Sie sind auf Seite 1von 17

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Qumica e de Eng.

De Alimentos
EQA 5313 Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento

BOMBAS
Podemos definir bombas como mquinas geratrizes, cuja finalidade deslocar lquidos por escoamento. Uma maquina geratriz, transforma trabalho mecnico que recebe de um motor em energia hidrulica sob as formas que o lquido pode absorver, isto , energia potencial de presso e energia cintica. Nas indstrias de processamento de alimentos e de produtos qumicos, nos sistemas de irrigao para fins agrcolas, nas redes de abastecimento pblico, assim como nos sistemas de tratamento de resduos, os sistemas de transporte de fluidos so fundamentais. Desta forma faz-se necessria a avaliao energtica do sistema para efetuar a escolha do dispositivo motriz para satisfazer as condies do processo, uma vez que as caractersticas dos equipamentos disponveis se superpem parcialmente.

CLASSIFICAO DAS BOMBAS comum a classificar as bombas segundo o modo pelo qual realizada a transformao do trabalho mecnico em energia hidrulica, assim como o modo de ced-la ao lquido, aumentado a presso e (ou) sua velocidade. Desta forma so classificadas como: - Bombas de deslocamento positivo ou volumtricas (Figura 1) - Turbobombas ou hidrodinmicas, ou rotodinmicas ou bombas de fluxo. - Bombas especiais: eletromagnticas. Ex: Carneiro hidrulico, ejetores, bombas

Alternativas

Rotativas

Figura 1 : Classificao volumtricas.

das

- Pisto ou mbolo Duplo efeito : Simplex ou Duplex Simples efeito : Simplex, Duplex, Triplex, Multiplex. - Diafragma Simplex Duplex - Um s rotor Palhetas vane pump Pisto rotativo rotarypiston pump Elemento flexvel peristaltic pump Parafuso - screw pump - Mltiplos rotores: Engrenagem rotary-gear pump Lobos lobe pump Parafuso screw pump bombas de deslocamento positivo

ou

- Bombas de deslocamento positivo As bombas de deslocamento positivo impelem uma quantidade definida de lquido a cada golpe ou volta do dispositivo. Uma poro de fluido presa numa cmara, e pela ao de um pisto ou de peas rotativas impulsionada para fora. O escoamento pode ser intermitente ou contnuo. - Bombas alternativas Nestas bombas o fluido recebe a ao das foras diretamente de um pisto ou mbolo ou de uma membrana flexvel. As bombas alternativas no tm limites de presses. So construdas para presses de 1.000 atm ou mais. Apesar de imprimirem ao fluido as presses mais elevadas entre todos os tipos de bombas, possuem capacidade relativamente pequena. So recomendadas para o bombeamento de leos, gua de alimentao de caldeira e fluidos em geral que no contenham slidos abrasivos (podem danificar as superfcies torneadas do cilindro e do pisto). Em virtude de suas caractersticas de deslocamento positivo tambm pratico seu uso com bombas dosadoras e medidoras de vazes moderadas.

A bomba de diafragma outro tipo de bomba de deslocamento positivo que depende do movimento de um diafragma para conseguir o deslocamento do fluido. O movimento para frente e para trs, imposto ao diafragma, atribui ao escoamento a pulsao tpica de uma bomba alternativa. As bombas de diafragma so usadas para bombear suspenses abrasivas e lquidos muito viscosos. - Bombas rotativas Nas bombas rotativas (ou rotatrias) o lquido retido no espao entre os dentes ou palhetas deslocado de modo contnuo pelo movimento de rotao desde a entrada at a sada da bomba. As bombas rotativas so usadas com lquidos de quaisquer viscosidades, desde que no contenham slidos abrasivos. Alguns modelos trabalham a 200 atm. A descarga e a presso do lquido bombeado sofrem pequenas variaes quando a rotao constante. As bombas rotativas so usadas para bombear leos (mineral, vegetal ou animal), gorduras, glicose, melao, ketchup, maionese, salmoura entre outros materiais. As bombas rotativas podem ser: de engrenagens; de rotores lobulares, bastante usada na indstria de alimentos; de parafusos helicoidais; de palhetas, para fluidos pouco viscosos; e peristlticas, usada para pequenas vazes (permite o transporte assptico). Turbobombas As turbobombas so caracterizadas por possurem um rgo rotatrio dotado de ps, chamado rotor (ou impulsor ou impelidor), que comunica acelerao a massa lquida, transformando a energia mecnica de que est dotado, em energia cintica. Essa acelerao, ao contrrio do que se verifica nas bombas de deslocamento positivo, no possui a mesma direo e o mesmo sentido do movimento do lquido em contato com as ps. O rotor pode ter o eixo da rotao horizontal ou vertical, de modo a adaptar-se ao trabalho a ser executado. Os rotores fechados so geralmente mais eficientes. Os do tipo aberto e semi-aberto so usados para lquidos viscosos ou lquidos que contm materiais slidos, e em bombas pequenas. As turbobombas necessitam de outro rgo, o difusor, tambm chamado de recuperador, onde feita a transformao da maior parte da elevada energia cintica com que o lquido sai do rotor, em energia de presso. Deste modo, ao atingir a boca de sada da bomba, o lquido capaz de escoar com velocidade razovel, equilibrando a presso que se ope ao seu escoamento. Essa transformao operada de acordo com o teorema de Bernoulli, pois o difusor sendo de seo gradativamente crescente, realiza uma progressiva diminuio da velocidade do lquido que por ele escoa, com o simultneo aumento de presso, de modo que esta tenha um valor elevado e a velocidade seja reduzida na ligao da bomba ao encanamento 3

de recalque. Esse aumento progressivo da rea na carcaa pode ser obtido utilizando-se a carcaa em voluta (tambm chamado de coletor caracol) ou utilizando-se a carcaa com difusores. Pode-se classificar as turbobombas com relao a posio relativa do lquido e do eixo de rotao do rotor em: i) centrifugas puras (radiais), ii) axiais (ou propulsoras ou helicoidadiais) e iii) diagonal (fluxo misto. As turbobombas so tambm classificadas de acordo com a velocidade de rotao especfica que relaciona trs dos principais fatores caractersticos: vazo, altura manomtrica e a rotao. Seleo do tipo e tamanho da bomba. A escolha do tipo da bomba (se centrifuga, ou axial ou rotativa, ou alternativa) para preencher os requisitos operacionais do sistema requer a anlise das caractersticas de funcionamento de cada uma dessas mquinas geratrizes. Quando mais de um tipo preencher esses requisitos um estudo tcnico-economico se faz necessrio. Em muitos casos, a prtica consagrou certos tipos de bombas para determinadas aplicaes. Podemos citar como exemplo: - Dosagem de flor em gua de abastecimento usa-se bombas dosadoras de deslocamento positivo. - Bombeamento de gua de um rio para um reservatrio usa-se bombas centrifugas. - Transporte de leos viscosos, melaos e tintas usa-se bombas rotativas. Para se determinar o tamanho da bomba e confirmar a escolha do tipo necessrio entrar com os valores de altura manomtrica (H) ou presso (p) e da vazo (Q) em catlogos fornecidos por fabricantes. As bombas de deslocamento positivo so selecionadas por meio de grficos que fornecem entre outros dados, a presso mxima e as vazes mximas alcanadas pelo modelo. A escolha de turbobombas feita em catlogos que fornecem as principais caractersticas das bombas. Os catlogos apresentam em geral, um grfico de altura manomtrica (H) em funo da vazo (Q), que permite enquadrar a bomba em um modelo padronizado. Termos tcnicos: As bombas se caracterizam por seus parmetros de desempenho: capacidade, presso desenvolvida, potncia e rendimento. A capacidade a vazo volumtrica que a bomba consegue propiciar, que & melhor quantificada em termos de vazo mssica ( m ) em kg/s ou vazo volumtrica (Q) em m3/s ou m3/h. A diferena de presso propiciada pela bomba entre seus bocais de entrada e sada tradicionalmente expressa em metros de coluna de lquido que corresponde a esta presso (mCL). Essa coluna de liquido a altura representada por H.

Em um sistema de bombeamento (Figura 2) que possui tanto o reservatrio de suco como o reservatrio de recalque pressurizados, podemos escrever as seguintes relaes para os balanos de energia mecnica para as respectivas sees:

Figura 2: Cargas em um sistema de bombeamento (Fonte: Gomide)


XS = altura geomtrica de suco (mCL) XR = altura geomtrica de recalque (mCL) Ps = presso manomtrica no tanque de suco (Pa) PR= presso manomtrica no tanque de recalque (Pa) Pa = presso atmosfrica local (Pa) hRS = perda de carga total na suco (mCL) hRR = perda de carga total no recalque (mCL) hR = perda de carga total na linha = hRS + hRR VS = velocidade no tanque de suco (m/s) VR = velocidade no tanque de recalque (m/s)

Uma anlise aplicada para a seo de suco, entre a superfcie do lquido do tanque de alimentao e a seo de entrada da bomba, onde a presso manomtrica P1, permite escrever a expresso na qual todos os termos so alturas de coluna de lquido:
V2 P +P PS + Pa V2 + X S + S = 1 a + X 1 + 1 + hRs g g 2g 2g

A altura ou carga total na suco (Hs) :


P1 + Pa VS2 V12 PS + Pa HS = + X1 + = + XS + hRs 2g 2g g g

Adotando o eixo da bomba como referencia (X1=0), temos:


Hs = PS + Pa V2 P +P V2 + X S + S hRs = 1 a + 1 g 2g g 2g

De forma anloga, para a seo de recalque a altura total de recalque (HR)pode ser escrita como:
PR + Pa V2 + X R + R + hRR g 2g A diferena a ser vencida pela bomba a altura total (H = HR-HS) em mCL: HR = H= PR PS V 2 VS2 + (X R X S ) + R + (hRs + hRR ) 2g g

ou

V 2 P H= + X S + + hR g 2g

que corresponde a energia fornecida pela bomba unidade de peso de fluido em escoamento. H= W g (mCL = J /N)

A altura total H corresponde ao trabalho necessrio para comprimir, elevar, acelerar e vencer as perdas da unidade de peso do fluido em escoamento. Multiplicando este valor pela vazo em peso (kg/s) e pela acelerao da gravidade (m/s2) temos a potencia til necessria, tambm denominada potencia consumida ou lquida. & & W = mgH = QgH (W)

& m = vazo em massa (kg/s) Q = vazo volumtrica (m3/s) = densidade (kg/m3) H = altura a ser vencida pela bomba (mCL)

A altura total frequentemente expressa em termos de coluna da gua.

Ha =

1000

O rendimento ( ) mede o aproveitamento de energia total fornecida pelo acionamento ao eixo da bomba. As perdas por atrito, vazamento, 6

reciclagem, etc.; fazem com que a potncia real a ser fornecida no eixo seja maior que a potncia til especificada anteriormente.

= & WE
Clculo da perda de carga. A perda de carga, ou energia, resulta do atrito interno do lquido, isto , da sua viscosidade, da resistncia oferecida pelas paredes em virtude da rugosidade e das alteraes nas trajetrias das partculas lquidas impostas pelas peas intercaladas nos encanamentos. As frmulas para o calculo da perda de carga so do tipo em que o expoente da velocidade 2 e o do dimetro 1. A expresso conhecida como frmula de Darcy valida para qualquer lquido e denominada de formula universal ou racional.
hR = f L V 2 D 2g

& W

O comprimento (L) dado em metros, a velocidade (V) a velocidade mdia do fluido (m/s), D o dimetro da canalizao (m), g a constante da acelerao da gravidade (9,8 m/s2), f o fator de atrito ou coeficiente de atrito. Desta forma a perda de carga determinada em metros. Para estimar o fator de atrito (f) existem inmeras correlaes propostas. Uma soluo rpida e com relativa preciso para o calculo do coeficiente de atrito o uso de diagramas. Os mais difundidos so o diagrama de Moody e o diagrama de Hunter Rouse. No diagrama de Moody (log-log), entrando-se com o valor do nmero de Reynolds na abscissa e a rugosidade relativa (/D) na ordenada direita, obtm-se o coeficiente de atrito na ordenada esquerda. O clculo da perda de carga pela formula universal tende a se generalizar, uma vez que vlida para qualquer fluido, qualquer regio de escoamento e qualquer tipo de canalizao. importante estar atento tambm forma de clculo do fator de fico, uma vez que pode estar reportado ao Fator de frico de Fanning (usado na resoluo do exemplo adiante). O valor do coeficiente neste caso quatro vezes menor e a equao utilizada ;
hR = 2 f L V 2 Dg

Perdas de carga em acidentes de tubulao

Os sistemas de bombeamento possuem, em geral, alm dos tubos retos de seo circular constante, diversos acessrios como curvas, conexes, alargamentos, redues, bifurcaes e, muitas vezes equipamentos locados entre a tomada de suco e a de descarga. Devido a turbulncia, alterao de velocidade, mudana de direo e aumento de atrito que ocorre nos acessrios e equipamentos, parte da energia mecnica se disponvel no fluido dissipa-se na forma de calor. Esta perda de energia denominada perda de carga localizada, acidental ou singular e deve ser adicionada ao termo hR. Os principais mtodos para calcular a perda de carga localizada so: i) o mtodo dos comprimentos virtuais ou equivalentes e ii) o uso da equao para o clculo da perda localizada. O mtodo dos comprimentos equivalentes consiste em adicionar um comprimento real (L) que pode ser obtido a partir de tabelas de comprimento equivalente fornecidas pelo fabricante ou tabelas de L/D. O uso de Tabelas L/D bastante prtico, uma vez que para obter o comprimento equivalente por este mtodo basta multiplicar o valor do dimetro pelo valor fornecido pela tabela L/D. Tabela 1 : Comprimento Pea Ampliao gradual Cotovelo 90, raio longo Junta rosqueada 90 Joelho padro de 90 Joelho padro de 45 Entrada normal Entrada de borda Aplicao 1 GOMIDE pg. 51 Uma bomba deve alimentar 30 m3/h de gua a 22oC um tanque aberto para a atmosfera, situado 9,5 m acima do eixo da bomba a partir de um tanque de suco, tambm aberto para a atmosfera e situado a 2m acima do eixo da bomba. O tubo de suco de ao carbono com costura, dimetro nominal de 65 srie 40 e tem 10 m de comprimento geomtrico. O recalque tambm de ao carbono, dimetro nominal 50, srie 40, tem 16m de comprimento. H um cotovelo na seco de suco e dois na seco de recalque, havendo ainda, nesta tubulao, uma vlvula de reteno e uma vlvula gaveta de 50mm. Pedem-se as alturas de suco, de recalque e total e a potncia til necessria. Rugosidade = 0,05mm Dimetros internos: D1 (suco) = 62,43mm e D2 (recalque) = 52,32 mm reas das seces transversais: A1 = 0,00306 m2; A2 = 0,00215m2 Densidade da gua = 1000 kg/ m3; viscosidade 10-3 Pa.s Presso atm = 10,333 mCA; vazo = 0,0083 m3/s. equivalente expresso em nmero L/D Pea 12 Registro de gaveta aberto 20 Registro globo aberto 50 Registro de ngulo aberto 30 Sada de canalizao 16 T passagem direta 17 T sada de lado 50 T sada bilateral de dimetros L/D 13 350 180 32 20 60 65

Clculo de Hs: Comprimento = L + Le = 10 + 3,2 (sada) + 1,9 (cotovelo) = 15,1 m Vs = 0 V1 = 0,0083/0,00306 = 2,712 m/s Para o material temos E=0,05mm; como D = 62,43 temos: E/D= 0,0008 Re = 0,006423(2,712)1000/10-3 = 169310 Para estes valores temos que: f = 0,00512 hRs = 2 (0,00512)15,1(2,712)2 / 9,81(0,00623) Como Xs = 2,0; Ps = 0; Pa = 10,333 mCL: Hs = 10,333 + 2,0 Clculo de Hr: Comprimento = L + Le = 16 +1,3(entrada) +1,0 (t) + 2(1,5)(cotovelos) + 0,4 (gaveta) + 6,8 (portinhola=vlvula de reteno) = 28,5 m VR =0 V2 = 0,00083/0,0215 = 3,86 m/s Para E = 0,05 e D= 52,32 mm; temos E/D= 0,001 Re = 0,05232(3,86)1000 / 10-3 = 201955 Para estes valores f=0,00521 hRR = 2 (0,00521)28,5(3,86)2 / 9,81(0,05232) =8,621 mcL Hr = 10,333 + 9,5 + 0 + 8,621 = 28,454 m Altura dinmica total (H) = Hr Hs = 28,454 10,476 = 17,978mcL Potencia til + 0 1,857 = 10,476 mcL

& 30(17,978) = 1,470W W = 367


Comprimentos equivalentes para vlvulas e acessrios (pg. 634, Foust) Ex : Para - T L/D = 20 ; considerando o dimetro de 0,05232 m temos que Leq = 20 * 0,05232 = 1,05 m - Vlvula gaveta completamente aberta L/D = 13 Leq = 13 * 0,05232 = 0,68 - Vlvula de reteno, L/D = 135 Leq = 135 * 0,05232 = 7,06

CURVAS CARACTERSTICAS A curva caracterstica de desempenho de uma bomba mostra a variao da altura manomtrica com a vazo. So tambm usualmente apresentadas as curvas relativas ao rendimento, a potncia de eixo, NPSHN, a velocidade (em rpm), e outras informaes como o tamanho da bomba e o tipo, tamanho do impulsor, etc. As curvas so construdas para uma velocidade constante (rpm) e um determinado dimetro de impulsor (ou srie de dimetros). Toda curva caracterstica feita para bombear gua fria limpa e no se aplica necessariamente ao bombeamento de outros lquidos. No caso de lquidos viscosos a localizao da curva caracterstica, assim como a curva de rendimento sofrem alteraes. A seleo feita de modo que o funcionamento esteja prximo situao de melhor rendimento. De uma forma geral as curvas caractersticas servem para descrever as condies operacionais de uma bomba e permitem relacionar a variao de altura manomtrica com a vazo a uma velocidade constante.

Altura Manomtrica (Hm): uma medida de altura de uma coluna de lquido que a bomba poderia criar resultante da energia cintica que a bomba d ao fluido. A principal razo para usar altura ao invs de presso para medir a energia de uma bomba centrfuga que a presso variar dependendo da densidade do fluido do fluido, mas a altura permanecer a mesma.

10

- Aumentando Q, aumenta Potncia; - Aumentando Q, aumenta at um ponto mximo, aps o qual acontece o escorregamento do fluido; - Aumentando Q, diminui Hm que se consegue bombear.

Curvas caractersticas do sistema A curva de resistncia do sistema ou curva de carga do sistema, a variao no fluxo relacionada carga do sistema. Ela deve ser desenvolvida pelo usurio com base nas condies de servio. Estas condies incluem o lay-out fsico, as condies de processo, e as caractersticas do fluido. A curva de carga do sistema representa a relao entre a vazo e as perdas hidrulicas. Como as perdas por frico variam com o quadrado da taxa de fluxo, a curva do sistema tem a forma parablica. As perdas hidrulicas em sistemas de tubulao so compostas de perdas por frico no tubo, vlvulas, cotovelos e outros acessrios, perdas de entrada e sada, e perdas por mudanas na dimenso do tubo, em conseqncia de amplificao ou reduo do dimetro. A curva caracterstica do sistema obtida da equao da altura manomtrica, na qual a parcela relativa s perdas de carga calculada para diversos valores de vazo. Hm = Hg + h Hm = altura manomtrica de elevao. Hg = altura geomtrica ou esttica de elevao. h = soma das perdas de carga verificadas na tubulao.

11

1.Altura Geomtrica. Hg = Hr - Hs Hr = altura esttica de recalque. Hs = altura esttica de suco; Quando o nvel de aspirao est abaixo do eixo da bomba, temos - Hs 2.Perda de Carga h = hs + hr hs = perda de carga na suco; hr = perda de carga no recalque. 3. Curva caracterstica do sistema: - Vazes Q : abcissa; Hm: ordenada. a) Altura Geomtrica Nula (Hg = 0):

Hg = 0 ( Hs = 0, Hr = 0)

12

b) Curva Tpica (Hg > 0)

c) Sistema por Gravidade (Hg < 0)

Obtm-se vazes at o valor Qg. Para maiores vazes deve-se instalar uma bomba para vencer as perdas de carga adicionais.

13

Ponto de operao Para toda bomba que opera segundo sua curva caracterstica, os pontos sobre a curva representam condies reais de operao. A altura manomtrica em Q=0 igual a Hm. As bombas trabalham com as suas rotaes nominais, mas com o registro de recalque fechados a perda de carga nula. Abrindo gradualmente o registro o lquido comea a escoar. A altura que se consegue bombear vai diminuindo progressivamente at o ponto de trabalho PT. O ponto de cruzamento das duas curvas define o ponto de operao da bomba, conforme indicado abaixo.

A vazo Q varia de 0 at Qt A altura Hm varia de Hg at o valor de regime. NPSH As bombas cinticas para operarem satisfatoriamente, requerem lquidos livres de vapor na linha de suco, entrada do rotor. Se a presso dentro da bomba cai abaixo da presso de vapor do lquido, haver a formao de bolhas de vapor nesse local. Por causa do rpido aumento da presso dentro da bomba, as bolhas se fundem em uma dada zona com ausncia de lquido. Este fenmeno chamado cavitao (de cavidades) e pode reduzir a eficincia da bomba causando rudo, vibraes, fratura do rotor, da carcaa, etc. Para evitar a cavitao as bombas necessitam de uma certa quantidade de energia no sistema de suco, conhecido como NPSH (Net Positive Sucion Head). O NPSH a carga total no bocal de suco da bomba, menos a presso de vapor do lquido temperatura de bombeamento.
NPSH = H S Po g

14

Ignorando o efeito cintico e considerando o sistema aberto para a atmosfera e admitindo Pa e P1 as presses no tanque de suco e na entrada da bomba, podemos calcular a carga positiva lquida disponvel na suco.
Pa P + X S hRs = 1 g g Ento temos que: P Po ( NPSH ) D = 1 g g Hs =

A curva caracterstica fornece o valor do (NPSH)N, para cada ponto da operao e que constitui o valor mnimo necessrio para no haver problemas na suco. A bomba a ser selecionada dever necessitar um valor de (NPSH)N menor ou, na pior das hipteses, igual a este a fim de evitar que a vaporizao ocorra, desta forma:

( NPSH ) D ( NPSH ) N
A igualdade entre o (NPSH)D e o (NPSH)N, indica uma situao limite, com incio de cavitao. comum adicionar-se, por motivo de segurana 0,5 a 1,0 mCL ao (NPSH)N.

Altura Mxima de suco A altura mxima de suco (zm) pode ser determinada a partir da anlise de um sistema de recalque onde o fluido deve ser captado em um reservatrio que est situado abaixo do eixo da bomba. Para que no ocorra o problema da vaporizao do fluido podemos determin-la a partir da equao de clculo do NPSHD. Considerando o sistema operando a presso atmosfrica e definindo Xs = - zm; temos:
NPSH D = Pa Po zm hRs g g

Considerando a igualdade entre o (NPSH)D e o (NPSH)N (situao limite) temos que a altura mxima de suco :
Pa P o zm = NPSH N hRs g A partir do valor calculado de zm possvel verificar se o sistema ir operar com ou sem cavitao. A cavitao deve ser evitada aproximando-se a bomba da captao ou modificando o sistema de bombeamento (bomba e tubulaes).

15

Na tabela abaixo so apresentados valores de presso de vapor da gua em funo da temperatura. Temperatura vs Presso de vapor da gua T(oC) 5 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Presso 0,09 0,12 0,24 0,43 0,75 1,25 2,02 2,17 4,82 7,14 10,33 (mca) Aplicao 2. Um poo fornecer gua a 20 oC a uma vazo de 15 m3/h contra uma altura de 13,3 mCL, com um desnvel de 6,40 m entre a borda do poo e o nvel da gua. As perdas na suco somam 2,26 mCL e o NPSH fornecido pelo fabricante 0,7 mCL. Determine se possvel fazer o deslocamento do fluido. Considere o sistema operando ao nvel do mar. Soluo: Pa = 10,333 mca e Pv (20 oC)= 0,24 Logo zm = (10,333-0,24) 0,7 - 2,26 = 7,13 m

Considerando que a gua est a 6,40m de profundidade possvel fazer este deslocamento.

Funcionamento ideal de bombas As bombas centrfugas so extremamente simples. Em geral, h duas exigncias bsicas que sempre tm que ser satisfeitas para se ter uma operao livre de dificuldades e uma vida til mais longa para bombas centrfugas. 1. A primeira exigncia que nenhuma cavitao ocorra ao longo da grande faixa operacional da bomba 2. A segunda exigncia que um fluxo contnuo mnimo seja sempre mantido, durante a operao. A compreenso clara do conceito de cavitao, seus sintomas, suas causas, e suas conseqncias so essenciais na anlise efetiva e preveno do problema de cavitao. Como h muitas formas de cavitao, cada uma exigindo uma soluo diferente, h vrias condies desfavorveis que podem acontecer separadamente ou simultaneamente, quando a bomba operada a baixas vazes. Entre elas se incluem:

16

Grandes vazamentos na carcaa, no lacre, e na caixa de recheio Deflexo e cisalhamento de eixos Travamento do mecanismo interno da bomba Cavitao Degradao da qualidade do produto Estocadas hidrulicas excessivas Quebra prematura de mancais

Cada condio pode ditar uma exigncia de baixo fluxo mnimo diferente. A deciso final sobre o fluxo mnimo recomendado tomada aps cuidadosa anlise "tecno-econmica" pelo usurio da bomba e o fabricante. As conseqncias de condies prolongadas de operao com cavitao e baixo fluxo podem ser desastrosos para a bomba e para o processo. Tais falhas, quando se opera com hidrocarbonetos, freqentemente causam fogos prejudiciais que resultam em perda da mquina, da produo, e pior de tudo, de vidas humanas. Assim, tais situaes devem ser evitadas a todo custo, seja envolvendo modificaes na bomba e sua tubulao ou alterando as condies operacionais. A seleo e o dimensionamento correto da bomba e da tubulao associada, no s eliminam as chances de cavitao e operao a baixa vazo, mas tambm diminuem significativamente os seus efeitos prejudiciais. importante lembrar que o dimensionamento do dimetro das tubulaes deve ser feito considerando valores de velocidade consagrados pela prtica, como por exemplo, 1,0 a 2,5 m/s para suco de gua em bombas e de 2,0 a 3,0 m/s em instalaes industriais.

Referncias consultadas Foust et. al. Princpios das operaes Unitrias Gomide, R. Operaes unitrias Moraes Junior, D. Transporte de Lquidos e Gases http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5313/ http://www.enq.ufsc.br/muller/

17

Das könnte Ihnen auch gefallen