Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ECONOMIA PPGECON DISCIPLINA: ECONOMIA REGIONAL PROFESSORA: MARIA FERNANDA GATTO PADILHA

ALUNA: SAMARA SANTIAGO SARMENTO DE OLIVEIRA

RESENHA DO TEXTO: ECONOMIA DE PERNAMBUCO: TRANSFORMAES RECENTES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO REGIONAL GLOBALIZADO. Autores: Joo Policarpo R. Lima; Abraham B. Sics; Maria Fernanda F. G. Padilha.

Breve Resumo: ideias centrais do texto


As mudanas recentes que vem ocorrendo no estado de Pernambuco so notveis, e o texto aponta alguns fatores que so considerados como nos ltimos anos, pernambuco indica forte recuperao do crescimento, com performance superior maioria dos demais estados do nordeste. influenciadores para o desenvolvimento econonmico do estado. O governo tambm tem papel de induzir tais transformaes, quer seja atravs de incentivos, invesimentos, estmulos de desenvolvimentos endgenos ou atrao de investimentos externos que tornem o estado mais competitivo. O Governo, e as entidades de fomento ao desenvolvimento tm importante papel de suporte a essas modificaes no contexto econonmico. O texto faz uma citao de Evans (2004), dos trs tipos de estados existentes: o desenvolvimentista, que h autonomia dos interesses globais, nacionais e um foco na sustentabilidade e crescimento ; havendo tambm o intermedirio e o predatrio. O desempenho de pernambucana se deve, em grande parte, s oportunidades que surgiram atravs de espaos econmicos, como o complexo de Suape, um vasto distrito industrial, a regio de fruticultura irrigada no Vale do So Francisco, a economia do gesso na regio do Araripe, dentre outros aspectos.

Cenrio econmico de Pernambuco ao longo da hitria


O estado de pernambuco tem uma histria econmica que oscila entre perodos de grande desenvolvimento e estagnao. No ciclo do acar, a partir do sculo XVII Pernambuco teve a

maior concentrao de crescimento do Brasil colonia, at incio do Sculo XIX deslanchar uma crise. A recuperao se deu atravs da diferenciao econonmica que comeou a surgir, como a agroindstria, metalmecnica, o setor txtil. Entre as dcadas de 60 e 70, o estado experimentou grandes investimentos volados aos incentivos fiscais por parte da SUDENE. Aps 1975, o nordeste apresenta um ndice de crescimento de 7,2% e o estado de pernambuco apresentou 6,6%, apresentando, na dcada seguinte, um menor ndice: 2,4%, praticamente a metade do crescimento mdio do nordeste para a dcada. Como se podia esperar, Pernambuco consegue, dinamicamente, se recuperar, superando a mdia do Nordeste entre os anos de 1980 e 1985. Nos anos seguintes, ocorre as mesmas variaes de cenrio. Na dcada de 90, a abertura da economia brasileira e algumas dificuldades no seor de produo de lcool e acar fizeram com que o estado de Pernambuco perdesse competitividade, devido tambm, chegada de novos concorrentes. Em suma, pode-se observar que o estado conseguiu se reerguer ao longo do tempo, passando por dificuldades, mas conseguindo, dinamicamente, se recuperar e se transformar em uma economia significativa no mbito nacional O contexto atual de Pernambuco bastante positivo em termos de crescimento. O setor industrial tem alavancado, e a agricultura se recuperado, mas o que tem realmente impulsionado a economia do estado o setor de servios que apresenta um forte desempenho nas atividades de comunicao, no comrcio, nas atividades financeiras e de transaes com imveis. O cenrio no to otimista para a indstria de transformaes, que no consegue apresentar um bom desempenho, se comparado aos demais estados do nordeste.

Cenrio econonmico de Pernambuco: atualidades e fatores de impacto nas perspectivas de desenvolvimento


Aspectos de desenvolvimento relevantes podem ser explicados a partir dos espaos econmicos anteriormente citados, e, vale salientar que o complexo Suape tem apontado um papel de fundamental importncia no desenvolvimento econonmico do estado, principalmente devido s exportaes. O governo tem buscado focalizar em polticas que atraiam investimentos considerveis para a regio, como o caso da ADDiper, agncia de desenvolvimento do estado, que trabalha fortemente para atrair recursos de investidores, e os nmeros so bastante relevantes: desde o ano de 2004, mais de 780 novos empreendimentos foram atrados, com investimentos de mais de R$ 7 bilhes de reais e praticamente 50 mil novos empregos diretos. Para apoiar aes da Addiper, na dcada de 90 foi criado o Prodepe, que um programa que fornece incentivos fiscais de 8 a 15 anos para empresas que desejam se instalar no estado.

Pernambuco um estado que atualmente possui a capacidade de atrair investimentos para a regio, o que desencadeia uma positiva na melhoria do cenrio futuro do estado. Seguem alguns fatores relevantes: a) A criao do porto digital: que se trata de um projeto em prol do desenvolvimento, realizado atravs da unio do setor pblico, privado e de intituies de ensino e pesquisa, propondo um ambiente favorvel inovao, proporcionando ao Regio, uma posio de destaque no desenvolvimento de tecnologias da informao, com porcentagens de participao bem maiores que a mdia nacional. b) Plo Farmacutico: a chegada da Hemobrs na cidade de Goiana, traz consigo invstimentos do governo federal e estadual, far parte de um complexo farmacutico que proporcion um impacto bastante relevante nas pesquisas voltadas biotecnologia e produo de hemoderivados para a sade humana. c) Suape: como j fora citado anteriormente nesta resenha, Suape representa uma potencialidade de desenvolvimento econmico, com mais de 70 empresas, gerao de milhares de emprego e capacidade vasta de crescimento, e para que isso acontea, faz-se necessrio que haja uma continuidade de direcionamentos financeiros do governo. d) Refinaria de Petrleo: epreendimento que visa produzir 200.000 barris de petrleo diariamente. Desde 2007, trazendo investimentos em larga escala, movimentando toda uma cadeia produtiva, principalmente empreendimentos de pequeno e mdio portes como os de manuteno, locao de veculos, equipamentos, transporte e logstica, dentre outros. Estimase que haja um desenvolvimento econonmico bastante considervel a partir do seu funcionamento. Alm dos citados acima, pode-se citar a chegada da Transnordestina, o desenvolvimento do Plo mdico, a expanso do Plo de Polister, e o Estaleiro.

Consideraes finais
O texto nos permite fazer uma reflexo sobre a conjuntura econmica do estado de pernambuco e nos deixa com algumas dvidas com relao ao futuro e sustentabilidade dos recursos aplicados na regio, para que se realize de maneira estruturada, com mo de obra qualificada, direcionamento correto dos investimentos e melhor distribuio entre as reas do estado que possuem uma maior estagnao econmica, ou recebem menos incentivos do governo e poucos (ou nenhum) inventimentos de larga escala.

Das könnte Ihnen auch gefallen