Sie sind auf Seite 1von 4

Adolescentes versus obsolecentes?

Nos esforamos por tantos anos em manter nosso foco que agora estamos estranhando o modo multi-tarefa em que nossos jovens vivem, e j comeamos a falar em mal-funcionamento das novas geraes. Durante um tempo as pessoas mais velhas se referiam informtica (lembram deste termo?) como algo importante que merecia ser aprendido. Hoje apontam para os jovens e dizem que h algo errado numa gerao sem foco, dominada pela tecnologia digital, com um enorme dficit de ateno e pouca profundidade temtica. Por que o abismo tecno-relacional entre as geraes vem se acentuando? Porque para muitos de ns, com mais de quarenta anos, a intensidade e variedade dos objetos de linguagem j atingem uma velocidade quase insuportvel. Quando o pesquisador Douglas Engelbart apresentou nos anos 70 a alternncia de modos, e nos tirou das telas verde-escura para uma interface colorida repleta de cones e com janelas simultneas, a roda da histria avanou mais um pouco e somente hoje podemos sentir quanto o mundo mudou. Microsoft e Apple aprimoram e aproveitam a trinta anos estes recurso, e hoje tablets e smartphones so pequenas janelas portteis que alternamos o tempo todo e em qualquer lugar. Os jovens j esto completamente adaptados vertigem da multi-tarefa, mas a velhaguarda do processador de texto ainda insiste que foco e concentrao so os nicos modos vlidos de aprender e trabalhar. O que para ns uma super-exposio de estmulos, para os sentidos dos jovens apenas o meio em que nasceram, cresceram e aprenderam a viver. Nossos filhos no esto se encaixando em nossas projees e por isso estamos pensando que pode haver algo de errado com eles. Em nossas fantasias de futuro, seriam como ns, s que mais sabidos, com mais conhecimento e profundidade, capazes de fazer o que ns mesmos no conseguimos at agora: descrever o mundo e explic-lo completamente. Entretanto hoje no compreendemos como podem trafegar de um assunto ao outro antes mesmo de concluir o entendimento do anterior. No os acompanhamos nos mergulhos de hipertexto e somos teimosos ainda dando mais valor s narrativas lineares. No fundo ainda pensamos que para uma aprender uma coisa preciso aprender uma outra primeiro, e que h uma ordem certa para isto. Em nossa percepo no esto aprendendo nada porque no mergulham pr valer nos contedos, e so superficiais porque trocam de assunto sem um motivo vlido para nossos critrios.

Pensamos que eles mudam todo o tempo porque se viciaram nisto, e no fundo culpamos o dispositivo que originou toda essa confuso, o bisav da navegao de contedos, o controle-remoto da televiso! As geraes anteriores fizeram um esforo enorme para se adaptar dura realidade da era industrial. Tivemos que abandonar nosso fluxo espontneo de comer, dormir e amar a qualquer hora para entrarmos no sincronismo do apito de fbrica e do relgio de ponto. Mas nossos coraes e mentes teimavam em derivar em desejos e interesses momentneos, e ento aprendemos a nos esforar o tempo todo para manter a ateno em apenas um assunto de cada vez. Vivemos ento a muitos anos tentando manter o "foco". Acontece que a alternncia de assuntos vem saltando para fora do computador e invadindo nossas vidas. A televiso ficou mais rpida, as revistas repletas de notcias, os jornais com textos cada vez menores e as ruas repletas de anncios e sinalizaes digitais. Hoje temos pelo menos duas geraes que cresceram com neste meio, jovens que mantm sete, dez janelas abertas, e ainda falam ao telefone enquanto comem um lanche, tudo isso diante da televiso. Uma juventude mergulhada em um fluxo de linguagem que no pode ser acompanhado por seus pais, professores e patres. De algum modo precisamos entender o que est acontecendo mas, enquanto no conseguimos, s conseguimos dizer que eles so diferentes e por isso, disfuncionais. Nossos jovens tem acesso acesso imediato a muitas fontes de conhecimento, mesmo com seus os professores condenando o google e a wikipedia. Mas ainda esperamos que eles usem a memria, compreendam ou decorem informaes fundamentais, e que saibam caligrafia! E se o modo como ns aprendemos at agora na escola estivesse mesmo muito errado? Memorizamos a tabela peridica dos elementos, equaes matemticas e os rios do amazonas, e fomos diplomados como timos alunos! Algum a se lembra de alguma destas coisas? Nossos professores eram bancos de memria ambulantes, repletos de citaes e exemplos. Poucos mestres tinham a capacidade de se envolver, se relacionar com os alunos e nos levar a uma experincia nica de sabedoria. A maioria dos professores era entregador de verbetes, fiscal de apostila ou zelador de livro didtico. Cultivamos um saber enciclopdico durante sculos e talvez esta seja a primeira gerao a se livrar disto, s por isso, muitos os chamam de ignorantes. Nunca imaginamos que eles teriam um tipo de sabedoria e conhecimento to diferente do nosso que nos pareceria um certo tipo de ignorncia!

Arrisco dizer que nossas jovens no aprofundam seus conhecimentos porque esto buscando em primeiro lugar os ndices. No esto aprendendo contedos, esto capturando mapas de localizao do conhecimento. Na lgica destas geraes possvel organizar uma lista de assuntos sobre um tema que ainda no conhecem. Para ns mais velhos isto impensvel, pois nossos ndices sempre apontam para textos que lemos, imagens que vimos e filmes que assistimos. Ns dependamos da memria, eles dependem das buscas. Ns resumamos textos, eles condensam listas. Os jovens buscam por categorias, tipos, formatos, datas, assuntos, temas, palavras-chave e tags. Folheiam um menu de cones correndo os olhos pelos ttulos e no perdem tempo, clicam em apenas um deles. Provavelmente cada um tem exatamente aquilo que precisa para viver em seu tempo, a seu modo. O que precisamos no esquecer que, mesmo vivendo em fluxos distintos, habitamos os mesmos espaos, estamos ligados uns aos outros e precisamos cultivar o encontro humano amoroso entre ns constantemente. Os novos lanamentos digitais, como computadores e telefones celulares, eram celebrados por todos como cones do avano de nosso conhecimento, mas de uns tempos para c vejo muita gente de cabelo branco torcendo o nariz para o que eles chama de "mais tralha eletrnica cheia de recursos inteis. As piadinhas sobre celulares que "tambm" servem para telefonar se multiplicam, e os comentrios enviesados discriminando a Gerao "XYZ" tambm pipocam por toda a parte. Creio que estamos chegando em um ponto importante da histria do uso da tecnologia, no qual os jovens conectados passam a disputar mercado com seus preceptores e por isso passam a ser repelidos com uma srie de rtulos. Porque os jovens que fazem tudo ao mesmo tempo agora so mal-compreendidos pelos pais, educadores e especialistas? No aceitamos nem o modo como fazem a gesto de suas amizades, e os acusamos de manterem fazendas de falsos amigos representados por carinhas de facebook que s dizem: husahuauahuhuasuahuhuhsuhaua. Acho que estamos perdendo o bonde da histria, ou melhor, o trem-bala. No conseguimos nos comunicar com nossos filhos, estamos comeando a ficar apavorados com nossos jovens funcionrios da gerao Y e cada vez que algum metralha uma escola, tenta fabricar uma bomba em casa ou sai marchando em multido pelas ruas, culpamos a internet. Se no tornarmos mais flexveis nossas premissas e freqentarmos um pouco mais os espaos multi-tarefa por onde os jovens fluem, as novas pontes entre ns nunca iro aparecer.

Meus amigos, ou melhor, meus velhos amigos, quando a maturidade bloqueia a transformao, surge a velhice. Um velho que transforma sempre mais jovem que um adolescente que conserva. Velhice no precisa ser obsolescncia, pode ser renovao. No precisamos funcionar como os jovens, mas precisamos saber que o nosso modo no mais o nico; O mundo est cada vez mais multicultural, multidiversificado e multitarefa, e mesmo sendo mais velhos bom encontrarmos nosso lugar porque, com o aumento da longevidade, ainda vamos viver por aqui muito tempo.

Das könnte Ihnen auch gefallen