Sie sind auf Seite 1von 7

A CONSTRUO DA IDENTIDADE NA PERSPECTIVADA ANLISE DO DISCURSO Silvia Maria Pinheiro Bonini Pereira (UNIRIO e UNESA)

INTRODUO Conforme se verifica na doutrina contempornea, em termos lingsticos, h um consenso quanto aos estudos de Ferdinand Saussure como ponto de partida para um estudo cientfico, principalmente no aspecto da existncia da concepo dicotmica entre lngua e fala. Ancorado nos estudos da linguagem iniciados por Saussure e at os dias de hoje adotados, reformulados ou preteridos por vrios lingistas , os estudos da linguagem apontam para um novo elemento: o social. A anlise do discurso, alm de outros campos de abordagem, propicia o avano desse novo elemento sob a perspectiva da anlise crtica do discurso. Um dos principais estudiosos da Anlise do Discurso, Norman Fairclough, buscou elaborar uma doutrina que conjugasse as teorias sociais e da linguagem, com um olhar multidisciplinar. O lingista, ento, props uma anlise do discurso, sob o ponto de vista crtico, combinando o texto, a prtica discursiva e a prtica social. A proposta deste trabalho se fixa na perspectiva da Anlise do Discurso de Norman Fairclough, no corpus Mateus 4:1-11 (Nova Verso Internacional Sociedade Bblica Internacional), em anexo, objetivando apresentar as prticas lingsticas contidas no texto permeadas por valores sociais e que favorecem a uma determinada percepo da realidade em detrimento de outras , que promovem choques ideolgicos de poder. Dessa forma, torna-se relevante compreender quais so os instrumentos lingsticos utilizados no texto em anlise, capaz de reconstruir realidades e produzir identidades sociais, os quais esto intimamente ligados a relaes de grupos sociais e ideologias de poder.

A IDENTIDADE NA ANLISE DO DISCURSO Como afirma Brando (2004, p. 53-86): a lngua tinha como funo representar o real. [...] Esse poder de lngua continua na episteme moderna, [...] enquanto funo demonstrativa. Assim, para a autora, a linguagem desloca-se do campo da representao para o da mostragem. Neste sentido, o sujeito do discurso passa a ocupar uma posio distinta, ou seja, de elemento essencial no processo de significao do discurso, uma vez que este perpassa pela ideologia e desloca o conceito de sujeito. A constituio dos sujeitos no discurso frente s prticas discursivas, em um processo de transformao e de mudanas na identidade social, est presente no texto em anlise. Cumpre, neste sentido, mencionar Stuart Hall (2006, p. 41), que entende:
Que os modernos filsofos da linguagem como Jacques Derrida, influenciados por Saussure e pela virada lingstica argumentam que, apesar dos seus melhores esforos, o/a falante individual no pode, nunca, fixar o significado de uma forma final, incluindo o significado de sua identidade.

A noo de Anlise Crtica do Discurso em Fairclough amplia o conceito de texto e considera a lngua como um elemento constitutivo de identidades sociais. Trata-se de uma prtica social que se arraiga nas relaes de poder e que subordina os sujeitos. Deste modo, uma prtica discursiva de domnio consiste em permitir a perpetuao da ideologia dominante, uma vez que, atravs da linguagem, o dominador restringe e controla atravs das abreviaes, cises e autoridade de contedos os sujeitos sociais. A Anlise do Discurso, na abordagem crtica, visa demonstrar que qualquer manifestao lingstica pode ter diferentes sentidos e, em assim sendo, interfere no olhar do receptor. Este, por sua vez, pode ser manejado por um determinado discurso inserido dentro de uma viso singular de mundo, como ocorre no discurso religioso, em especial, o bblico.

O DISCURSO RELIGIOSO No texto, em anlise, h a perspectiva de manipulao, realizada atravs de metforas e analogias que criam, no s relaes sociais, tambm identidades sociais. A metfora, segundo Hermann apud Othon Moacyr Garcia (2004, p. 107) consiste em um dos meios mais importantes para a criao de denominaes de complexos de representaes para os quais no existem ainda designaes adequadas. Contudo, h uma outra concepo, ainda em Othon Moacyr Garcia (idem), de um meio de caracterizao pitoresca, efeito de um procedimento cognitivo atravs do qual, para se referir a um determinado elemento, utiliza-se a denominao de outro. J a analogia consiste em uma semelhana parcial que sugere uma semelhana oculta, mais completa [...], as semelhanas so apenas imaginrias. Por meio dela, se tenta explicar o desconhecido pelo conhecido, o que nos estranho pelo que nos familiar (Garcia, 2004, p. 232). Assim, verifica-se que as analogias se convergem para as metforas e ambas para o discurso religioso apresentado no texto, com suas ideologias e vises particulares. No incio do texto h a delimitao do espao e do tempo: Jesus foi levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo, alm de ter sido criado uma atmosfera na qual a narrativa se distancia da compreenso emprica do sujeito. Ainda na introduo, verifica-se que surge o problema: a tentao, que persiste em toda narrativa. O segundo pargrafo foi construdo de forma a mostrar que Jesus estava em situao de possvel sujeio, j que se encontrava em jejum e teve fome. Quando, ento, aproveitando-se da situao, aproximou-se o tentador, sugerindo que Jesus saciasse sua fome realizando a transformao das pedras em pes. Atravs do movimento persuasivo, o Diabo quer convencer Jesus a segu-lo, apelando para a sua necessidade: a fome. O terceiro pargrafo apresenta a primeira resposta de Jesus ao tentador, que oferece um contra-argumento proposta e, ao mes-

mo tempo, uma afirmao, ao mencionar que o homem tambm se alimenta da palavra de Deus. Neste pargrafo h a configurao da identidade social, a do homem, aquele que necessita de bens materiais, mas tambm de alimento espiritual. Jesus, ento, estabelece uma comunicao, invertendo os papis do discurso, ao interpretar a persuaso do outro e, com seus conhecimentos, desconstituir o discurso e convencer o Diabo de que ele est errado. O prximo pargrafo retoma o problema e, a partir de metforas, formula as identidades. Deste modo, Jesus deixa o deserto, sendo conduzido ao templo localizado na cidade santa, onde simbolicamente se encerraria seu sofrimento, visto que, em termos de identidade religiosa, significa o local onde todos os Cristos desejam estar, encerrando a dispora bblica. Continuando o pargrafo, o tentador provoca Jesus utilizando como argumentao as prprias palavras bblicas enunciadas por Deus. As quais, no pargrafo seguinte Jesus responde, com um argumento de autoridade, uma vez que, as palavras de Deus, nunca devem ser postas prova. Cumpre mencionar que um argumento de autoridade pode ser desconstitudo por outro argumento mais verossmil, porm, como o texto sugere uma ideologia, tal aspecto no contestado no dilogo entre as personagens do texto, muito menos abordado no pargrafo seguinte. H aqui a provocao, apresentando imagens positivas e negativas da incompetncia de Jesus como filho de Deus. No stimo pargrafo, Jesus foi levado a um monte no qual visualizou o esplendor dos reinos existentes no mundo terreno, sendo mais uma vez tentado, agora com bens materiais. Trata-se da seduo, pois o Diabo apresenta elementos de manipulao apelando para valores materiais e imateriais, como: voc merecer um esplendoroso reino ou siga-me e no ficars mais sozinho, em outras palavras, ter companhia e afeto. No pargrafo seguinte vem a ordem de Jesus ao Diabo Retire-se, sob o fundamento de que s haveria um Deus a ser cultuado e adorado. Assim, o tentador, refutado por Jesus e sem argumentos, desiste de empreitada. Momento em que os anjos de Deus surgem e aliviam o sofrimento de Jesus.

Como se observa, atravs da metfora e da analogia surge uma variedade de informaes ao interlocutor, que inserido figurativamente, como homem, naquela situao, cria sua identidade. O sujeito, assim como Jesus, diante de uma situao de fome, desalento espiritual ou facilidades mundanas, no deve sucumbir ao pecado, pois, em obedincia e observncia palavra de Deus, ser livre de todo sofrimento. Os elementos apresentados: a tentao, a seduo, a provocao, a manipulao, a fome, a ida cidade santa e os esplendorosos reinos mundanos materializam os problemas dos interlocutores, que identificam seus sofrimentos com a tentao sofrida por Jesus. De acordo com o texto, a nica salvao seria a palavra de Deus, sob o ngulo das concepes inerentes Liturgia Crist, como o caminho a ser seguido. Pode-se perceber que as escolhas lexicais do texto tambm no foram neutras. Jesus foi conduzido ao deserto, local onde se enxerga o horizonte; depois foi transportado parte mais alta do templo e, em seguida a um monte muito alto. As passagens sugerem que a Jesus foi possibilitado ver tudo de frente e do alto, ou seja, foi capaz de ver mais alm do que qualquer outro homem. O ltimo pargrafo sugere a aceitao do Cristianismo como a nica religio, uma vez que se ressalta o poder da palavra de Deus, em conduzir os homens paz espiritual e ao conforto material. Como inicialmente mencionado, a ideologia passa despercebida e foi construda atravs da aquiescncia que, por sua vez, leva manuteno e reproduo do status quo de dominao. As prprias escolhas lexicais, destacadas na anlise, apoiadas nas analogias e metforas produzem a ideologia Crist, a qual apenas existem duas verdades distintas: a do caos e a da salvao. No jogo das semelhanas, Jesus representa os problemas pelos quais as pessoas, por ele tambm representadas, sofrem. Evidencia-se no discurso, portanto, uma relao de poder e dominao.

CONCLUSO Cumpre ressaltar que o escopo da presente anlise no foi o de questionar os dogmas cristos. Buscou-se apenas, apontar como os aspectos discursivos de uma ideologia, reiterada e de aparente neutralidade, apresenta-se no discurso. De acordo com a breve anlise do fragmento, percebeu-se que os discursos dialogam entre si e materializam-se no texto onde tomam corpo, veiculando, a partir de mecanismos lingsticos, as vozes da instituio da qual fazem parte. No caso em anlise, abordou-se a analogia, a metfora, as escolhas textuais, a partir das quais foram criadas as relaes e identidades sociais reproduzidas no texto. Comparando-se a tentativa de manipulao suportada por Jesus e a sofrida pelo interlocutor ao ler o texto. Verifica-se que s h duas opes ao sujeito: fazer o que o texto prope, ou seja, seguir a palavra de Deus; ou no fazer e correr o risco das sanes dogmticas desconhecidas e temidas e sociais, como a perda de identidade.

REFERNCIAS BRANDO, Helena N. Introduo Anlise do Discurso. Campinas: UNICAMP, 2004. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudana social. Braslia: Unb, 2001. FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingstica II. Princpios de Anlise. So Paulo: Contexto, 2002. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

ANEXO
Ento Jesus foi levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: Se s Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pes. Jesus respondeu: Est escrito: Nem s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Ento o Diabo o levou cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: Se s filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois est escrito: Ele dar ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mos eles seguraro, para que voc no tropece em alguma pedra. Jesus lhe respondeu: Tambm est escrito: No ponha prova o Senhor seu Deus. Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei, se te prostares e me adorares. Jesus lhe disse: Retire-te, Satans! Pois est escrito: Adore o Senhor seu Deus, e s a ele preste culto. Ento o Diabo deixou, e anjos vieram e o serviram. Mateus 4:1-11

Das könnte Ihnen auch gefallen