Sie sind auf Seite 1von 5

UNIABEU CENTRO UNIVERSITRIO ANA PAULA VIEIRA CARVALHO

PROJETO DIDTICO DE ANTROPLOGIA

NILPOLIS 2011

BELEZA NEGRA

ANA PAULA VIEIRA CARVLHO DAVID DOS SANTOS GOMES ELIANA SOARES DE BARROS VILLARINHO LILIAN APARECIDA DOS ANJOS DE ANDRADE BORGES MARCO AURLIO FERREIRA DA SILVA

P-321 2 PERIODO CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA ANTROPLOGIA CULTURAL PROFESSOR(A): SANDRA CARNEIRO

NILPOLIS 2011 Ciclo e srie a que se destina Tema: Beleza no tem cor. Este projeto se destina ao 1 ciclo do ensino fundamental.

Componentes curriculares:

Envolvendo Histria, Literatura portuguesa, Geografia, Artes e Educao Fsica.

Problema: Teoricamente o Brasil apresenta uma postura ativa permissiva diante da discriminao que atinge a populao afro-descendente, porm de acordo com os dados verificou-se a necessidade de criar medidas que reverta a valorizao da beleza negra.

Justificativa: Despertar a conscincia e a valorizao do ser humano sobre as diferenas tnicas e a importncia de cada um ultrapassando as fronteiras da violncia, do preconceito e do racismo.

Produto Final ou Culminncia: Exposio com os materiais coletados e produzidos pelas crianas em conjunto com o professor.

Objetivos: Entender e valorizar as identidades tnicas; Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminao; Promover o respeito mtuo entre as culturas; Desmistificar preconceito relativo as diversidades.

O que o professor deve garantir no decorrer do Projeto: Tempo para ensaio; Pesquisas; referncias bibliogrficas.

Etapas previstas: Histria - Levantamento das influncias culturais adquiridas a partir de outras etnias. Portugus - Narrao e interpretao da histria Menina bonita do lao de fita. Geografia - Conhecer e localizar o caminho geogrfico feito da frica para o Brasil usando softwares educativos. Artes - Produo de mscaras, pinturas e objetos,elaborao dos personagens da

historinha trabalhada. Educao Artstica - Danas com: capoeira (esporte),samba maracatu e outras danas da cultura Africana. Recursos Livros, internet, materiais reciclveis. Avaliao do aluno e do professor: Observao e desenvolvimento em todas as etapas previstas neste projeto. Imagens valorizando a beleza negra.

Referncias Leitura do tema Transversal Pluralidade Cultural. MACHADO. Ana Maria, Menina bonita do lao de fita. So Paulo SP Editora tica, 2007 http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/negro.htm

Parmetros curriculares nacionais: Pluralidade cultural: orientao sexual / Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental. - 3. ed. - Braslia: A Secretaria, 2001. 164p.: il.; 16x23cm ISBN 85-86584-75-4 Planejamento do currculo. I. Brasil, Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fundamental. CDU 371.214.

Das könnte Ihnen auch gefallen