Sie sind auf Seite 1von 48

MH3 Guia do Usurio

MH3 Manual do Usurio

IMPORTANTE Por favor, leia este manual cuidadosamente antes de usar seu mixer pela primeira vez.

Indstrias Harman International Ltda., 2002 Todos os direitos reservados Peas do design deste produto podem ser protegidas pelas patentes mundiais. Pea No. ZM0278 Edio Preliminar 8/1/03 A Soundcraft uma diviso comercial das Indstrias Harman International Ltda. Informaes contidas neste manual esto sujeitas a mudana sem aviso e no representam um comprometimento da parte do vendedor. A Soundcraft no ser responsvel por qualquer perda ou dano que surja do uso de informao ou qualquer erro contido neste manual. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida, armazenada em um sistema de recuperao, ou transmitido, em qualquer forma, ou qualquer significado, eletrnico, eltrico, mecnico, tico, qumico, incluindo fotocpia e gravao, para qualquer propsito sem a expressa permisso por escrito da Soundcraft.

Harman International Industries Limited Cranborne House Cranborne Road POTTERS BAR Hertfordshire EN6 3JN UK Tel : +44 (0)1707 665000 Fax: +44 (0)1707 660742 http://www.soundcraft.com

MH3 Manual do Usurio

Introduo

MH3 Manual do Usurio

Caractersticas Chave
Seu design verstil permite FOH, Monitores, ou Monitores do FOH Semi-modular para layouts flexveis e facilmente aproveitvel Tamanhos do modelo 24 mono/4 estereo, 32 mono/4 estereo, 40 mono/4 estereo, 48 mono /4estereo, 56 mono/4 estereo. Estrutura Bus Auxiliar Flexvel com 2 sends estreo para monitorao in-ear. 8 busses grupo e 12 busses auxiliares no modo FOH. 12 busses monitor (8 mono, 2 estereo) no modo Monitor. Modo swap, permite controlar pelo fader as sadas Aux no modo Monitor. Matrix 12X4 integral, pode ser expandida para 12X8 com o mdulo Matrix opcional. EQ de 3 bandas nas returns FX 1-8, pode ser movida para a trajetria do fader de sada. Novo design Mic Amp com alta ambincia e CMRR excepcional. Novo design de EQ com resposta focada. Pan LCR nas entradas 8 grupos VCA e 8 grupos Mute com automatizao instantnea e controle MIDI Controle integrado da BSS udio Varicurve e DriveRack dbx Barra Grfica medidora em LED para todas as entradas e sadas. VU opcional e ponte medidora de sada.

MH3 Manual do Usurio

Garantia
1 A Soundcraft uma diviso comercial das Indstrias Harman Internacional Ltda. O usurio final a pessoa que primeiro coloca o equipamento na operao regular. Revendedor a pessoa alm da Soundcraft de quem o Usurio Final comprou o Equipamento, tal pessoa autorizada para este propsito pela Soundcraft ou pelo seu Distribuidor acreditado. Equipamento quer dizer o equipamento fornecido com este manual. Se dentro do perodo de doze meses da data da compra do Equipamento pelo Usurio Final aparecer algum defeito por razo somente de falha material e/ou transporte, para tal uma extenso que a efetividade e/ou usabilidade disso materialmente afetada, o Equipamento ou o componente com defeito deve ser retornado para o Revendedor ou para a Soundcraft em sujeito as seguintes condies de que o Revendedor ou a Soundcraft consertem ou troquem os componentes defeituosos. Qualquer componente substitudo se tornar propriedade da Soundcraft. Qualquer equipamento ou componente retornado ser de risco do Usurio Final ainda em trnsito (ambos para e do Revendedor ou Soundcraft) e a postagem deve ser pr-paga. Esta garantia somente ser vlida se:

3 4 a)

O Equipamento foi instalado corretamente de acordo com as instrues contidas no manual da Soundcraft; e b) O Usurio Final notificar a Soundcraft ou o Revendedor dentro de 14 dias da data em que o defeito aparecer; e c) Nenhuma pessoa alm dos representantes autorizados da Soundcraft ou o Revendedor tem efeito em qualquer troca de peas, manuteno, ajustes ou reparos no Equipamento; e d) O Usurio Final que usou o Equipamento somente para os propsitos recomendados pela Soundcraft, somente com as operaes fornecidas como so encontrados nas especificaes Soundcraft, e caso contrrio em todos os cumprimentos de acordo com as recomendaes Soundcraft. 5 Defeitos que surjam como resultado do seguinte no coberto por esta garantia; falha ou negligncia de manuseio, influncias qumicas, eletro-qumicas, ou eltrica, dano acidental, Atos de Deus, negligncia, deficincia de corrente eltrica, ar condicionado ou controle de umidade. O benefcio desta garantia no deve ser determinado pelo Usurio Final. Usurios Finais que so os consumidores deveriam notar os direitos debaixo desta Garantia alm de e no afetar qualquer outro direito para o qual eles podem ser intitulados contra o vendedor do Equipamento.

6 7

MH3 Manual do Usurio

MH3 Manual do Usurio

Instalao

MH3 Manual do Usurio

Dimenses e Configuraes

MH3 Manual do Usurio

Precaues e Instrues de Segurana


Precaues Gerais Evite armazenar ou usar o console em condies de calor ou frio excessivo, ou em posies onde seja comum estar sujeito a vibrao, poeira ou umidade. No use qualquer lquido para limpar a face da unidade: uma escova de limpeza macia o ideal. Use somente gua ou lcool etlico para limpar o estofamento e as tiras de rabiscar. Outros solventes podem causar danos pintura ou as peas plsticas. Evite usar o console prximo a fontes de forte radiao eletromagntica (ex. monitores de vdeo, cabos eltricos de alta potncia): isto pode causar degradao da qualidade do udio devido a voltagens induzidas em fios conectados e chassis. Pela mesma razo, sempre coloque o fornecedor de corrente longe da unidade. CUIDADO! EM TODO CASO, CONSULTE OS SERVIOS DE PESSOAS QUALIFICADAS. Manuseando e Transportando O console fornecido em uma cartolina forte. Se for necessrio move-la para qualquer distancia depois da instalao, recomendado que este pacote seja usado para protege-lo. Esteja certo de desconectar todos os cabos antes de mover. Se o console for movido regularmente, ns recomendamos que ele seja instalado em um flightcase revestido de espuma. Isto evita aplicar fora excessiva em quaisquer botes, interruptores ou conectores. Fontes de Fora & Cabos Sempre use a fonte de fora e cabo fornecido com o mixer; o uso de fornecedores alternativos pode causar danos e invalida a garantia; a extenso dos cabos de fora pode resultar em mau funcionamento do console. Aviso!!! Sempre desligue a fonte de fora antes de conectar ou desconectar o cabo de fora do mixer, quando estiver removendo ou instalando mdulos, e executando servios. No caso de uma tempestade eltrica, ou grandes flutuaes de tenso, imediatamente desligue o PSU e desplug da corrente principal. AVISO! Sempre desligue a fonte antes de conectar ou desconectar o cabo de fora do mixer, quando estiver removendo ou instalando mdulos, e operando. No caso de uma tempestade eltrica, ou grandes flutuaes de tenso, desligue imediatamente o PSU e desconecte da corrente principal. Aviso! Sempre certifique de que voc usa o PSU correto (CPS800) para seu mixer. Nveis de Sinal importante fornecer os nveis de entrada correto para o console, caso contrrio a performance da distoro ou a proporo signal to noise pode ser degradada; e em casos extremos, danificam o circuito interno. Igualmente, em todas as entradas balanceadas evite fontes com voltagens DC, AC, ou RF grandes; assim estas reduziro a extenso do sinal disponvel nas entradas. Note que 0dBu = 0.775V RMS. Consulte a seo Especificaes para detalhes sobre nveis de entrada e sada.

MH3 Manual do Usurio

Instalao Principal
Procedimentos de Instalao Geral Para levar vantagem total de uma excelente proporo signal to noise e baixa distoro dos consoles Soundcraft, tenha cuidado em certificar-se de que uma instalao incorreta no degrada a performance do desk. Hum, zumbido, instabilidade e interferncia de freqncia de Rdio podem geralmente ser traadas para loops terra e sistemas de aterramento inferior. Em algumas reas, especialmente em reas industriais, o aterramento principal no adequado e um fio terra separado para todos os equipamentos de udio deve ser fornecido. De qualquer maneira, verifique com sua companhia de eletricidade local para assegurar que regulagens de segurana no esto sendo infrigidas ou negadas. O sucesso, livre de hum, a instalao de um sistema necessita de premeditao, e o estabelecimento de um set de regras, que devem ser consistentemente aderidas para todos os estgios de instalao. Consideraes de Instalao Inicial Para uma performance ideal, essencial que o sistema de aterramento seja limpo e livre de barulho, assim todos os sinais so referncias deste aterramento. Um ponto central deve ser decidido para o sistema de ponto terra principal, e todos os terras devem ser comear deste ponto. comum a prtica eltrica daisy chain aos terras de todas as sadas, mas este mtodo no apropriado para instalaes de udio. O mtodo preferido fazer uma instalao terra individual de cada sada, voltar para o ponto inicial do sistema para fornecer uma referncia terra segura para cada parte do equipamento. Uma instalao terra separada tambm funciona de cada rack de equipamento e rea, para o ponto inicial. Isto pode ou no pode ser usado dependendo das circunstncias, mas mais fcil instalar no primeiro lugar, do que mais tarde quando problemas surgirem. O local do ponto inicial deve estar em um local conveniente, de fcil acesso, preferencialmente prximo ao console ou no rack de equipamento principal. Instale sadas principais clean e dirty separadas, instalada individualmente de volta a caixa de distribuio principal. Use o fornecedor clean para todos os equipamentos de udio e o dirty para toda a iluminao, etc. Nunca misture os dois sistemas. Se necessrio, para fornecer o isolamento suficiente da interferncia borne principal, instale um transformador isolado. Isto deve ser fornecido com um campo Faraday, o qual deve estar conectado com o terra. Nunca coloque a caixa do distribuidor principal de entrada prximo ao equipamento de udio, especialmente gravadores, que so muito sensveis aos campos eletro-magnticos. Certifique-se de que todo o rack do equipamento esteja conectado ao terra, via um fio que volte ao ponto star. Equipamentos que possuem entradas e sadas desbalanceadas podem precisar ser isolados do rack para prevenir loops terra. Instalando udio Tendo fornecido todo equipamento com fora e conexes terra, uma considerao deve ser dada ao mtodo de interconexo de fornecimento de udio e exame adequado destas interconexes. Isto pode ser feito em uma seqncia lgica para evitar problemas e ajuda na localizao de problemas no equipamento. Conecte o FOH ou sistema do Monitor ao console e verifique qualquer hum, zumbido, ou RFI. Somente quando voc estiver satisfeito com o silncio do console e o sistema PA voc deve proceder com o prximo passo. Conecte gravadores estreos ou multipistas, FX e sends foldback um por vez, checando e isolando qualquer conexo que degrade a performance. Conecte todos os equipamentos perifricos. Conecte todas as linhas de microfones.
MH3 Manual do Usurio 10

Seguindo esta seqncia muitas vezes e problemas futuros sero salvos, e o resultado ser um sistema estvel e silencioso. Protegendo Equipamentos de udio so fornecidos com uma variedade de configuraes de entrada e sada, que devem ser levadas em considerao quando decidir onde as conexes de proteo devem ser feitas. Existem trs fontes de sinal indesejado que esto sendo impressas na tela, que so as seguintes: Eletrosttica estranha ou campos eletromagnticos. Rudo e Interferncia da linha terra Capacidade de juntar a proteo e instalao de sinais Para minimizar efeitos adversos de ajuntamento indesejado para a instalao do sinal, importante que a proteo seja conectada somente em uma ponta, ex. a proteo no deve carregar nenhum sinal atual. Qualquer sinal na instalao dentro da proteo ser juntado a proteo. Esta atual ser retornada para a fonte do sinal, diretamente, se a proteo estiver conectada no fim da fonte de sinal, ou indiretamente via a conexo indireta terra, se o sinal estiver conectado no fim do destino do sinal. A conexo indireta provocar um aumento na freqncia cross-talk alta, e dever ser evitado onde quer que seja possvel. Ento, em geral, sempre conecte a proteo somente no fim da fonte de sinal. Nas reas RF high, a proteo pode tambm ser conectada para a terra via um capacitor 0.01F. Este apresentar um curto circuito para as freqncias RF, tambm abaixando a impedncia do campo efetivo para terra. De qualquer modo, para freqncias de udio baixas, a reao do capacitor ser suficientemente alta no para causar um problema de loop terra. Pontos para Lembrar Em todos os casos, use cabos de udio protegidos gmeos de qualidade. Verifique a instabilidade na sada. Sempre conecte ambos os condutores em ambas as pontas, e certifique-se de que a proteo esteja conectada somente no fim No desconecte o terra principal de cada pedao do equipamento. Isto necessrio para fornecer ambos segurana e retorno da proteo para o ponto star do sistema. O equipamento que tem entradas e sadas balanceadas podem precisar ser eletricamente isolado do rack de equipamento e/ou outro equipamento para evitar loops terra. importante lembrar que todo o equipamento que est conectado ao principal uma fonte em potencial de hum e interferncia e pode irradiar radiao eletrosttica e eletromagntica. Alm disso, a principal agir tambm como um carregador para muitas formas de interferncia RF gerada por motores eltricos, unidades de ar condicionado, dimmers, etc. A menos que o sistema terra esteja limpo, todas as tentativas de melhorar nveis de rudos e hum sero fteis. Em casos extremos no haver alternativas, mas para proporcionar uma technical earth completamente separada e independente para substituir o noisy earth que estiver entrando. DE qualquer modo, sempre consulte seu eletricista local para assegurar regulagens seguras que no esto sendo infringidas.

MH3 Manual do Usurio

11

Conexes Conectores udio

MH3 Manual do Usurio

12

Diagramas De Blocos

MH3 Manual do Usurio

13

Mdulo de Entrada Mono

MH3 Manual do Usurio

14

Mdulo de Entrada Estreo

MH3 Manual do Usurio

15

Grupo/Aux/Master FX

MH3 Manual do Usurio

16

Aux / Mster Matrix

MH3 Manual do Usurio

17

Monitor

MH3 Manual do Usurio

18

VCA / CPU

MH3 Manual do Usurio

19

MH3 Manual do Usurio

20

Operao do Console

MH3 Manual do Usurio

21

Mdulo de Entrada Mono


Entradas mono so modulares em blocos de 8 canais, e apresentam um painel conector traseiro integral. Pr-Amp O pr-Amp do mdulo apresenta uma alta ambincia e exepcional performance CMRR. A entrada XLR pode manusear sinais at +26dBu, com uma extenso de ganho de +15dBu para +60dBu (1) e um interruptor de mudana de ganho 20dB (2). Um LED de pico (3) indica nveis de sinal interno em excesso de +18dBu. Este, monitora a sada pr-amp e a sada da seo EQ. Um reversor de Polaridade (4), e um interruptor de fora Phantom (5) fornecido, com indicao no painel traseiro (6) do status da fora Phantom. Nota: os LEDS 48V no auto percebem a presena de fora phantom externa, com no MH4. Ponto Insert Balanceado Jacks separados fornecem um pr EQ send e return balanceado, para um nvel nominal de 0dBu. Veja os conectores do painel traseiro. EQ e Filtro HI-PASS Este novo design conserva a resposta tradicional Soundcraft, mas incorpora inclinaes mais acentuadas no estgio HF focando o controle onde voc quiser, e algo cuidadosamente feito que ultrapasse a banda LF, a qual automaticamente controla as freqncias lower-mid quando realar os graves. 3 O filtro hi-pass (7) varia de 30Hz 400Hz com bypass (8) se necessrio. A seo EQ pode ser desligada soltando o interruptor EQ (9). A seo EQ de quatro bandas, com sweep shelving e sees de freqncia baixas, e totalmente mdioagudo paramtrico e bandas mdio-grave. A extenso das freqncias so 30Hz-500Hz(LF)(10), 75Hz1.3kHz (Mdio Grave)(11), 750Hz-13kHz (Mdio Agudo)(12), e 1.2kHz (HF)(13), com +/-15dB de corte ou realce disponvel para qualquer freqncia. O Q varia nas duas bandas mdias de 0.5 para 3. Aux Sends Existem 12 Aux Sends (14), que podem ser usadas como FX sends no FOH, ou mixagem de monitor para monitorao. Aux 1 & 2 e 3 & 4 podem ser trocadas de pares estreo para sends in-ear, usando os interruptores adjacentes colour-coded STE (15). Cada send tem 5dB de ganho no mximo. As auxes podem ser trocadas para Pr ou Post pelos interruptores PRE adjacentes (16), os quais esto em pares para os 8 primeiros sends., e como um grupo para Aux 9-12. O sinal pr-fade original para todas as Auxes pr-EQ mas pode ser mudado para post-EQ atravs de conexes internas (ambas alimentaes seguem o mute channel). Direcionando o Subgrupo Alm disso, para as 12 Aux Sends, 8 busses so fornecidas para sub-agrupagem convencional. Direciona-se para estes via os 8 interruptores de direcionamento individual (17). O PAN para interruptores Grupos (18) permite que qualquer par (par ou impar) de busses de grupo sigam o pan do canal como um par estreo. Sada Direta A sada direta no Jack balanceado de est disponvel do canal, veja o painel conector traseiro. A fonte controlada pelo interruptor DIR (19), que troca a sada direta do pr-EQ para post-fade quando o interruptor estiver pressionado. Alm disso, existe uma conexo soldada internamente para alterar a alimentao do sinal em ambas as posies do interruptor, como segue: Interruptor DIR no pressionado pr-EQ (original) OU pr-filtro Interruptor DIR pressionado post-fade (original) OU post-EQ.

MH3 Manual do Usurio

22

Direcionando Mix Bus e controles Pan O sinal enviado para a bus mix estreo e para a bus mono usando os interruptores MIX (20)e C (21). O controle PAN (22), que fornece 3dB de diminuio central, opera no sinal bus mix, a menos que o pan LCR esteja engrenado. Paneando LCR O interruptor LCR (23) muda o modo do Pan pot de esquerdo-direito normal paneando com uma diminuio central de 3dB, para um paneamento LCR 3-way, necessitando de ambas bus mix, mono (C) e estreo para ser direcionada, e o paneamento do pan pot de esquerdo para C, e C para direito. Quando o pot estiver fisicamente centralizado, no existe sada das sadas bus mix esquerda e direita. Fader O fader um deslizador de 100 mm(24), que controla o nvel de todas as busses, e tem 10dB de ganho quando totalmente levantado to bem quanto uma escala expandida ao redor da rea de unity gain para uma resoluo mxima. MUTE O interruptor MUTE (25) muta o sinal para todas as busses, incluindo sends Aux pre-fade. O circuito mute tambm pode ser ativado pelo sistema mute group, um sinal mute SIP, um sinal mute VCA ou controle instantneo interno do computador scene. Um modo Preview permite edio e checagem dos grupos mute e snapshots sem incomodar a passagem do udio atravs do desk, e os Mutes podem ser ajustados para Safe. LED SAFE/PREV O LED SAFE/PREV usado para indicar o status Mute safe do canal ou status mute Preview, se o console estiver no modo Preview. O canal pode ser colocado em in ou out do modo SAFE usando o interruptor MUTE, depois de primeiro engrenar o modo EDIT SAFE no painel cpu master. Uma luz firme do LED indica uma condio mute safe. O status Preview indicado por uma piscada da luz, sobre o modo Preview que estiver entrando no mdulo master, se o Mute estiver presente no mute group anterior ou scene. LED medidor de entrada Todo canal formado com um LED medidor grfico de 12 segmentos (26), posicionado proximo a cada fader para uma visibilidade mxima e fornece uma indicao grfica imediata de sinais que estiverem entrando nas insert return. LEDS VCA Assign O mdulo determinado para os 8 Grupos VCA usando o boto SOLO (27) em cada canal, em conjunto com os interruptores VCA master SOLO. Todo o console tem que ser colocado no modo VCA Assign (pressione o interruptor VCA Assign Mode localizado no topo do painel cpu master) para que o interruptor SOLO funcione para ser mudado desta maneira. As determinaes atuais VCA so indicadas nos 8 LEDs VCA Assign adjacentes ao fader. SOLO O boto SOLO fornece alimentao PFL para os monitores e fones de ouvidos dos tcnicos, ou aciona um solo in place, dependendo do modo de seleo para a seo master. O boto solo pode tambm ser ativado remotamente de um solo VCA quando determinado para um grupo VCA, permitindo AFL estreo, Intercancel ou solo adicional possvel, com ou sem prioridade de entrada, e solos podem limpos com um nico aperto do boto na seo master. Os botes solo tambm apresentam uma caracterstica momentnea, pressionando e segurando por mais do que 0,5 seg.
MH3 Manual do Usurio 23

Painel Conector Traseiro de Entrada Mono


INPUT (XLR de 3 pinos fmea) Pino 1 Terra Pino 2 Sinal Positivo Pino 3 Sinal Negativo INSERT SEND (jack TSR de ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra INSERT RETURN (JACK TSR de ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra DIR O/P (XLR de 3 pinos macho) Pino 1 Terra Pino 2 Sinal Positivo Pino 3 Sinal Negativo Nota: o pequeno buraco no painel traseiro abaixo da entrada XLR para permitir o ajuste de fbrica do elemente VCA interno do mdulo. Nenhum ajuste adicional deste necessrio ou deve ser tentado, a menos que o elemente VCA seja substitudo durante o servio. Opes de Conectar soldando O MH3 contm algumas conexes opcionais que permitem certas alimentaes de sinal interno que so mudados para adequar a preferncia do usurio. Para o mximo de confiabilidade estas so conexes soldadas, que at certo ponto, melhor do que jumpers de aperto, na maioria dos casos. Cada conexo tem sua funo identificada pelo texto no pcb. Para mudar o ajuste inicial necessrio remover um resistor montado na superfcie que direciona a rota inicial, e ento cria uma ponte soldada entre o par relacionado dos blocos soldaddos. Uma vez que o resistor removido, ele pode ser descartado. Um segundo para de blocos soldados adjacentes ao resistor permite que o ajuste inicial seja restaurado se necessrio.

Funo Fonte Aux PRE

Opes Inicial (ajustado) pre mutada ou post-EQ, pre-insert mutada (R218) ou pre-insert Fonte Direta (DIR levantado) Pr EQ ou pre-filter Pre-EQ (R217) (ambos no mutados) Fonte Direta (Dir abaixado) Post-Fade ou post-EQ Post-fade (R212)

MH3 Manual do Usurio

24

Mdulo de Entrada Estreo


Estgio de Entrada Uma verso estreo do pr-amp de alta performance de entrada mono oferece a mesma extenso de ganho de +15dBu para +60dBu (1) e um interruptor de mudana de ganho 20dB (2). Ele tambm tem um interruptor de Fora Phantom (3), e inversor de polaridade no canal esquerdo (4). O LED de pico (5) indica sinais em excesso de +18dBu em qualquer canal esquerdo ou direito, enquanto os dois interruptores MONO (6) cortam qualquer canal esquerdo ou direito, alimentando o canal alternado para ambas trajetrias do modulo, ou se ambos estiverem pressionados, uma soma mono de L e R para as trajetrias do mdulo. Pontos Inserts Balanceados com interruptor INS Jacks separados fornecem uma pr-EQ send e return balanceada, para canais Esquerdo e Direito, para um nvel nominal de 0dBu. Ver o painel conector traseiro. EQ e Filtro HI-PASS A seo EQ de quatro bandas estreo, com freqncias arrastveis em todas as bandas e ativada pressionando o interruptor EQ (7). A extenso das freqncias so 35Hz-400Hz(LF)(8), 250Hz-2.5kHz(Mdio Grave)(9), 500Hz5kHz(Mdio Agudo)(10), e 1.8Hz-16kHz(HF)(11), com +/-15dB de corte ou realce disponvel para qualquer freqncia. O Q fixado para todas as bandas em 1.1. O filtro High-pass fixado para 80Hz, e ativado com o interruptor Hi-pass (12). Aux Sends Como na entrada mono, existem 12 sends (13), para usar FX ou Monitor. Aux 1 & 2 e 3 & 4 podem ser trocados para pares estreo para sends in-ear, usando os interruptores adjacentes STE (14), codificado-colorido para equilibrar o boto send relacionado. Neste caso, o boto A1 torna-se um controle de nvel estreo, e o boto A2 torna-se o PAN entre Aux 1 e Aux 2. Similarmente para Aux 3 & 4. Cada send tem 5dB de ganho no mximo, e sempre alimentado de uma soma mono dos sinais esquerdo e direito. (Se Aux 1 & 2 ou Aux 3 & 4 estiverem ajustados para estreo, estes sends so alimentados com um sinal estreo, esquerdo para Aux 1/3 e direito para Aux 2/4.) Os Auxes podem ser ajustados para Pr ou Post-fader pelos interruptores adjacentes PRE (15), que esto em pares para os 8 primeiros sends, e como um grupo para Aux 9-12. O sinal Pr-fade original para todas as Auxes pr-EQ mas pode ser mudado para post-EQ atravs de conexes internas (ambas alimentaes seguem o mute channel). Direcionando o Subgrupo Alm disso, para as 12 Aux Sends, 8 busses so fornecidas para sub-agrupagem convencional. Direciona-se para estes via os 8 interruptores de direcionamento individual (16). Normalmente os interruptores Grupos so alimentados por uma soma de sinais esquerdo e direito, mas o interruptor STE (17) permite que qualquer para par/impar de busses de grupo seja usado como um para estreo, seguindo o controle de Balano do canal. Direcionando Mix Bus e controles Pan O sinal enviado para a bus mix estreo e para a bus mono usando os interruptores MIX (18)e C (19). O controle BAL (20), permite que o sinal de entrada seja abaixado para o nvel zero quando girado totalmente no sentido horrio, e vice-versa para o sinal direito. Na posio central, ambos os canais so alimentados para a unity gain para a bus Mix. O controle balance tambm afeta o balano L-R dentro da soma mono enviada para as sends Aux (pr ou post fade) ou grupo de busses.
MH3 Manual do Usurio 25

A bus C (mono) sempre alimentada diretamente com uma soma mono do sinal postfader estreo.

Fader
O fader um deslizador de 100 mm(21), que controla o nvel de todas as busses, e tem 10dB de ganho quando totalmente levantado to bem quanto uma escala expandida ao redor da rea de unity gain para uma resoluo mxima. MUTE O interruptor MUTE (22) muta o sinal para todas as busses, incluindo sends Aux pre-fade. O circuito mute tambm pode ser ativado pelo sistema mute group, um sinal mute SIP, um sinal mute VCA ou controle instantneo interno do computador scene. Um modo Preview permite edio e checagem dos grupos mute e snapshots sem incomodar a passagem do udio atravs do desk, e os Mutes podem ser ajustados para Safe. LED SAFE/PREV O LED SAFE/PREV (23) usado para indicar o status Mute safe do canal ou status mute Preview, se o console estiver no modo Preview. O canal pode ser colocado em in ou out do modo SAFE usando o interruptor MUTE, depois de primeiro engrenar o modo EDIT SAFE no painel cpu master. Uma luz firme do LED indica uma condio mute safe. O status Preview indicado por uma piscada da luz, sobre o modo Preview que estiver entrando no mdulo master, se o Mute estiver presente no mute group anterior ou scene. LED medidor de entrada Todo canal formado com um LED medidor grfico de 12 segmentos (24), posicionado proximo a cada fader para uma visibilidade mxima e fornece uma indicao grfica imediata de sinais que estiverem entrando nas insert return. LEDS VCA Assign O mdulo determinado para os 8 Grupos VCA usando o boto SOLO (26) em cada canal, em conjunto com os interruptores VCA master SOLO. Todo o console tem que ser colocado no modo VCA Assign (pressione o interruptor VCA Assign Mode localizado no topo do painel cpu master) para que o interruptor SOLO funcione para ser mudado desta maneira. As determinaes atuais VCA so indicadas nos 8 LEDs VCA Assign adjacentes ao fader. SOLO O boto SOLO (26) fornece alimentao PFL para os monitores e fones de ouvidos dos tcnicos, ou aciona um solo in place, dependendo do modo de seleo para a seo master. O boto solo pode tambm ser ativado remotamente de um solo VCA quando determinado para um grupo VCA, permitindo AFL estreo, Intercancel ou solo adicional possvel, com ou sem prioridade de entrada, e solos podem limpos com um nico aperto do boto na seo master.

MH3 Manual do Usurio

26

Painel Conector Traseiro de Entrada Estreo


INPUT ESQUERDA, DIREITA(XLR de 3 pinos fmea) Pino 1 Terra Pino 2 Sinal Positivo Pino 3 Sinal Negativo INSERT SEND ESQUERDO, DIREITO (jack TSR de ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra INSERT RETURN ESQUERDO, DIREITO (JACK TSR de ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra Nota: o pequeno buraco no painel traseiro abaixo da entrada XLR para permitir o ajuste de fbrica do elemente VCA interno do mdulo. Nenhum ajuste adicional deste necessrio ou deve ser tentado, a menos que o elemente VCA seja substitudo durante o servio. Opes de Conectar soldando O MH3 contm algumas conexes opcionais que permitem certas alimentaes de sinal interno que so mudados para adequar a preferncia do usurio. Para o mximo de confiabilidade estas so conexes soldadas, que at certo ponto, melhor do que jumpers de aperto, na maioria dos casos. Cada conexo tem sua funo identificada pelo texto no pcb. Para mudar o ajuste inicial necessrio remover um resistor zero-ohm que direciona a rota inicial, e ento cria uma ponte soldada entre o par relacionado dos blocos soldaddos. Uma vez que o resistor removido, ele pode ser descartado. Um segundo para de blocos soldados adjacentes ao resistor permite que o ajuste inicial seja restaurado se necessrio.

Funo Fonte Aux PRE Esquerda Fonte Aux Pre Direita

Opes pre ou post-EQ mutada pre ou post-EQ mutada

Inicial post-EQ mutada (R42) post-EQ mutada (R63)

MH3 Manual do Usurio

27

SEO DE SAIDA
Vista Superior A seo de Saida dividida em dois mdulos. O painel fader abaixo destes mdulos de sada contm os 8 faders masters VCA e um mdulo CPU separado que alojam controles para automatizao instantnea, grupos mute, e modos solo. O layout da seo de sada claro e oferece uma excelente flexibilidade to bem como numerosas facilidades. O mdulo Group/Return controla as 8 primeiras saidas Aux, as 8 saidas Group, alm das 8 entradas FX Return estreo. Os 8 faders neste mdulo podem controlar quaisquer saida Group ou Aux, dependendo do ajuste do interruptor est a chave para a capacidade de propsito duplo do MH3. O mdulo Master/Matrix armazena as 4 Saidas Aux restantes (Aux 9-12), que so sempre controladas pelos faders, alm das quatro saidas matrix, e todas as facilidades master incluindo os faders masters LCR, monitorando e retornando. Acima de ambos os mdulos, um LED medidor grfico de 12 segmentos faz a monitorao dos nveis de sada. As sadas LCR principais incorporam um medidor grfico de 24 segmentos de resoluo mais alta.

MH3 Manual do Usurio

28

Mdulo Group/Return
Saidas Group e Aux com facilidade Swap A chave para a capacidade de duplo propsito do MH3 a trajetria de sinal reversvel a qual permite que qualquer sinal Group ou Aux de sada seja controlado por um fader linear, e tenha acesso ao ponto insert. Para aplicaes FOH, os grupos so necessrios aos faders para sub-agrupamento, e o ponto insert permite EQ externa ou dinmica para ser usada no grupo. Os sends Aux nesta aplicao sero usados para sends FX, ento controles master giratrios so adequados. Pressionando o boto GRP/AUX ON FDR (1), alm de muda-lo para o modo AUX, o console configurado para usar Stage Monitor, onde a Saida Aux controlada pelo fader, e tem uso do ponto insert para insero EQ. Enquanto isso, a sada group trocada para o fader giratrio. Isto possvel para trocar o modo fader para cada uma das 8 sadas individualmente, permitindo combinao de sub-grupos e monitora sends ou faders. Esta flexibilidade essncial quando estiver fazendo monitorao de mixagens do FOH. Seo de Saida Fader Cada uma das 8 sees master Fader compreende um fader de 60mm (2) que alimenta qualquer sinal Aux ou Group para seus respectivos XLR balanceados no painel traseiro. Um ponto insert balanceado pre-fade, via jacks de separados, permitem a insero de EQ ou dinmicos. Cada fader ordenado por cores com seu controle Aux bus send para fcil identificao quando estiver controlando mixagens no Monitor, e medidor grfico de 12 segmentos (3) no topo do mdulo fornece a medio de qualquer sada fader controlada. O boto TB (osc) (4) direciona talkback, tom e pink noise da seo talkback central/oscillator para qualquer saida que estiver sendo controlada pelo fader. Se sub-grupos estreo ou sends In-Ear estiverem em uso, os AFLs podem ser conectados como um par estreo pressionando os botes adjacentes ao mesmo tempo; quando conectados, o AFL aparecem como um AFL estreo nas saidas wedge & phones. Uma vez que um par de AFLs estiverem conectadas, elas ficam conectadas at que dois botes AFL sejam pressionados simultaneamente outra vez. Pares conectados permanecem conectados mesmo se o console for desligado e ligado outra vez. Seo de Sada Giratria Cada uma das 8 sees master giratrias esto equipadas com um fader giratrio colorido (7) e solo AFL (8) e controles MUTE (9). (a conexo estreo AFL no est disponvel na seo de sada giratria). Group para Seo Mix A trajetria do sinal Group, apesar de ser controlada pelo fader ou no, pode sempre ser direcionada para as busses mix principais usando os interruptores MIX (10) e C (11) e o controle PAN (12). FX Return estreo com EQ movvel. Localizado acima da seo de Sada Group/Aux est uma seo FX return estreo. Uma entrada line estreo dos jacks balanceados do painel traseiro alimenta um interruptor 10dB gain (13); via uma seo EQ de 3 bandas estreo (ver abaixo) para um fader de nivel giratrio (14). Interruptores iluminados, PFL estreo (15) e Mute (16) so fornecidos.

MH3 Manual do Usurio

29

O sinal estreo return pode ser direcionado para as busses MIX(17) e C(18), ou diretamente para o par mais prximo dos faders de Sada diretamente abaixo do return, usando interruptores 1-2, 3-4, 5-6 ou 7-8 (19). Isto fornece o seguinte benefcio para o return, alm disso, para o FX return padro para a mixagem principal: Nas aplicaes Monitor, quando um par de Faders de Sada estiver controlando uma alimentao In-Ear estreo, o return pode fornecer um FX return individual para aquela mixagem. Alternativamente, se todos os 8 sub grupos no estiverem sendo usados em uma aplicao FOH, o return pode ser direcionado para os Faders de Sada e ento para Mix, permitindo controle do nvel return pelos faders lineares. EQ A seo EQ de 3 bandas normalmente parte da trajetria de sinal FX return, na qual caso, ela opere como um EQ estreo. Alternativamente, o EQ pode ser ajustvel na trajetria de sinal do Fader de Sada, usando o interruptor EQ TO O/P FDR (20), onde ele pode ser usado para fornecer suavidade na alimentao In-Ear ou sub grupos. Neste caso, cada estgio do EQ funciona como um EQ mono, associado com o Fader de Sada correspondente diretamente abaixo dele. A seo FX return contnua a operar como antes, mas sem EQ. A seo EQ compreende bandas HF shelving (21) e LF (22), para 12kHz e 60Hz respectivamente, com uma banda mdia (23) de 350Hz para 3.5kHz. A equalizao da banda mdia faixada para 1.1. 15dB de corte ou realce est disponvel em todas as bandas. O EQ pode ser ligado ou desligado usando o interruptor iluminado EQ (24). Conector Traseiro INSERT SEND & INSERT RETURN, GRP/AUX (Jack TRS de 1/4) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra FX RETURN ESTREO L & R (Jack TRS de ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra SADAS GROUP & AUX (XLR macho de 3 pinos) Pino 1 Terra Pino 2 Positivo Pino 3 Negativo Nota: sinais mono podem ser conectados para o Jack de entrada Esquerdo e este automaticamente alimentar ambos os lados do return estreo.

MH3 Manual do Usurio

30

Mdulo Master/Matrix
Seo de Sada Aux 9-12 Sadas Aux de 9-12 tem suas prprias sees de sada dedicadas e so sempre controladas pelos faders lineares. Cada fader (1) alimenta o sinal Aux para sadas XLR balanceadas no painel traseiro. Existe um ponto insert pr-fade com jacks separados, e botes TB(osc)(2), Mute(3) e AFL(4) so fornecidos.

O LED medidor grfico de 12 segmentos (5) no topo da seo normalmente mede as Sadas 9-12, mas pode ser mudado para medir as Sadas Matrix 14 pressionando os botes MTX (6) abaixo dos medidores. Seo de Sadas Matrix 1-4 Uma seo Matrix 12x4 est localizada imediatamente acima das Sadas 912. Cada uma das 4 Sadas tem um fader master giratrio (7), com botes TB(osc)(8), Mute(9), e AFL(10), e 12 botes receive (11) controlam os nveis de mixagem que alimentam a Sada Matrix de cada um dos 8 grupos, as sadas principais L,R e C e uma entrada line externa de uma Jack de balanceado no painel traseiro. O sinal de Sada Matrix aparece em um XLR balanceado no painel traseiro. A capacidade Matrix pode ser expandida para 8 Sadas se necessrio, ajustando o mdulo de entrada 4 Mtx + 4 opcional, no lugar do mdulo de entrada 8 way para a direita imediata do mdulo Master/Matrix.

Pinos de Sada do Conector Traseiro INSERT SEND, INSERT RETURN & EXT IN (Jack TRS ) Tip Sinal Positivo Ring Sinal Negativo Sleeve Terra SADAS AUX & MATRIX (XLR macho de 3 pinos) Pino 1 Terra Pino 2 Positivo Pino 3 Negativo

MH3 Manual do Usurio

31

Seo Master
A seo restante do mdulo Master/Matrix contm os faders L, R principais e faders de sada C. Uma sada mix estreo alternativa, um oscilador de teste de ondas e ruido, funes talkback interna/externa. Esta seo tambm contm as sadas monitor, 2-Track return e controles de fonte monitor. Faders de Sada Principal Trs faders de alta qualidade de 100mm (1) controlam os nveis de sada Stereo Mix esquerdo e Direito e Central (mono). Estes so alimentados para XLRs balanceados no painel traseiro. O fader central pode ser usado para controlar o nvel Monitors para alimentar wedges em uma aplicao de estgio de monitor pressionando o boto Use C Fader (2). O nvel de Sada Central ento ser controlado pelo controle giratrio MNTR. Sada Mix estreo alternativa A sada ALT uma sada estreo adicional, ajusta pr ou post (3) os faders Master MIX e controlada pelo fader giratrio ALT STE (4). As sadas aparecem nas XLRs balanceadas no painel traseiro. Ambas as sadas L e R podem ser alimentadas pela soma mono dos sinais MIX L e R usando o interruptor MNO (5), efetivamente permitindo que dois faders controlem as sadas mix mono-somadas. Pontos Inserts Pontos Insert Pr-fade MIX L, R e C (mono) usam sends e return balanceados em jacks de separados no painel traseiro. Seo Talkback e Oscillator As sees Talkback e Oscilator dividem uma regulagem comum de botes TB (osc) de direcionamento, permitindo-os acessar qualquer uma das sadas controladas por Fader e as sadas Matrix. A seo Talkback tem um painel frontal XLR (6) para entrada mic, com ganho ajustvel de 20-50dB (7). (fora phantom 48V est disponvel atravs de um jumper interno). O sinal mic pode ser direcionado para qualquer buss interna selecionada, pressionando o boto INT (8) junto com o boto TB apropriado, ou enviado para uma sada intercom (compatvel com Soundcraft MH4, Sries 5 e consoles SM-Sries) usando o boto EXT (9). Os botes INT e EXT so momentneos se pressionados por mais do que 0.5 segundos, caso contrrio eles so travados. O Oscilador gera tom, de 55Hz para 11kHz(10), ou pink noise (11). Ele tem um controle Level (12), e usa prpria sada XLR balanceada no painel traseiro. O sinal oscilador direcionado para sua XLR via o interruptor EXT (13). Ele direcionado para as busses internas do console pressionando o interruptor OSC TO BUSSES (14) e os interruptores locais TB (osc) na sada desejada. Os interruptores TB/Osc para as busses MIX(15) e C (16) esto localizadas adjacente ao interruptor OSC TO BUSSES. Indicadores de Status PSU Trs LEDs de Status PSU (17) indicam a operao PSU normal.
MH3 Manual do Usurio 32

Sadas Monitor e Headphones


Controles de nvel separados (18 & 19) so fornecidos para monitores de tcnicos e headphones. A fonte de sinal destas sadas comum e pode ser selecionada do sinal post-fade MIX (20), do sinal MIX Central (mono) (para ambas sadas L e R) (21), ou das entradas replay 2TK (22), e pode ser somada pela seleo simultnea se necessrio. Estas fontes so automaticamente ignoradas por um sinal solo de entrada ou sada. O nvel do sinal PFL ou AFL pode ser ajustado pelo +/-10dB usando o controle PFL/AFL TRIM (23). O controle giratrio de nvel Monitor pode ser ajustvel com o fader master de Sada Central, pressionando o boto Use C Fader (2) adjacente ao controle giratrio. O sinal Monitor/phones estreo pode ser somado para mono se necessrio pressionando o boto MNO (24). A sada headphone uma Jack estreo de (25), discretamente montado em uma tomada na face do painel do fader; o controle de volume dos phones (19) est localizado adjacente a tomada. O amplificador de headphone tem uma capacidade de alta potencia, e determinado para distribuir sua tenso de sada total mesmo em phones de baixa impedncia (ex. 8 ohms). Entrada 2-Track Replay Para reproduo de gravador estreo, CD ou fontes Minidisc, um controle de nvel giratrio (26) ajusta o nvel de sinal das entradas Jack estreo balanceadas de . Estes podem ser direcionados para a bus MIX com o interruptor MIX (27), ou monitorado nas sadas monitor/phones como descrito abaixo.

Controles Meterbridge opcional Os botes opcionais, FDR 1-8, AUX 9-12 e MTX so usados se o VU opcional estiver ajustado. Trs grandes medidores VU com LEDs de pico integral medem os sinais de sada central, esquerdo e direito. Se a meterbridge no estiver ajustada, estes interruptores esto cobertos por uma placa branca (removvel). A meterbridge apresenta um banco de 8 medidores VU tamanho mdio que so para medir um dos trs bancos de fontes, usando o FDR 1-8 (28), AUX 9-12 (29) e MTX (30): O interruptor FDR 1-8 seleciona os sinais dos faders Aux/Group 1-8 para alimentar os 8 medidores. O interruptor AUX 9-12 seleciona os sinais Aux 9-12 para alimentar os primeiros 4 medidores. O interruptor MTX seleciona os sinais Matrix 1-4 (e 5-8 se o expander matrix opcional estiver ajustado) para alimentar os medidores 4/8. Os trs interruptores so interligados.

MH3 Manual do Usurio

33

Painel CPU de Automatizao


A seo computador de automatizao ocupa a rea do painel fader entre os faders VCA master e os controles Monitor Master/Phones. As funes desta seo so: Automatizao Mute Scene 128 Mute Scenes com Program Change MIDI, Insert, Store, Recall, Next, Up/Down, display de 7 segmentos com Scenes Edit Preview podem tambm armazenar determinaes VCA consulte a seo VCA ASSIGN abaixo. 8 Grupos Mute com Preview Edit 8 Grupos VCA com Mutes Master & Solo VCA Sistema Solo Controle AFL/PFL, SIP, Solo Clear, Input Priority, Auto-Cancel. Sistema Safe Salva Scenes, Mute Groups, VCA Master Mutes, MIDI Mutes & Mutes SIP Sistema Preview Permite preview & edit de Scenes e grupos Mute Sistema MIDI Controle mute atravs do Note On/Off. Controle Scene via Program Change. Carrega Sistemas Exclusivos. Suporta BSS Varicurve MIDI loop. Suporta protocolo sysex AFL de Sada do DriveRack 480 dbx. Sistema em Cascata Conecta duas automatizaes de console & solo logic via RS232. Miscelnea Modos de usurio para determinaes Recall VCA em scenes, mutes Recall em scenes, Transmit Program Changes on/off. Mute grupos com atalhos scene, Auto aumento em scene recall., automatizao MIDI Note Mode, Hard Reset.

MH3 Manual do Usurio

34

Controles de Tarefa
VCA ASSIGN
O interruptor VCA ASSIGN seleciona o modo VCA Assign. Para determinar canais para VCAs, primeiro pressione o interruptor VCA Assign Mode, depois os botes SOLO em um ou mais faders master VCA estes botes SOLO comeam a piscar. Ento pressione os botes SOLO de quaisquer canais necessrios para ser parte destes grupos. Os LEDs Assign VCA nos canais acendem para indicar a tarefa. As tarefas podem ser desativadas por um segundo aperto no boto do canal SOLO isto ento age como uma troca para tarefa e no-tarefa. Quando terminado, pressione o interruptor VCA Assign mode outra vez para parar de piscar e trave as tarefas. (Isto acontecer automaticamente se nenhum boto solo for pressionado por um perodo de 20 segundos). Para desativar qualquer tarefa individual, repita o procedimento para tarefas para o VCA em questo: pressionando o interruptor SOLO do canal em um canal o qual j est determinado para o VCA selecionado, este ser desativado. Para limpar todas as tarefas de um canal em particular, entre no modo VCA ASSIM, mas no selecione qualquer solo master VCA. Pressionando Solos de entrada nestas condies limpar todas as tarefas destas entradas. Nota: Tarefas VCA so armazenadas em scenes, mas recall volta ao original, para evitar que mudanas acidentais as tarefas programadas. Para ativar scene recall destas, veja a seo User Modes mais adiante neste manual.

EDIT SAFES
O modo EDIT SAFES permite que os botes MUTE nas entradas e sadas sejam usados para ajustar estes canais no modo SAFE. Isto significa que seus mutes no sero afetados por qualquer grupo mute, scene mute ou mute solo in place, mas pode ainda ser manualmente direcionado. O LED SAFE/PREVIEW adjacente aos interruptores MUTE acendero rapidamente para mostrar que o mute est no modo SAFE. Colocando um canal no Mute Safe tambm desmutar o canal, se ele estiver mutado como o resultado de qualquer coisa, exceto uma presso manual.

MUTE PREVIEW
O modo MUTE PREVIEW permite a checagem de contedos mute de um scene ou grupo mute, da seguinte maneira. Quando o modo Preview estiver ativo, relembrar um scene ou grupo mute mostrar o status daquele scene ou grupo mute piscando o LED SAFE/PREVIEW, ao invs de mutar o canal ou sada. Alm disso, pressionando os interruptores MUTE pode ser usado para editar um scene relembrado ou grupo mute, e ele pode ento ser re-armazenado ou re-gravado no scene atual, ou outro scene. Pressionando o interruptor Mute Preview trocar entre in e out o modo preview. Note que o status mute safe dos canais no podem ser vistos enquanto o modo Mute preview estiver ativo porque o mesmo LED usado. Nenhum controle MIDI para ou do console possvel quando o Modo Preview estiver ativo.

MH3 Manual do Usurio

35

Grupos Mute
Interruptores Master de Grupos Mute
At 8 Grupos Mute podem ser criados e controlados dos 8 interruptores Mute Master. Em um modo especial (acessvel usando Modos do Usurio ver mais tarde) a funo dos Masters Mute pode ser mudada para que eles se tornem teclas Instant Recall ou Shortcut para qualquer um dos 128 mute scenes. Neste modo, Grupos Mute no esto disponveis. Os interruptores Master de Grupos Mute so usados para selecionar ou mudar os Modos do Usurio ainda que o console este ligado - ver mais tarde em Modos do Usurio.

Masters de Grupo Mute em Modo de Grupos Mute (modo inicial) Para armazenar um Grupo Mute, primeiro ligue o Canal ou os Mutes de Sada necessrios, depois segure o interruptor STORE imediatamente acima dos interruptores Mute Master e pressione o interruptor Mute master desejado. Grupos Mute podem ser configurados, editados e testdos no modo Preview, o procedimento o mesmo, a nica diferena que pressionando os interruptores Mute no mutar os canais, e o status do Mute ser mostrado nos LEDs preview que estiver piscando, melhor do que nos prprios interruptores. A seguinte nota se aplica aos Grupos Mute: Canais ou sadas no mutaro se elas estiverem salvas. Elas no desmutaro se elas tambm estiverem mutadas como o resultado de outro Grupo Mute ativo ou Grupo VCA (somente entradas), ou se elas j foram mutadas manualmente. Um grupo Mute ativo ser automaticamente desativado se para qualquer ponto seus membros tiverem sido salvos, se todos estes membros estiverem mutados, ou se ele feito para no ter membros.
Grupo Mute Masters como Shortcuts (atalhos) (Modo do Usurio 1 Grupo de Mute Masters como atalhos scene ativo) Normalmente, o modo do usurio 1 no est ativo e o Masters Mute funciona como Grupos Mute. Se o Modo do Usurio 1 (Masters de Grupo Mute como atalhos scene) estiver ativo, pressionando um Master de Grupo Mute relembrar o scene determinado para aquele Grupo Mute. Se no modo preview, pressionar um Master de Grupo Mute previamenterelembrar o scene determinado para aquele grupo Mute.

Para determinar um scene para uma tecla shortcut, primeiro selecione e relembre o nmero do scene desejado usando os interruptores Up/Down e Recall, ento aperte o interruptor Store sobre os Masters Mute, e pressione o interruptor Mute Master necessrio. O console fornecido originalmente tendo os Scenes 1-8 determinados para Mute masters 1- 8.
MH3 Manual do Usurio 36

Seo Scene Control


Automatizao Scene Display de 7 segmentos
O display de 3 dgitos com pontos decimais normalmente mostram o nmero scene. O display tambm mostra o nmero da verso software power up, scenes armazenados e mensagem de erro. Os trs pontos decimais piscam se o ajuste do mute atual ou o ajuste da tarefa VCA (Se o modo do usurio 3 estiver ativo) no se equiparar com o ltimo scene relembrado. No modo preview, os trs pontos decimais piscam se o status previewmute atual no se equiparar com o ltimo scene previamente-relembrado. Interruptores YES/NO ( / ) Usado para relembrar um nmero scene mostrado. Se apertado as teclas, rolaro mais rpido (auto-scroll). Pressionando / enquanto Recall estiver sendo apertado rolar o scene e relembrar o mesmo, mas no se o display estiver auto-rolando. A facilidade YES/NO usada para confirmar ou cancelar ou inserir aes. Os LEDs interruptores acendem alternadamente com os interruptores Store & Insert durante uma operao de Armazenagem ou Insero <yes><no>. Interruptor Recall Usado para relembrar um nmero de scene mostrado. Se apertado, as teclas / podem ser usadas para rolar atravs & relembrar scenes. O interruptor LED acende quando o scene mostrado atual no o ltimo scene relembrado (e no modo Preview se o scene mostrado atual no o ltimo scene previamente-relembrado). Interruptor Next Usado para relembrar o scene adicional 1 mostrado atualmente. Ele no funciona com as teclas / como o interruptor Recall, mas ao invs disso, permite relembrar uma seqncia automtica de scenes quando repetidamente pressionado. Interruptor Store Usado para armazenar os ajustes mute atuais e tarefas VCA sobre o nmero do scene mostrado. Quando pressionado o display mostrar <scene number><yes><no>. Os LEDs store/ / piscaro alternadamente. Pressione (Yes) para armazenar o scene. Pressione (No) para cancelar a operao store.

Interruptor Insert Usado para armazenar os ajustes mute atuais para o nmero scene mostrado e embaralhar todos os nmeros scenes maiores at um. Note que isto significa que qualquer dado scene armazenado nos scene 128 ser perdido. Quando pressionado o display mostrar <scenenumber><yes><no>. Os LEDs / piscaro alternadamente. Pressione (Yes) para inserir o scene e apagar qualquer dado no scene 128. Pressione (No) para cancelar a operao insert.
MH3 Manual do Usurio 37

Modos do Usurio
Existem 6 Modos do Usurio especiais que permitem que o funcionamento do console seja feito sobre encomenda de acordo com as necessidades do usurio. Estes so determinados para serem coisas que no precisam ser mudadas com muita freqncia. Uma vez ajustado, os Modos do Usurio so memorizados e somente tem que ser ajustados uma vez. O status atual dos Modos do Usurio para o console mostrado por aproximadamente 2 segundos por iluminao dos LEDs Mute Group Master durante o funcionamento. Se um LED estiver aceso durante o funcionamento, o modo est ativo. Para ligar ou desligar o modo do usurio, segure os interruptores relacionados durante o funcionamento, at mudar o estado interno do LED. Os modos so como seguem: Modo Funo 1 Mute Group Masters como atalhos scene 2 Modo MIDI Note: permitido = sequencer, no permitido = sampler 3 Scene Recall VCA Assign On 4 Scene Recall Mute update off 5 Scene Recall MIDI TX Program Change Off 6 Scene RECALL auto-increment On Notas de Aplicao: Mute Group Masters como Atalhos Scene On/OFF Normalmente os Masters Mute funcionam como Grupos Mute, e muito do tempo em produo tipo Rock and Roll os Grupos Mute sero usados exclusivamente, com pouco uso de automatizao Scene. De qualquer maneira, se o uso mais intensivo de automatizao scene-baseada necessria, pode ser conveniente ter teclas atalhos para pular scenes chaves, ao invs de grupos mute. Modo Midi Note Sequencer / Sampler A aplicao mais provvel do controle midi dos interruptores mute sero conectadas dos efeitos de som atravs de um sampler, ento este modo permitido. Se for necessrio automatizar dinamicamente os mutes, isto pode ser feito gravando os mutes pressionados em um sequencer midi neste caso o modo Sequencer deve ser selecionado. Ligar/Desligar Snapshot VCA Recall Este desativado originalmente por ser um modo potencialmente perigoso, particularmente para aplicaes tipo Rock and Roll normal, onde a automatizao scene no est sendo usada. O pressionamento acidental dos interruptores Recall ou Next, pode resultar em tarefas VCA atuais sendo canceladas durante uma performance, por isso esta funo desativada. Para aplicaes teatrais ela pode ser til para ter mudana VCAs em suas tarefas com mudanas scene se isto for necessrio, VCA Recall pode ser ativado. Original de Fbrica No permitido No permitido No permitido No permitido No permitido No permitido

MH3 Manual do Usurio

38

Ligar/Desligar Atualizao Snapshot Recall Mute


Normalmente, relembrar scenes automaticamente relembra os ajustes mute armazenados, to bem quanto enviar uma mensagem de mudana de programa midi. De qualquer maneira, existem vezes quando voc quer enviar mudanas de programa midi, mas NO tem os mutes continuamente sendo resetados. Desligar o mute recall permite a seo control scene seja usada como um controle remoto para MIDI FX, sem afetar os mutes do console. Os grupos mute permanecem totalmente operacionais quando scene mute recall foi desativado. Scene Recall MIDI TX Program Change On/Off Em algumas circunstncias pode ser necessrio inibir o envio das mudanas program MIDI quando estiver relembrando scenes por exemplo, se program changes no estiverem sendo usados para relembrar patches nas unidades FX, mas mutes de canal que estiverem sendo usados para conectar samples FX de som, o program change pode desfazer a operao do sampler. MIDI In, Conector do Painel Traseiro Thru & Out

MH3 Manual do Usurio

39

Ajustando com o Power Desligado


Os seguintes ajustes so salvos no EPROM com o power desligado e sero restaurados quando o console for ligado de volta: Mutes Ativos Status do Mute Manual Grupos Mute Ativos (se o Modo do Usurio 1 estiver inativo) Grupos VCA Ativos Sociedade Assign VCA Safes Ativo Atalhos de Grupos Mute (se o Modo do Usurio 1 estiver ativo) Pareamento de sada AFL ltimos Scenes relembrados Ajustes do Usurio

Zerando a CPU
CPU Reset A fim de mudar os Modos do Usurio sem desligar o console, ou no improvvel caso de uma interrupo da CPU, ela pode ser reiniciada ainda que seu interruptor power esteja ligado. As memrias scene, mute group e VCA assign no sero afetadas por este procedimento. Pressione & segure EDIT SAFES + YES + NO A CPU ser zerada, e seguir a mesma seqncia boot-up como quando o console ligado. No caso de um srio mau funcionamento da CPU, possvel forar o reboot da CPU pressionando um interruptor interno na pcb CPU. Este est acessvel no caso de uma emergncia removendo os parafusos que prendem a face CPU ao console, tire cuidadosamente o circuito CPU fora do console at que uma grande pcb CPU, que est montada no fundo do circuito, possa ser alcanada. O interruptor reset est visvel no topo lateral do quadro, em direo ao centro do limite frontal da pcb. Hard Reset Nota: Antes de realizar um Hard Reset, certifique-se de que foi feito um back up das memrias scene usando um MIDI dump, porque todos os dados salvos sero apagados. Pressione Store + Recall com o power ligado para realizar um Hard Reset. Um hard reset limpa todos os dados salvos, restaurando para o padro de fbrica. Todos os scenes sero esvaziados (isto , sem mutes/tarefas VCA), todos os grupos mute sero esvaziados, todos os modos do usurio, mutes, safes, etc. sero zerados.

MH3 Manual do Usurio

40

Descarregando e Re-carregando a Memria Interna.


O console usa o protocolo Sys-Ex MIDI padro para permitir salvar e re-carregar memrias scene para qualquer equipamento MIDI que pode receber, salvar e transmitir dados Sys-Ex. Transmitindo um Dump SysEx Um Dump Out pode ser gerado pressionando todos ao mesmo tempo YES + NO + Recall no painel master, ou pedindo um dump com uma mensagem Dump Out Request Sys-Ex. Durante um Dump Out, o display piscar _do. Um pacote de 128 scenes seguidos por um pacote de tarefas Mute Group sero transmitidos. Notas : Um Dump Out pode somente ser iniciado quando estiver no modo normal (isto , sem rolagem/no Store/modos insert), e no ser iniciado se estiver ocorrendo um dump in. Durante um Dump Out toda automatizao scene/mode est desativada. Siga completando o dump, o console retornar para operao normal, mostrando o scene atual como usual. Durante um dump out, nenhuma mensagem mute MIDI ser transmitida, e qualquer mensagem MIDI que estiver entrando ser ignorada. Recebendo um SysEx Dump Para simplificar a operao, o console automaticamente aceitar um dump in, quando ele receber dados vlidos na forma de um de seu prprio midi dump. Ele no responder a qualquer outro tipo de SysEx dump. Ao receber um pacote vlido sysex, o Dump MIDI ser realizado. O display piscar _di durante o dump. Cada pacote recebido, decodificado & checado, e se no houver outros erros os dados sero copiados no EEPROM. Se houver problemas uma mensagem de erro ser mostrada. O console reverter para a operao normal se nenhuma mensagem sysex adicional for recebida 1 segundo aps receber a mensagem sysex anterior. Durante um dump in, nenhuma mensagme MIDI mute ser transmitida. Notas: Qualquer pacote pode ser recebido em qualquer ordem. Ao receber um pacote Dump Sysex Vlido, o console entrar no modo Dump in. O Modo Dump in no entrar para um SysEx Request Dump. Um Dump in ser ignorado se estiver nos modos Preview/SIP, ou se houver um dump out atual.

MH3 Manual do Usurio

41

Opo de Conexo do Console


O console pode ser equipado com um mdulo de conexo opcional, com interfaces de udio e lgica, fornecidas para conectar um segundo console escravo quando mais canais de entrada forem necessrios. (Note que somente dois consoles podem ser conectados, e cada um deve ser equipado com um mdulo de conexo). Instalando o Mdulo de Conexo Opcional Remova os 10 parafusos do painel branco, o qual est a direita do painel conector MIDI, e remova o painel. Dentro do console, voc encontrar 2 flat cables (um de 26-vias esquerda e um de 50-vias para o centro) e um terra. Prenda os cabos e o fio terra instalado no mdulo de conexo. Usando os parafusos que prendem o painel branco no lugar, prenda o mdulo de conexo no console. Na pcb de conector traseira do MIDI existem 8 interruptores DIP, estes tero que ser movidos para a posio OFF. Voc talvez tenha que remover temporariamente o quadro MIDI para ter acesso aos interruptores DIP. Recoloque a placa MIDI. Um mdulo de conexo deve estar instalado em cada um dos consoles para que voc possa conectar. Conectando udio A conexo de udio concluda simplesmente conectando as sadas principais (group, aux, mix, solo, etc) do console escravo para as entradas bus correspondentes do console master, usando um Jack XLR fmea de . Um flat cable de 25-vias necessrio. Conexo Lgica VCAs, Mute Groups e Solos Um cabo de conexo de propriedade 15-vias usado para conectar os VCAs e outras facilidades. Este compatvel com os consoles Soundcraft MH4. A conexo dos VCAs feita usando uma interface paralela com entradas bus VCA no conector TO MASTER, e sadas no conector TO SLAVE. A designao Master/slave depender de qual caminho o cabo for conectado. Isto , conectado TO MASTER do console Slave para TO SLAVE do console Master.

Os Mute Groups, solos e automatizao dos dois consoles so conectados por meio de uma conexo em srie RS232 dentro da conexo de propriedade 15-wy (referida abaixo como o Cabo Cascata), juntando as CPUs internas de ambos os consoles. Os consoles devem ser conectados para carregar. O console verifica a presena de um cabo cascata no port cascade para carregar. Da ele determina se um console Master Sozinho, Master ligado em cascata ou Slave ligado em cascata. Uma conexo automaticamente estabelecida quando dois consoles conectados com um cabo cascata so carregados. Quando a conexo estabelecida, o console escravo herda os ajustes do console master. O display do escravo piscar SLA at que a sincronizao com o master seja (automaticamente) alcanada. Uma vez conectado, toda operao de automatizao do console escravo desativada*, exceto para SIP, Auto Cancel, IP Priority & Solo Clear, as quais funcionam inclusive com os respectivos controles do console master.
MH3 Manual do Usurio 42

Isto significa que o controle solo global e pode ser ativado de qualquer console master ou escravo. O comportamento da Automatizao idntico sobre consoles em cascata como para um console sozinho. *A nica exceo para isto para iniciar um MIDI Dump Out Se UP, ON e Recall estiverem pressionados simultaneamente no console escravo, um MIDI Dump Out (local) ser iniciado. Uma conexo no ser estabelecida a menos que o console master esteja no modo normal (isto , no no modo Edit Safes/Preview/VCA Assign/SIP Active/Dump in/Dump Out). Todos os solos ativos sero limpos em ambos os consoles ao estabelecer uma conexo. Conexo estabelecida: Sincronizando os ajustes do Console O escravo agora atualiza o display de sete segmentos para o mesmo, como o console master. Quaisquer mutes relacionados so ativados para membros de qualquer VCA Master Mutes ativos (piscando), alm disso, quaisquer mutes relacionados so ativados para membros de qualquer Mute Group ativo. Os consoles master e escravo esto agora totalmente sincronizados, e esto no estado Normal, prontos para operao.
Os consoles conectados agora permanecem em uma configurao conectada com um aperto de mo hello de resposta de chamada a cada 10s. Se o aperto de mo terminar, todos os solos estaro limpos em ambos os consoles, e o console escravo retornar para o modo normal (i.e. Edit Safes/Preview/VCA Assign sairo). O console slave reverter para mostrar SLA, esperando a conexo ser re-estabelecida. Durante este tempo, somente a automatizao mute e solo estaro disponveis no console escravo. Se uma conexo re-estabelecida, o console escravo mais uma vez herda os ajustes do console master como acima, e a operao cascata do console continua outra vez. Se uma conexo no for reestabelecida dentro de 30s, ambos consoles, revertero para serem um console Master independente com automatizao total independentemente por console. Isto para permitir acesso para todas as funes de automatizao em cada console no caso de emergncia onde a conexo foi permanentemente rompida. Uma conexo pode agora ser re-estabelecida sem recarregar ambos consoles e re-estabelecer uma conexo.

Operao em Cascata Uma vez que uma conexo estabelecida, toda automatizao Scene, Mode, Mute Group, e Vca Master Mute realizada do console master. Os seguintes interruptores/LEDs no console escravo sero inutilizados todas as vezes; isto , apertar os interruptores no ter nenhum efeito, os LEDs sempre acendero metade (exceto para uma iniciao de um MIDI Dump Out). Edit Safes, VCA Assign, Preview Insert, Store, Next, *UP, *DN, *Recall MG Store, MG Masters 1-8 VCA Masters Mute, VCA Master Solos, VCA Master Levels (*Excesso: Pressionando UP, DN e Recall simultaneamente no console escravo inicia-se um MIDI Dump Out local). O display de 7 segmentos no console escravo sempre segue os console master, exceto durante MIDI Dumps, onde o console carregado mostra _di ou_do, e o display console remoto _. Os controles de automatizao solo, que so: SIP, Auto Cancel, IP Priority, Solo Clear esto ainda ativos em ambos os consoles master e escravo. Estas caractersticas funcionaro globalmente sobre ambos consoles, permitindo que o controle solo seja ativado de qualquer console. Os controles de automatizao solo, portanto so sempre mantidos consistentes com cada um sobre ambos consoles, isto , ativando o interruptor SIP no console master tambm far que o console escravo entre no modo SIP relacionado e acenda seu LED SIP etc.
MH3 Manual do Usurio 43

Modos do Usurio sobre consoles em cascata Modos do Usurio podem ser configurados independentemente por console. De qualquer maneira, os Modos do Usurio 1 (Mute Groups Recall Scenes), 5 (Program Change Tx OFF) e 6 (Recall Auto Increment) no tero efeito no console escravo. Modos Solo sobre consoles em cascata O modo solo (Normal, Input Priority, Input Priority + Auto Cancel, Auto Cancel) funciona globalmente sobre ambos consoles. Por exemplo, quando Auto Cancel + Input Priority estiver ON, ativar um solo de entrada no escravo cancelar qualquer outro solo de entrada no escravo alm de cancelar qualquer solo de entrada no master. Operao Mute Group sobre consoles em cascata Toda automatizao Mute Group realizada do console master. Mensagens relacionadas so automaticamente enviadas para o console escravo, fazendo com que o console escravo atualize seus ajustes para manter a sincronia com o console master. Os interruptes Mute Group Master no console escravo so desabilitados. VCA Master Mute/Solo sobre consoles em cascata Toda automatizao VCA Master realizada do console master. Mensagens relacionadas so automaticamente enviadas para o console escravo, fazendo com que o console escravo atualize seus ajustes para manter a sincronia com o console master. Os interruptes VCA Master no console escravo so desabilitados. Automatizao Scene sobre consoles em cascata Toda automatizao Scene (Scene UP, DN, Recall, Next, Store, Insert) realizada do console master. Mensagens relacionadas so automaticamente enviadas para o console escravo, fazendo com que o console escravo atualize seus ajustes para manter a sincronia com o console master. Trocando Mode sobre consoles em cascata Toda troca de modo (Edit Safes, Preview, VCA Assign) realizada do console master. Mensagens relacionadas so automaticamente enviadas para o console escravo, fazendo com que o console escravo atualize seus ajustes para manter a sincronia com o console master. MIDI Dumping sobre consoles em cascata MIDI Dump MIDI Dump (In/Out) funcionar localmente para cada console, isto , a memria de cada console permanece separada, e em ambas deve ser feito um back up separadamente. Quando um console (master ou escravo) entrar em um MIDI dump (in/Out), uma mensagem automaticamente enviada para o outro console, fazendo-o entrar no estado MIDI Suspend. Neste estado, toda automatizao scene/mode desativada e o display mostra _. Quando o console terminar o dump, uma mensagem automaticamente enviada para o outro console, fazendo-o sair do estado MIDI Suspend, retornando a operao normal do console.

MH3 Manual do Usurio

44

Implementao MIDI sobre consoles em cascata MIDI Mutes A implementao MIDI Mute funciona localmente para cada console. Qualquer MIDI mute recebido no port MIDI In do console localmente ativar/desativar como de hbito. Todos os MIDI mutes associados com a ativao/desativao mute manual ser transmitida via o port MIDI Out local como de hbito. Mudanas no Programa Scene A implementao Mudana de Programa MIDI funciona somente no console master. Qualquer mudana de Programa MIDI recebida no port in MIDI do console master relembrar scenes como de hbito. Qualquer mudana de programa MIDI associada com scene recall (a menos que o Modo do Usurio 5 esteja ativo) ser transmitida pelo port MIDI Out do console master. Qualquer mudana de programa MIDI recebida no port MIDI In do console escravo ser ignorada. Nenhuma mudana no programa MIDI com scene recall jamais ser transmitida pelo console escravo. Dbx DriveRack 480 AFL Protocol Solos A implementao do DriveRack Dbx 480 AFL funciona localmente para cada console. Qualquer mensagem solo MIDI recebida no port MIDI In do console localmente ativar/desativar solos AFL como de hbito. Todas as mensagens solo MIDI associadas com ativao/desativao manual solo ser transmitida via o port MIDI Out local como de hbito. Modo BSS Varicurve MIDI Loop A implementao BSS MIDI Loop AFL funciona localmente para cada console.

MH3 Manual do Usurio

45

MH3 Manual do Usurio

46

Especificaes Tpicas do MH3


Resposta de Freqncia Entrada XLR para qualquer sada T.H.D. & Rudo Todas as medidas para +10dBu
XLR in para Direct Out <0.015% @ 1kHz +0/-1dB, 20Hz-20kHz

XLR in para Mix Out Entrada Mic E.I.N.

<0.02% @ 10kHz <0.015% @1kHz <0.02% @10kHz <-128dBu (fonte 150 Ohm )

largura da banda, 22Hz-22kHz Rudo Residual -95dBu Sada Mix; sem entradas direcionadas, Mix fader @0dB Rudo Bus Sada Mix, faders de entrada @ -, Mix fader 0dB 48 canais direcionados <-85dBu Sada Grp, faders de entrada @ -, Grp fader 0dB 48 canaisdirecionados<-85dBu Sada Aux , sends de entrada @ -, Aux fader 0dB 48 canaisdirecionados<-86dBu Vazamento 1kHz, sinais de entrada +20dBu Mutando o Canal de Entrada Corte do fader de entrada Isolamento pan pot de entrada Isolamento de direo Mix Isolamento de direcionamento Group Vazamento Group-group Vazamento Group-Mix Vazamento Mix-Group Aux send off CMRR Entrada mono Nveis de Entrada & Sada Entrada Mic Entradas balanceadas Sadas Balanceadas Nvel de Operao Normal

>95dB >88dB >72dB >100dB >99dB <-92dB <-100dB <-100dB <-80dB

85dB @ 1kHz +26dBu max +21dBu max +21dBu max 0dBu

MH3 Manual do Usurio

47

Impedncias de Entrada & Sada Entrada Mic Todas as outras entradas Sada Headphone Impedncia headphone recomendada Todas as outras sadas Oscilador

2 >10 0.33 4.600 <75 55Hz to 11kHz/Pink Noise, Nvel varivel

Filtro HP (Entrada Mono) 30-400Hz, 12dB por oitava EQ (Entrada Mono) HF: Hi-Mid: Lo-Mid: LF: 1kHz-20kHz, +/-15dB, shelving 750Hz-13kHz, +/-15dB, Q=0.5-3.0 75Hz-1.3kHz, +/-15dB, Q=0.5-3.0 30Hz-500Hz, +/-15dB, shelving

Medindo LED grfico de 12 segmentos para todas as entradas e Sadas (24 segmentos para Sadas L/R/C) Medidor VU opcional, 8 medidores VU monitoram Faders 1-8 OP/Aux 9-12/Matrix 1-4 via bank selection e L/R/C. Consumo de Fora Fora principal: 56 canais: 600VA mx, 24 canais 300VA max. Console de 48 canais: cada 17V leva 8.5A, 8V leva 0,2A (normal) Peso 24 canais 32 canais 40 canais 48 canais 56 canais Condies de Operao Margem de Temperatura Umidade Relativa 68kg (150lb) 80kg (176lb) 92kg (202lb) 103kg (227lb) 115kg (253lb) -10para +30 0% para 80%

MH3 Manual do Usurio

48

Das könnte Ihnen auch gefallen