Sie sind auf Seite 1von 6

Resenhas

391

Resenha de livro
LeDoux, Joseph (2001). Crebro Emocional: Os misteriosos alicerces da vida emocional. (trad. de Terezinha Batista dos Santo). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, 336 p. ISBN 85-7302185-3.

Como as emoes influenciam nossa vida: o crebro emocional


Monica Silvia Borine *

Joseph LeDoux professor do Centro de Cincia Neurolgica da New York University e descreve em seu livro a pesquisa pioneira sobre a natureza e a origem das emoes. LeDoux observa que o estudo das emoes a partir da compreenso do funcionamento do crebro permite um conhecimento que vai alm daquele proporcionado somente atravs da experimentao psicolgica. Discorre, em especial, sobre o papel da amgdala, parte fundamental do sistema emocional, nas reaes de medo - e tambm comenta investigaes mais recentes de outros cientistas em neurocincia, explicando de que modo muitas emoes fazem parte de um complexo sistema neuropsicolgico desenvolvido para melhor adaptao e sobrevivncia. LeDoux focaliza, ainda, os processos cerebrais coexistentes em transtornos de ansiedade, fbicos e transtorno de pnico. O interesse pelas relaes entre mente e crebro levou Joseph LeDoux a publicao desta obra sobre a neurologia das emoes. Em O crebro emocional, escrito de forma simples e clara, LeDoux dirige-se tanto ao especialista como ao leigo. Informativo e esclarecedor, seu livro polemiza com todos que procuram entender melhor a influncia das emoes em nossa vida. O autor alude sobre a dificuldade da conceituao da emoo e dos esforos que esto sendo feitos pelos pesquisadores para a sua compreenso. Menciona a relevncia da questo da psicologia da emoo e do crebro emocional. Demonstra paulatinamente atravs da histria a tendncia de se separar razo e paixo, pensamento e sentimento, cognio e emoo.
*

Mestranda em Psicologia da Sade. Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia. Universidade Metodista de So Paulo. Trabalho apresentado como parte da avaliao na disciplina Metodologia cientfica, ministrada por J. Tolentino Rosa, Marlia Martins Vizzotto e Mirlene M. M. Siqueira.

Mudanas - Psicologia da Sade, v. 13, n. 2, 387-396, jul-dez 2005

392

Resenhas

Segundo sua explanao os estudos cognitivos buscam compreender de que maneira adquirimos o conhecimento do mundo, para tal abordando um lado do crebro que tem relao com o pensamento, raciocnio e o intelecto. Segundo o autor a emoo excluda e para ele a mente no existe sem a emoo, as criaturas sem a emoo tornam-se o que ele chama de almas de gelo. Com o advento da inteligncia artificial (IA) houve um avano da cincia cognitiva com o intuito de retratar a mente humana com o uso de simulaes do computador. Ela se sustenta na posio conhecida como funcionalismo. Sendo assim a mente tem para o crebro a mesma funo que o programa tem para o hardware do computador. Os cientistas cognitivos tendem a considerar a mente um processo no consciente e no como contedos inconscientes. Excluindo a conscincia, a cincia cognitiva deixou de lado aqueles estados conscientes denominados emoes. Os cientistas cognitivos rejeitam que mente e conscincia sejam a mesma coisa. O autor d exemplos de vrias pesquisas mostrando que enquanto o hemisfrio direito do crebro faz a ao o esquerdo tende a explicar com alguma situao relevante que se encaixe no movimento. O comportamento uma atitude sem conscincia das razes, pois o comportamento produzido por sistemas cerebrais de atividades inconscientes, visto que uma das principais tarefas da conscincia fazer da nossa vida uma histria coerente, um auto conceito e crebro faz isso dando explicaes para o comportamento com base em nossa auto imagem, em lembranas do passado, em expectativas futuras, na situao social presente e no meio ambiente fsico em que se produz o comportamento. Sendo assim parece que grande parte da vida mental acontece fora dos limites da percepo consciente. O processamento de estmulos passa mais tarde a exercer influencia significativa sobre o pensamento e o comportamento. Segundo o autor a conscincia s ser entendida se estudarmos os processos inconscientes que a viabilizam. Sem dvida o autor procura deixar bem claro a importncia de considerar as emoes de forma consistente e reveladora e mais ainda o autor questiona do porque a emoo foi excluda da reabilitao da mente realizada pela revoluo cognitiva dentro da psicologia. Citado estudos realizados na rea econmica que demonstraram que a tomada de deciso no na maioria das vezes racional. Psiclogos do desenvolvimento afirmam que o passado da espcie muito importante quando se trata de explicar a condio emocional do homem atual. Segundo o autor, que pesquisou a inteligncia emocional, o sucesso da vida depende de elevado quociente emocional (QE), tanto quanto ou mais do que apenas de um quociente de inteligncia (QI). Para a neurocincia, cada vez mais se acentua a importncia dos sentimentos mais intensos quando se trata de tomar uma deciso. As emoes tradicionalmente so consideradas estados de conscincia subjetivos; sentir medo, irritao ou felicidade ter a percepo de que se est usufruindo sendo

Resenhas

393

uma forma especfica de experincia tendo conscincia desta experincia. Podemos verificar como o crebro processa inconscientemente o significado emocional dos estmulos fazendo uso desta informao para controlar atitudes adequadas ao significado emocional dos estmulos. Verificando como o crebro processa informaes emocionais, poderemos compreender de que maneira ele cria experincias emocionais. Cognitivistas aludem que os modelos cognitivos deviam ser vistos como os causadores das emoes se quisermos uma aproximao mais verossmil do que , na verdade, a mente. Alguns pesquisadores sugerem que a psicologia cognitiva deveria voltar-se para as cognies quentes em oposio a processos lgicos e frios. Ainda no h uma integrao satisfatria entre estes fenmenos e a cincia cognitiva. O sistema mamfero visivelmente constitudo como um sistema emocional e, segundo o autor, tanto os processos subjacentes emoo e cognio podem ser estudados fazendo-se uso dos mesmos conceitos e ferramentas experimentais. Ele acredita que de agora em diante reunir cognio e emoo no seio da mente fundamental porque a mente possui pensamentos e emoes sendo que um estudo unilateral jamais ser satisfatrio. A cincia da mente herdeira do reino unido da emoo e cognio. Chamar-lhe o estudo da cognio e da emoo de cincia cognitiva e fazer-lhe um desservio diz o autor certamente de forma crtica querendo na realidade chamar a ateno de forma enftica para esta questo primordial. & um alerta para a questo separatista que ele como pesquisador das emoes considera altamente relevante. Ele continua sua narrativa ainda explorando seu ponto de vista demonstrando que na questo das emoes ao contrario da cognio h uma maquina biolgica o crebro que nem sempre funciona independentemente do corpo. Muitas, a maioria das emoes envolve reaes fsicas, porem no existe este tipo de relao entre cognies e aes. A cognio permite-nos decidir como reagimos em determinada situao. Nas emoes as respostas corporais constituem parte integrante no processo global da emoo como bem enfatizou Willian James. As emoes se desenvolveram como especializaes fisiolgicas e comportamentais, reaes fsicas controladas pelo crebro que possibilitaram aos organismos ancestrais a sobrevivncia em ambientes hostis e a procriao. A impossibilidade de um computador ter emoes devido falta de uma historicidade a qual resultado de muitas eras de evoluo biolgica. Apesar da cincia cognitiva, ter tratado as emoes com desateno os cientistas que se dedicam ao estudo das emoes em nenhum momento tiveram desateno aos cientistas que se dedicam ao estudo da cognio, em nenhum momento ignoram a cognio. As emoes resultam das interpretaes cognitivas das situaes e a atividade fisiolgica deve ter uma representao cognitiva para que possa influenciar uma experincia emocional.

Mudanas - Psicologia da Sade, v. 13, n. 2, 387-396, jul-dez 2005

394

Resenhas

O autor relata vrios experimentos que apontam a relao emocional e a cognio em seu ponto de vista as teorias da avaliao, sendo que elas ocorrem a maioria das vezes inconscientemente sendo que emoo e cognio so aes distintas. Em relao ao inconsciente emocional podemos lembrar que ele a base da teoria psicanaltica de Sigmund Freud. Aps o hiato na dcada de 60 a 70 surgiram interesses pelos processos emocionais inconscientes estimulados pelos estudos pela reinterpretao da defesa perceptiva e a percepo subliminar. De que maneira os processos inconsciente se do? O autor cita diversas pesquisas com o inconsciente emocional que indiscutivelmente mostram que grandes partes das atividades emocionais do crebro acontecem no inconsciente emocional. Na questo da avaliao o crebro precisa avaliar um estimulo e decidir-se se este estmulo deve ser ignorado ou se deve produzir alguma reao. A avaliao preenche a lacuna entre estmulos e respostas e entre estmulos e sentimentos. Segundo o autor as teorias da avaliao no esto inteiramente corretas, pois exigiam que o mecanismo de avaliao se voltasse completamente e desde o comeo para os nveis accessveis para a introspeco de cognio superior. RICHARD recentemente afirma: mesmo que esta tarefa seja desanimadora, creio que precisamos encontrar formas eficientes de explorar aquilo que esta abaixo da superfcie, de que maneira se relaciona com o que consciente e como influencia o funcionamento da emoo como um todo. Emoo e cognio so dois lados da mesma moeda ou moedas diferentes? Existem verses favorveis os limites da cognio que so mutveis, incluindo alm do pensamento do raciocnio e da inteligncia tambm a emoo. O autor prefere a expresso cincia da mente cincia cognitiva para significar a abordagem da mente de modo mais abrangente. LeDoux v pontos que acredita que emoo e cognio so melhor compreendidos como funo mentais interativas mas distintas mediadas por sistemas cerebrais interativos mas distintos. As emoes segundo o autor funcionam em algum espao psquico e neural ao qual a conscincia no tem livre acesso. As funes no verbais primitivas da evoluo do homem permanecem no conscientes e no verbais at se tornarem conscientes e verbais. Segundo autor a teoria do sistema lmbico inadequada como justificativa para a vida emocional. O funcionamento do crebro se d a partir de sinais eltricos transmitidos pelos neurnios (clulas do crebro) de uma rea para os neurnios de outra. A estimulao eltrica reproduz artificialmente os efeitos do fluxo natural de informaes no crebro. Vrios experimentos eram feitos introduzindo fios no crebro para atravs de corrente eltrica ativar clulas neurais.

Resenhas

395

Para W. JAMES as relaes emocionais precedem e determinam as experincias conscientes enquanto para CANNON reaes e experincias ocorrem simultaneamente. Com o advento do neo cortex nos mamferos a capacidade para formas superiores de funo psicolgicas, tais como o pensamento e o raciocnio que aflorou e alcanou seu auge no homem. Contudo at mesmo no homem o crebro visceral permaneceu praticamente inalterado responsvel pelas funes primitivas por ele realizada em nossos ancestrais mais antigos. As emoes implicam a integrao de sensaes provenientes do meio ambiente externo com as sensaes viscerais intrnseca ao corpo, e que esta integrao se da no crebro visceral. Os estmulos emocionais do mundo externo produzem reaes nos rgo s viscerais. Em seguida mensagens destes rgos internos so transmitidas para o SNC e para todo o Sistema Lmbico. O modelo fisiolgico das emoes, que avalia as emoes pela cincia biolgica aplicado inteligncia artificial foi descrito e comentado pelo professor doutor Licurgo Benemann de Almeida, da UFRS. Para Licurgo: A questo das emoes dentro da Inteligncia Artificial pode ser tratada de forma a procurar rotular os principais tipos de emoo, as chamadas emoes bsicas, como faz Ledoux. e aplicar em situaes especficas, por exemplo: Se detectar inimigo ento medo. Neste caso, a emoo medo foi modelada como efeito resultante do evento detectar inimigo. Do ponto de vista computacional, o modelo acima muito eficiente, j que todos os processos cognitivos e emocionais foram reduzidos a uma linha de cdigo. Por outro lado, tamanha simplificao no pode ser generalizada para qualquer caso. Se o objetivo, por exemplo, fosse modelar os efeitos de outra emoo, como amor e dio, a situao ia ser um pouco mais complexa, provavelmente o problema no se resolveria em uma linha de cdigo. Os eventos que resultam na emoo amor-dio no costumam ser muito simples ou diretos. As emoes so um fenmeno biolgico, portanto, podem ser tratados por uma tica biolgica e no da maneira tradicional utilizada dentro das cincias normativas, que a tica da fsica, que opera com leis gerais, sem se preocupar com os entes que provocam ou realizam tais fenmenos, enquanto que a biologia procura avaliar o comportamento de cada ente componente do fenmeno de forma independente. Ao rotular o medo como uma determinada emoo, no se est levando em considerao os processos biolgicos geradores desse medo, est-se, isso sim, avaliando os resultados desses processos do ponto de vista do observador, no necessariamente correta ou verdadeira. Pela tica biolgica, no se deveriam modelar os efeitos, mas sim os mecanismos causadores destes efeitos. Ento, a mesma situao Se detectar inimigo ento medo mostrada acima poderia ser vista assim: Se detectar inimigo ento supra-renal libera adrenalina. A

Mudanas - Psicologia da Sade, v. 13, n. 2, 387-396, jul-dez 2005

396

Resenhas
adrenalina ento, quando detectada pelos diferentes rgo e tecidos resulta em fenmenos como vasoconstrio cutnea, vasodilatao nos msculos, dilatao dos brnquios, diminuio do peristaltismo intestinal, fechamento dos esfncteres, entre outros. Todos esses fenmenos independentes atuando num mesmo momento e associados a alguma idia negativa (de perigo, por exemplo) so a manifestao biolgica do medo, fenmeno psicolgico. (Almeida, 2003, p.1).

LeDoux descreve com propriedade um histrico conceitual de pesquisas realizadas sobre as emoes at os dias atuais, reforando as suas prprias pesquisas com a emoo do medo e como est sendo direcionada as pesquisas na atualidade. Seu contedo recomendado como um livro essencial para um estudo mais aprofundado e interdisciplinar das emoes, da conscincia e do inconsciente emocional.

Referncias Almeida, L.B. Modelo Fisiolgico de Emoes. In http://www.inf.ufrgs.br/pos/ ppgc/semanacademica/artigos2003/1322.pdf acessado em dez 2005. Instituto de Informtica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vigotsky, L. S. (1996). A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes,.

Das könnte Ihnen auch gefallen