Sie sind auf Seite 1von 2

AS FONTES DA ESPIRITUALIDADE DOS AGOSTINIANOS DESCALOS

As fontes principais da espiritualidade da Ordem dos Agostinianos Descalos so a vida e a doutrina do Santo Pai Agostinho, a Regra, as Constituies, o Diretrio, o Ritual, as normas especficas, a histria da insituio agostiniana e da nossa reforma, os escritos e os exemplos dos nossos Santos e Religiosos eminentes. Todas as casas, especialmente as de formao, sejam providas de livros e dos subsdios necessrios para o conhecimento e o aprofundamento da nossa espiritualidade, e os superiores suscitem iniciativas que demonstrem a sua atualidade e vitalidade. Os Religiosos, para um vital enriquecimento interior, se comprometam com o estudo dessas fontes, e concorram, com uma viva participao para que tenham sucesso as vrias iniciativas que tm como finalidade a difuso do esprito agostiniano entre o povo de Deus. A famlia Agostiniana A famlia agostiniana compes se dos seguintes ramos:

Agostinianos Eremitas (Ordo eremitarum Sancti Augustini: OESA); vindos das congregaes de eremitas da Itlia central, reunidos como frades mendicantes, no sculo XII. Depois, Ordem de Santo Agostinho: (OSA). Destacaram-se-: So Nicolau Tolentino e Martinho Lutero. Religiosas Agostinianas, ou Ordem Segunda Agostiniana. Destacouse, neste ramo, Santa Rita de Cssia. Cnegos Regulares de Santo Agostinho (Sacer et Apostolicus Ordo Canonicorum regularium Sancti Augustini). Agostinianos Descalos, surgidos de uma reforma de 1592 Cnegas de Santo Agostinho, vindas, como j dito, da congregao fundada, em 1597. Agostinianos da Assuno,fundados em 1845, por Emanuel d'Alzon, com a finalidade de restaurar o ensino superior, segundo os princpios de Santo Agostinho, combater as sociedades secretas e lutar pela unidade da Igreja. Agostinianas da Assuno.

Aps a morte de Santo Agostinho ( 430 dC), momento histrico em que o norte da frica era invadido pelos povos Brbaros e a queda do Imprio Romano j se via inevitvel, fugindo da perseguio, os continuadores da obra de Santo Agostinho, membros das comunidades por ele iniciadas se dirigiram para outras regies na Europa. Por muitos sculos, as brasas da espiritualidade agostiniana, ficaram vivas e espalhadas em pequenas comunidades dos que viviam como eremitas. Somente em 1244, sob o

patrocnio da Santa S, reuniram-se os eremitas de muitos conventos da Toscana, regio da Itlia, convocados pelo Papa Inocncio IV. Comeou assim a histria da Ordem de Santo Agostinho. Em 1256, o Papa Alexandre IV deu um novo impulso Ordem fundada na Itlia, atravs da bula "Licet Ecclesiae catholicae", qual foram unidas vrias ordens e congregaes. O ideal agostiniano estendeu-se a outras partes e da a Ordem cresceu e chegou at as Amricas e sia, sendo novamente reimplantada na frica.junto com as ordens de dos agostinianos recoletos os agostinianos descalos foram as primeiras congregaes que se tornaram independentes Da Congregao de Observncia da Saxnia.

Das könnte Ihnen auch gefallen