Sie sind auf Seite 1von 9

ATOS ADMINISTRATIVOS

Esse pequeno guia tem por fim ajud-lo a estudar a matria acima citada e no fazer uma exaustiva abordagem sobre o assunto.

1 INTRODUO 1.1. ATOS JURDICOS So aqueles que produzem efeitos jurdicos, ou seja, interessam ao estudo do direito. Uma espcie desses o administrativo. SO 3 CATEGORIAS DE ATOS INCONFUNDVEIS ENTRE SI: a) Atos Legislativos So as leis b) Atos Jurisdicionais So as decises judiciais c) Atos Administrativos So aqueles advindos da vontade da Administrao Pblica na sua funo prpria, com supremacia perante o particular, sob as regras do regime jurdico administrativo, de forma unilateral (bilaterais so os contratos).

1.2. OBSERVAO IMPORTANTE* Nunca devemos olvidar que o Legislativo e o Judicirio tambm editam atos administrativos, com respeito a manuteno de sua prpria estrutura administrativa.

2 O ATO ADMINISTRATIVO

I. CONCEITOS E REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos e impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

REQUISITOS NECESSRIOS A SUA FORMAO (essenciais) a. competncia [ QUEM ? ] - a capacidade atribuda pela lei, ao agente pblico para o exerccio de suas atribuies.)

i. Quando o agente atua fora dos limites da lei diz-se que cometeu excesso de poder, passvel de punio. ii. Obrigatria se incompetente hoje continuar sendo sempre, exceto por previso legal expressa em sentido contrrio, dizer, um fato futuro no vai prorrogar, ampliar, a competncia do agente. iii. Imprescritvel continua a existir independente de seu no uso. iv. Irrenuncivel corresponde impossibilidade de o agente competente abrir mo de pratica-la v. Intransfervel ou inderrogvel, a impossibilidade de se transferir a competncia de um para outro, por interesse das partes. vi. Possibilidade - de Delegao(no havendo impedimento legal, h impedimento nos casos edio de atos normativos, deciso de v. Intransfervel ou inderrogvel, a impossibilidade de se transferir a competncia de um para outro, por interesse das partes. vi. Possibilidade - de Delegao(no havendo impedimento legal, h impedimento nos casos edio de atos normativos, deciso de recursos adm, matrias de competncia exclusiva) e Avocao(a qualquer tempo) de competncia. Ex .: Polcia civil em Rodovia Federal.

b. finalidade [ PARA QU ? ] - de todo ato administrativo sempre o interesse pblico, jamais podendo ser praticado com a finalidade de atender a interesse privado, caso em que ser nulo e eivado de desvio de finalidade.Ex.: casamento anulado por piadinha, posse(solene e formal).

c. forma [ COMO ? ] - o modo atravs no qual se exterioriza o ato adm, seu revestimento. na forma onde reside o controle. Em sua maioria escrita) Ex.: sonoro, visual escrito, sirene, apito, cones do eixo, faixa de pedestres, etc.

d. motivo [ POR QU ? ] - a circunstncia de fato ou de direito que determina ou autoriza a prtica do ato. i. Se na lei houver a necessidade de manifestar-se o motivo est-se vinculado a ele, dependente ii. Em outras ocasies, a lei defere ao agente a avaliao da OPORTUNIDADE e CONVENINCIA da prtica do ato que, nesse caso, ser, Discricionrio.

iii. Motivao srie de motivos externados que justificam a realizao de determinado ato. iv. Mrito a anlise da oportunidade e convenincia de se praticar o ato. Ex.: Conflito de interesses, regulada pelo ESTADO, semfaro.

e. Objeto [O QUE] - O QUE se busca produzir. o contedo do ato. Juntamente com o motivo, pode no estar previsto expressamente na legislao, cabendo ao agente competente a opo que seja mais oportuna e conveniente ao interesse pblico, caracterizando, ento o exerccio do Poder Discricionrio. Ex.: Objeto do semafaro os administrados pararem.

*A falta de qualquer um desses requisitos pode conduzir a invalidao do ato administrativo.

II. ATRIBUTOS QUE O ATO PODER TER ou NO So caractersticas inerentes ao prprio ato. Presume-se presentes quando da sua produo e, ao contrrio dos requisitos, no esto obrigatoriamente presentes em todos os atos. So atributos do ato:

a. Presuno de legitimidade e veracidade Porque dotados de requisitos, os atos presumemse legtimos. Essa presuno, todavia, juris tantum, ou seja, presuno relativa, visto que admite contestao.

b. Imperatividade O ato manifestao unilateral e decorre do poder de imprio. Assim, impe ao administrado o querer da administrao. Este atributo deriva, tambm, do princpio da supremacia do interesse coletivo. Ex.: Decreto(normativo), multa(punitivo) ou mesmo o Poder de Polcia.

c. Auto-executoriedade Os atos produzem seus efeitos sem necessidade de algo (deciso judicial) que lhes sirva de meio. A simples produo do ato j suficiente para desencadear efeitos jurdicos. i. Quando a lei prev expressamente ii. Em caso de providncias urgentes que, se no adotadas e imediato podem ocasionar um prejuzo maior ao interesse pblico .

III. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

a. Destinatrio Gerais - Possuem um carter geral, abstrato e impessoal como por exemplo as leis, estes sobrepe-se aos individuais mesmo que emanados pela mesma autoridade. Individuais - So aqueles que possuem destinatrio certo e determinado, podendo muitas vezes abranger determinados tipos de pessoas alcanando assim vrias pessoas.

b. Alcance Internos - Sua eficcia se limita e restringe ao recesso das reparties administrativas como por exemplo os rgo e agentes da administrao sua publicidade fica restrita somente a esta, podem ser gerais, especiais, ordinatrias, punitivas e de outras espcies. Externos - Aqueles que atingem administrados, contratantes e em alguns casos os prprios servidores, sua caracterstica indispensvel a publicidade.

c. Objeto Imprio Valendo-se de sua supremacia impe. Geralmente seu cumprimento obrigatrio, sempre so unilaterais, como por exemplo uma desapropriao e a interdio de atividades. Gesto Sem valer de sua supremacia o pratica. Onde a administrao e os administrados ficam num mesmo patamar. Ex.: Contrato de locao, aquisio de um imvel. A administrao aqui submete-se aos ditames do direito privado. Expediente - Impulsionam determinados processos, deferidos a servidores subalternos sem poderes decisrios, tramitando sempre dentroda administrao. Ex.:

d. Regramento Vinculados Aqueles nos quais a administrao age nos estritos limites da lei, simplesmente por que a lei no deixou opo, no foi dado a ela outra opo de agir. Discricionrios - Como os regramentos no atingem nem podem atingir todas as situaes assim sendo a lei d certa margem de liberdade no agir, podendo o administrador optar por vrias solues possveis sendo estas todas vlidas. Como o ato est dentro dos limites da lei chama-se discricionariedade no se confundindo com arbitrariedade que ultrapassar tais limites. Alm disso esses atos no esto totalmente livres esto vinculados competncia, finalidade e a forma. Convenincia e oportunidade.

e. Formao Simples Declarao de vontade de um nico rgo. Ex.: CNH, deliberao de um conselho. Composto Se no ato complexo fundem-se vontades num s ato, no ato composto h dois atos, um principal e outro acessrio. Atos que dependam de autorizao, homologao, parecer, laudo tcnico, proposta, etc. Ex.: Uma autorizao que dependa do visto de uma autoridade superior. Complexo - Resultado da manifestao de 2 ou mais rgos (independentes) cuja vontade se funde para formar um ato nico. Ex.: nomeao de um Presidente do STF, nomeao de Presidente e diretores do BACEN.

f. Contedo Constitutivo Cria situao jurdica. Ex. Nomeao de funcionrio Extintivo Pe termo as situaes jurdicas individuais. Ex.: Cassao de autorizao Declaratrio Preservar direitos, reconhecer situaes preexistentes ou mesmo possibilitar seu exerccio. EX.: expedio de certido, apostila de ttulo de nomeao. Alienativo Transferir bens ou direitos de um titular a outro. Ex.: Venda de imvel da ADM a particular. Modificativo Alterar situaes pr-existentes sem suprimir direitos ou obrigaes. Ex.: Mudana de horrio de reunio, percurso ou de local. Abdicativo Abrir mo de um direito, irretratvel e incondicional. Ex.: Renncia.

g. Eficcia Vlido Aquele que provem de autoridade competente para pratica-lo e contm todos os requisitos necessrios sua eficcia. Est de acordo com a lei. Nulo Nasce afetado de vicio insanvel na constituio ou no procedimento formativo. Defeito no pode ser corrigido. A Administrao Pblica pode declarar sua nulidade ou mesmo o Judicirio (ex-tunc). Anulvel Ato que contm defeitos, mas estes podem ser sanados, ou seja, convalidado. Inexistente aquele que apenas aparenta ser um ato adm, mas so produzidos por algum que se faz passar por agente pblico, sem s-lo, ou que contm um objeto juridicamente impossvel. Ex. Comprar a lua,um doido com roupas de guarda de trnsito.

h. Exeqibilidade Perfeito Completou seu processo de formao, estando apto a produzir seus efeitos. Imperfeito no completou seu processo de formao, portanto, no est apto a produzir seus efeitos. Pendente para produzir seus efeitos, sujeita-se a condio(evento futuro e incerto) ou termo(evento futuro e certo), mas j completou seu ciclo de formao, estando apenas aguardando o implemento desse acessrio. Consumado j produziu todos seus efeitos, nada mais havendo para realizar.

IV. ESPCIES DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

a. Normativos contm um comando geral do Executivo, visando correta aplicao da lei expressando minuciosamente o mandamento abstrato da lei. Ex.: decretos(presidente), regulamentos, instrues normativas(ministros de estado), regimentos (orgos colegiados e corporaes legislativas), resolues, deliberaes.

b. Ordinatrios disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes. So provimentos, determinaes ou esclarecimentos que se endeream aos servidores pblicos a fim de orient-los no desempenho de suas atribuies. Ex.: instrues, circulares, avisos, portarias, ordens de servio, ofcios, despachos. c. Negociais so atos praticados contendo uma declarao de vontade do Poder Pblico coincidentemente com a prestao do particular, visando a concretizao de negcios jurdicos pblicos ou atribuio de certos direitos ou vantagens ao interessado. .Ex.: licenas, autorizaes, permisso, aprovao, admisso, visto, homologao, dispensa, renncia, protocolo administrativo. d. Enunciativos enunciam uma situao existente, sem qualquer manifestao de vontade da ADM PUB. Onde ela se limita a certificar ou atestar um fato, ou emitir uma opinio sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado .Ex.: certides, atestados, pareceres, parecer normativo, parecer tcnico, apostilas.

e. Punitivos os que contm um sano imposta pela ADM PUB queles que infrigem disposies legais, regulamentares ou ordinatrias dos bens ou dos servios pblicos. Visam punir e reprimir as infraes administrativas ou a conduta irregular dos servidores ou dos particulares perante a ADM. Ex.: EXTERNO - multa, interdio de atividade, destruio de coisas. INTERNA advertncia, suspenso, destituio, demisso, cassao.

V. TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES a. De acordo com esta teoria, os motivos que servem de suporte para a prtica do ato administrativo, sejam eles exigidos por Lei, sejam eles alegados facultativamente pelo agente pblico, atuam como causas determinantes de seu cometimento. A desconformidade entre os motivos e a realidade acarreta a invalidade do ato. (Bastos, Celso R.)

VI. INVALIDAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

a. Revogao a supresso de um ato adm legtimo, legal e eficaz mas quando no atende o interesse pblico. Efeito sempre ex-nunc. Podendo ser feito somente pela Administrao Publica, NUNCA pelo Judicirio(s internamente em sua prpria estrutura). Total ab-rogao, Parcial derrogao. i. Atos Irrevogveis 1o . atos consumados que j exauriram seus efeitos(frias/licena gozadas), 2o . os atos vinculados (licena para exercer profisso), 3o . Atos que geram dir. adquirido previsto na CF (aposentadoria de um servidor que preencheu todos requisitos exigidos).

b. Anulao Trata-se da invalidao de ato adm ilegtimo ou ilegal. Podendo ser declarado pela Administrao Pblica ou pelo Judicirio. ex-tunc. No gera Dir. Adquirido salvo os 3o .s de boa f. i. Anulao pela prpria administrao - a qualquer tempo, provocada ou no. ii. Anulao pelo Poder Judicirio Pelos meios processuais usuais, deve ser provocado.

c. Cassao o desfazimento quando o seu beneficirio descumpre os requisitos que permitem a manuteno do ato e de seus efeitos. Ex.: Cassao de uma licena para construir cassao de um licena para o exerccio de determinada profissional.

d. Natural - Pelo seu mero cumprimento. Ex.: Permisso de uso por 1 ms e finda-se o prazo, circo.

e. Subjetiva - Desaparecimento do sujeito. Ex.: Porte de arma quando o particular falece.

f. Objetiva - Desaparecimento do objeto do ato. Ex.: Interdio de uma empresa sem efeito quando seus scios a extinguem-na

g. Caducidade Devido a nova lei muda-se a situao jurdica do ato. Ex.: Permisso de um circo ocupar determinada rea, que por uma lei nova, se tornou incompatvel com aquele uso. VII. CONVALIDAO, APERFEIOAMENTO, SANEAMENTO OU SANATRIA

a. Conceito Conserto de um vato anulvel ou seja aquele eivado de vcio sanvel

b. Efeitos Sempre ser ex-tunc.

c. O que se convalida: Competncia em razo do sujeito(razo da matria no) Forma (desde de que no seja fundamental a validade do ato) d. Condies e limites - Ato da prpria Administrao, discricionariedade da convalidao, existncia de vcio sanvel, inexistncia e prejuzo ao errio, inexistncia de prejuzos a terceiros.

e. Tipos de Convalidao i. Tcita - Quando os efeitos do ato viciado forem favorveis ao administrado, a adm dispe de 5 anos para anula-lo. Passando esse prazo convalidado est. ii. Expressa Prev a possibilidade de convalidao quando do ato no resultou-se leso ao interesse pblico ou a terceiros.

OBS.: - A regra continua sendo a anulao de atos ilegais, face os Princpios da Legalidade e da Supremacia .

SEMPRE VINCULADLADO

Das könnte Ihnen auch gefallen