Sie sind auf Seite 1von 4

AULA DIREITO PENAL 08/08/11 EVOLUO DO TIPO Imediata Art.121 Mediata - Art.121 Art.

. 14,II Na primeira fase o tipo tem um carter meramente descritivo, representando o aspecto exterior do delito sem qualquer referncia antijudicidade e culpabilidade. Na segunda fase, o tipo passa a ter natureza indiciria da ilicitude ratio cognoscendi. E, por fim, no terceiro momento de evoluo, uma parte da doutrina comecar a defender que o tipo representa a prpria razo de ser da ilicitude ratio essendi. Em razo da evoluo do tipo surgiu a teoria dos elementos negativos do tipo. Como resultado dessa terceira corrente, que afirma ser o tipo da prpria razo de ser da ilicitude, surge a teoria dos elementos negativos do tipo. Essa corrente no aceita na jurisprudncia brasileira. Em razo desta terceira fase que define o tipo como a prpria razo de ser da ilicitude, surge a teoria dos elementos negativos do tipo, que prope a idia de um tipo completo que abrange um plo positivo formado pela tipicidade e um plo negativo formado pela idia de ilicitude. INJUSTO PENAL consiste em uma conduta tpica e ilcita. No abarca a idia de culpabilidade. Tipo bsico forma mais simples da descrio da conduta tpica ( Art.121 caput homicdio) Tipo derivado aparece a partir das transformaes ou variaes que se alteram sobre o tipo bsico(homicdio qualificado e privilegiado) Tipos fechado x aberto fechado aquele que traz a descrio completa da conduta proibida, trazendo o legislador de forma clara e precisa conduta que visa proibir, por outro lado, o tipo aberto aquele que no se tem a descrio completa e precisa de conduta. Para Juarez Cirino dos Santos, os tipos culposos representam tipos abertos, pois, exigem um auto grau de valorao para se determinar a configurao da impercia, negligncia ou imprudncia. Tipos congruentes x incongruentes os tipos congruentes existem uma coincidncia entre o dolo do agente e o acontecer objetivo, j os tipos incongruentes o legislador estende ou restringe o tipo subjetivo em face ao tipo objetivo. Obs: no dolo o elemento subjetivo corresponde ao elemento objetivo; no dolo especfico o elemento subjetivo mais amplo do que o elemento objetivo. Preterdolo quando o elemento subjetivo mais restrito do que o elemento objetivo. Tipo complexo quando se considera a idia de tipo oriundo da teoria finalista da ao que trouxe os elementos dolo e culpa(antigamente pela teoria causal, considerava na culpabilidade) para o fato tpico. O injusto objetivo e subjetivo e a culpabilidade normativa.

ELEMENTOS DO TIPO Entre os elementos do tipo tm-se as chamadas elementares tpicas, que so os dados essenciais que integram a figura tpica. Ausncia de um elementar provoca a atipicidade da conduta que pode ser absoluta ou relativa. Configura-se a atipicidade absoluta quando, em decorrncia da ausncia da elementar a conduta indiferente penal. Por sua vez, a atipicidade ser relativa quando a ausncia da elementar gerar uma desclassificao de uma conduta tpica para outra, ou seja, no ser indiferente penal. Ex: o elemento falho no delito de infanticdio. Art.123 CP. Elementos objetivos e subjetivos os elementos objetivos so aqueles que descrevem a ao, objeto da ao, resultado, as circunstncias externas do fato, a pessoa do autor e do sujeito passivo. Os elementos objetivos podem ser de duas espcies: normativos ou descritivos, os descritivos so aqueles que envolvem um juzo de valor para que se alcance o seu significado. Ex: mulher honesta, sem justa causa. Elementos subjetivos so aqueles que dizem respeito vontade do agente(dolo e culpa), elementos especficos dos tipos: 1- ncleo do tipo verbo que descreve a conduta do agente(significa que no se pode incriminar estado ou situao de uma pessoa, mas, apenas uma conduta), para os tipos que s possuem um verbo, chamam-se tipos uninucleares, j os tipos que possuem mais de um verbo, chamam-se plurinucleares, ou crimes de ao mltiplas ou de contedo varivel, vai encontrar mais de um verbo. Ex: armazenar, transportar, vender etc. 2- sujeito ativo aquele que pratica a conduta tpica. Diz-se crime comum quando o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, j crime prprio quando o sujeito ativo uma pessoa determinada. 3- sujeito passivo pode ser formal ou material. Formal sempre o Estado. E material o titular do bem jurdico afetado, em determinados casos, podendo ser tambm o Estado. Ex: crismes contra a administrao pblica, vale observar que, os chamados crimes vagos, o sujeito passivo a coletividade. 4- objeto material pessoa ou coisa sob a qual recai a conduta delituosa, tem natureza objetiva, no se configurando, necessariamente, em todos os delitos, pois, exigem uma alterao da realidade ftica. 5- objeto jurdico ou bem jurdico tutelado possui natureza subjetiva. Ex: vida ou propriedade. FUNES DO TIPO tem trs funes: 1- Funo de garantia o tipo serve para garantir ao cidado que este somente sofrer uma sano do Estado em razo da prtica de uma conduta descrita do tipo. 2- Funo fundamentadora para fundamentar a pena imposta pelo Estado. 3- Funo selecionadora de condutas por esta funo o tipo serve para selecionar as condutas que a sociedade entende como gravosos, merecendo assim a tutela formal por parte do Estado. AULA DIREITO PENAL 15/08/11 TIPO DOLOSO O tipo doloso, quando existe a vontade livre e consciente de realizar a conduta descrita no tipo penal.

ELEMENTOS a- Cognitivo/intelectual o agente tem que ter conscincia de estar praticando uma conduta prevista no tipo penal. b- volitivo diz respeito vontade do agente. O dolo que ser analisado no momento da ao, nem anterior e nem posterior. Segundo o pargrafo I do Art. 18 CP, em regra, o agente somente responde pela conduta dolosa. Por este motivo, a responsabilizao da conduta culposa semonete se dar quando houver expressa determinao geral. TEORIAS DO DOLO 1- Teoria da vontade dolo a vontade livre e consciente de querer praticar infrao penal. Dolo 2- Teoria do assentimento pela teoria do assentimento o dolo vai estar configurado o agente, mesmo no querendo diretamente praticar o crime, entende como possvel resultado criminoso e continua sua conduta, aceitando o resultado. Dolo eventual. 3- Teoria da representao para esta teoria basta que o agente tenha a representao do resultado, ou seja, preveja a possibilidade do seu acontecimento, no havendo diferena se ele afasta intelectualmente o resultado ou assume o risco de sua ocorrncia. No explica a diferena entre dolo eventual e culpa consciente. 4- Teoria da probabilidade esta teoria trabalha com estatstica procurando diferenciar quando h grande probabilidade da ocorrncia do resultado(dolo eventual) da situao em que o resultado no for provvel, mas, sim possvel(culpa consciente). Esta teoria sofre como crtica o fato de no trabalhar com aspecto da vontade do agente. CDIGO ADOTA AS TEORIAS DA VONTADE E ASSENTAMENTO(eu que anotei isso) ESPCIES DE DOLO 1- Dolo direto dolo por excelncia, aquele que o agente quer o resultado pode ser de 1 grau que se d em relao ao fim almejado e aos meios escolhidos; e de 2 grau que se refere aos efeitos colaterais da conduta. 2- Dolo indireto da segunda parte do inciso 1 do Art.18 CP, ou assumir o risco de produzir s em querer o resultado. Pode ser eventual quando o agente no quer o resultado, mas, assume o risco de produz-lo. Alternativo aquele em que o objeto da ao se divide entre dois outros resultados. 3- Dolo geral trata da hiptese de erro sucessivo, afastando a possibilidade de dupla punio nas hipteses do delito tentado(mas, que para o agente j estaria consumado) e o ato subseqente direcionado ocultao. A partir da idia de dolo geral, defende que o agente praticou a conduta subseqente ainda com a vontade existente na primeira conduta, no havendo assim duas infraes penais distintas. Ausncia de dolo em razo de erro de tipo erro de tipo consiste na ausncia de dolo que se verifica quando, apesar da ocorrncia da tipicidade objetiva o agente no possui ou possui de forma falsa o conhecimento dos elementos requeridos pelo tipo. Art.20 CP tem dois erros de tipo: Escusvel desculpvel, quando o erro for invencvel, o agente tem a correta visualizao do fato. Inescusvel quando o erro for vencvel pelo agente, ou seja, se o agente tivesse agido por cautela.

Erro de tipo exclui o dolo, sendo escusvel no responde por nada. Inescusvel exclui o dolo, mas responde pelo previsto em lei. TIPO CULPOSO Elementos: 1- Conduta humana voluntria seja comissiva ou omissiva. 2- Inobservncia de um dever objetivo de cuidado(negligncia, impercia, imprudncia). 3- O resultado lesivo no querido nem assumido pelo agente. 4- O nexo da casualidade entre a conduta do agente que deixa de observar seu dever objeto de cuidar o resultado lesivo dela advir. 5- Previsibilidade 6- Tipicidade Obs: quanto conduta ela ter sempre uma finalidade, seja ela lcita ou ilcita. No delito culposo, o ato ser penalmente relevante no pela finalidade, mas, pelo meios empregados para alcan-los. Quanto ao resultado, vale observar que no poder ser penalmente responsabilizado na modalidade culposa se, efetivamente no causar danos a bens jurdicos penalmente tutelados. Art.251 CP. Quanto previsibilidade, podemos consider-la no seu aspecto objetivo(trabalhamos com a idia de homem mdio ou prudncia normal) e a previsibilidade subjetiva(que nega a idia de homem mdio e defende a considerao das condies pessoais do agente). A doutrina majoritria defende a aplicao da previsibilidade subjetiva.

Das könnte Ihnen auch gefallen