Sie sind auf Seite 1von 8

COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS

Concurso Pblico para Provimento de Cargos de

ANALISTA MERCADO DE CAPITAIS

P R O V A

Conhecimentos Especficos Redao


INSTRUES
- Verifique se este caderno: corresponde a sua opo de cargo. contm 50 questes de mltipla escolha, numeradas de 1 a 50. contm 2 temas de redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu. VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra. - redigir a redao no espao reservado para rascunho. - passar a redao a limpo, na Folha de Redao, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. ATENO - Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Redao. - Em nenhuma hiptese o rascunho da redao ser corrigido. - Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a Folha de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Outubro/2003

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

5. CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A CVM NO tem atribuies de disciplinar (A) a emisso e distribuio de valores mobilirios no mercado. a organizao e funcionamento das bolsas de valores. a negociao e intermediao no mercado de derivativos.

ESTRUTURA DE MERCADO 1. O Conselho Monetrio Nacional o rgo maior do sistema financeiro, sendo sua competncia (A) (B) desempenhar atividade executiva. exercer a fiscalizao de instituies financeiras. (B)

(C)

(C)) zelar pela liquidez das instituies financeiras. (D) supervisionar os servios de compensao de cheques.

(D)) as operaes no mbito do mercado de ttulos cambiais. (E) a administrao de carteira e custdia de valores mobilirios.

_________________________________________________________ (E) receber depsito compulsrio dos bancos. _________________________________________________________

6.

A CVM caracteriza-se como

2.

Ao Banco Central do Brasil atribui-se a funo de (A) (B) (C) (D) fixar diretrizes e normas da poltica cambial. autorizar os limites de emisses de moeda. disciplinar todos os tipos de crdito do mercado. deliberar sobre a constituio das instituies financeiras. (C) (D) (E) (A)) entidade autrquica, vinculada ao Ministrio da Fazenda. (B) administrao subordinada ao Banco Central do Brasil. rgo regulador do Sistema Financeiro Nacional. agente de Poltica Monetria, Cambial e de Crdito. instituio subordinada ao Ministrio do Planejamento.

(E)) realizar operaes de compra e venda de ttulos pblicos.


_________________________________________________________

3.

O Sistema de Intermediao Financeira fundamenta-se (A) na expanso da renda nacional dos principais agentes econmicos. no equilbrio de caixa dos agentes econmicos superavitrios. no controle da carga tributria e fiscal dos agentes econmicos.

_________________________________________________________

7.

As Sociedades Distribuidoras de Valores (A) intermediam operaes de cmbio.

(B)

(B)) participam do lanamento pblico de aes. (C) (D) (E) 8. captam recursos de depsitos vista. captam depsito em cadernetas de poupana. so fiscalizadas pelo CMN e Bolsa de Valores.

(C)

(D)) no desequilbrio entre o nvel de poupana e investimento na economia. (E) na gesto da dvida pblica mobiliria federal, estadual e municipal.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

So considerados membros da Bolsa de Valores: (A) (B)

4.

Cabe s Bolsas de Valores, como rgos auxiliares da CVM, (A)) fiscalizar as atividades das corretoras de valores. (B) (C) controlar o funcionamento do mercado de Cmbio. fiscalizar as demonstraes companhias abertas. financeiras das

as companhias de capital aberto ou capital fechado. as caixas de liquidao e custdia de ttulos mobilirios. os investidores qualificados. institucionais ou investidores

(C)

(D)

regularizar as atividades de auditores e analistas de mercado. disciplinar as condies de acesso ao mercado de capitais.

(D)) as sociedades corretoras que possuem o ttulo patrimonial. (E) as sociedades distribuidoras. CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

(E) 2

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

9.

A caixa de liquidao ou cmara de compensao das bolsas o sistema criado para (A)) garantir o fiel cumprimento dos negcios realizados na Bolsa. (B) controlar as operaes de ttulos pblicos federais e estaduais. liquidar os negcios de renda fixa. divulgar diariamente o ndice BOVESPA. divulgar periodicamente as taxas de juros praticadas no mercado.

13.

O titular de uma opo de compra tem (A)) o direito de comprar a ao pelo preo de exerccio. (B) (C) (D) (E) o direito de comprar a ao pelo preo de mercado. a obrigao de vender a ao pelo preo de exerccio. a obrigao de vender a ao pelo preo de mercado. o direito de receber o prmio antecipadamente.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

14.

_________________________________________________________

No sistema de negociao e liquidao das operaes de Bolsa, considera-se D+1 como o dia (A) (B) da realizao da operao. seguinte ao da operao.

10.

No processo de abertura de capital e registro da companhia, na CVM, facultativo a (A) (B) nomeao de diretor de relaes com o mercado. contratao de auditor independente credenciado pela CVM.

(C)) til seguinte ao da operao. (D) (E) da liquidao do mercado vista. do vencimento do mercado a termo.

(C)) previso para o Conselho de Administrao deliberar sobre futuros aumentos de capital. (D) apresentao CVM de cpia do novo estatuto social da companhia. apresentao de relatrio da administrao do ltimo exerccio social.

_________________________________________________________

15.

No mercado vista de aes, o processo de liquidao ocorre em: (A) (B) D+1 para liquidao fsica e financeira. D+2 para liquidao fsica e financeira.

(E)

_________________________________________________________

(C)) D+3 para liquidao fsica e financeira. (D) (E) 16. D+1 para liquidao fsica e D+2 para financeira. D+2 para liquidao fsica e D+3 para financeira.

11.

A Companhia Aberta aquela com registro (A) na CVM e ttulos negociados no mercado primrio.

_________________________________________________________

(B)) na CVM e ttulos negociados no mercado de Bolsa ou Balco. (C) (D) (E) na CVM e ttulos negociados no Sistema da CETIP. no Banco Central e ttulos negociados no SOMA. no Banco Central e ttulos negociados no mercado aberto.

Segundo a Lei no 6.385, de 07 dezembro de 1976, so denominados valores mobilirios: aes, debntures, (A)) bnus de subscrio, notas promissrias e partes beneficirias. (B) (C) (D) (E) bnus de duplicatas. subscrio, notas promissrias e

_________________________________________________________

bnus de subscrio, duplicatas e commercial paper. notas promissrias, duplicatas e commercial paper. bnus de subscrio, commercial paper. notas promissrias e

12.

O Mercado Secundrio importante porque (A) o valor transacionado canalizado para a empresa emitente do ttulo. as empresas obtm recursos para financiar novos empreendimentos.

_________________________________________________________

(B)

17.

So caractersticas das aes que constituem o Capital Social de uma companhia: (A) (B) (C) (D) espcie, emissor, tipo e preo. emissor, preo, tipo e classe. espcie, emissor, forma e tipo. forma, tipo, classe e preo.

(C)) proporciona liquidez aos ativos, viabilizando o mercado primrio. (D) aumenta o lucro das companhias com aes negociadas no mercado. diminui o risco de mercado para os investidores detentores de aes.

(E)

(E)) espcie, forma, tipo e classe. 3

CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

18.

Uma ao representa (A) a maior parcela do capital social de uma empresa.

22.

A companhia emissora de debntures pode manter em circulao (A) apenas uma emisso de debntures, e cada emisso pode ser subdividida em sries.

(B)) a menor parcela do capital social de uma empresa. (C) (D) (E) 19. o patrimnio lquido de uma companhia. as reservas de lucros de uma companhia. a parcela mdia do capital social de uma empresa. (D)

(B)) mais de uma emisso de debntures, e cada emisso pode ser subdividida em sries. (C) mais de uma emisso de debntures, e cada emisso no pode ser subdividida em sries. apenas uma emisso de debntures, e cada emisso no pode ser subdividida em sries. apenas uma emisso de debntures, e cada emisso pode ou no ser subdividida em sries.

_________________________________________________________

O ganho lquido obtido no mercado vista de aes tributado atualmente alquota de (A) (B) (C) (D) 1% 5% 10% 15% (B) (E)) 20% (E)

_________________________________________________________

23.

A funo principal do Agente Fiducirio contratado numa emisso de debntures (A) zelar e fiscalizar o mercado de debntures. zelar pelo interesse da companhia emissora. fiscalizar a conduta da companhia emissora. fiscalizar os debenturistas e companhia emissora.

_________________________________________________________

(C) (D)

20.

Ao Cheia linguagem utilizada pelo mercado e tem o significado de ao que (A) ainda no recebeu dividendos e split concedidos pela empresa emissora. j recebeu e exerceu direitos concedidos pela empresa emissora. j recebeu dividendos e bonificaes concedidos pela empresa emissora.

(E)) zelar pelo interesse dos debenturistas.


_________________________________________________________

(B)

24.

O prazo de vencimento das debntures pode ser (A) de at 12 meses.

(C)

(B)) indeterminado. (D)) ainda no recebeu ou exerceu direitos concedidos pela empresa emissora. (E) j recebeu bonificaes e subscrio concedidos pela empresa emissora. (C) (D) (E) 25. de at 24 meses. de at 36 meses. de at 48 meses.

_________________________________________________________

21.

A distribuio das debntures junto ao pblico investidor regulamentada por (A) instruo da CVM e pelo Cdigo de Auto-regulao da ANDIMA. instruo da CVM e por resoluo do Banco Central do Brasil. resoluo do Banco Central e pelo Cdigo de Autoregulao da ANBID.

_________________________________________________________

As debntures podem ser emitidas com garantia (A) real ou sem garantia, ou com garantia flutuante ou quirografria. flutuante ou sem garantia, ou com garantia real ou subordinada. real ou fidejusria, ou quirografria ou subordinada. flutuante ou fidejusria, ou subordinada ou com garantia real.

(B)

(B)

(C)

(C) (D)

(D)) instruo da CVM e pelo Cdigo de Auto-regulao da ANBID. (E) 4 resoluo do Banco Central e pelo Cdigo de Autoregulao do CETIP.

(E)) real ou flutuante, ou quirografria ou subordinada. CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

31. FUNCIONAMENTO DE MERCADO

No mercado primrio, a negociao do ativo ocorre (A) entre os investidores na bolsa de valores. entre os investidores no mercado de balco.

26.

A regulao do mercado de valores mobilirios consiste na atuao da CVM em (A)) promover a poltica de disclousure. (B) (C) (D) (E) fixar o preo de emisso dos ttulos. interferir nas cotaes do mercado. deliberar sobre poltica de dividendos. controlar o fluxo de capitais estrangeiros. 32.

(B)

(C)) pela primeira vez, quando de sua emisso. (D) (E) aps o lanamento pblico de aes. aps o lanamento privado de aes.

_________________________________________________________

As empresas obtm recursos para o seu crescimento por meio (A)) da emisso ou subscrio de novas aes. (B) (C) (D) (E) da distribuio de bonificao das aes. da distribuio de dividendos das aes. do desdobramento das aes existentes. do agrupamento das aes existentes.

_________________________________________________________

27.

Para configurar a existncia de Banco Mltiplo, ele deve possuir pelo menos duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, de (A) (B) (C) (D) crdito imobilirio. crdito rural ou Leasing. Desenvolvimento. Arrendamento Mercantil.

_________________________________________________________

33.

O lanador de uma opo de compra tem (A) (B) (C) o direito de comprar a ao pelo preo de exerccio. o direito de comprar a ao pelo preo de mercado. a obrigao de pagar o prmio no vencimento do exerccio. a obrigao de vender a ao pelo preo de mercado.

(E)) Investimento ou Comercial.


_________________________________________________________

28.

No mercado de balco organizado e regularizado pela CVM, as operaes so realizadas atravs (A) (B) do prego viva-voz da Bolsa de Valores de So Paulo. da rede de servios da Bolsa Mercantil e de Futuros.

(C)) da Sociedade Operadora do Mercado de Ativos. (D) (E) 29. da Central de Custdia e Liquidao de Ttulos. da Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia.

(D)

__________________________________________________________________________________________________________________

(E)) a obrigao de vender a ao pelo preo de exerccio.

Os agentes autnomos de investimentos, para atuarem na colocao de valores mobilirios, podem ser credenciados por corretoras, distribuidoras e (A) (B) (C) companhias de capital aberto e bancos. sociedades de crdito imobilirio e bancos. entidades de previdncia e bancos.

34.

Nos mercados a prazo da Bolsa de Valores, so exigidos os depsitos de garantias iniciais e adicionais para (A) (B) (C) compradores de opes de compra. compradores de opes de venda. vendedores cobertos de opes de compra.

(D)) bancos mltiplos e de investimentos. (E) 30. bancos comerciais e bancos mltiplos. 35.

(D)) compradores termo. (E) vendedores cobertos de opes de venda.

__________________________________________________________________________________________________________________

INCORRETO afirmar que (A) uma ao representa a menor frao do capital social da empresa.

INCORRETO afirmar que (A) o Ibovespa reflete a variao de preos das aes mais negociadas nos ltimos 12 meses. o ndice FGV-100 exclui as aes de empresas estatais e instituies financeiras.

(B)) partes beneficirias so ttulos emitidos por sociedades annimas de capital aberto. (C) as notas promissrias representam ttulos de dvida de curto prazo. o bnus de subscrio concede ao acionista o direito de subscrever uma nova ao. as debntures representam ttulos de dvida de mdio e longo prazo.

(B)

(C)) a composio da carteira terica do Ibovespa reavaliada semestralmente. (D) (E) o IBX-ndice Brasil composto por 100 aes. o ndice Valor Bovespa seleciona 50 aes a partir a da 11 posio de liquidez. 5

(D)

(E)

CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

36.

Nas operaes no mercado vista de aes, a ordem de recompra distribuda pela Bovespa em (A) D+3

42.

No mercado de opes de aes, para efeito de liquidao fsica e financeira, o ato de exercer a opo configura-se como uma liquidao de operao (A)) no mercado vista. (B) (C) (D) (E) no mercado a termo. no mercado futuro. de recompra de aes. de depsito de margens.

(B)) D + 4 (C) (D) (E) 37. D+5 D+6 D+7

_________________________________________________________

A sociedade corretora compradora no mercado vista, pode efetuar a ordem, na Bovespa, de recompra de (A) (B) (C) D + 7 at D + 9 D + 6 at D + 8 D + 5 at D + 7

_________________________________________________________

43.

Na Bovespa, o clculo do valor das margens de garantia efetuado (A) (B) (C) (D) pela margem de prmio dos papis negociados. pela margem de prmio mdio do mercado. pela taxa de juros bsica do Banco Central. por um percentual de volatilidade do Ibovespa.

(D)) D + 4 at D + 6 (E) 38. D + 3 at D + 5


_________________________________________________________

No mercado de opes, na Bovespa, a liquidao do prmio efetuada em: (A)) D + 1 o titular paga e o lanador recebe. (B) (C) (D) (E) D + 1 o titular recebe e o lanador paga. D + 2 o titular paga e o lanador recebe. D + 2 o titular recebe e o lanador paga. D + 0 o titular paga e o lanador recebe.

(E)) pelo sistema CM-TIMS da Bovespa.


_________________________________________________________

44.

Para a distribuio pblica de debntures exige-se o registro de companhia aberta da emissora e o registro da emisso (A) (B) no CETIP. no BACEN.

_________________________________________________________

39.

Nos mercados a prazo, a termo e de opes, as garantias exigidas na Bovespa devem ser depositadas em (A) (B) (C) (D) D+4 D+3 D+2 D+1

(C)) na CVM. (D) (E) no SOMA. na CALISPA.

_________________________________________________________

45.

As Debntures Simples representam: (A) ttulos de renda fixa permutveis por aes.

(E)) D + 0
_________________________________________________________

40.

No mercado a termo de aes, o prazo de vigncia do contrato pode ser de (A) 12 at 999 dias corridos.

(B)) ttulos de dvida da empresa emissora. (C) (D) (E) fraes do capital social da empresa. distribuio de resultados apurados no balano. parte dos lucros da empresa emissora.

(B)) 16 at 999 dias corridos. (C) (D) (E) 41. 16 at 999 dias teis. 6 at 180 dias corridos. 6 at 999 dias teis.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

46.

As debntures sem clusula de conversibilidade de aes so chamadas Debntures (A)) Simples. (B) (C) (D) (E) Subordinadas. no conversveis. Quirografrias. Escriturais. CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

No mercado de opes de aes, o prazo de vencimento das sries pode ocorrer (A) (B) (C) mensalmente, na 4 feira mais prxima do dia 15. mensalmente, na 2 feira mais prxima do dia 15. todo 1 dia til do ms de vencimento.
a a a a a

(D)) mensalmente, toda terceira 2 feira. (E) 6 mensalmente, toda primeira 2 feira.

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

47.

As debntures quirografrias so (A) com garantia real, equivalendo aos demais crditos ordinrios a favor da emissora. com garantia, equivalendo aos demais crditos ordinrios contra a emissora. sem garantia, equivalendo aos demais crditos ordinrios a favor da emissora. com garantia, equivalendo aos demais crditos ordinrios a favor da emissora. REDAO

(B)

1. 2. 3.

Escolha UMA das propostas abaixo apresentadas. Exponha suas idias sobre o tema escolhido. A redao deve ter a extenso mnima de 30 linhas e mxima de 40, considerando-se letra de tamanho regular.

(C)

(D)

(E)) sem garantia, equivalendo aos demais crditos ordinrios contra a emissora.
_________________________________________________________

48.

Os lanamentos recentes de debntures possuem como indexador (A) o CDI-CETIP mais juros ou variao cambial mais juros.

PROPOSTA I Num de seus contos mais irnicos, Machado de Assis afirma que os homens s se associam para que cada um proteja de modo mais eficaz seus interesses puramente particulares. Concorda com a afirmao de Machado de Assis? Argumente, de modo claro e organizado, em favor da posio que voc defende.

(B)) o CDI-CETIP mais juros ou IGP-M mais juros. (C) (D) a taxa SELIC mais juros ou CDI-CETIP mais juros. a taxa SELIC mais juros ou variao cambial mais juros. o IGP-M mais juros ou variao cambial mais juros.

(E)

_________________________________________________________

49.

correto afirmar que (A) as debntures so ttulos de emisso de instituies financeiras e empresas. as aes so ttulos de crdito com direito a voto ou com direitos de dividendos. as aes e as debntures so ttulos e valores mobilirios negociados em bolsa. PROPOSTA II Imagine que voc participou de uma reunio na qual se discutiu a seguinte pauta: (D)) as debntures podem ser utilizadas para a abertura de capital de uma companhia. (E) as debntures e as aes so ttulos de emisso das instituies financeiras. diagnstico das atuais condies em que opera o mercado acionrio; prognstico do comportamento do mercado nos prximos dias; medidas a serem tomadas, tendo em vista o interesse dos acionistas.

(B)

(C)

_________________________________________________________

50.

O termo Block Trade significa (A) (B) leilo de grande lote de aes novas e antigas. leilo de grande lote de aes novas.

Escreva um relatrio, destinado a seu superior, no qual voc detalhe e circunstancie cada um dos elementos dessa pauta.

(C)) leilo de grande lote de aes antigas. (D) (E) oferta privada de grande lote de aes antigas. oferta pblica de grande lote de aes novas. 7

CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

www.pciconcursos.com.br

03/10/03 - 08:59

Redao Rascunho

CVM-An.Mer-Cap-1-CE/EM/FM

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen