Sie sind auf Seite 1von 5

Universidade Federal de Santa Catarina Qumica Orgnica Experimental

Separao e Identificao dos Componentes da Panacetina

Florianpolis, 30 de Agosto 2010

Resumo
Os componentes do frmaco Panacetina, foram separados atravs do mtodo da extrao por solventes e identificados utilizando como base suas propriedades fsicas. Ao identificar todos os compostos, foi possvel estimar, a porcentagem de cada um no medicamento. 2 dos 3 componentes da Panacetina foram dados, sendo apenas o 3 desconhecido e identificado posteriormente por seu ponto de fuso.

Resultados e Discusso
A extrao das substncias da panacetina foi possvel devido s diferenas das propriedades fsico-qumicas de cada composto com o solvente usado. A quantidade inicial de panacetina, foi 3,017 g e a quantidade obtida depois do processo de separao foi de 2,710 g, havendo uma perda de 10,18% de massa durante experincia. Esta perda pode ter ocorrido devido presena de impurezas, erros experimentais, entre outros. Na primeira etapa obteve- se a separao da sacarose dos demais componentes. A sacarose insolvel em CH2Cl2, como j dito, e a mesma tem grande afinidade com solventes polares, devido aos grupos OH que lhe do carter altamente polar. A massa de sacarose presente na panacetina correspondeu 1,239 g ou 41,06% da amostra e seu ponto de fuso de 160C 192C. Os outros dois compostos se dissolveram no diclorometano, por apresentarem uma baixa polaridade assim como o solvente. Foi adicionado NaOH soluo de diclorometano, cido acetilsaliclico e o composto desconhecido, com a finalidade de desprotonar o cido acetilsalicilico e tranform-lo no seu respectivo on. Assim, sua solubilidade em gua aumentada e o mesmo passa para a fase aquosa, deixando o composto desconhecido na fase orgnica, e a separao destas duas fases feita. Na fase aquosa, onde temos o sal acetilsalicilato de sdio, adiciona-se HCl a fim de fornecer prtons ao sal e formar novamente o cido acetilsaliclico. Esse processo evidenciado pela formao do precipitado com o excesso de cido clordrico. Com a filtrao da soluo, o acido acetilsalcilico fica retido no papel e a massa obtida foi de 1,056 g correspondendo 35,00% da panacetina e seu ponto de fuso de 135C. O composto desconhecido insolvel em gua e no pode ser convertido no seu respectivo sal pela adio de NaOH, permanecendo assim, na fase orgnica. Nesta fase adicionado Na2SO4 como agente secante, com a finalidade de retirar a gua que pode ter ficado do processo de extrao. O composto desconhecido obtido atravs da evaporao do diclorometano no rotoevaporador, que resultou numa massa de 1,299g. E pela recristalizao, solubilizou-se em gua quente e resfriamento. A massa final do composto desconhecido foi de 0,421 g. Depois deste procedimento foi realizado a medio do ponto de fuso do composto desconhecido a fim de identific-lo, e o intervalo observado foi de 112,4114,2C. Uma consulta literatura foi realizada e o composto desconhecido foi identificado como acetanilida. O ponto de fuso da acetanilida segundo a Fundao Oswaldo Cruz de 113 - 115C. A porcentagem de acetanilida na panacetina foi de 13,95%.

Concluso
A partir das tcnicas de extrao por solvente e recristalizao foi possvel o estudo de uma rota de separao dos compostos presentes em um produto farmacutico; para tal foram utilizados equipamentos comuns em laboratrios de qumica orgnica, como rotaevaporador e funil de separao. Tambm foi possvel a identificao de um composto desconhecido que poderia ser acetanilida ou fenacetina pela anlise do seu ponto de fuso, que por comparao literria mostrou ser acetanilida. A porcentagem de cada composto na amostra resultou em um valor inferior a 100% por perdas de material durante o procedimento.

Das könnte Ihnen auch gefallen