Sie sind auf Seite 1von 5

Resumo

O ciclismo desde sua origem um dos esportes mais praticado do mundo, se levarmos em considerao suas diversas variaes como Ciclismo de Estrada, BMX, Mountain Bike e etc. Com o objetivo de entender o porqu e como evitar a Lombalgia no ciclismo de estrada foi feito uma pesquisa literria e de campo onde foi identificado uma grande incidncia da lombalgia em atletas do ciclismo. Lombalgia a dor na regio lombar da coluna espinal, no ciclismo ela decorrente segundo Mellion (apud Pequini, 2005) de uma contrao ismtrica da musculatura responsvel por manter o posicionamento do atleta em cima da bicicleta, essa contrao isomtrica limita o fluxo de sangue e possibilita o acumulo de lixo metablico na musculatura, causando a dor na regio lombar. Usabiaga (apud Mellion, 2005) traz como soluo para a lombalgia no ciclismo o treino de forma a adequar o corpo do ciclista a posio exercida durante a prova ou o treino. Foi feito uma pesquisa com 19 ciclistas amadores que revelou que a lombalgia se faz muito presente no ciclismo, principalmente em atletas com menos tempo de prtica sendo que nos atletas mais experientes a lombalgia no existe, concluindo que como Usabiaga relata, a lombalgia tende a diminuir com o passar do tempo e com a rotina de treinos adequando o corpo ao posicionamento do ciclismo.

Abstract
The cycling since its origin is one of the most practiced sports in the world, if we take into account its different variations such as Cycling Road, BMX, Mountain Bike and so on. Aiming to understand why and how to avoid disorders in cycling road was made of a literary research and field where it was identified a high incidence of low back pain in athletes of cycling. Low back pain is the pain in the lumbar region of the spinal column, resulting in cycling it is the second Mellion (apud Pequini, 2005) from a ismtrica contraction of the muscles responsible for maintaining the positioning of the athletes on top of the bicycle, isometric contraction that limits the flow of blood and allows the build up of metabolic waste in the muscles, causing the pain in the lumbar region. Usabiaga (apud Mellion, 2005) brings as a solution for low back pain in the cycling training in order to bring the body of the cyclist held the position during the race or the training.

A search was done with 19 amateur cyclists which showed that low back pain is very present in cycling, especially in athletes with less time to practice being more experienced athletes in the back pain does not exist, concluding that as usabiaga reports, low back pain tends to decrease with time and with the routine practice of adjusting the body to the positioning of cycling.

Palavras-Chaves: Ciclismo, Lombalgia no Ciclismo e Patologias no Ciclismo

Introduo
De acordo com Rodrigues (2007) o ciclismo surgiu como esporte no sculo XIX na Inglaterra e faz parte dos Jogos Olmpicos desde a primeira edio da era moderna. O ciclismo constitudo de qupatro modalidades principais, so elas o ciclismo de Pista, de Estrada, BMX e Mountain Bike. O ciclismo alm dessas modalidades esportivas praticado como lazer atravs de passeios ciclsticos e do cicloturismo e como meio de transporte. Apesar de o ciclismo ser um esporte com um grande nmero de praticantes, sendo eles amadores ou profissionais, e possuindo diversas categorias como citada a cima, pouco o nmero de pesquisas cientificas voltada para esse esporte. Atualmente ainda h um senso comum de que o ciclismo um esporte que quase no gera leso ou que as mesmas so geradas decorrentes a queda, esse senso comum presente at entre os prprios ciclistas, mais especificamente em ciclistas amadores, que mesmo com o fcil acesso informao no a busca de forma que desvende o porqu de alguma dor presente durante ou ps o treino. Sendo assim foi feito uma pesquisa sobre uma das leses mais presentes no ciclismo de estrada que a Lombalgia. O objetivo dessa pesquisa explicar o porqu e como prevenir tal leso aumentando a vida til do atleta na modalidade e se a lombalgia interfere no desempenho durante as competies e treinos.

Lombalgia
A Lombalgia nada mais que uma dor na regio lombar das costas. De acordo com Mellion (apud Pequini, 2005) a regio lombar da coluna a plataforma que o ciclista usa para controlar e impulsionar a bicicleta, e determina o conforto e a qualidade do ciclismo. Mellion afirma que essa plataforma se mantm em um estado crtico de equilbrio devido constante transmisso de fora para os pedais e da resistncia do ciclista, sendo que, dessa forma os msculos que mantm a posio do ciclista durante a prtica se contraem isometricamente, o que limita o fluxo de sangue ao msculo e possibilita acumulo do lixo metablico no msculo ocasionando a dor na regio lombar (Lombalgias). De acordo com Usubiaga et AL (apud Pequini, 2005) a Lombalgia decorrente de uma fora compressiva na parte anterior dos discos intervertebrais e uma fora distensiva na parte posterior decorrente do posicionamento do ciclista na bicicleta. H algumas informaes que dizem que uma das solues para a lombalgia no ciclismo seria o fortalecimento dos msculos do abdmen, porm de acordo com Usubiaga et a (apud Pequini, 2005) estudos eletromiogrficos mostram que existe um importante desequilbrio entre a musculatura flexora e extensora, ou seja, durante o ciclismo a contrao dos msculo extensores proporcional intensidade do pedalo, sendo que os flexores se mantiveram relaxados. O fortalecimento do abdmen certamente um importante mecanismo de defesa para a regio lombar e mantm a coluna bem estvel para os esportes, s como visto a cima no ciclismo esse mecanismo no existe, o que segundo Usubiaga et AL (apud Pequini, 2005) pode causar a dor lombar em pessoas sem treino adequado. A soluo de acordo com Usabiaga et AL (apud Pequini, 2005) seria a adequao fsica da posio do ciclista na bicicleta, o que s ocorre com o treino e com um bom preparo fsico. Porm de acordo com Polito et AL (2003) que em seu estudo identificou que no h uma relao entre aptido cardiorrespiratria e a lombalgia ao contrrio de Der Velde e Mireal (2000) que verificaram que indivduos com dor lombar crnica possuem menor capacidade aerbia que indivduos sem dor.

Procedimentos Metodolgicos
Esta pesquisa classificada como de campo e descritiva (NEGRINE, 2004). Foi utilizado um questionrio (ANEXO 1) para investigar quais so as leses e/ou dores que geram incmodos aos praticantes do ciclismo durante e depois do treinamento ou competio. O questionrio foi aplicado na raia olmpica da USP e onde h uma concentrao grande de ciclistas amadores que treinavam pelo menos 5 horas por semana. A pesquisa foi respondida por 19 atletas sendo eles todos do sexo masculino, com mdia de 28 anos de idade.

Discusso
As respostas obtidas nos questionrios por mim aplicado seguiram a linha de pensamento dos autores. A maioria dos ciclistas pesquisados alegaram que em algum momento j sofreram de lombalgia , os ciclistas pesquisados alegam que esse sintoma s devido ao longo tempo de treino, o que de acordo com Usabiaga esta diretamente ligado ao condicionamento fsico do ciclista, j que em 4 atletas praticantes do ciclismo a mais de 7 anos no houve relato de lombalgia em quanto em atletas que comearam a pouco tempo no ciclismo a lombalgia se faz presente em alguns atletas, que de acordo com Usabiaga ainda no se adaptaram fisicamente ao posicionamento na bicicleta. Tanto os atletas que alegaram como os que no alegaram sofrer de lombalgia concordam com Der Velde e Mireal que afirmam que a lombalgia tem influencia na capacidade aerbia que prevalente no ciclismo, afetando assim o desempenho tanto no treino quanto na competio.

Consideraes Finais
Conclu que a Lombalgia presente e inevitvel no incio da prtica do ciclismo e que tende a diminuir com o decorrer do treino j que de acordo com a pesquisa feita em campo e na literatura a adaptao do corpo ao posicionamento do ciclismo acontece. Apesar de no estudo feito por Polito no mostrar significativa relao entre a aptido e a lombalgia, penso que a lombalgia e a aptido esto diretamente ligadas, pois assim como Van Der Velde e Mireau provou em seu estudo, a performance de um atleta que no sofre de lombalgia melhor do que o que esta sofrendo de dores na regio lombar.

Referncias Bibliogrficas Bini R. R.; Carpes F. P.; Diefenthaeler F.; Rossato M.; Leses no Ciclismo; GEPEC Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo; Disponvel em <http://v1.ativo.com>; Acesso em 30 de Setembro de 2008. Carpes F.P., Dagnese F., Kleinpaul J.F., Martins E.A., Mota C.M.; Influncia da posio do tronco sobre a presso no selim em homens e mulheres; GEPEC Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo; Disponvel em <http://www.ufsm.br/gepec/ >; Acesso em 25 de Setembro de 2008. PEQUINI. S. M; Ergonomia Aplicada ao Design de produtos: Um estudo sobre o design das bicicletas, Capitulo 6 Doenas relacionadas prtica do ciclismo; FAU-USP; 2005. POLITO M.D. et al; Componentes da aptido fsica e sua influncia sobre a prevalncia de lombalgia. Revista Brasileira de Cincia e Movimento. Braslia v. 11 n. 2 p. 35-40 junho 2003; RODRIGUES L. H.; Coleo Agn: Ciclismo; Odysseus, 2007. VAN DER VELDE, G. e MIREAU, D. The effect of exercise on percentile rank aerobic capacity, pain, and self-rated disability in patients with chronic low-back pain: a retrospective chart review. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. 2000;81:1457-63

Das könnte Ihnen auch gefallen