Sie sind auf Seite 1von 5

DIEGO RODRIGUES DE SILVA VELASQUEZ Pintor espanhol (6/6/1599-6/8/1660), nascido em Diego Rodriguez de Silva y Velzquez, em Sevilha.

Iniciar-se discpulo de Francisco Herrera, o Velho, como aprendiz de Francisco Pacheco, autor do tratado Arte de Pintura (1649). Seus primeiros trabalhos possuem traos do naturalismo e explorar os contrastes de luz e sombra. Em 1622, ele viajou para Madrid para representar o rei Filipe IV, que pode fazer um ano mais tarde atravs do ministro real, o conde de Olivares, que se torna seu protetor.

Ele foi nomeado pintor da corte. Une o realismo ea idealizao dos retratos e figuras feitas em tons claro-escuro que lembram a influncia de Caravaggio. Em 1628 Rubens sabe e vai para a Itlia, em 1629, o estudo dos mestres venezianos, como Tiziano e Tintoretto.

Nesta temporada destaca o Crucificado (1630-1631), a representao realista tipicamente espanhola. Retornando para Madrid em 1631. Seu trabalho est dividido em gnero (The Spinners, o primeiro quadro da histria da arte dedicada ao trabalho, Forja de Vulcano, Bbados, The Spear, a entrega de Brera), imagens (Royal Hunt de Filipe IV) trabalhos individuais (Rokeby Venus).

Em 1649 ele viajou para a Itlia para comprar quadros para a coleo real. Ele retornou Espanha em 1651, que produz o melhor trabalho, incluindo as meninas (1656), o ponto mais alto de seus quadros do Tribunal. Morreu em Madrid

(Cuellar, Espanha, 1465-Santiago de Cuba, 1524) conquistador espanhol. Parte do volume de trabalho a segunda viagem de Colombo em 1493 e nos anos seguintes levou conquista e colonizao da ilha de Cuba a partir da base de Baracoa, fundada em 1512. Nesta era muito contido em Seu trato com os ndios, preferindo usar a diplomacia antes da Armas. Depois de ter consolidado a posio atravs da criao de enclaves espanhis to diversas como a Havana, Bayamo, Sancti Spiritus e Santiago de Cuba, onde instalou a sua capital, Diego Velzquez O centro de Assistncia Social, na costa de Yucatan, o lugar que enviou vrias expedies Como os de Hernandez de Crdoba, Grijalva e Alvarado. Diante de Hernn Corts, que se aventuravam no continente, temendo seu crescente prestgio, realizou vrias tentativas frustradas de se afastar do comando de sua expedio ao Mxico. Diego Velazquez foi provavelmente o maior artista do barroco na Espanha. Nascido em Sevilha em 1599. Entre as idades de 11 e 16 trabalhou como aprendiz do pintor maneirista, Francisco Pacheco. Foi aqui tambm ganhou as influncias do realismo flamengo e italiano. Nos primeiros anos, depois de cumprir a sua aprendizagem, as obras de Velzquez, foram divididos em trs categorias. Estes eram a vida continua, incluindo questes cotidianas

combinado com naturezas-mortas, retratos e cenas religiosas. Ele tambm mostrou uma forte tendncia para o naturalismo. Uma de suas primeira vida ainda era a comida, que agora est em exposio no Hermitage em So Petersburgo. Isso pode ter sido seu primeiro trabalho como mestre independente.

Outra lifes cedo ainda, ele produziu, o vendedor de gua de Sevilha, est em exposio no Apsley House, em Londres. Isso muitas vezes comparada obra de Caravaggio, uma vez que tem um uso muito inteligente de luz e sombra, e um retrato realista da natureza. Velzquez Sevilha em pessoas usam como modelos para suas pinturas religiosas e sua Adorao dos Magos, agora em exposio no Museo del Prado em Madrid, na verdade, alm de retratos de sua famlia e um retrato das figuras bblicas. Velazquez se moviam em crculos intelectuais de Sevilha, e introduziu a muitos poetas e escritores da poca. Esta foi a influncia mais tarde em sua vida quando seu trabalho adoptado o mais clssico. Em 1622, pintou um retrato do grande poeta Luis de Gngora y Argote, que agora fica no Museu de Belas Artes, Boston.

Velzquez foi para Madrid em 1623, e pintou um retrato do rei Filipe IV, que agora est em exibio no Museo del Prado em Madrid. Depois disso, ele foi nomeado pintor oficial do rei. Ele passou a maior parte dos prximos seis anos a pintar retratos da famlia real. Ele tambm pintou algumas mitolgicas, os bebedores, que tambm est em exposio no Museo del Prado. Sua descrio de pessoas que bebem ao Deus do vinho um bom exemplo de como Velzquez interessado em realismo, mas ainda mantm o seu tema mitolgico. Em 1929, Velzquez na Itlia, e passou os prximos dois anos viajando por todo o pas. Durante este tempo ele estudou arte italiana e as tendncias actuais. Uma das obras que ele produziu em suas viagens, Jos e seus irmos, est em exposio no El Escorial, perto de Madrid. Ele combina o estilo escultural de Michelangelo com as tcnicas de luz e sombra de muitos mestres italianos.

Velazquez quando retornou a Madrid, foi mantido como pintor da corte. Produziu muitas obras notveis, incluindo o prncipe Baltasar Carlos com um ano, que est em exposio no Museu de Belas Artes de Boston. Ele tambm colaborou com a decorao da sala do trono no Real novo Palcio de Buen Retiro, ao lado de alguns dos pintores mais famosos da poca. Sua obra mais famosa a imagem da batalha de Rendio de Breda. Esta agora em exposio no Museo del Prado, e a mais clebre composio histrica da arte barroca espanhola. Velzquez continuou como pintor da corte e arquiteto at sua morte em 1660. Diego Rodrguez de Silva Velzquez pintou cerca de cem quadros, obras de grande valor. O seu naturalismo barroco permitiu-lhe captar, como ningum, o que via. Atingiu um conjunto de conquistas que no encontraria semelhana at ao sculo 19. Altivo, inteligente, conhecedor da histria da arte, retratista da famlia real, alcanou as honras de cavaleiro da Ordem de Santiago por sua fidelidade Coroa.

Os pais de Velzquez chegaram a Sevilha no final do sculo 16. Seu pai era um fidalgo de origem portuguesa e logo percebeu a aptido do filho para a pintura. Velzquez teve como mestres Francisco Herrera, o Velho, e em 1610 entrou para o ateli de Francisco Pacheco. Ali permaneceu por muitos anos, obtendo, em 1617, o diploma de pintor e, no ano seguinte, desposando Joana, filha de seu mestre.

Nessa poca, suas obras mostram influncias do naturalismo de Caravaggio e Pieter de Aertsen. Em 1622 Velzquez foi chamado a Madri para pintar o monarca Felipe 4o aps a coroao, pois j eram famosas as suas obras "Velha fritando ovos", "Adorao dos Magos" e "O aguadeiro de Sevilha".

Quando o pintor flamengo Rubens visitou a corte madrilena, o nico pintor que desejou conhecer foi Velzquez. Os dois tornaram-se prximos e chegaram a viajar juntos. Rubens estimulou-o a viajar para a Itlia, onde permaneceu de 1629 a 1631. L descobriu a escola veneziana, e estudou Ticiano, Tintoretto e Veronese. Pintou "A forja de Vulcano" e "A tnica ensangentada de Jos levada a Jac" (ambas as telas com a influncia de El Greco).

Regressando a Espanha em 1631, Velzquez deu incio sua fase mais produtiva. Para o palcio de Bom Retiro fez retratos eqestres de Felipe 4o e pintou "A rendio de Breda"(1634-1635). Em 1649 retornou Itlia em misso oficial, para adquirir peas para a coleo real espanhola. Antes de voltar a Madri, pintou o retrato do papa Inocncio 10o (1650), que lhe valeu celebridade internacional, e duas paisagens, ou seja, duas vistas da Vila Mdici em Roma.

Em Madri foi encarregado da decorao dos palcios reais. Nessa poca pintou os retratos da rainha Mariana e da infanta Maria Teresa (que posteriormente se tornaria rainha da Frana). Por volta de 1655 pintou "As Fiandeiras" e, no ano seguinte, concluiu "As Meninas", composio que os crticos consideram sua obra-prima, sntese de seu realismo e de seu idealismo. Diego Rodrguez de Silva Velzquez, filho de um fidalgo de origem portuguesa, foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599. Sua aptido para a pintura se manifestou muito cedo e ele teve como mestres Francisco Herrera o Velho e, depois, Francisco Pacheco, de quem mais tarde se tornou genro. A principal fonte de informaes sobre os primeiros anos de sua carreira a obra Arte de la pintura (Arte da pintura), que Pacheco publicou em 1649. Velzquez iniciou sua carreira pelo naturalismo, sob a influncia de Caravaggio e Pieter de Aertsen. As obras de sua fase sevilhana so, sobretudo, naturezas-mortas e cenas de gnero -"Velha fritando ovos" (1618; National Gallery, Edimburgo), "O aguadeiro de Sevilha" (1619;

Museu Wellington, Londres). O artista j se destacava ento pela explorao do contorno e dos contrastes ilusionistas de luz e sombra. Nessa fase, Velzquez produziu tambm algumas composies de tema religioso, como as telas "Jesus em casa de Marta e Maria" (c. 1618; National Gallery, Londres) e "Adorao dos magos" (1619; Prado). Em 1622, aps a coroao de Filipe IV, Velzquez visitou Madri pela primeira vez, com o propsito de retratar o novo soberano. Embora j tivesse conquistado prestgio como retratista, s conseguiu seu objetivo no ano seguinte, quando foi nomeado, com o apoio do conde-duque de Olivares, seu protetor, para o cargo de pintor da corte madrilena. Nas novas atribuies, desenvolveu ainda mais seu talento, com o estudo das colees reais. Em 1628, o famoso pintor flamengo Rubens visitou a Espanha e, estimulado por ele, Velzquez viajou Itlia para conhecer o trabalho dos mestres italianos. De 1629 a 1631, Velzquez visitou os mais importantes centros culturais da Itlia, descobriu o colorido da escola veneziana e copiou e estudou, entre outros, Ticiano, Tintoretto e Veronese. A viagem intensificou o realismo de Velzquez, como demonstram duas de suas mais importantes composies, "A forja de Vulcano" (1630; Prado) e "A tnica ensangentada de Jos levada a Jac" (1630; El Escorial). Por sua composio, ambas as telas revelam a influncia de El Greco, pelo qual Velzquez nutria intensa admirao. Entre a produo dessa poca destaca-se tambm "Crucifixo" (c. 1631; Prado); tipicamente espanhola, trata-se de uma composio sombria, que nada deve s representaes italianas, e cujo realismo ultrapassa todas as convenes. Obrigado a regressar Espanha em 1631, por problemas de sade, Velzquez retomou suas funes e deu incio fase mais produtiva de sua carreira, marcada no apenas pelos retratos de personagens da corte, mas tambm por trabalhos com temas histricos, mitolgicos e religiosos. Para a redecorao do palcio de Bom Retiro, realizou diversos retratos eqestres de Felipe IV e sua nica obra com tema histrico, "A rendio de Breda" (1634-1635; Prado). Tambm conhecida como "As lanas", a obra considerada por grande parte dos crticos como a mais perfeitamente equilibrada do artista. Datam dessa poca as famosas sries de retratos do soberano, eqestres e em vestimentas de caa, e de outros personagens da corte espanhola em poses informais, como o do "Prncipe Baltasar Carlos" (Prado), que se destaca pela espontaneidade. Dentre as composies mais notveis dessa fase sobressaem os retratos de anes e bufes, nos quais Velzquez demonstra grande discernimento psicolgico e poder de caracterizao na capacidade de realar a dignidade dos modelos em contraste com sua deformidade, claramente exposta. Em 1649, Velzquez empreendeu nova viagem Itlia, dessa vez em misso oficial, para adquirir pinturas e esculturas para a coleo real espanhola. Nesse perodo, o artista se encontrava no auge de sua forma e antes de regressar a Madri pintou trs de suas obras mais conhecidas: o retrato do papa Inocncio X (1650; Galleria Doria Pamphili, Roma), quase impressionista, notvel pela severidade e que lhe valeu celebridade internacional, e suas nicas paisagens, duas vistas da Vila Medici, em Roma (Prado). nicos exemplares de paisagens puras em sua obra, marcadas pela liberdade de pincelada, as duas pequenas telas bastariam para justificar a posio de Velzquez como principal precursor do impressionismo.

De volta a Madri em 1651, foi encarregado da decorao de todos os palcios reais, mas prosseguiu com seus trabalhos de pintura, embora em ritmo menos acelerado. So dessa poca os retratos da rainha D. Mariana (1652-1653; Prado) e da infanta D. Maria Teresa (16521653; Museu de Histria da Arte, Viena), que mais tarde se tornaria rainha da Frana. Por volta de 1655, pintou o primeiro quadro na histria da arte dedicado ao trabalho, "As fiandeiras" (Prado), que teve suas propores definidas com base na observao de Velzquez das composies do teto da capela Sistina. Tambm nessa poca o artista concluiu o que todos os crticos consideram sua obra-prima, a tela "As meninas" (c. 1656; Prado), composio de extrema complexidade que culmina a srie dos quadros da corte. a sntese de seu realismo e de seu idealismo, tanto no sentido das propores ideais como no do esprito aristocrtico. A composio contrasta o grupo circular das figuras em cena e as linhas verticais que tendem para cima. Igual contraste se nota entre os fundos escuros e a luz que envolve as figuras. A infanta Margarida Maria o centro ideal da composio e em torno dela giram as outras figuras, inclusive o prprio Velzquez, autoretratado. A cena parece inesperada e espontnea -- a infanta e suas damas de honra o vem pintar o rei e a rainha, vistos apenas refletidos num espelho ao fundo -- apesar da hierarquia calculada do conjunto, com o artista em discreto segundo plano. Existem pouco mais de cem obras conhecidas de Velzquez. Como quase nunca assinava seus trabalhos, o artista teve atribudas a ele muitas telas de outros pintores. Embora suas obras chamem a ateno pela aparente naturalidade, no so fruto da simples observao, mas de uma elaborao intelectual, na busca de uma representao ideal do mundo em formas ideais. Cercado de prestgio e honrarias, Velzquez morreu em Madri, em 6 de agosto de 1660. Diego Rodriguez de Silva e Velazquez um espanhol que viveu no sculo VXII, considerado um dos mestres da pintura. Ele nasceu em Sevilha, em 1599, filho de um advogado descendente da nobreza portuguesa. Velazquez comeou na arte ainda garoto. Durante cinco anos, ele foi aprendiz do pintor Pacheco. Mais tarde, se casou com a filha do pintor. O artista demonstrou uma habilidade precoce em observar e registrar a realidade. Ele no era restrito a um nico tema. Seus quadros trazem cenas tpicas de tavernas, imagens de pessoas humildes, figuras mitolgicas, episdios histricos e motivos religiosos. Velazquez foi apresentado ao rei da Espanha, Felipe IV, e teve o privilgio de pintar um retrato do monarca. O rei ficou impressionado com o talento e o convidou para morar em Madrid. Como pintor oficial da corte, produziu diversos retratos da Famlia Real e mais de quarenta do rei Felipe IV. O artista espanhol fez duas viagens Itlia que influenciaram o trabalho dele. Em Roma, produziu o retrato do papa Inocncio X. Ele tambm comprou obras de arte para a coroa espanhola. E ainda era o responsvel pela imagem pblica do rei e pela decorao de festas e residncias da realeza. Diego velazquez recebeu o ttulo de cavaleiro de Santiago. O artista morreu aos 61 anos de idade, em 1660. Na primeira metade do sculo XIX, a pintura dele deixou os palcios e museus da Espanha. Com isso, ganhou fama no resto da Europa. Diego Velazquez foi um modelo para os principais pintores do impressionismo e do realismo.

Das könnte Ihnen auch gefallen