Sie sind auf Seite 1von 98

CONSTRUO CIVIL E ENGENHARIA CIVIL Iniciao de Oramentista

CURSO de

TCNICAS DE MEDIO E ORAMENTOS DE OBRAS


Regras de Medio Oramentao

Formador: A. Justo Domingues


Eng Tc Civil e Lic. em Eng Civil Municipal

Cursos co-financiados pelo Estado Portugus e Fundo Social Europeu

EFA CONSTRUO CIVIL Tcnico/a de Medies e Oramentos

REGRAS DE MEDIO

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras INTRODUO

Prembulo Desde 1986, tem vindo a ser atribuda especial importncia s medies, tendo em considerao as disposies legais relativas a empreitadas de obras pblicas, estabelecidas actualmente no Decreto-Lei n 59/99 de 2 de Maro, art. 202 no qual se faz referncia a que os mtodos e critrios a adoptar para realizao , das medies sero obrigatoriamente estabelecidos no caderno de encargos e, em caso de alteraes, os novos critrios de medio que porventura se tornem necessrios, devero ser desde logo definidos. A Portaria 428/95 de 10 de Maio, do Ministrio das Obras Pblicas, Transportes e Comunicaes, que regulamenta os concursos para empreitadas e fornecimentos de obras pblicas, estabelece tambm a seguinte ordem de prioridade a observar na medio de trabalhos quando no so estabelecidos outros critrios no caderno de encargos:
- Normas oficiais de medio que se encontrem em vigor; - Normas definidas pelo Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC); - Critrios geralmente utilizados ou os que forem acordados entre o dono da obra e o empreiteiro;

Salienta-se que, embora no existam normas oficiais de medio nem normas definidas pelo LNEC, tem vindo a ser prtica corrente considerar como normas do LNEC, os critrios definidos na publicao Regras de Medio na Construo.

Objectivos das medies As medies na construo e as regras a elas associadas constituem o modo de definir e quantificar, de uma forma objectiva, os trabalhos previstos no projecto ou executados em obra. Constituem, assim, uma das actividades importantes do projecto, sendo tambm fundamental para as principais entidades envolvidas no processo construtivo, nomeadamente o dono de obra e o empreiteiro, desde o anncio do concurso, base essencial para a apresentao e avaliao das propostas e elaborao de documentos contratuais, elaborao de autos de medio e controlo da facturao, isto , gesto e controlo econmico, desde as fases de planeamento de execuo. Deste modo, as medies dos trabalhos previstos no projecto ou executadas em obra devem ser entendidas por cada uma das entidades envolvidas como realizadas com regras bem definidas, tendo em vista atingir os seguintes objectivos: a) Possibilitar, a todas as empresas que apresentam propostas a concurso, a determinao dos custos e a elaborao de oramentos, com base nas mesmas informaes de quantidades e nas condies especificadas para os trabalhos indicados no projecto; b) Elaborar listas de trabalhos, de acordo com sistemas de classificao que individualizem cada trabalho segundo grupos especficos que possibilitem, s vrias entidades envolvidas no processo, anlises comparativas de custos e avaliaes econmicas de diferentes solues; c) Proporcionar s entidades adjudicantes a avaliao das propostas cujos preos foram formulados com idntico critrio, bem como permitir, de um modo facilitado, a quantificao das variaes que se verificarem durante a construo, devidas a trabalhos a mais e a menos ou a erros e a omisses de projecto; d) Possibilitar s empresas um acesso simplificado a informao eventualmente tipificada e informatizada relativa a trabalhos-tipo, permitindo assim a formulao de propostas para concursos com bases determinsticas slidas, nomeadamente as relativas a custos de fabrico, directos, indirectos, de estaleiro, de subempreitadas, etc. e) Proporcionar s empresas adjudicatrias uma sistematizao de procedimentos relacionada com o controlo dos diversos trabalhos a executar, nomeadamente os devidos a rendimentos de recursos que proporcionam o clculo das quantidades de materiais e a avaliao das quantidades de mo-de-obra, de equipamentos ou de outros recursos a utilizar na execuo dos trabalhos; f) Facilitar o estabelecimento dos planos de inspeco e ensaios aplicados ao controlo da qualidade e da segurana na execuo dos diferentes trabalhos; g) Facilitar a elaborao dos autos de medio e o pagamento das situaes mensais, no prazo de execuo da obra, e a elaborao da conta da empreitada quando da recepo provisria da obra; h) Estabelecer as bases para que as empresas realizem a anlise e o controle de custos dos trabalhos.

Pg. 1/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras Princpios de base As medies podem ser elaboradas a partir do projecto ou da obra, sendo as regras de medio aplicveis a ambos os casos; porm, na medio sobre projecto, os medidores devero ter conhecimento e experincia suficientes para poderem equacionar e procurar esclarecer, junto dos autores dos projectos, as faltas de informao que so indispensveis determinao das medies e ao clculo dos custos dos trabalhos. Apesar de cada obra possuir, em regra, particularidades que a diferenciam das restantes, podem ser definidos alguns princpios de base a ter em considerao na elaborao das medies, nomeadamente os seguintes: a) O estudo da documentao do projecto - peas desenhadas, caderno de encargos e clculos - deve constituir a primeira actividade do medidor. b) As medies devem satisfazer as peas desenhadas do projecto e as condies tcnicas gerais e especiais do caderno de encargos, pois podem existir erros e omisses que o medidor deve esclarecer com o autor do projecto. c) As medies devem ser realizadas de acordo com as regras de medio adoptadas e, na falta, o medidor deve adoptar critrios que conduzam a quantidades correctas. Estes critrios devem ser discriminados, de forma clara, nas medies do projecto. d) As medies devem ter em considerao as normas aplicveis construo, nomeadamente aos materiais, produtos e tcnicas de execuo. e) Dentro dos limites razoveis das tolerncias admissveis para a execuo das obras, as medies devem ser elaboradas de modo a que no sejam desprezados nenhum dos elementos constituintes dos edifcios. f) Durante o clculo das medies devem ser realizadas as verificaes das operaes efectuadas e as confrontaes entre somas de quantidades parcelares com quantidades globais. O grau de rigor a obter com estas verificaes e confrontaes depende, como evidente, do custo unitrio de cada trabalho. g) A lista de trabalhos deve ser individualizada e ordenada segundo os critrios seguintes:
- Os trabalhos medidos devem corresponder s actividades que so exercidas por cada categoria profissional de operrio; - As medies devem discriminar todos os trabalhos, principais e auxiliares, com uma definio clara de cada trabalho e indicarem as caractersticas mais importantes necessrias sua execuo. Sempre que possvel, esta definio deve ser esclarecida com a referncia s peas desenhadas e s condies tcnicas ou de outras informaes existentes noutras peas do projecto. - As medies devem ser decompostas por partes da obra que facilitem a determinao das quantidades de trabalho realizadas durante a progresso da construo bem como a comparao de custos com projectos similares.

Pg. 2/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 0. REGRAS GERAIS

0.1 Definies a) As medies de um projecto ou de uma obra so a determinao analtica e ordenada das quantidades dos diferentes trabalhos que so a base da determinao dos encargos definidos no projecto ou que integram a obra. b) A lista ou mapa de medies a descrio resumida das quantidades dos trabalhos e dos encargos calculados nas medies. c) O oramento o resultado da aplicao dos preos unitrios s descries das quantidades dos trabalhos indicados na lista de medies.

0.2 Condies gerais a) As medies devem descrever, de forma completa e precisa os trabalhos previstos no projecto ou executados em obra. b) Os trabalhos que impliquem diferentes condies ou dificuldades de execuo sero sempre medidos separadamente em rubricas prprias. c) As dimenses a adoptar sero em regra as de cada elemento de construo arredondadas ao centmetro. Esta regra no aplicvel s dimenses indicadas na descrio das medies. Sempre que possvel, nas medies de projecto, as dimenses sero as indicadas nas cotas dos desenhos ou calculadas a partir destas. d) Salvo referncia em contrrio, o clculo das quantidades dos trabalhos ser efectuado com a indicao das dimenses segundo a ordem seguinte:
- em planos horizontais, comprimento x largura x altura ou espessura. - em planos verticais, comprimento x largura ou espessura x altura, considerando-se como comprimento e largura as dimenses em planta dos elementos a medir.

e) As dimenses que no puderem ser determinadas com rigor devero ser indicadas com a designao de quantidades aproximadas. f) As medies devem ser apresentadas com as indicaes necessrias sua perfeita compreenso, de modo a permitir uma fcil verificao ou rectificao, e a determinao correcta do custo. Em regra, as dimenses utilizadas na medio devero ser sempre passveis de verificao fcil e clara. g) Recomenda-se que as medies sejam organizadas por forma a facilitar a determinao dos dados necessrios preparao da execuo da obra e ao controle de produo, tendo em vista a repartio dos trabalhos por diferentes locais de construo e o clculo das situaes mensais de pagamento e controle de custos. h) Os captulos das medies e a lista de medies podero ser organizados de acordo com a natureza dos trabalhos ou por elementos de construo. Quando o critrio de organizao for o da natureza dos trabalhos, estes devero ser integrados nos captulos indicados nestas regras e apresentados pela mesma ordem. i) As medies dos trabalhos exteriores ao edifcio (acessos, jardins, vedaes, instalaes exteriores ao permetro do edifcio, etc.) devero ser, no seu conjunto, apresentadas separadamente dos trabalhos relativos ao edifcio. j) Dever indicar-se sempre o nome do tcnico ou dos tcnicos responsveis pela elaborao das medies e lista de medies. k) Sempre que as medies de certas partes do projecto, nomeadamente as relativas s instalaes, forem elaboradas por outros tcnicos, o nome destes tcnicos deve vir referido no incio dos respectivos captulos.

0.3 Unidades de medida a) As unidades base de medida so as seguintes:

Pg. 3/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

b) Os resultados parciais dos clculos das medies obedecero, em regra, aos arredondamentos seguintes:

As quantidades globais a incluir nas listas de medies obedecero, em geral, aos arredondamentos seguintes:

c) Quando a aplicao destas regras tiver como resultado a eliminao da indicao da quantidade de qualquer rubrica, dever ser indicada a quantidade exacta. d) Quando o preo dos trabalhos o justifique, estes arredondamentos podem ser modificados para mais ou para menos. Neste caso, o documento relativo s medies deve mencionar o critrio adoptado na definio dos arredondamentos.

Pg. 4/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 1. ESTALEIRO

1.1 Regras Gerais a) As medies do estaleiro - trabalhos de montagem, explorao e desmontagem das instalaes e equipamentos necessrios execuo da obra - podem ser individualizadas nos sub-captulos seguintes:
- Instalaes provisrias do estaleiro - Equipamento do estaleiro - Pessoal do estaleiro

b) As medies das instalaes provisrias destinadas ao pessoal - casa do guarda, dormitrio, instalaes sanitrias, refeitrio, habitaes e outras - sero realizadas de acordo com os elementos seguintes:
- legislao em vigor - rea do terreno disponvel para implantao do estaleiro; - quantidade de pessoal a empregar para a execuo da obra.

c) As medies das instalaes provisrias para funcionamento dos servios do estaleiro - escritrio, armazns, oficinas e outras - das vias de acesso e de circulao, das redes de alimentao e distribuio, dos equipamentos e do pessoal de estaleiro s sero elaboradas nos casos seguintes:
- Nas obras executadas por percentagem; - Quando o projecto estabelecer as condies necessrias sua utilizao; - Quando o oramento for calculado com base na subdiviso do preo da obra em custos directos, custos de estaleiro e custos indirectos

d) As medies relativas ao estaleiro indicaro as informaes seguintes:


- Localizao da rea destinada ao estaleiro, medio respectiva e acessos existentes; - Redes de guas e esgotos, electricidade e telefones que podem ser utilizadas durante a execuo da obra; - Limitaes impostas pelo projecto ou por outras circunstncias relativas utilizao da rea destinada ao estaleiro.

e) As medies indicaro a natureza dos materiais a aplicar na execuo das instalaes provisrias.

1.2 Instalaes provisrias do estaleiro 1.2.1 Instalaes destinadas ao pessoal e para funcionamento dos servios de estaleiro a) A medio ser realizada em m segundo a rea determinada em projeco horizontal da envolvente exterior de cada instalao ou unidade (un), considerando sempre separadamente cada tipo de instalao. b) A medio engloba todos os trabalhos relativos execuo de cada instalao, incluindo as redes de guas, esgotos, electricidade, telefones, gs e outras. c) A medio compreende o transporte, montagem, explorao, conservao e desmontagem de cada instalao. d) Sempre que necessrio as operaes da alnea anterior podero ser medidas em rubricas prprias.
2

1.2.2 Instalaes de vias de acesso, caminhos de circulao e vedaes a) A medio ser realizada unidade (un). b) A medio inclui todos os trabalhos necessrios sua execuo, nomeadamente terraplenagens, drenagens, pavimentao, conservao e reposio do terreno nas condies indicadas no projecto.

1.2.3 Instalao de redes de alimentao, de distribuio e de esgotos a) As redes de alimentao e distribuio de guas, electricidade, telefones, gs ou outras e as redes de esgotos sero medidas unidade (un). b) A medio engloba todos os trabalhos necessrios montagem, explorao, conservao e desmontagem destas instalaes.

1.3 Equipamentos do estaleiro a) As medies relativas a mquinas - gruas, centrais de betonagem, viaturas, tractores, etc. -, a ferramenPg. 5/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras tas e utenslios, ao equipamento auxiliar - andaimes, mquinas de oficinas e outras - e a outros meios mecnicos so, em regra, includas nas medies dos diferentes trabalhos em que este equipamento utilizado. b) As medies destes equipamentos podem no entanto, sempre que seja necessrio, serem individualizadas em rubricas prprias, e serem aplicadas regras especficas

1.4 Pessoal do estaleiro a) As medies relativas ao pessoal do estaleiro - director tcnico, encarregado, pessoal de escritrio e de armazm, operrios de limpezas, cargas e descargas, guardas, enfermeiro, etc. - so, em geral, includas nas medies dos diferentes trabalhos da obra. b) Quando for necessrio a constituio de rubricas prprias para o pessoal do estaleiro, devero ser aplicadas regras especficas

Pg. 6/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 2. TRABALHOS PREPARATRIOS

2.1 Regras gerais a) As informaes relativas planimetria e altimetria e os resultados do reconhecimento ou da prospeco geotcnica do terreno, que so indicados no projecto, sero referidos nas medies. b) As informaes sobre a existncia de redes de distribuio - gua, esgotos, gs, electricidade, etc - ou quaisquer outros obstculos realizao dos trabalhos sero apresentadas no enunciado das medies. c) As medidas para a determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto e sem considerao de empolamentos

2.2 Desvio de obstculos a) Regra geral, os trabalhos de desvio de qualquer obstculo execuo da obra sero medidos unidade (un), com indicao resumida da natureza desses trabalhos. b) A medio do desvio de canalizaes e de cabos enterrados ser feita medindo separadamente o movimento de terras necessrio, segundo as regras enunciadas em Movimento de terras para canalizaes e cabos enterrados, e a remoo e reposio das canalizaes e dos cabos, pelos mesmos critrios relativos sua montagem.

2.3 Proteces

a) A medio ser realizada unidade (un). b) A medio engloba todas as operaes e materiais necessrios para assegurar a proteco de qualquer construo ou vegetao existente no local da obra e que no deva ser afectada durante a execuo dos trabalhos.

2.4 Drenagens

a) A medio da drenagem de qualquer lenol de gua superficial ser realizada em m de superfcie do terreno a drenar, medida em planta. b) A medio engloba todas as operaes necessrias execuo das drenagens. c) A drenagem de guas freticas a executar, aquando da realizao de movimento de terras, ser includa na medio destes trabalhos.

Pg. 7/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

2.5 Desmatao a) A medio ser realizada em m ; b) A medio refere-se desmatao de arbustos, sebes ou rvores com menos de 0,10 m de dimetro, determinado altura de 1,20 m do solo (dimetro altura do peito DAP) c) A medio ser efectuada segundo as reas determinadas em projeco horizontal. d) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de desmatao, nomeadamente: abate, empilhamento, carga, transporte, remoo e descarga e) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. f) As medies indicaro, sempre que possvel, o local de depsito ou vazadouro dos produtos da desmatao
2

2.6 Abate ou derrube de rvores a) A medio ser realizada unidade (un). b) A medio refere-se ao abate ou derrube de rvores com mais de 0,10 m de dimetro, determinado altura de 1,20 m do solo (dimetro altura do peito - DAP) e inclui o arranque de razes c) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de abate ou derrube, designadamente: abate, desponta, descasque, operao de torar, empilhamento, transporte, remoo ou descarga. d) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. e) As medies indicaro, sempre que possvel, o local de depsito ou vazadouro dos produtos do abate ou derrube de rvores.

2.7 Desenraizamentos a) A medio ser realizada unidade (un). b) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de desenraizamento nomeadamente: arranque de razes empilhamento, carga, transporte, remoo, descarga, e os trabalhos a realizar com a sua eliminao, quando necessria. c) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. d) As medies indicaro, sempre que possvel, o local de depsito ou vazadouro dos produtos de desenraizamentos.

2.8 Arranque e conservao de leivas (placas de relva) a) A medio ser realizada em m


2

b) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de arranque e conservao de leivas, nomeadamente: arranque, empilhamento, carga, transporte, depsito e conservao. c) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. d) As medies indicaro, sempre que possvel, o local de depsito das leivas, e os mtodos de depsito e conservao. e) A medio do arranque de leivas unicamente para remoo, ser includa no sub-captulo Decapagem ou remoo de terra vegetal do captulo Movimento de terras. Pg. 8/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 3. DEMOLIES

3.1 Regras gerais a) As medies sero realizadas tendo em ateno que as demolies podero ser totais ou parciais. A escolha do critrio depende principalmente dos meios e dos mtodos a empregar. b) A medio das demolies totais poder ser efectuada quer unidade (un) quer por elementos de construo, conforme for mais adequado. c) A medio das demolies parciais ser efectuada por elementos de construo. d) As unidades de medio das demolies por elementos de construo sero idnticas s que seriam utilizadas na respectiva execuo e) As medies sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as principais caractersticas dos trabalhos, nomeadamente:
- natureza e dimenses dos elementos; - qualidade dos materiais; - condies de execuo.

f) A pertena dos produtos da demolio e o seu destino sero referidos nos artigos de medio. g) Quando das demolies provenham materiais recuperveis, as medies sero agrupadas em artigos prprios e devem ter em considerao os encargos da limpeza, armazenamento e conservao. h) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de demolio, nomeadamente:
- carga, transporte e descarga dos materiais demolidos; - andaimes; - estabelecimento de meios de proteco e de segurana necessrios execuo dos trabalhos; - limpezas.

i) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias j) As medies indicaro a distncia mdia de transporte e, sempre que possvel, o local de depsito ou vazadouro dos produtos de demolio.

Pg. 9/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 4. MOVIMENTO DE TERRAS

4.1 Regras gerais a) As medies de movimento de terras sero individualizadas nas rubricas seguintes:
- Terraplenagens - Movimento de terras para infra-estruturas

b) Sero referidas nas medies as informaes mencionadas no projecto, relativamente s condies seguintes:
- planimetria e altimetria especialmente no caso de relevo acidentado ou de grande inclinao - natureza e hidrologia do terreno de acordo com os resultados do reconhecimento ou da prospeco geotcnica - existncia de redes de distribuio de guas, esgotos, electricidade, telefones e gs ou outras instalaes e quaisquer construes ou obstculos que possam ser atingidos durante a execuo dos trabalhos - existncia de terrenos infestados ou infectados; - localizao de construes na vizinhana do edifcio que possam ser afectadas pelas escavaes.

c) A classificao dos terrenos ser realizada de acordo com a Especificao LNEC - E 217 - Fundaes Directas Correntes. Recomendaes. d) As medies sero agrupadas em rubricas prprias de acordo com as condies de execuo ou com os meios a utilizar na realizao dos trabalhos. Segundo este critrio, na medio destes trabalhos podem assim ser consideradas diferentes classes de terrenos e) Os trabalhos realizados em condies especiais devem ser medidos em rubricas prprias, nomeadamente nos casos seguintes:
- trabalhos realizados abaixo do nvel fretico. Os trabalhos relativos a bombagens podero ser medidos durante a execuo das escavaes; - trabalhos realizados em locais infectados ou infestados; - trabalhos realizados em terrenos com relevo muito acidentado ou de grande inclinao; - escavaes junto de construes que obrigam adopo de medidas especiais de segurana.

f) As medidas para a determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto sem considerao de empolamentos g) O aluguer de locais para depsito, as taxas de vazadouro ou o custo de terras de emprstimos sero referidos nos artigos de medio respectivos.

4.2 Terraplenagens

4.2.1 Decapagem ou remoo de terra vegetal a) A medio ser realizada em:


- m2 para trabalhos cuja profundidade no ultrapassa 0,25 m; - m3 para trabalhos cuja profundidade ultrapassa 0,25 m.

b) A medio em m ser efectuada segundo as reas determinadas em projeco horizontal. c) A medio em m ser efectuada a partir das reas determinadas em projeco horizontal multiplicadas pela profundidade mdia das escavaes. d) A medio engloba as operaes relativas execuo dos trabalhos de remoo da camada superficial de terra vegetal, nomeadamente: escavao, carga, transporte descarga e espalhamento. Pg. 10/75
3

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras e) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser medidas em rubricas prprias. f) As medies indicaro a distncia mdia provvel de transporte e, sempre que possvel, o local de depsito ou vazadouro dos produtos da decapagem

4.2.2 Escavao

a) A medio ser realizada em m

b) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de escavao, nomeadamente: escavao, baldeao, carga, transporte e descarga. c) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. d) As medies indicaro a distncia mdia provvel de transporte e, sempre que possvel, o local de aterro, de depsito ou vazadouro dos produtos da escavao. e) As alvenarias, betes ou outras obras enterradas sero deduzidas da medio e consideradas no captulo de Demolies. f) A escavao de terras de depsito ou de emprstimo ser tambm includa nesta rubrica.

4.2.4 Regularizao e compactao superficial

a) A medio ser realizada em m

b) As medies sero efectuadas segundo as reas determinadas em projeco horizontal. A medio da regularizao e compactao superficial de taludes de diferentes inclinaes dever fazer-se em rubricas separadas c) A medio engloba todas as operaes necessrias execuo dos trabalhos de regularizao e compactao. d) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. e) As medies indicaro a espessura da camada de aterro ou de terreno, interessada na compactao, que for mencionada no projecto. f) A compactao superficial de terras s ser considerada isoladamente quando no for acompanhada de reposio de terras.

4.3 Movimento de terras para infra-estruturas

4.3.1 Escavao livre a) A medio ser realizada de acordo com as regras indicadas no sub-captulo anterior Pg. 11/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras b) Na medio da escavao livre ainda h que considerar a escavao em profundidade e escavao superfcie.

4.3.2 Abertura de valas, trincheiras e poos a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas obedecer s regras seguintes:


- As dimenses em planta so as indicadas no projecto - As alturas ou profundidades sero medidas a partir do nvel do terreno antes da execuo das escavaes e incluem a espessura do beto de proteco ou de limpeza.

c) Os volumes de escavao devem ser considerados divididos em diferentes camadas com 1,50 m de espessura em profundidade; d) A escavao de valas e de trincheiras com desenvolvimento em curva devem ser medidas em rubricas prprias. e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de escavao, nomeadamente: escavao, baldeao, carga, transporte e descarga. f) Sempre que necessrio as operaes da alnea anterior podero ser medidas separadamente em rubricas prprias. g) As medies indicaro a distncia mdia provvel de transporte e, sempre que possvel, o local de aterro, de depsito ou vazadouro dos produtos da escavao.

4.3.3 Reposio de terras ou aterro para enchimento a) A medio ser realizada em m


3

b) A medio engloba todas as operaes necessrias execuo dos trabalhos de aterro. c) As medies mencionaro as caractersticas e as espessuras das camadas de aterro mencionadas no projecto. d) As medies indicaro a origem dos locais de escavao dos produtos a utilizar no aterro.

4.3.4 Regularizao e compactao superficial a) A medio ser realizada em m


2

b) As medies sero efectuadas segundo as reas determinadas em projeco horizontal. c) Estas regras no se referem regularizao de paramentos verticais de escavaes, cuja medio estar includa na prpria escavao. d) A medio da compactao e regularizao superficial de taludes de diferentes inclinaes dever fazer-se em rubricas separadas. e) As medies indicaro a espessura das camadas de terreno interessadas na compactao. f) A compactao superficial de terras s ser considerada isoladamente quando no for acompanhada de reposio de terras. g) A escavao de terras de depsito ou de emprstimo necessrias execuo dos aterros ser includa no sub-subcaptulo Escavao livre do presente sub-captulo.

4.3.5 Escoramento e entivao a) A medio ser realizada em m de paramento escorado e entivado. b) Sempre que necessrio, as medies sero realizadas de modo a que os trabalhos fiquem individualizados segundo:
- a natureza dos materiais empregados para o escoramento ou entivao; - as condies de execuo dos trabalhos.
2

4.3.6 Movimento de terras para canalizaes e cabos enterrados Pg. 12/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras a) As operaes de abertura de valas ou trincheiras, seu escoramento e entivao, reposio de terras e compactao, necessrias ao movimento de terras destinado execuo de canalizaes e cabos enter3 rados, podero ser medidas em conjunto, sendo neste caso, a medio realizada em m de terreno a movimentar. b) Quando se adoptar a regra da alnea anterior, os volumes de movimento de terras correspondentes s diferentes camadas indicadas na alnea b) do sub-captulo Abertura de valas, trincheiras e poos, sero medidos separadamente em rubricas prprias. c) Quando no se adoptar a regra da alnea a) e forem medidas separadamente a escavao, a reposio de terras e a compactao, s so deduzeis os volumes ocupados pelas canalizaes e cabos enterra3 dos iguais ou superiores a 0,1 m por metro de tubagem.

Pg. 13/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 5. PAVIMENTOS E DRENAGENS EXTERIORES

5.1 Regras gerais a) As medies relativas a pavimentos exteriores sero individualizadas em rubricas relativas a pavimentos permeveis ou impermeveis b) As medies relativas a drenagens exteriores sero individualizadas em rubricas designadas por enterradas e superficiais c) Sero referidas, nas medies, as informaes mencionadas no projecto relativamente s condies seguintes:
- planimetria altimetria relevo e inclinaes; - possibilidade ou tendncia para alteraes nas condies existentes, face a exigncias da obra.

d) Neste captulo no devero incluir-se os trabalhos de proteco contra infiltraes no interior dos edifcios salvo quando o sistema previsto constitua um todo, isto , quando as infiltraes que ali se acautelam possam vir a resultar de condies particulares dos pavimentos envolventes, e que no possam ser corrigidos completamente no tratamento destes e) Quando existam muros de suporte ou de espera na formao de socalcos ou na moderao de acidentes, e que para alm da forma, de agulheiros ou outras defesas, a incluir na medio do beto ou alvenarias de que forem constitudos, existam tubos de esgoto, drenos, impermeabilizaes ou valas de recolha, devero ser medidos neste captulo e, para tanto, bem caracterizados no projecto f) Os tratamentos superficiais de remate, proteco ou embelezamento devem ser medidos em m e perfeitamente caracterizados quanto obra aparente e quanto aos trabalhos de preparao ou suporte Nestes casos, cada um destes trabalhos deve ser objecto de medio particular, na qual se indicar a posio e funo no conjunto. g) A medio destes trabalhos ser realizada nas seguintes condies:
1) movimento de terras de acordo com o que foi indicado no captulo Movimento de terras, com a indicao de eventuais embaraos ao livre desenvolvimento dos trabalhos e caractersticos deste tipo de obras. 2) os trabalhos de impermeabilizao sero medidos em m de superfcie a tratar, devendo indicar-se a natureza do suporte, a espessura das camadas e a sua especificao tcnica. 3) a medio da impermeabilizao em caleiras e relevos, e a proteco desta contra choques ou atritos, quando com desenvolvimento inferior a 1,00 m, ser feita em m e bem caracterizada. 4) a medio dos tubos de esgoto ou de drenagem, ser feita em m, mas ficando bem individualizados os artigos relativos a:
- tubos de drenagem nomeadamente de beto ou material cermico - tubos porosos ou perfurados - meios-tubos (caleiras) por exemplo de beto ou material cermico - os trabalhos de drenagem por blocagem, quer em contacto com muros, quer em valas livres, sero decompostos nas operaes especficas que exigem medidas em separado, de acordo com as recomendaes aplicveis das respectivas especialidades. - as obras de alvenaria e beto em caixas de passagem, filtros, sarjetas e sumidouros, sero igualmente medidas de acordo com o que se recomenda nos captulos das especialidades aplicveis.
2

Pg. 14/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

Pg. 15/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 6. FUNDAES

6.1 Regras Gerais a) As medies relativas s fundaes sero particularizadas nos sub-captulos seguintes:
- Fundaes indirectas - Fundaes directas.

b) As medies dos trabalhos sero realizadas de modo a ficarem individualizados os trabalhos de beto, cofragens, e armaduras e ordenadas em rubrica de trabalhos relativos a infra-estruturas (abaixo do nvel superior do tosco do primeiro pavimento) c) As medies devero indicar as referncias de identificao mencionadas no projecto, de forma a assegurar a coordenao das peas escritas e desenhadas e a permitir a sua verificao.

6.2 Fundaes indirectas

6.2.1 Regras gerais a) As medies relativas s fundaes indirectas sero particularizadas nos sub-captulos seguintes:
- Estacas prefabricadas e cravadas no terreno e estacas moldadas no terreno; - Peges.

b) Sero referidas nas medies as informaes mencionadas no projecto, relativamente s condies seguintes:
- planimetria e altimetria, especialmente no caso de relevo acidentado ou de grande inclinao; - natureza e hidrologia do terreno, de acordo com os resultados do reconhecimento ou da prospeco geotcnica; - existncia de redes de distribuio de gua, esgotos, electricidade, gs, telefones ou outras instalaes e quaisquer construes ou obstculos, quando possam ser atingidos durante a execuo dos trabalhos. Nestes casos, deve indicar-se se as redes, instalaes, construes ou obstculos tero de ser removidos de forma provisria ou definitiva; - localizao de construes na vizinhana do edifcio que possam afectar o trabalho de execuo das fundaes. Se existirem, devem indicar-se as implicaes das construes na execuo das fundaes; - existncia de terrenos infestados ou infectados;

c) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos, nomeadamente:


- escavao ou furao; - baldeao; - colocao de armaduras; - betonagem; - carga; - transporte a vazadouro; - descarga dos produtos de escavao; - mudana do equipamento.

d) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias e) Sero indicados em rubricas prprias os trabalhos de instalao do estaleiro, tais como:
- transporte de equipamento; - montagem e organizao do estaleiro; - fornecimento de gua e energia elctrica nos locais de trabalho, respectivamente com caudal e potncia necessrias.

f) Todos os trabalhos, cuja realizao necessria devido a condies especiais, devem ser medidos em rubricas prprias, tendo-se por exemplo:
- bombagens, quando necessrias a trabalhos realizados abaixo do nvel fretico - movimento de terras, quando os terrenos se apresentarem com relevo muito acidentado ou com grande inclinao; - demolies e trepanagens, se existirem obstculos aparentes ou enterrados no correntes, devendo-se neste caso particular apresentar sempre o seu custo unitrio.

Pg. 16/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


- entivaes e/ou escoramento, devido existncia de construes na vizinhana dos trabalhos ou sua necessidade quando da escavao para execuo dos peges; - imobilizaes de equipamento e pessoal, quando existirem paragens excepcionais no imputveis ao empreiteiro;

g) As furaes ou escavaes no betonadas de estacas ou poos sero medidas em metros (m), em rubricas prprias. h) As medidas indicadas no projecto para a profundidade das fundaes sero sempre consideradas como quantidades aproximadas, a rectificar de acordo com as profundidades reais atingidas durante a execuo das obras. i) As medidas para determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. j) As medies sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as condies de execuo ou com os meios a utilizar na realizao dos trabalhos. k) Deve ser elaborada uma descrio sumria dos trabalhos, contendo o processo de execuo das fundaes, cota de execuo dos trabalhos e os materiais a adoptar, nomeadamente as referidas nas Regras Gerais descritas no sub-captulo Beto, do captulo Beto, Armadura e Cofragem em Elementos primrios e no sub-captulo Armaduras do mesmo captulo. l) Outros tipos ou condies de fundaes especiais, no previstas no presente captulo, sero tratados dentro do mesmo esprito, isto , as medies devero discriminar as regras que forem adaptadas, de forma a evitar ambiguidades na determinao das medidas e no clculo das medies e a permitir a sua verificao.

6.2.2 Estacas prefabricadas e estacas moldadas

Pg. 17/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

As estacas prefabricadas e estacas moldadas so fundaes indirectas cujos modos de execuo so diferentes, isto , as primeiras so, como o nome indica, prefabricadas em estaleiro e posteriormente cravadas no terreno, e as segundas, estacas moldadas, podem ser:
- cravadas e moldadas no terreno - moldadas com entubamento e extraco do terreno - moldadas sem entubamento e com extraco do terreno

As regras de medio a considerar para este tipo de fundaes so as seguintes: a) A medio ser realizada em m. b) O comprimento das estacas ser medido pelos seus comprimentos reais, reais desde as faces inferiores das sapatas at s respectivas extremidades inferiores das estacas. c) As medies de estacas sero individualizadas, em rubricas prprias, de acordo com as suas principais caractersticas, nomeadamente:
- dimetro das estacas; - materiais constituintes (caractersticas do beto e das armaduras e respectivas - seces nas estacas de beto armado); - inclinao das estacas; - meios e condies de execuo.

d) A medio da estaca compreende a furao, baldeao de terras, colocao de armadura, betonagem, carga e transporte a vazadouro das terras sobrantes e mudana de equipamento. e) Sempre que for conveniente, as operaes indicadas na alnea anterior podero ser medidas em rubricas prprias. f) O corte da cabea da estaca e respectiva reparao de armaduras ser medido unidade. g) Os ensaios de carga sobre estacas sero medidos unidade e individualizados de acordo com a sua carga mxima de ensaio. h) Os ensaios para cargas mximas diferentes sero medidas em rubricas prprias.

6.2.3 Peges

Pg. 18/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

a) A medio ser realizada em m. b) O comprimento do pego ser medido na vertical, na totalidade da parte betonada. c) As medies de peges sero individualizadas em rubricas prprias de acordo com as suas principais caractersticas, nomeadamente:
- seco dos peges - seco, tipo e classe das armaduras; - caractersticas do beto; - meios e condies de execuo.

d) A medio do pego compreende a escavao, baldeao de terras, colocao das armaduras, betonagem, carga e transporte a vazadouro e descarga das terras sobrantes. e) Sempre que for conveniente, as operaes indicadas na alnea anterior podero ser medidas em rubricas prprias. f) O escoramento e/ou entivao ser sempre medido em rubricas prprias, pelas regras indicadas no subsubcaptulo Escoramento e entivao do sub-captulo Movimento de terras para infra-estruturas g) As bombagens sero sempre medidas em rubricas prprias, de acordo com regras que devero ser devidamente descriminadas.

6.3 Fundaes directas

6.3.1 Regras gerais a) As medies dos trabalhos sero realizadas de modo a ficarem individualizadas, em sub-captulos prprios, os trabalhos de beto, cofragens e armaduras. Pg. 19/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras b) As caractersticas a especificar ao beto so as referidas nas Regras Gerais descritas no sub-captulo Beto, do captulo Beto, Cofragem e Armaduras em Elementos primrios. c) As caractersticas a especificar para as Cofragens e Armaduras, so as referidas nos respectivos subcaptulos do captulo Beto, Cofragem e Armaduras em Elementos primrios.

6.3.2 Proteco de fundaes a) A medio ser realizada em m


2

b) A medio indicar a espessura da camada de beto para proteco e regularizao da base de fundaes. c) Se existirem moldes laterais, a sua medio ser realizada em rubrica prpria e includa em Cofragens de proteco de fundaes do presente captulo.

6.3.3 Enrocamentos e massames a) A medio ser realizada em m


2

b) A medio indicar as caractersticas e as espessuras das camadas de enrocamento e de massame. c) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de massame, nomeadamente: preparao do solo das fundaes, enrocamento e beto. d) Sempre que necessrio as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias, por exemplo o caso da medio da preparao do solo das fundaes poder ser includa por exemplo nas rubricas relativas a Regularizao e compactao superficial em terraplenagens ou de movimento de terras para infra-estruturas.

6.3.4 Muros de suporte e paredes a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos sero determinados segundo figuras geomtricas simples. - As alturas, imediatamente acima das fundaes, sero as distncias entre as faces superiores das sapatas ou vigas de fundao e o nvel do tosco do primeiro pavimento como se indica - No caso da seco transversal ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia.

6.3.5 Sapatas e vigas de fundao a) A medio ser realizada em m


3

b) No caso de sapatas isoladas com formas geomtricas complexas a medio efectuada por decomPg. 20/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras posio em figuras geomtricas simples. Para sapatas contnuas ou vigas de fundao, o volume ser obtido multiplicando a rea da seco transversal de cada troo pelo respectivo comprimento. Os comprimentos dos troos das sapatas sero determinados segundo figuras geomtricas simples. c) Para sapatas contnuas, cuja seco pode ser decomposta num rectngulo e num trapzio, sero de desprezar as diferenas de volume resultantes da aplicao do mtodo indicado na alnea anterior relativamente ao seu valor real. d) No caso da seco transversal das sapatas contnuas ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia,

6.4 Cofragens de proteco de fundaes, massame, sapatas, vigas de fundao, muros de suporte e paredes. a) A medio ser realizada em m
2

b) As medidas para a determinao das medies so obtidas das superfcies moldadas, considerando como limites dos elementos os indicados nos sub-captulos anteriores.

Pg. 21/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 7. BETO, COFRAGEM E ARMADURAS EM ELEMENTOS PRIMRIOS

7.1 Regras Gerais a) As medies dos trabalhos de beto, beto armado e beto armado pr-esforado sero realizadas de modo a ficarem individualizados, em sub-captulos prprios, os trabalhos de beto, cofragens, armaduras e elementos pr-fabricados em beto b) As medies sero, em regra, ordenadas na rubrica relativa parte global da obra designada por superstrutura (executados acima do nvel superior do tosco do primeiro piso) c) As medies sero discriminadas por elementos de construo d) As medies devero indicar as referncias de identificao mencionadas no projecto para cada elemento de construo, como j foi referido na alnea anterior, de forma a assegurar a coordenao das peas escritas e desenhadas e a permitir a sua verificao.

Pg. 22/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 7.2 Beto

7.2.1 Regras Gerais a) Ver tambm regras gerais do presente captulo. b) As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizados os trabalhos de beto relativos s seguintes rubrica
- beto armado; - beto armado pr-esforado; - outros betes, nomeadamente os betes celulares autoclavados, os de agregados leves, etc.

c) Cada rubrica das medies ser decomposta, de preferncia, de acordo com as diferentes caractersticas do beto indicadas no projecto designadamente:
- classes de resistncia e qualidade - classes de exposio - outras caractersticas exigidas pelo projecto, tais como mxima dimenso dos inertes, consistncia, relao gua ligante e outras particularidades de com posio - condies de colocao

d) As medidas para clculo das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. No entanto no sero deduzidos:
- os volumes das armaduras, ordinrias ou de pr-esforo (incluindo as bainhas); - os volumes correspondentes a reentrncias at 0,15 m de comprimento do perfil de cada reentrncia e os volumes correspondentes a chanfros at 0,10 m de comprimento do respectivo perfil sem chanfro - os volumes relativos a aberturas, cavidades ou furaes existentes nos elementos de construo iguais ou inferiores a 0.10 m.

e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de beto, nomeadamente: fornecimento e transporte de materiais, preparao, carga, transporte, colocao em obra, compactao (vibrao) e cura. f) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias.

7.2.2 Paredes a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos sero determinados segundo figuras geomtricas simples. - As alturas sero determinadas entre as faces superiores das lajes ou das vigas de beto - No caso da seco transversal ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia.

7.2.3 Lajes macias a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regra seguinte:

7.2.4 Escadas a) A medio ser realizada em m


3

b) Nesta rubrica, ser includa a medio de todos os elementos que constituem as escadas, nomeadamente patins, patamares, lanos de degraus e cortinas das guardas c) Sempre que necessrio, os elementos da alnea anterior podero ser separados em rubricas prprias. d) A determinao das medidas e das unidades para o clculo das medies obedecer s mesmas regras dos elementos de construo equivalentes aos das escadas.

7.2.5 Pilares e montantes a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- As alturas sero determinadas entre as faces superiores das lajes ou das vigas de beto; - As alturas, imediatamente acima das fundaes, sero as distncias entre as faces superiores das sapatas ou vigas de fundao

Pg. 23/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


e o nvel do tosco do primeiro pavimento; - No caso da seco transversal ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia

7.2.6 Vigas, Iintis e cintas a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos sero determinados segundo formas geomtricas simples, definidas pelas faces dos pilares ou das vigas que interceptam as vigas, lintis ou cintas - No caso da seco transversal ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia

c) A medio dos volumes incorporados na espessura das lajes ser includa na medio do beto das vigas, lintis e cintas.

7.2.7 Esclarecimentos 1 - Os elementos de construo para os quais se definem as regras de medio constituem os mais representativos na construo de edifcios. 2 - Para outros elementos, as regras de medio aplicveis so, em geral, idnticas s que foram mencionadas. 3 - Sempre que no seja exequvel esta aplicao, podero ser definidas regras especficas para outros elementos de construo. 4 - No caso da alnea anterior, as medies devero discriminar as regras que forem adoptadas, de forma a evitar ambiguidades na determinao das medidas e no clculo das medies e a permitir a sua verificao.

7.3 Cofragens

7.3.1 Regras gerais a) Ver tambm regras gerais do presente captulo. b) As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizadas, em rubricas prprias, os trabalhos relativos a cada espcie de cofragens nomeadamente os seguintes:
- cofragens correntes - cofragens especiais - (por exemplo, cofragens para beto com superfcies vistas, cofragens com formas complexas, moldes em juntas de dilatao e outros)

c) Cada rubrica de medio ser decomposta, de preferncia, de acordo com as caractersticas das cofragens, nomeadamente: Pg. 24/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


- natureza dos materiais (madeira, metlicos ou outros); - condies particulares de execuo

d) As cofragens perdidas devero ser medidas em rubricas prprias. e) As medidas para determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas das superfcies de moldagem indicadas no projecto. Nas lajes e vigas com inclinao superior a 15 dever tambm considerar-se a moldagem das superfcies superiores. f) As dedues relativas a aberturas a executar nos moldes, s sero consideradas quando a sua rea for superior a 0,50 m como, por exemplo, nos casos seguintes
- aberturas existentes nos elementos de construo; - atravessamentos de tubos, cabos ou condutas; - interseces de vigas com paredes, e de vigas secundrias com vigas principais.

g) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de cofragens nomeadamente fornecimento e transporte de materiais, fabrico, montagem, desmontagem, carga, transporte, descarga, reparaes e limpezas h) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. i) Os elementos de construo a considerar, sero os mesmos que forem indicados nas medies de beto. As medies correspondentes a cada tipo de elemento sero feitas separadamente, em rubricas prprias. j) A medio dos escoramentos e cofragens para a execuo das lajes aligeiradas ser includa na medio destes elementos como ser descrito nessa rubrica (alneas e) e f) de elementos prefabricados de beto).

7.3.2 Cofragens de paredes, cortinas e palas, lajes macias, escadas, pilares e montantes, vigas, lintis e cintas a) A medio ser realizada em m
2

b) As medidas para a determinao das medies so obtidas das superfcies moldadas, considerando como limites dos elementos os indicados na rubrica beto. c) Em escadas as cofragens destinadas moldagem dos degraus sero medidas em separado.

7.3.3 Juntas de dilatao a) A medio dos moldes (cofragens) perdidos necessrios execuo das juntas de dilatao ser realizada em m, indicando a natureza do material e a sua espessura. b) As solues especiais de ligao ou encaixe obtidas por cofragem sero medidas em m. c) A medio dos vedantes ou empanques e das juntas metlicas de vedao ou refechamento de juntas, regra geral, ser realizada em m.

7.4 Armaduras

7.4.1 Regras gerais a) Ver tambm regras gerais do presente captulo. b) As medies das armaduras sero realizadas de modo a ficarem individualizadas em rubricas prprias os trabalhos relativos aos diferentes tipos de aos utilizados em armaduras, nomeadamente em:
- vares; - redes electrossoldadas; - perfilados; - armaduras para pr-esforo.

c) Cada rubrica das medies ser decomposta, de preferncia, de acordo com as caractersticas gerais das armaduras indicadas no projecto, nomeadamente as de natureza regulamentar e das condies de aplicao. d) As medidas para determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. Refira-se que esta regra destina-se a facilitar o clculo das medies e est de acordo com Pg. 25/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras o critrio adoptado j em casos semelhantes. e) As percentagens para quebras, para desperdcios ou para sobreposies, quando estas no estiverem assinaladas no projecto, sero previstas nas composies dos custos, como foi justificado na nota da alnea anterior. f) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de armaduras, nomeadamente fornecimento e transporte de aos, dobragens, armaes, ligaes, emendas, carga, transporte, descarga e colocao em obra. g) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias h) Os elementos de construo a considerar em cada projecto, nas medies de armaduras, sero os mesmos que foram indicados nas medies de beto.

7.4.2 Ao em varo a) A medio ser realizada em kg; b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos sero determinados em m e convertidos em kg, de acordo com a massa nominal dos vares. - Os comprimentos sero medidos tendo em considerao os levantamentos, os ganchos de amarrao e as sobreposies, quando estas estiverem assinaladas no projecto. - As emendas de vares, por soldadura elctrica ou por ligaes roscadas, sero medidas unidade (un).

c) A medio de cada dimetro nominal ser individualizada em rubrica prpria

7.4.3 Redes electrossoldadas a) A medio ser realizada em kg. b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- As reas sero determinadas em m2 e convertidas em kg, de acordo com a massa nominal das redes. - As dedues relativas a aberturas existentes nas redes electrossoldadas s sero consideradas quando a sua rea for superior a 0,50 m - As reas sero medidas tendo em considerao os levantamentos, ligaes de amarrao e as sobreposies quando estas estiverem assinaladas no projecto.

c) A medio de cada tipo de rede ser individualizada em rubrica prpria Pg. 26/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 7.4.4 Perfis metlicos a) A medio ser realizada em kg. b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos sero determinados em m e convertidos em kg, de acordo com a massa nominal dos perfis. - As ligaes entre perfis, por soldadura elctrica, parafusos ou por rebites, podero, sempre que necessrio, ser medidas unidade (un).

c) A medio de cada seco nominal ser individualizada em rubrica prpria

7.4.5 Armaduras de pr-esforo a) A medio indicar, sempre que possvel, a fora mnima de pr-esforo til, expressa em kN, que necessria instalar. b) A medio das armaduras de pr-esforo devero ser realizadas em kN.m correspondentes ao produto do valor de pr-esforo til final mnimo instalado e definido no projecto, pelo comprimento real do cabo entre ancoragens. c) No caso das armaduras e o respectivo sistema de pr-esforo estarem indicadas no projecto, a medio poder ser realizada em kg, sendo determinada pelo valor nominal normalizado das armaduras referenciadas e pelo comprimento real do cabo entre ancoragens. d) As bainhas devero ser medidas em m com o comprimento real do cabo entre ancoragens, e estas sero medidas unidade (un). e) A medio engloba todos os trabalhos relativos execuo das armaduras de pr-esforo, nomeadamente fornecimento e transporte de todos os materiais, preparao, montagem e todas as operaes de pr-esforo, incluindo a calda de injeco. f) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. g) A medio das armaduras nas zonas de amarrao das armaduras de pr-esforo feita segundo as regras definidas no sub-captulo Ao em varo.

7.4.6 Esclarecimento 1 - Os tipos de ao indicados - vares, redes electrossoldadas e perfilados - so as mais representativas na construo de edifcios. 2 - Para outros tipos de aos, as regras de medio aplicveis sero, em geral, idnticas s que foram mencionadas. 3 - Sempre que no seja exequvel esta aplicao, podero ser definidas regras especficas para outros tipos de aos. 4 - No caso da alnea anterior, as medies devero discriminar as regras que forem adoptadas, de forma a evitar ambiguidades na determinao das medidas e no clculo das medies e a permitir a sua verificao. 5 - Os elementos de construo a considerar no ordenamento das medies das armaduras sero os mesmos que, para cada projecto, foram discriminados nas medies de beto.

7.5 Elementos prefabricados de beto

7.5.1 Regras gerais a) Ver tambm regras gerais do presente captulo. b) As medies de elementos de construo prefabricados em beto sero realizados de modo a ficarem individualizados os elementos com as mesmas caractersticas tipolgicas e) Cada rubrica de medies ser decomposta de acordo com as caractersticas seguintes:
- natureza e qualidade dos materiais constituintes, nomeadamente as do beto e das armaduras segundo as caractersticas indicadas respectivamente nas regras gerais do sub-captulo Beto e nas regras gerais do sub-captulo Armaduras. - tipo de acabamento das superfcies dos elementos; - sistemas de ligao ou de articulao entre os vrios elementos.

Pg. 27/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras d) As medies devero indicar as referncias de identificao mencionadas no projecto para cada elemento de construo prefabricado, de forma a assegurar a coordenao das peas desenhadas e escritas e a permitir a sua verificao. e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de elementos de construo prefabricados em beto, nomeadamente fabrico, carga, transporte, descarga, montagem e colocao em obra. f) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias.

7.5.2 Guias de lancis, degraus, madres, fileiras, frechais e elementos semelhantes, peitoris, soleiras, ombreiras, vergas e lminas a) A medio ser realizada em m. b) As medidas sero determinadas de acordo com a maior dimenso das superfcies indicadas no projecto. No caso de no haver pormenorizao das soleiras e peitoris, devero ser consideradas as dimenses entre as faces dos vos. c) As medies indicaro a seco dos elementos. d) A medio dos elementos com a mesma seco ser individualizada em rubrica prpria.

7.5.3 Escadas e asnas a) A medio ser realizada em un. b) As medies indicaro a medida do comprimento do vo da asna ou do desenvolvimento da escada e as suas caractersticas tipolgicas. c) A medio dos elementos do mesmo tipo e com comprimento igual ser individualizada em rubrica prpria.

7.5.4 Varas e ripas a) A medio das ripas ser realizada em m indicando o respectivo afastamento. As varas sero medidas em m. b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes:
- Os comprimentos e as larguras sero determinados segundo formas geomtricas simples, definidas, sempre que possvel, pelos limites de superfcies com a mesma inclinao. - Os comprimentos e as larguras sero medidos segundo a superfcie inclinada da cobertura.
2

c) As medies indicaro as seces dos elementos. d) A medio dos elementos com a mesma seco ser individualizada em rubrica prpria.

7.5.5 Grelhagens a) A medio ser realizada em m


2

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regra seguinte:
- O comprimento e a largura sero determinados entre as faces das lajes, vigas e lintis, pilares e paredes entre as quais estes elementos se inserem.

c) As medies indicaro a seco dos elementos e as suas caractersticas tipolgicas. d) A medio de elementos do mesmo tipo e seco igual ser individualizada em rubrica prpria.

7.5.6 Lajes aligeiradas

Pg. 28/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

a) A medio ser realizada em m

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regra seguinte:
- Os comprimentos e as larguras sero determinados entre as faces das vigas, lintis, pilares e paredes entre os quais as lajes se inserem.

c) As medies indicaro a espessura da laje e as suas caractersticas tipolgicas. d) A medio das lajes aligeiradas do mesmo tipo e caractersticas ser individualizada em rubrica prpria. e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos das lajes aligeiradas. f) Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser medidas separadamente em rubricas prprias. Neste caso o assentamento do conjunto das vigotas e dos blocos seria medido em m incluindo a cofragem e o escoramento e o beto da lajeta e, as zonas macias, segundo as regras do sub-captulo relativo a Lajes macias.

7.5.7 Esclarecimentos 1 - A grande diversidade de elementos de construo prefabricados em beto e a sua constante evoluo, tornam impraticvel o estabelecimento de regras de medio que sejam aplicveis, de forma explicita e unvoca, em todas as circunstncias. 2 - Por isso, as regras definidas destinam-se apenas a constituir exemplos de aplicao a alguns elementos de construo utilizados com maior frequncia. 3 - Para outros elementos de construo prefabricados, necessrio, para cada caso, estabelecer as regras de medio correspondentes, tanto quanto possvel, de acordo com as regras prescritas para o beto e para os outros elementos pr-fabricados em beto. 4 - No caso da alnea anterior, as medies devero discriminar as regras que forem adoptadas, de forma a evitar ambiguidades na determinao das medidas e no clculo das medies e a permitir a sua verificao.

Pg. 29/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

Pg. 30/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 8. ESTRUTURAS METLICAS

8.1 Regras gerais a) As medies de estruturas metlicas sero, em regra, agrupadas em rubricas relativas partes globais da obra, nomeadamente as seguintes:
- estruturas; - pavimentos; - escadas; - estrutura da cobertura.

b) As medies sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as caractersticas dos trabalhos, principalmente as seguintes:
- natureza do metal ou das ligas ou dos seus elementos principais - seces nominais e forma dos elementos constituintes - tipo de ligao das peas - tipo de proteco e acabamento; - condies de execuo.

c) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos, nomeadamente:


- fabrico em oficina ou estaleiro, dos elementos que iro constituir a estrutura; - decapagem e aplicao sobre estes elementos duma camada de proteco, sempre que as especificaes do projecto exigirem a execuo destes trabalhos antes do respectivo fornecimento, cujas medidas sero determinadas pelas regras definidas no captulo Pinturas; - fornecimento, carga, transporte e descarga de todos os elementos e materiais no local da obra; - montagem e desmontagem de andaimes e cimbres; - colocao, montagem e afinao dos elementos estruturais e sua ligao definitiva, nomeadamente: rebitagem, aparafusamento ou soldadura.

d) Sempre que necessrio, a medio das operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. e) As medies sero discriminadas por elementos de construo. f) As medies dos perfis que constituem as estruturas metlicas sero agrupadas nas rubricas correspondentes seguintes classes, estabelecidas de acordo com a massa por metro dos perfis:
Classe A - massa igual ou inferior a 10 kg/m; Classe B - massa superior a 10 kg/m mas igual ou inferior a 20 kg/m; Classe C - massa superior a 20 kg/m mas igual ou inferior a 50 kg/m; Classe D - massa superior a 50 kg/m mas igual ou inferior a 100 kg/m; Classe E - massa superior a 100 kg/m

g) Os perfis curvos ou alveolares devem ser medidos separadamente em rubricas prprias.

8.2 Elementos estruturais a) A medio ser realizada em kg b) A medio indicar, alm do elemento estrutural, os tipos e dimenses dos perfis tubos, chapas e outros elementos constituintes. c) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regras seguintes:
1- No caso dos perfis e tubos, os comprimentos sero determinados em m e convertidos em kg, de acordo com a massa nominal; 2 - No caso das chapas, a rea ser determinada em m e convertida em kg, de acordo com a massa nominal; 3- Em elementos de outro formato, dever indicar-se a massa por unidade (kg/un);

Pg. 31/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


4- A avaliao da massa de rebites e parafusos poder ser feita por contagem ou em percentagem; 5- No sero feitas dedues para entalhes e furos. Nos perfis cortados obliquamente, a medida ser a do maior comprimento do perfil. 6- As medidas para a determinao da medio de chapas de superfcie irregular sero obtidas a partir do menor rectngulo circunscrito a essas superfcies.

Pg. 32/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 9. ALVENARIAS

9.1 Regras gerais a) As medies de alvenarias sero agrupadas nos sub-captulos seguintes:
- alvenarias; - painis de blocos

b) As medies sero realizadas de modo a serem individualizadas e descritas em rubricas prprias, de acordo com as principais caractersticas das alvenarias ou dos painis, nomeadamente:
- natureza, forma e dimenses dos materiais constituintes - dimenses das alvenarias ou dos painis - composio das argamassas; - acabamentos dos paramentos - condies de execuo

c) As medies de alvenarias sero, em regra, ordenadas em rubricas prprias relativas partes globais da obra, nomeadamente as seguintes:
- trabalhos de infra-estrutura - trabalhos de super-estrutura.

d) As medies sero discriminadas por elementos de construo e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de alvenarias e painis, nomeadamente: fornecimento e transporte de materiais, fabrico de argamassas, cargas e descargas e execuo. Pg. 33/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras O Sempre que necessrio, as medies das operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. g) O tratamento dos paramentos vista das alvenarias poder ser medido em separado pelas regras indicadas no captulo Revestimentos mas ser sempre includo neste captulo de Alvenarias. h) As dedues relativas a aberturas ou cavidades existentes nos elementos de construo, s sero con2 sideradas quando a sua rea for superior a 0,50 m por abertura ou cavidade.

9.2 Fundaes a) A medio ser realizada em m


3

b) No caso de sapatas contnuas, o volume ser obtido multiplicando a rea da seco transversal de cada troo pelo respectivo comprimento. Os comprimentos dos troos das sapatas sero determinados segundo figuras geomtricas simples c) No caso da seco transversal das sapatas contnuas ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia

9.3 Muros de suporte, de vedao e cortinas. Paredes exteriores e interiores a) A medio ser realizada em:
- m2 para espessuras inferiores ou iguais a 0,35 m; - m3 para espessuras superiores a 0,35 m

b) As medies das paredes constitudas por dois ou mais panos de alvenaria sero realizadas em m e agrupadas em rubricas prprias, englobando, cada uma, o conjunto dos panos Pg. 34/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras c) Em cada rubrica, sero indicadas as caractersticas dos panos que constituem a parede. d) A medio de muros e paredes que apresentem dificuldades especiais de execuo ser separada em rubricas prprias e) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer, em geral, regras seguintes:
1- Os comprimentos sero determinados segundo formas geomtricas simples. 2- As alturas das paredes de fundao sero a distncia entre o plano superior das sapatas e a camada de impermeabilizao ou o nvel superior do tosco do primeiro pavimento 3- As alturas, imediatamente acima das paredes de fundao, sero definidas a partir da camada de impermeabilizao ou do nvel superior do tosco do primeiro pavimento. 4- Em construes com estrutura resistente de outro material, as medidas sero determinadas entre as faces dos elementos resistentes.

f) A medio de molduras e outros elementos (cornijas, pilastras, etc.) de alvenarias, salientes das paredes, ser realizada em m. No entanto, na medio dos muros ou paredes no deve ser deduzido qualquer volume resultante da medio, em separado, das salincias relativas queles guarnecimentos.

9.4 Pilares

a) A medio ser realizada em m

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regras seguintes:
1- As alturas imediatamente acima das fundaes sero as distncias entre as faces superiores das sapatas ou vigas de fundao e o nvel do tosco do primeiro pavimento. 2- No caso da seco transversal ser varivel, a medio poder ser realizada a partir da seco transversal mdia.

9.5 Abbadas a) A medio ser realizada em m


2

b) A determinao das medidas para o clculo das medies ser realizada em projeco horizontal. c) A medio indicar a espessura constante da abbada, ou os valores limite se a espessura no for constante. d) As medies dos macios de enchimento sero realizadas em rubricas prprias e ao m ou m conforme a espessura respectivamente igual ou inferior a 0.35 m ou superior a esta espessura.
2 3

9.6 Arcos a) A medio ser realizada em m


3

b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer a regras especficas c) As paredes dos tmpanos apoiados nos arcos sero medidas de acordo com as regras indicadas para as paredes

9.7 Escadas a) Nesta rubrica, ser includa a medio de todos os elementos que constituem as escadas nomeadamente: patins, patamares, lanos de degraus e cortinas de guardas b) Sempre que necessrio, os elementos da alnea anterior podero ser separados em rubricas prprias. c) A determinao das medidas e das unidades para o clculo das medies obedecer mesmas regras Pg. 35/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras dos elementos de construo equivalentes aos das escadas

9.8 Painis de blocos a) Em geral, a medio dos painis (refere-se a painis com blocos de gesso, tijolo, etc) ser realizada de acordo com as regras relativas a paredes de alvenaria. b) No entanto, sempre que conveniente, podero ser adoptadas outras regras de medio, que devero ser devidamente discriminadas. c) As medies das ligaes entre os painis, e entre estes e outros elementos de construo, podero ser realizados em separado. Neste caso, a medio poder ser realizada em m ou unidade (un). d) Devero indicar-se sempre as caractersticas dos painis e dos blocos constituintes e as respectivas dimenses

Pg. 36/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

Pg. 37/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 10. CANTARIAS

10.1 Regras gerais a) Em geral as medies de cantarias sero individualizadas nos seguintes sub-captulos:
- cantarias de pedra natural; - cantarias artificiais.

b) As medies sero realizadas de modo que os elementos com as mesmas funes construtivas sejam individualizados e descritos, em rubricas prprias, de acordo com as suas principais caractersticas, nomeadamente:
- natureza e qualidade da pedra ou material artificial; - formas geomtricas e dimenses; - acabamento dos paramentos vistos; - modos de assentamento e ligao, composio e dosagem dos ligantes.

c) Em regra, as medies englobaro todas as operaes relativas execuo dos trabalhos, nomeadamente: fabrico, fornecimento, carga, transporte, descarga, assentamento e montagem e desmontagem de andaimes e cimbres. d) Sempre que conveniente, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. e) Regra geral, a medio dos perfis (elementos prismticos) de cantaria ser realizada de acordo com os seguintes critrios:
1- Para espessuras inferiores a 0,15 m e para qualquer largura, a unidade de medio ser o m; 2- Para espessuras iguais ou superiores a 0,15 m e largura inferiores a 0,40 m, a medio ser em m; 3- Para espessuras iguais ou superiores a 0,15 m e larguras iguais ou superiores a 0,40 m, a medio ser em m3

f) A medio de placas de espessura inferior a 0,15 m ser realizada em m . No caso da espessura ser 3 igual ou superior a esta dimenso, a unidade de medio ser o m g) Regra geral, a medio dos elementos no considerados nas alneas e) e f) ser realizada em m excepto se estes elementos tiverem formas geomtricas complexas, caso em que a medio ser realizada unidade (un).
3

h) As medies de cantarias especiais, nomeadamente as obras de arte (esttuas, motivos ornamentais, etc.) sero realizadas segundo regras prprias que devero ser convenientemente explicitadas. i) Os elementos de desenvolvimento curvo ou paramentos curvos sero medidos em rubricas prprias, ou, pelo menos, as suas partes no rectilneas ou no planas. j) As medidas para o clculo das medies sero obtidas do menor paraleleppedo rectangular em que for 2 possvel inscrever cada uma das peas. Excluem-se desta regra as medies feitas em m No enunciado das medies devero indicar-se sempre as dimenses obtidas pela utilizao deste critrio.

Pg. 38/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 10.2 Muros de suporte, de vedao, paredes exteriores e paredes interiores a) A medio dos muros e paredes, constitudos por blocos de pedra aparelhada ser realizada em:
- m2 para espessuras inferiores ou iguais a 0,35 m; - m3 para espessuras superiores a 0,35 m.
2

b) S sero feitas dedues para vos ou aberturas com mais de 0,50 m por cada vo ou abertura. c) A medio de muros e paredes que apresentem dificuldades especiais de execuo ser separada em rubricas prprias. d) Em cada rubrica, sero considerados apenas os elementos com a mesma espessura. e) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer, em geral, regras seguintes:
1- Os comprimentos sero determinados segundo formas geomtricas simples 2- As alturas das paredes de fundao sero a distncia entre o plano superior das sapatas e a camada de impermeabilizao ou o nvel superior do tosco do primeiro pavimento 3- Em construes com estrutura resistente de outro material, as medidas sero determinadas entre as faces dos elementos resistentes.

10.3 Pilares a) A medio dos pilares e colunas ser realizada em m ou em un. b) Em qualquer dos casos, devero indicar-se as suas caractersticas geomtricas. c) Os capitis, bases de pilares e outras obras similares, sempre que no constituam um conjunto monoltico com o fuste, sero medidos em separado, segundo as regras indicadas na alnea h) das Regras Gerais deste captulo.
3

10.4 Arcos a) A medio ser realizada em m ou em m. b) As medidas sero determinadas de acordo com a maior dimenso das superfcies que ficam aparentes na construo.
3

10.5 Abbadas a) A medio ser realizada em m


2

b) A determinao das medidas para o clculo das medies ser realizada em projeco horizontal. c) A medio indicar a espessura da abbada. d) As medies dos macios de enchimento sero realizadas em rubricas prprias.

10.6 Escadas a) Nesta rubrica, ser includa a medio dos elementos que constituem as escadas, nomeadamente: degraus, patins, patamares e estruturas de suporte b) Sempre que necessrio, os elementos da alnea anterior podero ser separados em rubricas prprias. c) A determinao das medidas e das unidades para o clculo das medies obedecer mesmas regras dos elementos de construo equivalentes aos das escadas de alvenaria d) A medio de degraus isolados ser realizada de acordo com as Regras Gerais deste captulo. e) Os revestimentos de escadas, tais como cobertores, espelhos, guarda-chapins, rodaps e lambris sero medidos em rubricas prprias, pelas regras indicadas no sub-captulos Revestimentos do presente captulo.

10.7 Guarnecimento de vos a) As medies sero, em regra, ordenadas em rubricas relativas a:


- guarnecimentos de vos exteriores; - guarnecimentos de vos interiores.

b) Cada rubrica ser decomposta, de preferncia, de com o tipo de vo, nomeadamente portes, portas, Pg. 39/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras janelas, etc. c) As medies dos guarnecimentos de vos, nomeadamente ombreiras, vergas, peitoris e soleiras, sero realizadas segundo as Regras Gerais, deste captulo, especialmente as indicadas nas alneas e), f) e g). d) As medidas para a determinao das medies so as maiores das superfcies vistas.

10.8 Guardas, balaustradas e corrimos a) As medies sero feitas separadamente, conforme as guardas ou balaustradas se situem em:
- escadas; - varandas; - coberturas.

b) Regra geral, a medio ser realizada em m para o conjunto dos elementos, sendo as medidas determinadas pelo desenvolvimento do corrimo. c) Sempre que necessrio, a medio dos vrios elementos componentes (corrimos, balastres, etc.) pode ser feita separadamente pelas regras indicadas nas Regras Gerais deste captulo. d) Os troos curvos dos corrimos podero ser medidos unidade (un).

10.9 Revestimentos a) Sempre que a estereotomia das peas que constituem os revestimentos estiver perfeitamente definida, a respectiva medio ser realizada de acordo com as Regras Gerais deste captulo. b) No caso de revestimentos com placas de menos de 0,15 m de espessura, a medio dever ser realizada em m para o conjunto das peas de idntica espessura, devendo indicar-se sempre as dimenses das placas. c) Quando a estereotomia das peas no estiver definida, a medio dever ser indicada com a designao de quantidades aproximadas.

Pg. 40/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 11. CARPINTARIAS

11.1 Regras gerais a) As medies sero realizadas de modo a que os elementos com as mesmas funes construtivas sejam individualizados e descritos, em rubricas prprias, de acordo com as suas principais caractersticas, nomeadamente:
- caractersticas principais e secundrias, e classes de escolha - seces nominais e forma dos elementos constituintes; - meios de fixao e ligao entre peas e de assentamento dos elementos - teor de humidade; - tipo de preservao das madeiras; - tipo e qualidade do acabamento - condies de execuo.

b) Regra geral, a medio englobar as operaes de fabrico, fornecimento e assentamento, incluindo os elementos principais e acessrios, nomeadamente: ferragens, vedantes, bites, etc. c) Sempre que for conveniente, as operaes da alnea anterior podero ser consideradas em rubricas separadas d) Os elementos curvos ou com superfcies curvas devero ser sempre medidos em rubricas separadas. e) Quanto a ferragens, devero enunciar-se as suas caractersticas principais, nomeadamente:
- tipo de ferragem; - natureza dos metais ou das ligas, ou dos seus elementos principais; - dimenses; - meios de fixao; - tipo de proteco e acabamento.

f) Regra geral, a pintura e outros acabamentos semelhantes (envernizamento, enceramento, etc.) sero considerados no captulo relativo a Pinturas, principalmente quando estes trabalhos forem executados no estaleiro da obra

11.2 Estruturas de madeira

a) As medies de estruturas de madeira sero, em regra, agrupadas nas seguintes rubricas principais:
- estruturas de paredes ou divisrias; - estruturas de pavimentos; - estruturas de coberturas; - estruturas diversas.

b) As escadas sero medidas pelas regras enunciadas no sub-captulo relativo a Escadas, e as estruturas de apoio ou fixao de revestimento sero consideradas no sub-captulo Revestimentos e guarnecimentos de madeira. c) Regra geral, a medio das diversas peas constituintes dos elementos da estrutura dever ser realizada em rubricas prprias, obedecendo regras seguintes:
1- Os perfis sero medidos em m, com indicao da dimenso das respectivas seces. 2- Os perfis com diferentes seces sero medidos em rubricas separadas.

Pg. 41/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


3- Sempre que necessrio, os perfis com comprimentos diferentes podero ser medidos em rubricas separadas 4- As peas com outro formato podero ser medidas unidade (un) ou em m2

d) As estruturas complexas, nomeadamente as asnas, as estruturas formadas por elementos curvos ou de 3 momento de inrcia varivel e as estruturas laminadas podero ser medidas unidade (un) ou em m consoante o critrio do medidor, que dever ficar sempre expresso e) As estruturas de pavimentos podero ser medidas em m com medidas iguais do respectivo revestimento f) Nas estruturas de coberturas, as fileiras, rinces, madres e varas sero medidas em m. As ripas devero 2 medir-se em m de vertente. g) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer regras seguintes
1- As medidas a considerar, qualquer que seja a unidade de medio, sero as do limpo das peas, adoptando sempre as suas maiores dimenses. 2- No sero feitas dedues para entalhes e furos.
2

11.3 Escadas

a) As escadas de madeira, regra geral, sero medidas unidade (un), incluindo todos os seus elementos principais e acessrios com do nmero de degraus e das suas dimenses principais. b) Sempre que for conveniente, os diversos elementos das escadas podem ser medidos separadamente em rubricas prprias. As unidades e critrios de medio a aplicar neste caso sero os indicados noutros sub-captulos relativos a elementos semelhantes Assim, as guardas seriam consideradas no sub-captulo Guardas, balaustradas e corrimos, e os cobertores, espelhos e rodaps, no sub-captulo Revestimentos e guarnecimentos de madeira. c) Os patamares, para efeito de medio, sero sempre considerados como fazendo parte dos pavimentos.

11.4 Portas, janelas e outros elementos em vos

a) As medies sero efectuadas separadamente, conforme os elementos se situem em:


- paredes exteriores; - paredes interiores; - pavimentos; - coberturas.

b) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un), para o conjunto dos elementos principais e acesPg. 42/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras srios, com indicao das seguintes caractersticas, alm das indicadas nas Regras Gerais deste captulo:
- constituio - tipo de movimento ou modo de abrir; - nmero de folhas mveis e fixas - dimenses; - tipo de ferragens.

c) Os guarnecimentos de vos de portas sero medidos separadamente em rubrica prpria A medio dos guarnecimentos ser feita em m, com indicao das respectivas seces. d) A medio de grades e caixilhos fixos, ainda que de dimenses diferentes, compostos por elementos 2 semelhantes, poder ser realizada conjuntamente em m e) No enunciado da medio, dever indicar-se sempre as medidas dos elementos e as dimenses totais entre faces do enquadramento do vo ou entre faces do guarnecimento do vo no caso deste no ser de madeira. f) Os estores sero considerados no captulo Elementos de Equipamento Fixo e Mvel de Mercado. As caixas de estore sero medidas unidade (un). g) A medio dos vidros ser includa no captulo relativo a Vidros. h) Sempre que for conveniente, as ferragens e outros elementos secundrios podero ser medidos separadamente em rubricas prprias sendo, neste caso, a medio de cada pea realizada unidade (un), excepto os elementos com forma de perfil ou de fita que sero medidos em m.

11.5 Guardas, balaustradas e corrimos a) As medies sero feitas separadamente, conforme as guardas ou balaustradas se situem em:
- escadas; - varandas; - coberturas.

b) Para o caso das guardas de escada ver o sub-captulo Escadas. c) Regra geral, a medio do conjunto dos elementos da guarda ser realizada em m, sendo as medidas determinadas pelo desenvolvimento do corrimo. d) Sempre que necessrio, a medio de cada um dos elementos das guardas e balaustradas pode ser feita separadamente, sendo, neste caso, os balastres medidos unidade (un) e os outros componentes em m. e) Os troos curvos das guardas, balaustradas e corrimos sero medidos separadamente unidade (un).

11.6 Revestimentos e guarnecimentos de madeira a) Regra geral, as medies sero realizadas de acordo com as regras indicadas no captulo Revestimentos, sendo no entanto includas neste captulo quando estes trabalhos forem realizadas pelo empreiteiro de carpintarias. b) Os rodaps e as sancas sero discriminados em rubricas prprias, com a indicao da sua seco. A medio ser realizada em m. O comprimento ser medido sobre o paramento em que estiverem colocados. c) As estruturas leves ou ripado para suporte ou fixao de revestimentos sero medidos em m . As medidas para a determinao da medio sero as dos respectivos revestimentos.
2

11.7 Divisrias leves a) As divisrias leves e os gradeamentos de vedao sero medidos em m incluindo as respectivas estruturas. Pg. 43/75
2

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

11.8 Equipamentos a) As medies dos elementos de equipamento sero agrupadas nas seguintes rubricas:
- Equipamento fixo - Equipamento mvel

b) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un), incluindo todos os elementos principais e acessrios. c) Os armrios fixos integrados em paredes podero ser medidos em m desde que as gavetas e prateleiras sejam medidas separadamente unidade (un), ou constem apenas de aros e portas. Neste caso, as medidas para a determinao das medies sero as da superfcie vista do exterior.
2

Pg. 44/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 12. SERRALHARIAS

12.1 Regras gerais a) As medies de serralharias sero individualizadas nos sub-captulos seguintes:
- serralharias de alumnio - serralharias de ao e outro metais.

b) As medies sero individualizadas em rubricas prprias de acordo com as suas principais caractersticas, nomeadamente as seguintes:
- natureza do metal ou das ligas ou dos seus elementos principais; - seces nominais e forma dos elementos constituintes; - meios de fixao e ligao entre peas e de assentamento dos elementos; - tipo de proteco e acabamento - condies de execuo.

c) Regra geral, a medio englobar as operaes de fabrico, fornecimento e assentamento, incluindo os elementos principais e acessrios, nomeadamente: ferragens, vedantes, bites, etc.; d) Sempre que for conveniente, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias; e) Dever indicar-se, no enunciado das medies, os meios de fixao e ligao das peas. Quanto s ferragens, as caractersticas principais a indicar sero:
- tipo de ferragem; - natureza do metal constituinte; - tipo de proteco e acabamento; - dimenses; - meios de fixao.

f) Regra geral, a pintura e outros acabamentos semelhantes sero considerados na rubrica Pinturas, principalmente quando estes trabalhos forem executados no estaleiro. No entanto, a medio compreender a decapagem e a aplicao sobre os elementos duma proteco, sempre que as especificaes do projecto exigirem a execuo destes trabalhos antes do fornecimento daqueles elementos.

12.2 Portas, janelas e outros componentes em vos

a) As medies sero efectuadas separadamente, conforme os componentes se situem em:


- paredes exteriores; - paredes interiores; - pavimentos; - coberturas.

b) Regra geral a medio ser realizada unidade (un) para o conjunto das partes principais (guarnecimentos ou aros, caixilhos fixos ou folhas mveis) e acessrios, e individualizadas em rubricas prprias de acordo com indicao das seguintes caractersticas:
- natureza do metal ou das ligas ou dos seus elementos principais; - seces nominais e forma dos elementos constituintes; - meios de fixao e ligao entre peas e de assentamento dos elementos; - tipos de revestimento e de acabamento;

Pg. 45/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


- classe de permeabilidade ao ar, de estanquidade gua e resistncia aces do vento (AEV) - tipo de movimento ou modo de abrir; - nmero de folhas mveis e fixas; - dimenses; - tipo de ferragens.

c) Nos casos em que o nico elemento metlico do vo seja o aro ou o guarnecimento a medio ser em m. d) A medio de caixilhos fixos e grades ainda que de dimenses diferentes mas de composio seme2 lhante, poder ser realizada conjuntamente em m . A medio dos respectivos aros considera-se includa naquela rea. e) No enunciado da medio dever indicar-se sempre as medidas dos componentes e as dimenses totais entre faces do enquadramento do vo o medidor dever considerar as dimenses entre faces interiores do guarnecimento do vo no caso deste no ser metlico f) Os estores sero considerados no captulo relativo a Elementos de Equipamento Fixo e Mvel de Mercado. As caixas de estore sero medidas unidade (un). g) A medio dos vidros ser includa no captulo Vidros. h) Sempre que necessrio, as ferragens podero ser medidas separadamente em rubricas prprias sendo, neste caso, a medio realizada unidade (un).

12.3 Fachadas-Cortina a) As medies sero efectuadas separadamente, conforme os elementos constituam:


- Fachada-Cortina Contnua - Fachada-Cortina Verticalmente lnserida

b) Regra geral, a medio ser realizada ao m para o conjunto dos elementos que constituem a fachadacortina (montantes e travessas, bites, vedantes e elementos de fixao) c) No enunciado da medio dever indicar-se sempre a designao da fachada-cortina bem como da indicao das caractersticas seguintes:
- natureza do metal ou das ligas ou dos seus elementos principais; - meios de fixao e ligao entre peas e de assentamento dos elementos; - tipos de revestimento e de acabamento - classe de permeabilidade ao ar, de estanquidade gua e resistncia aces do vento (AEV) - tipo de movimento ou modo de abrir das partes mveis; - dimenses; - tipo de ferragens.

d) A medio dos vidros ser includa no captulo Vidros. e) Sempre que necessrio, as ferragens podero ser medidas separadamente em rubricas prprias sendo, neste caso, a medio realizada unidade (un).

12.4 Guardas, balaustradas e corrimos a) As medies sero feitas separadamente conforme as guardas se situem em:
- escadas e patamares; - varandas; - coberturas.

b) Regra geral, a medio ser realizada em m para o conjunto dos elementos, sendo as medidas deterPg. 46/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras minadas pelo desenvolvimento do corrimo. c) Sempre que necessrio, a medio de cada um dos componentes das guardas pode ser feita separadamente sendo, neste caso, os balastres medidos unidade (un) e os outros componentes em m.

12.5 Revestimentos a) Regra geral, as medies sero realizadas de acordo com as regras indicadas no captulo Revestimentos. b) As estruturas leves ou grades de suporte, para apoio ou fixao de revestimentos, sero medidas em m

12.6 Divisrias leves e gradeamentos a) As divisrias leves e os gradeamentos metlicos sero medidos em m incluindo a respectiva estrutura.

12.7 Equipamento a) As medies de equipamento ou de componentes de equipamento sero agrupadas nas seguintes rubricas:
- Equipamento fixo; - Equipamento mvel.

b) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un), incluindo todos os elementos principais e acessrios. No entanto, sempre que necessrio, a medio de cada componente do elemento a medir pode ser feita separadamente utilizando-se a mesma unidade de medio. c) As portas de elementos de equipamento cujas outras partes so executadas com material no metlico, sero medidas segundo as regras indicadas na rubrica Portas, janelas e outros elementos em vos, nomeadamente na alnea c)

Pg. 47/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 13. PORTAS E JANELAS DE PLSTICO

13.1 Regras gerais a) As medies sero efectuadas separadamente, conforme os elementos se situem em:
- paredes exteriores; - paredes interiores; - coberturas.

b) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un), para o conjunto de elementos principais e acessrios comuns, com indicao das suas caractersticas, nomeadamente:
- caracterizao e especificao dos perfis adoptados, do plstico utilizado e da cor escolhida. - tipo, descrio e localizao dos reforos incorporados - meios de ligao entre as peas das folhas e da fixao destas aos aros ou guarnies - constituio, nmero de folhas de cada unidade e tipo ou modo de abrir - dimenses. - tipo e material de constituio das ferragens de movimento e manobra e respectivo acabamento. - quando com zonas envidraadas, caracterizar o modo e/ou material de fixao dos vidros.

c) No enunciado da medio, dever indicar-se sempre a dimenso do enquadramento de cantaria ou alvenaria, como o vivo de luz do aro ou guarnecimento d) Os aros ou guarnecimentos, quando destacveis, sero medidos separadamente em rubrica prpria devidamente caracterizados e em m. e) Os estores sero considerados no captulo relativo a Elementos de Equipamento Fixo e Mvel de Mercado, no entanto, quando a caixa do enrolador (bobine) constitua prolongamento do aro e do mesmo material, dever ser medida em conjunto com este. Nestas condies, a medio passar a ser unidade (un) bem caracterizada. f) A medio dos vidros ser includa no captulo Vidros.

Pg. 48/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 14. ISOLAMENTOS E IMPERMEABILIZAES

14.1 - Regras gerais a) As medies sero agrupadas em dois sub-captulos correspondentes aos diferentes trabalhos a realizar
- isolamentos; - impermeabilizaes.

b) No enunciado da medio devem ser explicitadas as caractersticas dos materiais, bem como o seu modo de colocao em obra, nomeadamente:
- natureza dos materiais constituintes; - condies de execuo.

14.2 Isolamentos

Pg. 49/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

14.2.1 Regras gerais a) Consideram-se neste sub-subcapitulo os isolamentos referentes a toda a construo, com excepo dos destinados a canalizaes; b) As medies sero agrupadas em rubricas correspondentes natureza dos isolamentos a realizar
- isolamentos trmicos - isolamentos acsticos .

c) Em cada um destes pargrafos, as medies devem ainda separar-se em rubricas, consoante as caractersticas do tipo de isolamento preconizado nomeadamente:
- isolamento com placas ou mantas; - isolamento com material a granel ou moldado in situ; - sistemas de isolamento composto.

14.2.2 Isolamentos com placas ou mantas

a) A medio de isolamentos aplicados com desenvolvimento em superfcie e executados quer por placas 2 ou por mantas, ser realizada em m Pg. 50/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras b) A medio de isolamentos com desenvolvimento linear, de largura constante e limitada, executados com placas ou bandas, ser realizada em m (definindo-se a respectiva largura).

14.2.3 Isolamento com material a granel ou moldado in situ a) A medio de isolamentos com material a granel ser realizada em m
2 3

b) Podero, todavia, ser realizadas em m de superfcie isolada, desde que a espessura do material de isolamento seja constante - ou varie linearmente, de forma a ser possvel considerar-se o seu valor mdio - e se tenha em ateno o referido na alnea b) das Regras Gerais do captulo Isolamentos e impermeabilizaes.

14.2.4 Sistemas de isolamento composto a) No caso dos sistemas de isolamento trmico ou acstico, os seus elementos constituintes devero ser medidos conjuntamente numa nica rubrica, considerando que os trabalhos so executados pelo mesmo empreiteiro.

14.2.5 Trabalhos acessrios a) A medio de dobras ou sobreposies ser realizada em m, tendo-se particularmente em ateno as prescries j referidas na alnea b) das Regras Gerais deste captulo. Poder, todavia, ser realizada em 2 m no caso de dobras ou sobreposies executadas por prolongamento dos materiais aplicados em superfcie corrente. b) A medio de outros trabalhos de isolamento, necessrios para a passagem de canalizaes, chamins, condutas diversas, ou para as ligaes na periferia do isolamento, ser realizada, quer unidade (un) quer ao metro (m), precisando-se as caractersticas dimensionais e particulares do trabalho considerado.

14.3 Impermeabilizaes

14.3.1 Regras gerais a) As medies sero efectuadas de modo a serem individualizadas em rubricas prprias, correspondentes aos diferentes trabalhos de impermeabilizao, nomeadamente:
- impermeabilizao de coberturas em terrao ou inclinadas; - impermeabilizao de elementos verticais; - impermeabilizao de elementos enterrados; - impermeabilizao de juntas.

b) As medies englobam o fornecimento e o assentamento de todos os materiais e acessrios necessrios execuo dos trabalhos de impermeabilizao.

14.3.2 Impermeabilizao de coberturas em terrao ou inclinadas

Pg. 51/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras a) As camadas de forma de espessura varivel para a realizao de pendentes em coberturas em terrao 2 sero medidas em m de superfcie coberta, devendo ser indicada a sua espessura mdia. No caso de no ser atribuda ao empreiteiro de impermeabilizaes a realizao daquela camada de forma, a sua medio dever ser includa em geral no captulo Revestimentos, ou particularmente no captulo Isolamentos, se se tratar de camadas com funo simultnea de isolamento trmico b) A medio do sistema de impermeabilizao - betume asfltico vazado a quente, emulses betumino2 sas, feltros ou telas betuminosos, membranas betuminosas ou sintticas, etc. - ser efectuada em m de superfcie coberta. Esta superfcie calculada a partir das faces das platibandas ou dos bordos interiores das caleiras perimetrais, quando estas existam. c) A medio de caleiras, relevos e proteces da impermeabilizao, na sua ligao a platibandas e construes emergentes da cobertura (muretes de juntas de dilatao aberturas de iluminao ou ventilao etc.), ser realizada em m. No caso de elementos de pequena dimenso - com desenvolvimento inferior a 1,00 m a medio dever ser realizada por unidade (un). No caso de aberturas de ventilao ou iluminao de pequena dimenso justifica-se a sua medio unidade (un). d) A medio de camadas de proteco da impermeabilizao ser efectuada em m de superfcie coberta, com indicao da sua espessura e constituio. Consideram-se camadas de proteco, somente as realizadas pelo empreiteiro de impermeabilizao. Assim, revestimentos de ladrilhos ou lajetas de sombreamento devem ser medidos no captulo Revestimentos. e) As superfcies das aberturas de esgotos pluviais, de chamins ou de outros elementos s sero deduzidas, nas camadas de forma, impermeabilizao e camadas de proteco, quando as suas reas forem iguais ou superiores a 1,00 m f) Todos os trabalhos complementares de drenagem de guas pluviais - rufos, funis, grelhas de proteco, tubos de queda - sero medidos pelas regras indicadas no captulo relativo a Coberturas.
2

14.3.3 Impermeabilizao de paramentos verticais

Pg. 52/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

a) A medio de impermeabilizaes de paramentos verticais com materiais idnticos aos utilizados em coberturas em terrao ser efectuada pelas regras do captulo Revestimentos.

14.3.4 Impermeabilizao de elementos enterrados

a) A medio de impermeabilizaes de elementos enterrados com materiais idnticos aos utilizados em coberturas em terrao ser efectuada de acordo com as regras anteriores. b) Todos os trabalhos acessrios relativos a drenagem de guas pluviais e subterrneas sero considerados no captulo Pavimentos e drenagens exteriores ou no captulo Instalaes de canalizao. Pg. 53/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 14.3.5 Impermeabilizao de juntas

a) A medio de impermeabilizaes de juntas de coberturas em terrao ser realizada em m tendo particularmente em ateno o estabelecido na alnea b) das Regras Gerais relativas a Isolamentos e impermeabilizaes, isto , com referncia explcita da sua constituio, em pormenor e materiais aplicados. b) A medio de impermeabilizaes de juntas em elementos verticais ser realizada de forma idntica referida na alnea anterior.

Pg. 54/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 15. REVESTIMENTOS DE PAREDES, PISOS, TECTOS E ESCADAS

15.1 Regras gerais a) As medies de revestimentos sero discriminadas em:


1 - Revestimentos de paramentos exteriores de paredes
i) Revestimentos de estanquidade - podem ser constitudos por elementos descontnuos - de fixao directa ao suporte ou independentes - por ligantes hidrulicos armados e por ligantes sintticos armados com rede de fibra de vidro ii) Revestimentos de impermeabilizao - so deste tipo os revestimentos tradicionais de ligantes hidrulicos (constitudos por crespido camada de base e camada de acabamento 1) e os revestimentos no-tradicionais de ligantes hidrulicos iii) Revestimentos de isolante trmico - so deste tipo os sistemas de isolamento trmico por revestimento espesso sobre isolante os sistemas de isolamento trmico por revestimento delgado sobre isolante os de argamassas de ligantes hidrulicos com inertes de material isolante os sistemas de isolamento trmico por elementos descontnuos prefabricados e os sistemas de isolamento trmico obtidos por projeco in situ de isolante iv) Revestimentos de acabamento ou decorativos - so deste tipo os de ligantes hidrulicos (tradicionais ou no-tradicionais) os revestimentos delgados de massas plsticas os delgados de ligantes mistos e tambm os de elementos descontnuos

2 - Revestimentos de paramentos interiores de paredes


i) Revestimentos de regularizao - so deste tipo os revestimentos de ligantes hidrulicos os que tm como base o gesso (argamassas de gesso e areia esboos de gesso, cal apagada e areia pastas de gesso argamassas de gesso e inertes leves as misturas pr doseadas e os de ligantes sintticos ii) Revestimentos de acabamento - so deste tipo os revestimentos de ligantes hidrulicos os de cal apagada os de cal apagada e gesso os de gesso (estuques) os constitudos por produtos de cal apagada e gesso pr-doseados e os ligantes sintticos iii) Revestimentos resistentes gua - so deste tipo os revestimentos cermicos os de pedra os epoxdicos e os de ligantes sintticos envernizados ou esmaltados

3 - Revestimentos de piso interiores e exteriores (inclui terraos):


i) Revestimentos executados in situ - so deste tipo as betonilhas, caladas, etc. ii) Revestimentos manufacturados - so deste tipo os revestimentos de piso seguintes: - plsticos (vinlicos flexveis sem suporte vinlicos flexveis sobre base resiliente e os vinlicos semi-flexveis sem ou com amianto - cermicos - ladrilhos hidrulicos - ladrilhos ou placas naturais - Tacos e parquetes; - Aglomerados de cortia;

4 - Revestimentos de tectos interiores Em geral so aplicveis as classificaes dos revestimentos de paramentos interiores de paredes das presentes

Pg. 55/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras


regras gerais e ainda os estafes e os tectos falsos por componentes 5 - Revestimentos de tectos exteriores 6 - Revestimentos de escadas (lanos e patins)

b) As medies sero efectuadas de modo a serem individualizadas em rubricas, tendo em ateno as caractersticas das camadas de revestimento e das superfcies a revestir, nomeadamente:
- natureza dos materiais constituintes; - composio das argamassas; - dimenses das peas de revestimento (dimenses de ladrilhos, de componentes de tectos falsos, etc); - acabamentos das superfcies de revestimento; - natureza, forma e posio das superfcies a revestir; - condies de execuo e mtodos de assentamento

c) Em regra, as diferentes camadas que constituem os revestimentos sero medidas em rubricas separadas, sobretudo se forem de materiais diferentes. d) Sempre que conveniente, as camadas referidas na alnea anterior podero ser agrupadas na mesma rubrica e) As medidas dos revestimentos sero obtidas a partir das cotas indicadas no projecto, ou directamente na obra, de modo a traduzirem, regra geral, a totalidade da superfcie a revestir, no sendo deduzeis as juntas de assentamento desses revestimentos. f) As medies das superfcies a revestir incluem as respectivas arestas g) As medies englobam o fornecimento de materiais e todas as operaes (carga, transporte, descarga, preparao e aplicao dos materiais, montagem e desmontagem de andaimes. limpezas etc.) necessrias execuo dos revestimentos. h) Sempre que necessrio, as operaes referidas na alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias.

15.2 Revestimentos de paramentos exteriores e interiores


2

a) A medio ser realizada em m

b) As medies sero efectuadas separadamente, conforme as superfcies dos paramentos sejam:


- verticais ou inclinadas; - planas ou curvas; - com outras formas;

c) A determinao das medidas para a elaborao das medies, obedecer, em geral, regras seguintes:
1- As medidas a considerar so as das cotas de limpos das superfcies vistas. 2- No caso de superfcies irregulares a medio ser determinada a partir da rea de projeco da superfcie a revestir sobre a superfcie de base

d) As reas correspondentes a aberturas (vos, passagem de condutas, etc), interseco de vigas e outros elementos, s sero deduzidas quando superiores a 0.25 m As reas dos enquadramentos dos vos sero medidas em m em rubricas prprias, considerando os seguintes agrupamentos de larguras:
- larguras inferiores a 10 cm - larguras superiores ou iguais a 10 cm e inferiores a 20 cm - larguras superiores ou iguais a 20 cm

e) Os revestimentos das cornijas sero medidos em rubricas prprias. A medio ser realizada em m ou 2 m consoante for mais indicado f) Os revestimentos dos pilares isolados, colunas, embasamentos, socos ou outras partes isoladas da obra, 2 sero medidos em m , em rubricas prprias g) Os frisos, as alhetas, as molduras e outros elementos de guarnecimento sero medidos em m ou m o respectivo comprimento ser determinado sobre a superfcie de base destes elementos h) Os rodaps, as sancas e outros elementos de transio entre paredes e pavimentos ou tectos, sero considerados respectivamente nas rubricas de revestimentos de pavimentos ou escadas e de tectos. i) As reas sob os rodaps sero consideradas sempre que a altura destes elementos no exceder 0,10 m. Para alturas superiores, as reas sob os rodaps s sero medidas quando estes forem assentes sobre os revestimentos dos paramentos. Pg. 56/75
2

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

15.3 Revestimentos de pavimentos exteriores e interiores

a) A medio ser realizada em m

b) As medies sero efectuadas separadamente, de acordo com as caractersticas das superfcies:


- horizontais e inclinadas; - curvas; - de outras formas.

c) A medio ser determinada a partir das cotas de limpos das superfcies vistas incluindo as reas correspondentes aos enxalsos e aos vos das paredes. Regra geral, devem considerar-se as reas sob os rodaps. d) Quando os revestimentos dos pavimentos no forem horizontais ou planos, as medies sero realizadas de acordo com as dimenses efectivas e) As reas correspondentes a pilares, colunas, chamins e outros elementos ou as relativas a aberturas (para a passagem de condutas, canalizaes, etc.) s sero deduzidas quando a cada elemento ou 2 abertura corresponder uma superfcie de pavimento superior a 0.25 m f) Os rodaps sero discriminados em rubricas prprias com a indicao da sua seco. A medio ser realizada em m. O comprimento ser medido sobre o paramento em que o rodap estiver colocado

15.4 Revestimentos de escadas

Pg. 57/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras a) A medio ser efectuada separadamente, para os patins, degraus, guarda chapins, rodaps e outros elementos. b) A medio dos patins ser realizada em m
2

c) O revestimento das superfcies inferiores dos lanos e patins ser includo em rubrica prpria de acordo com as regras estabelecidas para os tectos. d) Os topos vistos dos lanos e patins nas escadas com bomba ou de leque sero medidos em rubricas prprias. Quando de madeira, ou de pedra, sero includos nos captulos respectivos. e) A medio do revestimento dos degraus ser efectuada separadamente para espelhos e pisos, de acordo com as unidades seguintes:
- para revestimentos contnuos, m2 - para revestimentos com peas lineares, em m.

f) Os focinhos dos degraus, quando executados de material diferente, sero medidos em m, em rubricas prprias. Se forem metlicos ou de pedra, sero includos nos respectivos captulos. As faixas antiderrapantes, includas por vezes no revestimento dos pisos dos degraus, sero medidas em rubricas prprias, em m, com indicao das suas dimenses (largura e espessura) g) As regras de medio e as unidades respectivas das medies de guarda-chapins (ou rodaps recortados), rodaps e outros elementos, sero os j indicados neste captulo para elementos semelhantes. No entanto, os rodaps dos lanos de escada sero medidos separadamente dos relativos aos patins.

15.5 Revestimentos de tectos exteriores e interiores a) A medio ser realizada em m


2

b) As medies sero efectuadas separadamente, de acordo com o tipo de laje, (por exemplo, macias ou aligeiradas) e tambm comas caractersticas das suas superfcies, nomeadamente:
- horizontais ou inclinadas; - curvas; - de outras formas.

c) As medies sero determinadas a partir das cotas de limpo das superfcies. Os revestimentos das superfcies das vigas sero includos nos revestimentos de paredes ou dos tectos, conforme se situem no prolongamento das paredes ou nos tectos. d) Quando os revestimentos de tectos no forem horizontais ou planos, as medies sero realizadas de acordo com as dimenses efectivas e) As reas correspondentes a pilares, colunas, chamins e outros elementos e os relativos a aberturas (para passagens de condutas, canalizaes e armaduras de instalaes de iluminao, etc.) s sero 2 deduzidas quando a cada elemento ou abertura corresponder uma superfcie superior a 0.25 m f) As sancas, molduras e outros elementos de guarnecimento sero discriminados em rubricas prprias com indicao da sua seco. A medio ser realizada em m; o comprimento ser determinado sobre o paramento em que estes elementos forem executados ou colocados. g) Os elementos de suporte dos revestimentos de tectos falsos sero, em geral, discriminados em rubricas 2 prprias, com indicao da sua constituio e respectivos elementos. A medio ser realizada em m h) A medio dos tectos falsos por componentes ser tambm realizada em m e separada em rubricas prprias, de acordo com a constituio e as dimenses dos componentes.
2

Pg. 58/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 16. REVESTIMENTOS DE COBERTURAS INCLINADAS

16.1 Regras gerais a) As medies dos revestimentos sero agrupadas em sub-captulos conforme se trate de revestimento com telhas, soletos (placa de ardsia), chapas metlicas, chapas de fibrocimento, etc. b) As medies sero efectuadas de modo a serem individualizadas em rubricas prprias tendo em ateno a forma e modo de colocao do material utilizado no revestimento, nomeadamente
- natureza dos materiais constituintes; - dimenses das peas de revestimento - mtodos de assentamento - condies de execuo

c) As medies sero obtidas a partir do projecto, ou directamente na obra, de modo a traduzirem a verdadeira grandeza das dimenses dos elementos d) As dimenses englobam o fornecimento dos materiais e acessrios e todas as operaes necessrias execuo dos revestimentos e) Sempre que necessrio, as operaes indicadas na alnea anterior podero ser separadas em alneas prprias. f) Os elementos especiais de cobertura, como telhas-passadeiras, ventiladoras, etc., podero, se necessrio, serem medidos em separado Pg. 59/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras

16.2 Revestimentos de coberturas

a) As medies das guas ou tacanias de uma cobertura de telhado sero realizadas em m de modo a traduzirem o desenvolvimento total da superfcie a revestir. b) As reas correspondentes interseco de outros elementos (chamins, ventilaes, etc.), s sero 2 deduzidas quando superiores a 1,00 m c) Os beirados, quando constituam um trabalho distinto do restante revestimento da cobertura, sero medidos em rubrica prpria, com indicao da natureza do material de que so executados. A medio ser realizada em m. Os cantos ou tornejos, sempre que executados com peas especiais, sero medidos em rubrica prpria, e a medio feita unidade (un). d) As cumieiras, rinces e Iars sero discriminadas em rubricas prprias, com indicao da natureza do material de que so executadas. As medies sero realizadas em m. e) Na medio do revestimento da cobertura das trapeiras, sero tidas em considerao as regras formuladas anteriormente. f) As medies do revestimento de superfcies verticais com material idntico ao das coberturas, ser feito de acordo com as regras anteriores. g) As telhas de vidro e elementos de ventilao no constitudos por caixilhos sero medidos unidade (un). h) Os acrotrios, coroamentos das paredes, as balaustradas, as grades de resguardo, escadas e patins para limpeza de chamins e outros elementos afins, sero medidos nos respectivos captulos de acordo com o material de que so executados. i) As chamins, ventiladores e respiros, quando constituindo parte de instalaes ou trabalhos medidos em captulos prprios (chamins de alvenaria, ventilaes de esgoto, etc.) no sero includos neste captulo

16.3 Drenagem de guas pluviais a) As caleiras de algeroz ou de Iars sero medidas em rubricas prprias, tendo em considerao no s o material de que so constitudos e modo de execuo e apoio, como o desenvolvimento das suas seces transversais. A medio ser realizada em m. b) Os tubos de queda de guas pluviais, zinco, chapa zincada, fibrocimento ou material plstico, sero Pg. 60/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras medidos em rubricas prprias, tendo em considerao a natureza do material constituinte e as condies de execuo A sua medio ser realizada em m. Os funis, bacias, ralos ou outros acessrios quando existirem, sero medidos unidade (un). c) Os remates com paramentos verticais (abas, rufos e canais) sero medidos em rubricas prprias, com indicao do material de que so executados. A medio ser realizada em m.

Pg. 61/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 17. VIDROS E ESPELHOS

17.1 Regras gerais a) As medies sero realizadas de modo a serem individualizadas e descritas em rubricas prprias, de acordo com as seguintes caractersticas:
- Tipo, qualidade e padro do vidro, de acordo com a classificao comercial corrente, nomeadamente: vidro liso (corrente, escolhido e para espalhar), polido ou despolido e impresso, e vidros especiais tais como o vidro armado, temperado, trmico, etc.; - Espessura nominal do vidro em mm; - Classe da dimenso superficial de cada chapa - Natureza do enquadramento ou suporte onde o vidro ser montado, nomeadamente caixilhos de madeira, de alumnio, de cimento, etc.; - Sistema de montagem, principalmente o tipo de fixao e de vedante; - Em casos especiais, os tipos de acabamento ou decorao, tais como: gravura, acabamento de arestas e cantos, abertura de furos, filetes, rinces, etc.

b) Os materiais semelhantes ao vidro e com as mesmas funes sero medidos pelas mesmas regras. c) As medies devero indicar as referncias de identificao dos suportes de vidro, ou locais de aplicao mencionados no projecto, de forma a permitir a sua verificao. d) A medio compreender o fornecimento, corte e colocao, incluindo os materiais de fixao e de vedao e) Na medio de espelhos, alm das caractersticas enunciadas na alnea a), devem ser consideradas tambm as seguintes:
- qualidade de espelhagem; - tipo de cobertura do tardoz; - tipo de acabamento de arestas, de decorao, nmero de furos, etc.; - tipo de fixao e acessrios.

f) As medidas para o clculo da medio de chapas de vidro ou de espelho sero sempre obtidas do menor rectngulo circunscrito, com arredondamento ao cm nas medidas lineares.

17.2 Chapa de vidro em caixilhos a) A medio ser feita em m segundo as dimenses aparentes do vidro (vo-luz) colocado nos caixilhos.
2

17.3 Divisrias de vidro perfilado a) A medio ser feita em m


2

b) As medidas para a determinao das medies so as das dimenses do vo.

17.4 Portas e janelas de vidro a) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un), para o conjunto dos elementos principais e acessrios, com indicao das seguintes caractersticas:
- constituio; - tipo de movimento ou modo de abrir; - dimenses; - tipo de ferragens.

b) Os guarnecimentos de vos e os aros sero medidos nos captulos relativos natureza dos respectivos trabalhos. c) As medidas para a caracterizao das medies sero as das folhas.

17.5 Persianas com lmina de vidro a) A medio ser realizada segundo as regras relativas a portas e janelas de vidro, com indicao do nmero e dimenses das lminas de cada elemento.

17.6 Espelhos Pg. 62/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras a) Regra geral, a medio de espelhos ser realizada unidade (un), incluindo ferragens, com indicao das respectivas dimenses. b) Os espelhos integrados em caixilhos sero medidos pelas regras indicadas em chapa de vidro em caixilhos. c) Os espelhos com funo de revestimentos (por exemplo em casas de banho, integrados em mobilirio, 2 etc) sero medidos em m

Pg. 63/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 18. PINTURAS

18.1 Regras gerais a) As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizadas e descritas em rubricas prprias, de acordo com as seguintes caractersticas:
- natureza do trabalho, nomeadamente: pintura e tinta de esmalte, a tinta de gua, caiao, velatura, enceramento, envernizamento, metalizao a frio, e outros trabalhos semelhantes; - natureza e qualidade dos materiais - natureza e acabamento da superfcie a pintar - trabalhos preparatrios da superfcie a pintar (limpeza, decapagem, lixagem, selagem, isolamento de ns, remoo de pintura, etc.); - trabalhos preparatrios da pintura, nomeadamente: nmero de demos de primrios e barramentos; - trabalhos e nmero de demos de acabamento; - condies de execuo.

b) As medies sero em regra ordenadas em grupos correspondentes natureza dos trabalhos relativos execuo dos elementos a pintar. Dentro de cada grupo, a ordenao ser idntica adaptada no captulo relativo a esses trabalhos c) A medio englobar todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de pintura, nomeadamente os de fornecimento e preparao de materiais, os trabalhos de preparao das superfcies e preparatrios de pintura e a pintura propriamente dita, com seu acabamento. d) Regra geral, as pinturas, principalmente as de grandes superfcies, sero medidas em m com as excepes indicadas nas alneas das rubricas seguintes. e) As medidas para a determinao das medies sero, em geral, as estabelecidas no captulo relativo a Revestimentos. No caso de superfcies irregulares ou superfcies onduladas, a medio ser determinada a partir da rea de projeco da superfcie a pintar sobre a superfcie de base e separada em rubricas prprias, O acrscimo no considerado ser includo no respectivo preo unitrio. f) As medies de pintura de perfis cujo permetro pintado no exceda 0,30 m sero feitas em m e agrupadas em rubricas correspondentes a 3 classes de dimenses do permetro pintado g) Os perfis com permetro pintado superior a 0,30 m sero medidos em m . A rea de pintura ser obtida pelo produto do desenvolvimento do permetro pintado pelo comprimento do perfil. h) A medio da pintura de tubos e condutas ser realizada de acordo com as regras indicadas nas alneas f) e g) anteriores, O permetro pintado ser determinado a partir do dimetro exterior. i) A pintura de pequenas peas isoladas ser medida unidade (un) j) Os trabalhos especiais de pintura, como por exemplo os de decorao, no so objecto destas regras. O medidor dever indicar no enunciado da medio destes trabalhos as regras que adoptar. l) Quando os elementos de construo so fornecidos para a obra j pintados, a medio da pintura poder ser includa nos trabalhos de execuo daqueles elementos, conforme foi referido nas alneas f) dos captulos Carpintarias e Serralharias.
2 2

18.2 Pintura de estruturas metlicas a) Regra geral, a medio ser realizada de acordo com as regras gerais indicadas neste captulo. b) Quando for conveniente a medio poder ser realizada em kg, segundo o peso dos elementos constituintes da estrutura metlica c) Os elementos indicados na alnea anterior devero ser separados em rubricas prprias, de acordo com a dificuldade de execuo da pintura segundo as classes de perfis indicadas na alnea f) das Regras Gerais do captulo Estruturas Metlicas.

18.3 Pintura de portas e portes a) A medio da pintura das folhas ser realizada em m em ambas as faces. b) A medio da pintura dos guarnecimentos e dos aros ser realizada de acordo com as regras das alneas f) e g das Regras Gerais deste captulo. c) A pintura de portas e portes que implique dificuldades especiais de execuo poder ser medida separadamente em rubricas prprias. Pg. 64/75
2

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras d) A pintura de portes metlicos com grande nmero de motivos ornamentais poder ser medida unidade (un).

18.4 Pintura de janelas e envidraados a) Os caixilhos, para efeito de medio da respectiva pintura, sero agrupados, de acordo com a rea vista de cada pea de vidro em classes Quando o mesmo caixilho tiver peas de vidro correspondentes a mais de uma classe, dever ser classificado na classe correspondente da rea mdia dos vidros. b) A pintura dos elementos componentes dos caixilhos pertencentes classe D ser medida segundo as regras das alneas 17 e g) das Regras Gerais deste captulo. c) A medio da pintura dos caixilhos pertencentes classes A, B e C ser realizada em m em ambas as faces, separando em rubricas prprias os trabalhos relativos a caixilhos correspondentes a diferentes classes. d) Regra geral, a medio da pintura de aros e guarnecimentos ser feita separadamente, em rubricas prprias, pelas regras enunciadas nas alneas f) e g) das Regras Gerais. No entanto, no caso de caixilhos fixos, a medio da pintura destes elementos poder ser includa na dos caixilhos, caso estes trabalhos se realizem em conjunto e) As medidas para a determinao das medies sero as utilizadas na medio dos prprios elementos excepto no que respeita dos permetros pintados dos aros, guarnecimentos e caixilhos da classe D que sero obtidas de acordo com o indicado nas alneas f) e g) das regras gerais deste captulo.
2

18.5 Outros elementos em vos a) A medio da pintura de outros elementos em vos - nomeadamente estores, persianas, grades de 2 vos, portas de lagarto, redes e grelhas - ser realizada em m nas duas faces, em rubrica prpria, para cada tipo de elemento com as mesmas caractersticas. b) As grelhagens de beto sero medidas segundo as regras da alnea anterior. c) As caixas de estore sero medidas segundo as regras indicadas nas alneas f) e g) das Regras Gerais deste captulo. d) As medidas para a determinao de medies sero as do enquadramento do vo onde os elementos se inserem.

18.6 Pintura de grades, guardas, balaustradas e corrimos a) A pintura de grades e guardas constitudas por perfis, sero medidas em m numa face, em rubrica prpria, para cada tipo de elemento com as mesmas caractersticas. b) A medio da pintura dos corrimos isolados ou dos que recebam uma pintura diferente da respectiva guarda ser realizada segundo as regras indicadas na alnea alneas f) e g) Regras gerais deste captulo. c) No caso de elementos especiais, como por exemplo balaustres e acrotrios, a medio dever ser feita unidade (un).

18.7 Pintura de equipamento fixo e mvel a) Regra geral, a medio ser realizada unidade (un). b) A medio da pintura de elementos de equipamento com grandes superfcies lisas (nomeadamente 2 armrios fixos) poder ser realizada m . Devero ser explicitadas as faces e vistas a pintar. A rea de medio dever corresponder rea explicitada.

Pg. 65/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 19. ACABAMENTOS

19.1 Regras gerais Nesta designao, incluem-se todos os trabalhos que no se encontram includos nos Captulos anteriores e/ou seguintes e que so constitudos por trabalhos finais de uma obra.

19.2 Afagamento e acabamento de pavimentos de madeira e cortia a) A medio ser realizada em m e indicar a espcie da madeira e a forma em que se apresenta (rguas, tacos, parquetes-mosaico, etc.). b) Dever indicar-se, alm das demos de cera ou verniz, os trabalhos preparatrios a realizar e o aspecto final pretendido c) O tipo e especificao tcnica dos materiais de acabamento e preparao devero ser claramente indicados.
2

19.3 Acabamento de pavimentos de ladrilhos cermicos, de mrmore e pastas compsitas a) A medio ser realizada em m e dever indicar o tipo de tratamento previsto, os materiais a aplicar e o aspecto final desejado
2

19.4 Acabamento de pavimentos com alcatifas, tapetes ou passadeiras a) A medio das alcatifas ser realizada ao m com indicao do nmero de vos de porta e/ou janela. Os tapetes e passadeiras sero medidos unidade (un), com indicao das suas dimenses. b) A qualidade, a cor e a estrutura da alcatifa, tapete ou passadeira, bem como a fixao e remates previstos, devero ser claramente especificados na medio
2

19.5 Acabamento de paredes com papel colado ou panos decorativos a) A medio ser realizada ao m com a indicao da quantidade e dimenso de vos a contornar b) A qualidade e caractersticas do material, como da base intermediria (se for caso disso), e os remates previstos, devero ser bem definidos na medio.
2

19.6 Outros acabamentos a) O critrio de medio ser sempre encontrado a partir das condies habituais de aplicao dos materiais, tendo-se em ateno as suas dimenses de fabrico e consequentes desperdcios no recuperveis na obra, como no caso das alcatifas. b) Quando sejam fornecidos em pasta, produto pastoso ou lquido, a medio dos trabalhos processa-se 2 como se recomendou para as pinturas (m ) e de acordo com as regras ali expressas que melhor se adaptem ao tipo de acabamento em anlise. c) Sempre que o acabamento previsto exija preparao prvia das superfcies, ou a aplicao de material intermedirio, as operaes correspondentes sero descriminadas e objecto de medio em separado.

Pg. 66/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 20. INSTALAES DE CANALIZAO

20.1 Regras gerais a) As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizadas nos sub-captulos que constituem o presente captulo b) As medies dos trabalhos que normalmente no so executados por empresas especializadas em canalizaes sero consideradas separadamente em grupos prprios ou nos captulos referentes a esses trabalhos. c) Regra geral, a medio englobar as operaes de fabrico, fornecimento, execuo, assentamento ou montagem. d) Sempre que necessrio, as operaes indicadas na alnea anterior podero ser medidas separadamente em rubricas prprias. e) As medies sero individualizadas, em rubricas prprias de acordo com as caractersticas das canalizaes, principalmente as seguintes:
- natureza dos materiais constituintes dos tubos e acessrios; - caractersticas dos tubos e acessrios nomeadamente: dimetro nominal (DN), classe ou srie e outras caractersticas (como por exemplo tubos soldados ou sem costura, etc.): - tipo de ligao dos tubos; - tipo de proteco, de isolamento e de acabamento das canalizaes; - condies de execuo

f) Regra geral, a medio da canalizao ser realizada em m, incluindo os acessrios dos tubos. As medidas sero determinadas entre eixos dos equipamentos a ligar. g) Regra geral, o equipamento ser medido unidade (un), segundo as caractersticas prprias de cada componente, (torneira, esquentador) ou elemento de construo (fossa sptica, cmara de visita). h) A medio dos roos ser realizada em m, segundo as medidas indicadas para as respectivas canalizaes. As furaes no tosco para atravessamentos de canalizaes ou fixaes de cada elemento de equipamento sero medidas unidade (un), incluindo os acompanhamentos com argamassa ou a chumbagem. A execuo de reservas em elementos de beto, antes da realizao das betonagens, no sero medidas separadamente, devendo considerar-se includas nos preos de execuo daqueles elementos.

20.2 Esgoto domstico ou de guas residuais a) Neste sub-captulo sero tambm consideradas as redes de ventilao dos esgotos. b) A medio da canalizao ser realizada segundo as regras indicadas nas alneas e) e f) das Regras Gerais. No entanto, os troos de rede relativos interposio de cmaras e de fossas spticas na rede, no sero considerados. c) Regra geral, o equipamento ser medido segundo as regras indicadas na alnea g) de Regras Gerais d) As cmaras de visita, de inspeco, de reteno, sifnicas etc., sero medidas unidade (un) de acordo com o seu tipo e caractersticas, especialmente a seco horizontal. e) Regra geral, as fossas spticas, especialmente as prefabricadas, sero medidas unidade (un). No entanto, sempre que conveniente, as medies dos trabalhos necessrios sua execuo podero ser feitas separadamente nos captulos relativos respectiva especialidade, pelas regras neles indicadas. f) As valas drenantes ou trincheiras filtrantes sero medidas em m. A medio dos poos filtrantes ser realizada segundo as regras indicadas para as fossas spticas. g) Todos os movimentos de terras necessrios execuo de canalizaes, cmaras e fossas e outros elementos enterrados, sero considerados no captulo Movimento de terras.

20.3 Esgoto de guas pluviais a) As drenagens de guas pluviais, executadas com os mtodos e materiais tradicionais sero consideradas no captulo Revestimentos de Coberturas. Neste captulo, so includas apenas as instalaes geralmente executadas pelos empreiteiros de canalizaes com materiais e segundo mtodos semelhantes restantes instalaes de esgoto. Pg. 67/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras b) As regras de medio das canalizaes, do equipamento e acessrios sero idnticas indicadas para as Instalaes de Esgoto Domstico ou de guas Residuais. c) Os acessrios especiais, como os ralos, os funis, as abas e outros elementos especiais destas redes, sero medidos unidade (un), com indicao das respectivas caractersticas.

20.4 Distribuio de gua a) A medio da tubagem ser efectuada segundo as regras Indicadas nas allneas e) e f) das Regras Gerais. b) O equipamento ser medido segundo as regras indicadas na afinas g) de Regras

20.5 Aparelhos Sanitrios a) Sempre que conveniente, o fornecimento e o assentamento dos aparelhos sanitrios sero medidos separadamente em rubricas prprias b) A medio de cada elemento ser realizada unidade (un), incluindo os materiais e acessrios necessrios ao assentamento e funcionamento dos aparelhos c) No enunciado da medio devero indicar-se os tipos e caractersticas dos aparelhos e seus acessrios e, se necessrio, as respectivas dimenses

20.6 Distribuio de gs a) A medio da tubagem ser efectuada segundo as regras indicadas nas alneas e) e f) das Regras Gerais. b) O equipamento ser medido segundo as regras indicadas na alnea g) de Regras Gerais

20.7 Evacuao de lixo a) As medies sero realizadas de modo a que sejam individualizadas em rubricas prprias os seguintes elementos:
- tubo de queda; - bocas de descarga de lixo; - sistema de ventilao; - sistema de limpeza; - sistema de recepo de lixos (incluindo incinerao, se existente).

b) A medio do tubo de queda ser realizada em m, incluindo todos os acessrios. As medidas sero determinadas entre as extremidades superior e inferior do tubo de queda c) As bocas de descarga do lixo sero medidas unidade (un), incluindo a respectiva portinhola. Devero indicar-se as caractersticas da boca de descarga (se de forquilha simples ou dupla, ou outras) e da portinhola d) O sistema de ventilao ser medido unidade, incluindo toda a aparelhagem e acessrios. Devero indicar-se as caractersticas da ventilao, nomeadamente se esttica ou dinmica e neste caso quais os caudais a debitar. No entanto, a conduta de ventilao poder ser medida separadamente em m, incluindo todos os acessrios e ligaes. e) O sistema de limpeza ser medido unidade (un), com incluso de todos os elementos principais (espalhador de gua, escovilho, roldanas, etc.) e acessrios. A alimentao de gua a este sistema ser includa na medio relativa a Distribuio de gua. f) O sistema de recepo de lixos ser tambm medido unidade (un), incluindo-se nesta rubrica todos os elementos principais (fecho ou tremonha do tubo de queda, sistema de incinerao, baldes ou carrinhos, etc.) e acessrios e indicando-se as respectivas caractersticas

Pg. 68/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 21. INSTALAES ELCTRICAS

21.1 Regras gerais a) As medies das instalaes elctricas sero individualizadas nos sub-captulos seguintes:
- Alimentao geral; - Colunas montantes e derivaes; - Instalaes de iluminao, tomadas e fora-motriz; - Instalaes elctricas especiais.

b) As medies dos trabalhos que normalmente so da atribuio do empreiteiro geral ou de toscos, sero considerados separadamente em grupo prprio ou nos captulos referentes a esses trabalhos c) De acordo com as indicaes de execuo das instalaes, as medies sero individualizadas nas seguintes rubricas:
- instalaes enterradas - instalaes embebidas em roo; - instalaes embebidas no beto - instalaes vista; - instalaes areas (suspensas em catenria)

d) Regra geral, a medio englobar as operaes de fornecimento, execuo, assentamento ou montagem. e) Sempre que necessrio, as operaes indicadas na alnea anterior podero ser medidas separadamente em rubricas prprias. f) As medies dos cabos e dos condutores sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as suas caractersticas, nomeadamente:
- tipo de cabo ou de condutor segundo as normas em vigor - seco e nmero de condutores (no caso dos cabos); - tenso de servio;

g) As medies dos tubos de proteco sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as suas caractersticas, nomeadamente:
- tipo e natureza do material constituinte - dimetro normalizado.

h) As medies das caixas sero individualizadas em rubricas prprias, de acordo com as suas caractersticas, nomeadamente:
- tipo de caixa (caixa de derivao, caixa de passagem ou funda, caixa de aparelhagem e caixa terminal); - natureza do material constituinte; - dimenses.

i) A medio dos roos ser realizada em m, sendo as medidas a considerar as dos tubos a que se destinam. As furaes para travessias no sero medidas separadamente, devendo considerar-se includas no preo unitrio de outros trabalhos.

21.2 Alimentao geral a) Os trabalhos relativos a este sub-captulo s sero includos nas medies quando o caderno de encargos assim o especificar, pois, regra geral, a sua execuo da atribuio das empresas fornecedoras de energia elctrica. b) A medio da alimentao geral, em regra, ser subdividida nas rubricas seguintes:
- cabo de alimentao; - portinhola; - posto de transformao e quadro geral de baixa tenso.

c) A medio do cabo de alimentao ser realizada em m, sendo as medidas determinadas entre eixos de equipamentos a ligar. No enunciado das medies, sero descritas as caractersticas referidas na alnea f) das Regras gerais deste captulo d) Nos casos em que a tenso de servio for superior a 1 kV, dever especificar-se o tipo de ligao do neutro da rede de distribuio que vai alimentar esse cabo (neutro terra ou neutro isolado). e) A medio da portinhola ser realizada unidade (un), especificando-se as caractersticas dos elementos constituintes (caixa, corta-circuitos, fusveis, bornes, terminais, etc.). Pg. 69/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras f) A medio do posto de transformao e quadro geral de baixa tenso engloba os seguintes elementos:
- chegada; - sada; - corte geral; - contagem; - corte e proteco; - transformador de potncia; - quadro geral de baixa tenso; - terras; - estrutura para o equipamento.

g) A medio ser realizada unidade (un), para cada um dos elementos indicados na alnea anterior, ou para o conjunto destes elementos, consoante o critrio do medidor. h) A medio ter em considerao os elementos que so fornecidos pela empresa fornecedora de energia elctrica i) As operaes de fornecimento e as de assentamento ou montagem podero ser medidas separadamente em rubricas prprias.

21.3 Colunas, montantes e derivaes a) A medio das colunas montantes e derivaes, em regra, ser subdividida nas rubricas seguintes:
- tubos de proteco; - caixas de coluna; - cabos e condutores.

b) Os tubos de proteco sero medidos em m, incluindo todos os acessrios necessrios montagem dos tubos. Em geral, as medidas para a determinao das medies, sero as consideradas para os respectivos condutores. No enunciado das medies, sero descritas as caractersticas referidas na alnea g) de Regras gerais deste captulo c) A medio da caixa de coluna ser realizada unidade (un), especificando-se as caractersticas dos elementos constituintes (caixa, placa de bornes, corta-circuitos, fusveis e parafusos de selagem). d) A medio dos cabos e condutores ser realizada em m, incluindo todos os acessrios necessrios montagem As medidas sero determinadas entre eixos de equipamentos a ligar e) As operaes de fornecimento e as de assentamento ou montagem podero ser medidas separadamente em rubricas prprias.

21.4 Instalaes de iluminao, tomadas e fora-motriz a) A medio deste sub-captulo, em regra, ser decomposta nas rubricas seguintes:
- quadro de distribuio; - tubos de proteco; - caixas; - cabos e condutores; - aparelhagem de manobra, ligao e proteco; - armaduras.

b) A medio do quadro de distribuio ser realizada unidade (un) especificando-se as caractersticas dos elementos constituintes (caixa, interruptores, disjuntores, corta-circuitos, fusveis, bornes, etc.). A medio incluir os acessrios necessrios montagem do quadro de distribuio. c) Para a medio dos tubos de proteco, ver alnea c) de Colunas montantes e derivaes. d) As caixas, incluindo os respectivos acessrios sero medidas unidade (un) As caractersticas das caixas a indicar no enunciado das medies so as referidas na alnea h) das Regras gerais. e) Para as medies dos cabos e condutores, ver alnea e) de Colunas montantes e derivaes. f) A aparelhagem de manobra ligao e proteco ser medida unidade (un) incluindo todos os acessrios necessrios montagem. No enunciado das medies devem indicar-se os tipos, caractersticas de fabrico, dimenses, tenso de servio e intensidade nominal, ou a designao comercial de cada aparelho. g) A medio das armaduras ser realizada unidade (un), incluindo os acessrios necessrios respectiva montagem. No enunciado das medies indicam-se os tipos (incandescente e fluorescente), caractersticas de fabrico, nmero e potncia das lmpadas ou a designao comercial de cada armadura. Pg. 70/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras h) As lmpadas das armaduras sero medidas em rubrica individualizada, de acordo com as suas caractersticas, isto , o tipo, a potncia e a tenso de servio. i) As operaes de fornecimento e as de assentamento ou montagem podero ser medidas separadamente em rubricas prprias.

21.5 Instalaes elctricas especiais a) As medies deste sub-captulo, em regra, sero decompostas nas instalaes seguintes:
- sinalizao; - telefone de porta e porteira; - campainhas e trinco elctrico; - automtico de escada; - telefones; - antena colectiva de TV e TSF; - pra-raios.

b) A medio das instalaes indicadas na alnea anterior ser efectuada segundo as regras estabelecidas no sub-captulo anterior (Instalaes de iluminao, tomadas e fora-motriz). c) A medio da instalao de sinalizao ser decomposta nas rubricas seguintes:
- tubos de proteco; - caixas; - cabos e condutores; - aparelhagem de manobra; - quadro de alvos.

d) A medio da instalao de telefone de porta e porteira ser decomposta nas rubricas seguintes:
- tubo de proteco - caixas; - cabos e condutores; - telefones de porta; - altifalante de porta; - central.

e) A medio da instalao de campainhas e trinco elctrico ser decomposta nas rubricas seguintes:
- tubos de proteco; - caixas; - cabos e condutores; - aparelhagem de manobra e ligao; - campainhas; - trinco elctrico.

f) A medio da instalao do automtico de escada ser decomposta nas rubricas seguintes:


- tubos de proteco; - caixas; - cabos e condutores; - aparelhagem de manobra e ligao; - armaduras; - automtico de escada.

g) A medio da instalao de telefones da PT ser decomposta nas rubricas seguintes:


- tubos de proteco; - cabos ou condutores; - caixas; - aparelhagem de ligao.

h) A medio da instalao da antena colectiva de TV e TSF ser decomposta nas rubricas seguintes:
- tubos de proteco; - caixas; - cabos; - aparelhagem de ligao; - antenas.

i) A medio da instalao do pra-raios ser decomposta nas rubricas seguintes:


- pra-raios; - fita condutora; - caixa de medio de terra; - elctrodo de terra.

Pg. 71/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 22. ASCENSORES E MONTA-CARGAS

22.1 Regras gerais a) O ascensor com todas as suas partes e peas mede-se como uma unidade (un), referindo e transferindo para o projecto e caderno de encargos a sua especificao. b) As medies deste sub-captulo, em regra, sero decompostas em funo do tipo de ascensor, nomeadamente:
- caixa fechada; - caixa aberta.

c) Se de caixa fechada para alm da caixa constituda por paredes, vos de portas, casa de mquinas, etc., que so medidas nos captulos correspondentes, tero que ser medidos apenas os trabalhos de acompanhamento da montagem e da fixao de guias, aparelhagem de controle e segurana e mquinas. d) Se de caixa aberta as operaes a medir so as devidas fixao da estrutura na base, aos aparelhos a instalar na cuba e ligaes aos patamares dos pisos, como da escada de acesso cabina das mquinas. e) A medio ser efectuada tendo em considerao o projecto do ascensor e, os trabalhos a realizar resultaro da comparao da situao final com a que foi concretizada nas medies dos trabalhos de construo civil, nomeadamente:
- Assistncia montagem - Trabalhos de remate interior e exterior das portas

Pg. 72/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 23. ELEMENTOS DE EQUIPAMENTO FIXO E MVEL DE MERCADO

23.1 Regras gerais a) As medies relativas aos elementos de equipamento do mercado sero individualizadas nos seguintes sub-captulos:
- equipamento fixo - equipamento mvel

b) A medio ser sempre realizada unidade (un), isto , por cada elemento completo e caracterizado pela funo, designao corrente do mercado, tipo ou dimenso, capacidade e qualidade, e dever ainda indicar o artigo ou especificao tcnica do projecto onde a sua definio, caracterizao e condies de fornecimento so feitas at ao completo esclarecimento. c) A medio indicar ainda, para o equipamento fixo, a incluso ou excluso de tarefas de montagem e/ou fixao medindo-as de acordo com o que de aplicvel se encontra nas regras das especialidades envolvidas. d) Na medio destas tarefas, dever indicar-se, para alm do que as regras recomendam, que estas se destinam montagem e/ou fixao do elemento de equipamento referido no Artigo (indicar o artigo da medio). e) Quando nestas tarefas de montagem e/ou fixao se utilizam acessrios que acompanham o elemento, como parafusos, garras, buchas, ou outras peas especiais, isso deve ser referido na medio. e) Quer para elementos fixos, quer para elementos mveis (especialmente mveis de madeira), dever ainda indicar-se quando o acabamento final feito no local de utilizao e se est ou no includo nas condies de fornecimento, medindo-se as operaes no includas de acordo com a sua especificidade e segundo as regras recomendadas aplicveis, conforme se indicou em c).

Pg. 73/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 24. INSTALAES DE AQUECIMENTO POR GUA OU VAPOR

24.1 Regras gerais a) As medies relativas a instalaes de aquecimento por gua ou vapor sero individualizadas nos subcaptulos seguintes:
- geradores calorficos - condutos e tubagem - dispositivos difusores, aceleradores e de controlo

b) As tarefas excludas, de montagem e/ou preparao, como de incorporao de peas de fixao ou acessrios, sero medidas de acordo com o que nas regras correspondentes especialidade interveniente se indica e com referncia clara ao fim a que se destina. c) Quando nestas tarefas de montagem e/ou preparao se utilizam peas ou acessrios que se encontrem includas nos fornecimentos a fazer com os dispositivos de utilizao ou produo de energia, isso dever ser referido na medio. d) Para alm das tarefas auxiliares ou complementares da montagem, do isolamento ou simples fixao de dispositivos, hbito executarem-se ainda outras de acabamento, como pinturas ou revestimentos especiais. Estas, ainda que executadas na fase da obra correspondente, devero ser destacadas em artigos tambm especiais, com os materiais e processos de aplicao bem especificados.

24.2 Geradores calorficos Os geradores calorficos, quando destinados a grandes redes de distribuio, so normalmente caldeiras de grande dimenso e que exigem grande diversidade de trabalhos a serem executados em diversas fases da construo, nomeadamente de movimento de terras, especialmente quando os depsitos de combustveis ficam enterrados, e/ou quando a alimentao destes se faz por meio de tubos subterrneos para ligao aos veculos de abastecimento. As medies de todos estes trabalhos devero ser consideradas nos captulos de cada uma das especialidades, de acordo com as regras aplicveis, embora se devam indicar sempre o fim a que se destinam. Deste modo, os grupos de actividade podero ser correctamente dimensionados e os dispositivos a incorporar (ainda que fornecidos por sub empreiteiro independente) sero considerados na programao de fornecimentos permitindo a determinao do custo total da instalao. Para este efeito, ser de exigir que o projecto da instalao se encontre devidamente pormenorizado

24.3 Condutos e tubagem a) Quando na rede de distribuio se utilize mais do que um tipo ou classe de tubos, como o caso das serpentinas incorporadas no beto, dever fazer-se a medio destes em separado b) Nos tubos embebidos ou no, os sistemas de isolamento trmico de devero ficar bem especificados na medio, bem como os materiais, espessuras e acessrios que se prevem utilizar. h) Quando alm dos tubos incorporados se prev a aplicao de uma malha de ao auxiliar da distribuio do calor (rede electrosoldada), esta deve ser includa como componente da instalao e as tarefas de aplicao e acompanhamento devero ser includas no conjunto referido na alnea d) das regras gerais deste captulo.

24.4 Dispositivos difusores, aceleradores e de controle a) Os dispositivos geradores, difusores, aceleradores e de controle sero sempre medidos unidade (un), isto , por cada elemento caracterizado pela funo, designao corrente do mercado, tipo e/ou dimenso, potncia e capacidade, qualidade e aspecto das suas partes aparentes. b) A medio indicar ainda para estes dispositivos a incluso ou excluso e tarefas de montagem e/ou fixao, a dimenso de caixas para os embeber total ou parcialmente e as peas de fixao ou acessrios a incorporar nas paredes, para qualquer destes efeitos. c) Se os dispositivos so fornecidos por acabar, com pintura a executar na obra, a medio da pintura ser feita por m de acordo com as regras aconselhadas para as pinturas, mas como sempre, indicando-se sobre o que, e como, a pintura ser executada. Pg. 74/75

Tcnicas de Medies e Oramentos de Obras 25. INSTALAES DE AR CONDICIONADO

25.1 Regras gerais a) As medies relativas a instalaes de ar condicionado sero individualizadas nos sub captulos seguintes
- unidades de tratamento do ar - condutos, filtros, grelhas e difusores

b) Neste captulo, as instalaes so medidas com unidades centrais de tratamento e condutos de distribuio com ou sem retorno. c) Quando a instalao constituda por unidades de aquecimento e de arrefecimento de gua localizadas numa central e redes de distribuio desta a condicionadores locais, observam-se as regras de medio para as instalaes de aquecimento do captulo Instalaes de aquecimento por gua ou vapor.

25.2 Unidades de tratamento do ar a) As unidades de tratamento do ar podem ser de janela ou consola e, nestas condies, sero consideradas como equipamento elctrico de conforto, tal como os irradiadores elctricos. b) A medio indicar para todos estes dispositivos a incluso ou excluso de tarefas auxiliares de montagem e as peas de fixao e/ou acessrios a incorporar nas paredes ou pisos para este efeito. c) Todas as tarefas excludas da montagem e/ou preparao desta, como a incorporao nas alvenarias de peas de fixao ou acessrios, sero medidos de acordo com o que nas regras correspondentes especialidade se indica e com referncia instalao a que se destina. d) Se, para alm das tarefas auxiliares da montagem ou da simples fixao de dispositivos, se prev a execuo de pinturas, estas, ainda que a executar na fase da obra correspondente, devero ser destacadas em artigos especiais, com materiais e processos bem especificados e medidos de acordo com as regras apresentadas no captulo relativo a pinturas.

25.3 Condutos, filtros, grelhas e difusores a) Os condutos de ar so medidos em m, com a indicao das duas medidas da seco, quando rectangulares, ou dimetro, quando de seco circular. Haver uma medio para cada seco. Os acessrios de ligao em ngulos, curvas, encaixes, derivaes em mudana de seco sero medidos unidade (un) e bem especificados. b) Os terminais (filtros, grelhas ou difusores) sero medidos unidade (un) e bem especificados quanto a materiais, apresentao, forma e dimenses. c) A medio indicar para todos estes dispositivos a incluso ou excluso de tarefas auxiliares de montagem e as peas de fixao e/ou acessrios a incorporar nas paredes ou pisos para este efeito. d) Quando se preveja isolamento trmico ou acstico de envolvimento dos condutos, ou em parte destes, a medio ser feitas nas mesmas condies recomendadas para os dispositivos a isolar, isto , m para os condutos e unidade (un) para as ligaes. e) Todas as tarefas excludas da montagem e/ou preparao desta, como a incorporao nas alvenarias de peas de fixao ou acessrios, sero medidos de acordo com o que nas regras correspondentes especialidade se indica e com referncia instalao a que se destina. f) Se, para alm das tarefas auxiliares da montagem, do isolamento, ou da simples fixao de dispositivos, se prev a execuo de pinturas, estas, ainda que a executar na fase da obra correspondente, devero ser destacadas em artigos especiais, com materiais e processos bem especificados e medidos de acordo com as regras apresentadas no captulo relativo a pinturas.

Pg. 75/75

EFA CONSTRUO CIVIL Tcnico/a de Medies e Oramentos

ORAMENTAO

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Oramentao

Numa empresa de construo s possvel uma boa gesto conhecendo, de forma o mais aproximada possvel, os custos de cada obra. De facto, um dos aspectos essenciais da gesto a possibilidade de conhecimento e ajustamento do preo das obras, dentro de certos parmetros que tero em conta as necessidades, interesses ou disponibilidades da empresa. Esta questo de importncia fulcral nas empreitadas de obras em que exista um concurso sujeito s regras de mercado no qual ganha a empresa que apresenta a proposta mais vantajosa. Uma proposta mais vantajosa, para ganhar o concurso, necessariamente uma proposta competitiva em termos financeiros. O oramento elaborado por uma empresa construtora, tendo como objectivo a obteno do preo pelo qual se prope realizar uma dada empreitada, um instrumento extremamente importante na medida em que condiciona fortemente a angariao de obras e consequentemente os seus resultados financeiros. Na determinao do preo, este no poder ser demasiado baixo de forma a no provocar prejuzo empresa, nem demasiado alto levando perda do concurso em causa. O oramento deve pois espelhar o clculo do somatrio das despesas que as empresas prevem ter com determinada obra, acrescido de um dado lucro. Usualmente as despesas (ou custos) acima referidas dividem-se, segundo a sua natureza, em: - Custos Directos; - Custos de Estaleiro; - Custos Indirectos. Ocorre no entanto frequentemente a situao em que uma empresa elabora os seus oramentos e propostas de forma incorrecta. Tal acontece porque: - se limita a aplicar os preos de venda do mercado, no conhecendo as suas (prprias da empresa) componentes de custos e margens de lucros; - calcula os custos por defeito, considerando apenas os mais evidentes e esquecendo outros (custos de equipamentos prprios, custos indirectos, etc.) levando a propostas muito baixas ou a previses de lucros que mais tarde (por vezes tarde demais ... ) se revelam falsas. O clculo do custo de uma obra deve ser precedido de estudos preliminares que tm em vista a anlise e ponderao das condies particulares de execuo da obra. Entre outros, devem ser feitos os seguintes estudos preliminares: - Estudo do processo de concurso; - Levantamento das condies locais; - Anlise das disponibilidades de materiais, equipamentos e mo-de-obra; - Listagem dos trabalhos de construo e dos processos construtivos a utilizar; - Definio das subempreitadas e primeira abordagem programao dos trabalhos; - Primeira abordagem ao projecto do estaleiro. Estudo do processo de concurso O estudo do processo de concurso tem como objectivo recolher a informao geral relativa obra a oramentar. Constitui tarefa fundamental a leitura atenta e anlise das condies impostas pelas especificaes do caderno de encargos e restantes peas do processo de concurso. Este estudo permitir ter em conta a dimenso da obra. Esta fase permitir ainda avaliar coeficientes de rendimento para os trabalhos a realizar. De facto, a produtividade (ideal) na realizao dos vrios trabalhos previstos pode ser afectada por uma srie de condies de entre as quais salientamos: - diferentes quantidades de trabalhos a realizar podem conduzir a diferentes rendimentos de mo-de-obra (o efeito de repetio das operaes influencia o ritmo do trabalho, aumenPg. 1

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

tando a produtividade at certos limites e possibilitando a obteno de uma capacidade de produo em pleno a ritmos constantes; - as condies locais onde a obra realizada; - o equipamento e processo construtivo a utilizar; Os valores de referncia registados para os rendimentos de mo-de-obra (tempo necessrio para executar uma unidade de trabalho), traduzem um valor para situaes ideais (coeficiente de rendimento igual a 1,00). No caso de piores condies da obra ou pior eficincia de trabalho, os rendimentos reais de uma dada obra sero maiores do que os registados, devendo-se atribuir um coeficiente superior unidade. Assim este estudo preliminar da obra permite definir coeficientes de rendimento para as operaes de construo da obra, sendo possvel considerar valores diferentes para cada operao de construo. Tcnicos com experincia so capazes de escolher criteriosamente esses valores. Levantamento das condies locais O levantamento das condies locais tem o objectivo de registar no local da obra informaes referentes aos seguintes aspectos: - terreno (localizao geogrfica, topografia, tipo); - acessos (rodovirios, ferrovirios e outros); - instalaes do estaleiro (local e rea disponvel); - abastecimento de gua (rede de distribuio, poos); - energia elctrica (redes existentes, geradores); - esgotos (rede pblica, fossas); - comunicaes (telefones, correios); - mo-de-obra local; - alojamento e alimentao de mo-de-obra deslocada; - encargos com viagens (sede da empresa - obra); - fornecedores locais de materiais de construo; - equipamento disponvel para aluguer; - servios (cmara municipal, servios municipalizados, bancos); - hospitais, postos de socorro, mdicos, farmcias.

Anlise das disponibilidades de materiais, equipamentos e mo-de-obra A anlise das disponibilidades de recursos permitir verificar quais os equipamentos e a mo-de-obra da empresa que convir disponibilizar para utilizao na obra. As condies peculiares do mercado na zona, em termos de disponibilidade de subempreiteiros e de fornecedores de materiais permitir tambm a percepo da maior ou menor necessidade de recorrer a esses recursos noutros locais. Listagem dos trabalhos de construo e dos processos construtivos a utilizar A listagem das operaes de construo a realizar e a avaliao dos processos construtivos a adoptar constituem elementos fundamentais para se proceder preparao de uma proposta e devem ser feitas atravs da colaborao entre vrias direces da empresa, nomeadamente tcnica, de produo e comercial. Definio das subempreitadas e primeira abordagem programao dos trabalhos A definio das subempreitadas e a primeira abordagem programao tem como objectivo a elaborao de um plano de trabalhos (ainda que incipiente) da obra com uma primeira definio temporal e sequencial da execuo de tarefas pelas vrias equipas. Primeira abordagem ao projecto do estaleiro

Pg. 2

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

A primeira abordagem ao projecto do estaleiro da obra permite o seu pr-dimensionamento com a quantificao dos encargos previsveis de montagem, desmontagem e manuteno.

1 Custos Analisemos os custos na base da elaborao de um oramento. Custos directos Os custos directos so os custos imputveis, sem margem de erro significativa, a cada uma das actividades ou tarefas em que se divide a obra. A lista de actividades ou tarefas o conjunto de artigos ou itens que compem a lista de medies. Uma lista de medies deve contemplar os seguintes aspectos: - deve estar dividida em captulos, correspondentes a grandes grupos de naturezas de trabalho (por exemplo, fundaes, carpintarias, pinturas, etc.); - em cada captulo devem ser separadas as actividades realizadas por diferentes categorias profissionais (por exemplo, beto, cofragem, ao, etc.); - estas ltimas devem dividir-se por tarefas a que correspondam custos diferentes, quer por questes dimensionais (alvenarias de tijolo de 7, de 11, de 15, por exemplo), de diferente natureza ou qualidade dos recursos (rebocos com diferentes traos de argamassa) ou com dificuldade variada (cofragens para beto vista ou para revestir, betonagem de pilares ou de lajes, etc.). Podem, em geral, incluir-se nos custos directos 4 tipos de recursos: - Mo-de-obra So os custos constitudos pelas despesas com os salrios do pessoal envolvido directamente na produo, incluindo os respectivos encargos sociais previstos na lei ou da iniciativa da empresa. Esto igualmente includos os custos com o transporte dessa mo-de-obra, o seu alojamento, etc. - Materiais So os custos que incluem no s o custo dos materiais em si mas tambm o seu transporte at ao local da obra. Incluem igualmente os encargos com o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), desde que no dedutvel (o IVA dedutvel nas empreitadas e no dedutvel na promoo imobiliria). - Equipamento O equipamento igualmente considerado como custo directo caso seja utilizado directamente na realizao dos trabalhos e desde que seja possvel avaliar, com algum rigor, a sua comparticipao em cada tarefa especfica. Equipamentos como por exemplo a grua, que contribui para a realizao de inmeros trabalhos e cujo custo est mais associado permanncia em obra do que sua produo, no devem ser aqui considerados. - Servio de terceiros So tambm custos directos o fornecimento de produtos ou a prestao de servios por terceiros (como correntemente o caso das subempreitadas) na execuo de determinadas actividades ou tarefas e que podem consistir no fornecimento conjunto de qualquer dos trs tipos de recursos j referidos. Custos de estaleiro Incluem-se neste grupo as despesas que, podendo ser imputveis a uma determinada obra, no Pg. 3

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

so imputveis separadamente a determinadas actividades ou tarefas especficas. Devem, igualmente, incluir-se nos custos de estaleiro despesas que, embora atribuveis a actividades bem definidas, sejam contabilizadas com mais rigor de forma global do que individualmente, por actividade. o caso por exemplo da grua anteriormente referida, ou dos custos relativos ao aluguer de uma central de beto, atribudos normalmente pela sua permanncia em obra, independentemente de produzir mais ou menos beto. Na construo de edifcios, os custos de estaleiro podem, em geral ser discriminados da seguinte forma: Montagem de estaleiro Plataformas, acessos e vedao (abertura ou melhoramento de acessos obra, criao de plataformas de trabalho e vedao da obra). Infra-estruturas provisrias (despesas com o estabelecimento de redes de gua, esgotos, electricidade ou telefone, para o funcionamento e servio do estaleiro). Montagem de instalaes de estaleiro (portaria, escritrio, ferramentarias, dormitrios, refeitrios, instalaes sanitrias, oficinas, telheiros para recolha de materiais, etc.) incluindo transportes para a obra. Montagem de equipamento (gruas, centrais de beto, britadora, etc.) incluindo transportes para a obra. Manuteno do estaleiro Mo-de-obra do estaleiro, incluindo respectivos encargos, como: - pessoal tcnico e administrativo (director de obra, controladores, preparadores de obra, apontador, etc., se, nos critrios da empresa, no forem imputveis aos encargos gerais); - apontadores; - chefia (encarregados, capatazes); - ferramenteiros; - manobradores (do equipamento no directo como gruas, centrais, betoneiras, dumpers, etc., e cujo custo no esteja includo no respectivo aluguer); - mecnicos e electricistas; - pessoal especfico para cargas, descargas, arrumaes e limpezas do estaleiro; - cozinheiros e ajudantes; - guardas do estaleiro; - enfermeiros, etc.; - aluguer de equipamento; - aluguer de instalaes quando desmontveis, como pr--fabricados, mdulos, etc.; - aluguer de equipamento produtivo como gruas, britadores, centrais de beto, geradores, dumpers, guinchos, etc.; - aluguer de equipamento ligeiro como vibradores, bombas, escadas, carros-de-mo, baldes, etc.; - aluguer de mobilirio de escritrio, camas, mesas, cadeiras, foges, frigorficos, etc.; - despesas gerais do estaleiro; - consumos de gua, electricidade e combustvel do equipamento no directo; - despesas com telecomunicaes; - seguros, taxas, impostos; - outras despesas correntes. Desmontagem do estaleiro Desmontagem do equipamento e instalaes do estaleiro e arranjo final da zona dos trabalhos. Custos Indirectos Os custos indirectos compreendem as despesas suportadas pela empresa e que no podem ser imputadas directamente a qualquer das suas obras. Pg. 4

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Neles se enquadram os gastos com a sede da empresa de construo e outros departamentos da empresa dotados de alguma autonomia, como por exemplo, os departamentos de obras que tm tambm os seus prprios encargos de escritrio e outros. A criao de departamentos de obra (situao que se verifica pelo menos nas empresas de grande dimenso) justifica-se, muitas vezes, devido distribuio geogrfica das obras que a empresa possui em execuo, pretendendo-se conferir uma melhor operacionalidade na realizao dessas obras, conseguida atravs, nomeadamente, da delegao de poderes de deciso. Os custos indirectos dividem-se em custos industriais e custos de estrutura. Custos industriais Custos industriais so os que se encontram directamente associados produo (industrial) da empresa. Compreendem: - vencimentos (incluindo encargos) do pessoal tcnico (engenheiros, arquitectos, medidores, controladores, planeadores, etc.) quando no imputveis aos custos do estaleiro (dependendo do critrio de empresa); - vencimentos (incluindo encargos) do pessoal afecto ao servio de admisso e gesto do pessoal; - custos de patentes e licenas; - gastos com o estaleiro central da empresa (carpintaria, serralharia, parque de mquinas, armazm, etc.) quando no imputveis s obras. Custos de estrutura Custos industriais so os restantes, no directamente associados produo (industrial) da empresa. Compreendem: - vencimentos (incluindo encargos) do pessoal dirigente e administrativo da empresa; - honorrios de consultores especializados; - gastos de explorao e conservao da sede social (amortizao ou aluguer, gua, electricidade, telefone, limpeza, etc.); - amortizaes e conservaes de mobilirio e equipamento da direco e servios centrais; - consumo corrente (material de desenho, impressos, selos, jornais, revistas, etc.); - amortizaes e consumos de viaturas ao servio da direco e servios centrais; - seguros (quando no imputveis aos custos directos ou de estaleiro); - encargos financeiros; - despesas de carcter comercial (contencioso, publicidade, despesas de representao, etc.); - contribuies, impostos e taxas.

2 Quantificao Custos Directos Para melhor ilustrar a forma de quantificar os gastos previstos para determinada tarefa, ir utilizar-se, como exemplo, a actividade "cofragem normal em vigas". A determinao do custo , em regra, referido unidade, de forma a poder aplicar-se a qualquer quantidade de trabalho sempre que uma actividade idntica surja em qualquer outro oramento. Pretende-se pois saber em quanto importa 1 m2 de cofragem normal para a execuo de vigas de beto

Pg. 5

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Recursos Para obter o custo directo ter-se- de calcular o somatrio das despesas relativas aos recursos que so utilizados nesta actividade. Em primeiro lugar h que definir o processo construtivo a utilizar, dependendo a soluo a adoptar de uma srie de factores entre os quais: - os meios existentes na empresa (poder existir cofragem industrializada); - a sua disponibilidade (mesmo que a empresa tenha determinada cofragem esta pode ser necessria noutra obra); - o seu custo (o recurso a subempreitada poder revelar-se de menor custo); - eventuais exigncias de projecto (tipos de acabamento prescrito a nvel de caderno de encargos). Suponhamos que, neste caso, a soluo recaiu na compra de taipais tradicionais de madeira (executados na carpintaria do estaleiro central ou no exterior), aplicados e desmoldados por pessoal da empresa, com o auxlio de uma grua-torre. Os recursos a utilizar sero: - mo-de-obra: - carpinteiro; - servente. - materiais: - taipais de madeira; - pregos; - leo descofrante. - Equipamento: - Prumos extensveis (para escoramento). - Servio de terceiros (no pretendemos utiliz-los nesta actividade). A grua-torre no foi considerada, pois est includa nos custos de estaleiro. Apesar de exercer directamente actividades produtivas, tal a diversidade de trabalhos que executa que qualquer parcela do seu custo dificilmente seria imputvel a cada uma das actividades em que intervm. Consumos/Rendimentos O passo seguinte consiste em determinar: - quantas horas de carpinteiro so precisas para cofrar 1 m2 de viga; - quantas horas de servente; - quantos metros quadrados de taipais; - quantos quilos de pregos; - quantos litros de leo descofrante; - quantos dias de colocao de prumos extensveis so necessrias para esse mesmo trabalho. A esta quantidade de recurso utilizada para realizar a unidade de actividade considerada chama-se "consumo unitrio", expresso inversa do "rendimento", que representa a quantidade de trabalho realizada quando se consome uma unidade do recurso. A obteno de rendimentos de mo-de-obra constitui uma das tarefas mais difceis para o oramentista. Este facto resulta de que existe um sem-nmero de factores que podem influenciar esses valores, desde a qualificao do pessoal, os processos construtivos, o acompanhamento e controlo dos trabalhos, os meios auxiliares de equipamento, as condies atmosfricas, etc. Existem vrias tabelas publicadas que, em condies mdias e normais de trabalho, podero fornecer elementos suficientemente aproximados. Citamos, a ttulo de exemplo as "Informaes sobre Custos Fichas de Rendimentos", do LNEC, da autoria de Costa Manso, Manuel Fonseca e Carvalho Espada, cuja edio mais recente data de 1997, ou a obra "Rendimentos de Mo-de-obra na Construo de Edifcios", de Jos Paz Branco.

Pg. 6

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Para obteno de valores mais rigorosos, e mais de acordo com as condies especficas de cada empresa, recomenda-se que se faa o controlo de produtividade atravs do preenchimento das chamadas partes dirias. As "partes dirias" so impressos onde os encarregados das obras indicam, diariamente, as horas gastas por cada operrio em cada tarefa. A razo entre o somatrio de horas gastas num determinado perodo, para executar uma tarefa e a quantidade de trabalho realizado constitui um valor base, que ter tanto mais credibilidade quanto mais vezes for aferido em trabalhos congneres. Nem sempre necessrio (ou mesmo aconselhvel) efectuar esse controlo de forma exaustiva mas, mesmo em pequenas empresas, deve proceder-se a um controlo por amostragem. Os consumos de materiais por sua vez, so normalmente mais fceis de obter pois, na maioria dos casos, so ditados por razes de ordem dimensional, e noutros constituem indicaes de fabricantes ou fornecedores. Para os equipamentos existem, normalmente, indicaes dos fabricantes, podendo, na sua falta, ou para aferio, utilizar-se o mtodo recomendado para a mo-de-obra. No caso de trabalhos realizados por subempreiteiros o problema est mais facilitado, pois os preos apresentados so, em geral, relativos s quantidades unitrias das tarefas. Caso contrrio, cai-se numa das situaes j analisadas. Custos unitrios dos recursos - Mo-de-obra Conforme se viu anteriormente, os custos de mo-de-obra devero ser afectados de todos os encargos sociais inerentes. O processo mais rpido para obter esta correco estabelecer uma relao entre o montante anual despendido com um operrio e o total de horas efectivas de trabalho produtivo no mesmo perodo. Vejamos o exemplo de um carpinteiro de cofragens de 1 cujo vencimento mensal base seja de 450,00 -C por ms, com um subsdio de refeio de 4,20 e. (0 Contrato Colectivo de Trabalho para 2001 estipula vencimentos base de 346,42 E: para um servente, 403,53 e para um 2 Oficial e 442,43 e para um 1.0 Oficial. Note-se igualmente que o valor do Salrio Mnimo Nacional que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2002 de 348,01 ) - Total de horas de trabalho/ano = 52 semanas x 40 h/semana n mdio de horas por dia de calendrio = 2080 h/365 n mdio de horas por ms = 2080 h/12 - Horas a deduzir Frias: 2080 h/12 Feriados: 15 dias x 11/12 meses x 5,7 h/dia Dispensas e faltas justificadas: 8 dias x 8 h/dia Inactividade devido ao mau tempo: 6 dias x 8 h/dia = 2080 h = 5,7 h = 173,3 h

= 173,3 h = 78,4 h = 64,0 h = 48,0 h = 363,7 h = 1716 h = 214,5 dias

- Nmero de horas efectivas de trabalho = 2080 h - 364 h n mdio anual de dias efectivos de trabalho = 1716/8 - Encargos anuais Vencimento base = 12 meses x 450,00 Subsdio de frias Subsdio de Natal ou 13.0 ms Taxa social nica = 23,75% x 14 meses x 450,00 Subsdio de almoo = 214,5 dias x 4,20 Segurana e sade no trabalho = 5% x 5.400,00 Formao profissional = 2% x 5.400,00 Desgaste de ferramentas = 5% x 5.400,00

= 5 400,00 = 450,00 = 450,00 = 1496,25 = 900,90 = 270,00 = 108,00 = 270,O00 = 9345,15

Pg. 7

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

- Custo horrio mdio - Custo horrio nominal - Encargos sociais - Percentagem de encargos sociais

= 9345,15 / 1716 h = 5.400.00 / 2080 h = 5,45 /h - 2,60 /h = 2,85 /h / 2,60 /h

= = = =

5,45 /h 2,60 /h 2,85 /h 1,098 = 109,8%

O valor que foi calculado aproximado, variando de empresa para empresa nas parcelas no fixas ou obrigatrias. Calculado o valor mdio de encargos sociais para uma determinada empresa mais simples o clculo dos custos horrios de pessoal atravs da seguinte expresso: Ch = Vb x (1 + ES) / 173,3 h/ms, em que Ch = custo horrio Vb = vencimento mensal base ES = encargos sociais Desta forma, e adoptando a percentagem de encargos sociais calculada, o custo horrio de um servente com vencimento mensal de 350,00 , seria: Ch = 350,00 x (1 + 1,098) / 173,3 h / ms = 4,24 /h - Materiais Os custos de materiais so obtidos directamente, bastando normalmente afectar o seu preo base do imposto sobre o valor acrescentado (quando no dedutvel) eventualmente do seu custo de transporte at obra. - Equipamento No caso dos equipamentos podem colocar-se duas situaes: - se o equipamento alugado ao exterior o seu custo obtido directamente a partir do preo do fornecedor; - se o equipamento pertence empresa necessrio calcular um custo correspondente a um aluguer interno - no seria lgico que esse equipamento fosse suportado pela primeira obra que o utilizasse, nem que as obras seguintes o utilizassem sem encargos. Para o efeito, apresenta-se no captulo seguinte um mtodo para determinao desses custos. - Servio de terceiros O custo unitrio de servio de terceiros normalmente obtido directamente, pois costuma ser sujeito a uma prvia consulta, em que o subempreiteiro indica o preo que pretende para executar cada unidade de determinado trabalho. Custos directos unitrios Nos pontos anteriores, viu-se como obter os consumos e preos unitrios dos recursos. Chama-se custo directo unitrio de determinado trabalho ao somatrio dos produtos dos consumos dos recursos pelos respectivos preos unitrios. Voltando ao exemplo anterior (da cofragem) suponha-se que os consumos unitrios eram os seguintes: Carpinteiro Servente Taipais de madeira Pregos leo descofrante - 1,20 h/m2 - 0,60 h/m2 - 0,20 m2/m2 (5 aplicaes) - 0,25 kg/m2 - 0,16 I/m2 Pg. 8

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Prumos extensveis

- 20 dia / m2 (2 prumos / m2 durante 10 dias)

Admita-se que os custos unitrios tinham os seguintes valores: Carpinteiro Servente Taipais de madeira Pregos leo descofrante Prumos extensveis - 5,45 /h - 4,24 /h - 15,40 /m2 - 1,05 /kg - 0,98 /l - 0,04 /dia

O custo directo unitrio seria calculado do seguinte modo:

Recurso

Consumo /m2 1,20 h 0,60 h 0,20 m2 0,25 kg 0,16 litros 20,00 dias

Custo Unitrio 5,24 /h 4,24 /h 15,40 /m2 1,05 /kg 0,98 /litro 0,04 /dia

Custo /m2 = 6,29 = 2,54 = 3,08 = 0,26 = 0,16 = 0,80 = 13,13

Carpinteiro Servente Taipais de madeira Pregos leo descofrante Prumos extensveis

Total

Teramos ento para custo unitrio desta actividade (cofragem normal em vigas) 13,13 /ml. Obtidos os custos unitrios de todos os trabalhos de uma obra, podem obter-se os custos directos de todos os trabalhos multiplicando as quantidades desses trabalhos (fornecidas pelas medies) pelos respectivos custos directos unitrios. Como vimos anteriormente, o custo directo total ser obtido calculando o somatrio dos custos directos de todos os trabalhos. Custos de Estaleiro A obteno dos custos de estaleiro na sua estrutura em tudo semelhante dos custos directos. Apenas nas medies se verificam diferenas. As medies dos custos directos, ou acompanham o projecto ou podem ser obtidas facilmente (de um modo concreto e exacto) a partir dele. As medies de custos de estaleiro so muito mais subjectivas, dependendo de uma grande quantidade de trabalhos a realizar de difcil quantificao como a extenso de plataformas e acessos, a rea de instalaes a montar, os meses de permanncia uma grua em obra, etc. Os elementos base de medio para a obteno dos custos de estaleiro dependem pois da empresa construtora, dos processos de construo, do equipamento disponvel e do seu prazo de utilizao, etc. Por este motivo, apenas depois de executado o plano de estaleiro bem como a programao da obra, se podem calcular com maior rigor os custos do estaleiro. Os prazos para apresentao das propostas so normalmente curtos, pelo que se exige da equipa encarregue do oramento urna grande organizao, disponibilidade, rigor, concentrao e mtodo de trabalho, sob pena de no se entregar atempadamente a proposta e/ou se cometerem lapsos oramentais graves, que podem acarretar prejuzos irreversveis empresa. Contudo, nem sempre nas (normalmente apertadas) fases do concurso possvel o conhecimento destes elementos, pelo que alguns custos devero ser calculados por estimativa, sendo a reviso mais rigorosa do oramento feita aps a eventual adjudicao da obra. A essa reviso chama-se "reoramentao" e destina-se sobretudo a possibilitar a avaliao dos meios humanos, materiais, financeiros e de equipamento a utilizar na obra, bem como para controlar custos durante a sua realizao. Nessa fase muito importante o clculo da percentagem relaPg. 9

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

tiva entre os custos de estaleiro e custos directos, pois poder ser utilizada como estimativa em futuros oramentos de obras com as mesmas caractersticas. Em situaes correntes de estaleiros de construo de edifcios, a percentagem de custos de estaleiro varia entre 5% e 25% dos custos directos. Esta percentagem varia sobretudo com dois factores. O primeiro factor tem a ver com a distncia entre a obra e o estaleiro central da empresa. Quanto maior for essa distncia maiores sero os custos de estaleiro, pois tomar necessrio: - maior nmero de pessoal deslocado e portanto mais instalaes sociais (camaratas, instalaes sanitrias, cozinha, refeitrio); - maior quantidade de equipamento em obra por impossibilidade de deslocao rpida; - recurso a aluguer local de equipamento corrente, em detrimento de equipamento da prpria empresa. - segundo factor tem a ver com o tipo de obra. H a notar, por exemplo, que: - obras de execuo de contenes perifricas e, genericamente, de estruturas) necessitam de equipamento pesado; - obras de acabamentos no necessitam de equipamento pesado. Custos Indirectos Conforme j foi referido, os custos indirectos englobam os encargos gerais das empresas que no podem ser imputados a uma obra especfica. Daqui decorre de imediato a impossibilidade de, ao oramentar uma determinada obra, se calcularem com rigor os custos indirectos. Para este efeito habitual admitir-se uma determinada percentagem sobre a soma de custos directos e de estaleiro Este valor obtido estatisticamente calculando, periodicamente, os custos indirectos da empresa (atravs da contabilidade por centros de custo) e o total dos custos directos e de estaleiro de todas as obras da empresa durante o mesmo perodo. Outra hiptese a diviso do somatrio dos custos indirectos pelo volume de facturao da empresa Geralmente, verifica-se na prtica que a percentagem de custos indirectos de uma empresa em relao ao total de custos directos e de estaleiro de todas as suas obras, no varia muito entre as diversas amostragens. Empresas com uma estrutura central ligeira (relativamente ao volume de facturao), tero valores de custos indirectos na ordem dos 7%. Este valor no susceptvel de ser diminudo, pois sempre necessrio manter um mnimo de funes especializadas (na sede da empresa) que permitam a obteno de empreitadas em concurso. Empresas com uma estrutura pesada, em vias de afectar a competitividade da empresa, obtero valores de cerca de 12%. Lucro Acabmos de ver que a previso de custos de uma obra obtida, numa primeira fase, pela adio dos custos directos, de estaleiro e indirectos. Contudo, quando as empresas se propem realizar uma determinada obra no pretendem apenas cobrir as despesas, mas tambm obter o merecido lucro com esse trabalho. Deste modo o oramento s fica completo quando adicionada, previso de custos, a parcela relativa ao lucro. A sua estimao objecto de anlise cuidada e dever ter em conta, para alm da margem de lucro que se pretende obter na obra, o grau de confiana dos valores oramentados (maior ou menor rigor no clculo dos custos) e o interesse da empresa na execuo da obra. Este depender, por exemplo, da proximidade de outras obras que a empresa esteja a executar na zona onde se situa a obra a concurso.

Pg. 10

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Outro factor importante o das obras "em carteira" da empresa. Se o trabalho previsto para os prximos tempos for escasso natural que a empresa tente ganhar mais obras baixando o lucro, de modo a cobrir custos fixos inerentes sua manuteno em actividade. Este factor extremamente importante e normalmente atribudo pelos quadros superiores da empresa (gestores, administradores). Na realidade, num concurso para uma empreitada, uma margem de lucro muito elevada pode originar um oramento superior ao das outras empresas, enquanto uma margem muito reduzida pode tornar uma obra deficitria, caso surja qualquer imprevisto ( por isso que a "margem de lucro" tambm se pode designar de "margem de lucro e imprevistos"), ou as despesas no tenham sido calculadas com rigor.

3 Apresentao do oramento Suponha-se que, no oramento de determinada obra, se obteve um total de 3 782 566,25 relativamente a custos directos. Os custos de estaleiro encontravam-se repartidos da seguinte forma: - Montagem e desmontagem do estaleiro: - Manuteno do estaleiro: Sendo portanto o total dos custos de estaleiro 145 443,65 216 607,55 362 051,20

Se admitirmos que os custos indirectos da empresa em causa representam 10% temos, para total de custos: - Custos directos - Custos de estaleiro - Custos indirectos (10%) - Custos totais 3 782 566,25 362 051,20 4 144 617,45 414 461,75 4 559 079,20

Se a empresa pretender atribuir uma margem de lucro de 15% teremos: 15% x 4 559 079,20 Total = 683 861,88 5 242 941,08

A este total, que o preo pelo qual o empreiteiro se prope realizar a empreitada, chama-se preo de venda, Pv. Os cadernos de encargos contudo exigem normalmente (mesmo nas empreitadas em regime de preo global) a decomposio deste preo numa lista de preos correspondentes aos trabalhos directos da obra. Essa lista de preos destina-se avaliao correcta das situaes mensais (facturao), alm de permitir a previso de facturao (com base no programa de trabalhos) e facilitar a avaliao de eventuais trabalhos a mais. Evidentemente que ao empreiteiro no interessa indicar o modo como foi obtido o preo de venda. Deste modo ter de aplicar-se, aos custos directos, um coeficiente de agravamento K que englobe os custos de estaleiro (montagem, manuteno e desmontagem), os custos indirectos e a margem de lucro e imprevistos. Este coeficiente assim igual razo entre o preo de venda e o total de custos directos. No exemplo acima teramos ento: - Preo de venda - Custos directos Ento, K = 5 242 941,08 / 3 782 566,25 = 1,38608 Pg. 11 5 242 941,08 3 782 566,25

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Se a actividade "cofragem normal em vigas" fizesse parte desta empreitada teramos que agravar o seu custo directo unitrio - 13,13 /m2 - com o coeficiente K, obtendo desse modo o preo unitrio de venda: 13,13 /m2 x 1,38608 = 18,20 /m2 Seria este o valor do preo de venda a submeter ao Dono da Obra. Nas obras pblicas, o procedimento teria de ser ligeiramente diferente. De facto, a legislao, Regime jurdico das Empreitadas de Obras Pblicas - Decreto-lei n 59/99, de 2 de Maro, exige que os custos de montagem e desmontagem de estaleiro constem da lista de artigos a que o empreiteiro tem de atribuir um preo unitrio. Deste modo, o coeficiente de agravamento K ter que aplicar-se aos custos directos e tambm ao custo de montagem e desmontagem do estaleiro. O coeficiente de agravamento K englobar ento os custos de manuteno do estaleiro, os custos indirectos e a margem de lucro e imprevistos. No exemplo acima teramos ento: - Preo de venda - Custos directos - Custos de montagem e desmontagem do estaleiro Ento, K = 5 242 941,08 / (3 782 566,25 + 145 443,65 ) = 1,33476 Se a actividade "cofragem normal em vigas" fizesse parte desta empreitada teramos que agravar o seu custo directo unitrio - 13,13 /m2 - com o coeficiente K, obtendo-se desse modo o preo unitrio de venda: 13,13 /m2 x 1,33476 = 17,53 /m2 Seria este o valor do preo de venda a submeter ao Dono da Obra. Neste caso (obra pblica) apareceria tambm, na lista dos preos unitrios, o preo da montagem e desmontagem do estaleiro com o valor de: 145 443,65 x 1,33476 = 194 132,02 Em qualquer dos casos (obra particular ou obra pblica), a apresentao do oramento poder fazer-se atravs de uma lista de trabalhos (os artigos das medies, com a eventual incluso da montagem e desmontagem de estaleiro) onde se multiplicam as quantidades de cada artigo pelos preos unitrios de venda. O total dever ser semelhante ao obtido inicialmente, apenas com pequenas diferenas devidas aos arredondamentos. A distribuio uniforme dos custos (de estaleiro, indirectos, bem como da margem de lucro e imprevistos) no a nica possibilidade existente. H empresas que aplicam um coeficiente K varivel por razes de ordem estratgica. Se, por exemplo, se aumentar o preo dos trabalhos iniciais e reduzir o dos trabalhos finais, mantendo obviamente o preo total, a empresa ir facturar mais cedo que relativamente situao em que se utilize um coeficiente K constante. Aumentar-se- assim a liquidez da empresa durante a fase inicial da execuo da obra sem afectar o valor da proposta na fase (anterior) do concurso. 5 242 941,08 3 782 566,25 145 443,65

Pg. 12

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Clculo dos custos de equipamento Os custos de um equipamento so obtidos de forma substancialmente diferente dos analisdos para o clculo dos preos unitrios de trabalhos em espcie para efeitos de oramento com vista obteno de valor de proposta de preo para empreitadas. Basicamente compreendem: - custos de posse; - custos de manobra; - custos de conservao, reparao e combustvel. - Custos de posse Os custos de posse - Cp - incluem: - custos de amortizao - A - encargos relativos a juros - J - seguros - S - impostos - I - recolha ou armazenagem - RA Para clculo de amortizao de uma mquina necessrio primeiramente definir a sua vida til Vu - ou seja, o perodo, em anos, passado o qual se prev a sua substituio por uma mquina nova, em virtude da sua falta de rentabilidade ou aumento de custos de manuteno. Definido este valor e sendo - Va - o valor da aquisio da mquina e - Vr - o seu valor residual estimado para o fim da sua vida til, mas a preos da data de aquisio, a amortizao anual num sistema no inflacionrio seria: A = (Va - Vr) / Vu Desta forma, no fim da sua vida til, a mquina teria amortizado a quantia necessria para ser substituda por uma nova. Contudo, num sistema inflacionrio, esta importncia no chegaria para efectuar a troca da mquina. H, pois, que a rectificar a partir do 2 ano, face ao novo valor de aquisio e face ao novo valor residual. Temos assim que no ano n a amortizao ser: An = (Va-Vr)/Vu + (Van-Van-1) - (Vrn-Vrn-1) Em que: Van Van-1 Vrn Vrn-1 Valor de aquisio no ano n Valor de aquisio no ano anterior ao ano n Valor residual previsto no ano n Valor residual previsto no ano anterior ao ano n

Assim, no fim da sua vida til, est garantida a importncia necessria pua proceder troca do equipamento. Os encargos com juros so calculados aplicando anualmente ao capital investido no momento (a diferena entre o valor de aquisio inicial e o somatrio das amortizaes j efectuada nos anos anteriores) a taxa de juro - Tj - das operaes bancrias em vigor. Assim, os juros a considerar no ano a so: Jn = Tjn x (Va-A1-A2-A3--An-1) Por este processo os juros vo decrescendo anualmente, pelo que, por simplificao, em alguns mtodos prefere-se considerar um juro fixo ao longo da vida til da mquina, correspondente ao investimento mdio. Pg. 13

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Quanto aos seguros, impostos e despesas com a recolha do equipamento, a sua determinao , geralmente, directa. Temos assim os custos de posse Cp do ano n iguais a: Cpn = An + Jn + Sn + In + RAn Estes custos so invariveis ao longo do mo e independentes das nem de trabalho da maquina. - Custos de manobra Os custos de manobra - Cm - referentes s despesas com a mo-de-obra de motoristas ou maquinistas desde que afectos ao equipamento e contabilizveis no seu custo, so determinados pelos respectivos vencimentos, encargos sociais e despesas de deslocao e alojamento - Custos de conservao corrente, reparao e combustvel Os custos de conservao, reparao e combustvel - Ccre - so, em geral, proporcionais s horas efectivas de trabalho. As despesas com a conservao corrente revises (leos, lavagens, pneus, etc.) fazem normalmente parte de indicaes de fabricante ou seja facilmente estimveis. As despesas de reparao devero ser obtidas por amostragem estatstica a partir de mquinas semelhantes. Quanto ao consumo de combustvel deve ser calculado de acordo com as especificaes do fabricante ou comparado com valores observados na prtica. . Clculo do custo total Verifica-se que podem ocorrer 3 tipos de situaes: - se mquina esta parada sem manobrar as despesas so apenas os custos de posse: Cp; - se mquina est parada com o manobrador ordem (situao normal em casos de alta especializao do manobrador ou do equipamento), os seus custos so iguais a: Cp + Cm; - se a mquina est a trabalhar efectivamente os custos totais so, iguais a: Cp + Cm + Ccrc

. Clculo horrio Se se pretender determinar o custo horrio, situao normal em equipamentos pesados e com manobradores afectos (camies, maquinas de movimentao de terras, etc.), dever definir-se a perspectiva de utilizao da mquina. Sendo: a b c Chp Chm Chcrc - o nmero de horas teis anuais teoricamente possveis; - o nmero anual de horas em que o manobrador estar afecto mquina; - o nmero anual de horas de trabalho efectivo; - custo horrio de posse = Cp/a - custo horrio de manobra - custo horrio de conservao, reparao e combustvel

O custo total - CT - anual de um equipamento igual a: CT = a x Chp + b x Chm + c x Chcrc

Pg. 14

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Se as despesas da mquina forem debitadas apenas quando executa trabalho efectivo esse custo horrio passar a ser: Ch = (a x Chp + b x Chm + c x Chcrc) / c = (a x Chp) / c + (b x Chm) / c + Chcrc Se em vez desta situao, se pretender que a mquina seja paga sempre que est ordem das obras, quer esteja ou no parada mais com manobrador ento o seu custo horrio dever ser Ch = (a x Chp + b x Chm + c x Chcrc) / b = (a x Chp) / b + Chm + (c x Chcrc) / b Os ndices a, b e c devem ter estimados caso a caso, embora seja usual considerar como primeiro valor, e falta de outro: c = 0,7 x a b = 0,9 x a Neste caso, os custos horrios passariam a ter as expresses seguintes: h = Chp / 0,70 + Chm x 0,90 / 0,70 + Chcrc, para trabalho efectivo Ch = Chp / 0,90 + Chm + Chcrc x 0,70 / 0,90, para mquina ordem Naturalmente, este mtodo aplicvel a situaes simples em que no se considerem alguns dos tipos de custos inerentes aos equipamentos. Seria, por exemplo, o caso de andaimes ou equipamentos de escoramento em que se considerariam apenas custos de amortizao, juros, conservao e reparao. Nestes casos usual calcular custos dirios em vez de horrios, bastando, para tal, substituir nas expresses os custos horrios por custos dirios.

Pg. 15

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

Planeamento de Custos

1 - O planeamento dos tempos deve ser elaborado com interligao com o planeamento dos custos. A execuo de um projecto est ligada ao binmio tempo-custo ou ainda tempo de execuo = f (meios a fornecer) 2 - O estudo dos custos requer a montagem de uma organizao complexa com base numa contabilidade analtica para obteno dos dados indispensveis. 3 O custo de uma obra depende de 3 parcelas: a) Custos Directos (CD) custos inerentes mo-de-obra directamente produtiva, aos materiais e s mquinas:
CD

tempo

b) Custos Indirectos (CI) que incluem os: - gastos gerais de estaleiro (pessoal no directamente produtivo, como dirigentes, guardas, pessoal ligado conservao e limpeza das instalaes, etc.,
CE

Custo de Instalao

A tempo

- Gastos gerais da sede pessoal administrativo e tcnicos; estudos; instalaes; impressoras; material de desenho e escritrio; gua, luz, telefone, etc.;

Pg. 16

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

CSede

tempo

- Gastos financeiros ligados a: juros de emprstimos; garantias bancrias; utilizao de patentes; etc.; - Contribuies e outras despesas: c) Prmios pagos pelo cliente, no caso de concluso antes dos prazos previstos, ou multas a pagar, no caso contrrio

ul M

s ta

tempo

Pr

i m

os

4 Representao grfica correspondente variao dos custos directos e indirectos isoladamente e em conjunto:
Custo Total

Custo Indirecto Custo Directo mnimo

tempo

5 Estudo do Custo por Tarefa a) para cada tarefa pode traar-se um grfico relativamente aos custos directos de execuo:

Pg. 17

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

CA

DA - Durao Acelerada DN - Durao Normal CA - Custo correspondente a DA CN - Custo correspondente a DN

CN

DA
reforo de equipamento

DN
equipamento insuficiente para bom rendimento

tempo

O tempo de durao de uma actividade no um dado fixo, depender do conjunto de meios disponveis (ou a fornecer): b) Concluses i a durao normal pode conduzir-nos a um prazo no conveniente; ii encurtando o tempo de durao de uma tarefa o seu custo ser superior ao custo normal; iii encurtando o tempo de durao de uma tarefa s vivel at certo ponto a partir do qual s aumentar o custo sem que se diminua o tempo de execuo; c) Clculo do custo conveniente i conhecidos CA, DA, CN e DN pode substituir-se a curva terica por uma recta que una os dois pontos

p=

CA CN DN DA

aumentando o custo por unidade de tempo ii conhecida a taxa (p) pode calcular-se o custo correspondente a diferentes duraes;

6 Estudo do Custo da Obra a) O grfico traado anteriormente pode ser alterado em relao a uma obra para estudo do seu custo mnimo
Custo Total

CE+CI CD Multa Custo Mnimo

Durao Optima

tempo

prazo DN

b) Mtodo i calcular o custo do conjunto das tarefas na sua durao normal; ii calcular o custo do conjunto das tarefas na sua durao acelerada; iii se necessrio, considerar tambm os custos de estaleiro e os custos indirectos; Pg. 18

Tcnicas de Medio e Oramentos de Obras

iv se o prazo for menor que a durao normal considerar a multa a pagar; v somar todos os custos; vi determinar o custo mnimo este custo no pode coincidir com a durao normal da obra;

Planeamento Financeiro

1- O planeamento financeiro tem em conta despesas e receitas com vista previso de equilbrio de tesouraria; 2 A execuo de uma obra obriga, por parte de quem a executa, ao envolvimento de um dado capital durante um certo perodo de tempo que no coincide com o prazo de execuo da obra, ou seja: a) as despesas iniciam-se antes desta comear com o estudo e a elaborao da proposta, e no caso de a obra ser adjudicada com a realizao dos trabalhos preliminares, aquisies de novas mquinas, etc.; b) as despesas s terminam com a recepo definitiva; Por outro lado existe um certo desfasamento entre as despesas e as receitas (as cobranas correspondentes). Em resumo, as despesas s encontram compensao decorrido que seja um certo tempo. Entretanto o executante tem um certo capital empatado. 3 Em geral todo o capital de que se dispe no chega para permitir uma mobilizao de acordo com as necessidades havendo que recorrer ao crdito. Logo ser indispensvel um planeamento para se poder definir as condies em que deve ser feito. 4 O planeamento financeiro baseia-se no planeamento dos tempos, valorizando em cada ms despesas e receitas. Para isso as obras a efectuar so relativamente valorizadas, no que se refere a despesas, pelos preos de custos e no que se refere a receitas pelos preos de venda. 5 Diagrama Financeiro
B

A - rea relativa ao investimento B - rea relativa ao lucro A


tempo

Pg. 19

EFA CONSTRUO CIVIL Tcnico/a de Medies e Oramentos

Antnio Manuel Justo Domingues, nasceu na SGuarda em 1969 e actualmente Projectista por conta prpria. Concluiu o Bacharelato em Engenharia Civil no Instituto Politcnico de Tomar em 1992 e Licenciou-se em Engenharia Civil Municipal pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra em 1995. Exerceu funes de Director Tcnico em diversas Empresas de construo. Em 1992 trabalhou na Edificadora Luz & Alves, Lda. em Lisboa, em 1994 na Fernando dos Santos Jos, Lda. em Pombal, 1998 nas Construes Pragosa, S.A. na Batalha e em 2001 na Santos & Cordeiro, Lda em Pombal. A partir de 2003 dedicou-se actividade de projectista profissional liberal onde presente data mantm a actividade. perito avaliador judicial em diversas comarcas.

Das könnte Ihnen auch gefallen