Sie sind auf Seite 1von 8

Untitled Document

A ETERNA RECONSTRUO DE UM LAND ROVER SRIE H dias e dias, mas, certo dia, em Outubro de 2001 e aps inmeros pensamentos que fervilharam na nossa cabea, durante meses, adquirimos um Land Rover na cidade do Porto. Contudo, a deciso para a implementao deste processo de compra, resultou da conjugao de inmeros factores: passando pelo facto da existncia de inmeros entusiastas dos Passeios de Todo o Terreno Turstico em Paredes de Coura; deste concelho ser propcio pela imensido de espaos verdes e caminhos rurais e florestais prtica desta modalidade; para alm da nossa pesquisa diga-se de passagem demorada apontar para o Land Rover como a melhor viatura de Todo o Terreno e que serviria as nossas pretenses. De incio, face enorme quantidade e qualidade da oferta de viaturas de todo o terreno existente, em segunda mo, para venda, no nosso pas, aps consultas vrias pessoalmente a amigos e proprietrios destas viaturas, em revistas, jornais e na Internet tivemos, como primeiro critrio, o estabelecimento de um limite monetrio para a nossa aquisio. Dentro do tecto financeiro estabelecido, a viso de um Land Rover como uma verdadeira viatura de todo o terreno, reforada pelo peso histrico da lendria marca de Solihull, onde assenta a sua enorme robustez e beleza das suas linhas e design apesar dos anos facilmente conclumos que um Land Rover Srie encaixava que nem uma luva nos nossos anseios. Atrados pela informao de um amigo, em que referia a venda de um Land Rover, Regular 88, Srie II A, de 1972, no Porto, encetamos mais uma viagem para reconhecimento de um Land, desta feita na cidade invicta. O primeiro impacto foi interessante, dado o bom aspecto geral da viatura e o cantar do seu motor. Falamos de nmeros e logo a negociao chegou a bom porto, ficando assente que no dia seguinte l voltaramos para fechar negcio e rolar com o Land Rover at sua nova casa. A viagem do Porto para Paredes de Coura foi um verdadeiro assombro, pois a folga na direco era bastante avantajada, o que forava a um trabalho de braos extra para manter a viatura na nossa faixa de rodagem.

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (1 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

A primeira incurso em pisos de terra deu-se no dia seguinte, acompanhados na aventura por um japons (Mitsubishi) e um lusitano (UMM). Logo nos apercebemos das enormes potencialidades do Land Rover, passando com destreza as dificuldades que se depararam ao longo do percurso desse dia. Contudo, o oleado que compunha a cobertura superior do Land Rover, para alm de no ser original e esttico, no era a mais apropriado para suster o frio e a chuvas dos meses de Outono e Inverno. Neste sentido, e de forma a melhor preparamos os rigores destas estaes para rolar com a viatura, adquirimos uma capota rgida curta de um Land Rover 109, j no incio de 2002. Segundo o calendrio, depois do Inverno chega a Primavera e as temperaturas sobem, especialmente em dias de sol e dentro de um Land Rover com capota rgida as temperaturas elevadas concentram-se no habitculo, pelo facto do calor emanado pelo seu motor diesel ultrapassar o casco. Bombom tempo, o melhor ser retirar a capota e transformar o Land Rover num verdadeiro cabriolet. Esta verso sem capota bastante agradvel e faz lembrar aqueles lendrios Land Rovers que faziam parte dos filmes rodados na selva de frica, dos anos setenta e oitenta. Foi com este aspecto que ficou durante a Primavera de 2002, e nos acompanhou nos passeios pela rea Protegida do Corno de Bico. Por vezes, nesta estao, o tempo torna-se mais cinzento e as temperaturas descem. Uma vez que a capota rgida se encontrava encostada e a aquisio de uma lona, com a respectiva armao, envolve custos assinalveis, consideramos a hiptese de venda da mesma, o que aconteceu atravs de um anncio na Internet. O dinheiro arrecadado com este negcio deu para a aquisio de uma armao, em segunda mo, tendo mais tarde adquirido a desejada capota em lona, cor gro.

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (2 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

Convencidos que as nossas despesas se resumiriam a estas inovaes, cedo iramos chegar concluso que no. Por alturas da Pscoa de 2002, e depois de termos descobertos algumas situaes de chapa menos dignas (ferrugem), movidos pela curiosidade de uma criana na posse de um novo brinquedo, iniciamos os trabalhos de descoberta das novidades que se encontravam escondidas nos lugares mais recnditos do Land. Na travessa que remata as longarinas, com a introduo de uma chave de fenda descobrimos a fragilidade da mesma, dado o avanado estado de degradao deste componente, verdadeiramente podre como se diz correntemente. Retirada a caixa que sustm os bancos, o chassis apresentava-se tambm muito corrodo pela ferrugem acumulada ao longo dos anos. Depois dos bancos vieram as portas, os guarda-lamas, o capot e a caixa de carga. O fundo da caixa, j adulterado do original e em ferro, estava completamente enferrujado, amolgado e com furos, pois, ao que parece, este Land Rover ter j servido de reboque, dai a existncia de um suporte com bola pudera somos o 11 proprietrio.

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (3 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

O prximo passo seria o trabalho de extraco das ferrugens do chassis, cuja execuo passava pela utilizao de lixa e escova de ao. Perante tanta azfama e coragem, conseguimos novos aliados para a execuo desta empreitada. Tambm a Ana, o Z e a Paula, com esprito de entreajuda e convertidos a este projecto, lanaram mos e connosco partilharam horas de canseira nesta lavoura. A barra traseira do chassis estava em to mau estado, que tivemos de desenhar um molde e encomendado o trabalho de execuo de uma nova atravs de um serralheiro. Depois de devidamente limpo o chassis, procedemos mistura de um anti ferrugem com endurecedor, pintandoo com esta loo o que lhe deu um novo aspecto. Seguiam-se os painis laterais de alumnio, casco, guarda-lamas, portas, capot e grelha frontal. Aqui, o trabalho baseou-se na utilizao de decapante, em primeira fase, para retirar um sem nmero de camadas de tinta, atestadas pela diferena de cores que entretanto surgiam. Depois a tcnica da lixadeira rotativa e, para finalizar, o aquecimento do alumnio atravs de calor, utilizando depois a esptula para retirar as tintas. Foi um trabalho doloroso e moroso, mas o pior estava ainda para vir, pois faltava a caixa de carga. Este elemento foi um verdadeiro quebra-cabeas para retirar, dada a dimenso e o peso da mesma refira-se, mais uma vez, que o fundo era em ferro. Aps algumas horas, l conseguimos retirar a caixa do chassis e o fundo da mesma completamente amolgado e enferrujado. Recorremos novamente ao trabalho de um serralheiro, que nos cortou e quinou em alumnio antiderrapante, um novo fundo de caixa, painis de ps para o habitculo, e chapa galvanizada para alojamento no interior das portas.

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (4 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

Uma vez recolocados todos os elementos na viatura, avanamos para uma outra fase: a de colocao de massa nos locais amolgados. Depois, novamente a lixa, desta feita a de gua para suprimir eventuais rugosidades e preparar os painis para o primrio. Aqui, somente as mos do Z tomaram conta do servio de pintura, deslizando habilmente a pistola pelo alumnio do Land Rover. A coisa comeava a tomar forma, estvamos j com a moral mais elevada, pois comevamos a vislumbrar o fundo do tnel. Todos os elementos com primrio, era tempo do Z, mais uma vez, misturar o diluente com a tinta verde e dar melhor cor ao nosso Land. Aps longas e rduas horas de trabalho, durante os fins-de-semana e feriados, entre a Pscoa de 2002 e Agosto desse ano, finalmente vimos por concluda a nossa tarefa pensamos ns.

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (5 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

Tratado o aspecto geral e exterior do Land Rover, havia que arregaar as mangas e cuidar de outros elementos ligados mecnica da viatura. O motor cantarolava com alegria, pelo que no seria necessria qualquer interveno, residindo o problema ao nvel dos traves, direco, embraiagem Refira-se que, felizmente, ao longo destes anos o Land Rover s necessitou verdadeiramente da interveno de pessoal habilitado mecnico por uma vez, para substituio de um carreto da caixa de velocidades. Com a ajuda do Z e dos livros tcnicos da marca, temos apreendido algo sobre a mecnica destas viaturas e, melhor que a teoria, a prtica tm-nos demonstrado que, com coragem e entusiasmo, temos dado boa conta do recado. J se substituram peas como: a bomba de embraiagem; bomba central de traves; cintas dos traves das rodas e de mo e rectificaram-se os respectivos tambores; bombitos; semieixo traseiro esquerdo; transmisso da frente; volante; caixa de direco e pendural de direco; colocao de novos favos no radiador; todas as borrachas das portas; borrachas dos pedais do travo, embraiagem e acelerador; fechaduras; fole do travo de mo; farolins; aros das portas; bia do depsito de combustvel; pneus SAT com piso militar...etc., etc. Mas, talvez, o trabalho mais complicado de se executar num Land Rover Srie, seja a substituio do disco da embraiagem. No por ter sido a ltima grande interveno na viatura, mas pelo facto do acesso mesma no ser o melhor e o espao para trabalho ser muito exguo. A manuteno mecnica de um Land Rover Srie sempre um processo inacabado, em constante mutao dado o peso da idade da viatura e o gosto que vamos arrecadando ao longo dos anos, e que se transforma, por vezes, na constante nsia de mantermos o nosso Land Rover na melhor condio visual e de circulao.
file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (6 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

O Land Rover tem sido um companheiro inseparvel, aos fins-de-semana, por vezes durante a semana e em ocasies especiais como foi o nosso casamento no dia 6 de Setembro de 2003 um verdadeiro casamento a trs. Com ele participamos, tambm, nos Bilings de Rates, no encontro da Land Rover da Pvoa de Lanhoso e em alguns passeios da Landmania.

Gostaria de aproveitar o ensejo para agradecer publicamente: Ana nossa navegadora e eterna
file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (7 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Untitled Document

companheira; ao nosso conterrneo e amigo Rui Viana; ao pessoal da Landmania que nos acolheu na comunidade e criou mais condies para o alastramento da virose; Paula e ao Z, mas muito especialmente a este ltimo Landmaniaco de Cerveira, pois, sem ele, muito possivelmente este eterno trabalho de restauro e manuteno no teria sido possvel. Daqui lano o repto para que, a prxima histria da reconstruo a contar seja aquela que tu gizaste, sozinho, ao teres restaurado o teu Land Rover 109, Srie II A de 1970. Caro Z, aqui ficamos expectantes espera do que tens para nos revelar.

Enviado por: Jos M. F. Lima e Costa (zarau@iol.pt)

file:///C|/%23MY%20DOCS/%23Mauricio/_TRABAL...RUO%20DE%20UM%20LAND%20ROVER%20SRIE.html (8 of 8)31.Mai.2006 6:39:52

Das könnte Ihnen auch gefallen