Sie sind auf Seite 1von 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 02113/08 Pg. 1/2 ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL MUNICPIO DE MULUNGU - PRESTAO DE CONTAS DO PREFEITO, SENHOR JOS LEONEL DE MOURA, RELATIVA AO EXERCCIO FINANCEIRO DE 2007 EMISSO DE PARECER CONTRRIO APROVAO APLICAO DE MULTA REPRESENTAO ACERCA DA MATRIA PREVIDENCIRIA RECOMENDAES. ATENDIMENTO INTEGRAL S EXIGNCIAS DA LRF. RECURSO DE RECONSIDERAO CONHECIMENTO NO PROVIMENTO.

ACRDO APL TC 659 / 2011


RELATRIIO RELATR O
Esta Corte de Contas, na Sesso Plenria realizada em 27 de outubro de 2010, nos autos que tratam da anlise da Prestao de Contas do Prefeito Municipal de MULUNGU, Senhor JOS LEONEL DE MOURA, relativa ao exerccio de 2007, decidiu (fls. 665/667), atravs do Parecer PPL TC 219/2010, emitir, unanimidade, parecer contrrio s contas prestadas e, do Acrdo APL TC 1040/2010, in verbis: 1. CONHECER da denncia relativa abertura de crditos adicionais sem autorizao legislativa e abertura de crditos adicionais sem fonte de recursos e, no mrito, JULG-LA IMPROCEDENTE; 2. APLICAR multa pessoal ao Senhor JOS LEONEL DE MOURA, no valor de R$ 2.805,10 (dois mil, oitocentos e cinco reais e dez centavos), em virtude de grave infrao a preceitos e disposies constitucionais e legais, especialmente por no ter aplicado o mnimo exigido na Manuteno e Desenvolvimento do Ensino e por descumprir a RN TC n 05/2005, configurando a hiptese prevista no artigo 56, inciso II, da LOTCE (Lei Complementar 18/93) e Portaria 39/2006; 3. ASSINAR-LHE o prazo de 60 (sessenta) dias para o recolhimento voluntrio do valor da multa antes referenciado, sob pena de cobrana executiva, desde j recomendada, inclusive com a intervenincia da Procuradoria Geral do Estado, ou do Ministrio Pblico comum, na inao daquela, nos termos dos pargrafos 3 e 4, do artigo 71 da Constituio do Estado, devendo a cobrana executiva ser promovida nos 30 (trinta) dias seguintes ao trmino do prazo para recolhimento voluntrio, se este no ocorrer; 4. REPRESENTAR Receita Federal do Brasil, com relao aos fatos atrelados s contribuies previdencirias; 5. JULGAR REGULARES as despesas sobre as quais no foram objeto de quaisquer restries apuradas nestes autos; 6. RECOMENDAR Administrao Municipal de MULUNGU, no sentido de que no mais se repitam as falhas constatadas nos presentes autos, especialmente no que toca s aplicaes mnimas na Manuteno e Desenvolvimento do Ensino, conforme preceitua a Constituio Federal. Inconformado com a deciso, o interessado interps, por intermdio de seus procuradores legais, o presente Recurso de Reconsiderao, de fls. 672/710, que a Auditoria analisou e concluiu pelo conhecimento do Recurso e pela manuteno das seguintes irregularidades: 1. No cumprimento das determinaes contidas no Alerta emitido pelo TCE/PB;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 02113/08 Pg. 2/2

2. Aplicao em Manuteno e Desenvolvimento do Ensino MDE, de apenas 24,39% das Receitas de Impostos mais transferncias, portanto, abaixo do mnimo constitucionalmente fixado; 3. Descumprimento da RN TC 05/2005 no tocante disponibilidade dos registros de consumo de combustvel. Encaminhados os autos ao Parquet, este, atravs da ilustre Procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira, opinou em breve parecer, pelo conhecimento do recurso em causa, j que preenchidos os respectivos pressupostos de admissibilidade e, no mrito, pelo seu no provimento, sobremodo luz da subsistncia de irregularidade grave, qual seja, a no aplicao do percentual mnimo na Manuteno e Desenvolvimento do Ensino. Foram determinadas as comunicaes de estilo. o Relatrio.

PROPOSTA DE DECIISO PROPOSTA DE DEC SO


Preliminarmente, verifica-se que o recurso foi interposto por parte legtima e dentro do prazo legal estabelecido e, portanto, tempestivo, merecendo ser conhecido. No mrito, o Relator entende que as despesas que o recorrente quis acrescentar como aplicao na MDE se tratam de despesas referentes a exerccios anteriores, no cabendo, portanto, tal incluso. Quanto ao recolhimento da multa aplicada, constitui mero cumprimento da deciso, no se fazendo necessria, por isto mesmo, a reforma da deciso atacada. Isto posto, o Relator prope aos integrantes do Tribunal Pleno que em preliminar, CONHEAM do Recurso de Reconsiderao interposto, por preencher os requisitos de legitimidade e tempestividade e, no mrito, NO LHE CONCEDAM PROVIMENTO, mantendo-se intactas as decises guerreadas (Parecer PPL TC 219/2010 e Acrdo APL TC 1040/2010). a Proposta.

DECIISO DO TRIIBUNAL DEC SO DO TR BUNAL


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 02113/08; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta; Os MEMBROS do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, na Sesso desta data, decidiram CONHECER do Recurso de Reconsiderao interposto, por preencher os requisitos de legitimidade e tempestividade e, no mrito, NO LHE CONCEDER PROVIMENTO, mantendo-se intactas as decises guerreadas (Parecer PPL TC 219/2010 e Acrdo APL TC 1040/2010).
Publique-se, intime-se e registre-se. Sala das Sesses do TCE-Pb - Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 31 de agosto de 2011. __________________________________________ Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente __________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator ____________________________________________________ Marclio Toscano Franca Filho Procurador Geral do Ministrio Pblico Especial Junto ao Tribunal rkro

Das könnte Ihnen auch gefallen