bens e servios produzidos pelas empresas. 4 As empresas recebem das famlias o pagamento pelos bens e servios ofertados. FALHAS NO FUNCIONAMENTO DAS ECONOMIAS DE MERCADO O sistema de Economia de Mercado tem as seguintes metas:

Eficiente alocao dos recursos escassos; Distribuio justa de renda; Estabilidade de preos; e Crescimento econmico.

Mas apresenta vrias contradies e falhas em seu funcionamento. Dentre elas podemos destacar: Imperfeies na concorrncia devido a estruturas de mercado monopolizadas ou oligopolizadas Organizao sindical forte que pode influenciar na formao de salrios. Intervenes governamentais na poltica salarial e de preos. Incapacidade do mercado de promover uma perfeita alocao de recursos. A iniciativa privada no estaria interessada em alocar recursos em projetos que exigissem altos investimentos e apresentassem retorno lento, tais como a construo de usinas hidroeltricas, portos etc. Incapacidade do mercado em promover sozinho uma justa distribuio de renda (conflitos distributivos)

ESTRUTURAS DE MERCADO Conceitos:

MERCADO: Entende-se por mercado um local ou contexto em que compradores (procura/demanda) e vendedores (oferta) de bens, servios e recursos estabelecem contatos e realizam transaes. O mercado consumidor pode ser dividido no consumo das famlias, que visa satisfazer suas necessidades bsicas e suprfluas, o consumo das empresas, que so compradores de recursos (trabalho, terra e capital) para realizar a produo e o consumo do governo, que compra recursos para dotar a sociedade de bens e servios (infraestrutura). Do ponto de vista econmico o mercado um conceito que no implica necessariamente a existncia de um lugar geogrfico no qual as transaes so efetivadas. Na prtica as mercadorias podem ser comercializadas pelos mais diversos canais de distribuio como feiras, lojas, bolsas de valores etc. sendo o conceito de mercado aplicado em todos os casos. ESTRUTURA DE MERCADO DE BENS FINAIS E SERVIOS Os mercados esto estruturados segundo o nmero de empresas produtoras atuantes e a homogeneidade (igualdade) ou diferenciao dos produtos de cada uma das empresas. Portanto podemos identificar e classificar as seguintes estruturas da seguinte forma: 1) Concorrncia Perfeita o tipo de mercado onde h um grande numero de compradores (consumidores) e vendedores (empresas) e cada um to pequeno que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preo da mercadoria. Neste caso os produtos so tambm homogneos. Exemplos: mercados de produtos agrcolas. 2) Monoplio a situao de mercado em que uma nica firma vende um produto que no tenha substitutos prximos. uma situao totalmente oposta da concorrncia perfeita, visto que do lado da oferta no h concorrncia e nem produto concorrente. Neste caso os consumidores aceitam as condies estipuladas pelo monopolista, ou ento abandonam o mercado deixando de consumir o produto. Exemplos: empresas que possuem patente ou controle sobre uma fonte de recursos essencial para a elaborao do produto. 3) Concorrncia monopolista uma situao de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados, mas que so substitutos prximos entre si. uma estrutura intermediaria entre a concorrncia perfeita e o monoplio. Os aspectos que diferenciam os produtos podem ser: a qualidade, forma, desenho, apresentao, embalagem, etc. Isto faz com que os produtores sejam praticamente os nicos a produzirem tal bem, o que lhes confere, ainda que temporariamente um certo poder monopolstico. Exemplos: produtos de higiene (creme dental, sabonete, cremes diversos, condicionadores, desodorantes) e limpeza (sabo em p, detergente, limpadores de mltiplo uso, desinfetantes, etc). 4) Oligoplio uma situao de mercado em que um pequeno nmero de firmas domina o mercado, controlando a oferta de um produto. Esse produto pode ser homogneo ou diferenciado. Um exemplo de oligoplio diferenciado a indstria automobilstica. ESTRUTURA DE MERCADO DE FATORES DE PRODUO

No mercado de fatores de produo, os indivduos constituem-se nos vendedores dos recursos produtivos, ao passo que as firmas so compradores dos mesmos. Esses fatores de produo tero um preo determinado pelos mercados (salrios, alugueis, juros e lucros, conforme o caso), havendo ento um pagamento por parte das firmas aos indivduos quando das aquisies desses recursos. As estruturas de mercado para os fatores de produo so: 1) MONOPSNIO o regime ou estrutura de mercado em que um nico comprador concentra em suas mos a totalidade de compra dos fatores de produo, no obstante ele se defronte com grande nmero de vendedores ou ofertantes de tais fatores. Nesse caso, os preos no so determinados pelos vendedores, mas pelo nico comprador. comum dizer-se que o monopsnio freqentemente deriva de um monoplio instalado. De fato, um monoplio na venda de um produto pode determinar o monopsnio na compra dos fatores de produo de um referido produto. Exemplos: Uma situao tpica de monopsonista a de um produtor de automveis que depende de um determinado nmero de fornecedores de algumas peas que no so utilizadas por outros fabricantes. Pro essa razo, os pequenos fabricantes produzem peas apenas para essa marca de automveis. O produtor de automveis um monopsonista. Outro bom exemplo seria o caso do fumo, pois em certa regio produtora, existe apenas uma nica empresa que adquire a folha do fumo para industrializao. 2) OLIGOPSNIO Esse tipo de estrutura de mercado caracterizado pela existncia de poucos compradores (sendo que, se houver apenas dois, se denomina duopsnio), de modo que as aes de um ou mais podem ter um efeito significativo sobre o preo de mercado dos outros compradores. , portanto, um mercado com poucos participantes (em nmero), mas grandes em tamanho, fazendo com que haja uma forte interdependncia entre as firmas, a exemplo do que ocorre com os oligoplios. Exemplos: No agronegcio brasileiro, muitos casos se aproximam do status de oligopsnio. Isso acontece para o produto agrcola processado (como na indstria de leos vegetais, caf solvel, chocolate, cigarros frutas, verduras, suco de laranja, suco de maracuj e carnes processadas, entre outras), ou seja, poucas grandes empresas processadoras comprando produtos agropecurios diretamente dos agricultores ou por meio de cooperativas. QUADRO RESUMO 1 - Estruturas de mercado de bens e servios.
CARACTERSTICAS N de empresas Tipo de Produto Controle sobre preos Condies de entrada Exemplos Competio Perfeita Muito grande Padronizado Nenhum Sem barreiras Produtos agrcolas TIPOS DE MERCADO Competio Oligoplio Monopolista Muitas Poucas Diferenciado Padroniz. e Dif. Pequeno Considervel Sem barreiras Com barreiras Restaurante, Automveis, cia lojas de varejo, areas magazines Monoplio Uma nico Muito Com barreiras Energia eltrica, telefonia fixa

QUADRO RESUMO 2 - Estruturas de mercado de fatores de produo


CARACTERSTICAS MONOPSNIO TIPOS DE MERCADO OLIGOPSNIO

N de empresas Tipo de fator de produo Exemplos

nica Padronizado Indstria automobilstica, Industria de fumo

Poucas Padronizado Processadores de produtos agrcolas, como caf, suco de laranja, leos vegetais, etc.

MICROECONOMIA A Economia definida como a cincia que estuda a maneira pela qual a sociedade organiza seus recursos disponveis para transform-los em bens e servios e satisfazer suas necessidades, divide-se em dois campos de estudo: a microeconomia e a macroeconomia. O objetivo deste material estudar a microeconomia. A seguir temos algumas definies para o termo microeconomia presentes nos livros indicados nas referncias bibliogrficas. A microeconomia ocupa-se da anlise do comportamento das unidades econmicas, como as famlias, ou consumidores, e as empresas. Estuda tambm os mercados em que operam os demandantes e ofertantes de bens e ser5vios. A perspectiva microeconmica considera a atuao das diferentes unidades econmicas como se fossem unidades individuais (TROSTER & MOCHON) A anlise microeconmica, ou teoria dos preos, como parte da cincia econmica, preocupa-se em explicar como se determina o preo dos bens e servios, bem como dos fatores de produo. O instrumental microeconmico procura responder tambm, as questes aparentemente triviais; por exemplo, por que, quando o preo de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cais, coeteris paribus? (VASCONCELOS & GARCIA) A microeconomia estuda as unidades (consumidores, firmas, trabalhadores, proprietrios dos recursos, etc.) componentes da economia e o modo como suas decises e aes so inter-relacionadas. (MENDES) A Teoria Microeconmica, ou Microeconomia, preocupa-se em explicar o comportamento econmico das unidades indivduais de deciso representadas pelos consumidores, pelas firmas e pelos proprietrios de recursos produtivos. Ela estuda a interao entre firmas e consumidores e a maneira pela qual produo e preo so determinados em mercados especficos. (PASSO & NOGAMI) Em resumo, a luz dos conceitos, a microeconomia o estudo de como as unidades individuais em economia (empresas e famlias) se comportam no processo de alocao dos recursos e realizam suas transaes. Demanda, Oferta e Equilbrio de Mercado. Em sistemas econmicos capitalistas onde se destaca o Livre Mercado (no interferncia externa na determinao dos preos e quantidades ofertadas e consumidas), alm da estrutura do mercado, os comportamentos dos compradores e dos consumidores so fatores determinantes no processo de Formao de Preo de Venda dos Produtos (preo de mercado).

Para que se possa conhecer realmente o funcionamento de um mercado necessrio conhecer tambm alguns aspectos relacionados ao comportamento dos consumidores (demanda) e dos vendedores (oferta) conforme ser apresentado a seguir. Lei da utilidade marginal decrescente. Um dos modelos bsicos que explicam o comportamento do consumidor a lei da utilidade marginal decrescente. Para que se possa entender melhor o que diz esta lei necessrio conhecer bem a definio de utilidade. Utilidade em economia pode ser descrita como a satisfao que o consumidor obtm ao adquirir uma unidade de um produto. A utilidade apresenta algumas caractersticas: individual e subjetiva. Isto , varia de pessoa para pessoa e no tem unidade de medida padro (exemplo de unidades de medida: kg, metro, litro). Na verdade uma pessoa apenas consegue distinguir que um determinado produto possui maior ou menor utilidade para ela naquele momento. Exemplo: Se cada aluno de uma sala de aula ganhasse R$ 50,00, provavelmente, cada um iria comprar um produto diferente porque cada um tem uma utilidade maior para o produto que escolheu comprar. A satisfao obtida pela aquisio de um bem ou servio pode estar associada a uma necessidade bsica (alimentao e vesturio por exemplo) ou psicolgica (como uma cala de uma grife famosa: a pessoa certamente pagar caro por uma pea de vesturio assim, mas ela est comprando mais do que uma roupa, ela est comprando status, reconhecimento social, beleza, conforto). O fato que cada pessoa de acordo com as suas necessidades, seu padro de vida, suas preferncias e gostos, seu estilo de vida, entre outras variveis ir determinar a utilidade que cada produto (bem ou servio) tem para si. O que no muda a lei da utilidade marginal decrescente que diz o seguinte: Aumentando apenas o consumo de um produto (A) e mantendo-se constante o consumo de todos os demais bens, a utilidade, para o consumidor, de cada unidade adquirida a mais do produto (A) ser menor que a utilidade da unidade consumida antes. Um bom exemplo da aplicao desta lei o caso de uma pessoa que esteja viajando de frias por So Joaquim (um dos municpios mais frios do pas) e resolva passar a noite naquela cidade. Ao acordar pela manh a pessoa depara-se com uma queda brusca de temperatura e por no ter levado nenhuma pea de roupa de inverno sai para comprar roupas. Ao entrar na primeira loja de vesturio que encontra aberta a pessoa logo pede uma blusa de l, uma camisa de manga longa e uma cala de l. Por estas peas de roupa a pessoa aceitar pagar um preo mais elevado do que o normal pois a utilidade da roupa muito grande j que est passando frio. Aps ter adquirido esta muda de roupa talvez a pessoa at pense em comprar outras peas de roupa de inverno, mas certamente j no ir aceitar qualquer preo. Provavelmente, ir at mesmo fazer uma pesquisa de preo antes de efetuar a compra. O mesmo tipo de raciocnio fica fcil de ser feito com uma pessoa que esteja com muita fome ou sede. E qual o significado da lei da utilidade marginal decrescente para o estudo da oferta e demanda? Ora, se a utilidade das unidades adicionais cada vez menor para o consumidor isto significa que ele s consumir estas unidades adicionais se o preo tambm for menor. Para o consumidor quantidade e preo so grandezas inversamente proporcionais. Portanto, se formos analisar as quantidades que um consumidor est disposto adquirir de determinado produto, veremos que esta quantidade aumenta conforme diminui o preo do produto.

No estudo de demanda aqui apresentado sempre estaremos relacionando, prioritariamente, o preo do produto e a quantidade consumida. Exemplo: Quantidades consumidas de pezinhos nos diferentes nveis de preo, em um ms.
Preo ($) 0,15 0,20 Consumo Mensal (Unidade) 82 73

1. Demanda Desta forma possvel comear a estruturar a nossa definio de demanda (tambm pode ser chamada procura) como: a quantidade de um produto que o consumidor est disposto a consumir aos diferentes nveis de preo. A primeira coisa que temos que observar na demanda a disposio do consumidor em comprar, e no o fato da compra. Assim podemos dizer que se o preo for R$0,15 a demanda ser de 82 pezinhos/ms, mas se o preo for R$0,20 o consumo ser de 73 unidades/ms. Contudo, outras variveis importantes devem ser incorporadas definio de demanda. A primeira diz respeito ao perodo de tempo ao qual ns estamos nos referindo. Assim como na definio do mercado, na definio de demanda necessrio que se conhea claramente qual o intervalo e o perodo de tempo ao qual estamos nos referindo. Exemplo: Demanda mensal de pneus em maro de 2006 ou o Consumo de pneus semanal em maro de 2006. Aos mesmos preos, as quantidades sero diferentes. Da mesma forma o consumo mensal de pneus em fevereiro de 2006, poder tambm ser diferente do consumo em maro de 2006. Tambm importante que sejam limitadas s variaes nos demais fatores capazes de afetar a disposio dos consumidores em querer comprar mais ou menos do produto em questo. Exemplo: Se a renda dos consumidores mudar, eles provavelmente estaro dispostos a consumir uma quantidade maior ou menor do produto, mesmo que o preo e o perodo de tempo se mantenham constantes. Da mesma forma acontece com outros fatores como preos de outros produtos, gosto e moda, etc. Demanda portanto pode ser descrita como as quantidades que os consumidores esto dispostos a adquirir, de determinado produto, aos diferentes nveis de preo, num determinado perodo de tempo, mantendo-se constante todas as demais condies. Observao: Em economia comum supor que outras variveis alm das que esto sendo consideradas (neste caso preo e quantidade) se mantenham constantes. Isso feito para que se possa estabelecer uma relao de causa e efeito a partir de alteraes em cada uma das variveis estudadas. comum referir-se a esta suposio como Coeteris paribus. Entre os fatores capazes e afetar a demanda destacam-se: a) Preo; b) Renda dos consumidores; c) Preo dos produtos substitutos (ver definio abaixo); d) Preo dos produtos complementares (ver definio abaixo);

Gostos e preferncias (moda; faixa etria da populao; escolaridade; religio; processos de urbanizao; avanos tecnolgicos; propaganda; hbitos culturais; clima; pocas do ano). f) Expectativas futuras com relao ao comportamento do preo.
e)

Produtos substitutos: so aqueles que podem ser utilizados para satisfazer as mesmas necessidades humanas. Exemplos: a) Diferentes marcas de sabo so substitutas entre si; b) Na sua deciso de saciar sua fome durante o intervalo na praa de alimentao podemos considerar substitutos: pastel e empada. O que far com que o consumidor escolha um ou outro produto o preo e o grau de homogeneidade destes produtos, perante o consumidor, para satisfazer a sua necessidade. Se o consumidor no considerar os produtos homogneos ele escolher aquele que tenha maior "utilidade" para ele. Produtos complementares: aqueles que so consumidos juntos. Isto , um complementa a utilidade do outro. Dois produtos podem ter diferentes graus de complementaridade. Exemplos: Arroz e feijo - normalmente quando se come feijo se come com arroz, mas nem sempre que se come arroz se come com feijo. Eles so ditos produtos complementares mas o grau de complementaridade do arroz em relao ao feijo no igual ao grau de complementaridade do feijo em relao ao arroz. So tambm exemplos de produtos complementares: leite e achocolatados (Nescau, Toddy, etc), pneus e combustveis, po e margarina, goiabada e queijo, TV e DVD, shampoo e condicionador, caf em p e acar refinado, macarro e molho de tomate, etc. Assim podemos ter duas situaes distintas. A primeira que chamamos variao na quantidade da demanda e que se caracteriza pela variao na quantidade procurada em funo de uma alterao no preo do produto, mantendo-se constantes todos os outros fatores capazes de afetar a demanda (Grfico 2). Exemplo: Vamos considerar o consumo de botinas na cidade de Araatuba/SP. Se o preo mdio for de R$ 40,00 por par, o consumo mensal de 182 pares/ms (Ponto A). Mas se o preo aumentar para R$ 45,00, em mdia, a quantidade consumida diminui para 168 pares por ms.

Observe que a curva de demanda a mesma, o que mudou foi apenas posio dentro da curva. E a segunda situao onde o preo do produto permanece constante e o que muda algum fator capaz de alterar a demanda (Grfico 3). Por exemplo: se diminuir a renda do consumidor o consumo diminui mesmo sem que haja alteraes no preo. Esta situao chamada de variao na demanda pois, na verdade, o que acontece que passa a existir uma nova curva de demanda; uma demonstra a quantidade

que os consumidores esto dispostos a consumir antes da queda na renda e outra que demonstra a disposio de comprar o produto aps a diminuio da renda. Exemplo: Se o consumo inicial de botinas de 182 pares/ms ao preo de R$40,00, diante de uma queda na renda da populao (inflao) o consumo de botinas diminuir para 175 pares/ms, apesar do preo continuar o mesmo.

fundamental compreender que quanto mais direita estiver a curva de demanda maior ser e quanto mais a esquerda menor ser a demanda. 1.1 - Demanda do Consumidor e Demanda do Mercado. Um fato ao qual deve-se estar atento que a demanda pode ser individual (do consumidor) ou de mercado. A diferena bastante bvia. A demanda do consumidor individual expressa a quantidade que um consumidor especfico est disposto a consumir aos diferentes nveis de preo, em um dado conjunto de condies e de tempo. J a demanda de mercado expressa quanto os consumidores de um mercado (como um todo) esto dispostos a consumir em um dado conjunto de condies (coeteris paribus). Na verdade a demanda de mercado representa o somatrio das demandas individuais de cada consumidor do mercado em questo.

Questes para reviso. 1 - Qual a definio de economia? Resposta: Economia a cincia que estuda a maneira pela qual a sociedade organiza seus recursos para transform-los em bens e servios e satisfazer suas necessidades.

2 - O que so fatores de produo? Resposta: Recursos naturais (TERRA), Mo de obra (TRABALHO) e meios de produo (CAPITAL) 3 - Defina bens de consumo e bens de produo. Resposta: Bens de Consumo: So os bens destinados ao consumo final, ou seja, satisfazem necessidades do consumidor. Esto divididos em bens de consumo durveis como p. ex. automveis, eletrodomsticos, imveis etc. e bens de consumo no durveis como: combustveis, alimentos, cigarros, etc. Os Bens de Produo so aqueles utilizados na transformao de recursos em bens e servios finais. Os bens de produo so as maquinas, equipamentos, a mo de obra especializada empregada na produo, etc. A constituio de bens de produo depende do emprego de trabalho. No confundir bens de produo (meios de produo) com recursos naturais!. 4 - Porque existe a necessidade de escolha do que produzir em uma economia organizada? Resposta: Por causa da escassez de recursos e das quantidades ilimitadas de necessidades. 5 - Defina o que "custo de oportunidade". Resposta: Na escolha entre a produo de dois tipos de bens ou servios, o custo de oportunidade representa a quantidade de um bem ou servio sacrificada para obteno de uma determinada quantidade de outro bens ou servio. 6 - O que descreve uma curva de possibilidades de produo? Resposta: Descreve as possibilidades de produo combinadas para dois bens ou servios. 7 - Como so denominados os bens que no possuem preo na economia? Resposta: Bens livres ou ento no-econmicos . Ex.: O ar que respiramos. 8 - Quantos e quais so os agentes econmicos ? Resposta: 03 - Famlias / Empresas / Governo 9 - O que prevalece em termos de "propriedade" em uma economia de mercado? Resposta: Propriedade privada 10 - Como podemos definir uma economia planificada centralmente em relao ao papel do governo? Resposta: A economia planificada centralmente aquela onde o governo tem o papel de planejar e desenvolver todo o processo de produo econmica. Tambm conhecida como economia fechada onde prevalece a propriedade estatal dos meios de produ. So exemplos as economias socialistas ou comunistas, como a Coria do Norte e Cuba.

11 - Quais so as questes econmicas fundamentais? Resposta: O que produzir? / Como e quanto produzir? / Para quem produzir? 12 - Que tipo de estrutura de mercado mais se aproxima do sistema econmico brasileiro? Resposta: Economia Mista 13 - O que so bens intangveis? Resposta: So os servios. Porque cessam assim que prestados e no podem ser mensurados de forma fsica ou material. 14 - Como se comportar a curva de possibilidades de produo diante de uma inovao tecnolgica? Resposta: O comportamento esperado o seu deslocamento para fora ou para a direita visto que aumenta a produtividade com a inovao tecnolgica. 15 - Qual o papel do governo no fluxo circular da renda de uma economia? Resposta: Ao governo cabe, mediante arrecadao de impostos e contribuies, manter a infraestrutura produtiva, mediar conflitos de ordem econmica e social e oferecer bens pblicos, ou seja, aqueles que a iniciativa privada no se dispe a ofertar dado seu alto volume de investimento e tambm as restries de retorno econmico. 16 - Qual o significado do termo "mo invisvel" em economia? Resposta: O termo mo invisvel foi cunhado pelo Economista Adam Smith no sculo XVIII para explicar a forma como os recursos so alocados pelo empreendedor na economia. Como seus objetivos so a gerao de riqueza e a acumulao sua alocao evita o desperdcio. Desta maneira os empreendedores, agindo segundo as foras do mercado, (como se uma mo invisvel estivesse operando livre de interveno governamental), maximizam a riqueza oferecendo a melhor condio para a alocao dos recursos disponveis em um dado momento na economia. Esta a lgica chamada de liberalismo econmico que em sua verso mais recente conhecida como neoliberalismo. 17 - Como podemos dividir os campos de estudo da economia? Resposta: O estudo da Economia dividido em duas partes. A Microeconomia, que estuda o comportamento do consumidor e dos mercados de bens e servios para produtos especficos, analisando a demanda, a oferta e os custos de produo e a Macroeconomia, cujo campo de estudo abrange os aspectos gerais da economia, ou seja, o comportamento dos agregados econmicos, como por exemplo, o PIB, as taxas de desemprego, fenmenos relacionados as variaes de preos (deflao e inflao), taxas de juro, regimes cambiais, etc. e as principais decises de poltica econmica. 18 - Quando os recursos esto sendo utilizados de maneira ineficiente uma economia opera acima ou abaixo de sua curva de possibilidades de produo? Justifique sua resposta.

Resposta: Opera ABAIXO da fronteira ou CPP, porque existe capacidade produtiva ociosa. Este fenmeno ocorre em momentos de recesso econmica, quando existe um grande nmero de desempregados e tambm industrias operando abaixo de sua capacidade total de produo. 19 - Cite quais so as principais falhas do sistema de mercado, ou economia de mercado. Resposta: A principais so: no oferecer produtos em situaes onde o preo (valor de troca) inferior aos custos de produo - tendncia a acumulao de capital por parte das empresas que apresentam alguma vantagem no processo competitivo e a conseqente formao de Oligoplios e Monoplios 20 - Defina monopsnio? Resposta: o mercado no qual h somente um comprador para os meios de produo. 21 - Qual o conceito de "mercado" em economia? Resposta: Entende-se por mercado um local ou contexto em que compradores (procura/demanda) e vendedores (oferta) de bens, servios e recursos estabelecem contatos e realizam transaes. 22 - O que um monoplio? Resposta: um mercado oposto a concorrncia perfeita, nele existe um nico empresrio (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores de outro. 23 - Como podemos classificar a estrutura de mercado onde existem vrios compradores e vendedores de um bem ou servio? RESPOSTA: Concorrncia Perfeita 24 - Qual a definio de demanda? Resposta.: A demanda representa a quantidade de um bem ou servio que os consumidores estariam dispostos e teriam condies de adquirir em um determinado momento. Ex.: Demanda Anual de Carne Bovina no Brasil em 2004. 25 - Quais so as principais questes estudadas pela teoria microeconmica? Resposta.: A teoria microeconmica estuda o comportamento do consumidor nos vrios tipos de mercados de bens e servios, a formao dos preos e as condies para a oferta dos bens e servios pelos produtores. 26 - Porque a renda um fator determinante da demanda?

Resposta.: um fator determinante da demanda porque bens e servios normais tem preo e podem ser obtidos em maiores ou menores quantidades de acordo com a renda disponvel. 27 - O que so bens complementares? Cite um exemplo. Resposta.: So aqueles que complementam o consumo de outro bem ou servio. Exemplo: Consumo de Arroz e seu complementar Feijo, consumo de automveis e seu complementar combustvel, consumo de po francs e seu complementar manteiga, consumo de goiabada e seu complementar queijo, consumo de salgadinhos e seu complementar refrigerante, consumo de ternos e seu complementar gravatas 28 - De que forma uma expectativa de aumento de preos para um determinado produto pode influenciar a demanda? Resposta.: As expectativas de aumentos de preos exercem influncia direta sobre a demanda de um produto. Isto significa que, quando existem expectativas de aumento de preos os consumidores antecipam suas compras para evitar pagar mais caro quando o aumento confirmar-se. Um exemplo ocorre numa situao onde se especula sobre o aumento no preo dos combustveis. Donos de automveis, na medida do possvel, procuram encher o tanque de seus veculos para evitar pagar mais caro pelo produto posteriormente. As donas de casa faro o mesmo se existir expectativa de aumento para o preo do gs de cozinha. Referncias Bibliogrficas MENDES, Judas Tadeu Grassi,. Economia : fundamentos e aplicaes. So Paulo: Pearson: Prentice Hall, 2004. 309p. ISBN 858791880x Localizao no acervo da Biblioteca: 330 M538e MOCHON MORCILLO, Francisco; TROSTER, Roberto Luis. Introduo economia. 2.ed So Paulo: Makron Books, 1994. 391p. ISBN 8534601178 (broch.) Localizao no acervo da Biblioteca: 330 T857in 2. ed. PASSOS, Carlos Roberto Martins; NOGAMI, Otto. Princpios de economia. 4. ed. So Paulo: Pioneira, 2003. 632 p. ISBN 8522102821 (broch.) Localizao no acervo da Biblioteca: 330 P289p 4.ed SAMUELSON, Paul Anthony; NORDHAUS, William D. Economia. 12. ed. Lisboa: McGraw-Hill Companies, 1990. 1168 p. ISBN (Broch.) Localizao no acervo da Biblioteca: 330 S193ec 12. ed. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; ENRIQUEZ GARCIA, Manuel. Fundamentos de economia. So Paulo: Saraiva, 1998 - 2003. 240p. ISBN 8502023926 (broch.) Localizao no acervo da Biblioteca: 330 V331fu

WONNACOTT, Paul; CRUSIUS, Yeda Rorato; CRUSIUS, Carlos A; WONNACOTT, Ronald J. Introduo economia. So Paulo: McGraw-Hill Companies, c1985. 552p. ISBN (Broch.) Localizao no acervo da Biblioteca: 33 W872in

Das könnte Ihnen auch gefallen