Sie sind auf Seite 1von 2

Estudo dirigido de Evoluo para P1 Aula 1

contradio fosse superada? E que nova contradio surgiu a partir dessa superao?

1. Defina macro e microevoluo. (AP1)


Microevoluo realizada devagar, a soma de pequenos passos de mutao, seleo natural, deriva gnica e modificaes graduais da freqncia dos genes nas populaes. J a macroevoluo ocorre em larga escala, com grandes modificaes e em ritmo acelerado. Alguns cientistas chegam a considerar a mavvroevoluo como o acmulo de passos microevolutivos. Os fatores responsveis pela macroevoluo so os rearranjos gnicos, modificaes em genes reguladores e rearranjos cromossmicos.
2. Cite um exemplo de dialtica da evoluo.

O que permitiu que essa contradio fosse superada foi a quimiossntese e a fotossntese. A nova contradio foi que a fotossntese gerava muito oxignio, composto que era txico para a maioria dos habitantes do planeta naquela poca. Aula 2
5. Apresente 5 evidncias de fatos observados na Natureza que podem ser explicados pela evoluo. (AP1)

O registro fssil, onde nas camadas mais profundas esto as formas de vida mais simples e nas camadas superiores, os seres mais complexos; A herana do intil, como a grande quantidade de DNA no codificante do genoma humano, mas que quando comparados ao DNA de primatas, mostram que so praticamente idnticos, tornando uma evidncia clara do parentesco do homem com o primata; As semelhanas genticas dos genes que so selecionados e dos que so neutros; A adaptao de estruturas preexistentes para novas funes; A herana de rgo que no tem nenhum uso pelo indivduo, como os olhos das espcies fossoriais, que no exercem sua funo original, mas servem para indicar os genes que j existiram.
6. Qual seria o impacto, para a teoria evolutiva, se fossem encontrados, em todos os estratos geolgicos, fsseis idnticos de todos os tipos de animais e plantas?

Quando um navio afunda, por exemplo, no incio ele no colonizado; pouco a pouco, no entanto, bactrias e microalgas vo crescendo sobre ele. Essas bactrias vo acabar preparando a superfcie do navio para ser colonizado por outros organismos que, por sua vez, vo servir de substrato para outros, e assim por diante... No final, o que vemos um esqueleto de navio, que mais parece um pedao de recife, tantos so os organismos que acabam vivendo sobre ele. Outro exemplo de modificao aquela que os vegetais fazem no solo, transformando rochas e detritos de plantas e animais em terra, que servir para o crescimento de outras plantas.
3. Explique o princpio da navalha de Occam.

Pelo princpio da Navalha de Occam, se temos duas ou mais explicaes para um determinado fenmeno e no temos nenhuma razo para crer que uma seja melhor que a outra, devemos escolher aquela que dependa do menor nmero de pressupostos. Em outras palavras, devemos usar a navalha para cortar as explicaes desnecessariamente complicadas e escolher a que for mais simples.

A teoria evolutiva seria considerada uma farsa.


7. A gliclise uma via metablica importante para a gerao de energia. Existem vrias maneiras de se gerar energia a partir da degradao da glicose. No entanto, a maior parte dos animais usam as mesmas enzimas, na mesma ordem, para produzir piruvato a partir da glicose. Por qu?

4. No princpio da vida existia a sopa, que


era rica em nutrientes produzidos quimicamente acumulados durante milhes de anos. Assim, a primeira vida na Terra deve ter sido heterotrfica, usando essa energia. Porm, durante o crescimento dessa vida, tal sopa foi sendo consumida rapidamente, e a vida na Terra, nesse momento, corria o risco de se extinguir. A vida, ento, gerava sua primeira contradio: consumir sem produzir. O que permitiu que essa

Porque essas vias metablicas foram estabelecidas no incio da evoluo da vida e foram mantidas com poucas alteraes pela seleo natural nos vrios organismos. Aula 3
8. O que fixismo?

Segundo o fixismo, os seres vivos pertenceriam a grupos fixos, os que teriam sido

criados por um ou mais deuses e toda espcie viva no mundo seria uma cpia de um espcie-modelo perfeita. Ou seja, no havia mutabilidade nem evoluo.
9. O que defendia as idias de Lamarck?

Essa teoria no conseguiu explicar nem a origem nem a natureza da variao gentica.
13. Quem conseguiu explicar a origem da variao gentica e das heranas genticas?

Mendel

Lamarc foi o primeiro a apresentar uma teoria sobre a evoluo das espcies. Segundo Lamarck, mudanas no ambiente provocariam nos seres vivos a necessidade de modificao, o que acarretaria na evoluo das espcies com o objetivo de se adaptarem ao meio ambiente. Segundo sua teoria, partes do corpo que fossem muito usadas se desenvolveriam e partes que no fossem usadas iriam se atrofiar.
10. O que defendia a teoria evolutiva de Darwin?

14. Qual foi a principal causa das contradies entre darwinismo e o mendelismo?
O darwinismo tinha a preocupao de explicar a mudana evolutiva, o mendelismo se preocupava com a estabilidade dos processos de herana.
15. O que caracterizou o perodo neodarwiniano?

Nesse perodo vrias teorias competem para explicar o fenmeno evolutivo. Aula 4
16. O que prope a Teoria Sinttica da Evoluo, e quais ramos da Biologia foram usados para elaborla?(AP)

Segundo a teoria darwiniana, os caracteres no evoluam de acordo com seu uso e nem involuiam de acordo com seu desuso. As mudanas nos caracteres ocorriam ao acaso, sendo que as mudanas que apresentasses alguma vantagem ao organismo era selecionada pela natureza. Quanto a variao de indivduos de mesma espcie, Darwin no os considerava cpias imperfeitas de um organismo modelo criado por Deus e sim estavam baseadas nas diferentes interaes desses indivduos com o meio. Segundo sua teoria, a evoluo ocorreria sem um motivo, seria um processo simples.
11. Como Darwin explicou o mecanismo da evoluo?

A Teoria Sinttica prope que a evoluo seja um processo que se d pela ao de mecanismos que produzem variao e mecanismos que diminuem variao nas populaes naturais. A recombinao, mutao, seleo natural e migrao produzem variao e a deriva gnica e a seleo natural reduzem a variao. Todos esses mecanismos podem ser integrados com observaes de outros campos da Biologia, como a gentica, a citologia e a ecologia. Aula 5 no pra digitar, pra estudar na apostila. Aula 6

Darwin explicou o mecanismo evolutivo com base em trs observaes e duas dedues: 1 Observao: Na natureza encontramos um nmero de parentais muito menor que de descendentes. 2 Observao: O tamanho da populao de descendentes tem se mantido mais ou menos constante ao longo do tempo. 1 Deduo: Existe uma mortalidade de descendentes. 3 Observao: existem diferenas entre os indivduos de uma populao, diferenas estas que podem aumentar ou diminuir as chances de o indivduo ser bem sucedido no ambiente. 2 Deduo: a mortalidade dos descendentes ocorre segundo um processo de seleo de Seleo Natural.
12. Qual foi o ponto fraco da teoria evolutiva de Darwin?

Das könnte Ihnen auch gefallen