Sie sind auf Seite 1von 12

Texto para reflexo

A Ilha dos Nufragos (Uma fbula para entender o dinheiro)

1 Salvos do Naufrgio Uma exploso destruiu o barco. Cada qual agarrou-se ao primeiro destroo flutuante que lhe chegou s mos. Cinco acabaram por se encontrar reunidos sobre um destroo que as ondas levaram deriva. Dos outros companheiros de viagem nenhuma notcia. Depois de horas, de longas horas a escrutar o horizonte: Ser que algum navio em rota por estas andanas do oceano os aperceber? Ir a jangada de sorte dar alguma paragem hospitaleira? De repente, um grito ressonante: Teerrrra! terra vista! Olhem! Olhem para ali! Olhem precisamente na direo para onde nos levam! A medida que se desenha o contorno da costa, os rostos se enchem de alegria. Eles so cinco, cinco canadenses: Francisco, o grande e vigoroso carpinteiro, foi o que primeiro lanou o grito: Terra!; Paulo cultivador; Tiago, especializado na criao de animais, o homem de calas riscadas que de joelhos na jangada olha em direo terra; Henrique horticultor agrnomo, um pouco corpulento, sentado sobre uma mala recapada do naufrgio; Toms gelogo, o moo vigoroso que est de p, atrs do carpinteiro, com uma mo no ombro deste.

2 Uma Ilha Providencial Repor os ps em terra firme, para ns humanos um regresso vida. Uma vez secos e aquecidos a primeira nsia a de fazer o reconhecimento desta ilha para onde eles foram atirados longe da civilizao. Ilha que eles batizaram Ilha dos Nufragos. Uma rpida excurso volta ilha os enche de esperana. A ilha no um deserto rido. Eles constatam que so os nicos habitantes ali presentes. Outrora porm, ela fra habitada por outra gente a julgar pelos vestgios de hordas de animais domsticos nela vivendo. Tiago o criador de gado afirma poder tirar um bom rendimento.

Quanto ao solo da ilha, Paulo acha-o em grande parte muito propcio agricultura Henrique descobriu numerosas arvores de fruto e espera tirar delas bom proveito. Francisco deparou principalmente com a bela extenso de floresta, rica em madeira de vrias espcies: ser como uma brincadeira cortar rvores para construir casas para a pequena colnia. Quanto a Toms o gelogo, o que mais o interessou foi a parte mais rochosa da ilha. Notou com grande interesse sinais indicativos da presena de vrios minerais. Apesar da falta de ferramenta adequada, Toms sente-se capaz de poder transformar esses minerais em metais teis a todos. Assim, cada um poder ento dedicar-se s suas tarefas favoritas para o bem comum. Todos so unnimes em louvar a Providncia pelo final feliz do trgico incidente.

3 As verdadeiras riquezas Eis os moos amigos com as mos obra. As casas e os mveis so assunto do carpinteiro. Nos primeiros tempos o grupo se contentou de alimentos primitivos. Mas bem depressa os campos produziram e o horticultor obteve boas colheitas. passagem sucessiva das estaes o patrimnio da ilha se enriquece. Enriquece no de ouro, no de notas impressas mas sim de verdadeiras riquezas de coisas que nutrem, que vestem, que hospedem e acomodam, que satisfazem as verdadeiras necessidades. A vida porem no assim to doce como eles desejariam, Faltam-lhe certas comodidades a que estavam habituados quando viviam na civilizao. Mas sua sorte poderia ter sido bem pior. Alm disso, eles j passaram tempos de crise no Canad Eles se lembram das privaes sofridas ento que as lojas estavam repletas, a dois passos de suas portas Ao menos na Ilha dos Nufragos ningum os obriga a ver apodrecer sua vista, coisas que eles necessitam. Taxas e impostos so inexistentes. Confiscaes e vendas em leilo, no so a temer. Se por vezes o trabalho rduo, ao menos tm o direito de usufruir dos frutos do seu trabalho. Sobretudo explora-se a ilha a louvar a Deus, esperando que um dia se possam rever parentes e amigos com dois grandes bens conservados: a vida e a sade.

4 Um Grande Inconveniente Nossos homens renem-se freqentemente por causa dos seus negcios. No sistema

econmico bem simples por eles praticado, uma coisa os preocupa cada vez mais. No tm qualquer espcie de moeda corrente. A troca, o cmbio livre e direto de produtos por produtos tem os seus inconvenientes. Os produtos ao serem trocados no esto sempre face um do outro, quando da transao. Por exemplo, a madeira usada pelo agricultor no inverno s poder ser

reembolsada por bens alimentares depois de algum tempo. Isto , no tempo das colheitas, em seis meses. Por vezes tambm, um artigo de grande dimenso entregue de uma vez por um dos homens, e que ele queira em troca diferentes pequenas coisas produzidas por diversos deles em pocas diferentes. Tudo isto complica os negcios. Se houvesse dinheiro em circulao cada qual venderia os seus produtos por dinheiro. Com o dinheiro apurado nas vendas compraria dos outros as coisas que quer, quando quer e que estejam disponveis. Todos esto de acordo quo cmodo seria um sistema monetrio. Mas nenhum dentre eles sabe como estabelecer um. Eles aprenderam a produzir a verdadeira riqueza, as coisas, mas eles no sabem estabelecer o valor destas riquezas, o dinheiro. Eles ignoram como o dinheiro comea e como o iniciar, quando o no h e quando se decide conjuntamente de o haver Muitos homens instrudos ficariam sem dvida tambm embaraados. Todos os nossos governos o estiveram dez anos antes da guerra. S o dinheiro faltava, no pas, e o governo ficava paralisado quando confrontado com o problema.

5 A Chegada de Outro Nufrago Um dia ao pr do sol, nossos homens sentados a beira da costa retomam o problema pela centsima vez, quando subitamente deparam com um bote remado por um homem s. Correm para ele para ajudar o seu ocupante, e oferecer os primeiros socorros. Oriundo da Europa, o novo habitante da ilha fala espanhol e chama-se Martinho. Felizes por terem mais um companheiro, os nossos cinco homens acolhem-no com muito entusiasmo e fazem-no visitar a ilha. Embora perdidos no meio do oceano, longe do resto do mundo, eles no so de muitas queixas. A terra rende bem e a floresta tambm. Uma nica coisa nos faz falta: ns no temos moeda para nos facilitar a troca de nossos produtos. Bendigam o acaso que me trouxe at vocs, responde Martinho. O dinheiro no tem mistrios para mim. Eu sou banqueiro e eu posso instalar um sistema monetrio, em pouco tempo e que os dar plena satisfao. Um banqueiro! um banqueiro!, um anjo vindo direitinho do cu no teria inspirado mais reverncia. No estamos ns habituados, em pas civilizado a nos inclinarmos perante Suas Excelncias os banqueiros, os quais controlam as pulsaes da finana?

6 O Deus da Civilizao - Senhor Martinho, j que banqueiro, no trabalha na ilha e somente se ocupar do nosso dinheiro.

- Eu cumprirei com satisfao, como todo o bom banqueiro, o trabalho de forjar a prosperidade comum. - Senhor Martinho, ns lhe construiremos uma moradia digna de sua posio. Entretanto, se contentaria de residir no edifcio que serve s nossas reunies publicas? - Ora bem meus caros senhores, comecemos por descarregar do bote a bagagem que pude salvar do naufrgio: Uma mquina impressora, papel e acessrios, e sobretudo um pequeno barril que tratarei com muito cuidado. Depois de tudo descarregado, o pequeno barril desperta a curiosidade de nossos bravos homens. - Este barril, declara Martinho, um tesouro sem igual ele est repleto de ouro. Cheio de ouro! as cinco almas ameaavam escapar-se dos cinco corpos tal a sua admirao. O deus da civilizao entrava assim na Ilha dos Nufragos. O deus amarelo, sempre escondido, mas poderoso, terrvel, onde a presena, a carncia, ou o mais pequeno capricho pode decidir a vida de cem naes! - Ouro! Senhor Martinho voc um banqueiro de verdade. Receba nossa homenagens e aceite nossos juramentos de fidelidade. - Ouro para enriquecer um continente. Mas no o ouro que vai circular. preciso esconder o ouro; o ouro a alma de todo o dinheiro vlido. A alma deve permanecer invisvel. Eu lhes explicarei tudo isso, ao lhes passar o dinheiro. 7 Um enterro sem testemunho noite antes de se despedir, Martinho fez uma derradeira pergunta: - Quanto dinheiro ser preciso para comear, para que os negcios andem bem? Os cinco se entreolham curiosos, mas por fim acabam mesmo por humildemente consultar o ilustre Martinho. Com as sugestes do bondoso banqueiro, concordam que 200 dlares para cada um parece ser o suficiente para comear. Uma reunio foi marcada para o dia seguinte tarde. Nossos homens se retiram, trocando estimulantes reflexes. Deitam-se tarde, no adormecem seno de madrugada, depois de terem sonhado de olhos abertos com o ouro. Martinho, ele no perde tempo, esquece a fadiga no pensando em outra coisa seno nos seus prospectos de banqueiro. Ao romper do dia, ele faz um buraco e enterra o dito barril, e meticulosamente dissimula o local de todo trao de terra remexida. Depois pe em marcha a sua pequena mquina impressora e imprime mil notas de um dlar. Vendo as notas saindo novinhas de sua impressora, pensa para consigo: - Como so fceis de fazer estas notas! O seu valor porm, provem dos produtos que elas vo servir para comprar. Sem produtos estas notas no valeriam nada. Estes meus ingnuos clientes, crem que o ouro que garante o dinheiro. Mas eu os tenho seguro pela sua ignorncia! Ao cair da tarde, os cinco ingnuos vo de encontro a Martinho.

8 A quem o novo dinheiro favorece? Em cima da mesa havia cinco pilhas de notas. - Antes de distribuir este dinheiro a vocs preciso que compreendam certos pormenores. - O dinheiro baseado no ouro guardado no cofre do meu banco. Portanto o dinheiro meu no fiquem tristes pois eu vou emprestar este dinheiro, e vocs o empregaro como quiserem. Entretanto eu s lhes cobrarei os juros. Visto que o dinheiro em circulao raro, ele mesmo inexistente, eu creio ser razovel pedir um pequeno juro de 8 por cento ao ano somente. - De fato voc muito generoso! - Um ltimo ponto, meus amigos: antes de receberem o dinheiro cada um de vocs vai assinar este documento, um compromisso pelo qual cada um se compromete de pagar juro e capital, sob pena de confiscao de vossas propriedades. Oh! uma simples garantia. Eu no tenho a menor inteno de me apropriar de vossas propriedades. Eu contento-me simplesmente do dinheiro, e estou plenamente seguro que conservaro os seus bens e iro me devolver o dinheiro e me pagaro o juro. - de muito bom senso, Senhor Martinho, ns redobraremos de ardor no trabalho e tudo reembolsaremos. - E tudo Venham me ver, se porventura surgir algum problema. O banqueiro o melhor amigo do mundo Agora aqui esto os 200 dlares. E l foram os cinco amigos, radiantes com o dinheiro em mos e no pensamento.

9 Um problema de aritmtica O dinheiro de Martinho circula na ilha. As trocas so multiplicadas a medida que ficaram mais simples. Todos esto contentes e sadam Martinho com respeito e gratido. Contudo, o gelogo anda inquieto. Os seus produtos esto ainda sob a terra. J no lhe restam seno notas no bolso. Como reembolsar o banqueiro no prximo pagamento? Depois de muito refletir sobre o problema, Toms aborda-o socialmente. Tendo em conta a populao da ilha, interroga-se, seremos ns capazes de respeitar os compromissos? Martinho criou no total 1000 dlares, mas ele nos uma soma total de 1080 dlares. Se juntssemos o dinheiro todo em circulao na ilha daria um total de 1000 dlares. Ningum criou os 80 dlares que faltam. Ns fazemos os produtos e no o dinheiro, Martinho poder ento, apropriar-se de todo o patrimnio da ilha, pois todos juntos no poderemos nunca reembolsar a soma total, capital e juros. Se aqueles que so capazes de pagar por eles mesmos sem se importarem com os demais, alguns vo cair em breve, os outros simplesmente sobrevivero, mas o tempo deles tambm est

contado. Portanto mais cedo ou mais tarde todos cairo nas mos do banqueiro, que se apoderar de tudo. melhor nos unirmos de imediato e regularizar o problema socialmente. Toms no encontra dificuldade em convencer os outros que o banqueiro os enganou. Concordam com uma reunio geral com o banqueiro.

10 A benevolncia do banqueiro Martinho adivinha a situao, mas no se desconcerta, mostra-lhes uma cara amigvel. O impulsivo Francisco apresenta o caso: - Como poderemos ns pagar 1080 dlares, quando no h mais do que 1000 dlares em circulao? o juro meus caros senhores, responde o banqueiro. No aumentou a produo de todos? Pergunta Martinho. - Sim aumentou, mas o dinheiro no aumentou. Ora justamente o dinheiro que voc quer de volta e no os produtos. Como que voc, a nica pessoa que pode fazer dinheiro, fez 1000 dlares e nos pediu 1080 dlares. Isso impossvel! - Um momento meus senhores, os banqueiros adaptam-se sempre s condies, para o bem estar pblico Eu vou lhes pedir unicamente o pagamento dos juros. Nada mais do que 80 dlares. E vocs continuaro a guardar o capital. - Voc perdoa nossa dvida? - No. Eu lamento, mas um banqueiro no perdoa nunca uma dvida. Vocs ainda me devem todo o dinheiro emprestado. Mas me reembolsaro apenas o juro cada ano, eu no lhes exigirei o pagamento do capital. Alguns de vocs podero vir a ser incapazes de pagar at mesmo os juros, uma vez que o dinheiro vai de um para outro. Organizem-se em uma nao, acordem entre si um sistema de impostos. Vocs taxaro mais aqueles que tiverem mais dinheiro, menos os outros. Contanto que me tragam coletivamente o total dos juros, ficarei satisfeito e a nova nao render muito. Os homens retiram-se, meio-calmos meio-pensativos.

11 O xtase de Martinho Martinho recolhe-se, e a ss conclui: O meu plano bom. Gente trabalhadora, mas ignorante. A sua Ignorncia e a sua credulidade fazem a minha fora. Eles queriam dinheiro e eu lhes meti as correntes, o cativeiro. Cobriram-me de flores enquanto eu os enrolava. Oh! grande Mammom, eu pressinto o teu gnio de banqueiro amparar-se do meu ser. Voc bem disse, ilustre mestre: me concedam o controle do dinheiro de uma nao que eu no me

importarei com quem faz as suas leis. Sou o mestre da Ilha dos Nufragos, porque controlo o seu sistema monetrio. Eu poderia controlar o universo. O que eu fao aqui, eu, Martinho, poderei faz-lo no mundo inteiro. Se um dia sair desta ilhota: saberei como controlar o mundo sem ter cetro. Minha voluptuosidade soberana seria a de espalhar minha filosofia pela cabea dos cristos: banqueiros, chefes de indstrias, polticos, mdicos, professores, jornalistas eles seriam meus criados. A massa crist se embala melhor na sua escravido, quando seus capatazes so eles mesmos cristos. E toda a estrutura do sistema bancrio Mammoniano se desenha no esprito encantado de Martinho.

12 Crise de vida Entretanto, a situao piora na Ilha dos Nufragos. Nota-se um esforo para o aumento da produtividade, mas constata-se um decrscimo na venda dos produtos. Martinho sorve regularmente os juros preciso separar o dinheiro para pag-lo. O dinheiro no circula. Aqueles que pagam taxas mais altas queixam-se dos que pagam menos, e em compensao aumentam o preo de seus produtos. Os mais pobres, os que no pagam taxas, queixam-se por do alto custo de vida e compram menos. O moral baixa e a alegria de viver os abandona. Trabalham sem convico. O que de h de bom? A venda dos produtos vai mal; e quando eles vendem, preciso pagar a taxa a Martinho. O grupo priva-se das coisas. a crise. E cada um acusa o seu vizinho de falta de virtude e de ser a causa do alto custo de vida. Um dia a ss no meio do seu pomar, Henrique concluiu, que o progresso trazido pelo sistema monetrio do banqueiro estragou tudo o que era bom na ilha. Com certeza, os cinco homens possuem os seus defeitos; mas o sistema de Martinho alimenta tudo o que h de mais ignbil na natureza humana. Henrique decide convencer e juntar os seus companheiros para uma reunio, que ocorre rapidamente. Comea por Tiago: Ah! diz Tiago, eu no sou sbio. mas ja h muito tempo que sinto, que o sistema deste banqueiro, mais nojento que a bosta no meu estbulo na primavera! Aplaudindo um aps outro, uma nova entrevista com Martinho ficou assim decidida.

13 Em casa do autor do cativeiro Houve uma tempestade na casa do banqueiro: - O dinheiro escasso na ilha por que voc o tirou de circulao. Ns o pagamos e pagamos, e lhe devemos ainda o mesmo montante que no incio. Ns trabalhamos, construmos belas reas, e estamos em situao bem pior que antes da sua chegada. Dvida! Dvida! Dvida pelas costas! - Vamos l meus amigos, raciocinemos um pouco. Se suas terras esto mais bonitas, graas a mim. Um bom sistema bancrio, o mais belo ativo de um pas. Mas para beneficiar-se dele, preciso guardar antes de mais nada toda a confiana no banqueiro. Venham a mim como a um pai Querem mais dinheiro? Muito bem. O meu barril de ouro vale bem muitas milhares de dlares Olhem! Eu vou hipotecar de novo suas propriedades e lhes emprestar em seguida outros mil dlares. - Duas vezes mais em dvida? Duas vezes mais juros a pagar todos os anos, sem fim? - Sim, mas eu emprestarei ainda mais, contanto que aumentem o patrimnio predial; e no me devolvero nada mais que o juro. Consolidaremos os emprstimos; chamaremos isso de dvida consolidada. Dvida que poder aumentar anualmente. Mas seus rendimentos tambm. Graas ao meu financiamento, iro desenvolver a nao de vocs. - Ento nesse caso, quanto mais fizermos, prosperar a ilha, mais a nossa dvida global aumentar? - Como em todo o pas civilizado. A dvida pblica um medidor da prosperidade.

14 O lobo come os carneiros - a isto que chama de dinheiro so, Senhor Martinho? Uma dvida nacional tornando- se necessria e impagvel, no so, doentio. - Meus Senhores, toda a moeda vlida deve ser baseada em ouro e sair do banco em dvida. A dvida nacional uma coisa boa: Ela coloca os governos sob a sabedoria sadia dos banqueiros. A ttulo de banqueiro, sou uma chama de civilizao na ilha de vocs. - Senhor Martinho, ns podemos ser uns ignorantes mas nos no queremos essa civilizao aqui. Ns no pediremos mais um centavo emprestado. Moeda vlida ou no, ns no faremos mais negcios com voc. - Eu lamento essa deciso precipitada, caros Senhores. Se romperem seus compromissos comigo, eu tenho as suas assinaturas. Devolvam-me tudo imediatamente: juros e capital. - Mas isso impossvel, senhor Martinho. Mesmo se vos devolvermos todo o dinheiro existente na ilha no ficaremos quites.

- No quero saber. Vocs assinaram, sim ou no? Sim? Ah! bem, ento em virtude da santidade dos contratos, eu confiscarei todas as suas propriedades em penhor tal como acordado entre ns, quando vocs estavam contentes de me terem entre vocs. Se no querem servir de bom grado a potncia suprema do dinheiro, iro a servir fora. Iro continuar a explorar a ilha, mas para mim e segundo as minhas condies. Vo embora, que eu amanh lhes ditarei as ordens.

15 O controle dos jornais Como Mammom, Martinho sabe que aquele que controla o sistema monetrio de uma nao, controla essa nao. Mas ele sabe tambm que para manter essa dominao, preciso manter o povo na ignorncia, e entret-lo com outra coisa. Martinho notou que entre os cinco insulares, dois so conservadores e trs so liberais. Isto transpareceu quando das conversas entre os cinco, sobretudo quando eles se tomaram seus escravos. H conflitos entre azuis e vermelhos. De tempos a tempo Henrique, menos partidrio, sugere uma unio do povo para fazer presso sobre os governantes Uma fora perigosa para toda a ditadura. Martinho vai dedicar-se a envenenar o mais rpido possvel com discrdias polticas. Servindo-se de sua impressora faz aparecer dois folhetins semanrios: O Sol, para os vermelhos, e A Estrela para os azuis. O Sol transcreve: Se j no so mais mestres em suas casas por causa dos atrasados dos azuis, sempre agarrados seus interesses. A Estrela transcreve: Sua dvida nacional obra dos malditos vermelhos, sempre prestes a aventuras polticas. E assim, nossos dois grupos polticos guerreiam-se a altos gritos, esquecendo-se do verdadeiro causador do cativeiro, o fiscal do dinheiro, Martinho.

16 Os destroos de um bote salva-vidas Um dia, Toms, o gelogo, descobre encalhado ao fundo de uma enseada nos confins da ilha e obstrudo por grandes arbustos, um bote-salva-vidas, sem remo, sem outro vestgio de servio que uma caixa muito bem conservada. Abrindo a caixa: descobre alm de roupa e algumas outras miudezas, um livro-lbum em bom estado que desperta a sua ateno. O livro tem por titulo: As edies do Primeiro Ano de So Miguel (Vers Demain em francs). Curioso, nosso Toms senta-se e abre o volume. O l. O devora. E finalmente se ilumina: Mas veja aqui o que deveramos ter sabido muito tempo.

O dinheiro no tira o seu valor do ouro de maneira nenhuma, mas dos produtos que o dinheiro compra. O dinheiro pode ser uma simples contabilidade, os crditos passam de uma conta outra segundo as compras e vendas. O total do dinheiro em relao ao total da produo. A todo o aumento de produo, deve corresponder um aumento equivalente de dinheiro Nunca juros a pagar sobre o dinheiro nascente O progresso representa no uma dvida pblica mas um dividendo igual a cada um Os preos, ajustados ao poder de compra por um coeficiente de preos. O Crdito Social Toms no agenta mais e corre, com o livro na mo, compartilhar sua esplndida descoberta com os quatro companheiros. 17 O dinheiro, simples contabilidade Toms instala-se como professor: Eis aqui, o que poderamos ter feito, sem o banqueiro, sem ouro, sem assinar dvida alguma. Eu abro uma Conta no nome de cada um de ns. direita, os crditos, o que acrescenta conta; esquerda, os dbitos, o que a diminui. Ns queramos para comear, 200 dlares. Num acordo comum, decidimos marcar 200 dlares ao crdito de cada um. Logo, cada um recebe 200 dlares. Francisco compra artigos de Paulo, por 10 dlares. Eu subtraio 10 dlares a Francisco, restando 190 dlares. A Paulo acrescento-lhe 10 dlares, ele tem agora 210 dlares. Tiago faz compras no Paulo no valor de 8 dlares. Eu suprimo 8 dlares de sua conta e ele fica com 192 dlares. Paulo fica com 218. Paulo compra madeira do Francisco por 15 dlares. Eu subtraio 15 dlares de Paulo, ele guarda 203 dlares, eu adiciono 15 dlares a Francisco, sua conta sobe para 205 dlares. E por a fora; duma conta outra, tudo como notas vo de um bolso a outro. Se um de ns tem necessidade de dinheiro para aumentar a sua produo, abre-se para ele o crdito necessrio, sem juro. Ele reembolsa o crdito uma vez a produo seja vendida. Mesma coisa para os trabalhos pblicos. Aumenta-se assim, periodicamente, as contas de cada um de soma adicional, sem tirar nada de ningum. Em correspondncia ao progresso social, o dividendo nacional. O dinheiro assim um instrumento de servio.

18 O desespero do banqueiro

A pequena nao tomou-se creditista. No dia seguinte o banqueiro Martinho recebe uma carta assinada dos cinco: Caro Senhor, voc nos endividou e explorou, sem nenhuma necessidade. Ns no precisaremos mais de voc para reger nosso sistema monetrio. Ns, de agora em diante teremos todo o dinheiro necessrio, sem ouro, sem dvida, sem ladro. Ns iremos estabelecer imediatamente na Ilha dos Nufragos o sistema do Crdito Social. O dividendo nacional substituir a dvida nacional. Se voc, estiver interessado no reembolso de seu dinheiro, ns poderemos lhe devolver todo o dinheiro que fez para ns, nada mais. No pode reclamar aquilo que no fez. Martinho esta desesperado. o seu imprio que se desmorona. Para os cinco habitantes tornados creditistas, j no h mais mistrio sobre o dinheiro ou sobre crdito para eles. Que fazer? Pedir-lhes perdo, transformar-se num deles? Eu banqueiro, fazer isso? No. Eu vou antes passar sem eles e viver parte.

19 O engano desmascarado Para se protegerem contra toda eventual reclamao, nossos homens decidiram fazer o banqueiro assinar uma declarao atestando que ele possui todavia todos os bens que ao desembarcar na ilha. O inventrio geral: O bote, a pequena mquina impressora, e o famoso barril de ouro. Foi preciso que Martinho indicasse o lugar, e a gente desenterra o barril. Nossos homens tiram-no do buraco com muito menos cuidado desta vez. O Crdito Social ensinou-os a desprezar o feitio do ouro. O gelogo, ao levantar o barril, percebe que para ser ouro o barril devia estar muito mais pesado: Eu duvido muito que este barril esteja cheio de ouro, diz ele. O impetuoso Francisco, no hesita muito tempo. Uma machadada e o barril espalha o seu contedo: ouro, nem uma grama! Pedras, nada mais do que simples pedras sem valor! Nossos homens ficam pasmos: - E pensar que ele nos mistificou a esse ponto, o miservel! Era preciso sermos bobos, tambm, para cairmos em xtase perante a palavra OURO! - Dizer que ns lhe havamos confiado todas as nossas propriedades por pedaos de papel baseados sobre quatro ps de pedras! Ladro e Mentiroso! -Dizer que ns, nos mostramos enfadados e odiando uns aos outros durante meses a fio por tal engano! Que demnio! Mal Francisco havia levantado o machado, o banqueiro j fugia a passos largos para a floresta.

Das könnte Ihnen auch gefallen