Sie sind auf Seite 1von 3

1. O suplicante entregou ao denunciado ..........................., a importncia de R$3.

000,00
(trs mil reis) para a aquisio de materiais necessrios para reforma de paredes e pisos de banheiros em sua residncia, conforme oramento ajustado entre as partes, servios a serem realizados pelo referido denunciado (doc. 02).

2. Para tanto, o mesmo denunciado firmou o recibo em anexo, sendo-lhe ento entregue
a importncia.

3. Contudo esse denunciado, aps apropriar-se do valor, no mais compareceu na


residncia do denunciante, o qual veio a saber, ao procur-lo no endereo divulgado no carto de visitas em anexo, que o referido nunca efetivamente exerceu a atividade de pedreiro, sendo o carto apenas uma armadilha para atrair incautos com o fim de apropriar-se de valores, ficando sabendo ainda que muitos lesados pelo referido j o haviam procurado no endereo divulgado. 4. Para demonstrar capacidade tcnica para a realizao dos servios, o denunciado forneceu o nome do Sr. ........................, segundo denunciado, residente Rua ................................, no , com o telefone .... - ............. , para quem dizia haver prestado servios e com quem poderiam ser colhidas informaes, o que fez o denunciante, tendo sido confirmado a estria do primeiro denunciado pelo segundo denunciado.

O DIREITO:

1.

Dispe o estatuto repressivo:

Art. 175: Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro mediante artificio, ardil ou qualquer outro meio fraudulento: Pena: recluso de 01 a 05 anos e multa...

2.

Por outro lado, ainda:

Art. 169: Apropriar-se algum de coisa alheia vindo a seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza. Pena: deteno de um ms a um ano, ou multa...

3.

O primeiro denunciado, possuidor de uma lbia caracterstica do estelionatrio ludribiou o denunciante, com o auxlio do segundo e ainda afirma que o fez por necessidade, tendo repassado parte do valor ao segundo denunciado, supra referido, argumentando que esse quem deveria realizar os servios, pois o mesmo havia se comprometido a faz-lo, caso surgisse alguma bronca, porm, ambos permanecem inertes e sem providenciar uma soluo. Assim, se terceiro atuou no evento, deve ser denunciado pela Justia Pblica, por coautoria, vez que, segundo MAGALHES NORONHA, Direito Penal, vol. II, pg. 465:

Para ser tambm sujeito ativo o segundo agente, no mister intervenha materialmente na cena delituosa: basta seja o destinatrio doloso da vantagem ilcita, ciente dessa ilicitude

E, isto no se considerando, temos que no propriamente a fraude que pune, mas a leso por ela causada, pois, ainda, segundo o preceituado no Cdigo Penal:

Art. 25: Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas

Por outro lado esta havendo no caso um pacto com o objetivo de resguardarem-se os denunciado, quanto autoria do delito, com meios empregados pelos scios de fato, quando, aps firmarem em conjunto uma Nota Promissria (doc. 03), passaram a mesma pela soleira da porta do denunciado, com o bilhete anexo, com os dizeres: Se o senhor tem algo a reclamar, pode cobrar esta promissria e como estamos assumindo o dbito, no adianta ir polcia, porque j estamos instrudos. Assina o bilhete primeiro denunciado, no entanto, nenhum dos dois denunciados possui qualquer condio de

responder pelo valor da crtula, sendo claro que a pretenso tem o animus de tentar retirar a responsabilidade criminal de seus ombros, para o que parecem estar muito bem instrudos, como afirma o bilhete, quando tentam impor a aceitao de uma Nota Promissria, como forma elidente do crime, cuja cambial no interessa ao requerente.

4. Os denunciados, assim agindo, indecorosa e fraudulentamente, com o emprego de sutileza, astucia, manha e artifcios, aboicotando res aliena, o que perfaz o percurso inter criminis, praticam apropriao contra o direito de outrem, tendo plena conscincia de que o dinheiro, corpo de delito, no era seu, ingressando em uma v tentativa de ludibriar a lei. 5. A documentao acostada bastante para demonstrar a veracidade dos fatos narrados, contudo, como dispe o Cdigo de Processo Penal, indica as testemunhas as final arroladas que podero ser ouvidas por ocasio do ato de ratificao em data e hora a serem designados. O REQUERIMENTO:

1. Isto posto requer respeitosamente a instaurao de INQURITO POLICIAL, contra


............................ E ........................., bem assim a indiciao de eventuais co-autores, segundo o prprio denunciado, os que os instruram, com a ratificao do suplicante e oitiva das testemunhas ao final arroladas, a fim de serem, os indiciados e quem mais de direito interrogados, e praticados os demais atos e diligencias necessrios ultimao do inqurito policial, visando a apurao do estelionato e da apropriao indbita praticados na forma narrada.

2.

Requer a oitiva das seguintes testemunhas: a) .......................................................

b) .......................................................

Das könnte Ihnen auch gefallen