Sie sind auf Seite 1von 16

Manual Curso de Tarot Nvel I

Por Vera Martins

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

Curso de Tarologia
Introduo Este manual tem por objectivo proporcionar ao formando o domnio do tarot, ao nvel I (22 arcanos maiores) e tcnicas de tiragem mais usuais. O estudo dos 22 arcanos maiores uma viagem ao subconsciente. uma viagem mgica onde encontramos um mundo de simbolismos, ao nvel das cores utilizadas e das prprias personagens e adereos. Embora a maioria dos baralhos seja constitudo por 78 cartas (22 arcanos maiores + 56 arcanos menores), aqui vamos estudar os 22 personagens, que cheios de significado, simbolismo e energia, so os verdadeiramente imprescindveis. Cada tarlogo descobre lenta e intuitivamente os seus prprios rituais, as suas tiragens e forma de interpretao. Nesta perspectiva, no so consideradas as cartas eventualmente invertidas, simplesmente porque as 22 cartas so por si s carregadas de significado. A leitura do tarot um processo pessoal, por vezes moroso, e em constante mudana. Cada carta rene em si um poder transcendente. Esse poder pode ser utilizado pelo tarlogo como forma de previso (futuro), diagnstico (presente) e percepo (passado). Nenhuma das trs contm informao fidedigna sem o auxlio da intuio, subjacente em cada um de ns.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

Conselhos prticos: 1) Por norma, o significado negativo das cartas de Tarot so o exagero ou o excesso do significado positivo. 2) Um excelente exerccio intuitivo consiste em observar individualmente cada uma das cartas, por algum tempo, com muita ateno. Registe numa folha os sentimentos que a assolam aquando das observaes. Na maior parte dos casos, corresponde exactamente ao significado das cartas nas tiragens. 3) Nenhum pressentimento ou intuio desferido pelas cartas deve ser desprezado, mesmo quando tem lugar em diferentes tiragens, com diferentes consulentes, em diferentes momentos. 4) As posies nas tiragens podem eventualmente, inverter. Ou seja, uma posio de aspectos positivos e outra de aspectos negativos podem trocar de lugar entre si. Faa a leitura naturalmente. 5) Se optar por ler as cartas invertidas, faa-o sempre. Se optar por fazer o contrrio, faa-o sempre. No altere a sua forma de interpretao. Pode alternar baralho, pode utilizar arcanos maiores, menores ou ambos. 6) O tarot nunca, jamais se engana. Mas para ter a certeza que faz uma leitura correcta e fiel, nunca faa leituras quando se sente cansada, triste, nervosa, inquieta, com pressa, doente, etc. Tem que estar plena, calma, tranquila e equilibrada. No se esquea que as suas energias passam para o consulente, e tambm absorve ms energias, o que a pode debilitar ainda mais. 7) Escolha um baralho com o qual se identifica. Existem vrios no mercado, e quase todos eles so vlidos. O mais conhecido o Tarot de Marselha, muito intuitivo por ser muito rico em simbologia. 8) Para comear pode escolher um baralho de 22 cartas, ou pode investir num baralho de 78 cartas, para praticar posteriormente. 9) Pode utilizar a numerologia nas leituras. A este processo chama-se de reduo teosfica, e consiste em reduzir a um algarismo todas as cartas. Ou seja, numa tiragem saem as cartas: V + XII + XX + III = 40 = 4+0 =4 No baralho, vamos procurar a 4 carta a contar de cima e vamos coloca-la em cima da mesa. Conte com esta carta para descodificar o que est oculto. Pode ser uma situao ou influncia de terceiros. 10) Pode realizar um ritual de consagrao do baralho, e pode faze-lo de uma forma simples e pode repeti-lo sempre que achar necessrio como limpeza e purificao, da seguinte forma: Acenda um incenso, preferencialmente natural, e passe carta por carta pelo fumo do incenso, coloque o baralho na mo direita e coloque a mo esquerda por cima, transmitindo calor e energia positiva. De seguida pode colocar o baralho ao sol ou ao luar de forma a energiz-lo. 11) Uma tarloga em parte psicloga e existe uma componente de estudo muito importante nos amantes da tarologia. Pea permisso para ter um gravador ligado durante a consulta, para futuramente estud-la e analisar os resultados no caso da Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal www.extra-sensoryal.com

consulente voltar. Torna-se um consulente / paciente e criada uma ligao muito especial e importante entre o mesmo e a tarloga. 12) Quando realizar uma consulta, tenha sempre um incenso a queimar. Ajuda a purificar o ambiente, propicia a concentrao e a intuio. Pode tambm colocar um CD com msica relaxante. 13) O local da consulta deve ser aconchegante, simples embora no minimalista para no se tornar demasiado frio. Conforto, aconchego e tranquilidade so fundamentais. Assim como o silncio. 14) Guarde o seu baralho com cuidado, em ordem, e num stio seu. Tente que mais ningum mexa no seu baralho. Se isto acontecer durante algum tempo, purifique-o.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

Breve Histria do tarot Segundo Court de Gobelin*, a palavra tarot significa estrada real da vida. Acredita que o tarot teve origem no antigo Egipto, representando a histria da criao do mundo e das 3 primeiras eras. Os 4 naipes representariam os 4 estados plticos do Egipto e a sua organizao: Espadas: soberanos e nobreza militar; Paus: agricultores; Copas: Sacerdotes e clero; Ouros: comerciantes. Os ciganos, que para Gobelin foram egpcios que se dispersaram na Europa, tambm teriam introduzido o Tarot na ndia. Esta facto pode ser comprovado, j que a lngua cigana um dialecto puro do snscrito, idioma erudito hindu. Para alguns autores, a palavra Tarot parece ser derivada da palavra cigana Tar, que significa mago das cartas e que em snscrito tem o nome de Taru, que tambm significa estrada real da vida. Existe tambm a teoria de que os Arcanos maiores so independentes dos Arcanos Menores. Ou seja, os arcanos menores assemelham-se cartas de tarot dos hindus e dos chineses. J os arcanos maiores aproximam-se do simbolismo e dos ensinamentos de Buddha. Eliphas Levi quem percebe associaes possveis entre o sistema cabalista dos hebreus e as lminas de tarot. Os 22 caminhos da rvore da Vida, na Cabala, teriam correspondncia com os 22 arcanos maiores do Tarot.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

As Cartas

I-

O Mago O Mago aquele que consegue solucionar as situaes que a vida lhe reserva. A mesa representa a realidade concreta que o Mago tem a sabedoria de usar a seu favor. O Mago o renovador, o novo em qualquer empreendimento. a busca do caminho e o retorno a si mesmo. Significa vontade, realizao, renovao, habilidade, talento, destreza, praticidade, imaginao. Numa tiragem, pode representar algum com estas qualidades, ou a necessidade de trabalha-las.

II-

A Papisa A Papisa representa o saber, o oculto, a experincia adquirida no passado e reaproveitada no presente. Ela passiva. Significa sabedoria, compreenso, intuio, introverso, perspiccia, compaixo, mediunidade, praticas mgicas. Numa tiragem, pode representar algum com estas qualidades, ou a necessidade de trabalha-las.

III-

A Imperatriz a me-terra, a protectora, geradora, doadora. Significa beleza, sexo feminino, sonhos, romantismo, maternidade. Caso simbolize algum, este pode ser homem ou mulher, sendo que se trata sempre de algum com enorme sentido de proteco, e pode ser uma me de famlia, ou um pai com grande capacidade para cuidar dos filhos. Pode igualmente indicar gravidez, parto, aborto, doenas uterinas e essencialmente femininas (anlise das cartas circundantes).

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

IV-

O Imperador O Chefe de famlia, o Pai protector, o Marido provedor. Significa concretizao, realizao, fartura, autoridade, paternidade, proteco, apoio paternal, capacidade de liderana. Por norma, representa um homem mais velho no qual se pode confiar , e que est sempre disponvel para apoiar nos tempos mais difceis.

V-

O Papa O Papa o legislador, organizador, protector, conservador, poltico, sbio, culto. Significa rigor, disciplina, ordem, casamento, instituio, concretizao de planos e materializao de projectos. Por norma representa situaes ligadas ao mbito legal, poltico ou profissional. Quando representa uma pessoa, pode indicar algum mais velho, com poder e influente, um juiz, um gui espiritual.

VI-

Os Amantes A carta das duas caras A escolha de um caminho, indeciso, a necessidade de uma escolha, duas opes, dois trilhos distintos. Isto vlido no s em assuntos do corao, como tambm em contextos laborais, sociais, de sade, etc. Pode, dependendo do contexto / questo, representar um novo encontro, infidelidade, tringulo amoroso. Quando representa algum, representa algum que ama a vida, a beleza, um apaixonado, mas tambm pode indicar algum confuso, baralhado e / ou infiel.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

VII-

O Carro Uma carta representativa do sucesso, da vitria. Indica movimento, uma possvel viagem (no necessariamente fsica), dinamismo, rapidez, agilidade. Quando representativa de uma situao certo que o desfecho ser satisfatrio. Quando representa uma pessoa, poder indicar algum intelectualmente gil e perspicaz, dinmico e lutador. ATENO: dependendo do contexto poder prever a possibilidade de acidente de viao, se prxima a cartas de cariz menos positivo, como a Torre ou a Morte.

VIII-

A Justia A carta da Justia tem um cariz rgido, disciplinado, austero, imparcial. Significa, como o prprio nome indica, justia, ou a sua necessidade, racionalidade, imparcialidade, equilbrio, julgamento, questes legais, heranas, casamento, estabilidade, ponderao. Quando representa algum, tratase de algum metdico, com questes legais por resolver, equilibrado.

VIIII-

O Eremita O Eremita o mestre interior, que guia o seu proprio subconsciente, que pesquisa incessantemente a sabedoria divina. Indica necessidade de solido, silncio, de paz, recluso, retiro. Quando representa alguem trata-se de alguem com estas caracteristicas ou necessidade de se isolar do mundo, no necessariamente fisico, mas emocional, intelectual.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

X-

A Roda da Fortuna A carta da oscilao, do ciclo permanente da vida. O principio, o meio, o fim, e o regresso ao inicio. Significa mudana, fortuna, sucesso material, mas tambm pode representar um periodo de inquietude, inconstncia, e ansiedade. Raramente representa alguem, representando na maior parte das vezes situaes como as descritas, precavendo para a possibilidade de ganhos seguidos de perdas.

XI-

A Fora

Esta carta representa a fora interior de cada um de ns. A fora que todos alcanamos quando desejamos algo desesperadamente, a fora que temos para ultrapassar os mais dificeis obstaculos. Quando representa alguem, trata-se de alguem com este tipo de fora. Radiante e contagiante. Transmite a necessidade de suportar as adversidades com coragem e bravura.

XII-

O Pendurado Carta com alguma carta negativa. Denota uma sensao de asfixia, de desorientao, desconforto, confuso, depresso profunda, rendio, cansao, sacrficio. A situao contornvel dependendo das outras cartas em volta, podendo eventualmente significar desprendimento material. Conjugada com a Carta do Diabo pode significar toxicodependncia, alcoolismo, tendncias sexuais agressivas, vitimizao sexual, prostutuio. Representa alguem com estes problemas e sensaes, ou situaes causadoras destes mesmos sentimentos.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

XIII-

A Morte Embora a simbologia da Carta seja muito negativa, dependendo das cartas em seu redor, o seu significado pode ser bem positivo, indicando mudana ou a sua necessidade. Significa essencialmente limpeza, transformao, renascimento, concluso de um periodo, rompimentos necessrios. No seu pior aspecto pode, efectivamente, indicar morte fsica, quando aparece em tiragens sobre a saude, e quando rodeada pelas cartas Torre, Diabo, Pendurado.

XIIII-

A Temperana Carta das emoes equilibradas. Significa transformao positiva, purificao, pacincia, moderao, espera, compreenso, compaixo. Tem essencialmente um significado positivo, podendo na pior das hipoteses significar morosidade, lentido, saudosismo.

XV-

O Diabo Sexualidade, lbido, emoes, energia, desejos terrenos, libertao de tabus. Quando esta carta surge numa tiragem importantssimo verificar as cartas com que se relaciona. Dependendo das mesmas o significado pode mudar para bem negativo, como por exemplo, possessividade, magia negra, infelicidade, dependncia de alguem ou substancias, imoralidade, violncia, discusses e vcios.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

XVI-

A Torre A essncia desta carta negativa, podendo ser contornada e necessria a verificao e analise de todas em seu redor, podendo tomar uma perspectiva positiva. Significa corte, rompimento, quebra de valores, transformao radical, reestruturao, imprevistos, perdas materiais e afectivas, destruio, desiluso, acidente.

XVII-

A Estrela Carta extremamente bela e rica em simbolismo e significado. Significa pureza, beleza, harmonia, paz, plenitude, inspirao, prazer, natureza. Pode eventualmente delinear alguns traos menos positivos da personalidade de alguem, tais como, imaturidade, impulsividade, passividade excessiva.

XVIII-

A Lua Embora se trate tambm de uma carta muito bela e rica, o seu significado j no to positivo como o da estrela. Reala algum tipo de iluso / desiluso, intuio mal aproveitada ou subjugada, inconsciencia, crise pessoal, falsidade e traio. Pode tambm indicar energias negativas e doenas incurveis.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

XVIIII-

O Sol Amor Universal. Alegria total. Felicidade Absoluta. Unio feliz e abenoada. Forte espiritualidade. Optimismo. Morte fsica (elevao ao plano espiritual). Carta com forte carta positiva. Erradia luz, calor. Ilumina qualquer tiragem.

XX-

O Julgamento A Carta tem um cariz divino. Enquanto a Justia rege as leis terrenas, o Julgamento rege as leis divinas. Indica a mo divina num assunto legal, mudanas internas profundas, espiritualidade, verdade existencial.

XXI-

O Mundo Carta imensamente positiva, uma lufada de ar fresco em qualquer tiragem. Significa realizao mxima, plenitude, satisfao, proteco, iluminao, comunicao, interveno divina. Pode significar o grupo social de alguem, representando um vasto grupo, com comuniaes ao exterior, nomeadamente pessoas de outras nacionalidades. Pode indicar tambm, mas mais raramente, viagens.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

Carta 0- O Louco Esta a carta mais intrigante do universo do tarot. a carta zero, a carta nula. Significa liberdade, fisica e espiritual, desprendimento, espontaneidade, inocncia, ingenuidade, intuio. A Alma livre, o corao selvagem, a origem de tudo, o homem primitivo.

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

Tiragens

I Peladan

Carta 1 Assunto (o que o consulente pretende saber, origem da consulta, problema em questo)

Carta 2 Anttese (o oculto, problemas ou situaes no expostas pelo consulente ou das quais no tem noo)

Carta 3 Caminho (percurso a seguir, atitude a tomar, obstaculos e oportunidades)

Carta 4 Resultado (finaln de acordo com a carta do caminho)

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

II - Amor

Carta 1 O Eu (sentimentos, posio e atitude do consulente)

Carta 2 O Outro (sentimentos, posio e atitude do outro)

Carta 3 Situao (origem da situao, o problema em questo, o tipo de realao)

Carta 4 Insight (o que pode ocorrer, o futuro mais provvel para a relao)

Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal

www.extra-sensoryal.com

III Cruz Celta

11

10 1 7 2 9

Carta 1 Escolha uma carta para representar a consulente, por exemplo, a Imperatriz para uma mulher jovem. Se possuir as 78 cartas escolha uma Rainha do naipe referente ao elemento do signo (Ouros Terra; Copas gua; Espadas ar; Paus Fogo) Carta 2 e 3 tema da consulta. Carta 4 e 5 tema da consulta mais pormenorizado, problemas e oportunidades Carta 6 Passado Carta 7 futuro prximo Carta 8 O Eu interior da consulente Carta 9 Influncias exteriores, circulo de amigos, famlia, pensamentos destes acerca da questo Carta 10 Pensamentos da consulente, esperanas e medos Carta 11 Futuro a mais longo prazo. Manual desenvolvido por Vera Martins para Extra-Sensoryal www.extra-sensoryal.com

Das könnte Ihnen auch gefallen