Sie sind auf Seite 1von 43

Manual de Acolhimento

SIMARSUL Manual de Acolhimento

ndice

Bem-vindo 1. Mensagem 2. Apresentao 3. Accionistas 4. Estrutura Funcional 5. Viso e Misso 6. Poltica de Qualidade, Ambiente e Segurana 7. A Integrao da SIMARSUL no Ciclo Urbano da gua 8. Informaes teis 9. Anexos 9.1 Sistemas de Drenagem e Tratamento de guas Residuais 9.2 Ambiente e Segurana 26 34 4 5 6 7 8 9 12 16

SIMARSUL Manual de Acolhimento

1. Mensagem
Contamos com o seu empenho, dedicao e criatividade nesta nova fase da sua vida profissional.

Bem-vinda(o), Queremos dar-lhe as boas vindas. com enorme satisfao que a/o recebemos nesta empresa e no seio deste grande grupo empresarial. Contamos com o seu empenho, dedicao e criatividade, nesta nova fase da sua vida profissional. Na SIMARSUL sabemos que o momento de entrada de um novo colaborador numa empresa determina o sucesso e a rapidez da sua integrao. Assim, concebemos este Manual de Acolhimento, que surge como um instrumento facilitador no processo de acolhimento e integrao, tendo sido elaborado com o objectivo de tornar a sua integrao e adaptao mais simples e agradveis. O principal objectivo deste documento fornecer-lhe todas as informaes fundamentais sobre o Grupo AdP e sobre a SIMARSUL, os seus valores, a sua filosofia de actuao e os procedimentos que deve adoptar em situaes de trabalho. Se, aps a leitura deste manual, tiver qualquer dvida, dever coloc-la ao Sector da Gesto de Recursos Humanos da empresa ou ao seu Superior Hierrquico. Queremos, ainda, desejar-lhe o maior sucesso na SIMARSUL e no Grupo AdP.

A Administrao
4

SIMARSUL Manual de Acolhimento

2. Apresentao
A SIMARSUL Sistema Integrado Multimunicipal de guas Residuais da Pennsula de Setbal, S.A., sociedade de capitais pblicos, detm a concesso, em regime de exclusividade, da actividade de recolha, tratamento e rejeio de efluentes (guas residuais) em oito dos Municpios que fazem parte da Pennsula de Setbal Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setbal. O Sistema Multimunicipal de Saneamento de guas Residuais da Pennsula de Setbal foi criado pelo Decreto-Lei 286/2003, de 8 de Novembro, que constituiu a SIMARSUL, S.A. e aprovou os seus Estatutos. O ano de 2004 foi o ano de arranque da empresa e caracterizou-se, at outorga do Contrato de Concesso, pela instalao da empresa, pela actualizao de estudos e projectos necessrios constituio e ao desenvolvimento do Sistema Multimunicipal e pela execuo de trabalhos preparatrios necessrios ao lanamento futuro dos investimentos aprovados no Plano de Actividades, Investimentos e Financeiro Plurianual 2004-2008. O exclusivo da explorao e gesto do Sistema foi atribudo em regime de concesso SIMARSUL, por um prazo de 30 anos, mediante a assinatura do Contrato de Concesso com o Estado Portugus e dos Contratos de Recolha com os Municpios abrangidos na rea de concesso, a 17 de Dezembro de 2004. Consubstanciando um servio pblico e tendo por objectivo contribuir para preservar e melhorar a qualidade do ambiente e dos recursos hdricos, visando a melhoria da qualidade de vida das populaes numa regio de grande valor ambiental, a SIMARSUL, empresa do Grupo guas de Portugal, representa uma parceria que beneficia das sinergias da experincia e gesto local dos municpios e da capacidade do maior grupo portugus no sector do Ambiente. A gesto do Sistema Multimunicipal de Saneamento de guas Residuais da Pennsula de Setbal abrange uma rea geogrfica de 1450 km2, sendo responsabilidade da SIMARSUL assegurar o seu bom funcionamento e realizar um significativo investimento na reabilitao e construo de novas infraestruturas de drenagem e tratamento de guas residuais de forma a garantir os nveis de qualidade e servio de saneamento pretendidos.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

Neste sentido, a SIMARSUL concretiza o seu Plano de Investimentos para o perodo de 2004 a 2011, no valor de 180,8 milhes de euros, co-financiado em 47,4 milhes de euros pelo Fundo de Coeso da Unio Europeia. Com a concretizao deste plano at 2011, a SIMARSUL ir gerir 27 ETAR, 122 Estaes Elevatrias, e 395 km de Sistema de Drenagem Gravtico e Elevatrio, estando o Sistema Multimunicipal dimensionado para tratar no ano horizonte da concesso 2034 um caudal mdio dirio de 161.400 m3 de guas residuais urbanas e servir uma populao de 1,2 milhes de habitantes equivalentes. Esta actividade da SIMARSUL um ponto de viragem rumo a Uma Nova Vida para a Pennsula de Setbal.

3. Accionistas
So accionistas da Sociedade, a guas de Portugal SGPS, S.A., que detm a participao maioritria com 51% do capital, e os diferentes municpios abrangidos pelo sistema, com as seguintes participaes:

Sesimbra Montijo Palmela


5% 5%

Moita
4%

2%

Alcochete
2%

Barreiro
9%

AdP - guas de
Portugal SGPS, S.A. 51%

Seixal
11%

Setbal
12%

SIMARSUL Manual de Acolhimento

4. Estrutura Funcional

SIMARSUL Manual de Acolhimento

5. Viso e Misso
Viso
A SIMARSUL pretende ser reconhecida pela sua competncia e capacidade, nas aces da sua misso, em prol da proteco do Ambiente e da melhoria da qualidade de vida das populaes da Pennsula de Setbal.

Misso
A Misso da SIMARSUL a concepo e melhoria contnua de infra-estruturas para a recolha e tratamento das guas residuais provenientes dos Municpios da rea de concesso, atravs do melhor aproveitamento dos seus investimentos, bem como a gesto, operao e manuteno das mesmas, num quadro de sustentabilidade ambiental e econmica da regio e de cumprimento do seu Contrato de Concesso. A SIMARSUL obteve, em Abril de 2008, a certificao pela Associao Portuguesa de Certificao (APCER), do seu Sistema de Gesto da Qualidade, Ambiente e Segurana, pelas Normas NP EN ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999 / NP 4397:2001, para a sua Sede e para os Subsistemas da APIC, Pinhal Novo e Sesimbra. Estando a Empresa, ainda, em fase de investimento, o processo de certificao ser progressivamente alargado aos restantes subsistemas da Concesso, medida que estes forem estando concludos.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

6. Poltica de Qualidade, Ambiente e Segurana


A SIMARSUL S.A., consciente das suas responsabilidades, est empenhada em assegurar, contnua e eficientemente, a recolha, tratamento e rejeio de guas residuais dos municpios da sua rea de concesso.

Qualidade
A SIMARSUL S.A., de forma a garantir a continuidade e a qualidade dos servios que presta, compromete-se a: Avaliar e promover continuamente a satisfao das necessidades e expectativas legtimas dos clientes e accionistas; Planear, construir, operar, gerir e manter as infra-estruturas de forma eficaz e eficiente; Garantir uma gesto eficiente dos recursos; Promover a divulgao de informao oportuna e adequada junto da comunidade envolvente.

Ambiente
A SIMARSUL S.A., empenhada em minimizar o impacte da sua actividade no meio ambiente, compromete-se a: Avaliar as incidncias ambientais da sua actividade com o objectivo de prevenir e minimizar: - As emisses de efluentes e resduos; - Os riscos. Melhorar continuamente a utilizao racional de matrias-primas, energia e outros recursos naturais; Promover a aplicao das melhores prticas e dos meios tecnolgicos mais adequados em todas as vertentes da actividade da empresa com incidncia no meio ambiente.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

Segurana
A SIMARSUL S.A., com o objectivo de promover e criar um ambiente de trabalho seguro e saudvel compromete-se a: Melhorar e manter adequadas condies de segurana das instalaes e equipamentos, prevenindo assim os riscos para os seus colaboradores e para terceiros que possam ser afectados pela actividade da empresa; Assegurar prticas e modos de actuao com respeito pelas normas de segurana em vigor na empresa; Minimizar as consequncias de possveis acidentes, assegurando uma adequada capacidade de interveno dos meios existentes; Disponibilizar os meios humanos, tcnicos e financeiros necessrios e suficientes para o desenvolvimento, em segurana, de toda a actividade da empresa. De forma a implementar e a manter actual a Poltica de Qualidade, Ambiente e Segurana, a SIMARSUL S.A. compromete-se a: Cumprir a legislao e regulamentos aplicveis sua actividade e dar cumprimento s demais exigncias subscritas pela empresa; Promover a realizao de aces de formao e sensibilizao adequadas a todos os colaboradores da empresa, assegurando que se mantm, no s, profissionalmente preparados, como conscientes das suas responsabilidade individuais e colectivas; Monitorizar e rever anualmente o sistema integrado de gesto de Qualidade, Ambiente e Segurana e a adequabilidade da poltica que o suporta, de forma a melhorar continuamente a sua eficcia e a satisfao dos clientes, accionistas, colaboradores da empresa e comunidade envolvente; Planear a atribuio de meios e providenciar os recursos necessrios para atingir os objectivos fixados; Divulgar a sua actividade junto dos grupos sociais interessados, entidades e pblico em geral.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

10

SIMARSUL Manual de Acolhimento

11

7. A Integrao da SIMARSUL no Ciclo Urbano da gua

As guas residuais urbanas so guas residuais domsticas (provenientes de instalaes residenciais e servios) ou a mistura destas com guas residuais industriais ou com guas pluviais. Estas guas transportam uma elevada carga orgnica, nutrientes e uma concentrao de poluentes que, se no forem tratados, podem degradar a qualidade da gua do meio receptor, com consequentes impactes para a sade pblica, vida aqutica e recursos de gua utilizveis em condies economicamente aceitveis.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

12

Ciclo Urbano da gua


Sistema de guas Residuais Urbanas (a actividade da SIMARSUL)

Edifcios

Rede Colectores

Sistemas de Drenagem (EM e EE)

Tratamento

Exutor

Meio Receptor

Pr-tratamento

SIMARSUL

Indstria

Os sistemas drenagem so constitudos por um conjunto de infra-estruturas: Emissrios e/ou Interceptores permitem o escoamento gravtico das guas residuais; Sistemas Elevatrios Estao Elevatria e Conduta Elevatria permitem vencer situaes de topografia adversa onde no seria possvel o escoamento gravtico. As ETAR so infra-estruturas onde se procura optimizar os processos naturais de depurao, permitindo que o tratamento dos influentes ocorra de forma mais acelerada e controlada. O tratamento das guas residuais realizado por um conjunto de etapas de tratamento que permitem o cumprimento dos objectivos pretendidos, definidos em legislao e aplicados s diversas instalaes pelas entidades competentes.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

13

ETAR
Trat. Prelimiminar Gradagem Desarenao Trat. Primrio Decantador Primrio Trat. Secundrio Tanque de Arejamento Decantador Trat. Tercirio Desinfeco

EE1

Espessamento

Digesto Anaerbia Trat. Lamas

Desidratao

SIMARSUL Manual de Acolhimento

14

SIMARSUL Manual de Acolhimento

15

8. Informaes teis
Formulrios e documentos necessrios
No esquecer de entregar a seguinte documentao, necessria ao Sector da Gesto de Recursos Humanos da empresa, para constituio do seu dossier de trabalhador: Certificado de Habilitaes Curriculum Vitae Cpia do Bilhete de Entidade Cpia do Carto de Contribuinte Cpia do Carto de Utente da Segurana Social Cpia da Carta de Conduo Cpia do Boletim de Vacinas Ficha do Trabalhador

Horrio de Trabalho
O horrio de trabalho est fixado em 40 horas semanais, sendo o sbado dia de descanso complementar e o domingo dia de descanso obrigatrio. Podem ocorrer determinadas situaes em que o Domingo deixa de ser o dia de descanso semanal, como o caso de: Quando for necessrio assegurar a continuidade de servios que no possam ser interrompidos; Para o pessoal dos servios de limpeza ou adstrito a outros trabalhos preparatrios e complementares que devam ser necessariamente efectuados no dia de descanso dos restantes trabalhadores; Para guardas e porteiros, etc.

O registo de entrada e sada do local de trabalho marcao de ponto ser efectuado, pelo sistema de Relgio de Ponto, que registar todas as entradas e sadas das instalaes, e para o qual ser entregue um carto pessoal e intransmissvel a cada trabalhador, existindo um documento (M009), especfico que regulamenta a sua utilizao. Podero, pontual e/ou transitoriamente, existirem outras solues para o controlo da assiduidade.
SIMARSUL Manual de Acolhimento 16

Ausncias Justificadas
Ausncias durante 15 dias seguidos, por altura do casamento; Ausncias por falecimento do cnjuge, parentes ou afins familiares, nos seguintes dias: -5 dias consecutivos por falecimento do cnjuge, pai/me, sogro/sogra; -5 dias consecutivos por falecimento de filhos, enteados, genro/nora; -2 dias consecutivos por falecimento de av/av, netos, irmo/irm. Ausncias autorizadas, ou aprovadas, pelo empregador; Ausncias no superiores a quatro horas e s pelo tempo estritamente necessrio, justificadas pelo responsvel pela educao de menor, uma vez por trimestre, para deslocao escola tendo em vista inteirar-se da situao educativa do filho menor; Doena; Acidente; Cumprimento de obrigaes legais; Necessidade de prestao de assistncia a membros do agregado familiar; Necessidade de prestao de provas em estabelecimentos de ensino; Na prtica de actos necessrios e inadiveis, no exerccio de funes em associaes sindicais ou membro da comisso de trabalhadores; Candidatos a eleies ou cargos polticos, durante o perodo legal da respectiva campanha; Doao voluntria de sangue.

Todas as ausncias, quando previsveis, devero ser comunicadas empresa por escrito, com 5 dias de antecedncia. As ausncias imprevistas tero de ser comunicadas, de imediato, logo que seja possvel pelo trabalhador.

Ausncias Injustificadas
So consideradas injustificadas as faltas no previstas no nmero anterior. As faltas injustificadas tm os efeitos previstos no art. 231 do Cdigo do Trabalho.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

17

Dias de Frias
No ano de contratao, o trabalhador, aps 6 meses completos e efectivos de trabalho, tem direito a 2 dias teis de frias por cada ms de durao do contrato, at ao mximo de 22 dias teis. O perodo anual de frias abrange os 22 dias teis. A marcao do perodo de frias efectuado, de mtuo acordo, entre as partes. O perodo de frias aumentado no caso de o trabalhador no ter faltado ou na eventualidade de ter apenas faltas justificadas, no ano a que as frias se reportam, nos seguintes termos: Trs dias de frias at ao mximo de uma falta ou dois meios-dias; Dois dias de frias at ao mximo de duas faltas ou quatro meios-dias; Um dia de frias at ao mximo de trs faltas ou seis meios-dias.

Em caso de ficar doente nas frias


No caso de o trabalhador adoecer durante o perodo de frias, so as mesmas suspensas desde que o empregador seja do facto informado, prosseguindo, logo aps a alta, o gozo dos dias de frias compreendidos ainda naquele perodo, cabendo ao empregador, na falta de acordo, a marcao dos dias de frias no gozados.

Licena sem Vencimento


Deve ser solicitada ao Conselho de Administrao, podendo este autorizar ou no.

Licena de Maternidade
A Licena de Maternidade prev 120 dias consecutivos de ausncia da me ao trabalho, que podem estar organizados de trs diferentes formas:

SIMARSUL Manual de Acolhimento

18

Aps o parto, 90 dias, mais 30 dias; 30 dias antes do parto, mais 90 dias, aps o parto; 10 dias antes do parto, 90 dias mais 20 dias, aps o parto.

Licena por maternidade de 120 dias, com direito a receber 100% da remunerao de referncia. No caso de a me optar por uma licena de 150 dias, ter direito a receber 80% da remunerao de referncia. A remunerao de referncia corresponde mdia de todas as remuneraes registadas nos primeiros seis meses dos ltimos oito meses anteriores data de incio da maternidade, paternidade ou adopo.

Licena de Paternidade
A Licena de Paternidade prev 5 dias teis de ausncias do pai ao trabalho, a gozar no primeiro ms seguinte ao nascimento do filho, que podem ser: Interpolados; Consecutivos.

Licena Parental de 3 meses, que podero ser gozados consecutivamente ou at 3 perodos interpolados, independentemente de a me ser ou no trabalhadora: Funcionrio ou agente: os primeiros 15 dias so remunerados, como se estivesse no exerccio efectivo de funes, desde que sejam gozados imediatamente a seguir licena por paternidade ou por maternidade; Regime de contrato individual de trabalho: os primeiros 15 dias so subsidiados pela Segurana Social, recebendo 100% da remunerao de referncia, desde que sejam gozados imediatamente a seguir licena por paternidade ou por maternidade. A remunerao de referncia corresponde mdia de todas as remuneraes registadas nos primeiros seis meses dos ltimos oito meses anteriores data de incio da paternidade.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

19

Os trabalhadores tm direito aos seguintes subsdios


Subsdio de Alimentao; Subsdio de Frias; Subsdio de Natal; Subsdio de Transporte para trabalhadores at ao nvel salarial de 6E.

Benefcios Sociais atribudos pela SIMARSUL


Seguro de Sade Os trabalhadores beneficiam de um seguro de sade contratado junto da Fidelidade Mundial, S.A./Multicare, segundo as regras definidas pelo grupo AdP guas de Portugal. As garantias consignadas no contrato podem revestir as modalidades de prestao directa, atravs da Rede Multicare ou prestao por reembolso. Na modalidade de prestaes directas, a seguradora garante pessoa segura o acesso a um conjunto de servios de cuidados de sade integrados na Rede Multicare. Na modalidade de prestaes por reembolso, a seguradora garante o reembolso de despesas efectuadas pela pessoa segura com cuidados de sade junto de prestadores de servios no integrados na Rede Multicare, de acordo com o plano de comparticipaes e franquias indicadas nas condies particulares da aplice. A apresentao das despesas para reembolso poder ser efectuada de duas formas: Os trabalhadores enviam as despesas directamente para a seguradora atravs do endereo: EPS GESTO SEGUROS SAUDE SA A/C Diviso de Regularizao de Ambulatrio Av. 5 de Outubro 175 7 1050-053 Lisboa Os trabalhadores enviam as despesas para o GRH, que posteriormente remeter para a seguradora.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

20

Seguro de Acidentes de Trabalho Cobre os riscos profissionais, bem como as actividades dos estagirios praticadas na Empresa.

Instrumentos de Trabalho
A empresa disponibiliza os instrumentos de trabalho adequados ao desempenho da funo, sempre que tal se achar necessrio e assim for decidido pela Administrao. A atribuio de instrumentos de trabalho est regulada internamente.

Ajudas de Custo
So atribudas nas deslocaes que ultrapassem 50 km, contados a partir do local de prestao de trabalho e efectuadas para fora da rea de concesso da empresa (quando aplicvel). No caso das deslocaes ao estrangeiro da exclusiva competncia do Conselho de Administrao a respectiva autorizao, precedida do parecer da respectiva Direco.

Estatuto de Trabalhador-Estudante
Aos trabalhadores que requeiram e beneficiam do Estatuto de Trabalhador-Estudante sero concebidas as regalias conferidas pela lei.

Sistemas Informticos
Na utilizao de computador de trabalho o seu responsvel ter j providenciado as permisses necessrias, tais como pasta de rede a aceder, instalao de programas e sistema especficos e caixa de correio electrnico.
SIMARSUL Manual de Acolhimento 21

Avaliao de Desempenho
A Avaliao de Desempenho um instrumento de avaliao dos comportamentos e competncias do trabalhador. feita anualmente e os resultados obtidos so a base para: O desenvolvimento pessoal; A atribuio de prmios de produtividade; O programa de aces de formao e desenvolvimento.

As empresas so responsveis pela promoo de aces que permitam aos seus trabalhadores darem o seu mximo potencial. Cada hierarquia deve providenciar aos seus trabalhadores a formao necessria ao desenvolvimento da sua carreira profissional. Simultaneamente, cada trabalhador deve sugerir sua hierarquia a formao adicional que entenda necessria ao desempenho do seu trabalho.

Formao
No mbito da actividade da empresa dever fomentar-se a forte participao dos trabalhadores nas aces de formaes internas e externas, para adquirem mais conhecimentos dentro das suas reas laborais. ,

Vesturio
No desempenho das funes, deve o trabalhador apresentar-se com aspecto limpo e cuidado, com vesturio adequado. No caso de serem fornecidas fardas, devem as mesmas ser preservadas, dandolhe sempre um uso adequado e utilizar sempre os equipamentos de proteco individual, bem como saber usar adequadamente os instrumentos de segurana.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

22

Cdigo de Conduta e tica


A SIMARSUL est consciente de que a concretizao dos seus interesses de longo prazo est necessariamente alicerada no estrito cumprimento dos mais elevados padres de conduta tica. A SIMARSUL assume a convico de que as preocupaes dirias com a eficincia, ou o crescimento econmico, no podem ser dissociadas de uma conduta tica responsvel. A SIMARSUL tem como Valores Centrais: Esprito de servir Excelncia Integridade Liderana Respeito pelas pessoas Responsabilidade Rigor Trabalho de equipa

E rege-se pelos seguintes Princpios: Respeito e proteco dos Direitos Humanos Respeito pelos direitos dos trabalhadores Luta contra a corrupo Erradicao de todas as formas de explorao Erradicao de todas as prticas discriminatrias Responsabilidade na defesa e proteco do meio ambiente Contribuio para o desenvolvimento sustentvel

SIMARSUL Manual de Acolhimento

23

Contactos
Sede SIMARSUL Sistema Integrado Multimunicipal de guas Residuais da Pennsula de Setbal, S.A. Lusa Todi, n 300, 3 2900-452 SETBAL Tel. 351.265 544 000 Fax: 351.265 544 001 E-mail: geral@simarsul.pt Site: http://www.simarsul.pt

SIMARSUL Manual de Acolhimento

24

SIMARSUL Manual de Acolhimento

25

9.1 Sistemas de Drenagem e Tratamento de guas Residuais


A preservao do Ambiente, o combate poluio ou as preocupaes ecolgicas, em geral, no so incompatveis com o desenvolvimento, entendido em sentido lato, de progresso ou de crescimento. Antes pelo contrrio, devem constituir no apenas novos desafios, mas tambm novos incentivos para esse desenvolvimento.

poluio associam-se custos, os quais podem, no essencial, ser avaliados de trs modos distintos: pela perda de recursos, resultante de uma explorao desnecessariamente esbanjadora, pelos custos de reduo e de controlo da poluio e pelos custos decorrentes dos impactes na sade humana.

Relativamente poluio da gua, as estaes de tratamento de guas residuais (ETAR) constituem infra-estruturas muito importantes para a reduo e controlo da poluio. A remoo dos vrios contaminantes existentes nas guas residuais depende da sua natureza e respectivas concentraes, sendo materializada por uma srie de etapas (operaes e processos unitrios), ordenadas de modo a estabelecer sequncias lgicas, adaptadas ao objectivo pretendido. Nesta perspectiva, e para as guas residuais urbanas, a sequncia de operaes de tratamento consiste na remoo de slidos grosseiros e em suspenso (tratamento preliminar e tratamento primrio, respectivamente), a que se segue a remoo de compostos orgnicos solveis, os quais so removidos por meio de processos biolgicos, onde populaes de microrganismos decompem a matria orgnica transformando-a, essencialmente, em dixido de carbono e novas clulas (tratamento secundrio).

Sistemas de Recolha e Drenagem de guas Residuais


As guas residuais produzidas em nossas casas so encaminhadas para os sistemas de drenagem atravs de canalizaes (redes prediais) para a rede de colectores pblicos que permitem o encaminhamento das guas residuais para uma infra-estrutura de tratamento - Estao de Tratamento de guas Residuais (ETAR). Para alm do esgoto que sai das nossas casas, tambm so recolhidas nos colectores as guas residuais provenientes das escolas, oficinas, comrcio, indstrias, etc.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

26

Para alm da rede de guas residuais urbana, existem tambm os colectores pluviais, que preferencialmente devem ser independentes dos anteriores, e que recebem a gua das chuvas e das lavagens dos pavimentos. A menos correcta planificao da rede de guas residuais urbanas e da rede de recolha pluvial (juno das duas redes rede mista), em parte resultante da antiguidade das redes, permite o encaminhamento para as ETAR de elevados caudais pluviais que no necessitam de tratamento, ou pelo menos do mesmo tipo de tratamento que as guas residuais urbanas, contribuindo para a perda de eficincia das ETAR devido, entre outros factores, ao excesso e aumento brusco do caudal a tratar. Os sistemas drenagem so constitudos por um conjunto de infra-estruturas:

Emissrios e/ou Interceptores permitem o escoamento gravtico das guas residuais; Sistemas Elevatrios Estao Elevatria e Conduta Elevatria permitem vencer situaes de topografia adversa onde no seria possvel o escoamento gravtico.

Estaes de Tratamento de guas Residuais


As ETAR so infra-estruturas onde se procura optimizar os processos naturais de depurao permitindo que o tratamento dos efluentes ocorra de forma mais acelerada e controlada. O tratamento das guas residuais realizado por um conjunto de etapas de tratamento que permitem o cumprimento dos objectivos pretendidos, definidos em legislao e aplicados s diversas instalaes pelas entidades competentes. Nos pontos seguintes apresenta-se, de forma resumida, uma pequena descrio de cada etapa de tratamento:

SIMARSUL Manual de Acolhimento

27

FASE LQUIDA Tratamento Preliminar Gradagem/Tamisagem compreende a separao de slidos grosseiros (gradados), para proteco do equipamento electromecnico presente na ETAR. Tipologia: Limpeza manual Limpeza mecnica

A quantidade removida de gradados (subproduto deste processo) depende de vrios factores, tais como o espaamento entre barras, das caractersticas da povoao e tipo de rede de drenagem. Desarenao remoo de areias e de substncias inertes que, sendo mais densas que a gua, sedimentam e acabam por ficar retidas. Exemplos de desarenadores: Desarenadores em canal com velocidade controlada Cmara arejada

Desengorduramento - remoo de leos e gorduras.

Grades

Tamisador

Desarenador/desengordurador

SIMARSUL Manual de Acolhimento

28

Tratamento Primrio Decantao Primria: aps a remoo dos slidos grosseiros, areias e leos e gorduras, ficam na gua slidos em suspenso e matria poluente dissolvida. A etapa de Decantao permite, nesta fase, a sedimentao de slidos em suspenso e a obteno de um efluente clarificado, por ser um rgo que assegura um certa estabilidade hidrulica que permite a sedimentao de algumas partculas. Deste processo resulta para alm do efluente clarificado que continua o tratamento na linha lquida do tratamento, lamas primrias e escumas que so encaminhadas para a linha de tratamento da fase slida.

Decantao Lamelar

Decantador Circular

Tratamento Secundrio Tratamento Biolgico: Nesta etapa promovida a degradao da matria orgnica, em reactores biolgicos, ou seja, por recurso a populaes de microrganismos, que so mantidas em condies favorveis (oxignio, mistura, pH, temperatura, ausncia de substncias txicas, etc.). Os processos mais frequentes so: Lamas Activadas, Lagunagem, Leitos Percoladores, Discos Biolgicos, Biofiltros, entre outros. No tratamento biolgico podem tambm ser removidos nutrientes como Fsforo e Azoto, que podem ser prejudiciais ao meio receptor, nomeadamente aos meios receptores hdricos sujeitos a processos de eutrofizao (ex.: albufeiras, lagoas, alguns rios, etc.).

SIMARSUL Manual de Acolhimento

29

Conforme referido, estes processos servem-se de uma grande variedade de microrganismos (principalmente bactrias), que em contacto com a matria orgnica carbonada (coloidal e dissolvida) a transformam em tecido celular e gua. O tecido celular possui uma densidade superior da gua e deste modo, as clulas resultantes podem ser removidas por decantao.

Leito Percolador

Tanque de Arejamento

Biofiltros

Lagunagem

SIMARSUL Manual de Acolhimento

30

Tipologia dos tratamentos biolgicos: Remoo biolgica por biomassa fixa (Leito Percolador, Discos Biolgicos, Biofiltros) Existncia de um meio de suporte, ao qual os microrganismos se fixam e que permite o seu contacto em permanncia com a gua residual. Lamas activadas A gua residual a ser tratada introduzida num reactor onde uma populao microbiana aerbia mantida em suspenso e assegurado o contacto com a gua residual a tratar. medida que crescem microrganismos tm tendncia para flocular, formando flocos biolgicos lamas activadas.

Decantao Secundria O Decantador secundrio, excepo dos Biofiltros, faz parte do tratamento secundrio e permite a separao dos slidos em suspenso (flocos) obtendo-se um efluente clarificado. Deste processo resultam Lamas Secundrias e eventualmente Escumas.

Tratamento Tercirio Tratamento tercirio essencialmente um tratamento de afinao como, por exemplo, a remoo de slidos em suspenso e desinfeco. Filtrao Remoo de pequenas partculas slidas em suspenso Desinfeco destruio, de microrganismos patognicos prejudiciais tais como bactrias e vrus. Os sistemas mais comuns de desinfeco em guas residuais so constitudos por aplicao de radiaes Ultra Violeta. Dependendo da qualidade final, parte desta gua poder ser usada para rega, lavagens e para operao de limpeza das ETAR, ou simplesmente lanada ao meio hdrico.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

31

FASE SLIDA No que respeita ao tratamento da fase slida lamas proveniente do tratamento da Fase Lquida , estas so num primeira fase espessadas (reduo do teor de gua consequente reduo de volume) e encaminhadas, quando necessrio, para a fase de estabilizao normalmente por digesto anaerbia. Aps a estabilizao, as lamas so conduzidas para desidratao, onde ser removido o excesso de gua, permitindo deste modo o encaminhamento para destino final de um menor volume de lamas e em condies de maior facilidade de transporte (valorizao agrcola, deposio em aterro, compostagem, etc.). Espessamento Esta etapa de tratamento tem por objectivo aumentar a concentrao de slidos nas lamas provenientes dos decantadores. Digesto Estabilizao das lamas por decomposio da matria orgnica, em digestores. Do processo de digesto anaerbia resulta a produo de biogs, uma forma de energia renovvel, essencialmente composto por metano (CH4) e Dixido de Carbono (CO2). Este pode ser encaminhado para o processo de cogerao que converte o biogs produzido em energia trmica e elctrica. Desidratao Na unidade de desidratao removido o excesso de gua.

Filtro de Bandas

Centrfuga

Leitos de Secagem

SIMARSUL Manual de Acolhimento

32

Questes e respostas:
O que so guas Residuais Urbanas? As guas residuais urbanas so guas residuais domsticas (provenientes de instalaes residenciais e servios) ou a mistura destas com guas residuais industriais ou com guas pluviais. Porque necessrio tratar as guas residuais antes da sua descarga no meio hdrico? As guas residuais transportam uma elevada carga orgnica, nutrientes e uma concentrao de poluentes que, se no forem tratados, podem degradar a qualidade da gua do meio receptor com consequentes impactes para a sade pblica, vida aqutica e recursos de gua utilizveis em condies economicamente aceitveis; Porque se torna necessria a caracterizao quantitativa e qualitativa de guas residuais? A caracterizao das guas residuais so necessrias para determinar o tipo e o grau de tratamento necessrio, determinar os parmetros de clculo e dimensionamento da ETAR e aferir qual a eficincia de tratamento e o rendimento dos diferentes rgos.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

33

9.2 Ambiente e Segurana


Ambiente
Enquadrado nos princpios explicitados na Poltica da Qualidade, Ambiente e Segurana no poderia deixar de ser tida em considerao a responsabilidade ambiental associada s actividades da SIMARSUL. Os requisitos ambientais para a minimizao do impacte da nossa actividade no meio ambiente, apontam para quatro principais vectores: Cumprimento da legislao ambiental; Avaliao das incidncias ambientais da nossa actividade como o objectivo de prevenir e minimizar as emisses de efluentes e resduos e riscos; Melhoria contnua da utilizao racional de matrias-primas, energia e outros recursos naturais; Aplicao das melhores prticas e dos meios tecnolgicos mais adequados em todas as vertentes da actividade da empresa com incidncia no meio ambiente. Assim, e tendo em conta a Lei de Bases do Ambiente, enquanto cidados e colaboradores da SIMARSUL temos a obrigao de NO POLUIR e de preservar todos os componentes ambientais naturais e humanos. Todos os cidados tm o direito a um ambiente humano ecologicamente equilibrado e o dever de o defender (). Lei de Bases do Ambiente Lei 11/877 de Abril de 1987.

Como pode contribuir? Aplicando os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); Fazendo a correcta separao dos resduos: existem vrios recipientes identificados; Nas deslocaes entre infra-estruturas efectuar o trajecto mais curto possvel; No manuseamento de substncias perigosas evite derrames. Actuar de acordo com as informaes constantes nas fichas de segurana dos produtos/substncias perigosas;

SIMARSUL Manual de Acolhimento

34

Cumpra os documentos subscritos pela empresa (Manual de Boas Prticas Ambientais, IT001_Requisitos Ambientais para a Aquisio de Bens e Servios, entre outros. Todos os documentos integrados no Sistema de Gesto Integrado encontram-se disponveis no directrio da rede informtica interna, em G: \EVERYONE \QAS\ SGQAS);

Os incidentes e acidentes ambientais devero ser informados de imediato e tratados de acordo com o nosso procedimento de tratamento de aces correctivas e preventivas.

gua Poupando gua. No se esquea de fechar a torneira aps utilizao; Participe qualquer anomalia em que verifique que existe perda de gua potvel; No despeje produtos txicos nos ralos; Utilize os meios absorventes de derrame para limpar e evitar a entrada de produtos no desejveis no sistema de esgoto ou guas pluviais; Participe qualquer derrame ao seu superior hierrquico.

Ar Procure utilizar a ventilao natural em detrimento do Ar condicionado; Lembre-se que PROIBIDO fazer qualquer tipo de queima a cu aberto: Faa uma conduo ecolgica; Contribua para a racionalizao das deslocaes em trabalho.

Resduos Na SIMARSUL, separe os resduos correctamente. Os mesmos so enviados para reciclagem, tratamento e/ou valorizao por operador devidamente licenciado; No que respeita s GAR (Guias de Acompanhamento de Resduos), preenchimento exclusivo do campo respeitante produo. Verificar o correcto preenchimento pelo transportador.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

35

E como que a SIMARSUL contribui? Promove a sensibilizao e formao dos colaboradores; Sensibiliza e informa os prestadores de servios e clientes no sentido de adoptarem os mesmos princpios; A SIMARSUL identifica, contabiliza e gere continuamente os impactes ambientais associados sua actividade; Disponibilizao de recipientes/contentores para a recolha selectiva dos resduos produzidos nas instalaes da SIMARSUL, bem como de resduos produzidos em casa toners e tinteiros vazios, telemveis em desuso (avariados ou no), pilhas e lmpadas fluorescentes no intuito de incentivar os nossos funcionrios ao exerccio de praticas ambientais correctas e eficazes; Criao de instrumentos que permitam assegurar a gesto ambiental em toda a empresa.

Segurana
Na SIMARSUL existem actividades e postos de trabalho muito diferentes. Na sede so realizadas maioritariamente tarefas administrativas, enquanto que nas Estaes de Tratamento de guas Residuais, Estaes Elevatrias e oficinas a actividade realizada mais operacional. A identificao de perigos e avaliao de riscos efectuada com base num procedimento interno, o P008. Para facilitar a sua aplicao os perigos e respectivos riscos associados foram tipificados de acordo com a seguinte tabela:

SIMARSUL Manual de Acolhimento

36

Perigos
Acidente de viao Climatizao Condies climatricas adversas (calor/frio) Contacto com partes mveis de equipamento /Aprisionamento (tamizador, desengordurador, compressores, bombas) Contacto com superficies quentes Contacto/inalao de reagentes qumicos Contaminao biolgica Deslizes, escorreges, tropees, quedas ao mesmo nvel Equipamentos dotados de visor (PC) Exposio a rudo Iluminao Manuseamento de cargas pesadas Odores Poeiras Posturas penosas Presena de gases/vapores txicos Presena de substncias inflamveis/explosivas Queda de objectos/cargas Queda/Afogamento Quedas em altura Radiaes UV Vibraes Desconforto

Riscos
Escoriaes/Fracturas/Esmagamento/Morte Doena (constipao/gripe)/Insolao

Esmagamento/Entalamento/Cortes Queimaduras Alergias do foro dermatolgico e respiratrio/queimaduras Infeco/Contaminao de bactrias, vrus e fungos/Doena Escoriaes/Entorse/Fracturas Problemas oftalmolgicos/Leses msculo esquelticas Fadiga/Mau estar/ M comunicao/ Surdez Desconforto/Problemas oftalmolgicos Leses msculo-esquelticas Desconforto Alergias do foro dermatolgico e respiratrio Leses msculo-esquelticas Intoxicao/ Asfixia Incndios/Exploso Hematomas/Escoriaes/Fracturas/Traumatismos Afogamento Entorse/Fracturas/Morte Problemas oftalmolgicos/Cegueira Problemas vasculares

Se trabalha maioritariamente com equipamentos dotados de visor (computadores) os riscos associados so: Tenso no pescoo; Problemas de viso; Dores no punho e mos; Ombros; Coluna.

*Estes sintomas podem agravar-se tornando-se em doenas crnicas.

SIMARSUL Manual de Acolhimento

37

Conselho prtico que poder adoptar:

Postura Correcta
Cabea Levantada Ombros Relaxados Mos alinhadas Costas Erectas e Apoiadas Material de referncia bem posicionado com o antebrao Olhar em Frente Monitor altura dos olhos e braos distanciados

Ps apoiados, podendo ser Presso moderada do almofadado da cadeira usado um apoio

DGRH Gab. Tcnico

Passe algum tempo longe do seu computador, aproveitando para fazer outras tarefas como arquivar, tirar cpias, ou tente descansar um pouco, movimentar-se, fazendo alguns exerccios localizados. Deve ainda ter em ateno a posio do seu posto de trabalho face s fontes de iluminao de forma a minimizar reflexos. Se a actividade que desempenha se desenvolve nas infra-estruturas, os grandes riscos associados so: Doenas associadas contaminao por fungos, bactrias e microrganismos (gastroenterites, hepatites, ttano, infeces dermatolgicas, entre outras); Intoxicao e/ou asfixia devido presena de gases (sulfdrico, metano, monxido de carbono, insuficincia de oxignio); Afogamento devido a existncia de tanques e lagoas com profundidades; Entorses e fracturas por queda de rgos em altura ou por queda de objectos;

SIMARSUL Manual de Acolhimento

38

Queimaduras por contacto com produtos qumicos e com electricidade; Entalamento, esmagamento e cortes devido ao contacto com eventuais partes mveis de equipamentos; Leses msculo-esquelticas pelas posturas incorrectas tomadas no decurso da actividade. De forma a minimizar os riscos existentes na sua actividade a SIMARSUL criou procedimentos e instrues de trabalho especficas para algumas actividades e locais de trabalho. Deve ter em ateno s instrues que a sua chefia lhe transmitir e sempre que tenha dvidas deve coloc-las; Deve tambm ter em ateno a sinalizao aposta nos diferentes locais e cumpri-la; Deve utilizar os equipamentos de proteco que lhe forem entregues.

E no se esquea: A SEGURANA DEPENDE DE SI !

SIMARSUL Manual de Acolhimento

39

Notas:

SIMARSUL Manual de Acolhimento

40

SIMARSUL Manual de Acolhimento

41

O futuro depender daquilo que fazemos no presente.


Gandhi, Mohandas

SIMARSUL Manual de Acolhimento

42

Sede e Subsistemas de APIC, Pinhal Novo e Sesimbra

SIMARSUL Manual de Acolhimento

SIMARSUL Sistema Integrado Multimunicipal de guas Residuais da Pennsula de Setbal, S.A.

Av. Lusa Todi, n300, 3 - 2900-452 Setbal tel.: + 351 265 544 000 E-mail: geral@simarsul.pt - www.simarsul.pt

fax.: + 351 256 544 001

43

Das könnte Ihnen auch gefallen