Sie sind auf Seite 1von 4

Unidade: Unidade 2 Curso: Gesto de Pessoas Disciplina: Gesto do Conhecimento Professor: Daniela Baroni Nome: Lilian Garcez Castro

Rodrigues RA: 2220389570

A importncia da disseminao Conhecimento em organizaes familiares

Introduo

A organizao a ser analisada para o desenvolvimento do Desafio de Aprendizagem ser a empresa Dobes Comercial, na qual j atuo h seis anos. A Dobes Comercial esta no mercado h 20 anos no ramo de produtos odontolgicos e prteses em geral. Ela uma micro empresa, sendo composta apenas por 4 funcionrios e seus donos. A organizao possui um dficit muito grande no que se diz respeito liderana, processos internos, viso estratgica, o que prova isso o resultado de 64 pontos no total do escaneamento rpido da gesto do conhecimento.

Desenvolvimento

Podemos observar que a capacidade de aprendizado da organizao feita de maneira informal, ou seja, no estruturada, na qual os funcionrios trocam informaes, conhecimentos, experincias sem que haja reunies, documentos escritos, relatrios. A viso estratgica da organizao vista mais com pontos negativos do que positivos, como por exemplo na h um aprendizado coletivo entre os colaboradores, cada colaborador que j possui um conhecimento tcito passar tais conhecimentos para o prximo colaborador, no havendo uma rotina ou aes coordenadas para a disseminao das informaes. Um ponto positivo a ser lembrado o grande conhecimento tcito obtido pelos colaboradores, pois muitos j possuem mais de trs anos na organizao. Esse conhecimento tcito transformado em explicito quando se faz necessrio o aprendizado de novas funes, com isso gerado pequenos manuais escritos pelos prprios colaboradores. Porem na maioria das vezes no h essa converso de conhecimento, pois todos o conhecimento feito de maneira informal e tcito.

Aes propostas

O aprendizado da organizao se faz necessrio devido a grande importncia de se planejar estrategicamente, obter resultados tangveis e focalizar um sucesso futuro. Esse aprendizado s ser possvel a partir do memento em que a organizao promover de maneira efetiva sua gesto de competncias. Delegando dessa maneira funes e aes. O compartilhamento e a aplicao do conhecimento poder ser favorecido caso a organizao implante um sistema para mensurar seus ativos tangveis e principalmente os intangveis, que diz respeito as aprendizagens obtidas. Podemos utiliza o sistema BSC (balanced scorecard), que nos permite monitorar o crescimento futuro. Para que se possa favorecer a disseminao do conhecimento entre os liderados preciso que a liderana estimulem seus colaboradores, se abram para novas ideias e utilizem uma linguagem de fcil acesso, elaborando manuais prticos por parte das lideranas, para que os colaboradores possam desenvolver suas funes de maneira mais efetiva, diminuindo desse modo o tempo ocioso entre as tarefas otimizando cada vez mais suas rotinas. para que os quatro modos de converso do conhecimento tcito e explicito possam ser desenvolvidos com sucesso necessrio que a organizao desenvolva seu capital intelectual. Esse desenvolvimento deve passar por cada
2

individuo da organizao, com essa valorizao ser possvel haver uma maior socializao por parte dos colaboradores e os conhecimentos tcitos de cada um possam ser explanados e compartilhados com outros colaboradores, otimizando dessa maneira os conhecimentos operacionais. Com tudo podemos observar na era da comunicao a gerao do conhecimento faz com que haja novos nveis de colaborao entre indivduos e organizao, onde o aprendizado, a criatividade so importantes em todos os setores da organizao. Mas para que os conhecimentos possam ser aplicados com sucesso as organizaes devem se atualizar e preparar todos a sua volta, no apenas pensando em resultados e sim em pessoas que possam atingir resultados.

Referncias.

GOMIDE, Natercia Guimares. Gesto do Conhecimento e do Capital Intelectual. Departamento de Extenso e Ps Graduao. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.

www.paradigma.com.br acesso em 01 de maio de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen