Sie sind auf Seite 1von 5

ATESTADO MDICO

Dra. Marcela Gama Jorge


O Atestado Mdico um documento freqentemente solicitado ao mdico, seja em consultas de rotina ou de urgncia. O Atestado Mdico um direito do paciente, no podendo ser negado. No entanto, o contedo desse documento de inteira responsabilidade do mdico, devendo refletir estritamente seu parecer tcnico. O mdico tem liberdade de atestar o que achar conveniente e tico ao exerccio de sua profisso. O atestado um documento que reflete o estado do paciente e, se for o caso, cuidados que devem ser tomados aos olhos do mdico. Alm disso, o atestado tem f pblica, ou seja, presuno de veracidade ( considerado verdadeiro at prova em contrrio). assim que de Plcido e Silva, dicionarista especializado, aponta: "Atestado indica o documento em que se faz atestao, isto , em que se afirma a veracidade de certo fato ou a existncia de certa obrigao. assim o seu instrumento." O atestado mdico pode ser: Atestado de Sanidade; Atestado Admissional; Atestado Demissional; Atestado de Afastamento; Atestado de Portador de Doenas; Atestado de Percia Mdica e outros tipos de Atestados. Para ser emitir o atestado, necessria alguma observao, tais como: - mdico habilitado na forma da lei; - ser subscrito (assinado) pelo mdico que examinou o paciente; - linguagem simples, clara e de contedo verdico; - omitir a revelao explcita do diagnstico, salvo quando for caso de dever legal ( sob solicitao judicial ), justa causa ou pedido expresso do paciente; - expressar as recomendaes mdicas pertinentes ( se h necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo ). O mdico obrigado a atestar, mas atestar a verdade, caso contrrio estar contrariando normas tico-profissionais.

Cdigo de tica Mdica, captulo X, artigos 110 a 113, 116 e 117: vedado ao mdico: Art. 110 - Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que no corresponda verdade. Art. 111 - Utilizar-se do ato de atestar como forma de angariar clientela. Art. 112 - Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal. Pargrafo nico - O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao dos honorrios. Art. 113 - Utilizar-se de formulrios de instituies pblicas para atestar fatos verificados em clnica privada Art. 116 - Expedir boletim mdico falso ou tendencioso. Art. 117 - Elaborar ou divulgar boletim mdico que revele o diagnstico, prognstico ou teraputica, sem expressa autorizao do paciente ou de seu responsvel legal. E, ainda poder estar cometendo crime previsto no artigo 302 do Cdigo Penal: Falsidade de atestado mdico. Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso. Penadeteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano. Pargrafo nico - Se o crime e cometido com fim de lucro, aplica-se tambm multa. Outro esclarecimento sobre o assunto que sendo o atestado parte integrante do ato mdico que se inicia com o exame do paciente, no justifica cobrana de valor adicional por sua expedio, sob pena de cominaes ticas e penais.

O atestado mdico deve ser fornecido com a data do efetivo atendimento prestado, sob pena de induzir a erro a pessoa ao qual dever ser apresentado o documento, portanto proibido atestado retroativo. No caso do atestado para acompanhante, inexiste qualquer previso legal referente a esse tipo de atestado, que seria o fornecimento de atestados para que os responsveis legais por um paciente afastem-se de seus trabalhos para prestar-lhe assistncia. Desta maneira, a emisso deste tipo de atestado pelo mdico facultativo e aceitao deste por um suposto empregador fica como liberalidade, pois no existe obrigao legal do empregador em aceitar um atestado de acompanhamento, salvo se existir acordo, conveno ou dissdio regulamentado a matria para categorias diferenciadas. Conclue-se que o Atestado Mdico, que muitas vezes considerado como um simples ato corriqueiro do profissional-mdico de suma importncia, devendo ser emitido de maneira adequada e correta, para alcanar seu fim social e evitar futuros transtornos na ordem tica e penal.

Perguntas mais comuns: 1-O que fazer se um mdico no quiser atestar necessidade de afastamento do servio e o paciente no se sentir apto ao trabalho? O atestado mdico reproduz as concluses do ato mdico praticado, desta forma, o mdico deve requerer os exames necessrios para investigar a queixa trazida pelo paciente. Portanto, se aps tais investigaes o mdico concluir pela no necessidade de afastamento do paciente, o paciente no pode obrigar o mdico a mudar o atestado, a ter conduta diversa daquela que ele acha verdadeira. Contudo, se o paciente discorda do atestado, poder procurar outro mdico para uma segunda opinio. Essa segunda opinio pode ser igual ou diferente ao do mdico que negou o afastamento. Mas, vale ressaltar que a diferena das opinies, no necessariamente, significa caso de erro mdico, deve ser observado a liberdade do ato mdico, pois a medicina no cincia exata, existindo vrios protocolos para uma mesma doena. 2-O atestado mdico tem que conter carimbo do mdico?

O carimbo com os dados do mdico emissor, como nome completo, nmero do CRM, tem por finalidade identificar o profissional que est emitindo o atestado mdico. S ser desnecessrio o carimbo do mdico emissor se no receiturio, onde estiver atestando tiver todos esses dados impressos. Agora na hiptese em que o receiturio for geral, ou seja, destinado a mais de um mdico ou com nome e endereo do hospital em que trabalha, dever, obrigatoriamente, conter o carimbo identificador do mdico que atesta. Portanto, em resposta questo formulada, seja por meio de carimbos, seja atravs de dados impressos, o mdico deve se identificar. 3-Se o atestado mdico e o sigilo impedem de colocar o diagnstico, a empresa pode exigir o cdigo do CID (Classificao Internacional de Doenas)? O CID uma Classificao Internacional de Doenas, onde a grande maioria dos diagnsticos mdicos pode ser encontradas e associadas a um cdigo. Este cdigo tem a funo de uniformizar os diagnsticos e permitir anlises estatsticas necessrias para a sade pblica. O CID no foi elaborado com o propsito de sigilo. Os diagnsticos referentes a cada cdigo esto acessveis a qualquer pessoa que os procurem, inclusive atravs de internet. Somente os dispositivos legais e/ou a solicitao expressa do paciente autoriza o mdico a colocar o CID em atestados mdicos, ou seja, a revelao do CID tica mediante autorizao do paciente ou quando tal revelao for de seu claro interesse. A no revelao ou a revelao do CID ou do diagnstico, no , portanto, uma deciso do mdico e sim do paciente. Desta forma, a empresa no poder obrigar o mdico a colocar o diagnstico ou o CID nos atestados, sem autorizao do paciente, podendo o mdico incorrer em violao de segredo profissional (artigo 154 do Cdigo Penal): Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem. Pena: deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano ou multa. 4-O atestado de qualquer mdico deve ser aceito pela empresa? Em que situaes ele pode ser questionado?

Conforme jurisprudncias e entendimento legal h uma ordem preferencial na aceitao de atestados mdicos pela empresa, com intuito de abonar as faltas do empregado. A ordem : mdico da empresa ou do convnio; mdico do SUS; mdico do SESI ou SESC; mdico a servio de repartio federal, estadual ou municipal; mdico de servio sindical; mdico de livre escolha do empregado, no caso de ausncia dos anteriores, na respectiva localidade em que trabalha. 5-Quando for emitido apenas declarao de comparecimento (horrio em que esteve sob atendimento), o horrio declarado deve levar em conta apenas o horrio em que o paciente esteve no local de atendimento ou tambm o tempo de trnsito ( ida e volta da empresa )? Vale ressaltar, que declarao de comparecimento do paciente aos servios mdicos, pblicos ou privados, no atestado. A declarao mera informao do comparecimento do paciente ou responsvel consulta naquele dia e devem conter a expresso "Declarao" e iniciar dizendo "Declaro, a pedido da parte interessada, que...". Alguns mdicos ao datar a declarao colocam tambm o intervalo horrio do atendimento ou expresses como "nesta manh", "nesta tarde", etc. 6-Ao emitir um Atestado de Sanidade para piscinas ou atividades desportivas, qual a responsabilidade do mdico? O mdico que atesta responsvel pelas informaes constantes no atestado, em caso de erro mdico, e conseqentemente, dano material ou moral, este dever ser punido pela Comisso de tica mdica, bem como pela justia comum, podendo ser responsabilizado civilmente e/ou penalmente.

Das könnte Ihnen auch gefallen