Sie sind auf Seite 1von 33

Tratamento de Fissuras

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Objetivos
Nosso objetivo principal apresentar o estado-da-arte Nosso objetivo principal apresentar o estado-da-arte da tecnologia de recuperao de estruturas de concreto da tecnologia de recuperao de estruturas de concreto deterioradas pela fissurao. deterioradas pela fissurao.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Porque a fissurao perigosa?


Porque com a fissurao h uma diminuio da estanqueidade das paredes e lajes. Conseqentemente, h perda da funcionalidade, durabilidade e do bom aspecto visual. Assim, com o tempo podem ocorrer deformaes da estrutura por variao de dimenses sob restrio. Esta restrio desperta no interior do elemento estrutural tenses de trao que, ao atingirem as tenses limites fissuram o concreto.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Controle da fissurao
Segundo o CEB, bol. 158 Manual on Cracking and Deformation, de 1985: 1. Definio de limites aceitveis para as aberturas das fissuras; 2. Estabelecimento de um mtodo de projeto com a finalidade de se prever que abertura de fissura ocorrer na estrutura, assegurando-se assim que os limites estabelecidos no sero excedidos

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Causas da fissurao
Fissurao causada por aes diretas; Fissurao oriunda de deformaes impostas; Fissurao devida retrao plstica e ao assentamento do concreto; Fissurao devida corroso da armadura; Fissurao devida ao congelamento da gua; Fissurao causada por ao qumica.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Fissurao causada por aes diretas


Flexo; Trao; Cisalhamento de esforo cortante; Cisalhamento de esforo torsor. o tipo de fissurao mais comum.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Fissurao oriunda de deformaes impostas


Recalque das fundaes; Retrao hidrulica; Retrao trmica; Variao de temperatura; Variao de umidade. necessria a restrio ao movimento para que sejam despertadas as tenses de trao. Pode ser combatida atravs das juntas de dilatao.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 7

Fissurao devida retrao plstica e ao assentamento do concreto


Fissurao plstica ocorre durante as primeiras horas. So dois os tipos de fissurao: 1. A devida retrao plstica, mais comum em lajes. Ocorre quando a gua da superfcie evapora mais rapidamente que a percolao das guas capilares para esta superfcie; 2. A causada pelo assentamento plstico, que ocorre em elementos de maior dimenso vertical. Aqui, o concreto move-se para baixo, sendo este movimento dificultado pelas formas e/ou armaduras resultando em fissuras paralelas ao impedimento. Tal fissurao pode ser evitada se observados os corretos procedimentos para mistura, transporte, lanamento, adensamento e cura.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 8

Fissurao devida corroso da armadura


As reaes eletroqumicas dos produtos da corroso so todas expansivas. Os volumes de hidrxidos e os xidos ferrosos e frricos so de duas a mais de seis vezes maiores que o correspondente volume de ferro que se corroeu. Ora, como a capacidade do concreto resistir ao esforo de trao reduzido, ento a superfcie do elemento estrutural fissura e, a seguir, desplaca.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

Fissurao devida ao congelamento da gua


A gua, diferente dos demais elementos, aumenta de volume ao congelar-se. Outrossim, este aumento causa lascamento e desintegrao da superfcie sem o surgimento de fissuras discretas.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

10

Fissurao causada por ao qumica


A reao lcali-agregado um caso tpico desta fissurao. Ocorre quando os lcalis do concreto reagem com certos variedades de slica. O resultado uma distribuio aleatria em forma de mapa; A reao com os sulfatos tambm expansiva e produz fissuras.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

11

Fissuras em paredes: causas e correo


1. Por que surgem fissuras nas paredes de edifcios e casas? As fissuras podem se formar por uma srie de fatores: - Retrao das argamassas devido dosagem inadequada da argamassa ou concreto - Ausncia de cura principalmente na ocorrncia de vento e calor excessivo - Emprego de areia inadequada e ou contaminada - Tempo insuficiente de hidratao da cal eventualmente utilizada - M aderncia do revestimento estrutura - Falta de juntas de dilatao ou movimentao que absorvam a deformabilidade da estrutura - Recalques de fundao
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 12

Como tratar vrias fissuras


2. No caso de existirem muitas fissuras, h alguma forma de trat-las como um todo ou necessrio tratar uma a uma? importante destacar que para cada tipo de fissura existe uma causa, por isso difcil tratar de um nico modo todos os tipos de fissuras preciso uma anlise prvia para definir a causa e o tipo da fissura, aps esta etapa pode-se escolher o tipo de tratamento adequado. Para analisar uma fissura preciso classific-las quanto abertura, geometria e movimentao. A NBR 9575/03 de Impermeabilizao Seleo e Projeto, classifica em trincas, fissuras e microfissuras de acordo com a abertura conforme tabela:

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

13

Tabela da NBR 9575/03

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

14

Danos e Tratamentos
3. Quais danos esse tipo de fissura pode causar na edificao? As fissuras permitem a passagem de gua que alm de provocar manchas, eflorescncias, bolhas e saponificao da pintura, possibilitam tambm a proliferao de bolores e outros fungos, provocadores de doenas alrgicos respiratrias. Nos caso mais graves, propicia um processo de corroso das armaduras que se no forem tratadas adequadamente chegam a comprometer a estabilidade estrutural das edificaes. 4. Como tratar as fissuras nas paredes? No caso de microfissuras, comum o tratamento com impermeabilizante acrlico flexvel para fachada. Aplicado em 2 a 3 demos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentao das micro-fissuras e evita a infiltrao de gua pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrlica. J para fissuras em alvenarias, sugerido o seguinte tratamento. Preencher a abertura da fissura com mstique acrlico. Posteriormente, seguindo um procedimento que assegura um servio de alta qualidade e confiabilidade, pode-se estruturar a rea com a aplicao de uma tela especial a base de fibras de vidro de mono-filamento contnuo e posterior pintura flexvel.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 15

Juntas
Junta o espao regular entre duas peas de materiais idnticos ou distintos. Os tipos mais comuns de juntas so: estrutural de assentamento de movimentao de dessolidarizao

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

16

Tipos de Juntas
Junta Estrutural - o espao regular cuja funo aliviar tenses provocadas pela movimentao da estrutura da obra. Devem ser respeitadas em posio e largura, em toda espessura do revestimento. Junta de Assentamento - o espao regular entre duas placas cermicas adjacentes, cuja funo absorver parte das tenses provocadas pela movimentao do substrato e pela dilatao trmica. Junta de Movimentao - o espao regular cuja funo subdividir o revestimento, para aliviar tenses provocadas pela movimentao do revestimento e/ou do substrato. Junta de Dessolidarizao - o espao regular cuja funo separar a rea com revestimento de outras reas (paredes, tetos, pisos, lajes e pilares, para aliviar tenses provocadas pela movimentao do revestimento e/ou do substrato).
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 17

Local das Juntas de Movimentao


Em pisos internos (NBR 13753) e paredes internas (NBR 13754): Usar juntas de movimentao sempre que a rea do revestimento for 32 m2 ou sempre que uma das dimenses do revestimento for 8 m; Em pisos expostos insolao (externos) e/ou umidade (NBR 13753): Executar juntas de movimentao sempre que a rea for 20 m ou sempre que uma das dimenses do revestimento for que 5m; Em paredes expostas insolao e/ou umidade: Executar juntas de movimentao em paredes sempre que a rea de revestimento for 24 m ou sempre que uma das dimenses do revestimento for 6 m. Outros locais: onde ocorrem mudanas de materiais, onde ocorrem momentos fletores mximos ou mnimos e no encontro de colunas, vigas e salincias.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 18

Juntas de movimentao em fachadas (NBR 13755)


Deve ser executadas juntas horizontais e verticais, como segue: - Horizontais: recomenda-se a execuo de juntas de movimentao espaadas no mximo a cada 3 m ou a cada p direito, na regio de encontro da alvenaria com a face inferior da viga; - Verticais: recomenda-se a execuo de juntas de movimentao no mximo a cada 6 m.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

19

Juntas de dessolidarizao
Recomenda-se executar juntas de dessolidarizao: - no permetro da rea revestida; - nos cantos verticais; - nas mudanas de direo do plano do revestimento; - nas mudanas dos materiais que compem a estrutura suporte; - no encontro do revestimento com pisos, forros, colunas, vigas ou com outro tipo de revestimento.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 20

Selagem das Juntas


Juntas estruturais, de movimentao e de Jun dessolidarizao devem ser seladas com materiais base de poliuretano ou silicone.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

21

Juntas em pisos industriais de concreto


Ao longo do tempo, o aumento dos carregamentos e, conseqentemente, das tenses nos pisos industriais vm preocupando os profissionais da rea. Solues de dimensionamento tm sido estudadas, porm todas elevam a responsabilidade das juntas, pelo fato de que o aumento das cargas leva ao aumento das tenses nas juntas e das deformaes dos pisos industriais. Vrias alternativas para elevar a eficincia nas transferncias de carga entre placas de concreto foram experimentadas, tais como espessamento das bordas das placas, juntas com encaixes do tipo macho-e-fmea com ou sem barras de ligao, aumento da capacidade de suporte da sub-base, juntas com utilizao de barras de transferncia ou barras de ligao.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 22

Funo das juntas


Todo piso industrial em concreto est sujeito a tenses devido a diversas causas, como retrao do concreto, retraes e dilataes causadas por variaes trmicas ou higrotrmicas, empenamento das placas e carregamento, seja ele esttico (cargas distribudas ou pontuais, como as de prateleiras) ou mvel (empilhadeiras de rodas pneumticas ou rgidas). Parte dessas tenses provoca uma sensvel reduo da vida til do pavimento. Portanto, o projeto deve prever dispositivos, detalhes construtivos, reforos estruturais e especificaes de materiais adequados a cada tipo de solicitao.
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 23

Funo das juntas (2)


Dentre estes dispositivos ou detalhes construtivos esto as juntas, definidas como um "detalhe construtivo que deve permitir as movimentaes de retrao e dilatao do concreto e a adequada transferncia de carga entre placas contguas, mantendo a planicidade, assegurando a qualidade do piso e o conforto de rolamento" importante ressaltar que as juntas devem permitir a adequada transferncia de carga entre placas contguas.

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

24

Bibliografia
Fritz Leonhardt - Construes de Concreto Vol. 1 a 6 - Ed. Intercincia Eduardo Thomaz - Fissurao Rev. Estrutura n. 93 - RJ -1980 Prof. Jos Luiz Cardoso - "Recuperao de Estruturas" - DER - RJ 1987 Maria Casco Ferreira de Almeida - An analysis of cracking behaviour of reinforced concrete - Polytechnic of Central London 1984 Pricles B Fusco Tcnica de armar as estruturas de concreto - Pini 1997 Kumar Mehta & Paulo J. M. Monteiro - Concreto Estrutura , Propriedades e Materiais - Pini 1994 NBR 6118/03 - Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado CEB-FIP Model Code 1990 CEB - Bulletin dInformation 148 - Durability of Concrete Structures State-of-the-Art 1982 CEB - Bulletin d information 150 - Detailing of Concrete Structures
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 25

Relao de imagens gentilmente cedidas pelo Prof. Eduardo Thomaz


01 - Fiss vert parede reservat 02 - Fiss vert paredes pilares finos junto s fund 03 - Fiss de coao em geral 04 - Fiss vert em paredes de galeria 05 - Fiss vert paredes de tnel 06 - Fiss transv. Dimensionam 07 - Fiss horiz em lajes com abert 08 - Fiss vert paredes C edif junto fund-lj cobert 09 - Fiss incl alven por insolao 10 - Fiss inclin alven por recalq fundao 11 - Fiss inclin alven por deform lj esbeltas 12 - Fiss horiz em viga apoio sup falta As suspenso 13 - Fiss inclin dente Gerber 14 - Fiss inclin canto curto de apoio 15 - Fiss inclin balano curto 16 - Fiss vert vigas longas esbeltas recalq solo 17 - Fiss vert por deforma excessiva escoram 18 - Fiss vert falta As costela 19 - Fiss vert balano curto por retra viga
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 26

20 - Fiss vert emenda aduela balano sucess 21 - Fiss vert por esbeltez escoramento 22 - Fiss vert pelo hiperesttico de protenso 23 - Fiss vert castelos dgua 24 - Fiss paralelas s geratrizes castelo dgua 25 - Fiss transv lajes emenda vigas prmold 26 - Fiss corroso + abraso 27 - Fiss mau detalham rtula Freyssinet 28 - Fiss por falta de costelas e As long laje 29 - Fiss inclin canto de quadro 30 - Fiss vert negativo apoio simples 31 - Fiss cisalh abert excessiva 32 - Fiss curva por falta de estribos 33 - Fiss long de viga-parede na lj inf ferrov 34 - Fiss inclin viga-parede dire apoio 35 - Fiss vert prx aplica carga = viga-parede 36 - Fiss long na laje de viga T armada 37 - Fiss long lj entre vigas pr-mold 38 - Fiss incl alven apoiada balano 39 - Fiss horiz de descolamento alven-estrut 40 - Fiss inclin bloco de estaca por As curta 41 - Fiss vert em tubula por recalque solo 42 - Fiss helicoidal na viga de bordo por toro
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 27

43 - Fiss por retrao trmica impedida em barragem 44 - Fiss de toro nos cantos simpl apoiado das lj 45 - Fiss inclin alven sobre lj-cogum sem viga bordo 46 - Fiss inclin alven por recalque funda 47 - Fiss inclin alven por recalque diferencial 48 - Fiss inclin alven por recalque de funda 49 - Fiss inclin pilaretes vg Vierendel por insuf estr 50 - Fiss na ancoragem dos cabos por falta de estr 51 - Fiss atrs da ancoragem por insuf estr 52 - Fiss fendilham balano curto 53 - Fiss inclin topo pilar por incndio na laje 54 - Fiss viga por deformao do escoramento flex 55 - Fiss no radier por deformao do solo 56 - Fiss por retrao marquise engast a posteriori 57 - Fiss sob cabo cobrimento insuficiente 58 - Fiss horiz de arrasto de forma deslizante pilar 59 - Fiss por resfriamento de laje fina 60 - Fiss por corroso de nvoa salina 61 - Fiss por C~nvoa salina em C mal lanado 62 - Fiss no guarda-corpo por As insuficiente 63 - fiss em brise-soleil reprod apoio da viga 64 - Fiss vert parede estrut com abertura 65 - Fiss long horiz laje fundo abertura retir form 66 - Fiss long horiz viga com rebaixo canaleta
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 28

67 - Relao flecha versus H divid vo 40%Pu 68 - Relao flecha versus H divid vo 80%Pu 69 - Fiss horiz reserv mal dimens 70 - Estado de no-fiss lago fundo laje 71 - Cargas para w=0,1mm flexo cisalham 72 - Cargas para w=0,2mm flexo cisalham 73 - Corroso em estacas 74 - Corroso em blocos de estaca 75 - Fiss vert pilar retra hidrul trm impedida 76 - Fiss horiz corroso estribos pilar 77 - Fiss corroso cobrim insuficiente 78 - Fiss corroso blocos de estacas 79 - Fiss corroso cobrim insuficiente 80 - Fiss corroso cobrim insuficiente 81 - Fiss inclin transversina por recalque apoio 82 - Fiss corroso As deslocado transversalm 83 - Fiss em malha corroso por corrente fuga 84 - Fiss C~em postes nvoa salina + corr fuga 85 - C~ face inferior tampa cx dgua 86 - Fiss por flecha e rotao do escoram 87 - Fiss em cantos de aberturas 88 - Fiss de reunio por falta As paredes espessas 89 - Sugesto de protenso ext combate fiss 90 - Fiss vert retrao trm e hidrulica
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 29

91 - Fiss por deficincia de clculo 92 - Fiss em silo por As insuficiente 93 - Corroso em viga desprotegida 94 - Fiss no guarda-rodas por flex compatibil 95 - Fiss radiais em laje cogumelo 96 - Fiss por torso de compatibil 97 - Fiss em brise-soleil por flex compatibil 98 - Fiss em brise-soleil por flexo compatibil 99 - Corroso em piscinas a beira-mar 100 - Corroso em peas de praas 101 - Corroso em prticos a beira-mar 102 - Corroso em alvenaria armada 103 - Corroso do negativo do balano 104 - Fissura do negativo do balano 105 - Fendilhamento no topo da laje 106 - Rutura das alv por flex exagerada dos quadros 107 - Broca por falta de vedao das formas 108 - Broca no p pilar por lan inadeq 109 - Trinca na alv por deforma excess no balano 110 - Fissura na alv por deform excess do balano 111 - Fissura em junta de C por varia len fret 112 - Fissura laje fundo reserv por empuxo ^ 113 - Vibraes. Recom CEB-EM 114 - Fissura em laje apoiada no solo
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 30

115 - Fissuras por RAS 116 - Fissuras por sulfatos. Etringita 117 - Fissura alvenaria por dilatao da laje 118 - Trabalho diferente estrut de diferente idade 119 - Pedras soltando-se por incompatibilidade movim 120 - Fissura na alven nos marcos de porta 121 - Impacto H sobre pilar 122 - Trinca em barraca na alvenaria por flecha excess 123 - Fissura na alvenaria nos marcos de porta 124 - Corroso por corrente de fuga 125 - Trincas em prdio por recalque 126 - Biocorroso com trao, agress da gua e recomend 127 - Trinca por As insuficiente 128 - Corroso sob tenso em adutora 129 - Fendikhamento em pilares ortogonais 130 - Fissura de canto de quadro por As inadequada 131 - Fissura na laje por As mal desdobrada 132 - Fissura na laje por As mal desdobrada 133 - Fissura por costela insuficiente 134 - H nas diagonais de quadro do viaduto 135 - Flecha na viga por recalque escoram 136 - Trinca no neg balano por detalhamento incorreto 137 - Trinca em parede reserv por recalque 138 - Trinca no topo do pilar por retrao impedida
9/5/2007 Tratamento de Fissuras e Juntas 31

139 - Trinca horiz parede x rotao laje 140 - Efeito do desaprumo do pilar 141 - Vedaes travadas por flecha lenta 142 - Vedaes empenadas por flecha lenta 143 - Fissura por retrao impedida 144 - Fissura parede bueiro aterro 145 - H empuxo sobre estaca 146 - Deslocamento cilindro de apoio 147 - Corroso Viad S. Conrado 148 - Durabilidade e trao 149 - Lanamento, vibrao e juntas de C 150 - Materiais para injeo de fissuras 151 - Fissura por junta de concretagem mal feita 152 - Recalque de laje apoiada no solo 153 - Escamao em frigorfico 154 - Fissura por retirada incorreta de escoramento 155 - Brocas em vigas de CP 156 - Pilar atingido por H 157 - Passarela atngida por H

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

32

Sesso encerrada Obrigado a todos

Eng Marcelo Iliescu iliescu@iliescu.com.br www.iliescu.com.br

9/5/2007

Tratamento de Fissuras e Juntas

33

Das könnte Ihnen auch gefallen