Sie sind auf Seite 1von 17

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE PORTO ALEGRE

PREMBULO O povo do Municpio de Porto Alegre, por seus representantes, reunidos em Cmara Constituinte, com os poderes outorgados pelas Constituies da Repblica Federativa do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul, e o pensamento voltado para a construo de uma sociedade soberana, livre, igualitria e democrtica, fundada nos princpios da justia, do pleno exerccio da cidadania, da tica, da moral e do trabalho, promulga, sob a invocao de Deus, esta LEI ORGNICA. TITULO I DA ORGANIZAO DO MUNICPIO, PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO CAPTULO I Dos Princpios Gerais da Organizao Municipal Art. 1 O Municpio de Porto Alegre, pessoa jurdica de direito pblico interno, parte integrante da Repblica Federativa do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul, no pleno uso de sua autonomia poltica, administrativa e financeira, reger-se- por esta Lei Orgnica e demais leis que adotar, respeitados os princpios estabelecidos nas Constituies Federal e Estadual. Pargrafo nico Todo o poder do Municpio emana do povo porto-alegrense, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Lei Orgnica. Art. 2 So Poderes do Municpio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo e o Executivo. Pargrafo nico vedada a delegao de atribuies entre os Poderes. Art. 3 mantido o atual territrio do Municpio. Art. 4 O dia 26 de maro a data magna de Porto Alegre. Art. 5 So smbolos do Municpio de Porto Alegre o braso, a bandeira e outros estabelecidos em lei. Art. 6 O Municpio promover vida digna aos seus habitantes e ser administrado com base nos seguintes compromissos fundamentais:

I transparncia pblica de seus atos; II moralidade administrativa; III participao popular nas decises; IV descentralizao poltico-administrativa; V prestao integrada dos servios pblicos. Art. 7 A autonomia do Municpio se expressa atravs da: I eleio direta dos Vereadores; II eleio direta do Prefeito e do Vice-Prefeito; III administrao prpria, no que respeita ao interesse local. Art. 8 Ao Municpio compete, privativamente: I elaborar o oramento, estimando a receita e fixando a despesa, com base em planejamento adequado; II instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, e fixar e cobrar tarifas e preos pblicos, com a obrigao de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; III organizar e prestar diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, os servios pblicos de interesse local e os que possuem carter essencial, bem como dispor sobre eles; IV licenciar para funcionamento os estabelecimentos comerciais, industriais, de servios e similares, mediante expedio de alvar de localizao; V - suspender ou cassar o alvar de localizao do estabelecimento que infringir dispositivos legais; VI organizar o quadro e estabelecer o regime nico para seus servidores; VII dispor sobre a administrao, utilizao e alienao de seus bens, tendo em conta o interesse pblico; VIII adquirir bens e servios, inclusive mediante desapropriao por necessidade pblica ou interesse social;

IX elaborar os planos diretores de desenvolvimento urbano, de saneamento bsico e de proteo ambiental; X promover adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano; XI estabelecer normas de edificao, de loteamento, de arruamento e de zoneamento urbano, bem como as limitaes urbansticas convenientes organizao de seu territrio; XII criar, organizar e suprimir distritos e bairros, consultados os muncipes e observada a legislao pertinente; XIII participar de entidade que congregue outros Municpios integrados regio, na forma estabelecida pela lei; XIV regulamentar e fiscalizar a utilizao dos logradouros pblicos, especialmente no permetro urbano; XV sinalizar as vias urbanas e as estradas municipais; XVI normatizar, fiscalizar e promover a coleta, o transporte e a destinao final dos resduos slidos domiciliares e de limpeza urbana; XVII dispor sobre servio funerrio e cemitrios, encarregando-se dos que forem pblicos e fiscalizando os pertencentes s entidades privadas; XVIII regulamentar, autorizar e fiscalizar a fixao de cartazes e anncios publicitrios de qualquer pea destinada venda de marca ou produto; XIX estabelecer e impor penalidades por infrao de suas leis e regulamentos; XX dispor sobre depsito e venda de mercadorias apreendidas em decorrncia de transgresso legislao municipal; XXI estabelecer servides administrativas necessrias realizao de servios pblicos; Pargrafo nico Para efeito do disposto no inciso XVIII, considera-se publicitria toda pea de propaganda destinada venda de marca ou produto comercial. Art. 9 Compete ao Municpio, no exerccio de sua autonomia:

I organizar-se administrativamente, observadas as legislaes federal e estadual; II prover a tudo quanto concerne ao interesse local, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento de suas funes sociais, promovendo o bem-estar de seus habitantes; III estabelecer suas leis, decretos e atos relativos aos assuntos de interesse local; IV administrar seus bens, adquiri-los e alien-los, aceitar doaes, legados e heranas e dispor sobre sua aplicao; V desapropriar, por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, nos casos previstos em lei; VI constituir a Guarda Municipal, destinada proteo dos bens, servios e instalaes municipais, conforme dispuser a lei; VII constituir servios civis auxiliares de combate ao fogo, de preveno de incndios e de atividades de defesa civil, na forma da lei; ver Lei Complementar n 420/98 (Cdigo de Proteo contra Incndio). VIII implantar, regulamentar, administrar e gerenciar equipamentos pblicos de abastecimento alimentar; IX prover a defesa da flora e da fauna e o controle da poluio ambiental; X preservar os bens e locais de valor histrico, cultural ou cientfico; XI dispor sobre os registros, vacinao e captura de animais, vedadas quaisquer prticas de tratamento cruel; XII ordenar as atividades urbanas, fixando condies e horrio, para atendimento ao pblico, de estabelecimentos bancrios, industriais, comerciais e similares, observadas as normas federais e estaduais pertinentes. ver Lei Complementar n 12/75 (posturas). Art. 10 - O Municpio pode celebrar convnios com a Unio, o Estado e outros Municpios, mediante autorizao da Cmara Municipal, para execuo de servios, obras e decises, bem como de encargos dessas esferas.

1 O Municpio participar de organismos pblicos que contribuam para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funo pblica de interesse comum. 2 Pode ainda o Municpio, atravs de convnios ou consrcios com outros Municpios da mesma comunidade scio econmica, criar entidades intermunicipais para a realizao de obras, atividades ou servios especficos de interesse comum, devendo ser aprovados por Leis dos Municpios que deles participarem. 3 permitido delegar, entre o Estado e o Municpio, tambm por convnio, os servios de competncia concorrente, assegurados os recursos necessrios. CAPTULO III Da Administrao Pblica Art. 17 A administrao pblica direta e indireta do Municpio observar os princpios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da economicidade, da razoabilidade, da legitimidade e da participao popular, e o seguinte: "caput" com redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 14, de 10 de agosto de 1998. I a lei especificar os cargos e funes cujos ocupantes, ao assumi-los e ao deix-los, devem declarar os bens que compem seu patrimnio, podendo estender esta exigncia aos detentores de funes diretivas e empregos na administrao indireta; II a lei estabelecer os casos de contratao de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; III a lei reservar percentual de cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso. Inciso regulamentado pela Lei Complementar n 346/95. Art. 18 Os ocupantes de cargos eletivos, Secretrios, Presidentes e Diretores de autarquias, fundaes, empresas pblicas e de economia mista apresentaro declarao de bens no dia da posse, nos finais de mandato e nos casos de exonerao ou aposentadoria.

Art. 19 A investidura em cargo ou emprego pblico, bem como a admisso de empregados na administrao indireta e empresas subsidirias dependero de aprovao prvia em concurso pblico de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargos de provimento em comisso, declarados em lei de livre nomeao e exonerao. Pargrafo nico Os cargos em comisso tero nmero e remunerao certos, e no sero organizados em carreira. Art. 20 Integram a administrao indireta as autarquias, as sociedades de economia mista, as empresas pblicas e as fundaes institudas e mantidas pelo Municpio. Pargrafo nico As fundaes pblicas ou de direito pblico so equiparadas s autarquias, regendo-se por todas as normas a estas aplicveis. Art. 21 Dependem de lei especfica: I a criao ou extino de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica; II a alienao do controle acionrio de sociedade de economia mista; III a incorporao de empresa privada a entidade da administrao pblica ou a fuso delas. Art. 22 Todas as pessoas tm direito, independentemente de pagamento de qualquer natureza, informao sobre o que consta a seu respeito, a qualquer ttulo, nos registros ou bancos de dados das entidades governamentais ou de carter pblico. Art. 23 O Municpio realizar censos peridicos dos servidores pblicos dos Poderes Legislativo e Executivo e de sua administrao indireta, devendo, at quinze de maro de cada ano, publicar, na imprensa oficial, relao do nmero de ocupantes de cada cargo, com o respectivo total de vencimentos, bem como o percentual global mdio de comprometimento da arrecadao com a folha de pagamento verificado no exerccio imediatamente anterior. Art. 24 As instituies da administrao indireta do Municpio tero nas respectivas diretorias, no mnimo, um representante dos empregados, eleito diretamente por estes. Pargrafo nico assegurada a eleio de, no mnimo, um delegado ou representante sindical em cada uma das instituies.

Art. 25 A publicao das leis e atos municipais far-se- no rgo da imprensa oficial e por afixao na sede da Prefeitura e da Cmara Municipal. Art. 26 A administrao municipal dever publicar antecipadamente, por edital, no prazo mnimo de trinta dias, os processos licitatrios de concesso de servios pblicos, locaes, permisses e cesso de uso de prprios municipais. Art. 27 O Municpio poder criar fundos para desenvolvimento de programas especficos, cuja regulamentao ser feita atravs de lei complementar. Art. 28 administrao pblica direta e indireta vedada a contrao de empresas que adotem prticas discriminatrias na admisso de mo-de-obra, ou que veiculem propaganda discriminatria. Art. 29 As secretarias, autarquias, sociedades de economia mista, empresas pblicas e fundaes mantidas pelo Municpio mantero uma Central de Informaes, destinada a colher reclamaes e prestar informaes ao pblico. CAPTULO IV Dos Servidores Municipais Art. 30 Todo cidado, no gozo de suas prerrogativas constitucionais, poder prestar concurso para preenchimento de cargos da administrao pblica municipal, na forma que a lei estabelecer. Art. 31 So direitos dos servidores do Municpio, alm de outros previstos nesta Lei Orgnica, na Constituio Federal e nas leis: I padro referencial bsico, vinculativo de todos os padres de vencimento, nunca inferior ao salrio mnimo fixado pela Unio para os trabalhadores urbanos e rurais; II irredutibilidade de vencimentos e salrios; III vencimento bsico inicial no inferior ao salrio profissional estabelecido em legislao federal para a respectiva categoria; Inciso inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 20.05.91. IV participao de representante sindical nas comisses de sindicncia e inqurito que apurarem falta funcional; V livre acesso associao sindical;

VI desempenho, com dispensa das atividades funcionais e sem qualquer prejuzo para sua situao funcional ou retribuio pecuniria, de mandato como dirigentes ou representantes eleitos do Sindicato dos Municiprios, mediante solicitao deste; Inciso inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 19.11.90. VII licena-maternidade; Inciso includo pela Emenda Lei Orgnica n 07, de 26 de setembro de 1994, renumerados os demais. VIII licena-paternidade, na forma da lei; IX extenso, ao servidor pblico adotante, dos direitos que assistem ao pai e me naturais, na forma da lei; X participao em reunies no local de trabalho, na forma da lei; XI remunerao do trabalho noturno superior do diurno; XII abono familiar diferenciado, inversamente proporcional ao padro de vencimento, e complementao do salrio-famlia na quota-parte correspondente ao nvel em que se situe o servidor no-integrante dos quadros de provimento efetivo regidos estatutariamente; XIII durao normal do trabalho no superior a seis horas dirias e trinta semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, conforme estabelecido em lei; XIV repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sbados e domingos; XV remunerao do servio extraordinrio, superior, no mnimo em cinqenta por cento, da hora normal; XVI remunerao do trabalho em sbados, domingos, feriados e pontos facultativos superior, no mnimo em cem por cento, da jornada normal, sem prejuzo da folga compensatria; Inciso inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 26.11.90. XVII gozo das frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que a retribuio total e pagamento antecipado;

XVIII recusa de execuo do trabalho quando no houver reduo dos riscos a ele inerentes por meio de normas de sade, higiene e segurana, ou no caso de no ser fornecido o equipamento de proteo individual; XIX igualdade de retribuio pelo exerccio de funes idnticas e uniformidade de critrios de admisso, vedada a discriminao por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XX adicional sobre a retribuio pecuniria para atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXI auxlio-transporte, auxlio-refeio, auxlio-creche e adicional por difcil acesso ao local do trabalho, nos termos da lei; XXII disponibilidade com remunerao integral, at adequado aproveitamento em outro cargo, quando extinto o que ocupava ou se declarada a desnecessidade deste. Pargrafo nico Ao Municpio, inclusive s entidades de sua administrao indireta, vedado qualquer ato de discriminao sindical em relao a seus servidores e empregados, bem como influncia nas respectivas organizaes. Art. 32 Aos servidores da administrao direta e indireta que concorram a cargos eletivos, inclusive no caso previsto no art. 24 e no de mandato sindical, garantida a estabilidade a partir da data do registro do candidato at um ano aps o trmino do mandato, ou at cento e oitenta dias aps a publicao dos resultados em caso de no serem eleitos. Pargrafo nico Enquanto durar o mandato, o rgo empregador recolher mensalmente as obrigaes sociais e garantir ao servidor ou empregado os servios mdicos e previdencirios dos quais era beneficirio antes de se eleger. Art. 33 O regime jurdico dos servidores da administrao centralizada do Municpio, das autarquias e fundaes por ele institudas ser nico e estabelecido em estatuto, atravs de lei complementar, observados os princpios e normas da Constituio Federal e desta Lei Orgnica. ver Lei Complementar n 233/90. Art. 34 Fixada a isonomia de vencimentos, ser vedado conceder aumento ou reajuste de vencimentos ou realizar reclassificaes que privilegiem categorias funcionais em preterio de outras, devendo as correes ou ajustes, sempre que necessrios, em razo das condies da execuo do trabalho, ser feitos quando da reviso geral do sistema.

Art. 35 Os acrscimos remuneratrios por tempo de servio incidiro sobre a remunerao integral dos servidores municipais, exceto funes gratificadas e cargos em comisso no incorporados. Artigo inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 12.09.94. Art. 36 Os vencimentos e vantagens dos cargos e funes de atribuies iguais do Poder Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Art. 37 Fica vedada, no Municpio, a instituio de gratificaes, bonificaes ou prmios aos servidores a ttulo de retribuio por execuo de tarefa que constitua atribuio de cargos ou funes. Pargrafo nico A lei assegurar, ao servidor que, por um qinqnio completo, no houver interrompido a prestao de servios ao Municpio e revelar assiduidade, licena-prmio de trs meses, que poder ser gozada, contada em dobro como tempo de servio ou convertida em pecnia. Expresso "ou convertida em pecnia" inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 19.11.90. Art. 38 Os servidores somente sero indicados a participar em cursos de especializao ou capacitao tcnica profissional custeados pelo Municpio quando houver correlao entre o contedo programtico de tais cursos com as atribuies do cargo exercido ou outro integrante da mesma carreira, alm de convenincia para o servio. 1 Quando sem nus para o Municpio, o servidor interessado requerer liberao. 2 No ser pontuado ttulo de curso que no guarde correlao com as atribuies do cargo. Art. 39 O pagamento mensal da retribuio dos servidores, dos proventos e das penses ser realizado at o ltimo dia til do ms a que corresponder. Art. 40 O dcimo-terceiro salrio, estipndio, provento e penso sero pagos at o dia 20 de dezembro, facultada a antecipao, na forma da lei. Art. 41 As obrigaes pecunirias do Municpio para com seus servidores e pensionistas no cumpridas at o ltimo dia do ms da aquisio do direito sero liquidadas com correo pelos ndices que forem aplicveis

para a reviso geral da remunerao dos servidores municipais, sem prejuzo da responsabilidade administrativa e penal da autoridade que d motivo ao atraso. Art. 42 O tempo de servio pblico federal, estadual e municipal prestado administrao pblica direta e indireta ser contado integralmente para fins de aposentadoria e disponibilidade. Art. 43 O servidor ser aposentado: I por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei, e proporcionais aos demais casos; II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III especialmente, aos vinte e cinco anos de servio, quando trabalhar em atividade insalubre ou perigosa reconhecida por lei; Inciso inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 21.06.93. Lei Complementar n 271/92 inconstitucional - Tribunal de Justia/RS Acrdo de 21.06.93. IV voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais; c) aos trinta anos de servio, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 A lei dispor sobre a aposentadoria em cargos ou empregos temporrios. 2 Os proventos e penses sero revistos, na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando

decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. 3 Na contagem do tempo para a aposentadoria do servidor aos trinta e cinco anos de servio, e da servidora aos trinta, o perodo de exerccio de atividades que assegurem direito aposentadoria especial ser acrescido de um sexto e de um quinto respectivamente. Art. 44 O professor ou professora que trabalhe no atendimento de excepcionais poder, a pedido, aps vinte anos de efetivo exerccio em regncia de classe, completar seu tempo de servio em outras atividades pedaggicas no ensino pblico municipal, as quais sero consideradas como de efetiva regncia. Art. 45 Decorridos trinta dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor pblico ser considerado em licena especial, podendo afastar-se do servio, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido. Pargrafo nico No perodo de licena de que trata este artigo, o servidor ter direito totalidade da remunerao, computando-se o tempo como de efetivo exerccio para todos os efeitos legais. Art. 46 Nenhum servidor poder ser diretor ou integrar conselhos de empresas fornecedoras ou prestadoras de servios ou que realizem qualquer contrato com o Municpio. Art. 47 assegurado aos servidores municipais da administrao direta e indireta o atendimento gratuito de seus filhos de zero a seis anos de idade em creches e pr-escolas, na forma da lei. Art. 48 A previdncia ser assegurada mediante contribuio do Municpio e de seus servidores, nos termos da lei. Pargrafo nico A direo da entidade de previdncia ser composta integralmente por representantes eleitos diretamente pelos servidores municipais, cabendo ao Municpio prover o rgo de fiscalizao. Art. 49 O Municpio manter entidades de assistncia sade e previdncia para seus servidores e dependentes. SEO IV Da Sade

Art. 157 A sade direito de todos e dever do Poder Pblico, cabendo ao Municpio, com a cooperao da Unio e do Estado, prover as condies indispensveis a sua promoo, proteo e recuperao. 1 O dever do Municpio de garantir a sade consiste na formulao e execuo de polticas econmicas e sociais que visem eliminao dos riscos de doenas e outros agravos, e no estabelecimento de condies especficas que assegurem acesso universal s aes e servios de sade. 2 O dever do Municpio no exclui o inerente a cada pessoa, famlia e sociedade, bem como s instituies e empresas, especialmente as que possam criar riscos e danos sade do indivduo e da coletividade. Art. 158 O Municpio promover, em conjunto com a Unio e o Estado: I condies dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentao, educao, transporte e lazer; II respeito ao meio ambiente e controle da poluio ambiental; III acesso universal e igualitrio dos habitantes do Municpio s aes e servios de promoo, proteo e recuperao da sade; IV acesso terra e aos meios de produo. Art. 159 As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade so desenvolvidos de acordo com os seguintes princpios e diretrizes: I universalidade e eqidade no acesso aos servios de sade, respeitada a autonomia das pessoas e excludos preconceitos e privilgios de qualquer espcie; II integralidade na prestao das aes preventivas, curativas e reabilitadoras, adequadas s diversas realidades epidemiolgicas; III integrao das aes de sade individuais, coletivas e de sade do trabalhador; IV direito do indivduo de obter informaes e esclarecimentos sobre assuntos pertinentes promoo, proteo e recuperao de sua sade e da coletividade; V utilizao de mtodo epidemiolgico como parmetro no estabelecimento de prioridades, na orientao programtica e na alocao de recursos;

VI integrao, em nvel executivo, das aes de sade, meio ambiente e saneamento bsico; VII descentralizao poltico-administrativa da gesto dos servios, assegurada ampla participao da populao; VIII fomento pesquisa, ao ensino e ao aprimoramento cientfico, tecnolgico e de recursos humanos no desenvolvimento da rea de sade. Art. 160 As aes e servios de sade so de relevncia pblica, cabendo ao Municpio sua normatizao e controle, devendo a execuo ser feita, preferencialmente, atravs de servios pblicos e, suplementarmente, atravs de servios de terceiros. 1 As instituies privadas podero participar de forma suplementar do Sistema nico de Sade, no mbito do Municpio, mediante contrato de direito pblico, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2 vedada a cobrana ao usurio pela prestao de servios de assistncia sade mantidos pelo Municpio ou de servios contratados ou conveniados pelo Sistema nico de Sade. 3 As instituies privadas de sade ficaro sob controle do Poder Pblico, nas questes de controle de qualidade e de informao, e de registros de atendimento, conforme os cdigos sanitrios nacional, estadual e municipal, e as normas do Sistema nico de Sade. 4 A instalao de quaisquer novos servios pblicos de sade deve ser discutida e aprovada no mbito do Sistema nico de Sade e do Conselho Municipal de Sade, levando-se em considerao a demanda, cobertura, distribuio geogrfica, grau de complexidade e articulao do sistema. Art. 161 So competncias do Municpio, no mbito de sua esfera de ao, exercidas com a cooperao da Unio e do Estado, por meio de rgo prprio: I direo do Sistema nico de Sade no Municpio; II prestao de servios de atendimento sade da populao; III formulao e implantao da poltica de recursos humanos na rea da sade, na esfera municipal, de acordo com a poltica nacional e estadual de recursos humanos em sade, e observados os princpios de isonomia, incentivo dedicao exclusiva e tempo integral, piso salarial nacional e admisso somente atravs de concurso pblico;

IV elaborao e atualizao do plano municipal de sade; V administrao do Fundo Municipal de Sade; VI compatibilizao e complementao das normas tcnicas do Ministrio da Sade e da Secretaria de Estado da Sade; VII planejamento e execuo das aes de: a) controle das condies e dos ambientes de trabalho, e dos problemas de sade com eles relacionados; b) vigilncia sanitria e epidemiolgica, e de sade do trabalhador; c) controle do meio ambiente e do saneamento bsico, em articulao com os demais rgos governamentais e Municpios da Regio; VIII elaborao e atualizao da proposta oramentria do Sistema nico de Sade no Municpio; IX implementao do sistema de informaes de sade; X divulgao de informaes quanto ao potencial dos servios de sade e sua utilizao pelo usurio; XI fornecimento de recursos educacionais que assegurem o exerccio do direito ao planejamento familiar, facilitando o acesso informao e a mtodos contraceptivos, bem como a livre deciso da mulher, do homem ou do casal tanto para exercer a procriao como para evit-la; ver Lei n 6999/92, regulamentada pelo Decreto n 10234/92. XII normatizao e execuo da poltica nacional de insumos e equipamentos para a sade; XIII execuo dos programas e projetos estratgicos para o atendimento das prioridades nacionais, estaduais e municipais, bem como de situaes emergenciais; XIV complementao das normas concernentes s relaes com o setor privado e com servios pblicos, e celebrao de contratos e convnios com servios privados e pblicos; XV organizao da assistncia sade, com alocao de recursos tcnicos e prticas de sade adequados realidade epidemiolgica local, observados os princpios de regionalizao e hierarquizao;

XVI estabelecimento de normas, critrios e padres de coleta, processamento, armazenamento e transfuso de sangue humano e seus derivados, garantindo a qualidade destes produtos durante todo o processo, vedado qualquer tipo de comercializao, estimulando a doao e propiciando informaes e acompanhamento aos doadores; XVII estmulo formao da conscincia pblica voltada preservao da sade e do meio ambiente. XVIII controle e fiscalizao de qualquer atividade e servio que envolvam risco sade, segurana ou ao bem-estar fsico e psquico do indivduo e da coletividade, bem como ao ambiente natural; XIX regulamentao, controle e fiscalizao dos servios pblicos e suplementares de sade e servio social; XX acompanhamento, avaliao e divulgao dos indicadores de sade; XXI desenvolvimento de aes especficas de preveno e manuteno de servios pblicos de atendimento especializado e gratuito para crianas, adolescentes e idosos, portadores de deficincia fsica, mental, sensorial ou mltipla; XXII colaborao na vigilncia sanitria de portos e aeroportos. Art. 162 Fica expressamente vedada, nos servios de sade, no mbito do Municpio, qualquer experimentao de substncias, drogas ou meios anticoncepcionais que atentem contra a sade, no sejam de pleno conhecimento dos usurios nem sofram a fiscalizao do Poder Executivo e dos rgos representativos da populao. Art. 163 Ser garantido pelo Municpio, atravs de sua rede de sade pblica ou em convnio com o Estado e a Unio, o atendimento prtica de abortamento legalmente previsto pela legislao federal. Pargrafo nico O atendimento ser realizado de acordo com os procedimentos mdico-hospitalares exigidos para o caso, sem qualquer tipo de discriminao. Art. 164 O Sistema nico de Sade, no mbito do Municpio, ser financiado com recursos oramentrios do Municpio, do Estado, da Unio, da seguridade social, alm dos provenientes de outras fontes. 1 O conjunto dos recursos destinados s aes e servios de sade no Municpio constitui o Fundo Municipal de Sade, na forma da lei.

ver Lei Complementar n 296/93, regulamentada pelo Decreto n 11317/95. 2 O montante das despesas com sade no ser inferior a treze por cento das despesas globais do oramento anual do Municpio, excludas do clculo as transferncias da Unio e do Estado referentes ao Sistema nico de Sade. Art. 165 Na gesto do Sistema nico de Sade, o gerenciamento dos servios de sade deve seguir critrios de compromisso com o carter pblico desses servios e da eficcia em seu desempenho. 1 A avaliao ser feita pelos rgos colegiados deliberativos. 2 Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados vedado exercer cargo de chefia ou funo de confiana no Sistema nico de Sade. Art. 166 O Municpio poder realizar convnios com instituies de ensino para participao dos alunos destas em atividades curriculares e extracurriculares, visando prestao de assistncia preventiva e curativa populao, conforme dispuser a lei. Art. 167 O rgo que integrar o Sistema nico de Sade em nvel municipal dever criar setor especfico para tratar da sade ocupacional dos trabalhadores, responsvel pelo cadastramento e fiscalizao de instalaes comerciais, industriais e de servios que envolvam risco sade ocupacional do trabalhador, conforme regulamentao da lei municipal. Art. 168 Ao Municpio, na forma da lei, compete supletivamente estabelecer condies que estimulem a doao de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, vedada sua comercializao. ver Lei Complementar n 395/97 (Cdigo Municipal de Sade).

Das könnte Ihnen auch gefallen