Sie sind auf Seite 1von 3

Clulas-tronco

Vista microscpica 10x de uma colnia de clulas-tronco embrinicas (as colnias de clulas-tronco so as massas redondas e densas de clulas) Dentro de um embrio que tem aproximadamente o tamanho do ponto final desta frase, h dezenas de clulas-tronco. Clulas-tronco so pluripotentes, o que significa que elas podem se desenvolver em cada clula, cada tecido e cada rgo no corpo humano.

Seu potencial quase ilimitado fez das clulas-tronco um foco significativo nas pesquisas mdicas. Imagine ter a habilidade de devolver a memria a um paciente com Alzheimer (em ingls), repor pele perdida durante um terrvel acidente ou habilitar uma pessoa em cadeira de rodas a andar novamente. Mas antes dos cientistas poderem usar clulas-tronco para fins mdicos, eles devem primeiro aprender como utilizar seu poder. Eles no podem tratar uma doena at que aprendam como manipular clulas-tronco para desenvolv-las nos tecidos ou rgos especficos. Princpios bsicos das clulas-tronco Uma clula-tronco essencialmente o bloco de construo do corpo humano. As clulas-tronco dentro de um embrio eventualmente crescero em cada clula, rgo e tecido no corpo do feto. Diferente de uma clula regular, que pode apenas se replicar para criar mais de seu prprio tipo de clula, uma clula-tronco pluripotente. Quando se divide, ela pode formar qualquer uma das 220 diferentes clulas no corpo humano. As clulas-tronco tm tambm a capacidade de autorenovao - elas podem se reproduzir muitas vezes.

H dois tipos de clulas-tronco: clulas-tronco embrionrias e clulas-tronco adultas. Clulastronco embrionrias vm de um embrio - a massa de clulas na primeira fase no desenvolvimento humano que, se implantada no tero feminino, eventualmente desenvolver um feto. Quando o embrio est entre o terceiro e o quinto dia de idade, ele contm clulas-tronco, que esto trabalhando para criar os vrios rgos e tecidos que formaro o feto.

Tratamento para AVC : Clulas-tronco podem ser usadas para tratar derrame cerebral. A tcnica, em testes, quer recuperar a regio danificada durante o AVC. Os adultos tambm tm clulas-tronco no corao, crebro, medula ssea, pulmes e outros rgos. Eles so nossos kits de reparos embutidos, regenerando clulas danificadas por doenas, ferimentos e desgaste dirio. As clulas-tronco adultas j foram vistas como sendo mais limitadas, apenas desenvolvendo os mesmos tecidos de onde se originavam. Mas novas pesquisas sugerem que clulas-tronco adultas podem ter o potencial de gerar outros tipos de clulas, tambm. Por exemplo, clulas hepticas podem ser atradas a produzir insulina, que normalmente produzida no pncreas. Esta capacidade conhecida como plasticidade ou transdiferenciao.

ALIMENTOS TRANSGNICOS
so alimentos criados em laboratrios com a utilizao de genes (parte do cdigo gentico) de espcies diferentes de animais, vegetais ou micrbios.
ALIMENTOS TRANSGNICOS:

Com o aprimoramento e desenvolvimento das tcnicas de obteno de organismos geneticamente modificados e o aumento da sua utilizao, surgiram ento, dois novos termos para o nosso vocabulrio: biotecnologia e biossegurana. Biotecnologia o processo tecnolgico que permite a utilizao de material biolgico para fins industriais. A biossegurana a cincia responsvel por controlar e minimizar os riscos da utilizao de diferentes tecnologias em laboratrios ou quando aplicadas ao meio ambiente.

PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGNICOS Aumento da produo de alimentos Melhoria do contedo nutricional, desenvolvimento de nutricnicos (alimentos que teriam fins teraputicos); Maior resistncia e durabilidade na estocagem e armazenamento

PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGNICOS Aumento das reaes alrgicas; As plantas que no sofreram modificao gentica podem ser eliminadas pelo processo de seleo natural, pois, as transgnicas possuem maior resistncia s pragas e pesticidas; Aumento da resistncia aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; Apesar de eliminar pragas prejudiciais plantao, o cultivo de plantas transgnicas pode, tambm, matar populaes benficas como abelhas, minhocas e outros animais e espcies de plantas. Alguns pases que cultivam alimentos transgnicos: Estados Unidos: melo, soja, tomate, algodo, batata, canola, milho. Unio Europia: tomate, canola, soja, algodo. Argentina: soja, milho, algodo. No mundo todo, pesquisadores e cientistas esto desenvolvendo pesquisas sobre quais so as reais consequncias da utilizao de alimentos genticos no organismo humano e no meioambiente. Consumidores de pases onde j ocorre a comercializao de alimentos transgnicos exigem a sua rotulagem, assim como esto sendo feito com os orgnicos, para que possam ser distinguidos na hora da escolha do alimento.

ROTULAGEM DOS ALIMENTOS TRANSGNICOS Um outro tema abordado quando se discute os alimentos transgnicos o da rotulagem dos produtos. Todo o cidado tem o direito de saber o que ir consumir. Por isto, a descrio da composio do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados. Alm dos rtulos dos produtos nacionais necessrio que sejam analisados os produtos importados produzidos atravs da biotecnologia. No meio de todas as discusses, uma certeza reina entre cientistas, representantes do governo e da defesa do consumidor: preciso investir em pesquisa e aprimorar os estudos. Bibliografia: http://ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos.php

Das könnte Ihnen auch gefallen